Os “tempos dos Gentios” e a primeira Guerra Mundial


Um dos argumentos mais usados por nossos opositores, e principalmente apóstatas, na tentativa de explicar uma saída da organização religiosa das Testemunhas Cristãs de Jeová, é que a organização contém erros doutrinais. Um desses supostos erros é relacionado com o fim dos Tempos dos Gentios e o início da Primeira Guerra Mundial. 

Resumindo, a bíblia fala um de um período profético de “sete tempos”( 2520 anos), que é o mesmo período chamado de “tempos dos gentios”. Esses sete tempos se referem ao período em que o “trono de Jeová” ficou vago na terra, ou seja, a dinastia de reis foi interrompida e não se teve nenhum rei representando o governo de Jeová na terra. Esses sete tempos tiveram início em outubro de 607 AEC, quando Jerusalém foi conquistada pelos babilônios  e acabaram quando Jesus Cristo assumiu o reino de Deus nos céus, o que ocorreu em outubro de 1914, totalizando assim um total de 2520 anos, terminando assim o período de sete tempos, também chamado de Tempos dos Gentios.

Não é o objetivo deste artigo explicar em detalhes o que é, quando começou e terminou esse período chamado na bíblia de “Tempos dos Gentios”, registrado em Lucas 21:24. Se alguém desejar pormenores sobre esse assunto, procure uma Testemunha de Jeová, que com certeza ela lhe dará melhores explicações sobre o assunto.

Como primeira medida do seu governo, o recém-entronizado Rei, Jesus Cristo, travaria guerra contra Satanás e o expulsaria do céu, guerra esta descrita em Apocalipse 12: 7-9,12: “Irrompeu uma guerra no céu: Miguel [que é o ressuscitado Jesus Cristo] e os seus anjos batalhavam com o dragão, e o dragão e os seus anjos batalhavam, mas ele não prevaleceu, nem se achou mais lugar para eles no céu. Assim foi lançado para baixo o grande dragão, a serpente original, o chamado Diabo e Satanás, que está desencaminhando toda a terra habitada; ele foi lançado para baixo, à terra, e os seus anjos foram lançados para baixo junto com ele. ‘Por esta razão, regozijai-vos, ó céus, e vós os que neles residis! Ai da terra e do mar, porque desceu a vós o Diabo, tendo grande ira, sabendo que ele tem um curto período de tempo.’”

É aí que entra a acusação de nossos opositores: como é que a “Sociedade Torre de Vigia” diz que Jesus começou a reinar em outubro de 1914, resultando na expulsão de Satanás do céu a partir deste mês e que Satanás traria “ais” pra terra, no caso a 1º primeira Guerra Mundial, se a Guerra começou em 28 de julho de 1914?

Eles asseveram e vêem nisso uma grande contradição. A bíblia responde tal aparente “contradição”? Vejamos alguns detalhes importantes.

Satanás é o governante deste mundo. . (João 12:31; 14:30; 16:11) Será que um governante gostaria de perder o seu reinado? É óbvio que não.  Satanás nunca quis que o Reino de Deus assumisse o pleno controle dos assuntos na terra. Mais de dezenove séculos antes, ele manobrou os assuntos de tal modo que, se não fosse pela intervenção divina, Herodes, o Grande, teria matado o menino Jesus. Lemos em Mateus 2:13: Depois que partiram, um anjo do Senhor apareceu a José em sonho e disse-lhe: “Levante-se, tome o menino e sua mãe, e fuja para o Egito. Fique lá até que eu lhe diga, pois Herodes vai procurar o menino para matá-lo”. 

Notaram que Satanás sabendo que Jesus se tornaria rei no futuro procurou matá-lo, mesmo Jesus sendo um bebê? Do mesmo modo, já antes do nascimento do reino celestial, em 1914, Satanás aprontou-se para o ataque junto com seus demônios. Lemos em Apocalipse Revelação 12:3-5: “Viu-se outro sinal no céu, e eis um grande dragão cor de fogo, com sete cabeças e dez chifres, e nas suas cabeças sete diademas; e a sua cauda puxa um terço das estrelas do céu, e as lançou para baixo à terra. E o dragão ficou parado diante da mulher, que estava para dar à luz, para que, quando desse à luz, pudesse devorar-lhe o filho. E ela deu à luz um filho, um varão, que há de pastorear todas as nações com vara de ferro. E o filho dela foi arrebatado para Deus e para o seu trono.” 

