Quem foi  adorado em Apocalipse 5:14?


Geralmente, nós Testemunhas de Jeová, somos acusados de usarmos versículos isolados para achar apoio bíblico em nossas crenças. Claro que isso não passa de uma acusação inverídica, pois a bíblia inteira é à base de nossa crença e sempre que usamos passagens bíblicas em um determinado livro, encontramos outras passagens bíblicas em outros livros embasando assim a verdade. Mas em alguns pontos, não se faz necessário  fazer uma busca tão avançada em outros livros, pois geralmente o contexto do mesmo livro ou do próprio capítulo explica as dúvidas que surgem.

Uma das dúvidas que mais aparecem em debates entre trinitaristas e unitaristas é relativo a quem se adora no verso 14 de Revelação capítulo 5. Lá diz assim: “E toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e no mar, e todas as coisas neles, eu ouvi dizer: “Ao que está sentado no trono e ao Cordeiro seja a bênção, e a honra, e a glória, e o poderio para todo o sempre.” E as quatro criaturas viventes diziam: “Amém!” e os anciãos prostraram-se e adoraram.” Apocalipse 5:13,14

 

Os trinitaristas asseveram que nesse verso quem é adorado é o Senhor Jesus Cristo. Os unitaristas rebatem dizendo que em toda a bíblia a adoração  é prestada somente ao Soberano Senhor Jeová. Ainda há um terceiro grupo, que diz que tanto Jeová, como Jesus é que são adorados. Biblicamente, é possível descobrir a quem se refere nesse verso? Sim amigo leitor, é possível sim.

Diferenciando Jeová de Jesus

 

“Imediatamente me vi tomado pelo Espírito, e diante de mim estava um trono no céu e nele estava assentado alguém. Cada um deles tinha seis asas e era cheio de olhos, tanto ao redor como por baixo das asas. Dia e noite repetem sem cessar: “Santo, santo, santo é o Senhor, o Deus todo-poderoso, que era, que é e que há de vir”. Toda vez que os seres viventes dão glória, honra e graças àquele que está assentado no trono e que vive para todo o sempre, os vinte e quatro anciãos se prostram diante daquele que está assentado no trono e adoram aquele que vive para todo o sempre. Eles lançam as suas coroas diante do trono, dizem: “Tu, Senhor e Deus nosso, és digno de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas, e por tua vontade elas existem e foram criadas”Apocalipse 4:2, 8-11

 

A quem se referem as expressões “assentado sobre o trono” e “aquele que vive para todo o sempre”? Jeová ou Jesus? Deixemos novamente que a bíblia responda.

“Então vi na mão direita daquele que está assentado no trono um livro em forma de rolo escrito de ambos os lados e selado com sete selos.Vi um anjo poderoso, proclamando em alta voz: “Quem é digno de romper os selos e de abrir o livro?Apocalipse 5:1-2

Notemos que a aquele que está assentado sobre o trono carrega em sua mão direita um livro. Mas o anjo faz uma pergunta interessante: Quem seria a pessoa digna de abrir o livro e romper os seus selos? Novamente a bíblia nos diz:

“E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos. E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete pontas e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra. E veio, e tomou o livro da destra do que estava assentado no trono”. Apocalipse 5:5-7

Quem é a pessoa que na bíblia é descrita como sendo um Cordeiro que foi morto, um leão da tribo de Judá? Creio que todos concordam, até mesmo trinitarianos, que essas descrições se aplicam ao Senhor Jesus Cristo.

Prestem atenção que Jesus é descrito como sendo uma pessoa diferente daquele que está sentado no trono. Jesus é a pessoa digna de tomar o livro da pessoa que está sentada sobre o trono. Obviamente, concordamos que a descrição no capítulo 4 de Revelação da pessoa que esta “sentada no trono” e “que vive para todo o sempre” só pode se referir ao pai de Jesus, o Senhor Jeová.

A quem se adora então?

 

“E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue nos compraste para Deus de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; E para o nosso Deus nos fizeste reis e sacerdotes; e reinaremos sobre a terra. E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares, Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças”.

Apocalipse 5:8-12

Notem amigos, que Jesus  está sendo elogiado pelos anjos, os quatros animais e pelos 24 anciãos. No relato diz que eles prostraram-se para Jesus, não no sentido de adoração, mas somente reconhecendo e dignificando Jesus por seus méritos. Está certa essa afirmação? Veremos que sim. Existem alguns detalhes muito importantes que veremos agora.

“E toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e no mar, e todas as coisas neles, eu ouvi dizer: “Ao que está sentado no trono e ao Cordeiro seja a bênção, e a honra, e a glória, e o poderio para todo o sempre.” E as quatro criaturas viventes diziam: “Amém!” e os anciãos prostraram-se e adoraram.” Apocalipse 5:13,14

Vejam amigos, as frases são praticamente iguais ao do verso 12, mas agora aparece a pessoa que está sentada sobre o trono, no caso o Soberano Senhor Jeová. É por isso que as criaturas prostraram-se E ADORARAM.

Nos versos de 8 a 12, menciona-se que para Jesus, os seres celestiais somente prostraram-se, reconhecendo sua autoridade. Mas nos versos 13 e 14, além de mencionar que eles se prostram, agora adoram também, fazendo assim uma distinção entre a posição de Jeová e Jesus.

Quer mais uma prova de que a pessoa adorada no verso 14 se trata de Jeová? Lembra-se que Jeová é descrito como aquele que está sentado no trono e QUE VIVE PARA TODO O SEMPRE? Veja agora como esse verso está traduzido na versão Almeida Corrigida, Revisada e Fiel.

 E os quatro animais diziam: Amém. E os vinte e quatro anciãos prostraram-se, e adoraram ao que vive para todo o sempre. Apocalipse 5:14

Notem que é bem explícito que se refere apenas a Jeová. Fica claro assim que a única pessoa digna de receber adoração na bíblia é Soberano Senhor Jeová. Isso está em harmonia com todo o restante das escrituras. Até o próprio Senhor Jesus sabe disso. É por isso que em várias ocasiões ele sempre citou as escrituras para defender esse ensino que é tão claro na bíblia, mas infelizmente as pessoas não querem enxergar.

1 Crônicas 29:20

HEB: אֲבֹֽתֵיהֶ֔ם וַיִּקְּד֧וּ וַיִּֽשְׁתַּחֲו֛וּ לַיהוָ֖ה וְלַמֶּֽלֶךְ׃

57 comentários em “Quem foi  adorado em Apocalipse 5:14?

  1. Adiciono que a palavra grega usada não re refere ao ato de Latria, – a palavra usada neste verso é a palavra proskyneo – então de toda e qualquer forma, por mais que o politário esperneie ainda seria um tipo de reverência passível de ser dada a mestres, reis e autoridades, não necessária e obrigatoriamente apenas a Deus ou deuses.

    Curtir

  2. Muito bem Mano.
    Amei o Artigo.

    Mas me tire uma Duvida: De acordo com Rev 1:17-18 quem VIVE PARA TODO O SEMPRE nao e’ o SENHOR JESUS CRISTO?

    quando o vi, caí como que morto aos seus pés. E ele pôs a sua mão direita sobre mim e disse: “Não temas. Eu sou o Primeiro e o Último, e o vivente; e fiquei morto, mas, eis que vivo para todo o sempre, e tenho
    as chaves da morte e do Hades. ( Rev 1:17-18 )…

    Digo-lhe novamente, artigo muito Bom, curto e Objectivo.

    Curtir

  3. Qual o sentido da palavra politário ? Ela constitui um neologismo ?
    Nenhum dicionário grafa a referida palavra. Gostaria de receber esclarecimentos.

    Curtir

  4. Hamilton Miguel Rodas.

    Vamos prestar a devida atenção no livro de Revelação (Apocalipse)

    [1]
    De acordo com Revelação 1:18 o Filho do Homem vive para todo o sempre, assim como vivem para todo sempre: os anjos fieis, os ressuscitados eleitos e todo aquele que exercer fé no Filho Unigênito de Deus (Jo 3:16), sim viverão eternamente (João 3:16).

    Porem o ponto -da matéria que estamos comentando- dentro do contexto dos Capítulos 4 e 5 de Revelação é sobre a identidade deste Ser Sentado no Trono (Rev 4:2); https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRGw1MIb6sZgLSIrj-3si_O0fl-T32Zg5T27VvRs2DvdblSz-uLWg

    Em Revelação 1:18 o glorificado Jesus faz a afirmação de que viverá para todo o sempre, assim como sabemos que outros também viverão, é uma descrição, já em Revelação 4 e Revelação 5, vemos o uso de um TÍTULO, onde Aquele que está sentado no trono (Jeová) é chamado de “Aquele Que Vive Para Todo O Sempre” (Rev 4:9,10).

    E de fato ele assim o é, e ao contrário do seu Filho (que ficou morto e passou a viver novamente), Jeová Deus nunca morreu e nunca morrerá, então enquanto que o Filho é descrito como aquele que recebeu vida eterna após ser levantado da morte (Rev 2:8), Jeová Deus é aquele que vive, sendo imortal de eternidade a eternidade (Hab 1:12 . Salmo 90:2).

