A TRINDADE – Descubra a verdade por sí mesmo


Já Se Perguntou?

QUAL é uma das principais causas de desentendimento que separa muçulmanos e judeus das religiões da cristandade? É o ensino da “Santíssima Trindade”. O que afirma este dogma? A Trindade foi definida no Credo Atanasiano como a adoração do “um só Deus em Trindade . . . O Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus; e, no entanto, não são três deuses, mas um só Deus”. Afirma-se que cada um deles é eterno, todo-poderoso, que nenhum deles é maior ou menor do que o outro; que cada um é Deus, e que, juntos, são apenas um só Deus. Os teólogos afirmam que a Trindade é um mistério.
Fala a Bíblia algo sobre a Trindade? As seguintes perguntas podem ajudá-lo a chegar a algumas conclusões interessantes. As respostas bíblicas encontram-se logo abaixo, confirá!

1. Se Deus é e sempre foi uma Trindade, será que os judeus encontravam este ensino nas Escrituras Hebraicas (“Velho Testamento”)?
2. O que dizem as Escrituras Hebraicas sobre Deus? — Deuteronômio 6:4; Salmo 145; Zacarias 14:9.
3. Será que as Escrituras Hebraicas mencionam o espírito santo? — Juízes 15:14; Zacarias 4:6.
4. Nas Escrituras Hebraicas, é o espírito santo mencionado como se fosse uma pessoa ou como a força ativa de Deus? — Juízes 14:6; Isaías 44:3.
5. Mencionam as Escrituras Hebraicas um prometido Messias, ou Ungido? — Daniel 9:25, 26.
6. Existe algum versículo das Escrituras Hebraicas que iguale o Messias a Deus? — Salmo 2:2, 4-8; Isaías 45:18; 61:1.
7. Existe algum versículo das Escrituras Hebraicas que dê base sólida para se crer que Jeová é três pessoas em um só Deus? — Isaías 44:6; 46:9, 10.
8. Quem enviou Jesus à Terra? Então quem é superior? — João 5:19, 23, 30; 8:42; 14:28; 17:3.
9. Disse Jesus alguma vez que ele era Deus? — João 7:28, 29; 14:6.
10. Muitas pessoas viram Jesus, mas será que algum homem já viu a Deus? — João 1:18; 6:46.
11. Disse Jesus que ele era o ‘Filho de Deus’ ou que era ‘Deus, o Filho’? — João 10:36; 1 João 4:15; 5:5, 13.
12. Disse Jesus alguma vez que ele é igual ao Pai? — João 14:28; 20:17.
13. Será que as palavras “eu e o Pai somos um” provam a Trindade? — João 10:30; 17:21; Mateus 24:36.
14. Quem era Jesus, de acordo com seus primeiros discípulos? — João 1:29, 34, 41, 49; 6:69; 1 Coríntios 11:3.
15. Como Deus encarava Jesus? — Marcos 9:7; Lucas 2:9-11.
16. Será que as Escrituras Gregas (“Novo Testamento”) contradizem as Escrituras Hebraicas no que diz respeito ao espírito santo ser a força ativa de Deus? — Mateus 3:11; Lucas 1:41; João 14:26; Atos 1:8; 4:31; 10:38.
17. Por ocasião do batismo de Jesus, onde estavam o Pai, o Filho, e o espírito santo? Eram eles três em um? — Mateus 3:16, 17.
18. Que posição ocupa Jesus nos céus, após sua ressurreição? — Atos 7:55, 56; Romanos 8:34; Colossenses 3:1; Hebreus 12:2.
19. Quem deu essa posição enaltecida a Jesus? — Filipenses 2:9-11.
20. Será que isso torna Jesus a mesma pessoa que Deus, ou o torna o segundo no Universo, abaixo apenas de Deus? — 1 Coríntios 11:3; Filipenses 2:9-11.
21. Quem é o Soberano Supremo do Universo? — Deuteronômio 3:24; Atos 4:24-27; 1 Coríntios 15:28.


Já Se Perguntou? As respostas da Bíblia


“Jesus, depois de ter sido batizado, saiu imediatamente da água; e eis que os céus se abriram e ele viu o espírito de Deus descendo sobre ele como pomba. Eis que também houve uma voz dos céus, que disse:

‘Este é meu Filho, o amado, a quem tenho aprovado.’” — Mateus 3:16, 17.

