É Jesus o “Eu Sou” de ” Êxodo 3:14 e João 8:58″? DEBATE on line.


Recebemos um e-mail recentemente defendendo que Jesus é chamado “Eu Sou” numa suposta ligação entre Êxodo 3:14 e João 8:58. O responsável pelo e-mail aceitou o convite para debater este assunto on line, a ser postado aqui nesta página para o proveito de todos os que pesquisam este tema. Ficará surpreso com o que verá no desenrolar deste debate. Este deverá seguir o princípio de respeito e consideração. 1 Pedro 3:15

 

Queruvim, defenderá o entendimento (das Testemunhas de Jeová) de que “Eu Sou” não existe, nem como título, nem como tradução literal. O que desmontaria toda o conceito trinitário.

Ao passo que o visitante , um Evangélico de nome Willian, defende o conceito de que Jesus “usou a frase EU SOU como título” identificando-se como sendo o próprio Deus em forma humana.

 

    Neste debate não é permitido desviar-se  desnecessariamente do tema. Nem fazer acusações que estejam fora do tema considerado. Os visitantes da página servirão de moderadores e sinalizarão os desvios. Mesmo que o assunto pareça distante, por exemplo falando sobre Abraão ou outro servo de Deus, desde que o tema seja seguido, não há problema. Mas falar sobre “dízimos” ou ” profecias” etc, ou ainda desviar-se para discussão de textos não pertinentes  não são aceitos nesta discussão. Este procedimento é importante a fim de sermos organizados e apresentarmos um registro fiel e descomplicado a respeito do tema: É Jesus o “Eu Sou” de ” Êxodo 3:14 e João 8:58″?  É evidente que surgirá um assunto paralelo inevitável, que será a respeito da verdadeira natureza de Deus.  Este será apreciado visando responder o tema proposto. Mas não será aceito aprofundamentos exaustivos em textos não relacionados ao assunto. CUIDADO para não girar o debate em torno de textos que supostamente apoiam ou não a doutrina trinitária, desviando-se do tema proposto. Sejamos objetivos. Cada postagem deve ter no máximo em torno de 50 linhas. Quando alguém sinalizar> DESVIO DO TEMA o comentário do debatedor provavelmente será sinalizado também como desvio do tema. Se isso acontecer 3 vezes, está encerrado o debate e aquele que vandalizou o debate terá demonstrado incapaz em provar sua proposição. Não é permitido postar links. Nem colar artigos previamente escritos.     eu sou

Início do debate TEMA:  É Jesus o “Eu Sou” de ” Êxodo 3:14 e João 8:58″?

INTRODUÇÃO:

Quanto ao meu nome, é Willian. Prefiro não mencionar a igreja onde congrego, para que eu não seja associado a qualquer denominação; Creio nas escrituras, que é inspirada por Deus, creio na veracidade das palavras da bíblia, das palavras de Deus através dos profetas e de todos os homens de Deus e creio nas palavras de Jesus Cristo, que são dignas de aceitação; Creio que Ele é exatamente quem afirmou ser. Aliás, em minha opinião, todo aquele que se diz cristão deveria crer também nas palavras de Jesus Cristo, independente da denominação, pois se alguém não ouve e não permanece nas palavras de Cristo, este tal não é discípulo do Mestre. “Portanto, o que desde o princípio ouvistes permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis no Filho e no Pai.” (I João 2 : 24) Grato,

 

Queruvim responde:

 

Seja bem vindo à página. Saiba que ambos estaremos agora sob o escrutínio dos moderadores, que são tanto Testemunhas de Jeová, que ocasionalmente acessam esta página, bem como evangélicos e outros que usando a Bíblia Sagrada e o bom senso, deliberam em conversas em tempo real e opinam a respeito daquilo que lerão aqui. Quanto ao propósito do debate, faço minha as palavras do ultimo debatedor deste blog, o Apologista da Verdade, que disse:

“…expor e não impor; apresentar os conceitos de cada lado e deixar ao leitor que tire suas conclusões. O objetivo não é medir forças, humilhar outros, e sim fornecer as bases para os conceitos de cada lado”.

Começo por perguntar ao William, o que o faz crer que em Êxodo 3:14 a frase “Eu Sou” empregada em diversas versões da palavra de Deus identifica Jesus como sendo o próprio Deus?