    [2]
    No contexto da passagem, dentro da visão que João estava vendo ali “Aquele Que Vive Para Todo O Sempre” (Rev 4:10) é Jeová, o mesmo que está sentado no trono (Rev 4:2,9 . 5:1,7,13)

    [3]
    Essa visão é diferente da anterior visão recebida no capitulo 1 (Que vai do 1:9 até o 3:22), nessa nova visão Cristo é um Cordeiro de Sete Chifres e Sete Olhos que tinha sido morto (5:6,12), no cenário da visão inicial Cristo é um homem cujos olhos são chama ardente e cujo rosto é brilhante como o sol (1:13-16). Dentro da mesma visão que começa em 1:9, o glorificado Jesus repete nos capítulos seguintes algumas expressões pelas quais se identificou tais como: o primeiro e último que morreu e passou a viver novamente (2:8 repete 1:17), aquele que tem as sete estrelas na mão (3:1 repete 1:16) e aquele cujos olhos são chama ardente (2:18 repete 1:14). Assim é o cenário desta primeira visão (Que começa 1:9 e termina em 3:22).

    No capitulo 4 começa outra visão com um novo cenário, de forma que este capitulo traz um novo hall de expressões distintas das expressões da visão anterior, por exemplo, aqui começa as referências ao “Cordeiro”. É um novo contexto.

    [4]
    Antes da primeira visão, em sua introdução ao Livro de Apocalipse (Rev 1:1-8), João já adianta alguns termos que serão usados mais a frente no livro tais como “Aquele Que É, Que Era e Que Vem” (1:4,8 é referente ao 4:8), “Sete espíritos que estão diante do Seu Trono” (Apo 1:4 se refere a 4:5) e “o Alfa e o Ômega” (21:5-7), vemos aqui antecipações do que o apóstolo viu na sua visão narrada nos capítulos 4 e 5.

    Quando João em sua introdução fala d´Aquele “Que É, Que Era e Que Vem” e dos “Sete espíritos que estão diante de seu trono” [do trono d´Aquele que é e que era e que vem], está se referindo ao contexto da visão dos Capítulos 4-5 que narrará sobre um Ser sentado em um Trono e que tem sete espíritos diante dele (4:2,5,8)!

    Por que friso isso?

    Porque o contexto de Rev 1:4,5 distingue este de Jesus Cristo, assim como no contexto de 5:1,7 distingue-O do Cordeiro.

    [5]
    João no Apocalipse escreve fazendo referências ao precedente mais próximo dentro do assunto que está sendo tratado, no caso de Apocalipse 5, o precedente seria o capitulo 4. Isso que eu falei é interessante para outro caso:

    Para a passagem de Revelação 22:13 o precedente que serve de referência mais próxima dentro do assunto é 21:6 que fala do nosso Deus e Pai (21:7) e não Revelação 1:17,18 que fala sobre a mensagem do Filho do Homem as sete igrejas. Então o “Alfa e Ômega, primeiro e último, principio e fim” do capitulo 22 é o “Alfa e Omega, principio e fim” do capitulo 21 e não o “primeiro e último, o vivente que esteve morto mas agora vive pra sempre” do capitulo 1. Sim, as expressões “primeiro e último de Rev 22:13 e de Rev 1:17 estão em contextos e cenários totalmente diferentes e sendo assim, também se referem a personagens diferentes, sendo aplicadas também em sentidos distintos. A pessoa chamada de Alfa e Omega em 21:6 não é Cristo, assim também não deve ser a pessoa chamada Alfa e Omega em 22:13, é assim que vemos a coerência das referências joaninas dentro do livro, notando que cada expressão é explicada em outra passagem paralela.

    Sendo assim, não devemos apenas ligar o Control F e fazer uma search de uma palavra ou expressão qualquer, mas analisar o cenário, assunto e contexto em que a mesma foi utilizada. Isso nos impede de ligar Apocalipse 1:17,18 com Apocalipse 4:9,10, 5:13 e 22:13 só porque tem palavras parecidas, as palavras podem ser semelhantes, mas são usadas para pessoas diferentes dentro daquele cenário da passagem (PS: O pobre trinitário nem poderia se animar nessa situação, pois se insistir ele termina é caindo em unicismo)

    Curtir

  5. Irmão Hamilton, eu tinha certeza que alguém faria essa pergunta, mas esperava que viesse de um trinitariano, rsrs, mas tudo bem. Quando mencionei no artigo a questão do contexto bíblico, o mencionei porque é realmente necessário entendermos tanto livro de Revelação por si só, divididos em capítulos e versículos, bem como sua concordância com o resto das Escrituras.

    Então vamos lá, é verdade que Jesus é mencionado como “aquele que vive para todo sempre”. Mas existe uma enorme diferença entre ele e Seu Pai, Jeová.

    Jesus mesmo admite, “Estive morto mas agora estou vivo para todo o sempre”
    Apocalipse 1:18…..

    Jesus teve um princípio, pois foi criado. Jesus teve um fim, quando morreu. ao ser ressuscitado, aí sim ganhou a imortalidade, então a partir daí sim, Jesus pode dizer que “vive para todo o sempre”. Veja o que diz Romanos 6:9: “Pois sabemos que, tendo sido ressuscitado dos mortos, Cristo não pode morrer outra vez: a morte não tem mais domínio sobre ele.”

    Por isso Jesus é descrito em 1 Timóteo 6:15,16 como sendo o Rei e Senhor do que dominam,o único que tem imortalidade em relação aos reis humanos. Em Hebreus 7:16, diz que Jesus é agora sacerdote “indestrutível”.

    Então Jesus pode dizer corretamente que após sua ressurreição “vive para todo sempre”. Ele mesmo disse isso pra João.

    Jeová, diferente de seu Filho Jesus, nunca teve principio e nem terá fim. Ele sempre foi e será imortal. Sempre viverá para sempre. Mas note o contexto do livro de Revelação.

    Tanto Jeová como Jesus são descrito como “aqueles que vivem para todo o sempre”, mas somente Jeová é descrito como estando “sentado no trono”. Note que sempre que se menciona que Jeová vive pra sempre, menciona-se junto ele sentando no trono. Creio que justamente se escreve isso pra se fazer a distinção entre Ele e Jesus. Os dois vivem pra sempre, mas somente Jeová senta no trono.

    E para finalizar, leiamos agora o que nos diz o contexto do livro de Revelação sobre Jeová Deus, e como esse contexto se harmoniza com os capítulos 04 e 05 de Revelação.

    E clamavam em alta voz: “A salvação pertence ao nosso Deus, QUE SE ASSENTA NO TRONO, e ao Cordeiro”.Todos os anjos estavam de pé ao redor do trono, dos anciãos e dos quatro seres viventes. Eles se prostraram com o rosto em terra diante do trono e ADORARAM A DEUS,dizendo: “Amém! Louvor e glória, sabedoria, ação de graças, honra, poder e força sejam ao nosso Deus para todo o sempre. Amém! ” Apocalipse 7:10-12

    Os vinte e quatro anciãos que estavam assentados em seus tronos diante de Deus prostraram-se sobre seus rostos e ADORARAM A DEUS,dizendo: “Graças te damos, Senhor Deus todo-poderoso, que és e que eras, porque assumiste o teu grande poder e começaste a reinar. Apocalipse 11:16-17

    E um dos quatro seres viventes deu aos sete anjos sete taças de ouro cheias da ira de Deus, QUE VIVE PARA TODO O SEMPRE. Apocalipse 15:7

    Os vinte e quatro anciãos e os quatro seres viventes PROSTRARAM-SE A ADORARAM A DEUS que estava ASSENTADO NO TRONO, e exclamaram: “Amém, Aleluia! ” Apocalipse 19:4

    Então caí aos seus pés para adorá-lo, mas ele me disse: “Não faça isso! Sou servo como você e como os seus irmãos que se mantêm fiéis ao testemunho de Jesus. Adore a DEUS! O testemunho de Jesus é o espírito de profecia”.
    Apocalipse 19:10

    Aquele que estava ASSENTADO NO TRONO disse: “Estou fazendo novas todas as coisas! ” E acrescentou: “Escreva isto, pois estas palavras são verdadeiras e dignas de confiança”. Disse-me ainda: “Está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem tiver sede, darei de beber gratuitamente da fonte da água da vida.O vencedor herdará tudo isto, e eu serei seu DEUS e ele será meu FILHO. Apocalipse 21:5-7

    Espero que tenha ficado claro irmão Hamilton, qualquer coisa estamos aqui. Abraços.

    Curtir

  6. O PAI RECEBE ELOGIO?

    Se o “Filho” está recebendo “ELOGIOS”, então o Pai também está. E em nenhum lugar na bíblia relata alguém elogiando o Pai.

    ************ Ao que está sentado no trono e ao Cordeiro ****************

    (lembresse Jesus está a direita do Pai) por isso é lhe dada a devida honraria.

    O Filho está no “meio” do trono do Pai – (Ap. 5:6) O Pai colocou o Filho em tal posição, porque ((((((((( venceu )))))))))

    (Marcos 16.19) Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à “DIREITA DE DEUS”.

    JESUS VENCEU (Filip. 2.9-11)
    Pelo que também Deus o “EXALTOU SOBERANAMENTE” e lhe deu um nome que é sobre todo o nome, para que ao nome de “JESUS SE DOBRE TODO JOELHO” dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, PARA GLÓRIA DE DEUS PAI.