Abaixo estão alguns dos textos que respondem às perguntas acima.

1. A The Encyclopedia of Religion admite: “Teólogos hoje em dia concordam que a Bíblia hebraica não contém uma doutrina da Trindade.” A New Catholic Encyclopedia também diz: “A doutrina da Santíssima Trindade não é ensinada no V[elho] T[estamento].”
2. “Escuta, ó Israel: Jeová, nosso Deus, é um só Jeová.” (Deuteronômio 6:4) “Jeová terá de tornar-se rei sobre toda a terra. Naquele dia Jeová mostrará ser um só e seu nome um só.” — Zacarias 14:9.
3. “O espírito de Jeová tornou-se ativo [em Sansão] e as cordas que havia sobre os seus braços vieram a ser como fios de linho quando abrasados pelo fogo, de modo que seus grilhões se derreteram de cima das suas mãos.” (Juízes 15:14) “Esta é a palavra de Jeová a Zorobabel, dizendo: ‘Não por força militar, nem por poder, mas por meu espírito’, disse Jeová dos exércitos.” — Zacarias 4:6.
4. “O espírito de Jeová se tornou ativo [em Sansão], de modo que ele o rasgou em dois, assim como se rasga um cabritinho em dois, e não havia absolutamente nada na sua mão.” (Juízes 14:6) “Despejarei meu espírito sobre a tua descendência e minha bênção sobre os teus descendentes.” — Isaías 44:3.
5. “Deves saber e ter a perspicácia de que desde a saída da palavra para se restaurar e reconstruir Jerusalém até o Messias, o Líder, haverá sete semanas, também sessenta e duas semanas. . . . E depois das sessenta e duas semanas o Messias será decepado, sem ter nada para si mesmo.” — Daniel 9:25, 26.
6. “Assim disse Jeová, o Criador dos céus, Ele, o verdadeiro Deus, o Formador da terra e Aquele que a fez, Aquele que a estabeleceu firmemente, que não a criou simplesmente para nada, que a formou mesmo para ser habitada: ‘Eu sou Jeová, e não há outro.’” — Isaías 45:18.
7. “Lembrai-vos das primeiras coisas de há muito tempo, que eu sou o Divino e não há outro Deus, nem alguém semelhante a mim.” — Isaías 46:9.
8. “Não posso fazer nem uma única coisa de minha própria iniciativa; assim como ouço, eu julgo; e o julgamento que faço é justo, porque não procuro a minha própria vontade, mas a vontade daquele que me enviou.” (João 5:30) “Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que vou embora para o Pai, porque o Pai é maior do que eu.” — João 14:28.
9. “Eu não vim de minha própria iniciativa, mas aquele que me enviou é real, e vós não o conheceis. Eu o conheço, porque sou representante dele, e Este me enviou.” — João 7:28, 29.
10. “Nenhum homem jamais viu a Deus; o deus unigênito, que está na posição junto ao seio do Pai, é quem o tem explicado.” (João 1:18) “Não é que algum homem tenha visto o Pai, exceto aquele que é de Deus; este tem visto o Pai.” — João 6:46.
11. “Dizeis a mim, a quem o Pai santificou e mandou ao mundo: ‘Blasfemas’, porque eu disse: Sou Filho de Deus?” — João 10:36.
12. “Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que vou embora para o Pai, porque o Pai é maior do que eu.” — João 14:28.
13. “Acerca daquele dia e daquela hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente o Pai.” (Mateus 24:36) “A fim de que todos [os seguidores de Jesus] sejam um, assim como tu, Pai, estás em união comigo e eu estou em união contigo, para que eles [os seguidores de Jesus] também estejam em união conosco, a fim de que o mundo acredite que me enviaste.” — João 17:21.
14. “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (João 1:29) “Nós cremos e viemos a saber que tu és o Santo de Deus.” — João 6:69.
15. “Uma voz saiu da nuvem: ‘Este é meu Filho, o amado; escutai-o.’” — Marcos 9:7.
16. “Ao chegar sobre vós o espírito santo, recebereis poder.” (Atos 1:8) “Deus . . . ungiu [Jesus] com espírito santo e poder.” — Atos 10:38.
17. Veja a ilustração à esquerda, a pergunta acima e o texto no alto da página 12.
18. “Olhando atentamente para o Agente Principal e Aperfeiçoador da nossa fé, Jesus. Pela alegria que se lhe apresentou, ele aturou uma estaca de tortura, desprezando a vergonha, e se tem assentado à direita do trono de Deus.” — Hebreus 12:2.
19. “Por esta mesma razão, também, Deus o enalteceu a uma posição superior e lhe deu bondosamente o nome que está acima de todo outro nome.” — Filipenses 2:9.
20. “A cabeça de todo homem é o Cristo; por sua vez, a cabeça da mulher é o homem; por sua vez, a cabeça do Cristo é Deus.” — 1 Coríntios 11:3.
21. “Ó Soberano Senhor Jeová, . . . que deus há nos céus ou na terra que faça atos iguais aos teus?” (Deuteronômio 3:24) ‘Quando todas as coisas tiverem sido sujeitas a Jesus, então o próprio Filho também se sujeitará Àquele que lhe sujeitou todas as coisas, para que Deus seja todas as coisas para com todos.’ — 1 Coríntios 15:28.

