Se Jesus é Deus, porque é que Estêvão viu duas pessoas no céu?


 Se Jesus é Deus, porque é que Estêvão viu duas pessoas no céu? Estêvão “fitou os olhos no céu e avistou a glória de Deus, e Jesus em pé à direita de Deus.” (Atos 7:55) Claramente viu duas pessoas distintas. Estêvão menciona que Jesus está à direita de Deus e não simplesmente à direita do Pai. E se Jesus é parte de uma divindade trinitária, porque é que Estêvão não viu também o espírito santo ou três pessoas?

Responda com textos bíblicos sem se desviar do tema proposto. Todos os que visitam esta página estão convidados a responder esta e outras perguntas. Pesquise com atenção os textos bíblicos em seu exemplar da Bíblia. Não confie em pastores ou outros, tire suas próprias conclusões. Consulte as diversas páginas do lado esquerdo desta página e boas pesquisas. 

Os comentários que não se dirigirem à pergunta proposta podem ser deletados! 

299 comentários em “Se Jesus é Deus, porque é que Estêvão viu duas pessoas no céu?

  1. E complicado como pessoas questionam com tanta tolice. Porque perguntar se Estevao nao viu o Espirito Santo? Como a propria Biblia ja diz( espirito) nao e algo que se ve mas pode ser sentido. Na conversa de Jesus com Nicodemos,Jesus afirma que o vento sopra onde quer ,nao sabe de onde vem ,nem para onde vai.Assim acontece com aquele que nascido do espirito.Quanta ingnorancia.Em pleno seculo 21 alguem querer ver o espirito.

    Curtir

  2. Texto em debate: ” Estêvão “fitou os olhos no céu e avistou a glória de Deus, e Jesus em pé à direita de Deus.” (Atos 7:55) Claramente viu duas pessoas. “distintas.

    Abençoado a onde é que você viu duas pessoas nesta passagem, a Glória de Deus não é uma pessoa não.

    A DESTRA DE DEUS

    Há uma declaração de Jesus que merece nossa atenção.
    João 4:24 “ Deus é Espírito e os que o adoram têm de adorá-lo com espírito e verdade.”
    Deus é um espírito, disse o Senhor, e se é espírito Ele não tem mão, nem direita(destra), nem esquerda. A destra e direita de Deus não quer dizer lado direito; significa plenitude de autoridade, máxima autoridade
    Salmos 118:15,16 “ A voz de clamor jubilante e de salvação está nas tendas dos justos. A direita de Jeová está demonstrando energia vital.” A direita de Jeová [se] está exaltando; A direita de Jeová está demonstrando energia vital” Quer dizer o máximo poder de Deus se exalta e mostra energia vital.
    Marcos 14: 62 “ Jesus disse então: Sou; e vós vereis o Folho do homem sentado à destra de poder e vindo com as nuvens do céu.”(Mateus 26:64 e Lucas 22: 69)
    Colossenses 3:1 “Se porém, fostes levantado junto com Cristo, prossegui buscando as coisas de cima, onde o Cristo está sentado à direita de Deus.”
    1 Pedro 3:22 “ Ele está á direita de Deus, pois foi para o céu; e firam lhe sujeito anjos, e aotoridades, e poderes.” Todas essas análises que tenho feito até este momento é com o intuito de provar que o fato da Bíblia afirmar que Jesus está assentado à direita do Pai nas alturas não significa dizer que isto ocorre literalmente, mas há uma mensagem profunda que Deus quer nos revelar com isso.

    Êxodo 15:6 “ Tua direita, ó Jeová, mostra se poderosa em capacidade, Tua direita, ó Jeová, pode despedaçar o inimigo.” Não é a mão física de Deus e sim seu poder dEle despedaça o inimigo.
    Atos 5:31 “ Deus enalteceu a este, como Agente Principal e salvador, para sua direita para da Israel arrependimento e perdão de pecados. Deus com seu máximo poder, exaltou e glorificou ao Senhor Jesus Cristo. João 17;1-5 “ Jesus falou estas coisas, e levantando os olhos para o céu, disse: Pai, veio a hora glorifica o teu filho, para que o teu filho te glorifique, segundo lhe deste autoridade sobre toda a carne, para que com respeito ao [número] inteiros dos que lhe deste, ele lhes dê a vida eterna. Isto significa vida eterna que absorvam conhecimento de ti, único Deus verdadeiro, e daquele que enviaste, Jesus Cristo. Eu te tenho glorificado na terra, havendo terminado a obra que me deste para fazer. De modo que agora, Pai, glorifica-me junto de ti com a glória que eu tive junta de ti antes de haver mundo.”
    Salmos 139:9,10 “…se eu tomasse as asas da alva para residir no mar mais remoto. Também ali me guiaria a sua própria mão. E me seguraria a tua direita.”
    Davi conhecia em seu coração ao Senhor, Deus soberano que tinha controle de todos os detalhes de sua vida. Ele disse ao Senhor: “ Tua mão me segura” ou seja o que mantém firme é o máximo poder de Deus.”
    Hebreus 10:11-12 “Mas, Jesus ofereceu um só sacrifício pelos pecados, perpetuamente, e se assentou á direita de Deus.” Aqui está expressa a dimensão do sacrifício de Jesus para resgate dos seu povo. Esta obra Redentora de Jesus Cristo é a manifestação de Sua autoridade e poder.
    Hebreus 12:2 “olhando atentamente para o agente principal e Aperfeiçoador da nossa fé, Jesus. Pela alegria que lhe apresentou ele aturou uma estaca de tortura, desprezando a vergonha, se tem assentado á direita do trono de Deus.”
    Hebreus 8:1 “ Ora, quando as coisas que se discutem, este é o ponto principal: Nós temos um sumo sacerdote tal como este, ele se assentou á direita do trono da majestade no céus” Nosso sumo sacerdote tem todo poder e autoridade.
    Efésios 1:20 “… e o assentou à sua direita nos lugares celestiais”
    Então, quando a Bíblia fala em “sentado à destra ou a direita” ela quer dizer que Jesus Cristo está em pleno poder e autoridade como Rei e Soberano.

    A Graça e a paz.

    Curtir

  3. Ué, não são da mesma substância? Deveriam ser todos visíveis ou invisíveis então.

    E o que tem a ver os Nascidos por espírito com a visibilidade do ES?

    Curtir

  4. Gerson,
    A pergunta não revela “ignorância” em momento algum. Pelo contrário, uma vez que Estevão viu em visão (pois é óbvio que ninguem pode ver a Deus João 1:18) então a pergunta ainda ainda está de pé. Acha Gerson, que ataques servem para elucidar o assunto? Evite demonstrar impaciência e ataques (ad hominem) aqui nesta página. Vamos tirar essa emoção e pensar com mais razão usando nossa faculdade de raciocínio. Os que recorrerem a ataques, fazendo o nível baixar, terão seus comments deletados. Você acusou o formulador da pergunta de ser “tolo” e “ignorante” Como pode em poucas palavras desviar-se do assunto proposto a fim de fazer ataques? Será que a pergunta denuncia sua doutrina favorita e por isso se incomoda ao ponto de perder a compostura?

    A pergunta é muito pertinente. Se o “Espírito Santo” é alguem como afirmam os defensores da trindade, pq então não vemos o “Espírito Santo” nesta visão de Estevão? A pergunta é bastante pertinente e cabe aos trinitários responderem biblicamente.

    MODERADOR

    Curtido por 3 pessoas

  5. botafogo falta-lhe só um pouco de entendimento para compreender que quando a demonstração fisica de Deus, como sendo visto( ou seja enxergado por alguém e isso inclui até mesmo anjos) é para que o ser humano possa entender.È claro que deus é espirito, jesus é espirito e nenhum deles tem braço ou pernas, mas para que o ser humano entenda e possa compreender é necessário um vislumbre das coisas espirituais como sendo vistas de forma material, quero dizer humana.

    veja este ex: mateus cap.20: vers. 20-23

    20 Aproximou-se dele então a mãe dos filhos de Zebedeu com os seus filhos, prestando homenagem e pedindo-lhe algo. 21 Ele lhe disse: “O que queres?” Disse-lhe ela: “Manda que estes dois filhos meus se assentem, no teu reino, um à tua direita e outro à tua esquerda.” 22 Jesus disse, em resposta: “Vós não sabeis o que pedis. Podeis beber o copo que eu estou para beber?” Disseram-lhe: “Podemos.” 23 Disse-lhes ele: “Bebereis, de fato, o meu copo, mas, assentar-se à minha direita e à minha esquerda não é meu para dar, mas pertence àqueles para quem tem sido preparado por meu Pai.”

    por exemplo o que estas pessoas estavam pedindo e o que jesus estava tentando explicar?

    será que a explicação fornecida por jesus foi clara para eles? ou aqueles que o pai reservou também se referiam a estarem “sentado à destra ou a direita” quer dizer estarem em pleno poder e autoridade como jesus?

    o que jesus quis dizer com sentar-se a direita e esquerda dele? será que neste caso é de forma literal?

    nos diversos textos citados por você , você mesmo prova claramente que jesus é diferente do pai , que ele é inferior ao pai , e a prova mais clara é que ele vai devolver o reino ao pai no futuro 1cor.15:24-28.

    por que é tão dificil enxergar a verdade clara e cristalina da palavra de Deus?

    em todas as suas respostas você fala de jesus mas não prova porque estevão não viu o espirito santo.

    Curtir

  6. “botafogo Em 8 de outubro de 2013 às 21:21Link permanente | Resposta
    Texto em debate: ” Estêvão “fitou os olhos no céu e avistou a glória de Deus, e Jesus em pé à direita de Deus.” (Atos 7:55) Claramente viu duas pessoas. “distintas. Abençoado a onde é que você viu duas pessoas nesta passagem, a Glória de Deus não é uma pessoa não.

    Aqui :

    (Atos 7:55-56) 55 Mas ele, cheio de espírito santo, fitou os olhos no céu e avistou a glória de Deus, e Jesus EM PÉ à direita DE DEUS, 56 e disse: “Eis que eu observo o céu aberto e o Filho do homem EM PÉ à direita DE DEUS.”

    Leia o texto completo por favor.
    O ponto é: independente do que o texto signifique em seu simbolismo, como era uma VISÃO então realmente Estevão viu o que disse que viu, viu Deus e viu Jesus à direita de Deus, como é UMA VISÃO, não importa se Deus e Cristo são espíritos invisíveis, neste caso eles aparecem corporalmente, com braços pernas e etc. E finalmente, Deus é representado como um Ancião e o Filho como um homem barbudo, e o espírito? Onde está sua forma física pessoal?

    Curtido por 2 pessoas

  7. As respostas até aqui foram de que Deus é Espírito e espírito é invisível então por isso Estevão não viu o espirito santo ali. A isso uma amiga minha disse:

    Bruna: E como então ele teria visao de coisas invisiveis? entao ele n veria nada na visao! Imagina só

    Bruna: – gente, eu tive uma visão!
    Bruna: o que vc viu??
    Bruna: – pessoas invisiveis!
    Bruna: como elas eram?
    Bruna: – não sei uai, elas eram invisiveis! eu não vi nada!

    Curtido por 1 pessoa

  8. O que o botafogo quis dizer é resumido no final de seu comentário,o seguinte:

    “Então, quando a bíblia fala em”sentado à destra,ou direita, ela quer dizer que Jesus Cristo está em pleno poder e autoridade como rei e soberano”(Botafogo)

    Estas declarações poderiam estar 100% corretas e poderia até ser um argumento contra a questão da visão de duas pessoas em vez de três, salvo se ele não incluísse a posição que detém esta autoridade conferida,ou seja,a do “soberano”.

    Botafogo,mesmo no simbolismo não tem como vc negar que Jeová é a fonte do poder (O que detém a direita).

    E se Jesus também fosse “o soberano” esta visão de Estevão perderia todo o sentido simbólico.

    Saga,é aquela velha questão já abordada da “autoridade” que Jesus recebeu.

    O botafogo,como sempre,bem pertinho da verdade que insiste em não perceber!

    “Duro te é persistir em dar pontapés contra as aguilhadas”(Atos 26:14).

    Curtido por 1 pessoa

  9. Foxhound, eu não creio na trindade eu creio em um unico Deus que se manifestou triunicamente. Como Pai na criação, Filho na redenção e Espírito Santo nos dias atuais.

    Lhe responderei sobre a deidade de Cristo como diz em 2 Coríntios 5:16 e que Jesus na carne era o véu ou seja a cortina como diz Hebreus 10:20

    foxhound já que me falta entendimento e em Ti deva sobrar o que você me diz da passagem de Hebreus 7:1-4, no qual diz que Melquisedeque, Rei da Justiça, rei de Salém(diminutivo de Jerusalém), Rei da Paz, sem pai, sem mãe sem geneologia, não tendo princípio de dias, nem fim de vida,mas tem sido semelhante ao filho de Deus.

    Até a próxima abençoado.

    Curtir

  10. Irmão Freitas, eu respeito sua opinião, mas MAS você não foi feliz em sua declaração eu não estou perto da verdade eu estou na verdade pois Jesus é o caminho a verdade e a vida e como diz em colossenses 2:3 em Jesus se acham ocultos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento.
    E a questão do “soberano” que quer dizer Dono em Judas 4 diz que Jesus é o nosso único Dono em 2 Pedro 2:1 diz muitos repudiarão até mesmo o [nosso] dono que nos comprou, trazendo sobre si destruição isso é o que Jesus fez.

    A Graça e paz.

    Curtir

  11. Botafogo

    “botafogo Em 11 de outubro de 2013 às 21:19 Saga eu nunca falei que o espírito santo é uma pessoa.”

    Eu percebi, mas o tópico não foi feito pensando em você, ele é para Trinitários, por isso rola o desencaixe entre a questão e o seu caso.

    Mas no seu caso, as visões que a Bíblia fala, como descrições do “invisível” independente de seu significado ainda estão lá, como foram vistas, por exemplo, Daniel viu o Pai e Filho como dois seres diferentes, assim como João, e o caso de Estevão foi igual, Deus não pode ser visto? Mas nas visões ele descrito como alguém com braços, pernas, etc, mas não como Jesus e sim como alguém separado.

    Sobre Melquisedeque e etc é sair do ponto da visão de Estevão.

    Curtir

  12. Irmão Marcelo li o estudo que você me indicou, coloquei minha opinião.
    Marcelo citou:
    “Paulo destacou um fato notável a respeito de Melquisedeque, ao dizer sobre ele: “Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo nem princípio de dias nem fim de vida, mas tendo sido feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote perpetuamente.” (He 7:3) Igual a outros humanos, Melquisedeque nasceu e morreu.”
    Amigo Marcelo a palavra diz “não tendo princípio de dias” a pessoa com essa qualidade e um ser não criado só Deus pode isso é um “fato notável”, não tem nada haver com os outros humanos. Vemos aqui a primeira manifestação de Deus em corpo carnal.

    Marcelo citou:
    “ Todavia, não se fornecem os nomes de seu pai e de sua mãe, nem se revelam seus ancestrais e sua posteridade, e as Escrituras não contêm informações sobre o início dos seus dias ou o fim da sua vida. De modo que Melquisedeque, apropriadamente, podia prefigurar Jesus Cristo, que tem um sacerdócio infindável.”
    Marcelo no Antigo Testamento, Jeová se manifestava de muitas formas, sob vários títulos, mas era um só Deus: El Shadai, Eu Sou, Jeová Zeobaós, Jeová Jihré, Jeová Adonai, Jeová Shalom. Vemos aqui Deus se manifestando como Melquisedeque.
    Quando se diz que ele “podia” prefigurar Jesus, não esta havendo certeza mas sim que você acha e não tem certeza.
    Um abraço.

    Curtir

  13. Botafogo

    É verdade, “podia” significa que não se tem certeza. Não se pode afirmar nada com certeza, pelo fato de que a bíblia é bem vaga no assunto.

    Abraço

    Curtir

  14. Esse texto está simples, o que ele diz é que não se cita antecessor sacerdotal a Melquisedeque e nem se cita sucessor, ele foi um sacerdote único, sem genealogia e sem herdeiros.

    O sacerdote Melquisedeque era: “Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo nem princípio de dias nem fim de vida”, este `não ter princípio` era ser `sem genealogia`, por ser assim ele era “semelhante ao Filho de Deus”, e por que era semelhante ao Cristo? Porque `permanece sacerdote perpetuamente`, assim Jesus e Melquisedeque eram `semelhantes` , pois ambos não tem `genealogia` sacerdotal, também não tem uma linhagem, também os dois sacerdotes não tem `fim de vida` sacerdotal, foram primeiros e únicos em seus cargos.

    O assunto do contexto -sabem o que é isso?- é o tema do cargo de sacerdote, de como para Cristo ser um sacerdote de Deus não precisaria ter uma linhagem arônica ou levítica, sim, ele pode ser `semelhante` ao Melquisedeque que era sacerdote, embora não fosse um dos filhos de Arão.

    O texto poderia dizer que Cristo não tinha pai? Ué, o próprio texto diz que ele é filho de Deus, como que não tem um Pai? Deus é o Pai de Jesus Cristo, sobre mãe, ué, na Terra não era filho de Maria? Sem genealogia? Ele não é da genealogia real de Davi? Então o assunto, sobre genealogia, pai, mãe, deve ter a ver com o sacerdócio.

    O termo “semelhante ao” supõe duas pessoas diferentes, afinal, Melquisedeque era semelhante ao Filho de Deus, ou era o próprio Filho de Deus? E Jesus era um “sacerdote a maneira de Melquisedeque” ou ele era o próprio sacerdote Melquisedeque?