    JESUS DISSE:
    (João 5.23) “TODOS” honrem o Filho, “COMO” honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou. (Com a mesma honra)

    É DEVER DE TODOS NOS CÉUS, NA TERRA, ADORAREM O FILHO COMO ADORAM O PAI.

    AO PAI – (Ap 4:9-11)
    Digno és, Senhor, de – RECEBER – <glória>, e , e <ações de graças> porque tu criastes todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.

    AO FILHO – (Ap 5:12-14)
    Digno é o Cordeiro, que foi morto, de – RECEBER – o , e , e , e <força>, e , e <glória>, e <ações de graças>.

    AS MESMAS PALAVRAS DE ADORAÇÃO FORAM DIRIGIDAS AO PAI E AO FILHO.

    LEMBRESSE É DADA ADORAÇÃO AO PAI, QUE ESTÁ ASSENTADO SOBRE O TRONO (((( E ))) AO CORDEIRO QUE TAMBÉM ESTÁ A DIREITA DO PAI.

    Curtir

  7. Queruvim olha:

    “E toda a congregação passou a bendizer a Jeová, o Deus de seus antepassados, e a inclinar-se, e a prostrar-se diante de Jeová e diante do rei.” (1 Crônicas 29:20)

    É uma situação parecida com a de Apocalipse 15:14. Pelo que eu tava vendo a mesma palavra que foi traduzida por “prostar-se” nesse texto, foi traduzida por “adorar” em outras partes da bíblia.

    Então o texto usa uma palavra que significa também “adorar” tanto pra Jeová como para Davi, mas ninguém diz que eles estavam adorando Davi. Do mesmo modo em Apocalipse 15:14, não prova que eles estavam adorando a Jesus também só porque ele estava na cena.

    Curtido por 1 pessoa

  8. Realmente a versão Septuaginta afirma que o povo “prostraram [se]diante de do Senhor e diante do Rei”.(prosekunhsan tw kuriw kai tw basilei). Proskinéo é vertida “adorar” em muitas traduções da Bíblia.Como sabemos ninguém diria que estavam adorando ao Rei Davi, muito embora seja o mesmo verbo usado em grego tanto pela Septuaginta (LXX) quanto em diversas passagens do chamado “Novo Testamento”; Qual o texto que você se refere mesmo? Apocalipse o que?

    Curtir

  9. Esse texto (1 Crônicas 29:20) é um paralelo interessante por mostrar que mesmo que estivesse escrito que estavam reverenciando a ambos, ainda assim não provaria co-igualdade. Mas de toda forma a passagem em questão está falando apenas da adoração para O Ser Sentado No Trono, como fica óbvio pelo contexto.

    Curtir

  10. Percebo…acabei de ver Saga todos os textos em Revelação ou Apocalipse que usam a palavra “Adorar” ou “prostrar-se”, a saber PROSKINEO, o mesmo verbo grego empregado em 1 Crônicas 29:20. Até hoje não vi nenhum trinitário pregando que Davi era parte de uma trindade e que era adorado assim como “O Senhor”…:)

    Curtir

  11. Queruvim

    O vídeo do nosso irmão “purtugues” está com os vídeos relacionados no final, e estes contém apostasia.

    Abraço

    Curtir

  12. Desejamos boas vindas à senhora Eudilene.

    É muito bom tê-la conosco novamente!!!

    Curtir

  13. Sr Saga e Sr A Serviço do Reino, muito Obrigado por me terem levado ao esclarecimento da minha duvida. Muito obrigado mesmo. Vossas explanaçoes foram muitissimo proveitosas pra mim, na verdade, tenho ainda muitas duvidas sobre o livro de Revelaçao. Ele e’ muito complexo, mas sem duvida alguma, desfaz o Trinitarismo e Unicismo. Mas ha varias passagens que eu preciso estudar muito para quando no Serviço de Campo eu for abordado (por um Unicista ou Trinitario) saber defender a Verdade.

    Muito Obrigado pelo vosso Contributo meus Irmaos.

    Curtir

  14. Eudilene, primeiramente gostaria de lhe agradecer pela sua opinião e também pela forma como se dirigiu a mim, embora sendo firme, foi respeitosa e não usou de xingamentos ou baixaria. Obrigado mesmo.

    Não se há dúvidas que Jesus mereça ser honrado, afinal ele é nosso Salvador, ele é o Verbo, ele é nosso Rei, enfim, ficaria aqui a tarde toda falando sobre porque nosso Senhor merece ser honrado. Quando disse que Jesus recebeu “elogios”, foi no sentido de homenagens, méritos conquistados e reconhecidos etc…

    Você disse: “O Filho está no “meio” do trono do Pai – (Ap. 5:6) O Pai colocou o Filho em tal posição, porque ((((((((( venceu )))))))))”

    Bom, nessa passagem, Jesus estava no “meio” do trono porque ele foi buscar o livro a que tem direito de abrir, não porque ele fica sentado lá. Peço que releia a passagem novamente e veja por si só que isso não indica posição de autoridade, simplesmente Jesus foi lá buscar o livro. Você mesma disse, Jesus está a DIREITA de Jeová, não no MEIO do trono de Jeová.

    Novamente você disse: JESUS VENCEU (Filip. 2.9-11)
    Pelo que também Deus o “EXALTOU SOBERANAMENTE” e lhe deu um nome que é sobre todo o nome, para que ao nome de “JESUS SE DOBRE TODO JOELHO” dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, PARA GLÓRIA DE DEUS PAI.

    Pelo que vejo, você é trinitariana, se não for peço que me perdoe. Novamente o próprio contexto responde e peço que analise esse pensamento: Se Jesus era Deus antes de vir pra Terra, quando ele voltou aos céus Jesus ficou maior que Jeová? Pois você até destacou que Jeová “EXALTOU SOBERANAMENTE” Jesus, então pela lógica hoje ele é maior que Jeová. Jesus era Deus Todo – Poderoso, e ao retornar aos céus ficou ainda maior….isso que os trinitarianos me dizem quando usam esse texto.

    Você também disse: (João 5.23) “TODOS” honrem o Filho, “COMO” honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou. (Com a mesma honra)

    Perdão amada, farei das palavras do Saga as minhas:

    SAGA DISSE: Nesse texto a expressão “como” não tem o sentido de “tanto quanto” ou “exatamente no mesmo nível que”, o sentido é: Temos de honrar ao Pai e TAMBÈM temos de honrar o Filho, assim como temos a obrigação de honrar ao Pai, assim TAMBÉM temos o dever de honrar o seu Filho. De fato, honrar ao Filho também é uma forma de honrar ao Pai.

    Então, a passagem falar que: Ambos devem ser honrados, ponto um.
    E o ponto dois, é que: O Pai é honrado quando se honra seu Filho, o oposto também seria válido: Desonrar o Filho, seria desonrar seu Pai.

    Você afirmou Eudilene: “É DEVER DE TODOS NOS CÉUS, NA TERRA, ADORAREM O FILHO COMO ADORAM O PAI.”

    bom, peço que pense no que Jesus sempre deixou claro, preste atenção e medite nos palavras de Jesus abaixo.

    Jesus disse-lhe então: Vai-te Satanás! Pois está escrito: ‘É a JEOVÁ, teu Deus, que tens de adorar e é somente a ele que tens de prestar serviço sagrado.’” — Mat. 4:10.

    Vós adorais o que não sabeis; NÓS (veja que Jesus se inclui) adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os VERDADEIROS adoradores adorarão o PAI em espírito e em verdade; porque o PAI procura a tais que assim o adorem. João 4:22-23

    Percebeu amada, a quem Jesus disse que devemos adorar? Percebe que ele NÃO se inclui na adoração quando responde ao Diabo ou quando fala com a samaritana? Porque será ein? Pense nisso.

    Peço que releia novamente o artigo e use outras traduções para isso, pois veja como está escrito apocalipse 5:14 na Nova Versão Internacional:

    “Os quatro seres viventes disseram: “Amém”, e os anciãos prostraram-se e O adoraram.”

    Percebe o artigo “O”? se o texto tivesse falando de Jeová e Jesus, usaria o artigo no plural “OS”…. A Frase ficaria: e OS adoraram….mas note que NÃO é assim que está traduzido, mas sim apenas no singular.

    Veja novamente como está na traduzido na versão Almeida Corrigida, Revisada e Fiel.

    E os quatro animais diziam: Amém. E os vinte e quatro anciãos prostraram-se, e adoraram AO que vive para todo o sempre. Apocalipse 5:14

    Notou de novo que usou o artigo “AO”? Se tivesse se referindo aos dois, usaria o artigos “AOS”….a Frase ficaria assim: e adoram aos que vivem para todo sempre….

    mas NÃO é assim que está traduzido. Novamente, a frase está no singular e no contexto a pessoa que “vive para todo o sempre” é o mesmo que está “assentado no trono”, portanto, o Senhor Jeová.

    Medite, releia e pense com carinho amada, com certeza Deus lhe iluminará.

    Curtir

  15. Ah esqueci de mencionar no comentário passado. O texto de João 5:23 diz para HONRAR Jesus assim como se honra o Pai Jeová.

    A explicação já foi dada pelo SAGA, que o sentido não é de igualdade, mas sim de dar a devida honra pras duas pessoas.

    Mas mesmo que fosse dar a mesma honra, ainda não seria ADORAÇÃO. Honra é uma coisa, adoração é outra.