 

RESPOSTA do William:

R.: Na verdade, a bíblia afirma, de Gênesis a Apocalipse, que existe
somente um Deus;
E foi este Deus o único criador (Isaías 40 : 26), que apresentou-se
como 'EU SOU' para Moisés e creio que isto esteja bem evidente pelo
texto bíblico já mencionado.

A questão fundamental aqui, é, Jesus Cristo apresenta-se como Deus, e
só existe um único Deus.

O próprio Jesus Cristo, quando usa a frase 'EU SOU' em João 8:58,
causa uma reação tão forte em seus interlocutores, judeus zelosos, que
estes pegam em pedras para apedrejá-lo, exatamente porque entenderam
que Jesus Cristo afirmava ser o próprio Deus.

O único motivo para querer apedrejar a Jesus Cristo, é porque
entenderam que Jesus Cristo aplicou a si um atributo que pertence tão
somente ao único e verdadeiro Deus, que criou os céus e a terra.

Os próprios judeus revelam que este é o motivo pelo qual queriam matar
Jesus Cristo:

"Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma
obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, te fazes Deus a
ti mesmo." (João 10 : 33)

Na verdade, a base da fé Cristã é justamente crer que Jesus Cristo é
exatamente que afirmou ser.

Observe a seguinte imagem, rica em referências bíblicas, que mostra
estes atributos de Jesus Cristo, que são exclusivos do único e
verdadeiro Deus e que são aplicadas à pessoa de Jesus Cristo:
 [ATENÇÃO: A IMAGEM ABAIXO FORNECIDA PELO WILLIAM FOI CONSIDERADA UM "DESVIO DO TEMA" PELOS MODERADORES ..por isso removida] 

------------------------------
---------------------------
------------------------------
------------------------------
---------------------------------

 

 

 

Queruvim>   Foi acordado logo no início do debate para que não se poste links. E o Sr postou um link com esta imagem.  Mas vou deixar para os moderadores decidirem. (Devido a quantidade enorme de informações contidas em um link).Vamos ao assunto…

 

 

Sr William, tu disseste que segundo a Bíblia “existe somente um Deus”. Isso é errado, visto que a palavra “Deus” usada nas Escrituras Sagradas, não é exclusiva mas assume o caráter de um substantivo comum. Claro que o Ser Supremo e Criador de tudo é um só, contudo, anjos são chamados de “deuses” legítimos  no Salmo 8:5. Moisés foi chamado de “Deus/deus” não importa se com letra maiúscula ou não visto que no hebraico não se faz esta diferenciação. Era ele um Deus falso? Claro que não! Mas foi chamado de Elohim ou Deus devido ao poder que recebeu de seu Deus Jeová. Deus disse a Moisés em Êxodo 7:1: “Vê, eu te fiz Deus (Elohim: אֱלֹהִים) para Faraó, ao passo que Arão teu irmão te servirá de profeta”. Sua premissa inicial William,  já é claramente equivocada e baseia-se numa repetição popular e tradição religiosa.  Além disso, Jeová Deus, o único Criador do Universo jamais se revelou como sendo “EU SOU” visto que em Êxodo 3:14 não ocorre a frase hebraica “Eu Sou” que em hebraico é “Ani Hu”. A maioria das versões da palavra de Deus preferem traduzir este texto desta forma, seguindo uma paráfrase, a saber a LXX. Os tradutores judeus da versão dos setenta parafrasearam o texto de  Êxodo 3:14 onde ocorre a frase  “ego Eimi” . Contudo, esta não é exatamente a frase usada por Deus ao se dirigir a Moisés.

De fato o verbo hebraico  אֶהְיֶה (Eh-yéh) usado em Êxodo 3:14 significa “virei a ser”, “tornar-me-ei” e não ” eu sou”. A versão Americana Rei Jaime foi baseada na Vulgata latina e durante séculos perpetuaram este desvio sutil. ( lat.: é·go sum ). ’Eh·yéh deriva do verbo hebr. ha·yáh, “vir a ser; tornar-se; mostrar ser”. Em Êxodo 3:14 , ’Eh·yéh está no imperfeito, na primeira pessoa sing., significando “virei a ser; tornar-me-ei”; ou: “mostrarei ser”. Portanto, a ligação entre Êxodo 3:14 e qualquer outro texto onde se use a expressão “Eu Sou” não passa de perpetuação de equívoco. Um exame mais detido revela uma flagrante adulteração do texto de Êxodo, visto que além de parafrasearem a fim de criarem esta “ligação” fantasiosa, removem o Nome de Deus no verso seguinte e o substituem pela palavra “Senhor” que não ocorre no texto da Bíblia Hebraica.