FONTE: jw.org

Derramou Deus espírito santo sobre si mesmo?

Anúncios
Both comments and trackbacks are currently closed.

Comentários

  • Saga  On 23 out 2013 at 11:46

    Engraçado que teve uma lista de perguntas para trinitários e não vi gente como o Vanderlei indo responde-las, parece que alguns gostam mais de perguntar, afinal é bem mais comodo. O Botafogo teve oportunidade de nos mostrar qual sua opinião sobre vários textos -explicando eles a luz do seu unicismo- e se omitiu.

    Curtir

  • Derley  On 23 out 2013 at 18:03

    Eu era católico e mesmo assim sabia que Jesus é o filho de Deus e não Deus ,não entendia esse negocio de trindade eu só rezava por rezar ,dai conheci uma testemunha de Jeová que me ensino que a doutrina da trindade é falsa ,ai me toquei ,que oque eu tava aprendendo estava errado ,ai ele leu um versiculo falando sai dela povo meu ! ai comecei a me perguntar se eu tava no caminho certo ,dai aprendi que o nome de Deus é Jeová .eu ia nas missas mais ficava com o nome Jeova na mente e nao entendia pq ninguem falava ,dai o instrutor leu pra mim um versiculo que falava que os verdadeiros cristãos tinha amor um pelo outro ai percebi na hora que eu tava no lugar errado ,la tinha cada um seu grupinho e me excluiam das coisas e faziam muitas coisas erradas fora da igreja
    comecei a invocar o nome de Jeová nas missas ai um certo tempo depois um mes mais ou menos eu cai fora da igreja falsa ,depois eu ganhei um dvd mostrando que na babilônia adoram tríades de deuses ai a fixa caiu comecei a acreditar só em Jeová, e no seu filho ,agora já to livre da religião falsa
    agora eu to indo no salão todos os dias sábado e terça, e to na escola do ministério teocrático ,e dia 27 tem congresso ,e depois do congresso eu vou sair no campo pra pregar.

    Curtir

  • Edson  On 23 out 2013 at 19:30

    IMAGINA UM TJ DIZER PARA UM JUDEU QUE ACREDITA EM UM DEUS TODO-PODEROSO QUE É JEOVÁ E UM MENOR UM DEUSINHO QUE É JESUS ISSO NOS LEVA A EXISTENCIA DE 2 DEUSES COPIA DO
    POLITEISMO GRECO-ROMANO DA ANTIGUIDADE. UMA RELIGIÃO QUE ACREDITA QUE SATANAS SEJA UM deus só merece o nosso repudio.

    Curtir

  • Queruvim  On 23 out 2013 at 20:23

    UMA RELIGIÃO QUE ACREDITA QUE SATANAS SEJA UM deus só merece o nosso repudio.

    Foi Paulo, sob inspiração do espírito santo que escreveu que Satanás é THEÓS. Em 2 Coríntios 4:4 lemos as palavras de Paulo referentes ao inimigo:

    “…O DEUS DESTE SÉCULO TEM CEGADO A MENTE DOS INCRÉDULOS”

    Em grego, nos mais antigos e respeitados manuscritos todas as letras eram maiúsculas, não havendo a diferenciação entre Maiúsculas e minúsculas. Satanás foi chamado de THÉOS( Deus/deus). Ou seja, ele é um deus. É a Bíblia que afirma isso. Não são as Testemunhas de Jeová que “acreditam” nisso.