    A bíblia manda HONRAR pai e mãe, claro que todos entendem que que não se ordena adorar pai e mãe. A bíblia mandar honrar o rei, e não adorar o Rei.

    É por isso que na Nova Tradução na Linguagem de Hoje se traduz assim esse verso: “Quem não respeita o Filho também não respeita o Pai, que o enviou.”

    Podemos fazer a conexão também com o texto de Marcos 9:37: “…todo aquele que me receber, recebe não [só] a mim, mas [também] aquele que me enviou.”

    Curtir

  16. EUCLIDES, O SITE QUE SE REFERIU é um site de opositor sim.

    ==========================================================================

    ATENÇÃO

    Aproveito a oportunidade para dizer que pessoas que entram aqui somente para debater com um espírito de teimosia infinita e que resistem a verdade claramente expressa na Bíblia, não são bem vindos. Alguns que tiveram a oportunidade de debater aqui nesta página e trocar palavras e participar de longas discussões e que porventura tenham ignorado dezenas de textos bíblicos que denunciam a fraqueza de sua tese religiosa predileta, mas que ainda insistem em postar, poderão estar perdendo seu tempo. Não vou transformar esta página em um mural de zombadores e um canal para opositores da palavra de Deus cheios de amor pela tradição e doutrinas filosóficas humanas. Quem já teve sua vez não espere ter seu comment aprovado. Não queremos ouvir as mesmas asneiras e teimosias em clara contradição com textos bíblicos inspirados por Deus. Deixe de postar aqui se este é seu caso e vá ler a palavra de Deus. Dedique-se a leitura e entendimento. Aprenda mais no melhor site de estudo da palavra de Deus que exite>>>>> http://www.jw.org/pt/

    Curtir

  17. Realmente o YOUTUBE está ficando um lixo de tanta apostasia. Vou ver o que posso fazer para resolver isso. Talvez fazendo um esquema de apresentar tais vídeos a partir de outro canal dedicado e que possa fazer uploads. Preciso de sugestões. Realmente no final dos vídeos do YOUTUBE que apontam as Testemunhas de Jeová , quase sempre tem lixo da apostasia. É um problema.

    Curtir

  18. Boa noite

    Cornélio foi repreendido por Pedro porque lhe prestou homenagem, mas homenagem homem pode receber, porque não é adoração.

    !!!!!!!!! Essa homenagem foi considerada por Pedro uma adoração !!!!!!!!!!

    25 Quando Pedro entrou, Cornélio foi ao seu encontro, “PROSTROU-SE AOS SEUS PÉS” dele e “PRESTOU-LHE HOMENAGEM”. 26 Mas Pedro ergueu-o, dizendo: “Levanta-te; eu mesmo também sou homem.” (Atos 10.25-26)

    Contra o contexto não há argumentos !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  19. Eu estou estudando mais a bíblia Depois que conheci vçs. Obrigado por Deus usar-los para mim dispertar espiritualmente.

    Curtir

  20. Amigo,

    Vç disse:
    Bom, nessa passagem, Jesus estava no “meio” do trono porque ele foi buscar o livro a que tem direito de abrir, não porque ele fica sentado lá. Peço que releia a passagem novamente e veja por si só que isso não indica posição de autoridade, simplesmente Jesus foi lá buscar o livro. Você mesma disse, Jesus está a DIREITA de Jeová, não no MEIO do trono de Jeová.

    (Apocalipse 7.17)
    … O CORDEIRO QUE “ESTÁ” NO MEIO DO TRONO OS APASCENTARÁ E LHES SERVIRÁ DE GUIA PARA AS FONTES DAS ÁGUAS DA VIDA E DEUS LIMPARÁ DE SEUS OLHOS TODA LÁGRIMA.

    (Apocalipse 3.21-22) Ao que “vencer”, lhe concederei que se assente “comigo no meu trono”, assim como eu “venci” e me *** assentei com meu Pai no seu trono***.

    O TEMPO DA REGENERAÇÃO
    (Mateus 19.27-30) Se realizará no futuro, quando Cristo virá estabelecer o seu reino. Então será delegado autoridade para governarem com Cristo no seu reino milenar.

    ISSO NÃO SIGNIFICA OS 12 ASSENTAREM NO MESMO TRONO DE JESUS MAS, QUE RECEBERÃO “PODER” PARA GOVERNAR AO SEU LADO.

    ASSIM É O FILHO COM O PAI.
    _ Está a direita de Deus é está em pé à mão direita do Pai. (Atos 7.55-56)
    _ Está assentado para sempre a destra de Deus (Hebreus 10:12)
    _ (I Pedro 3.22) Deus lhe sujeitou os anjos, e as autoridades, e as potencias.
    _ Deus o colocou à sua direita nos céus (Efésios 1.20-23) Isso significa que, o Filho está ACIMA DE TODO:
    * principado, poder, potestade, domínio e de todo o nome que se nomeia não só neste século mas também no vindouro. Todas as coisas estão debaixo de seus pés, tudo está sujeitas ao filho.

    Está assentado à direita do PODER DE DEUS. (Lucas 22. 69)

    O PAI LHE CONCEDEU TODO O PODER NO CÉU E NA TERRA
    (Mat. 11.27/ 28.18/ Luc. 10.22/ Jo 13.3/ 17.2/ Filip. 2.9-11).

    JESUS GOVERNA COM O PAI TODAS AS COISAS. ASSIM COMO TUDO ESTÁ SUJEITO AO PAI, ESTÁ TAMBÉM SUJEITO AO FILHO, PORQUE DEUS LHE CONCEDEU TAL AUTORIDADE.

    AMÉM……………………………………………………………………………………………

    Curtir

  21. NÃO LIGUE PARA OS TRINITARISTAS, OU QUALQUER OUTRO, MAS PARA A PALAVRA DE DEUS!

    “Perdoe-me amigo”, mas pelo que vejo a “religião”, está no seu coração! Já eu, não estou nem ai com religião, todas tem a mão do homem, e são sujeitas a muitas falhas, por isso tantas pessoas que se dizem amar a Deus brigam, se odeiam, se matam, etc.

    O Pai requer de cada um de nós é que confessemos o seu amado Filho de toda nossa fé, de todo o nosso amor e o resto ele muito fará por nós. Entenderá cada coração, mesmo que erremos em algo, “OBSERVE”,

    Aquele que vem a mim de modo nenhum o lançarei fora

    Não tenha medo de amar o Filho, ame porque isso agrada ao Pai, Jamais o Pai nos lançará fora, só porque amamos seu filho fortemente, grandemente, ou até na mesma intensidade que amamos o Pai. Quantos caíram aos seus pés chorando, agradecidos pelas bênçãos alcançadas, acredito que aquelas pessoas “judeus e não judeus”, não estavam preocupados se estavam dando maior amor ao Filho do que ao Pai, Tantos fizeram isso sem medo, o Pai os entendeu, senão, não teria lhes concedido as graças alcançadas. E se fosse errado, o Filho com toda certeza os repreenderiam, pois ele é aquele que desceu do céu, onde estava no seio do Pai. Só ele conhece o Pai e só o Pai conhece o Filho e a quem o filho quiser revelar a verdade de sua palavra.

    Eu amo de todo o meu coração o Pai, o Filho e o Espírito Santo, e não estou nem ai se alguém me condena por isso, não tenho medo, vergonha ou qualquer sentimento contrário. Isso é uma questão entre meu “Pai e eu”. Confio tanto que ele me ama que não tenho medo.
    ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
    Agora vou responder sua pergunta:
    Acredito que Deus se expressa em três fases (o Pai, o Filho e o Espírito Santo).
    Acredito que “Pai é Pai” e “Filho é Filho”, cada um no seu lugar. O Filho recebeu do Pai poder para governar ao seu lado. (o lugar que o Filho está é no seio do Pai).

    (João 5.19-20)
    O PAI AMA AO FILHO – e mostra-lhe tudo o que faz:
    O FILHO NÃO PODE FAZER COISA ALGUMA SE NÃO VIR FAZER O PAI – Por isso “tudo quanto ele [o Pai] faz, [o filho] faz igualmente”, porque o Pai lhe “mostrou”.

    Se quem é maior ou menor não me preocupo, nem ligo com isso. Uma coisa eu sei, o amor entre filhos e pais são muito fortes e estão intimamente arraigados um no outro, de tal forma que, amando um é como se está amando o outro.

    O FILHO REINARÁ ATÉ – (I Cor. 15.25/ Salmos 110.2) depois entregará ao Pai o reino.

    Olha não publique, guarde essas palavras no seu coração. Amém.

    Curtir

  22. Não, Pedro não aceitou homenagem simplesmente por não ser merecedor dela e humildemente reconhecia isso. Na verdade, ele até nutria um certo preconceito de gentios. Só havia chegado à Cornélio por intervenção divina.. que homenagem caberia a ele? ( Lucas 17:10).

    Na verdade cristão algum é digno de receber homenagens por partilhar verdades bíblicas, elogios sinceros talvez sim mas não homenagens!

    Curtir

  23. É Eudilene espero que suas palavras sejam sinceras quanto ao seu ‘despertar espiritualmente’. Entenda que, para ter um conhecimento EXATO da Palavra de Deus é necessário ter uma visão geral da Bíblia, respeitando o CONTEXTO BÍBLICO para uma compreensão CORRETA.