Notaram leitores, a grande farsa que é a acusação de nossos opositores? Segundo a bíblia, Satanás, o Diabo, não precisava esperar até depois de o reino sobre as nações ter sido posto nas mãos de Jesus Cristo para manobrar as nações numa guerra em grande escala. 

O início daquele conflito sangrento, sem dúvida, fazia parte do Seu plano de cegar as pessoas quanto ao que aconteceu nos céus em cumprimento da profecia bíblica, e, se possível, impedir que o Reino governasse sobre o mundo da humanidade.  Por isso não se surpreendermos de que a Primeira Guerra Mundial tenha irrompido cerca de dois meses antes do fim dos Tempos dos Gentios, e, portanto, antes do nascimento do “filho” simbólico ou reino celestial.

A “grande” acusação de nossos opositores, na verdade é apenas uma tempestade num copo d’água, facilmente respondida dentro das escrituras.

Contribuído

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentários

  • I am Jw  On 3 de março de 2014 at 11:28

    Fico impressionado como o escravo fiel e discreto tem embasamento bíblico para tudo que ensinam! A diferença da religião verdadeira para a falsa é incrivelmente grande!

    Curtir

  • nicinho  On 3 de março de 2014 at 19:39

    Gostei muito bem explicado

    Curtir

  • foxhound  On 3 de março de 2014 at 20:40

    gostei do assunto.
    gostaria de ver mais respostas a muitas das chamadas verdades dos apostatas nesta pagina. por exemplo poderia-se responder aqui uma por uma das falsas idéas sem respostas deles.
    iria ajudar a muitos.
    pense nisso.
    um abraço.

    Curtir

  • Jonatan Almeida  On 3 de março de 2014 at 23:02

    Ótimo artigo, bem explicado!

    Pessoal entrem ai no meu site e curtam 🙂

    http://www.testemunhasdejeova2014.xpg.com.br/

    Curtir

  • Freitas  On 4 de março de 2014 at 13:26

    Há também uma outra linha de raciocínio que pode ser seguida quanto à questão da aparente discrepância.

    Embora Jeová seja o supremo cronometrista isso não significa que as profecias sempre se cumprem em dias e meses exatos, do ponto de vista do calendário humano. Levemos em conta que alguns dos acontecimentos mais marcantes da profecia bíblica se deu por volta do mês de OUTUBRO, segundo nosso calendário. (Ex. Dilúvio/ queda de babilônia/ nascimento de Jesus / queda de Jerusalém etc..).

    Mas queiram notar um exemplo interessante, a profecia registrada em Daniel 9:25 diz que o ungido viria após 69 semanas de anos( 483 anos) a partir da ordem para se restaurar e reconstruir Jerusalém.

    Neemias 6:15 diz que “Por fim ficou terminada a muralha, no vigésimo quinto dia de elul.” (no calendário antigo ia de 15 de agosto a 15 de setembro + ou -)
    O texto ainda informa que a restauração da muralha se deu em “cinquenta e dois dias”.

    De acordo com isso, a “ordem” registrada em NEEMIAS 2:17 para que os judeus reconstruíssem as muralhas de Jerusalém se deu no início da segunda metade de JULHO (calendário moderno), quando começou então a se cumprir a profecia.
    Para alguns, seria lógico raciocinar que o aparecimento do ungido deveria se dar então no exato mês em que começou a contagem, ou seja, no mês de JULHO, mas não foi assim que se cumpriu!

    Segundo Daniel 9:27, o messias realizaria um ministério de três anos e meio.

    Visto que Jesus morreu no mês de Nisã( Março/Abril, mês da páscoa)) contando três anos e seis meses para trás chegamos ao mês de ETANIM (Setembro/Outubro), Como sendo o mês em que Jesus se tornou o CRISTO, ou UNGIDO, por ocasião em que foi batizado por João, na data FUNDAMENTAL de 29 EC ( Lucas 3:21-23).