    Edson, não são poucas as vezes que abordamos este assunto aqui na página. A palavra “Deus”, do hebraico ELOHIM( o V.T foi escrito em hebraico) Segundo a definição do respeitado Brown Driver Briggs Léxico Hebraico -Inglês, se refere a :

    a. governantes, juizes, quer como representantes divinos em lugares sagrados ou como refletindo majestade divina e poder. b. divinos, super humanos seres incluindo Deus e anjos. c. anjos; ( Moisés foi chamado de ELOHIM Ex 7:1; anjos são assim chamados: Sal. 8:5) O salmo 97:7 “curvai-vos diante dele, todos os deuses” se refere ao anjos no domínio celestial.

    O Salmo 82:1 se refere a Juízes humanos e os chama de “deuses”. Lemos que o Deus Todo Poderoso

    “preside na grande assembléia e julga entre os deuses…”

    Salmo 82:6 prossegue na mesma linha…

    “Vós sois deuses e todos vós sois filhos do Altíssimo”

    Estes e outros inúmeros textos evidenciam que a palavra hebraica “Elohim” “Deus” ou “deuses” é aplicada pelos Judeus primitivos tanto em escritos da Bíblia Sagrada como também em escritos extra bíblicos como se referindo a deidades secundárias sem que isso comprometesse o monoteísmo judaico.Eu escreví uma artigo que pode ajudá-lo a entender o que a Bíblia realmente ensina a este respeito: O uso e signficado da palavra Deus nas Escrituras Sagradas.

    Quero enfatizar que as Testemunhas de Jeová não consideram Jesus como sendo “um deuzinho” como falaste, antes, o consideram como o agente principal da vida e aquele por meio de quem Deus fez o mundo. Jesus é tratado pelas TJ como o líder da Igreja ou Congregação. Todos os dias ao sairem para pregar, consideram na Bíblia textos referentes as orientações dadas por Cristo, de como pregar e como ensinar. Sim, Edson, toda vez que saímos pra pregar consideramos as palavras de Cristo em todo o planeta a fim de pregar exatamente o que Cristo nos ordenou. Quanto a sua acusação de “politeísmo”. Lamento mas é um tremendo de um mal entendido de sua parte. Politeísmo é a crença e subsequente adoração de vários deuses. Os judeus acreditavam em vários deuses legítimos. Mas adoravam apenas Jeová (IHVH). É por isso que a frase HA ELOHIM foi usada pelos escritores inspirados centenas de vezes. Esta significa literalmente O DEUS e é corretamente traduzida O [Verdadeiro] Deus. Isto por que identifica o Ser Supremo. Procure ler com atenção os artigos que postei onde as coisas ficarão mais claras para tí e verá depois de escrutínio, que está repetindo um equívoco. Eu escrevi um artigo visando dissipar dúvidas e eliminar este mal entendido, não raro, repetido por muitos trinitários. Encontra-se aqui. Obrigado pelo comment e por expor o que pensa. Que Jesus abençoe os que procuram a verdade. Felicidades!

    Curtido por 1 pessoa

  • foxhound  On 23 out 2013 at 20:43

    Edson você se engana, se um tj diz a um judeu, sobre um Deus maior e um menor ( Jesus) ele estranharia porque ele mesmo não acredita no próprio Jesus.
    O problema é que você nem leu o artigo e nem ponderou sobre as perguntas.

    Por exemplo, alguns textos citados mostram claramente que nas escrituras hebraicas Jeová Deus dava de seu espírito ( santo ) e o mesmo acontece no novo testamento ex. lucas 11:13. O mais impressionante em lucas é que foi o próprio Jesus quem afirmou. E 1 Tess.4:8 é Paulo quem afirma.

    Você disse que repudia quem diz que satanas é um deus.
    O apóstolo Paulo chamou a satanás de deus será que ele merece seu repúdio ? leia 2cor. 4:4

    Sabe qual é o maior problema dos evangélicos? ( frase de queruvim : muita gritaria muita cantoria e pouco estudo das escrituras. )

    Curtir

  • Jeosadá  On 23 out 2013 at 21:15

    Parabéns Derley!