Em vista disso, sua própria interpretação William,  a respeito da reação dos judeus ao Jesus usar a palavra “Eu Sou” demonstra ser  baseado numa premissa inexistente.  Observe o que o versículo 24 de João 8 diz: 

“Por isso, eu vos disse que morrereis nos vossos pecados; porque, se não crerdes que EU SOU, morrereis nos vossos pecados.” (Versão Almeida)

Os judeus não associaram Jesus a Jeová, apesar dele usar a expressão “ego eimi”, pois não houve intenção da parte dos judeus em apedrejar Jesus, além de que, perguntaram sobre a verdadeira identidade de Jesus, e o próprio Jesus ainda disse que foi enviado por “aquele” e que recebia orientação “d’aquele”, revelando assim que ele não tinha vontade soberana. (Compare com João 6:38) No vers. 28 e 29 diz: “Disse-lhes, pois, Jesus: Quando levantardes o Filho do homem, então conhecereis que EU SOU, e que nada faço por mim mesmo; mas isto falo como meu Pai me ensinou.” Observe que novamente Jesus diz “EU SOU” (EGO EIMI), e qual foi a reação dos judeus? Pegaram em pedras para apedreja-lo? Veja o que versículo 30 revela:“Ditas estas coisas, muitos creram nele.” Então a reação dos judeus comprova que eles não encararam como blasfêmia o fato de Jesus ter usado a expressão “Eu Sou”, nem existe uma evidencia nestes versículos de que eles associavam tal expressão a Jeová. 

Outros motivos, (que não a afirmação de ser o próprio Deus) que poderiam levar ao apedrejamento são: Violar o Sábado, Adultério – Deu 22:23-24 Blasfémia – Lev 24:10-16 Idolatria ou a afirmação de ser o Messias. De fato,  Jesus esteve perto de ser apedrejado por ter admitido ser o Messias ( CONFIRME ISSO Veja Mat. 26:59-68 Abraão era uma figura de elevada estima na tradição judaica e quando Jesus afirmou ser “antes de Abraão” isso foi considerado sacrilégio e um motivo para eles o apedrejarem.
Portanto, não há motivo para imaginar que Jesus foi ameaçado de morte por apedrejamento somente porque estaria se identificando com Jeová.
===================================
Réplica de William

Queruvim [disse]:

” Foi acordado logo no início do debate para que não se poste links. E o Sr postou um link com esta imagem. Mas vou deixar para os moderadores decidirem. (Devido a quantidade enorme de informações contidas em um link).Vamos ao assunto… Sr William, tu disseste que segundo a Bíblia “existe somente um Deus”. Isso é errado, visto que a palavra “Deus” usada nas Escrituras Sagradas, não é exclusiva mas assume o caráter de um substantivo comum”.

Ok, vamos primeiramente nos ater a este argumento inicial visto que é a base de toda a argumentação que vem em seguida e por não corresponder ao que realmente quis dizer: Quando me referi ao termo ‘Deus’ não estava me referindo simplesmente à palavra elohim, mas ao nome do único e verdadeiro Deus, o tetragrama, assim como utilizado em diversas passagens bíblicas, por exemplo:

ORIGINAL – HEBRAICO: “Ouve, Israel, YHWH nosso Deus é o único YHWH.” (Deuteronômio 6 : 4)

TRADUÇÕES BRASILEIRAS: “Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR.” (Deuteronômio 6 : 4)

OU COMO ESTAS OUTRAS PASSAGENS: “Eu, eu sou YHWH, e FORA DE MIM NÃO HÁ SALVADOR .” (Isaías 43 : 11) “Assim diz YHWH, Rei de Israel, e seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus.” (Isaías 44 : 6) Isaías 45 : 22, Isaías 42 : 8, Isaías 45 : 21, Isaías 45 : 18, e inúmeras outras..