    Curtido por 1 pessoa

  15. “De modo que Melquisedeque, apropriadamente, podia prefigurar Jesus Cristo, que tem um sacerdócio infindável”

    Nessa frase, o “´podia” não é o podia de possibilidade (onde você pode ou não) é o podia de poder fazer algo (pode ser feito, por isso foi), podia de permissão, você pode. O sacerdote de Salém tinha os requisitos necessários para prefigurar o Cristo, então ele podia prefigurar o Cristo, se ele não tivesse os requisitos, então ele não poderia faze-lo.

    Curtir

  16. Botafogo o que quis dizer em “falta-lhe um pouco de entendimento” não foi ofender, mas na verdade tive a intenção de fazer você notar que para entender algumas coisas é somente necessário ver a verdade como ela realmente é, simples e clara.
    por exemplo tentei argumentar sobre o assunto em questão da forma que o queruvim sugeriu sem muitos textos e sem fugir do assunto e ai você fez justamente o que ele pediu para não fazer, tentou levar o assunto para outro assunto em questão. mas eu entendo porque tentar responder uma pergunta tentando mostrar apenas um texto é muito complicado pois se assim for vcs não conseguem, por isso tentei te ajudar , e vou tentar novamente só que agora de forma mais simples.
    por ex. cristo é chamado de filho de Deus justamente para mostrar que ele é inferior ao seu pai, como se da com todos os outros filhos de Deus por ex. jó 1:6
    jó 2:1 , jó 38:7 salmo 89:6 só para citar estes, por gentileza leia na sua almeida.
    conseguiu entender de forma bem simples o que quis dizer.
    se os outros filhos de Deus se diferenciam do próprio Deus o mesmo se da com jesus. não são as mesmas pessoas.
    por exemplo como você entenderia todo aquele acontecimento no céu se não fosse transmitido em uma forma que conseguisemos enxergar com nossos olhos mentais as figuras de diversos personagens. por ex. espirito não tem forma , mais imaginemos que sua forma fosse como uma pequena nuvem, conseguiria entender as passagens ? estevão não teria conseguido enxergar e identificar jesus.

    quando o criador forneceu todas as visões escritas na biblia ele tentou passar de uma forma que qualquer ser humano estando na terra pudesse entender.
    tinha que ser de coisas que ele conhece que ele entende.
    por isso que na visão estevão olhou e viu jesus em pé a direita de Deus.
    notou o detalhe em pé , se fosse espirito como uma nuvem ele não teria citado a frase em ” pé “.

    Curtido por 1 pessoa

  17. Estevão não viu duas pessoas como anuncia o comentador que colocou a questão. E Jesus, nesses versículos, não é apresentado como Deus mas como Filho do Homem. Estevão viu o Filho do Homem de pé, à direita de Deus. Tendo este Deus na frase anterior aparecido encoberto pela sua glória. Assim, Estevão viu unicamente Jesus. Estevão não viu o Espírito Santo porque ele próprio estava cheio desse mesmo espírito como está escrito nos atos do apóstolos.

    Curtir

  18. Não concordo com o que você disse, Maria. Afinal os trinitaristas defendem que um dos atributos do espírito santo é a onipresença, isto é, está em todos os lugares ao mesmo tempo. Só pra entendermos: Uma pessoa no Brasil esta com o espírito santo ao mesmo tempo em que outra está com ele no Japão. Então explique: Por que a “pessoa” do espírito santo não conseguiu estar com Estevão e ao mesmo tempo estar no céu? Vocês mesmo se contradizem nos seus próprios argumentos.

    Curtir

  19. Maria, Jesus no céu é uma entidade espiritual um ser..não importa que termo se use no texto,ele pode ser chamado de “cordeiro “mas esse cordeiro é alguém,um ser,o ponto é que Estevão viu em visão dois “seres” ou duas entidades espirituais, sendo que um é Jesus,o filho o outro é o Deus Todo Poderoso..a sua declaração ao dizer que “o espirito não é visto porque estevão estava cheio dele” não tem fundamento pois seriamos obrigados a acreditar que uma entidade,um ser,uma pessoa espiritual estava “dentro ” de estevão.Além do mais os trinitáristas acreditam que Deus é onipresente ou seja pode estar em vários lugares ao mesmo tempo..então se o espirito santo é uma pessoa e é Deus ele não podia estar na terra e no céu ao mesmo tempo ao ponto de ser incluído na visão?

    Curtir

  20. Meu caro Nilson, meu caro Gibe ( que nome é este, meu Deus?) e meu caro Marcelo, eu gostava de vos responder se fosse uma católica pura, infelizmente não é esse o caso. Quando o Espírito Santo aparece referenciado como o Consolador parece que é uma pessoa mas no caso de Estevão apresenta-se como um dom, um sentimento que toma conta dele. Quando o Espírito leva Jesus ao deserto para ser tentado o que é, então, podeis-me elucidar? Dom, sopro? Não me parece adequado defini-lo assim nessa circunstância. Quando os galileus falaram línguas eles estavam possuídos pelo espírito santo. Mais uma vez o dom, não é?

    Curtir

  21. O objectivo é ajudar pessoas sinceras a ter um entendimento profundo da verdade e devemos evitar pessoas como a Maria que fazem um comentário do qual não tem capacidade de desenvolver, é importante perceber que o deus deste século cegou a mente de certas pessoas que não estão dispostas a mudar a sua opinião sobre um ensino que alguns trinitários dizem clara e inequivocamente que são incapazes de subsidiar. Pastores há que nunca aprenderam a verdade sobre Deus e seu filho por causa de factores extra-bíblicos, que dizer da Maria que só fez um comentário e não foi edificada. O objectivo é edificar, ensinar a verdade e não discutir nossos conceitos que têm base sólida na Bíblia com pessoas que só querem questionar pondo seus ensinos acima do que a palavra de Deus ensina.

    Curtir

  22. Meu caro Ayrton, vejo que o senhor também não respondeu à pergunta nem como TJ nem como «mente independente». Se a minha resposta não é edificante é porque eu estudo sozinha e ainda não adquiri a sabedoria necessária para vir aqui ministrar ensinos. Simplesmente venho trocar pontos de vista. E, sabe uma coisa, mesmo que eu não esteja com a verdade teológica, o que importa são os dois primeiros mandamentos. Por isso, aconselho-o a rever o seu comentário porque revela uma grande falta de compreensão, generosidade e carinho.

    Curtir

  23. Maria, Gibe é um apelido, não é meu nome. mas o foco aqui não é meu nome e sim a personalidade do espírito santo. Entendo ele como o poder de Deus. E falando da trindade, ele não aparece em diversos textos junto com Jeová e Jesus, o que seria uma injustiça. Reflita nisto. Leia mais a Bíblia e deixe que ela te direcione. Enquanto eu não conhecia e Bíblia fui católico e depois evangélico. Quando ampliei meus conhecimentos bíblicos me tornei TJ. Isto já há mais de 20 anos. E quando mais me aprofundo nos estudos mais confirmo minhas crenças atuais. Mas voltemos ao espírito santo. Pense nos textos abaixo:

    João 17:3; joão 10:30; apo 7:10; 1cor 1:3. porque o espírito santo não foi mencionado aqui como parte da 3ª pessoa da trindade? Não é uma injustiça contra ele? E olha que eu poderia mencionar inúmeros textos adicionais. Mas deixo apenas estes para tua reflexão.

    Curtir

  24. Maria, sem querer lhe faltar com o respeito, mas…

    Os seus comentários são muito confusos, não parecem ter pé nem cabeça. Talvez a tua idéia tenha lógica, mas tu não está conseguindo expressar ela com as tuas palavras.

    Sugiro que tu entre no Chat criado pelo moderador deste blog para que tu tenha a oportunidade de te expressar melhor e ser melhor compreeendida.

    Curtir

  25. Pessoal, cuidado com a Linguagem Ultrajante!

    Os verdadeiros cristãos não podem macular o nome de Jeová por causa de ofensas pessoais.

    E interessante que Tito 2:8 diz: “palavras sadias que não podem ser condenadas; para que o homem do lado oponente fique envergonhado, não tendo nada de ruim a dizer sobre nós.”

    Mesmo que soframos zombaria, não deveriamos revidar (Proverbios 9:7)

    Atenciosamente

    Jeosadá
    (Peço desculpas por qualquer um que tenha lhe ofendido…)

    Curtir

  26. A Maria você estar bem pertinho de entender o que a bíblia diz sobre o espirito,é verdade que em alguns casos ele é personificado,isso leva a alguns a entenderem erroneamente que ele é uma pessoa divina,mas é comum Maria a bíblia fazer isso quer ver: “Meu divã me consolará.” – Jó 7:13.
    “As próprias colunas do céu . . . estão pasmadas.” – Jó 26:11.
    “Durante as noites me corrigiram os meus rins.” – Sal. 16:7.
    “Levantai as vossas cabeças, ó portões.” – Sal. 24:7.
    “Que a minha glória entoe melodias.” – Sal. 30:12.
    “Que jubilem os ossos que quebrantaste”. – Sal. 51:8.
    “As próprias baixadas . . . bradam em triunfo, sim, cantam.” – Sal. 65:13.
    “Rejubile a campina”. – Sal. 96:12.
    “O próprio sol sabe muito bem onde se põe.” – Sal. 104:19.
    “O próprio mar viu e pôs-se em fuga.” – Sal. 114:3.
    “Ele faz prantear a escarpa e a muralha.” – Lam. 2:8.
    Tudo que você ver ser mencionado nesses textos são coisas impessoais,mas atribui-se a essas coisas ações que só “pessoas” podem fazer.
    Quando Jesus disse que o espirito seria um “consolador “precisamos levar em conta que , o fato de a Bíblia atribuir tal termo ao espírito santo ( consolador,ou ajudador)não faz com que ele seja uma pessoa; apenas mostra que uma de suas funções inclui dar ajuda ou consolo aos servos de Deus. Assim, a Bíblia fala do “consolo do espírito santo”. (Atos 9:31) Mas ela também menciona o“consolo das Escrituras”. (Rom. 15:4) Portanto, a Palavra de Deus também fornece consolo, mas evidentemente ninguém concluiria disso que ela é uma pessoa. Adicionalmente, a Bíblia mostra que até mesmo qualidades abstratas podem atuar metaforicamente nessa função. O Salmo 119:76 declara: “Sirva a tua benevolência para consolar-me.” E o Salmo 23:4 ainda diz: “Tua vara e teu bastão são as coisas que me consolam.” Todas essas coisas impessoais cumprem o papel de “ajudador”, ou de “consolador”. Assim, o fato de Jesus Cristo ter personificado o espírito santo como “ajudador” ou “consolador” não fornece base para se concluir que o espírito santo é uma pessoa.
    Quanto a declaração de que o ” Esprito levou Jesus ao deserto é simples entender O registro evangélico diz o que aconteceu logo após o batismo de Jesus: “Cheio de espírito santo, [Jesus] afastou-se do Jordão e foi conduzido pelo espírito, lá no ermo.” (Luc. 4:1) Ali, enquanto ele jejuava, orava e meditava, Jeová provavelmente instruía e esclarecia seu Filho a respeito do que o aguardava. A força ativa de Deus agia na mente e no coração de Jesus, orientando seus pensamentos e suas decisões. Como resultado, Jesus sabia o que fazer em cada situação, e ele sempre fez exatamente o que seu Pai desejava que fizesse. Assim como o vento, embora invisível, exerce força, o imaterial e impessoal espírito santo é invisível, mas produz efeitos. Esse espírito é energia que emana de Deus, projetada e exercida sobre pessoas ou coisas para cumprir a vontade divina. Espero que tem entendido fique em paz!

    Curtir

  27. Obrigado, Nilson Rocha, pelo seu esclarecimento. Foi muito completo.
    Marcelo, especifique um pouco. Não sei que parte dos meus argumentos ou dúvidas são suscetíveis de confusão mas a ideia do chat não é má; não percebo é como isso se faz porque os meus conhecimentos de informática são limitados. Assim como os meus conhecimentos religiosos. Mas gostava de continuar a intervir e de dialogar; o que vos parece estranho será talvez eu não seguir a doutrina da TJ porque também a desconheço nalguns aspetos

    Curtir

  28. Depois que o botafogo me respondeu acima, no dia 11 de outubro, citando Judas 4 para dizer que Jesus é o soberano Deus, só me resta sugerir que parem de perder tempo com os argumentos que ELE pensa que são ensino cristãos.
    Botafogo, antes de postar aqui certos textos bíblicos pesquise-os a fundo.
    Ou senão que fale sozinho. Desculpe, mas se vc estivesse na “verdade” ensinaria a “verdade” sobre a verdade .Não se deixe desencaminhar pelos tradutores de sua versão da bíblia. Quer dizer que Judas 4 se refere a Jesus como o soberano é? tisc,tisc,tisc.

    Curtir

  29. Queruvim, eu vi uma pergunta que achei boa também sobre a trindade. Hebreus 13:8 diz que “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre”.

    Então como pode ele ser Todo-poderoso, igual a Jeová antes de vir a terra, depois ficar menor que os anjos, depois ressuscitar e ficar Todo-poderoso novamente e mais uma vez se sujeitar a Jeová?

    Agora o ensino dos não trinitários tá certo, Jesus sempre foi inferior ao Pai, ontem hoje e sempre.

    Curtir

  30. Irmão Foxhound, tudo bem eu sei que não foi sua intenção não estou aborrecido valeu.

    Eu sei que a Bíblia diz que Jesus é o filho pois eu creio que em um Deus que se manifestou Triúnicamente como Pai na criação, Filho na redenção e Espirito Santo nos dias atuais.

    Você disse que é só ver a verdade como realmente ela é simples em tão vamos lá qual foi o nome dado a Jesus por Isaías 9:6 ” Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte e PAI DA ETERNIDADE.”

    Será que Isaías sendo hebreu adorador de um único Deus não sábia disso, simplesmente ele revelou atravéis de uma profecia que aquele menino seria o PAI DA ETERNIDADE OU SEJA JEOVÁ.

    Nesta revelação ao povo Hebreu ele não quis mostrar que que esse filho que viria seria inferior ao Pai.

    Eu postei alguns temas em outros links depois de uma lida para nós conversarmos.

    Agraça e paz.

    Curtir

  31. “ [PERGUNTA] Se Jesus é Deus, porque é que Estêvão viu duas pessoas no céu? Estêvão “fitou os olhos no céu e avistou a glória de Deus, e Jesus em pé à direita de Deus.” (Atos 7:55) Claramente viu duas pessoas distintas. Estêvão menciona que Jesus está à direita de Deus e não simplesmente à direita do Pai. E se Jesus é parte de uma divindade trinitária, porque é que Estêvão não viu também o espírito santo ou três pessoas? Responda com textos bíblicos sem se desviar do tema proposto.

    [RESPOSTA DO BOTAFOGO] ” Estêvão “fitou os olhos no céu e avistou a glória de Deus, e Jesus em pé à direita de Deus.” (Atos 7:55) Claramente viu duas pessoas. “distintas. Abençoado a onde é que você viu duas pessoas nesta passagem, a Glória de Deus não é uma pessoa não. […] Há uma declaração de Jesus que merece nossa atenção.João 4:24 “ Deus é Espírito e os que o adoram têm de adorá-lo com espírito e verdade.” Deus é um espírito, disse o Senhor, e se é espírito Ele não tem mão, nem direita(destra), nem esquerda. A destra e direita de Deus não quer dizer lado direito; significa plenitude de autoridade, máxima autoridade […] Colossenses 3:1 “Se porém, fostes levantado junto com Cristo, prossegui buscando as coisas de cima, onde o Cristo está sentado à direita de Deus.” 1 Pedro 3:22 “ Ele está á direita de Deus, pois foi para o céu; e firam lhe sujeito anjos, e aotoridades, e poderes.” Todas essas análises que tenho feito até este momento é com o intuito de provar que o fato da Bíblia afirmar que Jesus está assentado à direita do Pai nas alturas não significa dizer que isto ocorre literalmente, mas há uma mensagem profunda que Deus quer nos revelar com isso. […] Hebreus 10:11-12 “Mas, Jesus ofereceu um só sacrifício pelos pecados, perpetuamente, e se assentou á direita de Deus.” Aqui está expressa a dimensão do sacrifício de Jesus para resgate dos seu povo. Esta obra Redentora de Jesus Cristo é a manifestação de Sua autoridade e poder.
    Hebreus 12:2 “olhando atentamente para o agente principal e Aperfeiçoador da nossa fé, Jesus. Pela alegria que lhe apresentou ele aturou uma estaca de tortura, desprezando a vergonha, se tem assentado á direita do trono de Deus.”
    Hebreus 8:1 “ Ora, quando as coisas que se discutem, este é o ponto principal: Nós temos um sumo sacerdote tal como este, ele se assentou á direita do trono da majestade no céus” Nosso sumo sacerdote tem todo poder e autoridade.
    Efésios 1:20 “… e o assentou à sua direita nos lugares celestiais” Então, quando a Bíblia fala em “sentado à destra ou a direita” ela quer dizer que Jesus Cristo está em pleno poder e autoridade como Rei e Soberano […] Eu sei que a Bíblia diz que Jesus é o filho pois eu creio que em um Deus que se manifestou Triúnicamente como Pai na criação, Filho na redenção e Espirito Santo nos dias atuais. Agraça e paz.“

    Em resumo foi que não foram vistas duas pessoas por Estevão, pois como Deus não tem forma física e não tem direita ou esquerda e nem trono, o que ele viu apenas uma pessoa, Jesus, de pé, e quando se diz que ele estava a direita de Deus quer dizer que ele tem todo poder de Deus.