    Lembre-se:

    “Pondera estas coisas; absorve-te nelas, para que o teu progresso seja manifesto a todos.” — 1 TIMÓTEO 4:15.

    Curtido por 1 pessoa

  • Oliveira  On 23 out 2013 at 21:25

    No local de reunião das testemunhas de Jeová toda vez que oramos, oramos somente para Jeová e no fim da oração sempre dizemos. “Agradecemos/pedimos POR INTERMÉDIO DE seu filho Jesus” amém. Não doramos a Jesus nem a qualquer outro. Os Romanos sob influência dos gregos adoravam vários deuses e ofereciam suas oferendas a vários deuses. Não é o caso das Testemunhas de Jeová.

    Curtir

  • ANTONIO MUNIZ  On 24 out 2013 at 9:12

    O EDSON,AÍ EM CIMA QUE DISSE QUE AS TJS SAO POLITEISTAS,ELE DEVIA PRIMEIRO ESTUDAR A BIBLIA COMO FIZERAM OS BEREANOS(ATOS17:10,11), COISA QUE ELE NAO FEZ! QUANTO A FALAR COM UM JUDEU, A PERGUNTA QUE ELE DEVERIA TER FEITO ERA: “COMO VOU FALAR A UM JUDEU PARA CRÊR NUMA TRINDADE?”

    Curtir

  • Marcelo  On 24 out 2013 at 9:22

    Legal, não sabia que exodo 7:1 a palavra Deus usada para Moisés era Elohim. Isto derruba o argumento que Elohim é plural 3+.

    Curtido por 1 pessoa

  • Marcelo  On 24 out 2013 at 9:25

    Interessante que quem acredita na trindade ora a Jesus em nome de Jesus. Não é suposição. Já vi.

    Curtir

  • GIBE TJ  On 24 out 2013 at 12:23

    Concordo com você, Marcelo. Sou editor de vídeos de casamentos. E é realmente assim: Oram a Jesus em nome de Jesus. Faz sentido? Se atentassem para a oração modelo “PAI-NOSSO”, perceberiam que Jesus mostrou que devemos orar ao PAI de Jesus e não a Jesus.

    Curtir

  • Queruvim  On 24 out 2013 at 12:33

    Alguns argumentam que a palavra “ELOHIM” é plural e que portanto indica “uma trindade”. Argumento este rejeitado pelos eruditos trinitários de uns anos pra cá. Se aprofundaram e entenderam que ELOHIM é antes um plural MAJESTÁTICO. Leia por favor os artigos que eu escrevi abaixo que elucidam este assunto e desbancam totalmente este mal entendido perpetuado pelos “não ensinados”.

    ELOHIM por ser plural, indica que Deus é “uma trindade”?

    OUTRO ARTIGO MUITO INTERESSANTE é este:

    O PLURAL MAJESTÁTICO HEBRAICO

    Curtir

  • Queruvim  On 24 out 2013 at 20:15

    O Edson postou um texto de quase um kilômetro copiado de algum site Anti TJ. Eu simplesmente excluí permanentemente. Acho que foi o primeiro post que eu excluí definitivamente nos ultimos meses. Os outros eu jogo no lixo ou na lixeira. Já disse que se quiser dialogar, tudo bem, mas fazer flooding anti TJ aqui NÃO! Não vou deletar ou jogar na lixeira o comment de alguém caso seja algo decente.

    Curtir

  • Saga  On 24 out 2013 at 22:17

    Eu não entendo essa mania de copiar e colar, seria um sinal de falta de argumentos e capacidade própria?

    Eu gosto da citação como meio de

    1- Citar ou frisar o que um opositor disse, trazer atenção a todos ao que a pessoa opositora esta dizendo. Além de claro chamar atenção do próprio opositor ao que ele mesmo disse, pois se ele cair em contradição não terá como negar o que disse.

    2- Citar o que outra pessoa afirmou quanto ao assunto em pauta, sendo que aqui vem o ponto importante: a pessoa citada deve ser NEUTRA ou ela mesmo uma OPOSITORA. Quis dizer que não é o mais indicado citar TJs pra defender TJs, a pessoa citada ou não é TJ ou não tem religião ou então é de outra religião. (Assim numa discussão sobre a Trindade, citamos fontes trinitárias, se falarmos com evangélicos, citamos fontes evangélicas.)