    Portanto, o importante a se notar é o ano em que a profecia se cumpriu. O mês, pelo visto, não teve muita relevância.

    Mas isso não é tudo…

    Curtir

  • Freitas  On 4 de março de 2014 at 14:40

    Considerem os acontecimentos envolvendo o início dos sete tempos dos gentios, a destruição de Jerusalém..

    Na segunda e derradeira vez que os babilônios entraram na cidade e passaram a queimar tudo, incluindo o templo, o relato diz que isso aconteceu no
    “QUINTO MÊS, NO DIA SÉTIMO DO MÊS” ( 2 Reis 25: 8-11).

    Mas, o versículo 12 informa que ainda restou gente no país, ou seja, a desolação da terra de Judá ainda não estava completa.

    O “QUINTO MÊS” era Ab, que corresponde hoje a JULHO/AGOSTO.

    2Reis 25:22-26 mostra que o que aconteceu com os que ainda restaram na terra :

    ” NO SÉTIMO MÊS ( não informa o dia) ..TODO O POVO, DO PEQUENO AO GRANDE, E OS CHEFES DAS FORÇAS MILITARES, SE LEVANTARAM E ENTRARAM NO EGITO..”

    Jeremias 44:2 mostra que Judá ficou desabitado por completo, o que indica que a contagem dos sete tempos deve ser a partir desse acontecimento que se deu no sétimo mês( correspondente a partes de setembro/outubro).

    O que quero destacar aqui é que um acontecimento conduz a um outro acontecimento levando a um clímax. Exatamente como mostra a bíblia em Revelação sobre o dragão/ a guerra no céu/o reino.

    Em momento algum li em publicações das testemunhas de Jeová que o reino foi estabelecido junto com o início da 1° guerra mundial. O que sempre encontrei foram declarações do tipo que o reino foi estabelecido no céu POR OCASIÃO da primeira guerra, ou, DURANTE.

    Esdras 3 indica que os setenta anos se cumpriram no sétimo mês, não informa o dia . Portanto, OUTUBRO e não julho é quando o reino nasceu. Continuo vendo base nesse ensino e muita base.

    Os genéricos opositores desavergonhadamente omitem esses detalhes, ou não sabem mesmo. Tudo o que eles precisam é de uma aparência de contradição, com uma em mãos correm para semear suas sementes entre irmãos incautos, muitos dos quais até inteligentes, mas uma inteligência apenas intelectual e esta, meus amigos, é a que enfuna.

    Eu escolhi continuar junto do “homem judeu”.

    Curtir

  • Daniel  On 2 de abril de 2014 at 20:50

    Realmente , é muito claro que essas duvidas são apenas conclusões precipitadas de um assunto muito bem explicado. O problema é que os apostatas veem isso como um contradição da Palavra de Deus. È possível saber a diferença entre o povo organizado e estudado de Jeová e os membros da falsa religião de Satanás , o Diabo. Mas podemos também acrescentar que a Guerra propriamente dita só começou em outubro , quando os exércitos da maioria dos países envolvidos se encontraram no campo de batalha. Julho apenas representou as primeiras batalhas como a Invasão austro-húngara da Servia , a invasão alemã contra a Bélgica , Luxemburgo e França e o ataque russo contra Alemanha. Podemos dizer que a Guerra começou de fato com o termino dos Tempos dos Gentios.

    Curtir

  • Lazarus  On 30 de julho de 2014 at 14:35

    Olá Queruvim,
    Alguém já tentou traçar um paralelo entre Mateus 1:17 (na questão das 14 gerações pré e pós exílio) e os textos que corroboram com a destruição de Jerusalém em 607 AEC ?

    Parabéns pelo site! Cada vez melhor!