    Isso já foi respondido aqui, que a visão é uma visão justamente por isso, se ve de forma antropomórfica a uma realidade espiritual. Pois pensemos, espíritos são invisíveis, então se este fosse o caso, Estevão não teria visto era nada, nem João e nem Ezequiel e nem outros que tiveram visão de Deus ou de anjos, a função da visão é nos dar o vislumbre do que não podemos ver e Estevão realmente viu algo e viu Jesus ao lado de Deus.

    Curtir

  32. Só uma observação, meu caro: “Soberano” quer dizer “dono” em QUE DICIONÁRIO??? Infelizmente eu tenho que responder que unicamente no seu, pela simples razão de que até o sentido das palavras você precisa torcer para apoiar o que você escreve.
    Olha, eu vi o que você fez com a explicação sobre a “destra” e depois disso creio que vale qualquer coisa pra apoiar uma doutrina falida, estabelecida à força pela Igreja Católica em dois concílios..
    O texto de Judas 4 que você citou faz menção àqueles que Jesus comprou com seu próprio sangue (1 Cor. 7:23) E meeeeeesmo assim, mostrando a superioridade do Pai sobre o Filho (o que é tão somente lógico, claro e límpido na Bíblia inteira) os que pertencem a Cristo foram DADOS a ele por seu Pai, segundo o depoimento do próprio filho (João 17:6-8)

    Curtir

  33. A escritura claramente afirma que Estêvão viu Jesus ao lado da glória de seu Pai, dos seres espirituais foram identificadas nessa passagem.Em outras passagens podemos compreender que Jesus estava ao lado do Pai. Era o Espirito Santo um ser espititual? Onde alguém o viu ao lado de Deus e Jesus como sendo uma pessoa? ou mesmo igual a Deus? heresia!! Estêvão teve a visão correta por inspiração divina, o poder de Deus sobre ele permitiu tal bênção, essa é a missão do Espírito Santo, revelar a vontade de Deus.

    Curtir

  34. Meu Deus… quanta discussoes vãs!!! a biblia fala claramente em umDeus, único, soberano, onipotente, onipresente, que nao divide gloria com outros deuses, que nenhum outro há comigo(Deus), etc…………. Porque querem mais deuses? Se ELE é realmente tudo o que Ele mesmo dá testemunho de Si Proprio (e eu creio que o é) Não quero um deus que precisa de outras “personas” para realizar a SUA obra redentora da humanidade. Jesus Cristo é a imagem expressa do UNICO Deus. Oro por todos que buscam entender e adorar a Deus como ELE deseja ser adorado, e peço que orem por mim tambem….

    Curtir

  35. Bom dia pessoal!
    Primeiramente tem várias passagens na bíblia que deixa claro que Deus e Jesus Cristo são duas pessoas distintas.
    Esse pensamento que Deus e Jesus são apenas uma pessoa é um Dogma Católico. E não tem passagem nenhuma na bíblia que prova que esse Dogma é verdadeiro.

    Curtir

  36. Estevão não viu os serafins que Isaías cap 6 descreve, então de acordo com a sua lógica devo acreditar que eles não existem? porque não foram citados na visão de Estevão?

    Curtir

  37. Se os serafins fizessem parte da divindade e fossem onipresentes eles deveriam ser mencionados sim. Note que fala que jesus estava a direita de Deus, e não do pai.

    Se Deus eh uma trindade e os apóstolos sabiam disto, pq Estêvão não disse apena que viu deus, ao invés de dizer que viu deus E Jesus? Ja estaria englobando os 3…

    Curtir

  38. Não tem nada a ver essa história de Serafins, fala sério, hahahahuhauhauhaa ….

    A visão de Isaías tinha outra aplicação, sentido e significado, os Serafins -cujo nome tem o sentido de arder, como arder com fogo- estavam lá pra purificar Isaías com fogo antes da missão profética que ali se iniciaria.

    A visão de Isaías não tinha um Deus Trino, assim como não tem nas visões de João, Daniel e de Ezequiel, então os trinitários é que tem de demonstrar onde está a descrição bíblica de um deus trino nas escrituras, em todos os casos se diz que o Deus sentado no Trono era Um, é um ser, nem dois e nem três e nem cem e nem mil, é um. (Estevão fala de Jesus, mas não como Deus e sim como uma pessoa que está ao lado de Deus. João fala de Jesus, mas não como Deus e sim como o Cordeiro que está diante de Deus. Ou seja, apenas um é citado como sendo Deus, não são citados dois, nem três)

    Curtido por 1 pessoa

  39. Saga, uma coisa que eu nunca vou entender, provavelmente porque não tem lógica:

    Como Jesus estava a direita de Deus, se esse DEUS é na verdade (de acordo com os trinitários) uma Trindade? Jesus estava ao lado do próprio Jesus, na visão de Estevão?

    Eu acho isso de uma tamanha tolice que nem vale a pena discutir com tais indivíduos.

    Curtir

  40. Lamentável além de realizarem uma pergunta sem sentido, ainda tem coragem de responder uma coisa dessas, vamos lá para vc que “respondeu” o meu comentário pelo Jeito não leu com atenção o que escrevi!, o que eu quis dizer é que a ausência de alguém em uma visão não prova a sua inexistência, se você acredita que o Espírito Santo não existe como pessoa porque ele não aparece na visão de Estevão, tampouco os serafins não existiriam, pois eles também não aparecem, olha que nem sou teólogo, para identificar que esta pergunta só logra êxito nos mais desinformados, muito pobre esta pergunta reformulem se possível,a pergunta e a resposta, achei muito interessante o site tem muito conteúdo bom!, mas no que diz respeito a apologética, se realmente vocês soubessem o conceito de trindade pregado pelas igrejas Cristãs, noventa ou até cem por cento destas “perguntas” não estariam escritas.

    Agradeço a oportunidade!

    Curtir

  41. se realmente vocês soubessem o conceito de trindade pregado pelas igrejas Cristãs, noventa ou até cem por cento destas “perguntas” não estariam escritas.

    Ajude-nos Marcelo Marcos a entender o conceito de trindade. Corrija-nos onde a informação nos falta:

    Deus é um só, composto de 3 pessoas distintas. P, F, E.S.

    Pai não é o Filho, o Pai não é o ES. O Filho não é o ES.

    Cada um é 100% Deus, exceto por Jesus que tornou-se 100% homem, sendo ele hoje 100% homem e 100% Deus.

    Todos são onipresentes, onicientes e onipotentes, mas o Filho está em sujeição funcional ao Pai, assim como a mulher está em sujeição ao marido, porém não sendo inferior.

    As vezes, a natureza humana de Jesus prevalece sobre sua natureza divina, pois ele não sabe de algumas coisas enquanto está na terra.

    Não sei ao certo a quem o ES está “funcionalmente sujeito”, talvez tu possa esclarecer. As vezes parece que o ES é superior, pois quem peca contra o filho é perdoado, mas quem peca contra o ES não é. No entanto, Deus (as vezes sinônimo de pai Pai) sujeitou todas as coisas ao seu filho, e todo o joelho deve ser dobrado diante do filho, ou seja, os joelhos do Pai e do ES também.

    Provas da trindade na biblia são textos tal como “Pai e eu somos um”, “Não mentiste pra homens mas para Deus”, “quem me vê ve o pai”, “Meu senhor e meu Deus”, Títulos compartilhados com Jesus como Senhor, Deus, Salvador…

    Algo equivocado até aqui? Algo a acrescentar a doutrina?

    Curtir

  42. Resposta do Gerson Lopes:

    “gerson lopes dos santos On 8 de outubro de 2013 at 20:16
    E complicado como pessoas questionam com tanta tolice. Porque perguntar se Estevao nao viu o Espirito Santo? Como a propria Biblia ja diz( espirito) nao e algo que se ve”

    Gerson disse que a questão é tola, e a responde com a alegação de que o Espírito Santo é invisível então por isso não pode ser visto como de fato não foi. Só que Deus, Cristo e os anjos também espíritos, sim, são seres espirituais e a Bíblia os cita como sendo vistos em várias ocasiões. Por meio de algo conhecido como VISÂO, os profetas de Israel e os apóstolos cristãos conseguiram ver o domínio celestial e seres celestiais. Estevão está incluído aqui, entre os que foram abençoados com uma visão de Deus.

    Parece que Gerson nem ao menos conseguiu entender a pergunta.

    Gerson disse uma tolice e foi facilmente refutado.

    Resposta de Maria:
    “Maria On 1 de novembro de 2013 at 12:02 […] Estevão não viu o Espírito Santo porque ele próprio estava cheio desse mesmo espírito como está escrito nos atos do apóstolos”

    Maria esqueceu que um dos três atributos divinos essenciais que o trinitarismo atribui ao espírito santo é a onipresença.

    Maria disse uma tolice do ponto de vista trinitário ao ignorar a onipresença do Espírito e foi facilmente refutada.

    Resposta do Marcelo Marcos:

    “marcelo marcos On 14 de março de 2014 at 20:07 Estevão não viu os serafins que Isaías cap 6 descreve, então de acordo com a sua lógica devo acreditar que eles não existem? porque não foram citados na visão de Estevão?”

    Não existe nenhum motivo pelo qual Estevão deveria ter visto os serafins. Mas a pergunta está mal formulada, pois não se está questionando a existência do espírito santo, cremos que ele existe; mas se está questionando:

    Por que não aparece junto a Deus e a Cristo nas cortes celestiais e junto ao Trono de Deus, cadê a Terceira Pessoa Divina? Por que não surge como um ser pessoal nas visões, da mesma forma que o Pai e o Filho surgem? Cadê a visão de uma Tríade Celeste ou de um Deus Triuno nas visões que as escrituras sagradas tem para nos revelar o Deus Bíblico? Por que não aproveitar estes momentos para revelar de forma clara a existência de uma Trindade em Deus? Por que EXCLUIR uma Terceira Pessoa da Divindade?

    Uma segunda coisa, é que a passagem cita sim o espírito santo, está dentro de Estevão! Então o espírito não foi esquecido aqui, o livro de Atos tem noção dele, de fato o livro não deixou de cita-lo dentro do mesmo contexto, então não foi lapso nem esquecimento, simplesmente o escritor inspirado, o inspirado Estevão e próprio autor da inspiração divina simplesmente não colocaram o espírito santo como sendo um ser pessoal ao lado de Deus e de Cristo nesta passagem. É proposital que Deus seja Deus, Jesus seja aquele a direita de Deus e o espírito santo não esteja lá com estes dois.

    Segunda tentativa de resposta do Marcelo Marcos:

    “marcelo marcos On 17 de março de 2014 at 10:16
    Lamentável além de realizarem uma pergunta sem sentido, ainda tem coragem de responder uma coisa dessas […] o que eu quis dizer é que a ausência de alguém em uma visão não prova a sua inexistência”

    O trinitário Marcelo Marcos (assim como o adventista Azenilton fez no debate sobre o sábado) resumidamente acusa a pergunta de ser um ARGUMENTO DO SILÊNCIO! Então defende a existência da Terceira Pessoa da Trindade atacando a pergunta como sendo besta, pobre, “sem sentido” .

    Bem, isso não responde a pergunta de fato, simplesmente é uma tentativa de evadir.

    Ele continua:
    “olha que nem sou teólogo, para identificar que esta pergunta só logra êxito nos mais desinformados”

    Se for o caso, então como sendo alguém informado, poderia responde-la e não simplesmente jogar ao ar a chamando de argumento do silêncio.

    “muito pobre esta pergunta reformulem se possível,a pergunta e a resposta”

    Que resposta? Quem tem de responder são os trinitários, os trinitários que tentaram é que tem de vir aqui e reformularem suas respostas. Dizer que Espírito é invisível, por isso ele não viu ou que Não viu o Espírito no céu pq o espírito estava na terra não são respostas boas, então é necessário que algum trinitário dê uma resposta eficiente, que não fuja nem da Bíblia e nem das regras trinitárias.

    “no que diz respeito a apologética, se realmente vocês soubessem o conceito de trindade pregado pelas igrejas Cristãs, noventa ou até cem por cento destas “perguntas” não estariam escritas”

    Amado Campos, por isso mesmo as perguntas foram feitas, os criadores delas querem saber e compreender como funciona esse “conceito de trindade pregado pelas igrejas” frente as questões feitas com base nessas passagens bíblicas. É uma curiosidade de ver como o correto “o conceito de Trindade” explica tais textos bíblicos aparentemente antitrinitários.

    Mas dizer que “espírito não se vê”, “o espírito tava na terra” e “a pergunta não prova a inexistência do espírito” não é suficiente para satisfazer essa curiosidade, ou é? Se for, então a curiosidade só vai servir para o autor da pergunta continuar na mesma, pois nenhum motivo foi dado para ele rever suas crenças quanto a esta visão de Estevão.

    PS:
    “se realmente vocês soubessem o conceito de trindade pregado pelas igrejas Cristãs, noventa ou até cem por cento destas “perguntas” não estariam escritas”

    Parece é que 99% dos membros da igreja é que não sabem explicar esse conceito de trindade, pois as perguntas estão aí e ninguém dá uma resposta poderosa, a maioria nem tenta, só fica nervoso com a pergunta ter sido feita.

    Ou então 99% dos trinitários não sabem explicar ou fazer claro seus conceitos de trindade. Ou 99% dos trinitários, mesmo que entendam o conceito de Trindade, não sabem como aplicar este entendimento em defesa deste dogma frente a certas passagens bíblicas

    Curtir

  43. a paz do Senhor a todos, gostaria de falar que o espirito santo não foi visto por Estevão porque o espirito santo ja estava com ele ! quando jesus foi ao céu ele deixo bem claro que enviaria o consolador.

    Curtir

  44. o espirito santo ja estava com ele ! quando jesus foi ao céu ele deixo bem claro que enviaria o consolador.

    Ismael Junior

    E por que foi necessário Jesus enviar o ES, visto que ele é, supostamente Onipresente?

    E a outra parte da pergunta: Por que fala Jesus ao lado de DEUS, ao invéz de ao lado do PAI, visto que Jesus é Deus?

    Curtir

  45. então você, Ismael Júnior, como muitos outros que creem na trindade acabam entrando em contradição pois um dos atributos do espírito santo (segundo os trinitários) é a onipresença. o ES conseguiu estar em 120 discípulos ao mesmo tempo, também consegue estar com uma pessoa no Brasil e com outra no Japão ao mesmo tempo, porém não conseguiu estar com Estevão e ao mesmo tempo estar do lado do Deus no céu? Reflita nisto

    Curtir

  46. Olá caros amigos. Meu nome é Ana Paula, e sou evangelista em meu ministério, tudo bem com vcs?
    Bom, creio ter a resposta, é bem simples, Estevão em atos 6 verso 5 diz que ele estava cheio do espirito santo, e em seguida no verso 8 começa então a narração de sua visão ok? Mas antes disso em atos 2, fala sobre a descida do espirito santo, o quer quer dizer que a partir deste momento o espirito santo já não estava mais junto ao pai e ao filho, mas sim junto a nós como foi prometido por Jesus minutos antes de subir com seu corpo glorificado.
    Por este motivo Estevão só pode contemplar o pai e o filho, pois o espirito Santo habitava nele já o consolando com tal visão, como acontece nos dias de hoje, pois se não fosse esse santo espirito nos consolando e nos animando, certamente já seriamos todos suicidas com este mundo cruel e hostil.
    Um grande abraço a todos, e uma excelente noite.