    Quando Bate-Seba e o Profeta Natã entraram até Davi eles respeitosamente se prostaram diante do rei Davi. Isso não quer dizer que Davi estava sendo Adorado, mas sim que estava recebendo a devida HONRA que se devia a um rei designado por Jeová. 1 Re 1:16, 23. Saiba que a palavra ali usada também é proskineo muitas vezes usada também para Cristo. E seguindo a tua linha de raciocínio Davi também deveria ser adorado. Mas esse definitivamente não é o caso.

    Quanto a Jesus sentar-se no meio do trono e por isso deveria ser adorado. Você cria um grande problema com esse argumento, sabe por quê? Porque Jesus disse em Ap 3: 21 ” Àquele que VENCER, concederei assentar-se comigo no MEU TRONO, assim como eu VENCI e me assentei como o meu Pai no SEU TRONO.”
    Já que os Cristãos Ungidos TAMBÉM sentarão no TRONO de Jesus significa isso que eles TAMBÉM DEVEM SER ADORADOS ??? Acho que teu argumento leva a entender isso.
    Ore a Jeová Deus e peça no nome de Jesus cada vez mais entendimento, medite com carinho no que a Palavra de Deus está te dizendo. Só queremos o teu bem.

    Curtir

  24. Eudilene, fico muito feliz por saber que você está estudando mais a bíblia. Isso é algo que todos os cristãos deviam fazer, mas na prática não ocorre muito. Que sua motivação seja de querer aprender, não de apenas querer refutar alguém, ok?

    Mas eu fiquei preocupado com você num ponto. Você fez uma contra argumentação do meu texto e eu lhe dei uma resposta e pedi para você analisar com carinho. Me parece que nem olhou. As palavras de Jesus foram ignoradas, a explicação BEM DADA, BEM MINUCIOSA dos textos de Apocalipse, falando até de artigos igualmente foram ignoradas. O contexto do livro TODO de Apocalipse, me parece que não leu, naquele comentário que postei pro Hamilton e ignorou até a Tradução Almeida que verte aquele texto de apocalipse 5:14.

    Agora vc me contra argumenta novamente, sem ao mínimo responder aquelas respostas dadas à você. Tudo bem, direito seu não concordar, mas apenas falar e falar sem estudar o que respondemos a ti é no mínimo, injusto. No próximo comentário vou responder sua nova indagação, espero que dessa vez você estude a resposta, e por favor, compare a resposta com todo o restante das Escrituras.

    Curtir

  25. Bom, vamos lá Eudilene. Em toda a bíblia, encontramos expressões de alguém se prostrando para outra pessoa, em sinal de RESPEITO pela sua AUTORIDADE. Vamos aos textos bíblicos. Leia com atenção, por favor.

    Abraão ergueu os olhos e viu três homens em pé, a pouca distância. Quando os viu, saiu da entrada de sua tenda, correu ao encontro deles e CURVOU-SE até ao chão. Gênesis 18:2

    Depois também Davi se levantou, e saiu da caverna, e gritou por detrás de Saul, dizendo: Rei, meu senhor! E, olhando Saul para trás, Davi se INCLINOU com o rosto em terra, e se PROSTOU. 1 Samuel 24:8

    Disse Davi a toda a congregação: Bendizei a Jeová vosso Deus. Toda a congregação bendisse a Jeová, Deus de seus pais, inclinaram-se e PROSTRARAM-SE perante Jeová e perante o rei. 1 Crônicas 29:20

    Me diga Eudilene, apenas nesses três versos, que diz que pessoas se prostraram diante de outras, foi um ato de adoração? É óbvio que não, porque se fosse todos eles estavam em pecado de idolatria. A palavra hebraica usada nesses versos tem tanto o sentido de mostrar respeito, bem como o de Adorar. É o contexto, que mostra o INTUITO da pessoa, que define se a palavra tem sentido de adorar ou não.

    De uma lua nova a outra e de um sábado a outro, toda a humanidade virá e se INCLINARÁ diante de mim”, diz o Senhor. Isaías 66:23

    Ó vinde, adoremos e PROSTEMO-NOS; Ajoelhemos diante de Jeová que nos criou, Salmos 95:6

    Se, esquecendo-te do Senhor, teu Deus, seguires outros deuses, rendendo-lhes culto e PROSTANDO-TE diante deles, desde hoje vos declaro que perecereis com toda a certeza. Deuteronômio 8:19

    Note agora prezada Eudilene, a mesma palavra num contexto diferente. Nestes versos, prostrar-se diante de Jeová significa adorá-lo, porque assim seus servos o encaram, como um Deus a ser adorado.

    Continua no próximo comentário, senão fica muito grande….

    Curtir

  26. Infelizmente Eudilene, algumas versões bíblicas, traduzem errado alguns versos. Veja por exemplo este verso em quatro traduções diferentes. Josué 5:14 diz:

    Respondeu ele: Não; mas venho agora como príncipe do exército do Senhor. Então Josué, prostrando-se com o rosto em terra, O ADOROU e perguntou-lhe: Que diz meu Senhor ao seu servo? ( ALMEIDA IMPRENSA BÍBLICA )

    Respondeu ele: Não; mas agora estou aqui como capitão do exército de Jeová. Prostrando-se Josué com o rosto em terra ADOROU e perguntou-lhe: Que diz o meu senhor ao seu servo? ( SOCIEDADE BÍBLICA BRITÂNICA )

    Me diga Eudilene, seria possível, os servos de Deus no Velho Testamento adorar alguém ou algo que não fosse Jeová? Impossível isso pros servos verdadeiros. Josué NÃO adorou esse anjo que veio representando Jeová, mas apenas demonstrou RESPEITO por ele, você concorda comigo? Acha isso lógico segundo as escrituras? Se você é sincera, creio que concordará. Veja agora nas outras duas traduções que verteram corretamente.

    “Nem uma coisa nem outra”, respondeu ele. “Venho na qualidade de comandante do exército do Senhor”. Então Josué prostrou-se, rosto em terra, EM SINAL DE RESPEITO, e lhe perguntou: “Que mensagem o meu senhor tem para o seu servo? ” ( NOVA VERSÃO INTERNACIONAL )

    Ele respondeu: Não; venho como chefe do exército do Senhor. Josué prostrou-se com o rosto por terra, e disse-lhe: Que ordena o meu Senhor a seu servo? ( VERSÃO CATÓLICA )

    Viu Eudilene, essas duas versões estão corretas segundo o contexto BÍBLICO. No próximo comentário partirei para o Novo Testamento.

    Curtir

  27. Eudilene, assim como no Velho Testamento, no Novo Testamento prostrar-se diante de humanos como ato de respeito é admissível. A palavra usada nos versos podem transmitir a idéia tanto de homenagem a criaturas como de adoração a Deus ou a uma deidade. Para isso, tem que se considerar o contexto para determinar se se refere à homenagem exclusivamente na forma de profundo respeito, ou a uma homenagem na forma de adoração religiosa.

    Veja esse verso por exemplo. Foi uma mensagem do Senhor Jesus para a congregação em Filadélfia.

    Apocalipse 3:9: “Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e ADOREM prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo.

    Me diga Eudilene, é possível Jesus mandar seus servos serem ADORADOS? Creio que sua resposta é NÃO. Mas porque então está traduzido assim? É para você ver a fragilidade de nossas traduções em português. O texto acima citado é da Tradução Almeida.

    Veja agora como está na Versão Catolica: Eu te entrego adeptos da sinagoga de Satanás, desses que se dizem judeus, e não o são, mas mentem. Eis que os farei vir prostrar-se aos teus pés e reconhecerão que eu te amo.

    Viu, somente diz que se prostram? É o entendimento correto, significando RESPEITO, segundo o contexto bíblico.

    Então, qual é o caso de Cornélio? Adoração ou Respeito? Não importa. Como vimos, é a ATITUDE da pessoa que faz a palavra grega ter sentido de adoração ou não. O importante é que Pedro rejeitou tal homenagem ou adoração, reconhecendo sua pequenez.

    MAS NOTE: não é todo caso de homenagem no Velho ou no Novo Testamento que signifique adoração, como você quis dizer no seu comentário. O contexto é que determinará.

    Curtir

  28. Queruvim

    Não é necessário. Tem uma opção ao fazer embed que “avisa” o google que não queremos vídeos relacionados.

    Informações aqui e aqui.

