Ninguém “vem” ao Pai OU ninguém “vai” ao Pai (João 14:6)


Recentemente recebemos a seguinte pergunta de uma leitora desta página:

“Já pesquisei e não encontrei a explicação do texto de João 14:6 onde Jesus diz: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida.Ninguém vem ao Pai senão por mim.Por que Jesus falou ´´vem a pai se Jeová estava no céu,não deveria dizer ´´vai ao pai? Esse texto também é usado para defender a doutrina da trindade. Obrigada”

Jo 14:6:

λέγει αὐτῷ Ἰησοῦς· ἐγὼ εἰμι ἡ ὁδὸς καὶ ἡ ἀλήθεια καὶ ἡ ζωή· οὐδεὶς ἔρχεται πρὸς τὸν πατέρα εἰ μὴ δι’ ἐμοῦ.

Legei autō Iēsous: egō eimi hē hodos kai hē alētheia kai zōē; oudeis erkhetai pros ton patera ei mē di’ emou.

Tradução literal:

“Diz a ele Jesus: Eu sou o caminho e a verdade e a vida; ninguém vem para o Pai senão através de mim.”

A frase seguinte em grego PROS TON PATERA “ao Pai” indica um movimento em direção ao Pai e anula a ideia de que Jesus seria o Pai. Além disso, quem afirma que este texto apoia a trindade assume o modalismo ao afirmar que o Pai é o filho e o filho é o Pai. De fato, ou a pessoa é trinitária ou é modalista. Ademais, erkhetai (forma de ἔρχομαι, erkhomai), traduzida por “vem”, não é usada no sentido estrito como a usamos em português. A Concordância de Strong define o verbo “vem” em grego érkomai como significando “ir” entre outras definições. Ex.: Marcos 3:31, Marcos 10:1 é vertido corretamente por “chegar”. Em João 4:54 por “sair”. Se levarmos em consideração o aramaico ou hebraico, que foram os idiomas usados por Cristo e provavelmente a frase original ocorreu nestes idiomas, a gama de significância da palavra “vir” se torna ainda mais ampla. Não há como ignorar o contexto geral da Bíblia que indica claramente uma distinção entre Jeová e Jesus e forçar doutrina a partir de uma palavra que originalmente tinha sem dúvida uma ampla gama de significância.

 

Em Mateus 14:25 ao narrar o relato no qual Jesus andou sobre as águas lemos que Jesus “foi ter com eles” (i.e os apóstolos). O verbo em português ‘foi” provém de ἔρχομαι.

Muitos defensores da doutrina da trindade frustrados ao verem diversos textos que enfatizam que Deus é um só, tanto no chamado Velho Testamento (Deut. 6:4) como no “Novo Testamento”, (Gal.3:20) passaram a argumentar o seguinte:  “Deus é um só, mas três pessoas diferentes”. Contudo, muito embora a Bíblia jamais afirme que existam “3 pessoas” em um só Deus, um trinitário que tenta argumentar a favor desta doutrina e usa João 14:6, está demonstrando ignorância de sua própria doutrina predileta. Como mencionado acima eles tem defendido a doutrina de que “o Pai não é o Filho”  e “o Filho não é o Pai”. O texto de João 14:6 parecia conveniente mas só expôs a fragilidade teológica de desvios da palavra de Deus. (VEJA este artigo  debaixo do tema: MODALISMO)

Concordância de Strong
erchomai: vir , ir

Palavra Originalἔρχομαι
Parte do DiscursoVerb0
Transliteraçãoerchomai
Pronúncia Fonética(er’-kho-mai)
Definição Curta: Eu venho, ir
Definition: Eu venho, ir.

 

Abaixo conseguimos uma imagem captada de um trinitário que adorava usar João 14:6 e que acabou de ler este artigo.

9 comentários em “Ninguém “vem” ao Pai OU ninguém “vai” ao Pai (João 14:6)

  1. “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. VOU preparar-vos lugar. E QUANDO EU FOR, e vos preparar lugar, virei outra vez, e VOS LEVAREI PARA MIM mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. Mesmo vós sabeis PARA ONDE VOU, e conheceis o caminho.” – João 14:2-4.