    Curtir

  47. Eu poderia responder dizendo que o Espírito Santo não aparece na visão devido ao fato de que o mesmo procede do Pai e do Filho (Conforme os textos bíblicos: “(…) o Espírito da verdade, que procede (ekporeúetai) do Pai” (Jo 15, 26), “Receberá do que é meu e vô-lo anunciará” (Jo 16,14s)”, “E porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de Seu Filho” (Gal. 4, 6)”). Ademais, o relato diz que Estevão viu a glória de Deus. No entanto vejamos este texto: “Falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala a seu amigo” (Êxodo 33:11). Mas no mesmo capítulo,“Disse o SENHOR a Moisés:…Não me poderá ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá…. tu me verás pelas costas; mas a minha face não se verá” (Êxodo 33:17,20,23). A Bíblia se contradiz, até no mesmo capítulo? Vamos considerar esta questão. João afirma: “Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou” (João 1:18). Jesus disse: “Não que alguém tenha visto o Pai, salvo aquele que vem de Deus; este o tem visto” (João 6:46; veja 5:37). Essas expressões destacam a santidade de Deus (veja 1 Timóteo 6:16). Algumas vezes nas Escrituras encontramos aparições do Pai, mas nunca incluem nenhuma descrição das feições do seu rosto. Ezequiel fala de uma figura resplandecente e diz: “Esta era a aparência da glória do SENHOR” (Ezequiel 1:28). Daniel viu o “Ancião de Dias” no seu trono. Ele fala sobre o trono, a veste branca e até dos cabelos, mas não comenta nada sobre o rosto (Daniel 7:9). O apóstolo João fala com detalhes da aparência de Jesus, até mencionando os olhos e a boca. Mas quando fala do Pai, não inclui nenhuma observação sobre a aparência do rosto (Apocalipse 1:14-16; 4:2-3; 5:6). A Bíblia fala da comunhão íntima de alguns servos com o Criador. Depois de Deus responder a Jó, este disse: “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem” (Jó 42:5). Alguns séculos depois, Deus disse de Moisés: “Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a forma do SENHOR” (Números 12:8). “Nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, com quem o SENHOR houvesse tratado face a face” (Deuteronômio 34:10). A nossa comunhão com Deus é por intermédio do Filho. Quando Filipe pediu: “Senhor, mostra-nos o Pai”, Jesus disse: “Quem me vê a mim vê o Pai” e continuou falando sobre a importância da obediência para manter comunhão com Deus (João 14:8-9). Jesus “é a imagem do Deus invisível” e nele reside toda a plenitude de Deus (Colossenses 1:15,19). Mesmo sem ver o Pai, podemos ter comunhão com ele (1 João 4:12). Ou seja, Estevão não viu 2 pessoas. Viu só Jesus. Se visse 2, por que ia orar apenas a uma delas, que era Jesus? E outra: ele disse: “Senhor Jesus em tuas mãos entrego o meu espírito”. Não entregou o espírito a Deus, a pretensa 2ª pessoa da cena (que não existe), mas a Jesus porque Jesus é verdadeiramente Deus, pois só Deus pode receber o espírito. Em Apocalipse 1, 18 é Jesus no trono. Em Ap 4,8 é Jeová. Por isso “Eu e o Pai somos Um “Jo 10, 30”

    Curtir

  48. que, num daqueles dias, enquanto Jesus estava ensinando e evangelizando o povo no templo, aproximaram-se dele os chefes dos sacerdotes, os mestres da lei e os líderes religiosos, 2e o questionaram nestes termos: “Dize-nos: com que autoridade procedes como tens feito? Ou melhor: quem te deu tal autoridade?” 3Replicou-lhes Jesus: “Da mesma forma Eu vos questionarei; dizei-me: 4o batismo de João tinha autorização do céu ou dos seres humanos?” 5Diante disso, eles discutiam entre si: “Se afirmarmos: Do céu, ele nos indagará: ‘Então, por qual motivo não acreditastes nele?’. 6Por outro lado, se respondermos: Dos seres humanos, todo o povo nos apedrejará, pois estão convictos de que João era profeta”. 7Por fim, alegaram que não sabiam. 8Então, Jesus lhes respondeu: “Pois nem Eu vos digo com que autoridade faço o que faço!” A parábola dos vinicultores maus

    Curtir

  49. qual o verdadeiro batismo o de joão ou que esta relatado em primeiro aos corintios

    Curtir

  50. Jerciano Candia da Costa;
    No relato proposto Estevão não orou para Jesus, pelo menos eu não li isso, ele simplesmente entregou seu espírito a Jesus, seu Senhor.

    “Em Apocalipse 1, 18 é Jesus no trono”
    Não li aqui que Jesus esta sentado no trono.

    “Em Ap 4,8 é Jeová.”
    Aqui você acertou, verifique por favor os textos amigo.

    Se ele viu só Jesus, por que não falar apenas Deus? No entanto a Bíblia tem outras referencias como Apoc 14:4, se fosse eles um só haveria necessidade de citar os 2? (No entanto não cita 3)
    Apoc 12:10; 11:15…
    O interessante é que você citou Ap 4:8 que responde a “marcelo marcos” que neste verso aparece os querubins, e logo adiante, no capitulo 5 versos 6 e 7;
    A conclusão lógica do texto proposto em Atos 7:55 é que o espírito santo não foi retratado como pessoa, mas foi USADO.

    Curtir

  51. Jerciano Candia da Costa On 17 de julho de 2015 at 12:09 Eu poderia responder dizendo que o Espírito Santo não aparece na visão devido ao fato de que o mesmo procede do Pai e do Filho

    O que não explica porque ele está ausente

    “(Jo 15, 26) […] (Jo 16,14s) […] (Gal. 4, 6)”). Ademais, o relato diz que Estevão viu a glória de Deus. […] (Êxodo 33:11) […] (Êxodo 33:17,20,23) […] (João 1:18).
    […] (João 6:46; veja 5:37) […] (veja 1 Timóteo 6:16) […] (Ezequiel 1:28) […] (Daniel 7:9). O apóstolo João fala com detalhes da aparência de Jesus, até mencionando os olhos e a boca. Mas quando fala do Pai, não inclui nenhuma observação sobre a aparência do rosto (Apocalipse 1:14-16; 4:2-3; 5:6). […] (Jó 42:5) […] (Números 12:8) […] (Deuteronômio 34:10) […] (João 14:8-9) […](Colossenses 1:15,19) […] (1 João 4:12). Ou seja, Estevão não viu 2 pessoas. Viu só Jesus […] porque Jesus é verdadeiramente Deus, pois só Deus pode receber o espírito. Em Apocalipse 1, 18 é Jesus no trono. Em Ap 4,8 é Jeová.”

    Rodou, rodou e não chegou a lugar nenhum este tal de Jerciano, deveria se matricular na escola do ministério para ver se aprender a organizar a matéria de maneira lógica.

    O ponto é o seguinte: “Eis que eu observo o céu aberto e o Filho do homem em pé à direita de Deus. ” (Atos 7:56).

    A pessoa do Filho está de pé, a direita da pessoa de Deus.

    “Porque Cristo entrou, não num lugar santo feito por mãos, que é uma cópia da realidade, mas no próprio céu, para aparecer agora por nós perante a pessoa de Deus.” (Hebreus 9:24)

    “Olhando atentamente para o Agente Principal e Aperfeiçoador da nossa fé, Jesus. Pela alegria que se lhe apresentou, ele aturou uma estaca de tortura, desprezando a vergonha, e se tem assentado à direita do trono de Deus” – (Hebreus 12:2).

    Deus tem um trono (Mateus 23:32), e Jesus está a direita dele.

    “[O Filho] tirou imediatamente da mão direita Daquele sentado no trono”(Apocalipse 5:7)

    Tinha uma pessoa sentada no trono, se aproximou outra, e a segunda tirou o rolo da mão da primeira.

    Algo similar acontece na cena do Antigo de Dias:
    “E [o Filho] obteve acesso ao Antigo de Dias, e fizeram-no chegar perto perante Este. (Daniel 7:13)

    Então não cabe unicismo em qualquer uma destas passagens, pois se mencionam duas pessoas. E nenhum trinitarismo pois além de se falar de apenas um Deus, não se menciona nenhuma terceira pessoa.

    Curtir

  52. se Jesus é Deus porque Apocalipse 1:1 diz claramente : revelação de Jesus cristo que Deus LHE DEU…….. se ele é Deus porque não tinha essa revelação?

    Curtir

  53. Caro Benedito. Por favor RESPONDA a pergunta. Levantar outras questões que ja foram respondidas neste blog dezenas de vezes não ajuda a entender.

    Dois supostos argumentos trinitarios não anulam uma pergunta.

    Curtir

  54. Não, Benedito, Estêvão não cometeu nenhuma idolatria. Ele simplesmente reconhecia a autoridade concedida pelo pai a jesus de ressurreição: ” Eu sou a ressurreição e a vida”, te lembras disso? Mas não era algo inerente a ele,como no caso de Deus, foi-lhe concedido.-veja João 6:39 e 40.
    Portanto,solicitar a Jesus que acolhesse seu espírito foi algo que Estêvão ouviu dos ensinos de Jesus.(João 14: 3).

    O que penso do argumento anterior,o do Jerciano, e que foi apenas uma tentativa meio frustrada de provar um ensinamento que simplesmente não existe na bíblia. Estêvão viu Deus e viu Jesus ao lado DELE, e ponto. Se ele viu dois são dois.Dizer que Estêvão não viu duas pessoas mas apenas Jesus esta classificando-o ou como louco, ou como alguém que não aprendeu a contar até 2. Quer dizer que aqueles que viram a glória de Jeová não viram ninguém? Alguém perguntou sobre formas e silhuetas? Não!

    Isoladamente a falta do espírito santo na visão não prova nada, do mesmo modo como em outras visões onde só aparece um personagem.O que torna isso relevante e que em todos os registros biblicos das cortes celestes se relata a visao de espiritos,incluindo Jeova e Jesus…anjos ,mas o “espirito santo” como pessoa jamais,o que torna o ensino da trindade uma cegueira sem igual.
    Veja apocalipse 1:4- “João, às sete congregações que estão na Ásia… Da parte dos sete espíritos que estão diante do seu trono”
    Tenta entender isso, quando o simbólico recebe uma descrição mais aproximada da pergunta feita aqui, sobre a visão de Estêvão, do que o ensino do espirito santo ser Deus.

    Curtir

  55. O caro ismael junior, disse em sua simplicidade:

    “a paz do Senhor a todos, gostaria de falar que o espirito santo não foi visto por Estevão porque o espirito santo ja estava com ele ! quando jesus foi ao céu ele deixo bem claro que enviaria o consolador.”

    Ele nos apresenta uma solução simples para o problema de Estevão não ter visto a suposta terceira pessoa da trindade no céu. Para ele essa é a solução.

    Porém o caro ismael junior, ao fazer essa afirmação está desconsiderando algo muito importante. O que seria isso? É o fato de que o céu jamais poderia ficar privado de espírito santo. Ou seja, o argumento da AUSÊNCIA de espírito santo no céu, é ao mesmo tempo engraçada e absurda. Logo no céu!!! O lugar da santa habitação de Deus e onde provem todo espírito santo de que necessitamos!!!

    Se no céu não houver espirito santo, na terra é que não vai haver mesmo.

    Então até o momento nos vemos em meio ao dilema trinitarista para explicar a visão de Estevão, que ao ver Jesus em pé ao lado de DEUS, não viu nenhuma suposta terceira pessoa da trindade, que vimos em comentários anteriores afirmarem que não é onipresente pois não podia estar no céu e na terra ao mesmo tempo. Vimos até o absurdo de dizerem que não podia ser visto na visão de Estevão por ser espírito, como se Jeová e Jesus Cristo não fossem hoje espíritos santos habitando os santos céus.

    Portanto, suplicamos encarecidamente que os senhores trinitários abandonem essa crença herética ou nos dê explicações satisfatórias sobre a questão proposta nessa página.

    Curtir

  56. Está aí mais uma prova da divindade de Jesus: a revelação não é do Jesus (sobre Jesus), mas sim, de Jesus (provém Dele mesmo). Nossa finita mente não consegue entender o Deus infinito. Esta é a razão de nós, seres humanos, não entendermos, na nossa finita razão, a Trindade.

    Curtir

  57. Esta é uma interpretação forçada e fantasiosa do texto. Ainda mais fantasiosa quando olhamos a forma genitiva empregada no nome Jesus Cristo neste texto. Sem falar que o pronome pessoal grego na terceira pessoa, empregado neste texto, está no dativo. O que indica sempre um ser ou ente dando algo a outro. Não existe nem no campo gramatical nem hermenêutico tal ideia de alguém dar algo a si mesmo. Chega a ser um absurdo do ridículo tal interpretação. Ainda que esse argumento fosse no campo da lógica, o que não é, estaríamos assumindo uma dualidade e não trindade, que não existe em parte alguma da Bíblia. No final o argumento se completa com seu reconhecimento de que não “entende” exatamente o que prega. Jesus disse exatamente isso a respeito dos Samaritanos no passado. Adoravam o que não conheciam. “Nós adoramos o que conhecemos” disse Jesus, se incluindo no meio daqueles que também adora a Jeová Deus. Joaõ 4:24 Seus argumentos são pura enganação. Apreciaríamos que todos os que postarem, procurem apresentar textos que apoiem suas conclusões e não delírios doutrinais sem respaldo da palavra de Deus.

    Quanto a divindade de Cristo, as Testemunhas de Jeová entendem perfeitamente que Cristo é uma divindade. Procure ler o que elas pensam e não o que acha que elas pensam. Sua frase inicial sugere que as TJ não acreditam na divindade de Cristo. E isso é mais uma mentira falaciosa dos trinitários.

    Curtir

  58. “oms On 28 de julho de 2015 at 16:25
    Está aí mais uma prova da divindade de Jesus: a revelação não é do Jesus (sobre Jesus), mas sim, de Jesus (provém Dele mesmo). Nossa finita mente não consegue entender o Deus infinito. Esta é a razão de nós, seres humanos, não entendermos, na nossa finita razão, a Trindade.”

    Revelação DE JESUS, que DEUS LHE DEU.

    Deus deu a revelação a Jesus.

    Que dialogo impressionante:

    Cleyton questionou: “cleyton On 28 de julho de 2015 at 9:48 se Jesus é Deus porque Apocalipse 1:1 diz claramente : revelação de Jesus cristo que Deus LHE DEU…….. se ele é Deus porque não tinha essa revelação?”

    OMS respondeu: “oms On 28 de julho de 2015 at 16:25 Está aí mais uma prova da divindade de Jesus: a revelação não é do Jesus (sobre Jesus), mas sim, de Jesus (provém Dele mesmo). Nossa finita mente não consegue entender o Deus infinito. Esta é a razão de nós, seres humanos, não entendermos, na nossa finita razão, a Trindade.”

    Seria cômico, senão fosse trágico; o oms entendeu o texto como comprovação da Trindade.

    Não se pode dizer que ele ignorou justamente a parte que o Cleyton grifou… (“DEUS LHE DEU”), Deus deu a revelação a Jesus, para reverter isso de maneira que se diga que Jesus é Deus, se estará dizendo que Jesus revelou algo para si mesmo, ou que Deus deu uma revelação para Deus!!

    Oms, uma dica, o que o texto está dizendo é que o Pai deu a revelação ao Filho e este a entregou a João pelo seu anjo em sinais.

    Curtir

  59. Esse fds revisitei a senhorinha da Deusa-Mãe… Lhe perguntei se havia tirado a dúvida com o pastor sobre Apocalipse 3:14… Resposta: Nada

    Além de não ter perguntado, já foi esclarecendo que não ia perguntar, pq eles não tinham tempo pra isso, visto que existe somente uma igreja aqui no DF e que ela tinha certeza que teria uma resposta que em nada afetaria a trindade.

    Aproveitei pra tirar algumas dúvidas gerais que ficaram em minha cabeça:

    1 – A Deusa – Mãe é casada com O Pai, o Filho e o Espírito Santo?

    2 – Ou essa Deusa é casada com apenas uma pessoa que se manifesta em 3 formas diferentes?

    Resposta: “Babilônia”…confusão….uma hora era casada com apenas uma pessoa, ora Deus é trino…. mas percebi que eles são unicistas, em vez de trinitarios como ela julga crer…..

    No mais, repetiu a mesma pregação da semana passada….percebi que tudo que falei não foi entendido ou foi esquecido por ela..

    Ela me disse que me julga sincero e amante da verdade, mas que não tenho o espírito santo de Deus pra entender a bíblia….disse que a igreja dela prega em vários países a verdadeira doutrina restaurada da verdade….disse que é necessário conhecer a Deusa – mãe pra ser salvo também, visto que as igrejas só falam do Pai e que devemos adorar a trindade.

    Enfim lhe respondi com João 14:28, 4:22-24 e lhe mostrei que Jesus não é O Pai, mas sim menor que O Pai e que os verdadeiros adoradores seriam reconhecidos por adorar o Pai somente, não Trindade ou Deusa-Mãe.

    Daí, ela disse que era melhor deixar de conversamos, pq ela era leiga, não lembrava dos textos bíblicos e que ela achava perda de tempo um tentar convencer o outro, visto que estavamos irredutíveis.

    Lhe disse que poderia chamar um dos líderes da igreja dela pra ir lá na casa dela pra conversamos sobre a Trindade/Unicismo, mas ela disse que não dava.

    Enfim, foi uns 20 minutos de conversa e fomos embora. Mas pelo menos minha parte eu fiz.

    Curtir

  60. Essas perguntas começaram em 2013, e me pergunto, até aqui algum Triniteísta ou Trinicista já conseguiu responder ALGUMA PERGUNTA dessas? Parece que não, a maioria nem tenta e sim desconversa, os que tentam dizem coisas como o crinha acima que disse que Apocalipse 1:1 prova que Jesus é Deus. Se o Vasco da Gama vencer um jogo, acho que eles também dirão que isso prova a Trindade também, afinal eles enxergam mais provas do que existem versículos na Bíblia, se chover amanhã, dirão que é mais outra prova de que a trindade existe…..

    Curtir

  61. Daniel Oliveira; gostei da experiência do irmão, acho que num blog como este para os irmãos o melhor é as experiências. Eu nunca vi alguém desta seita mas parece ter muito haver com o catolicismo e Kuan Yin(deusa budista chinesa)
    w89 1/4 pp. 7-8 Babilônia — centro de adoração falsa*
    ” foi esquecido por ela..” Achei interessante esse comentário do irmão, parece que é assim mesmo, se a pessoa não se interessa pelo que está sendo dito, logo esquece, isso acontece muito hoje.(2 Timóteo 4:3)

    Curtir

  62. Saga, ja ouvi dizer que a criação prova a trindade, o argumento é o seguinte:
    Deus criou o espaço com 3 dimensões, largura altura e profundidade.
    Deus fez o átomo que é composto de 3 partículas, prótons neutros e elétrons.
    E pasme, disseram até que para um banquinho poder ficar de pé, é necessário no mínimo 3 pernas. E isso “prova” a trindade. E ja que citou o Vasco, há 18 anos, o Vasco se sagrava TRIcampeão carioca pela 1ª vez, ta provada a trindade. rsrsrs

    Curtir

  63. Alexandre, e a gente também come três vezes ao dia, além disso o Matrix tem três filmes!

    Curtir

  64. Saga, essa senhora é da igreja de Deus Sociedade Missionária Mundial. Até onde pude perceber (posso estar enganado) essa é uma religião “cristã” vindo do oriente. Aqui no DF eles já fizeram uma campanha de pregação de casa em casa, povo em sua maioria me pareceu chinês.