Existe uma que é muito conveniente neste momento: “Vós sois as minhas testemunhas, diz YHWH, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.” (Isaías 43 : 10)

Eu confio nas palavras do Senhor, que são fiéis e verdadeiras, por isso creio que existe somente um Deus. De fato, quem conhece a tradição judaica ou ao menos conhece o suficiente da bíblia sabe o quanto de zelo os judeus têm, os quais defendem a ‘unhas e dentes’ que há somente um Deus. O próprio Senhor, único e verdadeiro Deus, fala sobre isto, a respeito dos judeus: “Não vos assombreis, nem temais; porventura desde então não vo-lo fiz ouvir, e não vo-lo anunciei? Porque vós sois as minhas testemunhas. Porventura há outro Deus fora de mim? Não, não há outra Rocha que eu conheça.” (Isaías 44 : 8)

O MAIOR EXEMPLO deste zelo judaico, está na própria bíblica, seu nome é SAULO: Suas cartas foram eternizadas na bíblia sagrada; Este mesmo Saulo que era judeu EXTREMAMENTE zeloso a ponto de perseguir os cristãos para matá-los ou lançá-los na prisão e acreditava estar fazendo a vontade de Deus. E não é para menos, quando entendemos que Saulo fora educado aos pés de Gamaliel, um grande fariseu e doutor da lei, como ele mesmo testifica: “Quanto a mim, sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, e nesta cidade criado aos pés de Gamaliel, instruído conforme a verdade da lei de nossos pais, zeloso de Deus, como todos vós hoje sois.” (Atos 22 : 3)

Segundo toda a tradição judaica, a lei, os profetas, somente poderia haver um único e verdadeiro Deus, O SENHOR (YHWH), e este SAULO sabia muito bem disto, e quando ele perseguia os cristãos acreditava estar fazendo a vontade do SENHOR ao matá-los, pois sob sua visão farisaica todos aqueles cristão não passavam de hereges.

MAS, depois de ter visto e ouvido o SENHOR que lhe apareceu em visão na estrada de DAMASCO converteu-se de maneira radical ao cristianismo logo após ouvir o SENHOR identificar-se como: “EU SOU JESUS A QUEM TU PERSEGUES”. “E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.” (Atos 9 : 5) A partir de então, houve uma mudança radical em SAULO, que transfere todo aquele zelo que demonstrava do judaísmo ao cristianismo e começa a aplicar a Jesus Cristo de Nazaré, passagens bíblicas e atributos únicos do único e verdadeiro Deus! Até mesmo seu nome, passou a ser PAULO, depois daquele encontro com Jesus Cristo!

Agora, vejamos como este zeloso Paulo passa a citar escrituras do velho testamento que falam de YHWH, aplicando-as a JESUS CRISTO, o que evidencia sua crença que JESUS CRISTO É O SENHOR. Ex.: . Romans 10:13 cf. Joel 2:32 Romanos 10:13 “ Porque todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo.” Referenciando: Joel 3:5 – “então todo aquele que invocar o nome DO SENHOR (tetragrama) será salvo” – No original, YHWH! Mais um: 1B. 1 Corinthians 1:31 cf. Jeremiah 9:24 “Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor.” (I Coríntios 1 : 31) Referenciando: “Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou YHWH, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz YHWH.” (Jeremias 9 : 24) Mais alguns: 1 Corintios 10:26; cf. salmos 24:1 ||| 2 Corintios 10:17 cf. Jeremias 9:24 ||| 1 Corintios 2:16 cf. Isaias 40:13 -> EXISTE UM ÚNICO DEUS! <- “Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém.” (Judas 1 : 25) “Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo.” (Judas 1 : 4)

ORÁCULO DE YHWH: “Por mim mesmo tenho jurado, já saiu da minha boca a palavra de justiça, e não tornará atrás; que diante de mim se dobrará todo o joelho, e por mim jurará toda a língua.” (Isaías 45 : 23)