    O contexto do texto mostra que Jesus estava falando em ele ser esse caminho que conduziria AO Pai, como explicado no artigo. A pergunta de Tomé ajuda a entender também:
    “Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos PARA ONDE VAIS; e como podemos saber o caminho?” – João 14:5.
    Tomé se referia a um lugar ao qual Jesus havia dito que IRIA e que prepararia o lugar para os seus discípulos. A resposta de Jesus foi:

    “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” – João 14:6

    Quando Jesus diz que ninguém VEM ao PAI podemos entender claramente usando o que já havia sido dito. PAI aqui se refere a “casa de meu Pai” (João 14:2) até por que outros iriam com Cristo ao PAI como ele disse que seus discípulos iriam ao PAI referindo-se ao céu ou a casa de seu Pai.

    Se Jesus fosse o Pai por ter dito ninguém VEM ai Pai então depois quando ele disse “porque eu vou para meu Pai.” em João 14:12 teríamos que entender que o Jesus que é o Pai foi para o seu PAi que nesse caso seria o Pai do Pai e assim a trindade teria um quarto elemento que seria o VÔ, rsrsrs
    Quadrindade: Deus VÔ (João 14:6, 12) Deus Pai, Filho e Espirito Santo. Imagina a confusão rsrsrs

    Desculpe as brincadeiras mas a= imagem no final do post me inspirou rsrsrs muito boa.

    Excelente artigo.

    Curtido por 2 pessoas

  2. Sinceramente, não sei por que os trinitaristas ainda insistem nesta doutrina confusa…. Quando encontramos a verdade de maneira simples e directa nas escrituras: o pai é maior que eu… Este é meu filho o amado… Entre outras

    Curtido por 1 pessoa

  3. Muito bom!!! Principalmente a imagem captada do trinitarista! Foi muito engraçado! (risos)

    Curtir

  4. Eu creio que o Pai está onde Jesus está, mas não porque ele seja o Pai ou façam parte da Trindade, mas pela própria explicação que Jesus dá nesse capitulo 14, de toda forma “vem” ou “vai” aqui não faz diferença, o sentido ainda é de “ir” ao Pai, o contexto ainda distingue o Pai do Filho e o próprio verso em questão coloca Jesus como um INTERMEDIÁRIO que leva à Deus. Se Jesus fosse o Pai, os fraseados utilizados nesse capitulo 14 não faria sentido, já as interpretações trinitárias da passagem acabem induzindo ao Unicismo (Modalismo), colocando Jesus como se fosse o próprio Pai, eles precisam se decidir, e não ficar jogando em dois times ao mesmo tempo, trocando de argumentos conforme a conveniência.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Este tema é bem simples, mas foi bem explanado pelo nosso irmão. Jesus estava lhes trazendo uma libertação. Jesus afirmou que todos eles eram escravos do pecado. A libertação que Jesus lhes trazia era a libertação do pecado. Por isso, podemos chamar Jesus, O Cristo, de o Libertador…

    (João 14:6-7) 6 Jesus disse-lhe: “EU SOU o caminho, e A VERDADE, e a vida. NINGUÉM VEM ao Pai senão por mim. 7 Se vós me tivésseis conhecido, teríeis também conhecido meu Pai; deste momento em diante vós o conheceis e o tendes visto.”

    Leia: João 8:31-34

    Então, que tenhamos a Cristo como nosso melhor exemplo, e que passemos a imitá-lo, só assim nos chegaremos a Deus e estaremos em união com ele (o Cristo) e com o nosso Deus (Jeová / Javé).

    Não copiemos os copiadores de Jesus. Copiemos a Jesus aquele que copiou o Pai.

    (João 10:25-30) 25 Jesus respondeu-lhes: “Eu vos disse, e ainda assim não acreditais. As obras que eu faço em nome de meu Pai, essas dão testemunho de mim. 26 Mas, vós não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas. 27 Minhas ovelhas escutam a minha voz e eu as conheço, e elas me seguem. 28 E eu lhes dou vida eterna e elas não serão jamais destruídas, e ninguém as arrebatará da minha mão. 29 Aquilo que meu Pai me deu é algo maior do que todas as outras coisas, e ninguém as pode arrebatar da mão do Pai. 30 Eu e o Pai somos um.”

    Att, Alex

    Curtido por 1 pessoa

  6. Outro detalhe: Eu não creio que as palavras de Jesus tenha o sentido literal de um “deslocamento”.Ora quando Adão Pecou a humanidade se apartou de seu criador,Jesus é meio de conciliação entre a humanidade e Jeová,então mesmo no caso daqueles que não vão reinar com cristo nos céus eles podem “ir” ao pai (Jeová) já agora quando aceitaram fazer a vontade divina e tudo que isso acarreta!.

    Curtido por 1 pessoa

Os comentários estão fechados.