    Segundo eles, tudo na terra é uma sombra das realidades celestiais e isso inclui a família. Segundo eles, ao dizer “Façamos o homem a nossa imagem, segundo a nossa semelhança”, Deus Pai (Jeová, Jesus e o Espírito Santo, cada qual se manifestando em formas diferentes em cada época) e a Deusa-Mãe Celestial estavam conversando entre si.

    Usam o texto de Apocalipse onde o “Espírito e a Noiva dizem: vem” pra dizer que Deus Pai se revelou como Jeová no V.T, como Jesus no Novo e agora como espírito santo. Falta somente conhecer a Deusa – Mãe pra conhecer a deidade familiar universal e serem salvos.

    Dizem crer na trindade (pelo menos a senhora me disse isso), mas seus argumentos são unicistas e não vi nada de trindade no site deles. Bom, isso é o que pude perceber conversando as duas vezes com a senhora e lendo alguma coisa no site deles.

    Enfim, é mais uma heresia aparecendo no tempo do fim.

    Curtir

  65. Alem disso Saga e Alexandre, já que citaram o vasco, eles perderam de 3 a 0 ontem… Ta aeeeee, a trindadeeeee, 3 Gols levados..

    Curtir

  66. Daniel

    "Saga, essa senhora é da igreja de Deus Sociedade Missionária Mundial"
    Nunca ouvi falar.

    "Segundo eles, ao dizer “Façamos o homem a nossa imagem, segundo a nossa semelhança”, Deus Pai (Jeová, Jesus e o Espírito Santo, cada qual se manifestando em formas diferentes em cada época) e a Deusa-Mãe Celestial estavam conversando entre si."

    Se tinham duas pessoas, e se como dito é cada um se manifestando em épocas diferentes, são modalistas.

    "Usam o texto de Apocalipse onde o “Espírito e a Noiva dizem: vem” pra dizer que Deus Pai se revelou como Jeová no V.T, como Jesus no Novo e agora como espírito santo"
    Em Revelação é dito que a nova é a cidade que desce do céu, e ela não é noiva de Deus e sim do Cordeiro.

    Curtir

  67. Sabemos que Estevão não viu, literalmente Deus e Jesus, separados. Se ele viu duas pessoas, porque iria ignorar uma delas, orando apenas a Jesus ? ( Atos 7 : 59 e 60 ). Se ele viu manifestações físicas, separadas, do Pai e do Filho, por que não viu o Espírito Santo, a terceira pessoa ?
    Uma leitura cuidadosa de Atos 7 : 55, nos permitirá afirmar que Estevão não viu Deus separado de Jesus. O versículo 55 não diz que Estevão viu o Espírito de Deus, mas nos diz que ele viu “A glória de Deus e Jesus. No versículo 56, Estevão disse:” Eis que vejo céus abertos e o Filho do homem em pé à destra de Deus “. A única imagem visual ou pessoa que Estevão realmente viu foi JESUS CRISTO.
    Assim como Moises viu a Gloria de Deus , Estevão não viu a Deus o Pai, a bíblia é clara em dizer que ninguém nunca viu a Deus, O filho é quem o revelou, e isso não exclui a Estevão Ou a Bíblia estaria mentindo
    Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus;
    E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus.
    Atos 7:55,56
    Se ele viu duas pessoas, porque iria ignorar uma delas, orando apenas a Jesus?
    E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.
    E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu.
    Atos 7:59,60

    Curtir

  68. Será que Estêvão orou mesmo a Jesus? Será que isso indica que Jesus e Jeová são a mesma pessoa?
    O Novo Testamento traduzido por Antônio de Brito Cardoso diz que Estêvão “invocava Deus”.
    Não. O Dicionário Vine explica que, nesse caso, a palavra grega original epikaléo significa: “chamar sobre, invocar; . . . apelar a uma autoridade”. Paulo usou essa mesma palavra ao declarar: “Apelo para César!” (Atos 25:11) Apropriadamente, então, a Versão Almeida, Revista e Atualizada diz que Estêvão “invocava” a Jesus.
    O que induziu Estêvão a fazer tal apelo? Segundo Atos 7:55, 56, Estêvão, “cheio de espírito santo, fitou os olhos no céu e avistou a glória de Deus, e Jesus em pé à direita de Deus”. Normalmente, Estêvão teria dirigido seus pedidos a Jeová em nome de Jesus. Mas, tendo uma visão do ressuscitado Jesus, pelo visto Estêvão se sentiu à vontade para apelar diretamente a ele, dizendo: “Senhor Jesus, recebe meu espírito.” Estêvão sabia que Jesus recebera autoridade para ressuscitar os mortos. (João 5:27-29) Por isso, ele pediu a Jesus que protegesse seu espírito, ou a força de vida, até o dia em que Jesus o ressuscitaria para a vida imortal nos céus.
    Será que a breve expressão de Estêvão estabelece um precedente para se orar a Jesus? De forma alguma. Em primeiro lugar, Estêvão diferenciou claramente Jesus de Jeová, porque o relato diz que ele viu Jesus “em pé à direita de Deus”.
    Apropriadamente, então, a Versão Almeida, Revista e Atualizada diz que Estêvão “invocava” a Jesus.
    O que essa visão revela? Cheio da força ativa de Deus, Estevão viu Jesus “de pé, à direita de Deus”. Assim, fica claro que após ter sido ressuscitado e ido para o céu, Jesus não se tornou Deus, mas sim uma pessoa espiritual distinta. Esse relato não menciona uma terceira pessoa ao lado de Deus.

    Curtir

  69. As premissas da Vera Lucia estão erradas, e premissa errada chega em conclusões erradas.

    Vera Lucia Cesar Cesar: "Sabemos que Estevão não viu, literalmente Deus e Jesus, separados"

    Sabemos por que? Não existe motivo algum para ela dizer isso, existem outros textos similares para comparação e em todos Deus e Jesus estão tomados como seres separados, não tem porque este ser diferente dos outros.

    Vera Lucia Cesar Cesar: "No versículo 56, Estevão disse:” Eis que vejo céus abertos e o Filho do homem em pé à destra de Deus “. A única imagem visual ou pessoa que Estevão realmente viu foi JESUS CRISTO"

    Parece que o povo acha que Jesus estava em pé a direita de um trono vazio. Não sei porque estar a direita de Deus é estar ao lado de….ninguém.

    O que diz o próprio livro de Atos?
    (Atos 2:33,34) – .Portanto, visto que ele [Jesus] foi enaltecido à direita de Deus e recebeu do Pai o prometido espírito santo, derramou isto que vedes e ouvis. Realmente, Davi não ascendeu aos céus, mas ele mesmo diz: ‘Jeová disse a meu Senhor: “Senta-te à minha direita”
    (Atos 5:31) – Deus enalteceu a este, como Agente Principal e Salvador, para a sua direita

    Mas parece que Jeová não está a direita de Jesus, que está sozinho a direita de ….ninguém….segundo a Vera Lúcia.

    E nos diz Paulo:
    (Hebreus 8:1) Nós temos um sumo sacerdote tal como este, e ele se assentou à direita do trono da Majestade nos céus

    E nos diz Pedro:
    (1 Pedro 3:22) – Ele está à direita de Deus, pois foi para o céu

    Inclusive Jesus estar a direita de ninguém no céu, resultaria numa situação unicista.

    Vera Lucia Cesar Cesar:: "ninguém nunca viu a Deus, O filho é quem o revelou, e isso não exclui a Estevão Ou a Bíblia estaria mentindo"
    Convém a vocês resolverem como que homens como Daniel, Isaías, Ezequiel, Estevão e João puderam “ver a Deus” afinal de contas….

    Talvez Vera seja unicista, mas mesmo assim, suas ideias ainda seriam confusas. Para um unicista não existe diferença alguma entre ver o Pai e ver o Filho pois ambos são o mesmo Deus tanto em natureza quanto em pessoa, então não se sabe onde ela quer chegar fazendo sua distinção entre ver o Deus e ver o Filho de Deus.

    Curtir

  70. Vera disse ” Estêvão orou a Jesus”
    Jesus disse “vocês devem orar ao pai”-Mateus 6:9.

    Vera disse “A única imagem visual,ou pessoa,que ele viu foi Jesus Cristo”.
    Vera também disse “A bíblia diz que ninguém pode ver Deus e ficar vivo”

    ++Será que ela está adimitindo aqui que Jesus não e o Deus?

    Vera continua dizendo “o que Estêvão viu foi a glória de Deus”

    Mas Estêvão sabia que quem vê a glória de Deus e como se visse “o Deus da glória”-veja atos 7:2.
    Além do mais Jesus Cristo também tem sua gloria pessoal Mateus 25:31 desde o céu.
    Será então que a expressão GLÓRIA DE DEUS na trindade e apenas um autdor de um produto final?

    Se bem que no vernáculo do país chamado trindade os neologismos,as frases de efeito e etc..e confuso mesmo.

    Curtir

  71. Vocês são demais! Uma coisa tão simples, vocês fazem confusão ” Porque Estêvão nao viu o Espírito Santo”?? PORQUE SIMPLESMENTE O ESPIRITO SANTO ESTÁ NA TERRA, ESTA DENTRO DE NÓS!!!! Quando Jesus foi ao céu, o ESPÍRITO SANTO DESCEU!!!

    Curtir

  72. Nielson, responda-nos, o espírito santo deixou de ser onipresente? Afinal os trinitários dizem que um dos principais atributos das três pessoas da trindade é a onipresenca. O teu argumento cai em contradição.

    Curtir

  73. Nielson – Sabemos que o capítulo 2 de Atos fala sobre a festividade de pentecostes. Ela ocorreu depois de Jesus ter subido ao céu como mostra (Atos 1:9-11).

    Em (Atos 2:32, 33) lemos o seguinte: “Portanto, visto que ele foi enaltecido á direita de Deus e recebeu do Pai o prometido espírito santo, derramou o que vocês estão vendo e ouvindo.”

    *Visto que Jesus recebeu “do Pai” o espírito santo. Aonde estava o Pai; a fonte desse espírito?

    *Visto que Jesus recebeu espírito santo, ele [Jesus] recebeu de onde ele estava. Aonde Jesus estava no tempo de pentecostes? Aonde é a direita de Deus?

    *Visto Que Jesus derramou o espírito santo nos discípulos, de onde o espírito santo foi derramado? Não foi de onde Jesus estava, o céu?

    O espírito santo é sempre enviado de sua fonte, o Pai Jeová… Jeová está no céu. Ele é enviado aos servos de Jeová, mas não ‘mora’ aqui na terra não. Isso está em total harmonia com (Lucas 11:13 e Isaías 32:15).

    Curtir

  74. Nielson, então o Deus Espírito Santo não tem onipresença? Para vir a Terra precisa sair do céu?

    Curtir

  75. No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
    João 1:1
    14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.
    joão 10-30 Eu e o Pai somos um.

    Curtir

  76. O Comentário de Caio Cunha não obedeceu as regras: “Os comentários que não se dirigirem à pergunta proposta podem ser deletados! ”

    Veio aqui para “provar” a trindade usando um texto modalista, ou seja de que Jesus e o PAI são uma só pessoa. Isto é o contrário do que a trindade ensina, de que são 3 pessoas diferentes.

    Veja a imagem nomeada “Trindade explicada”

    O pai NAO Ë o filho.

    Para o texto ser trinitário deveria ser ser:

    “Eu e o Pai somos um Deus”, ou melhor, “eu o Pai e o Espirito santo Somos um Deuses”.

    Curtir

  77. Estevão viu a gloria de Deus, não disse que ele viu Deus, em Apocalipse 3.21 Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono. nós as vezes imaginamos que tem 3 trono, ai esta claro que só tem um trono, Jesus é o mesmo Deus encanando, em Jo1.1-3 fica claro isto veja No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
    2 Ele estava no princípio com Deus.
    3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.

    Curtir

  78. Valter,

    você disse: “nós as vezes imaginamos que tem 3 trono, ai esta claro que só tem um trono, Jesus é o mesmo Deus encanando.”

    A menos que vc seja unicista ou acredite que Jesus está sentado no colo de seu Pai, esse argumento que usou não apoia a trindade, antes a refuta.

    Porque se há apenas um trono, então há apenas uma pessoa sentada nele, que é Jesus. Onde o Pai e o espírito santo se sentam então? Será que eles ficam de pé?

    Curtir

  79. Eu e o Pai somos um. Um No grego não é masculino e sim neutro. Ou seja: eu e o Pai somos a mesma coisa.

    Curtir

  80. Mesma coisa (ou seja, o mesmo pensamento, propósito) e não “pessoa”, uma vez que uma pessoa é alguém e não uma “coisa”. Hen é empregado se referindo a algo e não alguém.

    Curtir

  81. A melhor tradução da Bíblia???? Pensei que fosse um site sério!
    O próprio texto em questão revela claramente a doutrina da TRINDADE!
    JESUS subiu ao Céu para se assentar a direita do PAI, prometendo que enviaria O CONSOLADOR!
    Agora,o ESPÍRITO SANTO abre os olhos de Estevão para ver o PAI E O FILHO assentados no trono!
    Gloria a JESUS!
    Bendiciones!

    Curtir

  82. Em Atos 7:55 lemos:

    “Mas ele, cheio de espírito santo, olhou fixamente para o céu e viu a glória de Deus, e Jesus em pé à direita de Deus…”

    Estêvão ficou cheio de espírito santo o que mostra que este espírito não é alguém. Seu comentário Welberton diz que “o próprio texto revela claramente a doutrina da Trindade”, contudo sua enfase em dizer que o texto “revela claramente” é apenas uma opinião que não pode ser deduzida do texto. Chega a citar o capítulo 14 de João como se fosse “o próprio texto” que você afirma que “revela”. Não revela nada disso! Aponta para o contrário da conclusão dos trinitários. E ao dizer que “O PAI E O FILHO” estão “assentados no trono” você inventou. Não é isso que o texto diz. O texto diz que “Jesus [está] em pé à direita de Deus“.

    O apologista da verdade falando sobre o espírito santo comentou:

    “Evidência bíblica da natureza impessoal do espírito santo

    Note abaixo as características aplicadas pela Bíblia ao espírito santo que determinam, além de qualquer dúvida, a sua natureza impessoal:

    ENCHE pessoas. – Êxodo 31:3; Atos 2:4.
    Pode VIR SOBRE elas. – Juízes 3:10; Lucas 2:25.
    Pode ESTAR ATIVO em pessoas. – Juízes 14:6; 1 Samuel 10:6.
    É DERRAMADO. – Atos 2:17; 10:45.
    PARCELADO. – Números 11:17, 25.
    SOPRADO. – João 20:22.

    O espírito santo é comumente associado a coisas impessoais. A Bíblia fala de ‘batizar com espírito santo e com fogo’ (Mateus 3:11); de estar “cheio de fé e espírito santo” (Atos 6:5; 11:24); e de estar “cheios de alegria e de espírito santo”. (Atos 13:52) O espírito santo dá testemunho, mas não junto com o Pai e o Filho (João 8:17, 18), e sim, junto com coisas impessoais, tais como a água e o sangue. – 1 João 5:5-8.[9] (http://www.oapologistadaverdade.org/2012/07/o-espirito-santo-e-uma-pessoa_8.html)

    Curtir

  83. Atos 7: 55 – […], viu a glória de Deus {1} (poderia ser o Espírito Santo?) e Jesus {2}, que estava à direita de Deus {3}

    {1} + {2} + {3} = Trindade

    Sobre a Trindade:

    O que dizer sobre essa declaração do próprio Deus (Jeová)

    Zacarias 12:10 – […]; e olharão para mim (Jeová), a quem traspassaram; e prantearão sobre ele (Jesus), como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito.

    Curtir

  84. Christian, sua versão do texto de Zacarias 12:10 não esta correta.
    Não de acordo com as seguintes traduções:

    “Olharão para aquele que perfuraram até a morte.” – The Bible in Living English, Byington

    “Olharão nele a quem traspassaram”. – Living Bible, Taylor

    ” Olharão para aquele a quem eles perfuraram até a morte.” – Todays English Version

    “Olharão para aquele a quem traspassaram” .- A Bíblia de Jerusalém

    “Hão de olhar a quem eles têm traspassado.” – New American Bible.

    “Hão de olhar para Aquele a quem perfuraram .” – Moffatt

    «Hão de olhar para Aquele a que perfuraram.”American Translation, Goodspeed

    “Olharão para aquele a que traspassaram.” – Modern language Bible

    “Quando olham naquele a quem traspassaram.” – Revised Standard / New Revised Standard Version

    “Seus olhos viraram-se para aquele que foi ferido.” – Bíblia em Inglês Básico

    “Quando eles vêem aquele a quem perfuraram com uma lança.” – Contemporary English Bible

    «Hão de olhar para ele ¹ a quem traspassaram.” – The Complete Bible in Modern English, F. Fenton

    Todas as traduções acima, sejam elas uma versão hiper literal ou equivalente dinâmicas (‘paráfrases’) , oferecem uma tradução literal exata do texto hebraico e a maneira que decidiram como deve ser vertido o texto em cada uma delas, concorda com a Tradução do Novo Mundo.

    A coisa mais comum do mundo é TRINITÁRIOS ADULTERAREM O TEXTO original a fim de promoverem doutrina posterior.
    Exemplos:

    1 João 5:7… inspirado por Deus ou acréscimo posterior ?

    João 1:3 “por intermédio dele” ou “por ele”?

    1 Timóteo 3:16 – “Ele foi manifestado em carne” ou “Deus foi manifestado em carne” ?

    Joao 8 :58 e Exodo 3:14 na Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas

    Curtir

  85. “Estêvão “fitou os olhos no céu e avistou a glória de Deus, e Jesus em pé à direita de Deus.” (Atos- 7: 55,56).