    Curtir

  29. Acho que devo publicar sim. Você precisa de ajuda. Quando você Edilene diz que “quem é maior ou menor” não é de preocupação alguma, acaba revelando um problema. Pare para pensar no seguinte: Se Jesus é realmente um ser criado por Deus (Col 1:15 Rev. 3:14) como dizem as Escrituras, e se Jeová, e somente Jeová é o Ser Supremo e aquele que o ressuscitou dentre os mortos, sua hesitação em aceitar a Jesus como sendo o filho de Deus e subordinado a ele, a coloca no mesmo grupo de pessoas que pregam diversas visões conflitantes sobre a natureza de Deus. E se o que estamos te dizendo aqui for REALMENTE O CERTO? (como demonstram de modo evidente os textos acima) O que as pessoas das religiões chamadas cristãs não entendem é que JEOVÁ foi adorado como o ÚNICO Deus e Criador, pelos Judeus durante 4000 anos! “Escuta oh Israel, JEOVÁ NOSSO DEUS É UM SÓ” (Deut 6:4) “Deus é apenas um” Gal 3:20. Hoje porém os evangélicos não ensinam nada disso. É evidente que estão desviando as pessoas da adoração do “Único Deus Verdadeiro” JEOVÁ. (João 17:3) Isso é compreensível. Possuem uma Bíblia que removeu o Nome de Deus e o substituiu por palavras a bel prazer, tais como “Senhor” ou “Deus”. Removem o Nome de Deus de seus hinários e cultos religiosos. Não usam o Nome em sua conversa diária. Exatamente o oposto do que faziam os antigos Isralitas. Assim como os antigos Israelitas, as Testemunhas de JEOVÁ usam o Nome de Deus em sua conversa diária, em suas reuniões e RESTABELECERAM O NOME DE DEUS EM SUAS TRADUÇÕES DA BÍBLIA para todos os idiomas. A menos que comece a se congregar com o VERDADEIRO POVO DE DEUS, não vai entender nem assimilar tais verdades espirituais.

    Curtir

  30. Falou tudo, Queruvin. Gostei quando disse “a menos que comece a se congregar com o VERDADEIRO POVO DE DEUS, não vai entender nem assimilar tais verdades espirituais”. Essas pessoas que dizem que religião não tem importância não levam em consideração, entre outras coisas, a importância do batismo para que possam obter a aprovação de Deus e a salvação. (Mateus 28:19, 20; Atos 2:37, 38; 1 Pedro 3:21)

    Curtir

  31. amada Eudilene, sei que não se existe dúvida em relação a nossos sentimentos à Jesus…Jesus é nosso Salvador, nosso intercessor, nosso Sumo Sacerdote……ele é mais do que simplesmente um profeta, ele é o Cordeiro de Deus….todos nós amamos, honramos, respeitamos e devemos nos curvar pra Jesus, pois ele tem o nome acima de todo outro nome, exceto seu Pai….

    a questão não é o nosso amor à Cristo e nem deixar de dar honra pra ele….Jesus merece tudo, até porque o Pai já se encarregou de deixar tudo nas mãos de seu Filho…

    mas a grande questão é que essa nossa “adoração” pra Cristo tem um limite…..essa “adoração” não deve se tornar um pecado de nossa parte, não devemos adorar ( cultuar uma divindade ) a não ser o Pai Jeová….. Jesus é, ao contrário do que ensinam as religiões, uma criatura, pois foi criado diretamente e unicamente por seu Pai, Jeová…..portanto, mesmo Jesus tendo toda honra e todo o poder, e BEMMMM MERECIDAMENTE, ainda assim é uma criatura…..não devemos adorar outro ser a não ser o Criador, Jeová……

    eu não estou desmerecendo Jesus, não estou fazendo o meu rei como sendo qualquer um, mas se nós queremos ser verdadeiros seguidores de Jesus, devemos ouvir suas palavras e obedecer……e essas palavras, ditas pela boca do próprio Cristo, já foram citadas aqui nesse tópico……Mateus 4:10, João 4:22-24 e João 17:3….

    Curtir

  32. Boa tarde!

    Levando em consideração os argumentos apresentados recentemente eu me dispus a entender as seguintes passagens conforme o consequente enfoque:

    Daniel 2:46 diz que Nabucodonosor adorou a Daniel e ele permitiu!!! Sim, é para adorar sim a um humano!

    Em Apocalipse 3:9 diz que aqueles da sinagoga de Satanás irão adorar aos eleitos e estes vão aceitar a adoração!!! Mais uma vez, sim, podemos adorar não somente um humano mas toda uma classe deles.

    Daniel e os eleitos merecem com certeza ser adorados!!! A Bíblia confirma isso.

    Curtir

  33. O os que dizem que religião ou igreja não importa, também não levam em conta as instruções dos Apóstolos para se designar Anciãos, que aliás tem a responsabilidade de cuidar de um grupo de ovelhas (At 14:21-23; 1Ti 5:22; Tit 1:5; 1Ti 3; Tit 1; Atos 20:28)

    Pra que designar alguém para de um grupo se não existe grupo e é cada um por si “cantando pra nosso senhor Jesus”?

    E se é cada um por si, porque Jesus Cristo se dirigiu congregações e não indivíduos no livro de Revelação?

    Curtir

  34. Cara Eudilene. Aprecio sua sinceridade e fervor em demonstrar sua fé. Porém, seu comentário dá a entender que não devemos dar importância em tornarmos nosso conhecimento o mais exato possível sobre quem é o Deus que devemos adorar em conformidade como a sua Palavra revelada. O próprio Cristo foi claro quanto a importância de buscarmos conhecer ao Pai de forma exata. Você deve conhecer bem o relato sobre o encontro de Jesus com a samaritana relatado no Evangelho de João. Os samaritanos acreditavam apenas no Pentateuco, segundo a interpretação deles, e rejeitavam todo o resto das Escrituras Hebraicas. A esta mulher samaritana, Jesus foi taxativo em declarar que ela e seu povo ‘adoravam o que não conheciam’, em contraste com ele e os judeus, que ‘adoravam o que conhecia’ (Jo 4: 22). Se o conhecimento exato sobre o Deus a quem devemos adorar fosse de somenos importância, qual motivo de Jesus ter dito tais palavras àquela mulher? Indo mais além, Jesus disse: “Não obstante, vem a hora, e agora é, quando os verdadeiros adoradores adorarão o PAI com espírito e verdade, pois, deveras, o PAI está procurando a tais para o adorarem. Deus é Espírito, e os que o adoram têm de adorá-lo com espírito e verdade.” (Jo4:24, 25) Nestas palavras não nos é apresentada opção. Jesus não abriu espaço para especulações teológicas. Os verdadeiros adoradores adorariam a quem? O PAI. E Este está procurando os que o querem adorar em “espírito e verdade”. Não duvidamos que o amor expresso por Cristo ao Seu Pai e Deus é infinito, prova disso é foi a sua sujeição voluntária em entregar-se à morte em nosso favor, mas principalmente para vindicar o nome sagrado de Jeová. Assim, a importância de conhecermos e adorarmos o Único Deus Verdadeiro não é pode ser minimizada com um “não me preocupo, nem ligo com isso”. Você deve sim preocupar-se e ligar para esses fatos. Nossa salvação está condicionada sim a nossa fé e amor ao Filho. Mas nossa adoração deve ser unicamente àquele sobre o qual Jesus disse após sua ressurreição: “…Eu ascendo para junto de MEU PAI e VOSSO PAI, e para MEU DEUS e VOSSO DEUS.” ( João 20:17). Portanto, nós Testemunhas de Jeová adoramos junto com Jesus ao nosso PAI e DEUS JEOVÁ.

    Curtir

  35. “Eudilene On 2 de abril de 2014 at 2:38
    NÃO LIGUE PARA OS TRINITARISTAS, OU QUALQUER OUTRO, MAS PARA A PALAVRA DE DEUS!”

    Sim, então esqueçamos essas palavras biblicamente inexistentes e foquemos no que a Palavra de Deus nos ensina

    -Deus é o cabeça sobre todos
    -Deus inclusive é o cabeça de Cristo, que lhe está sujeito
    -Deus sujeitou todas as coisas ao seu Filho, incluindo o seu espírito santo,Cristo derrama tal espírito sobre sua igreja na terra.
    -Deus e Cristo usam o espírito santo para cumprir seus propósitos.
    -Devemos adorar a Deus, em espírito, por meio de Cristo, nosso mediador

    E é isso, a palavra de Deus, sem mistérios e sem invenções de homens que se acham intelectuais em teologia.

    “Não tenha medo de amar o Filho […] Jamais o Pai nos lançará fora, só porque amamos seu filho fortemente, grandemente, ou até na mesma intensidade que amamos o Pai”

    Não se deve cair em idolatria, pois o próprio Cristo se oporia a tal (Mt 4:10), um dos seus objetivos ao vir ao mundo era levar as pessoas de volta para Deus, seu Pai (Jo 14:6). E ensinou seus discípulos a adorar a este Deus (Jo 4:23).

    Não se demonstra real amor a Cristo quando o desobedecemos deliberadamente:
    (Lucas 6:46) “Por que, então, me chamais de ‘Senhor! Senhor!’, mas não fazeis o que eu digo?

    Jesus Cristo veio ao mundo para reconcilia-lo com Deus:
    (Efésios 2:15-16) 15 Por meio de sua carne, ele aboliu a inimizade, a Lei de mandamentos, consistindo em decretos, para que dos dois povos, em união consigo mesmo, criasse um novo homem e fizesse paz; 16 e para que reconciliasse plenamente ambos os povos com Deus
    .
    (Romanos 5:10) Pois se nós, quando éramos inimigos, ficamos reconciliados com Deus por intermédio da morte de seu Filho, muito mais agora, que temos ficado reconciliados, seremos salvos pela sua vida.
    .
    (2 Coríntios 5:18-19) 18 Mas, todas as coisas são de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por intermédio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, 19 a saber, que Deus, por meio de Cristo, estava reconciliando um mundo consigo mesmo

    “Quantos caíram aos seus pés chorando, agradecidos pelas bênçãos alcançadas, acredito que aquelas pessoas “judeus e não judeus”, não estavam preocupados se estavam dando MAIOR AMOR AO FILHO do que ao Pai”

    Jesus disse: “Que mandamento é o primeiro de todos?” 29 Jesus respondeu: “O primeiro é: ‘Ouve, ó Israel: Jeová, nosso Deus, é um só Jeová, 30 e tens de AMAR a Jeová, teu Deus, de TODO o teu coração, e de TODA a tua alma, e de TODA a tua mente, e de TODA a tua força.’ (Marcos 12:28-30)

    Note o relato abaixo:
    (Marcos 5:18-19)
    18 Então, ao entrar ele no barco, o [homem] que tinha estado possesso de demônios começou a suplicar-lhe que pudesse continuar com ele. 19 No entanto, ele não o deixou, mas disse-lhe: “Vai para casa, para teus parentes e relata-lhes todas as coisas que Jeová tem feito para ti e a misericórdia que teve de ti.”