    Curtido por 1 pessoa

  • neuza maria  On 13 de julho de 2015 at 8:40

    bom dia Queruvim
    Gostaria que voce comentasse algo sobre o ”adorar” de Mateus 15:9
    abraço e obrigada

    Curtir

  • Queruvim  On 13 de julho de 2015 at 12:04

    As palavras de Isaías citadas neste texto de Mateus 15:9 foram dirigidas aos judeus da antiguidade que não adoravam a Jeová Deus de maneira correta. Jesus não falava sobre ele, mas a respeito da adoração devida de Jeová, conforme disse Isaías. Não sei se sua indagação é a respeito de um eventual conceito trinitário de que Jesus deve ser “adorado”. Se alguém aplica este texto como se Jesus exigisse tal adoração, citando um texto que claramente se aplica “A Deus” como os próprios versículos(3-6) anteriores de Mateus 15 deixam claro, então, tal pessoa não sabe sequer interpretar textos. Como poderá passar em um concurso ou algum teste em uma empresa, não é? De fato, muitos crentes devotos não estudam com responsabilidade e procuram agradar a carne. Isto se dá por participarem de cultos de emoção desprovido de estudo correto da palavra de Deus.

    Curtir

  • neuza maria  On 13 de julho de 2015 at 12:25

    Não. Era minha dúvida mesmo por causa da palavra proskineo
    https://traducaodonovomundodefendida.wordpress.com/2010/08/29/proskineo-significa-sempre-adorar/

    estou satisfeita
    obrigada

    Curtir

  • Refutando a Trindade  On 13 de julho de 2015 at 16:51

    Interpretar textos….é como o Queruvim diz, se não sabe isso não tem como querer ensinar a bíblia. Quer dizer que todos nós temos que ser professores de português?

    Claro que não, até porque muitos dos servos de Deus eram pessoas ‘indoutas e comuns’. Mas claro que saber as normas da língua materna ajuda um pouco e ter o espírito santo de Jeová pra nos ajudar nessa interpretação é o mais importante.

    Aí vem os evangélicos dizendo que não é importante estudar, mas sim ter o espírito santo de Deus somente, e que eles tem o espírito santo. SQN. Como pode o espírito santo orientar doutrinas tão controversas como a trindade, inferno de fogo e alma imortal?

    Como pode o espírito santo orientar uma pessoa que se diz pastor a cometer adultério com a mulher do próximo, como aconteceu com um pastor a tempos atrás?

    Como pode o espírito santo orientar uma pessoa a pensar que o Deus Todo-poderoso mencionado em Apocalipse 1:8 é Jesus, sendo que nos versos anteriores Jesus é diferenciado da pessoa “que vem, que era e que é”?

    Aí vem outros dizendo que a lógica humana não deve ser aplicada as coisas de Deus, como vimos o pastor dizendo pros irmãos no vídeo, ou seja, regras gramaticais, coerência e o tão falado “contexto” que eles tanto dizem não vale de nada na prática pra eles, mas sim somente ter o espírito santo, que na verdade, é ter a 3º pessoa de Deus pra eles.

    Dizer que Deus não é uma pessoa, mas sim um termo técnico apenas que sugere uma pluralidade de pessoas é o cúmulo de ser cego espiritualmente. Se 3 seres recebem igualmente o título de ser Deus, é óbvio que temos 3 personalidades com o título, então dizer que não são 3 deuses, mas apenas um, é ir contra toda a razão.

    Mas pro trinitário não importa. Essa é a lógica do Deus deles.

    Curtir

  • Saga  On 13 de julho de 2015 at 23:48

    Eles usam Mateus 15:9 assim? Então também devem distorcer Mateus 21:13 dizendo que a casa de oração mencionada (o templo) é de Jesus.