NOVO TESTAMENTO: “E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai.” (Filipenses 2 : 11) Refiro-me portanto, ao único e verdadeiro Deus, e não ao substantivo elohim, como equivocadamente entendeu. Como todos os argumentos que você construiu, pelo que entendi, baseiam-se na premissa que eu estava me referindo à palavra elohim, o que não é o caso, já que eu estava referindo-me a YHWH, o único e verdadeiro Deus, acredito que não haja mais margens para dúvidas. Aliás, qualquer que analisar a bíblia com sinceridade e cuidadosamente baseando-se nela como um todo e não apenas em textos isolados, chegará a esta mesma conclusão, que só existe um Deus. Paulo e os demais cristãos, acreditavam haver um único Deus já que o próprio Deus afirma isto através dos profetas, segundo as referências bíblicas que demonstrei, e muitas outras. E veja a importância deste assunto: “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” (João 17 : 3)

==============================================================

Queruvim>

William, visto que decidiu ater-se a este argumento inicial, onde afirmas que só existe “um único Deus”, também acho importante vincular este assunto, antes de prosseguirmos. Apesar de que isto margeia o tema e poderia se distanciar do tema do debate. Não há dúvida de que “há um só Deus” ( 1 Cor. 8:5,6) que é o Criador e originador da vida, o Ser Supremo, Jeová (IHVH). Nos textos que tu mencionas William, tais como Isaías 44:6 onde Deus diz “e fora de mim não há Deus”, O Deus Todo-poderoso Jeová contrastava a si mesmo com os ídolos de fabricação humana das nações em volta de Israel. Qualquer texto onde Jeová ou algum de seus servos inspirados afirmem que Deus é um só, tal afirmação enfatiza justamente a ideia de que o Ser Supremo é um só. Não existem vários seres supremos e criadores. Apenas Jeová Deus é o Criador. A ideia é a de que o Criador é um só. E não que só “existe um Deus”. Use de raciocínio objetivo e preste mais atenção no seguinte texto e nos destaques que faço nestes: 1 Cor. 8:5 diz assim:

“Pois, embora haja os que se chamem “deuses”, quer no céu, quer na terra, assim como há muitos “deuses” e muitos “senhores”“.

Observou como esta porção inspirada não apoia o que defende? Precisa harmonizar toda a Bíblia como o que crê. Estes deuses que há no céu, são os anjos fiéis de Jeová. Devido ao poder deles, eles são deuses legítimos. Afirmar que “só existe um Deus” contradiz este texto, quer goste quer não. Você está ignorando também os textos que citei antes, onde anjos fiéis são mencionados como sendo “deuses”, ou seja, eles são deus/Deus. (Salmo 8:5).

Raciocine: A Bíblia diz que apenas Deus é Pai. (Mateus 23:9) Então o pai do Neymar é um “FALSO pai”? Claro que a frase usada por Jesus em Mateus 23:9 onde ele diz que temos “somente um pai, o celestial” não exclui outros de serem chamados de pais legítimos. Eles também são pais. Só falta você defender a tese de que “só existe um pai” e que os outros são “falsos pais”.
Isso explica por que Satanás é chamado de “Deus” (grego: THEÓS) em 2 Cor. 4:4. Ele é de fato um THEÓS. Os léxicos concordam com o que entendemos a este respeito. Se não admite isso jamais irá entender porque João 1:1 chama Jesus de THEÓS. Ele é THEÓS, contudo não o Deus Supremo (Ho THEÓS). É incrível como parece aos leigos que eu e você William, entendemos da mesma forma, contudo, existe uma sutileza de engano, justamente por rejeitar textos como o Salmo 8:5, 1 Cor 8:5 e muitos outros!
A Concordância Analítica de Young da Bíblia, Eerdmans , 1978 Reprint , ” Dicas e ajuda a Interpretação da Bíblia” explica sobre a palavra Deus:

“Deus – . É usado referente a qualquer um ( professadamente ) PODEROSO , sendo verdadeiro ou não , e é aplicada não somente ao verdadeiro Deus , mas aos falsos deuses , magistrados , juízes , anjos , profetas, etc , por exemplo – Ex. . 7:1 , 15:11 , 21:6 , 22:08 , 9; … Sal 8:5 ; . 45:6 , 82:1 , 6; 97:7 , 9 … João 1:1 , 10:33 , 34, 35 ; 20:28 …”

A Bíblia trinitária de Estudo NIV Study Bible , Zondervan , 1985 diz-nos :

“Na linguagem do AT … governantes e juízes, como agentes do Rei celestial ,podem receber o título honorífico de” Deus ” … ou ser chamado de ‘ filho de Deus ‘ . “ – Nota de Sal. 82:1 E , na nota de Salmo. 45:6 , o mesmo estudo da Bíblia nos diz : “Neste salmo, que elogia o Rei[ israelita ] … , não é impensável que ele seja chamado de ” deus ” como um título de honra (cf. Is 9. : 6)”.