    É que…
    “Estêvão viu a glória de Deus” (Pai/Jesus/Es), “e Jesus em pé à direita de Deus” (Pai/Jesus/Es), ou seja, estava em pé à direita de si mesmo, porque existem dois Jesus no céu, um que é Deus e outro que fica à direito do outro Jesus Deus. (só pode ser kkkkkkk)

    Queruvim, gostaria de saber de você, se é normal a tradução como ocorre no texto de Salmos- 110: 1,5, se está correto ou é algum erro das traduções, conferi várias traduções e parece que todas estão do mesmo modo, onde lemos:

    1: “Jeová declarou ao meu Senhor:
    “Sente-se à MINHA DIREITA, Até que eu ponha os seus inimigos debaixo dos seus pés.”
    5: “Jeová estará à SUA DIREITA;
    Ele esmagará reis no dia da Sua ira.”

    Aparentemente o texto parece estar dizendo que Jeová colocou a si mesmo à sua direita. Na Almeida por exemplo, lemos a mesma coisa:

    1: “Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à MINHA DIREITA, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.”
    5: “O Senhor, à TUA DIREITA, quebrantará reis no dia da sua ira.”

    Na Almeida isso causa a confusão na mente dos Trinitários e Unicistas no verso 5, onde diz que o mesmo “Senhor” está à direita de si mesmo (logo porque são o mesmo Deus) daí eles usam o texto de Apocalipse onde diz que Jesus é quem guerreia contra as nações no cavalo branco (logo o Senhor que quebrantará reis na sua ira é Jesus que é o mesmo Jeová do passado).

    Seria erro de tradução isso? Jeová diz que coloca Jesus à sua Direita mas diz que ele é quem está à Direita de Jesus?

    Curtir

  86. O Salmo 110:5 emprega uma preposição hebraica vertida em português por “à” com claro sentido preposicional e temporal indicativo de um evento futuro. O substantivo traduzido “direita” possui uma terminação ou sufixo pronominal possessivo. Não se refere a Ele mesmo ou o próprio Jeová Deus, visto que não se usa um sufixo pronominal possessivo na terceira pessoa do singular, mas antes, na segunda pessoa do singular “sua” se referindo à direita de outra pessoa. Portanto, a melhor tradução do texto deve ser:


    5 Jeová estará à sua direita;
    Ele esmagará reis no dia da Sua ira.” Salmo 110:5

    http://www.hebrew4christians.com/Grammar/Unit_Six/Pronomial_Suffixes_Singular/pronomial_suffixes_singular.html

    Curtir

  87. Hmmmmm, preciso estudar mais Hebraico urgente! (kkkk)

    Legal, e além disso….
    Estar a direita de alguém refere a uma posição de favor, e não necessariamente se refere a mesma pessoa. É verdade que a primeira vista, alguns desatentos podem entender que já que se diz: “Senta-te a minha direita”, e logo no verso 5 se diz que Jeová estará a “sua direita”…alguns achem que o Jeová ali é aquele a quem o “outro” Jeová manda sentar-se a sua direita, (como pensam os trinits) mas não significa isso em hipótese alguma, pois se assim fosse, porque se omitiria o tetragrama na primeira menção de Adonay? Por que não diz no texto hebraico: “Jeová disse ao meu Jeová?” Estar a direita de alguém significa uma posição de favor, como Davi que disse que Jeová estava a direita dele. Salmo- 16:8 e Asafe em Salmo- 73:23. Mão direita ou estar a direta em toda escritura se refere a posição de favor, de apoio. Ademais, quando alguém está revestido do espírito de alguém, este alguém até pode ser chamado como se fosse o tal, mesmo sem literalmente ser, veja o caso de João Batista, que estava revestido do espírito de Elias. Jesus disse que João Batista era Elias, mas obvio que o era por estar na categoria de representante, munido de seu espírito. Mateus- 11:13-15 Agora Veja Jesus. Jesus é o “Anjo de Jeová” do Antigo Testamento (EH), Jeová disse que enviaria “SEU ANJO”, ou seja, seu mais excelso mensageiro para guiar o povo, e disse que deviam “obedecer a este ANJO”, pois “O NOME DE JEOVÁ ESTAVA NELE”. Leia Êxodo- 23:20-23. Compare isso com o que Jesus disse: “teu nome, o nome que me deste” João- 17:11-12. Sendo assim, mesmo que Jesus fosse chamado de Jeová, ainda assim o seria como João Batista foi chamado de Elias, pois estava sob a direção e o poder do espírito do mesmo, assim como Jesus sob o espirito do Pai e era seu Representante também.

    Curtir

  88. Essa pergunta não deve ser seria não é !? Estevam viu duas pessoas ? O erro que os dualistas cometem é o mesmo erro que os tributários cometem, por pensar que Deus e Jesus sao pessoas distintas, a diferença entre a doutrina dualidade que é o caso das testemunhas de Jeová e a doutrina da trindade é que na trindade Jesus é deus, na dualidade Jesus nao é Deus,mas as duas linhas de interpretação ao ajuda em nada a responder a pergunta proposta,mas estou sem tempo agora mas ei de voltar aqui para dar minha contribuição, fiquem na paz.

    Curtir

  89. Não entendi Jesus eta a destra e tem autoridade suprema .O pai e maior que eu .eu faço a vontade de meu pai e não a minha própria.n ninguém viu a face do verdadeiro deu s e permanece vivo

    Curtir

  90. Tiago 1:13 Diz que Deus não pode ser provado e Mateus4:1-10 diz que Jesus foi provado pelo Diabo, então como Cristo pode ser Deus Filipenses 2:5 Mantenham a mesma atitude que Cristo Jesus teve:6 embora ele existisse em forma de Deus, não pensou numa usurpação, isto é, em ser igual a Deus.
    Mateus 23:9

    Curtir

  91. Gostei muito da pergunta do “A verdade é Lógica”:

    Como pôde Jesus ser 100% humano e 100% Deus, se, segundo o texto usado pelos próprios trinitários, a saber, Fil 2:6.7, ele se esvaziou da sua natureza divina?

    Curtir

  92. “Como pôde Jesus ser 100% humano e 100% Deus, se, segundo o texto usado pelos próprios trinitários, a saber, Fil 2:6.7, ele se esvaziou da sua natureza divina?”

    Pergunte:
    Como pode você pegar um copo d’água cheio, vira-lo e esvazia-lo e ainda assim o copo continuar cheio? Como pode um balão cheio, ser esvaziado e ainda assim continuar cheio?

    Resposta:
    M-I-S-T-É-R-I-O

    Falta senso de lógica para essas pessoas (Romanos-12:1). E quando se vêem diante de tais argumentos lógicos, eles apelam para as emoções: “não devemos entender Deus com lógica humana”, oras, como se a lógica fosse uma entidade humana, ademais eles falam isso usando lógica humana, dão um tiro no próprio pé!

    Curtir

  93. A palavra ” glória” não existe no hebraico, mas usam a palavra “presença ” !

    Mas ele, estando cheio do
    Ruarh Ha’Kodesh, fixando os olhos no shamaym [céu], viu a Shekynáh[Presença Grandiosa] de Elohá, e
    YESHUA , que estava à direita de Elohá .; 56 E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que
    está em pé à mão direita de Elohá At 7, 55

    devemos entender o que a palavra do Eterno afirma .

    Yeshua falou aos (parushim ) farizeus Derrubem este templo e eu o reconstruo em 3 dias. Ele era apelas o 9TEMPLO DE D.US )

    que vcs entendem nesta palavra ?

    assim também acontece com a Palavra que sai da minha boca: Ela não voltará para mim vazia, mas realizará toda a obra que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei.
    Isa. 55, 11

    Quem levou a palavra o outro ? ou o que João falou, ” 0 verbo que se fez carne e habitou entre nós !

    Conclusão: ele era apenas o verbo que era e que È !!!

    Isaías 43:11 –
    EU SOU O MESMO, sou Yhwh, o SENHOR, e além de mim não há SALvADOR algum. …. Pois não há outro D.us, senão eu D.us justo e Salvadorr não existe outro

    Yeshua falou oas farizeus. que o maior mandamento é
    OUVE ISRAEL O SENHOR D.US É “UM ‘ !!!

    Curtir

  94. A Concordância de STRONG falando sobre a palavra hebraica KaBod diz:
    kabod: abundancia, honra, glória
    Transliteração: kabod
    Definição curta: glória

    Sobre Jesus “levantar este templo” se referindo ao corpo o Apologista da Verdade escreveu:

    “JESUS NÃO RESSUSCITOU A SI MESMO:

    Atos 2:32:

    “A este Jesus DEUS RESSUSCITOU.”

    Atos 10:40:

    “DEUS RESSUSCITOU A ESTE no terceiro dia e lhe concedeu tornar-se manifesto.”

    Hebreus 13:20:

    “Agora, O DEUS DE PAZ, que com o sangue dum pacto eterno TIROU DENTRE OS MORTOS o grande pastor das ovelhas, O NOSSO SENHOR JESUS.”

    Romanos 8:11:

    “Então, se morar em vós o espírito DAQUELE QUE LEVANTOU A JESUS DENTRE OS MORTOS, AQUELE QUE LEVANTOU A CRISTO JESUS DENTRE OS MORTOs também vivificará os vossos corpos mortais por intermédio do seu espírito que reside em vós.”

    Gálatas 1:1:

    “Paulo, apóstolo, não da parte dos homens, nem por intermédio dum homem, mas por intermédio de Jesus Cristo e de DEUS, O PAI, QUE O LEVANTOU DENTRE OS MORTOS.” ”

    19 Em resposta, Jesus disse-lhes: “Demoli este templo, e em três dias o levantarei.” 20 Os judeus disseram, portanto: “Este templo foi construído em quarenta e seis anos, e tu o levantarás em três dias?” 21 Mas ele estava falando do templo do seu corpo. 22 Quando, porém, foi levantado dentre os mortos, seus discípulos lembraram-se de que costumava dizer isso; e eles acreditaram na Escritura e na palavra que Jesus dissera.

    Mas, observe que o próprio texto diz: “Quando, porém, FOI LEVANTADO DENTRE OS MORTOS”. O texto não diz: “Quando, porém, SE LEVANTOU dentre os mortos.”

    Curtir

  95. Ficava Incoerente; Ele era Templo do Espírito Santo (I Co. 6. 19), por isso estava cheio do mesmo (At. 7. 55).

    Curtir

  96. Comentando sobre este trecho, [Queruvim afirmou]:

    Gerson,
    A pergunta não revela “ignorância” em momento algum. Pelo contrário, uma vez que Estevão viu em visão (pois é óbvio que ninguem pode ver a Deus João 1:18) então a pergunta ainda ainda está de pé. Acha Gerson, que ataques servem para elucidar o assunto? Evite demonstrar impaciência e ataques (ad hominem) aqui nesta página. Vamos tirar essa emoção e pensar com mais razão usando nossa faculdade de raciocínio. Os que recorrerem a ataques, fazendo o nível baixar, terão seus comments deletados. Você acusou o formulador da pergunta de ser “tolo” e “ignorante” Como pode em poucas palavras desviar-se do assunto proposto a fim de fazer ataques? Será que a pergunta denuncia sua doutrina favorita e por isso se incomoda ao ponto de perder a compostura?
    A pergunta é muito pertinente. Se o “Espírito Santo” é alguem como afirmam os defensores da trindade, pq então não vemos o “Espírito Santo” nesta visão de Estevão? A pergunta é bastante pertinente e cabe aos trinitários responderem biblicamente.
    MODERADOR

    Muito simples… quem o levou à perceber estas verdades? Mesmo como visão Estevão já estava dominado, literalmente, dominado pelo E.S.

    Att

    Curtir

  97. Em nenhuma visão celestial ou descrição do domínio celestial nas páginas da Bíblia Sagrada, o espírito santo aparece como um ser ou alguém. Isto corrobora o ensino da Bíblia de que este é algo e não alguém. Os trinitários se apegam a alguns textos e ignoram muitos outros que demonstram que o espírito é algo.

    Curtir

  98. A resposta é simples, Jesus NÃO É Deus!

    Pois Ele “tudo sujeitou debaixo de seus pés”. Porquanto, quando se afirma que “tudo” lhe foi submetido, é evidente que isso não inclui o próprio Deus, que conduziu todas as coisas à submissão de Cristo.
    Todavia, quando tudo lhe estiver sujeito, então o próprio Filho se submeterá àquele que todas as coisas lhe colocou aos pés, a fim de que Deus seja absolutamente tudo em todos.
    (1 Coríntios, 15)

    Curtir

  99. A paz meu irmão jesus no antigo Testamento ele era conhelidir como o verbo de Deus..E o pai era conhecido como o anciao de dias.
    Ezequiel 1 fala sobre 1 trono
    Isaías 6 também de 1 trono.
    Porque o filho habitava dentro do pai, no seio do pai..E o pai ficava assentado no trono e o filho dentro dele.
    O filho saia de dentro do pai para se manifestar como: anjo do senhor, capitao dos exercictô, a rocha de Mérida.
    A biblia diz que o verbo se encarnou e habitou entre nois.
    Depois da sua morte ele ressuscitou e se apresentou diante do pai sendo levado por anjo..
    E quando ele chega diante do pai e preparado um trono para ele..
    Por isso que está escrito” a senta a minha direit”
    Agora existe 2 tronos o de Jesus e o do Anciao .

    Curtir

  100. Andryw pessanha, Galatas 1:1 diz que “Deus o ressuscitou”. Hab. 1:12 diz que Jeová ‘Deus não morre’. Jesus é o filho de Deus e foi a primeira pessoa espiritual que Deus criou no céus. Jesus foi criado. Ele é “da criação de Deus”. Confira isso nas Escrituras Sagradas >>>( Apoc. 3:14) Ele não é o próprio Deus, mas comparece “diante” de Deus. (Veha Hebreus 9:24)
    Não façamos como a maioria que estão indo para o caminho da destruição!
    Para se entender REALMENTE quem é Deus é necessário esforço e estudo sério da palavra de Deus! Salomão em Provérbios afirma que é necessário uma busca dedicada e um esforço semelhante ao de alguém que está a procura de tesouros, para se entender corretamente a verdade sobre a natureza de Deus. Salomão afirma no capítulo 2 de Provérbios que somente “os justos”, ou seja, gente de bem e que são agraciados por Deus é que entendem. Lemos em Provérbios capítulo 2 verso3 em diante>>>>>

    “Além disso, se você clamar pelo entendimento
    E erguer a voz pedindo discernimento;
    4 Se você persistir em procurar essas coisas como a prata
    E continuar a buscá-las como a tesouros escondidos;
    5 Então você entenderá o que significa temer a Jeová
    E achará o conhecimento de Deus.
    6 Pois é Jeová quem dá sabedoria;
    Da sua boca procedem conhecimento e discernimento.
    7 Ele reserva a sabedoria prática para os justos;”

    Curtir

  101. Aqui nessa passagem claramente Estevão vê duas pessoas porque a doutrina da trindade são três pessoas e não uma, o que vcs estão falando é sobre o unicismo que ensina que Deus se manifestou em três pessoas mais na verdade é uma só, isso não é trindade é unicismo. Se vcs lêem o texto inteiro sobre o assunto vcs vão ver que Estevão entrega o espírito a Cristo, mais a palavra de Deus diz que o espírito volta a Deus (Eclesiastes 12:7) então Cristo é Deus porque Estevão entregou o espírito a Cristo. Vcs não vão querer conhecer mais a Cristo do que Estevão!

    Curtir

  102. Ronaldo Hespanhol,

    Sabemos que a Trindade são 3 pessoas distintas. Queremos saber porque Estevão tb não viu a terceira pessoa da Trindade. Pq ele só viu duas? Onde estava a terceira pessoa?

    Sobre sua argumentação do espírito retornar pra Deus.

    A fonte primária de vida é o Pai, por isso o texto de Ecl 12:7 diz que o espírito retorna à ele.

    Entretanto, João 5:26-28 responde sua dúvida:

    “26 Pois assim como o Pai tem vida em si mesmo, assim concedeu também ao Filho ter vida em si mesmo. 27 E DEU A ELE para julgar, porque ele é o Filho do Homem. 28 Não fiquem admirados com isso, pois vem a hora em que todos os que estão nos túmulos memoriais ouvirão a voz dele”

    Esse texto mostra que a partir da ressureição de Jesus, este foi incumbido de ressuscitar os demais mortos. Assim, a ressureição de Estêvão não será feita pelo Pai Jeová, mas pelo representante de Jeová, a saber, Jesus Cristo que fui incumbido dessa missão.

    Ademais, pelo mesmo raciocínio, nós invalidamos a Trindade. Quer ver?

    Mateus 27:50: “Novamente Jesus clamou em alta voz e entregou seu espírito.”

    A quem Jesus entregou o seu espírito? A si mesmo? Ou ao Pai?

    Curtir

  103. Como o autor do texto sabia o que estevão viu ANTES DE sUA MORTE ?
    Como sabemos que não e um texto fantasiado com romantismo estilo Hamlet ou Shakespeare ?

    Curtir

  104. Só quando conhecemos bem a pessoa é que descobrimos com o tempo se ela é mesmo honesta e confiável. Você pode conhecer a Bíblia da mesma forma. Não aceite de imediato qualquer teoria especulativa ou até mesmo preconceituosa que enfraqueça sua confiança na Bíblia. Tome tempo para considerar as evidências que apoiam a afirmação da Bíblia de ser “inspirada por Deus”.