    São os dois usos mais frequentes que faço de citações. Replicar, eu replico as pessoas pessoalmente usando minhas próprias palavras,

    Mas vejo pessoas que vem copiando e colando um -muitas vezes enorme- texto de alguém da mesma facção religiosa dela e pronto, acham que responderam, ou fazendo várias acusações onde usa como fonte uma página anti-TJ. Fulano é evangélico e copia um texto evangélico, não gosta de TJs e copia matéria de gente que odeia TJs e acha que tá abafando. Será que a fonte dela não é parcial? Em seu preconceito a pessoa pensa: `Se o que está sendo dito é contra as TJ então deve ser verdade`, ponto.

    Curtir

  • O Protestante ™  On 24 out 2013 at 22:36

    Eu tinha te avisado

    Curtir

  • Cefas  On 25 out 2013 at 0:24

    Engraçado como o texto 2Cor 4:4 incomoda os trinitários, lutam contra as afirmações da própria bíblia.

    À uma semana atrás respondi uma pergunta no yahoo sobre 2Cor 4:4, então apareceu um opositor da verdade com umas afirmações sobre este texto e também sobre 1Cor 8:5-6 e Isaias 43:10.
    Abaixo as afirmações dele entre aspas (“), e minhas observações com (*), sobre Isaias 43:10 usei uns argumentos que vi aqui no site:

    {

    “muitos tem usado a passagem biblica de corintios 8:5 para sustentar que existem varios deuses legitimos. mas esta passagem quer nos DIZER exatamente o CONTRARIO. NÃO EXISTE deus EM LADO NENHUM, nem no ceu nem na TERRA a não ser JEOVÁ.”

    *Em João 10:34-35 Jesus cita Salmos 82:6, indicando a possibilidade de homens (de autoridade) representantes de Deus na terra serem chamados “deuses” e ainda filhos do Altíssimo, sendo assim mais do que justo Jesus receber tal adjetivo também; ver Salmos 82:1, Êxodo 4:16 e 7:1.

    “testemunhas de jeova usam esse versiculo para sustentar que jesus é apenas mais um deus desses que existem no ceu e na terra, mas estão enganados.”

    *Jesus fez uso da palavra “deuses” como argumento exatamente como as TJs o fazem, basta ler em João 10:34-35. Paulo diz em 1Cor 8:5-6 que “DE FATO HÁ muitos deuses…”, deuses NÃO no sentido de adoração (politeísmo) mas sim pelo reconhecimento dos poderes ou autoridade de tais seres, veja que o versículo 6 conclui que só o PAI é o ÚNICO Deus, não inclui Jesus nem o Espirito Santo. Satanás tem sim o adjetivo “deus”, mas apenas no sentido de possuir muito poder (2Cor 4:4, 2Cor 11:14), e ainda ter certa medida de autoridade (Lucas 4:5-6). 

    “reparem que este pensamento contradiz o que jeova diz em isaias, que não existe outro Deus antes ou depois dele.”

    *Isaias 43:10 diz não haver outro Deus no sentido de ser ADORADO, e as TJs não adoram Jesus. Antes o encaram como Rei messiânico e criação Primogênita do Pai.
    Agora observe que neste versículo TODOS os VERBOS estão em 1° PESSOA (“minhas”, “meu”, “mim”), mas quem está falando ali? Será Jesus? Ou será que é a trindade? 
    A Resposta é facil, é Jeová, só o PAI falando, a contradição é para os trinitários, pois como ficaria o famoso argumento trinitário do “façamos” e do “nós” de Gen 1:26, 3:22?? 
    Em Isaias 43:10 e todo contexto, não vemos Deus falando “nós” ou “nosso”, muito pelo contrário, Deus Jeová o PAI afirma (NO SINGULAR) ser o único Deus, ele só deve ser adorado! 

    ” ja corintios 8:5 vem confirmar o que jeova diz em isaias.” 