Querendo ou não, sua frase inicial, a saber:

“A questão fundamental aqui, é, Jesus Cristo apresenta-se como Deus, e só existe um único Deus”.

Ignora tudo isso e comete erro de entendimento deste assunto a despeito de sua tentativa de criar uma enganosa diferenciação entre a palavra Elohim e a palavra Deus, que na verdade não existe. É a mesma coisa. Só basta substituir uma palavra por outra. Afirmo com certeza, sua premissa inicial é equivocada e enganosa. É a forma como pensam todo mundo até mesmo os que nem sequer leem a Bíblia, pregam naturalmente este engano. Engano sutil dos despreocupados e desatentos. 

 

Postagem do William>

 

Pelo que estou percebendo, apesar da riqueza e clareza das passagens
bíblicas que mostram claramente QUE JESUS CRISTO É O SENHOR e de tudo

torcer as escrituras;
Vós sois livres para aceitar ou rejeitar a salvação do Senhor! Mas
sabei, que de modo nenhum escaparão, os que rejeitam tão grande
salvação! (Hebreus 2 : 3) Pois Deus não poupou nem mesmo os anjos
quando pecaram, antes os encerrou em prisões eternas, os quais estão
destinados ao fogo eterno (Judas 1 : 6); Tampouco poupou Sodoma e
Gomorra, e na verdade haverá menos rigor com Sodoma e Gomorra naquele
grande dia! (II Pedro 2 : 6) [ SINALIZADO COMO DESVIO DO TEMA; deixe o julgamento para Jesus Cristo]
Se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova. (Mateus 15 : 14)
(Mateus 11 : 21)
Será que estas passagens não são claras o suficiente? É difícil
entender passagens como:

  • “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus

verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” (João 17 : 3)
“E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não
faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de
Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de
profecia.” (Apocalipse 19 : 10)
“E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus
irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. ADORA
A DEUS.” (Apocalipse 22 : 9)
“E clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que está
assentado no trono, e ao Cordeiro.” (Apocalipse 7 : 10)
“Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de
receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória,
e ações de graças.” (Apocalipse 5 : 12)
“Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e
que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.” (Apocalipse 1 : 8) [SINALIZADO COMO DESVIO DO TEMA; I.E O SUBLINHADO Este tema já é considerado aqui]
“E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio
e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da
água da vida.” (Apocalipse 21 : 6)
*”Cegou-lhes os olhos, e endureceu-lhes o coração, A fim de que não
vejam com os olhos, e compreendam no coração, E se convertam, E eu os
cure.” (João 12 : 40)*

*”Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da
verdade.” (II Timóteo 3 : 7)*
*”E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8 : 32)*
*”Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a VERDADE e a vida; ninguém vem
ao Pai, senão por mim.” (João 14 : 6)*
“E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para
CONHECERMOS O QUE É VERDADEIRO; e no que é verdadeiro estamos, isto é,
em seu Filho *JESUS CRISTO. ESTE É O VERDADEIRO DEUS E A VIDA
ETERNA.*” (I João 5 : 20) [ SINALIZADO COMO DESVIO DESNECESSÁRIO DO TEMA; 1 João 5:20 já é considerado aqui]
A bíblia é muito clara. Quem crer será salvo, quem não crer será condenado!

“Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será
condenado.” (Marcos 16 : 16)
“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos
filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;” (João 1 : 12)
Peçam a Deus que remova as escamas dos vossos olhos, humilhai-vos e
arrependei-vos antes que seja tarde de mais!
“Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado,
porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.” (João 3 : 18)
Sabei que é chegado a vós o reino de Deus!