    “E se fosse errado, o Filho com toda certeza os repreenderiam”

    Ele repreendeu: (Marcos 10:18) Jesus disse-lhe: “Por que me chamas de bom? Ninguém é bom, EXCETO UM SÓ, Deus.

    “ele é aquele que desceu do céu, onde estava no seio do Pai. Só ele conhece o Pai e só o Pai conhece o Filho”

    E o Espírito Santo fica de fora né? Pra você ver como a Bíblia ignora esse negocio religioso de Trindade, é teoria de homens

    “Eu amo de todo o meu coração o Pai, o Filho e o Espírito Santo”

    Não parece, o espírito santo mal foi citado, foi citado aí no finalzinho, parece que você pratica uma Cristolatria, em que deixa o Pai….e mais ainda….deixa o Espírito Santo em patamar inferior de veneração.

    “Acredito que Deus se expressa em três fases (o Pai, o Filho e o Espírito Santo).
    Acredito que “Pai é Pai” e “Filho é Filho”, cada um no seu lugar. O Filho recebeu do Pai poder para governar ao seu lado. (o lugar que o Filho está é no seio do Pai)”

    Complicado. As três fases são eternas? Elas sempre existiram em três? Fase é algo momentâneo, como no modalismo. você usou “fases” em vez de “pessoas”.

    “Se quem é MAIOR ou menor não me preocupo, nem ligo com isso”

    Se alegre: Ouvistes que eu vos disse: Vou embora e venho de volta a vós. SE ME AMÁSSEIS, ALEGRAR-VOS-ÍEIS de que vou embora para o Pai, PORQUE O PAI É MAIOR do que eu. (João 14:28)

    Curtir

  36. Rapaz é incrível como quase tudo o que essa mulher fala é uma contradição da Bíblia Sagrada! É bem possível que ou ela lê a Bíblia para se encaixar no que pensa e entender do jeito que acha correto, ou senão está lendo livro de pastores evangélicos. E se não faz nem uma coisa nem outra, ela deve frequentar cultos destes enganadores da mente.

    Edilene, procure o local de adoração de Jeová, dá ouvidos aos conselhos amorosos que tem recebido no sentido de ansiar ou desejar o alimento espiritual não adulterado, pertencente à palavra. Não caia nessa conversa de que o que se fala aqui é proveniente de “torre de Vigia” como dizem os demônios, que se opõem contra nós. Observe como falamos em harmonia com um conhecimento apurado e exato da Palavra de Deus, a Bíblia. Chega de ser enganada. Estude somente a Bíblia Sagrada. Dedique-se de verdade.

    Curtir

  37. Raciocínio lógico não fuciona com alguns queruvim.

    Já que ela não tem igreja, ela deve ser Cristã educada por programas evangélicos na TV. Então deve ser melhor tratar ela como tratam nestes shows da fé, se não não funciona (1 Co 9:19-23):

    Manda o boleto por email pra ela pagar e ordena:

    Eu te mando em nome do senhor Jesuiz que saia do corpo desta moça Satanaaaaaaiz! (Hadouken)
    Deixa ela ir pro salão do reino Satanaaaaaaaaaizzzz! (Hadouken)

    Curtir

  38. BOM DIA Queruvim!

    SE JESUS É UM SER CRIADO POR DEUS, COMO EXPLICAR?

    (João 1.1/ I João 1.1-3) O “VERBO ERA”, já existia “COM DEUS” antes que todas as coisas nos céus e na terra fossem criadas. (ele é ANTES da criação)

    (João 17.5) Jesus, falou que existia “com o Pai em glória” ANTES que existisse o “mundo”.

    PORQUE JESUS É O PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO DE DEUS (Apocalipse 3.14)

    (Colossenses 1.16) Porque ((( — NELE — ))) foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ELE e para ele. Ele é “antes de todas as coisas”, e “todas as coisas subsistem por ele”.

    Tudo teve seu princípio nele. Aliás, o Filho é:

    O PRINCÍPIO E O FIM, O PRIMEIRO E O DERRADEIRO.
    (Apocalipse 1.17-18/ 2.8/ 22.13) E eu, quando o vi, cai a seus pés como morto; e ele pós sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; eu sou o “Primeiro” e o “Ultimo” e o que vive: fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém! E tenho as chaves da morte e do inferno.

    O Pai – É o ( alfa ) e o ( ômega ) o princípio e o fim, diz o Senhor, que ( é ) e que ( era ) e que há de ( vir ), o Todo- Poderoso (Apocalipse 1.8/ 21:6).

    É NESSE SENTIDO QUE ELE É O PRIMOGENITO DE TODAS AS COISAS .

    Curtir

  39. Então, por que não adorar Jesus, que por sinal, foi adorado por muitas pessoas, no Novo Testamento?

    Curtir

  40. Diz a lenda que Pedro era tão humilde que foi “crucificado” de cabeça para baixo pois não queria morrer da mesma forma que seu Senhor. Veja que não se trataria de nenhuma homenagem isso, mas mesmo assim Pedro não se achou digno, ele julgou que sofrer a mesma pena que Cristo sofreu seria uma honra imerecida.

    Curtir

  41. Sobre a questão do “não em importa quem é maior ou menor”, eu acho que deve importar pra ela sim , senão ela não estaria aqui fazendo tanto esforço pra nos provar um ponto, ela acha de crucial importância.

    Mas parabéns pra ela por estar evoluindo, mas é como dissemos, tem de estudar não pra aprender a “refutar” terceiros, mas para seu próprio crescimento espiritual, você mesma deve aprender e se achegar a Deus e a Jesus por seus estudos da Palavra, e também para aprender a incentivar a fé de outros. Só pra ir debater e brigar com outros não é um motivo válido, parece vaidade de não querer dar o braço a torcer a outro.

    Curtir

  42. SE JESUS É UM SER CRIADO POR DEUS, COMO EXPLICAR?

    (João 1.1/ I João 1.1-3) O “VERBO ERA”, já existia “COM DEUS” antes que todas as coisas nos céus e na terra fossem criadas. (ele é ANTES da criação)

    Eudilene,
    Não há dificuldade alguma no texto. Se Roberto está COM MÁXIMUS, é óbvio que não pode ser ele. Jesus estava COM Deus. O que indica que são dois seres distintos.Em João 1:1c ao se dizer que ele (Jesus) “era Deus”, não apresenta problema algum, uma vez que Jesus, os anjos e outros seres poderosos são chamados de “deuses” na Bíblia. (Salmo 8:5 ; 1 cor 8:5) Observe que em 1 Cor. 8:5 fala que no céus há “deuses”. Jesus foi o primeiro destes deuses ou “poderosos” a ser criado DIRETAMENTE por Jeová ( Por isso é chamado de “unigênito”). Reconhecer isso não é politeísmo, visto que politeísmo é adorar vários deuses. Os judeus reconheciam que os anjos são deuses, sem que isso os tornassem politeísta. Ao compararmos Rev. 3:14 com João 1:1-3 observaremos que Jesus é chamado de “o princípio da criação de Deus” e que ele “estava com Deus”. Isso não apresenta dificuldade alguma. Até porque João 1:3 diz que o mundo veio a existir “POR INTERMÉDIO DELE” (em grego DIÁ) e não como diz a Tradução João Ferreira de Almeida, que verteu a preposição grega DIÁ, por “POR ELE”, de modo enganoso. Leia na Tradução do Novo Mundo, que está vertido de modo exato levando-se em consideração a construção genitiva de João 1:3.(Eu escrevi um artigo que deixou esse erro da Almeida bem evidente, mostrando que a Tradução João ferreira de Almeida é vertida de maneira não exata, e o pior acaba apresentando uma distorção sutil e enganosa.)

    E sobre a “GLÓRIA” que Jesus tinha antes de vir ao mundo? Simples, por ter sido usado por Deus para fazer o universo, Jesus sempre foi tratado com glória ou muito respeito no domínio celestial.Você acha que a palavra “glória” só pode ser aplicada a Deus? Então, está totalmente enganada. Glória é o mesmo que “peso” ou “honra”. Estude para sair destes equívocos perpetuado por quem não estudou com detida atenção. Afinal de contas, Jesus existiu antes de qualquer outra criatura e foi usado por Deus para criá-las; é óbvio que era uma posição de peso ou glória. Esta mesma palavra é aplicada humanos e Reis humanos e outros.