    Curtir

  105. Estevão não viu o Espirito Santo no céu pois o texto diz “Estevão estava cheio do Espirito Santo”Ele não poderia ver lá no céu algo que esta na terra em Jo 14 .18 diz assim Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas. Até a volta de Jesus o Espirito Santo de Deus estará na terra e Jesus e Deus no Céu.

    Curtir

  106. Sim meu amigo Marcelo ele continua sendo onipresente,o problema é que quem formulou a pergunta não perguntou pra um trinitário antes, como ele crer na onipresença de Deus.mais vou lhe explicar,ser onipresente é a capacidade de estar em todos os lugares ao mesmo tempo,vou citar um exemplo:o sol é apenas um,mais ele consegue através do seu brilho estar em vários lugares ao mesmo tempo,ou seja o sol que brilha aqui é o mesmo que vc ve na sua cidade,e ele continua sendo um,assim é o É.S de Deus ele tem a capacidade de estar em todos os lugares ao mesmo tempo não que tem um É.S em cada lugar desse universo isso não tem sentido,por isso que a pergunta foi mal formulada.na ocasião acima ele tava na terra junto com estevao,ele o É.S é só um, não significa que por ele se onipresente que ele também tinha que ta lá no céu,isso não tem sentido até uma criança entende isso.Deus também é oniciente mais isso não significa que ele desse do céu e entra na nossa mente pra saber o que nós pensamos,Deus faz isso do céu mesmo ,ele tem essa capacidade por que Ele é a Deus.agora meu irmão se o sol é só um e ele consegue chegar em vários lugares imagina quem os criou?

    Curtir

  107. Gálatas 3:20 diz:

    “Ora, não há mediador quando apenas uma pessoa está envolvida, mas Deus é apenas um.”

    Este texto exclui a ideia antibíblica de que há três pessoas. É só ler com atenção. O texto diz que o termo mediador envolve mais do que “um”, ou seja, precisamos de “três” para que haja uma situação em que se observa alguém na função de mediador. Ou seja o texto está falando de “pessoas”. E o mesmo conclui dizendo que a pessoa de Deus é apenas uma. Este texto, um dos poucos onde subentende-se a palavra “pessoa” não apresenta nenhuma trindade, mas a contesta. De fato “Jeová é um só”.

    Os trinitários adotaram a doutrina da trindade de religiões pagãs. Eles vão dizer que até concordam com Gal. 3:20 onde lemos que “Deus é apenas um”. Contudo, dirão que “muito embora Deus seja apenas um, ele existe em três pessoas”. Jeová Deus orientou Moisés a dizer que “Jeová é um só”.(Deut. 6:4) Nenhum destes dois textos faz ressalva alguma de que haja “três pessoas”. Como é que o Ser Supremo iria afirmar e orientar seu povo que Ele é um só Deus, mas ao mesmo tempo ele próprio sendo três e sequer tocar no assunto? Não há nada na Bíblia que apoie esta ideia. Ela não passa de um embuste arquitetado para enganar as pessoas.

    Curtir

  108. Mas Fernando. Quem é onipresente precisa ser enviado?

    Outra coisa. O que estevão viu foi uma visão representativa ou foi literalmente o pai e o filho?

    Curtir

  109. Fernando você está propondo uma onipresença condicional ? ou é onipresente ou não é.

    O que está envolvido na ideia da onipresença e onisciência de Deus é a capacidade de Deus controlar suas virtudes. Se Deus é onipresente, obrigatoriamente ele deveria estar em todos os lugares, até nos locais indesejáveis por ele, tonando-o assim escravo de suas próprias virtudes.

    A onisciência é ainda pior, a posse deste atributo implicaria que Deus já sabia te antemão sobre todos os males ocorridos após o pecado de Adão, caindo sobre ele a culpa por tais acontecimentos.

    Curtir

  110. marcelo on 4 de março
    Marcelo eu não vejo nenhum problema o E.S ser onipresente e ser enviado,aliás a força ativa de DEUS que voçê crer que é o E.S também não é onipresente ? essa força não tá também em todos os lugares,e ela também não foi enviado ? eu ficaria incomodado se eu acreditasse que o E.S fosse uma força ativa do pai e precisasse ser enviado também pelo filho assim eu veria um grande problema.sobre o que estevão viu,ele teve uma visão literalmente da glória de DEUS E JESUS ao seu lado.

    Curtir

  111. queruvin on 4 de março.
    uma doutrina não se resume apenas num versículo.
    “Como é que o Ser Supremo iria afirmar e orientar seu povo que Ele é um só Deus, mas ao mesmo tempo ele próprio sendo três e sequer tocar no assunto? Não há nada na Bíblia que apoie esta ideia. Ela não passa de um embuste arquitetado para enganar as pessoas.” não somos nós que decidimos a forma de DEUS trabalhar,hoje nós sabemos muitas coisa de DEUS que os antigos na época da bíblia não sabia.DEUS trabalha da forma dele,essa conversa de que se DEUS fosse uma trindade ele teria que revelar algo do tipo: “EU DEUS SOU UMA TRINADE” é conversa fiada,DEUS deixa evidencias na bíblia.temos uma enxurrada de evidencias no v.t de como seria o messias,e mesmo assim os judeus não acreditaram em JESUS,os judeus também poderiam argumentar algo do tipo como:porque DEUS não veio na terra e falou esse é o messias que eu prometi no v.t pra vocês” como tava dizendo DEUS revela ais coisas do jeito dele não do nosso jeito meu caro.

    Curtir

  112. Há diversos textos que demonstram claramente que Jesus era de fato o Messias.
    ◙ Daniel 9:25,26 apontava a época na corrente do tempo, em que o Messias apareceria. Os judeus sabiam disso e tanto é assim que perguntaram para João Batista se ele era o Messias.
    ◙ Gênesis 49:10 profetizou que ele viria da tribo de Judá.
    ◙ Nascido em Belém. Miquéias 5:2, 4
    ◙ O profeta Isaías predisse que o Messias seria descendente do Rei Davi. (Isaías 9:7) Jesus realmente nasceu na linhagem de Davi. — Mateus 1:1, 6-17.
    ◙ Outra profecia bíblica predisse que o Filho de Deus seria chamado “do Egito”. Jesus, quando criança, foi levado ao Egito. Ele foi trazido de volta depois da morte de Herodes, cumprindo assim a profecia. — Oseias 11:1; Mateus 2:15.

    Quanto a sua afirmação de que Deus é uma trindade, não há nenhuma evidência sequer. A Encyclopædia Britannica diz: “Nem a palavra Trindade, nem a doutrina explícita ocorrem no Novo Testamento . . . A doutrina desenvolveu-se gradualmente com o decorrer dos séculos, enfrentando muitas controvérsias.”

    “Para a formulação do dogma da Trindade, a Igreja [Católica] teve de elaborar uma terminologia própria, com a ajuda de noções de origem filosófica.” — Catecismo da Igreja Católica.

    “A doutrina da Trindade . . . não tem suas raízes no início do cristianismo, e esse conceito só foi definido no fim do segundo século.” — Library of Early Christianity—Gods and the One God (Biblioteca do Cristianismo Primitivo — Deuses e o Deus Único).

    O Dr. J. H. Hertz, um rabino, disse: “Este sublime pronunciamento de absoluto monoteísmo foi uma declaração de guerra contra todo politeísmo . . . A Shema exclui a trindade do credo cristão como violação da Unidade de Deus.”* (A confissão da unicidade de Deus, conforme expressa na Shema, uma oração baseada em Deuteronômio 6:4, é um componente central da adoração judaica.)

    Curtir

  113. Esta doutrina da “trindade” é fruto de interpretação forçada das escrituras. Não há nada que evidencie uma trindade na Bíblia. Não há um versículo sequer! Não há como comparar com textos que provam que Jesus é o Messias. Você só fala mas nada apresenta. Conversa vazia.

    Curtir

  114. Boa noite meus irmãos, quero agradecer bastante a todos defensores da verdade, é a 1° ves que enrto dentro desta pagina, desejo-o deichar estas palavras para os trinitários averdade é única por outro lado á muitas mentiras, as esclarações que os irmãos deram são claras e diretas quando aos textos que citaram, cada trinitário tentava a sorte para defender o tal ensino sem fundamentos, foram completamente refutadas. Biblia não se contradis, ela é perfeita quem inspirou é perfeito. Atos 7:55 deixa claramente que Estevão viu 2 pessoas, isso de o dizer que a terceira pessoa”ESP,SANTO” estava dentro de Estevão é um um entendimento sem base, defendem a trindade por causa do orgulho mental. Sem deixar Fernando, Andryw e outros que tentaram e não tiveram base no ensino. Pesquisem com atenção. Eu sei que vai ser dificil, oqui vi acima os comentarios é confusão.

    SEVERINO
    

    Curtir

  115. Saudações a todos…uma vez li uma frase que dizia o seguinte: “Crer mesmo que sinceramente em algo e praticá-lo, não o tornará certo, se for errado”, Ou seja, crer na trindade só pq eu quero que este ensino seja a verdade, eu não o tornarei certo se estiver errado….. uma sugestão: Use este tempo para pesquisar as escrituras com mente aberta usando o raciocínio lógico e com humildade sempre examine o contexto bíblico deste e de outros assuntos.
    É muito bonito ver pessoas sinceras examinarem as escrituras com zelo e estarem dispostas com humildade, a aprender mais sobre o nosso grande Criador Jeová. Abraço.

    Curtir

  116. Bom dia a todos, participantes do site.

    O tema proposto diz ” Se Jesus é Deus, porque é que Estêvão viu duas pessoas no céu”. . A palavra destra ou direita de Deus não quer dizer lado direito ela significa plenitude de autoridade, máxima autoridade.

    O fato da Bíblia afirmar que Jesus está assentado à direita do Pai nas alturas não significa dizer que isto ocorre literalmente. EM Salmos 118:15,16 “ A voz de clamor jubilante e de salvação está nas tendas dos justos. A direita de Jeová está demonstrando energia vital.” A direita de Jeová [se] está exaltando; A direita de Jeová está demonstrando energia vital”, neste versículo deixa claro que a direita de Deus, Quer dizer que o máximo poder de Deus se exalta e mostra energia vital.

    Marcos 14: 62 “ Jesus disse então: Sou; e vós vereis o Filho do homem sentado à destra de poder e vindo com as nuvens do céu.”(Mateus 26:64 e Lucas 22: 69), novamente vemos que as palavras destra e direita tem o significado de poder e autoridade.

    Êxodo 15:6 “ Tua direita, ó Jeová, mostra se poderosa em capacidade, Tua direita, ó Jeová, pode despedaçar o inimigo.” Não é a mão física de Deus e sim seu poder dEle despedaça o inimigo.

    Salmos 139:9,10 “…se eu tomasse as asas da alva para residir no mar mais remoto. Também ali me guiaria a sua própria mão. E me seguraria a tua direita.”
    Davi conhecia em seu coração ao Senhor, Deus soberano que tinha controle de todos os detalhes de sua vida. Ele disse ao Senhor: “ Tua mão me segura” ou seja o que mantém firme é o máximo poder de Deus.”

    Hebreus 10:11-12 “Mas, Jesus ofereceu um só sacrifício pelos pecados, perpetuamente, e se assentou á direita de Deus.” Aqui está expressa a dimensão do sacrifício de Jesus para resgate dos seu povo. Esta obra Redentora de Jesus Cristo é a manifestação de Sua autoridade e poder.

    Hebreus 12:2 “olhando atentamente para o agente principal e Aperfeiçoador da nossa fé, Jesus. Pela alegria que lhe apresentou ele aturou uma estaca de tortura, desprezando a vergonha, se tem assentado á direita do trono de Deus.”

    Hebreus 8:1 “ Ora, quando as coisas que se discutem, este é o ponto principal: Nós temos um sumo sacerdote tal como este, ele se assentou á direita do trono da majestade no céus” Nosso sumo sacerdote tem todo poder e autoridade.
    Efésios 1:20 “… e o assentou à sua direita nos lugares celestiais”
    Então, quando a Bíblia fala em “sentado à destra ou a direita” ela quer dizer que Jesus Cristo está em pleno poder e autoridade como Rei e Soberano.

    O ensinamento errôneo da existência de dois ou três deuses trouxe como conseqüência a noção de dois ou três tronos, cada um deles sentado em seu respectivo lugar.

    Apocalipse 4:2 nos dá elementos claros para que tenhamos a certeza da existência de um só trono, onde o único Deus, Cristo está sentado. “Depois destas coisas vim a estar imediatamente no [poder] do espírito e eis que havia um trono na sua posição no céu e havia alguém sentado no trono..” O Ap. João viu só um trono.
    Isaías 6:1-4 “ No ano em que morreu o Rei Uzias, eu no entanto cheguei a ver Jeová (SENHOR) sentado num trono enaltecido e elevado…”
    Isaias viu o trono de Deus, cheio de glória, o mesmo que João viu e relatou no Apocalipse. O Deus que esta no céu sentado no trono, como Rei e Senhor é Jesus Cristo, o nosso Único Dono e soberano Senhor Judas 4.
    Na visão de João, havia um trono, e nele alguém sentado – O Senhor Jesus Cristo. Mas foi dito tanto aos cristãos que existem três deuses e, consequentemente, três tronos, que, hoje, ao se falar a Verdade Revelada a respeito do trono, paira desconfiança em algumas mentes, fortaleza essa erguida pela tradição de homens. As ovelhas de Jesus precisam de alimento sólido, do conhecimento da verdade sobre o trono do Senhor.
    Hebreus 1:8 “Mas, com referência ao filho: Deus é o seu trono para todo o sempre,…”
    Como homem, Jesus comportou-se como filho, mas na realidade era Deus. Ele mesmo disse: “ Eu e o Pai somos um.” Portanto, há um só trono e um só Deus: Jesus viveu como filho e como Pai criou todas as coisas, e está nos céus, reinando absoluto e soberano.
    Atos 7:55-56 “ Mas ele cheio de espírito santo, fitou os olhos no céu e avistou a glória de Deus, e Jesus em pé à direita de Deus, e disse:” Eis que observo o céu aberto e o filho do homem em pé à direita de Deus”.
    Ao ser apedrejado, Estevão viu Jesus Cristo à destra (direita) de Deus. Então a tradição diz que destra é mão direita e que, sendo assim, há três tronos. Mas está escrito que Estevão viu o Senhor Jesus Cristo e exclamou: “Senhor Jesus recebe o meu espírito!” Ele não disse: Pai Jeová, Deus Filho, Deus Espírito Santo. Ele disse “Senhor Jesus”, porque era Jesus Cristo quem estava no trono da glória, de Deus glorificado.
    João 3: 12,13 “ Se eu vos disse coisas terrenas e ainda assim não credes, como crereis se vos disser coisas celestiais? Ademais, nenhum homem ascendeu ao céu, senão aquele que desceu do céu, o Filho do homem”.
    João 6: 62 “Que [seria], portanto, se observásseis o Filho do homem ascender para onde estava antes?”
    Jesus está sempre mostrando que Ele é Deus, portanto o trono é dEle; e Ele é o Pai: “Eu e o Pai somos um.”
    E qual era o lugar onde Jesus estava? Era o trono de Deus. Este é um grande segredo, revelado agora a Igreja.
    Revelação 3: 21”Aquele que vencer, concederei assentar-se comigo no meu trono, assim como eu venci e, me assentei com o meu Pai no seu trono.”
    Revelação 20:11 “Eu vi um grande trono branco e o que estava sentado nele. De diante dele fugiam a terra e o céu e não se achou lugar para eles.”
    Em Jesus Cristo estão todos os atributos de poder e soberania, toda a plenitude da Divindade. Este conhecimento confere santidade e autoridade ao cristão. Quando tu dizes com convicção que Jesus Cristo está em ti, estás dizendo que tens toda a plenitude da Divindade.
    Revelação 5:11-12 “E eu vi, e ouvi uma voz de muitos anjos em volta do trono, e das criaturas viventes, e dos anciãos, e o número deles era miríades de miríades e milhares de milhares , dizendo com voz alta: “ O Cordeiro que foi morto é digno de receber o poder e as riquezas, e a sabedoria, e a força, e a honra, e a glória e a benção.” Os milhões a que João se refere no livro de Revelação são os eleitos que compartilham da glória do Senhor. Lá estava o Cordeiro Jesus Cristo, sendo exaltado e glorificado.
    Revelação 21:5-7 “E o que estava sentado no trono disse: “Eis que faço novas todas as coisas.” Ele diz também: “Escreve porque estas palavras são fies e verdadeiras.” E ele me disse: “Estão feitas! Eu sou o Alfa e o Ômega, o principio e o fim. A todo aquele que tiver sede darei gratuitamente da fonte da água da vida. Todo aquele que vencer herdará estás coisas, e serei o seu Deus e ele será o meu filho.”
    A consciência de que Deus nos tornou UM espírito com Jesus Cristo nós dá paz e descanso nEle. Esta é a certeza da glória. Todas as obras preparadas de antemão por Deus que realizamos estão escritas no Livro do Galardão que está junto ao Trono de Deus, nosso Senhor Jesus Cristo.

    Jesus era totalmente Deus e totalmente homem, Cristo veio ao mundo como filho de Deus, tomando forma humana, mas Ele era o próprio Criador. Deus se fez carne, gerado pelo próprio espírito no ventre de Maria. O nosso único Dono e Senhor Jesus Cristo como está no livro de Judas 4 “…nosso único Dono e Senhor Jesus…”se manifestou entre os homens e foi sujeito a todas as incertezas que a vida humana encerra. No cumprimento da Lei andou sobre a terra pregando, aconselhando, advertindo e ensinando, morreu no madeiro, rejeitado e humilhado, levando sobre Si toda nossa condenação. Ressuscitou e subiu aos céus. Colossenses 2: 1-3 “…entendimento exato do segredo sagrado de Deus a saber, Cristo … oculto nele se acham todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento.”