Queruvim>  Antes de prosseguir, quero ver o que os moderadores irão dizer depois deste  seu ultimo post desastroso…

…Bem, já se passaram mais de 12 horas e os moderadores se pronunciaram, fico pensando, porque o William se precipitou tanto. Na verdade William poderia demorar até 2 ou 3 dias para postar suas respostas ou até mais. Este espaço também é aberto a todos, sejam evangélicos ou não. Infelizmente, seus irmãos de pensamento não se manifestam e poucos ousam em ter um diálogo agregado com uma boa pesquisa da palavra de Deus neste site. Infelizmente mais uma vez! Tivemos aqui  a chance de aprender uns com os outros e se aprofundar num tema tão interessante. Como nos outros debates neste site, tanto o debate sobre O que é a Alma e sobre o Paraíso na Terra, ou ainda no debate com o Adventista do Sétimo dia,  todos os convidados a defenderem seu entendimento falharam ao se desviarem  radicalmente do tema. Vou prosseguir com minhas considerações finais…

Se não fosse a obsessão pela frase EU SOU, a frase prin Abraam genesthai ego eimi, seria naturalmente vertida por “Tenho existido desde que Abraão nasceu”. É claro que se considerarmos a frase grega em seu sentido natural, isso já seria chocante para um Judeu na época. Eles consideravam Abraão um profeta e antepassado altamente abençoado, de forma que uma declaração dessas já seria de causar um grande espanto, sem a necessidade de recorrermos à ideia fantasiosa e forçada de que Jesus citava Êxodo 3:14. Não se pode negar que o tempo presente em grego pode ser corretamente traduzido pelo perfeito. No relato de João 14:8,9 onde Jesus responde a Felipe ““Tenho estado tanto tempo convosco e ainda não vieste a conhecer-me, Filipe?” A frase “tenho estado”, no perfeito, ocorre no tempo presente EIMI em grego. Podemos afirmar com boa segurança, portanto que verter EGO EIMI em João 8:58 por EU SOU, não é somente forçado, mas visa fabricar doutrina, ignorando que o verbo Eimi está no presente, mas o contexto circundante, não está. Isto é o presente de uma ação passada. Eruditos reconhecem isso (PPA). Em plena harmonia com isso diversas escolas de tradução verteram assim tal passagem;

The Unvarnished New Testament-A.Gaus: “”Eu já tenho sido”

New American Standard Bible em suas edições de 1963-1970 : “Eu tenho sido”-

Noyes, G.R. N.T. (1878) O Novo Testamento de Noyes: “Antes que Abraão era , eu tenho sido”

“O presente que indica a continuação de uma ação durante o passado até o momento da fala é virtualmente o mesmo que Perfectivo, a única diferença sendo que a ação é concebida como estando ainda em progresso (Ernest De Witt Burton 17). É freqüente no Novo Testamento: Luke 2:48; 13:7;15:29;Jn 5:6; 8:58;14:9;15:27;Acts 15:21;26:31;2 Cor.12:19,2 Ti.3:18;2 Pt.3:4;1 Jn 2:9;3:8.”
McKay afirmou em seu livro “A New Syntax of the Verb in New Testament Greek, An Aspectual Approach”;

“Tempos verbais…4.2.4.Extensão do passado. Quando usado numa expressão seja do passado ou numa extensão de tempo com implicações do passado…o tempo presente aponta para uma atividade que se iniciou no passado e que continua até o tempo presente : Lucas 13:7…Lu 15:29….João 14:9 [Tosouton khronon meth muoon eimi]..tenho estado a tanto tempo..? ; Atos 27:33…João 8:58 [prin Abraam ego eimi], Tenho existido desde que Abração nasceu….”
Portanto as Testemunhas de Jeová e diversos eruditos de mente aberta, optaram por uma tradução de João 8:58 cujas  regras gramaticais os apoiam solidamente, uma vez que se ajusta melhor à declaração feita por Jesus quando vertida para outros idiomas. Enganam-se os que pensam que doutrinas serviram de guia para as Testemunhas de Jeová ao  verterem João 8:58. Ocorre justamente o contrário! Doutrinas guiaram a forma como os acusadores vertem tradicionalmente João 8:58.
Tínhamos muito mais a abordar sobre este tema, mas o Sr. William pode não ser muito aprofundado neste assunto, contudo, é um modelo ou exemplo de como pensam os defensores da teoria fantasiosa do EU SOU. Plantam doutrinas humanas no texto da palavra de Deus por meio de adulterações do texto que eles mesmos creditam a outros.
=================================================================
=================================================================
Anúncios