    *Com certeza, todas as TJs concordam, para facilitar, vou até transcrever o texto 1Cor 8:5-6: 
    “5- Pois mesmo que haja os CHAMADOS deuses, quer no céu, quer na terra, (COMO DE FATO HÁ muitos “deuses” e muitos “senhores”), 6- para nós, porém, há UM ÚNICO Deus, O PAI, de quem vêm todas as coisas e para quem vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, POR MEIO de quem vieram todas as coisas…

    Realmente Isaias 43:10 é um forte testemunho junto à 1Cor 8:5-6 de que SÓ o PAI (JEOVÁ) é o verdadeiro Deus à ser adorado (João 17:3).

    Bons estudos! }

    Curtir

  • Marcelo  On 25 out 2013 at 9:19

    Boa Saga!

    Talvez o TNMD pudesse ter uma página “guidelines” de como o leitor pode CONTRIBUIR para uma discussão. Assim nem precisa dar muita explicação pra estas critaturas que fazem flood anti-TJ.

    Este item #2 aí é um excelente princípio de argumentação.

    Curtir

  • Saga  On 25 out 2013 at 16:50

    Ele não citou 1 Cor 8:6 que diz que esse “um só Deus” é o Pai?

    Curtir

  • Cefas  On 26 out 2013 at 9:53

    Ele queria “isolar” o texto (ignorando que Paulo disse que “há muitos deuses” no céu e na terra), e ligá-lo com Is 43:10, para tentar refutar que Jesus é “um deus”. Esquecendo de mais 4 detalhes:

    1°- Jesus citou “vós são deuses” para homens de autoridade.
    2°- 1Cor 8:5-6 diz que SÓ o PAI é Deus digno de adoração.
    3° – As TJs precisariam “adorar” Jesus para este argumento ter algum efeito, então o “tiro saiu pela culatra”, os trinitários não adoram só o PAI.
    4°- Em Is 43:10 Jeová (o Pai) declara no singular que só ele é Deus digno de adoração. (essa parte incrementei dum comentário seu aqui no TNMD)

    Curtir

  • Saga  On 26 out 2013 at 21:49

    Cefas, é interessante que pro tal argumento desse povo funcionar, eles sempre tem de contar meias-verdades, omitir fatos relevantes, usar premissas enganosas, fazer seleção conveniente dos textos e usar de falácias do espantalho. (Falácia do Espantalho é quanto alguém diz: as TJs acham que…., as TJ dizem que…., segundo as TJs…, as TJs são…, as TJs fazem assim…., sendo que é falso, assim ele refuta um espantalho, ele cria um oponente ilusório e refuta apenas algo que ele mesmo inventou)

    Alguém que cita o 1 Cor 8:4,5 mas não fala do 6 está fazendo o que descrevi, ele omite fatos relevantes, aí conta uma meia-verdade (Que Deus é um, mas sem dizer quem é este Deus) para defender um suposto Deus Tri-Uno e ainda parte de premissas falsas de que: ao defender a fé em um único Deus irá refutar as “politeístas TJs que creem em muitos deuses” e que Paulo está dizendo algo prejudicial aos ensinos delas; e de que em Isaías, é a Trindade que está falando usando o singular “eu”. O argumento do espantalho é que as TJ acreditem em mais de um Deus além de Jeová….que atribuira a elas uma Fé Não-Monoteísta…..

    Curtir

  • Queruvim  On 26 out 2013 at 22:04

    Sabe, estou convencido de que este povo repete os mesmos argumentos e erros devido a falta de estuda das Escrituras Sagradas. Pode ver que qualquer recém convertido vai defender trindade, inferno de fogo e imortalidade da alma, que como sabemos são ensinos oriundos do paganismo e cuja doutrinação é ortodoxa desde os tempos do catolicismo, época em que muitos destes pretensos “conversos a Cristo”, alimentavam suas mentes com ensino da trindade católica, entre outros ensinos. É a ausência de educação bíblica.Eles reclamam tanto , as vezes, dizendo que as Testemunhas de Jeová “vem falar da Bíblia” no portão de suas casas, mas cá pra nós, que precisam, precisam mesmo! Sem estudo diligente da palavra de Deus, não poderão jamais entender as verdades básicas da Bíblia. JAMAIS SUBESTIME O PODER E A ORIENTAÇÃO PRESENTE no estudo da palavra de Deus, por meio dos verdadeiros cristãos.

    Curtir