    Preste atenção na frase “princípio DA CRIAÇÃO”. Jesus é parte DA CRIAÇÃO. Eudilene, ao ler o texto, por favor, preste atenção a fim de entender o que este REALMENTE diz! Quanto a Col. 1:16, a versão Almeida errou ao dizer que tudo foi criado “POR ELE”. Eu escrevi um artigo mostrando claramente que a construção genitiva usada deve ser vertida “POR INTERMÉDIO DELE” e não “POR ELE” como fez a Almeida. Isso altera todo o entendimento de Col 1:16. O que eu afirmo no artigo está explícito no léxicos ao afirmarem que a preposição grega diá numa construção genitiva tem o sentido limitado de “por intermédio de[le]” e não “por[ele]”.

    A frase “eu sou o primeiro” mencionada por Cristo, se refere a ressurreição dentre os mortos para a vida celestial. É bem diferente da expressão aplicada a Jeová por Isaías. Aqui em Revelação ela está articulada, indicando que é um título que Jesus PASSOU A RECEBER devido sua perseverança. Ao passo que no texto de Isaías não vemos uma exata correspondência. Este assunto já foi esclarecido, por exemplo, aqui.;

    Curtir

  43. Querido leitor, se leu em sua tradução da Bíblia “adorar” então pode ter certeza que precisa de uma informação. A palavra grega PROSKINÉO foi vertida/traduzida por “adorar” nos relatos dos evangelhos, pela maioria das traduções da bíblia. Contudo, o sentido primário desta palavra não é adorar, mas “prestar homenagem”. Poderá en tender melhor este assunto aqui.

    A prestação de homenagem a um rei humano é encontrada na ilustração de Jesus em Mateus 18:26. É também evidente que foi esta espécie de prestação de homenagem que os astrólogos fizeram ao menino Jesus, “que nasceu rei dos judeus”, e que também Herodes professava querer prestar, e que os soldados prestaram zombeteiramente a Jesus antes de o pendurarem num madeiro. É evidente que não consideravam Jesus como Deus ou deidade. — Mat. 2:2, 8; Mar. 15:19.

    Curtir

  44. saudações Eudilene fico feliz de ver pessoas como você nessa pagina e acho que tens todo o direito de questionar,perguntar,isso é natural.
    quanto ao caso de Pedro citado por você temos que levar em conta o seguinte:
    É verdade que no chamado velho testamento vemos muitas referencias a homenagens a homens e anjos.
    Mas a situação MUDOU depois da chegada do filho de Deus,Jesus.
    Note esse comentário em uma obra de referencias:
    Ao passo que anteriores profetas e também anjos haviam aceito homenagem, Pedro impediu que Cornélio a prestasse a ele, e o anjo, ou anjos, da visão de João o impediu duas vezes de prestá-la, referindo-se a si mesmo como “co-escravo” e concluindo com a exortação: “Adora a Deus [toi The·oí pro·ský·ne·son].” (At 10:25, 26; Re 19:10; 22:8, 9) Evidentemente, a vinda de Cristo introduzira novas relações, que afetavam as normas de conduta para com outros servos de Deus. Ele ensinara aos seus discípulos que “um só é o vosso instrutor, ao passo que todos vós sois irmãos . . . o vosso Líder é um só, o Cristo” (Mt 23:8-12), porque era nele que se cumpriam as figuras e os tipos proféticos, assim como o anjo dissera a João, que “dar-se testemunho de Jesus é o que inspira o profetizar”. (Re 19:10) Jesus era o Senhor de Davi, era maior do que Salomão, era o profeta maior do que Moisés. (Lu 20:41-43; Mt 12:42; At 3:19-24) A homenagem prestada àqueles homens prefigurava a que se devia a Cristo. Portanto, Pedro negou-se corretamente a deixar que Cornélio lhe atribuísse importância demais.
    Percebeu?
    toda aquela homenagem que se permitia dá a homens,foi “canalizada” ,transferida por assim dizer a cristo por se entender plenamente o papel dele no proposito de Jeová.Essa é a razão de PEDRO A RECUSAR.
    Jamais passou na mente de Pedro que aquilo era o tipo de adoração que se prestava a Jeová.
    Espero que analise isso sem preconceito ok,querida!

    Curtir

  45. Printa a pergunta dele e faz um tópico rápido sobre isso (o usando como exemplo dessa dúvida comum entre nossos leitores trinitaristas). Mesmo que já existam outras matérias neste sentido é sempre bom refrisar os fatos já que sempre novas pessoas perguntam as mesmas coisas de novo e de novo.

    Curtir

  46. Bem vamos ver se entendi o argumento da Eudilene:
    Ela diz: Jesus está no centro do trono..certo?
    Então isso significa que Deus O Pai agora foi jogado para a direita no trono, ao lado direito de Jesus, um nível abaixo.
    Todos sabemos que os trinitários chamam Jesus de a segunda pessoa da trindade, de acordo com esse argumento agora que ele é a primeira pessoa, ficando o pai, o segundo da divindade. Dizer que está Jesus no meio do trono, significa dizer que há dois outros, um em cada lado, então é o mesmo que dizer que, os dois, estão também ao lado dos 4 animais ou seres viventes, pois estes também estão no meio do trono. -Apocalipse 4:6 5:6
    Raciocinando da forma como a D.Edilene nos leva a raciocinar, diríamos que as 4 criaturas viventes são na verdade Jesus Cristo, pois se diz que elas estão NO MEIO do trono. Obviamente que o estar no meio do trono significa uma posição de destaque, de autoridade. As Escrituras chamam o céu de trono, assim, “no meio do trono“ é uma posição de destaque no céu. Atos 7:49. Êxodo 3:13-16

    Curtir

  47. Eudilene

    SE JESUS É UM SER CRIADO POR DEUS, COMO EXPLICAR?

    Todas as suas perguntas foram respondidas. Agora por favor:

    SE JESUS NÃO FOI CRIADO POR DEUS, E ELE É ETERNO COMO DEUS, COMO EXPLICAR?

    Rev 3:14 – Princípio da CRIAÇÂO?

    Col 1:15 – PRIMOGÊNITO da CRIAÇÂO?

    Curtir

  48. Eudilene é gente boa, mas é teimosa! A situação de pessoas que pensam como ela é perigosa, em virtude do que o próprio Jesus disse em João 9:41. Daqui a pouco ela vai é abrir uma igreja. E qual vai ser o nome da igreja? IGREJA EVANGÉLICA MINISTÉRIO DE EUDILENE. Legal né?

    Curtir

  49. Significa Confusão.

    Thayer’s Greek Lexicon
    STRONGS NT 897: Βαβυλών

    Βαβυλών, Βαβυλῶνος, ἡ (Hebraico בָּבֶל de בָּלַל confundir, segundo Gênesis 11:9;

    Curtir

  50. O que é interessante nestes dois textos é que foram escritos por Testemunhas de Jeová! (pode ver que Paulo era Judeu e todos os judeus fiéis eram chamados de “testemunhas” de Jeová pelo próprio Deus no domínio celestial.Isaías 43:10-12) Pode ver que tanto Rev. 3:14 quanto Col. 1:15 possuem a mesma linha de informação. Jesus teve um começo, foi criado. Jamais ouvirá num culto evangélico pessoas dizendo que Jesus é o “primogênito de toda a criação” (Eles consideram isso uma heresia!) A palavra “primogênito” em suas inúmeras ocorrências sempre tem o mesmo sentido, com raras exceções.( O sentido é o de “primeiro filho” ou ” o mais velho” de uma família) O que deveria pautar nossa interpretação de Col. 1:15 são textos com Rev 3:14 e não nossa doutrina predileta. Os evangélicos que promovem a doutrina da trindade procuram dar uma significância metafórica à palavra “primogênito”. Ou seja, mudam o sentido da palavra “primogênito” e dão uma explicação que ignora Rev. 3:14. Ignoram o contexto em Col. 1:16 onde fala-se de Jesus como sendo aquele “POR INTERMÉDIO” de quem Deus criou tudo. Ao ler na versão Almeida perceberá que está diferente da TNM devido a inexatidão na forma em que verteram a preposição grega DIÁ. (Que nesta construção significa POR INTERMÉDIO DELE e não POR ELE).

    Curtir

  51. Estes raciocínios trinitários são todos uma grande confulônia. Ou seria Babisão…

    Curtir

  52. Tanto ela acha que “não importa” que continua postando coisas visando o mesmo objetivo de antes, e ainda quer pagar de neutra que nem liga pra esse negócio de Trindade. Os fatos desmentem suas palavras.

    Curtir

  53. A versão inglesa THe Scriptures utiliza o tetragrama em Revelação 4:8-11:

    8 And the four living creatures, each having six wings, were covered with eyes around and within. And they do not cease, day or night, saying, “Set-apart, set-apart, set-apart, יהוה Ěl Shaddai, who was, and who is, and who is coming!”
    9 And when the living creatures give esteem and respect and thanks to Him who sits on the throne, who lives forever and ever,
    The elders lay down their crowns, and worship him that sat on the throne
    10 the twenty-four elders fall down before Him who sits on the throne and bow before Him who lives forever and ever, and they cast their crowns before the throne, saying, 11 “You are worthy, O יהוה, to receive esteem and respect and power, for You have created all, and because of Your desire they are, and were created.”

    Curtir

Os comentários estão fechados.