    Curtir

  • neuza maria  On 27 de julho de 2015 at 3:33

    Queruvim, tem uma pessoa que é católica no Youtube ,para quem estou tentando mostrar a incoerencia da falsa doutrina trinitária.Ele me falou sobre o texto de 1 Corintios 8:6, porque na opinião desta pessoa, nós dissemos que existe mais de um deus, pois afinal nós afirmamos que JESUS é um Deus porem não Todo poderoso. Como sempre , eles não conseguem captar que o título DEUS não é de uso exclusivo para o Criador.
    Ele me mostrou onde diz para nós há um só DEUS.
    Como eu já tinha dito e ele parece não ter entendido , pois está cego espiritualmente. Que existe apenas um DEUS verdadeiro, no sentido de ser o único DEUS que tem poder absoluto, pois foi quem criou todas as coisas. Neste mesmo versículo eu mostrei a parte onde fala :”PARA NÓS HÁ REALMENTE UM SÓ DEUS, aí eu disse assim: [NOTE AGORA] DE QUEM PROCEDEM TODAS AS COISAS, indicando que este trecho confirma o que eu disse, que Ele É o único que Tudo criou.
    Ele ainda não me respondeu, acho que ainda não leu.
    Mas enfim, gostaria que voce desse sua opinião se vale a pena.
    Faz um mes que estamos discutido sobre estes e outros assuntos bíblicos..

    Curtir

  • Saga  On 27 de julho de 2015 at 18:25

    Neuza, não se pode usar esse versículo para defender a Trindade nem para acusar o povo do nome de Jeová de politeísmo, é questão de refletir no contexto de 8:4-6 pois a passagem é autoexplicativa, além de não falar do Deus Católico chamado trindade, ainda deixa claro que existem vários deuses, mas o cristão adoram apenas ao Pai como Ser Supremo.

    Curtir

  • Bastos  On 27 de julho de 2015 at 21:00

    Neuza, é bom ver a disposição da irmã para explanar a verdade.
    Mas se fosse pessoalmente, a senhora ficaria tanto tempo discutindo com a pessoa?
    Sinceramente eu já tive algumas conversas por este site, e não resultou em nada além do meu próprio crescimento espiritual. Achei conveniente termina as conversas de modo respeito, e qualquer comentário direcionei para o site de pesquisa wol.jw.org e jw.org, por que um estudo pessoalmente é bem mais “forte”. Sabe por que? Por que é Jeová que atrai(Jo 6:44) Se a pessoa for sincera verá sua vontade de ajudar e pesquisará sobre o assunto na Bíblia.
    Abraços querida.

    Curtir

  • neuza maria  On 27 de julho de 2015 at 21:35

    obrigada, Saga, por sua gentileza em me responder.

    Curtir

  • Jonas  On 28 de julho de 2015 at 2:50

    Pessoal bom dia.
    Estou estudando em minha casa com um grupo das testemunhas de jeova.sou iniciante na leitura da biblia.eles me falaram por alto sobre a data de 1914.mais lendo esse post confesso que fiquei confuso.afinal o que aconteceu em 1914? jesus voltou invisivel nessa data ou ele apenas assumiu o reinado.por favor me respondem.

    Curtir

  • neuza maria  On 28 de julho de 2015 at 18:15

    Jonas, se voce é mesmo iniciante nos estudos bíblicos com as Testemunhas de JEOVÁ, tenha calma, que cada assunto é entendido no devido tempo

    Curtir

  • neuza maria  On 28 de julho de 2015 at 18:39

    obrigada Bastos, por sua percepção e sugestão.

    Curtir

  • Saga  On 29 de julho de 2015 at 0:44

    Se o Jonas está estudando, a primeira coisa a fazer é perguntar aos seus instrutores.

    Curtir

  • Neuzamaria Madeira  On 1 de junho de 2016 at 20:59

    gostei muito do que li

    Curtir

Comments in english allowed! Não serão permitidos comentários de opositores ou pessoas que querem debates sem fim. EVITE FUGIR DO TEMA DA PÁGINA OU FAZER flooding de informações. Isso é coisa de gente desonesta e que quer confundir. Discordar não é problema, mas fazer oposição com zombaria desrespeito e trollagem não são aceitos nesta página. Ao postar nesta página você estará concordando com isso! Não é permitido a participação de APÓSTATAS nos comentários desta página. Em outras palavras, críticas e discordâncias são aceitas e até mesmo postadas, mas não “espírito de oposição”. Isto se dá em vista do claro mandamento bíblico para que “os eviteis” Romanos 16:17. Outra coisa...tenho recebido comentários feitos com erros graves em quase toda linha e frase. NÃO POSTAREI. Tenha respeito por assuntos bíblicos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s