    Graça e paz.

    Curtir

  117. Rogério, tem certeza que existe um só trono nos céus? Você está certo disso? Apoc. 4:4 diz que não! “Ao redor do trono havia 24 tronos, e nesses tronos eu vi 24 anciãos sentados, usando vestes brancas e, na cabeça, coroas de ouro.” E em Lucas 12:28 lemos Jesus dizendo: ” “No entanto, vocês são os que ficaram comigo nas minhas provações; 29 e eu faço com vocês um pacto para um reino, assim como o meu Pai fez um pacto comigo, 30 a fim de que vocês comam e bebam à minha mesa, no meu Reino, e se sentem em tronos para julgar as 12 tribos de Israel.”

    Portanto sua afirmação de que só há “um trono no céus” não está correta. O poder de governar foi dado a outros. Deus delegou poder e autoridade a outros, começando por seu filho Jesus.

    Também gostaria de avisar que o Sr. violou a orientação para se comentar nesta página. Se esqueceu de que fazer “flooding” ou postar textos enormes já foi avisado como sendo uma tática dos desonestos? Dá uma olhada nas orientações.

    Curtir

  118. Roger afirmou sobre Jesus:

    Nosso sumo sacerdote tem todo poder

    De onde tirou essa ideia? Apresente um texto que afirme que Jesus tem “todo poder”. Isso simplesmente não existe. É uma enganação sutil plantada como se fosse texto da palavra de Deus! Satanás desvia sutilmente as pessoas da verdade empregando falsos instrutores que distorcem a verdade. Temos que prestar atenção gente! Acredito que este engano de sua parte Roger, não deve ter sido proposital, não é?

    Roger, seu texto volumoso está cheio de afirmações equivocadas.

    Curtir

  119. Roger citou o seguinte texto:

    Hebreus 8:1 “ Ora, quando as coisas que se discutem, este é o ponto principal: Nós temos um sumo sacerdote tal como este, ele se assentou á direita do trono da majestade no céus”

    Quem é a Majestade citada neste texto? Sua interpretação afirma então que Jesus “não se assentou à direita” e ao mesmo tempo ele é a Majestade ao lado de quem se sentou, é isso? O texto é mais do que claro que Jesus é um e a Majestade é outro. Então como fica a visão do Profeta Daniel onde lemos:

    ““Continuei olhando nas visões da noite e vi alguém parecido com um filho de homem vir com as nuvens dos céus; ele obteve acesso ao Antigo de Dias e foi conduzido à sua presença. 14 E foi-lhe dado domínio, honra e um reino, para que os povos, nações e línguas o servissem. Seu domínio é um domínio eterno, que jamais terminará, e seu reino não será destruído.”

    Este texto também deixa claro que Jesus é um e o Antigo de dias é outro. E obviamente quem “conduziu” Jesus foram outros seres, que não eram nem Jesus (pois não poderia conduzir ele mesmo) nem o próprio Antigo de Dias, diante de quem Jesus foi conduzido por outros.

    Em sua visão ele é o mesmo ser que aquele diante de quem comparece e obtém acesso? Acha isso lógico?

    Curtir

  120. Bom dia Queruvim, me desculpe por ter violado eu coloco os textos e nem procuro saber sobre o “flooding” eu n ão sabia disto não, perém se você achar que deva deletar o texto pode ficar tranquilo para deletar, foi sem intenção mesmo.

    Curtir

  121. Queruvim citou isso:
    “Satanás desvia sutilmente as pessoas da verdade empregando falsos instrutores que distorcem a verdade. Temos que prestar atenção gente!”

    Pelo amor de Deus, juro que por essa eu esperava,”eu lhe dou a certeza que não foi você que falou isso.” Mas tá tranquilo é sempre assim é só contrariar as doutrinas das Testemunhas de Jeová que vocês agem assim sempre a mesma ladainha ” é satanás que ta falando, eles vão ser destruidos na guerra do armagedom”.

    Voltarei no assunto em um outro momento eu prometo.

    Curtir

  122. Acredito que este engano de sua parte Roger, não deve ter sido proposital, não é? Não foi você mesmo que escreveu que Jesus TEM todo poder e autoridade? Nem ao menos parafraseou a Bíblia onde diz que Jesus “recebeu” autoridade? Você Roger, deve ter escrito ou pensado irrefletidamente e inventou a palavra “poder” como se fosse da Bíblia! Você está colocando palavras na boca do autor da Bíblia e nem percebe!

    Você primeiro faz um flooding de informações, agora lamenta como se fosse uma pessoa oprimida? Mudar uma vírgula da palavra de Deus é coisa de quem então? É coisa de Deus? Sei que você parece ser uma boa pessoa, mas seja mais cuidadoso de agora em diante colega!

    Curtir

  123. Bem, não tenho o tanto de conhecimento que alguns aqui tem, porém com pouco pude entender claramente que a Bíblia fala de Jesus Cristo, o FILHO DE DEUS, não o DEUS-FILHO (nem existe essa expressão na bíblia, Deus-Filho), e fala sobre Jeová, o Todo_poderoso. O Livro bíblico de Apocalipse fala sobre Jesus passando para João as coisas que ele (Jesus) recebeu de Deus, não é? Nisso Jesus já estava no céu. Ele passou para ele mesmo para depois passar para João? :/

    Além disso, no mesmo livro de Apocalipse, Jesus fala sobre “Meu Deus e Vosso Deus”. Quem?????!!! :/ Quem é o Deus de Jesus? Além disso, quando ele estava na Terra, orava a quem? Para ele mesmo? Ahh gente, por favor né?! É tudo tão simples e belo de se entender: Jeová é o Deus-Todos POderoso, Jesus é o filho de Jeová e a primeira criação de Deus (primogênito). Finish. Certo?

    Abs.

    Curtir

  124. Pelo visto Roger é unicista, por isso teve que criar alguns ensinos diferentes, tais como:

    1- A palavra destra ou direita de Deus não quer dizer lado direito ela significa plenitude de autoridade, máxima autoridade;

    2- Só existe um trono;

    O problema é que as duas afirmações são contraditórias, pois numa (1) ele tenta afirmar que estar a direita significa ter a autoridade plena, o que não exclui a possibilidade de ser duas pessoas, o que de fato é, pois Deus não falaria para sí próprio assentar-se a sua destra. – Salmo 110:1.

    Desconhece a polissemia do termo e faz uma lambança interpretativa.

    Depois tenta alegar que só existe um trono no céu, contrariando o que a própria escritura diz em diversos lugares:

    Mateus 19:28 – 12 Tronos
    Lucas 22:30 – 12 Tronos
    Colossenses 1:16 – Tronos no céu (plural)
    Apocalipse 4:4 – 24 Tronos
    Apocalipse 11:16 – 24 Tronos
    Apocalipse 14:1; 20:4 – 144 mil Tronos

    Depois ele se queixou que o Queruwin falou em ensinos de demônios, e que satanás desvia sutilmente as pessoas. Ele não gostou de ter atribuído a si esse tipo de frase, e para a surpresa geral, ele diz o seguinte:

    “Voltarei no assunto em um outro momento eu prometo.”

    Mas isso não é uma paráfrase de Lucas 4:13? rsrs

    Esse tipo de argumentação em “cascata” é uma espécie de Falácia, pois você expõem tantos argumentos em form de metralhadora, sabendo que:

    1- Dificilmente alguém irá rebater ponto a ponto, (isso causa uma falsa sensação de “vitória”) pois mesmo que o conceito seja atacado, a pessoa ainda vai dizer: “Ahhh, mas e aquele texto lá que eu citei na 136º linha? Te peguei viu?” e sairá convicta que aquilo que crê foi defendido com êxito.

    2- Sabe que os que terem paciência para ler, terão que dispor de um tempo grande para responder, o que possivelmente não farão por ser um assunto circular e as vezes desconexo.

    O ideal é pegar uma ideia e esmiuçar ela, não acrescentar diversas idéias aleatoriamente para tentar o mesmo ponto.

    Curtir

  125. Amiguinho eu pedi descupas por você ter dito a respeito do longo texto que coloquei e não por causa da palavra ” Poder”,agora você dizer que eu coloquei palavras minha na Biblia é brabo se eu fiz isso o que devemos dizer então da TRADUÇÃO NOVO MUNDO a qual você tanto defende.

    Curtir

  126. Roger, Jesus NÃO é citado na Bíblia como tendo “todo poder” como você afirmou, colocando palavras na boca do Autor da Bíblia. Você não é grato a Jeová Deus por ter dado orientação e tanta informação valiosa por meio de seu povo.

    Curtir

  127. Bom dia
    Amados interpretar a Bíblia com uma passagem Bíblica faz com que muitos cheguem a conclusões erróneas gerando assim doutrinas heréticas. O que confunde a mente humana é o facto de um Deus único se manifestar em 3 pessoas e de isolarem passagens Bíblicas, vamos as Escrituras
    Na verdade na Bíblia não contem a palavra Trindade mas podemos ver nas Escrituras Deus se manifestando em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Mas para não fugir do contexto da passagem isolada eu apenas vou explicar que Jesus é Deus assim como Jeová.
    A melhor forma de perceber isso é olhar para os atributos de Deus os quais outros seres não possuem mas que Deus possui.
    O Evangelho segundo João é o que mais explica sobre a divindade de Cristo Jesus e sobre o Espírito Santo ser pessoa e não força activa e o apostolo Paulo também mostrou essas verdades mas eu não quero explicar sobre o Espírito Santo o qual a bíblia fala dele com Deus.
    “No principio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” João 1:1
    Aqui João nos apresenta Jesus como Verbo ou Palavra de Deus sendo distinta de Deus Pai e ao mesmo tempo mostra que Jesus é Deus igual ao Pai. Lembrando que há um só Deus.
    No Capitulo 5:16-27 de João vemos os judeus querendo apedrejar a Jesus por dois motivos: por violar o sábado segundo os judeus e de fazer-se igual a Deus.
    “Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam mata-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.” João 5:18
    Veja que só Deus pode ser honrado, adorado e não há outro Deus alem dele mas mesmo assim Jesus se declarou Deus e igual a Deus Pai (João 5:23)
    outra vez os judeus quiseram apedrejar a Jesus ao declare-se ser um com o Pai
    “Eu e o Pai somos um.” João 10:30
    Jesus questionou aos judeus porque motivo o queriam apedrejar e Jesus respondeu
    “Os judeus responderam, dizendo: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfémia, porque sendo tu homem te fazes Deus a ti mesmo.” João 10:33
    E Tomé chamou Jesus de Senhor e Deus
    “Tomé respondeu e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu.” João 20:28
    Jesus nunca negou adoração o qual sabemos que só Deus pode ser adorado…se o próprio Jesus se declarou Deus nós negaremos…
    Conclusão você só apresentou um texto e isolou e chegaste a conclusão que Jesus não é Deus eu também farei o mesmo… Em Jeremias 17:10 Jeová nos diz “Eu, o Senhor, esquadrinho a mente, eu provo o coração; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas acções.”
    E a mesma declaração é dita por Jesus em Apocalipse 2:23 “e ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que esquadrinha os rins e os corações; e darei a cada um de vós segundo as suas obras.”
    Jesus usa a expressão Eu sou o primeiro e o Ultimo, o qual também é usada por Jeová no velho testamento.
    Me explica isso por só Deus pode fazer isso.

    Curtir

  128. Pedro Elves, o senhor está usando passagens das Escrituras para tirar CONCLUSÕES ERRADAS. O senhor nos acusa e acaba cometendo o erro de que nos acusaste! Com o agravante: O único texto que mostramos não precisa de interpretação. A mensagem é clara: Estevão VÊ SIM apenas 2 PESSOAS NO CÉU. Isso já DERRUBA O DOGMA DA TRINDADE. Agora os textos que o senhor cita só podem ser entendidos corretamente se analisados dentro do ENSINO GERAL E ÚNICO das Escrituras: Há um só DEUS MAIOR, O PAI E DEUS DE JESUS CRISTO. E esse Deus Maior, Jeová, escolhe quem Ele quiser para Eleger como Governante de Toda a Criação. E O Deus MAIOR, Jeová, escolheu seu FILHO MAIS VELHO para dar todo o poder e autoridade necessários para Comandar a Criação. É por isso que vemos passagens que falam de Jesus em termos semelhantes ao Pai, Jeová. O ponto chave para entendermos a mensagem corretamente é não esquecer o seguinte fato: Jesus GANHA DO PAI JEOVÁ as capacidades que só pertencem a Deus Jeová por NATUREZA. Portanto, a Autoridade Máxima do Universo continua sendo O Pai, Jeová, o Único Deus COMPLETAMENTE DEUS, POIS SUAS QUALIDADES NÃO FORAM DADAS A ELE POR NINGUÉM. PELO CONTRÁRIO: O DEUS MAIOR, JEOVÁ, É QUEM REVESTIU AO FILHO DE TODO O PODER E AUTORIDADE QUE HOJE ELE DESFRUTA. O DEUS TODO-PODEROSO, JEOVÁ, É A FONTE DO PODER E DA AUTORIDADE QUE JESUS TEM. Por isso que Jesus falou sobre o PAI:

    O Pai é o ÚNICO Deus que é VERDADEIRAMENTE DEUS, EM SENTIDO ABSOLUTO! O PAI É A FONTE DE TODA A AUTORIDADE E PODER. O Pai é o ÚNICO DEUS VERDADEIRO: JOÃO 17:3.

    Sendo a Fonte INFINITA DE PODER E AUTORIDADE, o PAI DÁ ESSA AUTORIDADE A QUEM ELE QUISER! E aquele a quem o Pai exalta, se torna o Representante Completo do Pai. E esse Representante Único é o Messias, Jesus Cristo. O Deus Pai DEU a Jesus o cargo de REI, com o objetivo de RESTAURAR TODA A CRIAÇÃO DE VOLTA À PERFEIÇÃO QUE HAVIA ANTES DE O DIABO METER O PECADO NA CRIAÇÃO.

    JESUS, SENDO AGORA EMPOSSADO PELO PAI COMO REI, VAI DESTRUIR O DIABO E DESFAZER TODO O MAL QUE O DIABO CAUSOU. QUANDO, POR FIM, O FILHO JESUS CUMPRIR ESSA MISSÃO, O PRÓPRIO FILHO VAI ENTREGAR O CARGO DE REI DE VOLTA A DEUS, O PAI, POIS NO FINAL O OBJETIVO DO REINADO DE JESUS É ESSE: TRAZER DE VOLTA À AUTORIDADE DO PAI TODA A CRIAÇÃO PERFEITA, SEM NENHUM SINAL DE PECADO E REBELIÃO QUE O DIABO INTRODUZIU.

    O TEXTO ABAIXO SINTETIZA TUDO ISSO QUE FALEI ACIMA:

    “E então virá o fim, quando Cristo tiver destruído todos os governos, autoridades e poderes, e entregar o reino a Deus, o Pai. Porque Cristo tem que reinar até Deus pôr todos os seus inimigos sob o seu domínio. O último inimigo a ser destruído é a morte. As Escrituras dizem:

    “Deus pôs todas as coisas sob o seu domínio”.

    Quando elas dizem que “todas as coisas” foram colocadas sob o seu domínio, é claro que não incluem o próprio Deus. Deus é quem põe todas as coisas sob o domínio de Cristo. Depois de tudo ficar sob o domínio de Cristo, então o próprio Filho vai ficar sob o domínio de Deus, aquele que pôs todas as coisas sob o domínio de Cristo. Assim, Deus terá o poder absoluto sobre tudo.”
    1ª aos Coríntios 15:24-28_ Versão Fácil de Ler

    Curtir

  129. Olá, Queruvim e colaboradores. Primeiro gostaria de agradecer pelas matérias e os comentários que são muito instrutivos. O seu blog, o apologista e o a verdade é lógica tem me ajudado bastante em ver com mais clareza o que a bíblia ensina. Sinceramente, obrigado! Segundo, tem algum artigo que explica com mais detalhes 1 Tim. 6:15,16? Desde já, agradeço.

    Curtir

  130. Acho que não tenho artigos falando sobre este texto não. Mas entendo que Jesus lá nos dias de Paulo tinha sido ressuscitado para o domínio celestial enquanto os outros, que tinham tal esperança gloriosa, ainda não. Isto só se deu em 1914. Jesus porém era o único que já tinha o privilégio da imortalidade.

    Curtir

  131. Toda a discussão é vã, a Bíblia é complexa e não pode ser estudada através de um único versículo para provar isso ou aquilo.A tradução da Bíblia dos TJ é diferente, possuo mais de 20 traduções da Bíblia para estudo, e cada um puxa a sardinha pro seu lado, por isso prefiro estudar no original hebraico, aramaico e muito pouco do grego, pois apóstolos como Pedro, João, Mateus, livros como Tiago, Judas, Hebreus, historicamente não foram escritos em grego. Pegar estudos prontos de um suposto tradutor de uma tradução do Novo Tempo, ou autores diversos que falam assim ou assado é não ter opinião própria baseada realmente nas traduções que convém a cada um. Aconselho aprofundarem seus estudos na Verdade para compreender a Verdade e não dogmas e sofismas criados por homens…
    Vão apenas ficar aí discutindo sem chegar a nada, pois cada um está cego em suas próprias conclusões e acham que o outro está errado.

    Curtir

  132. Eu vejo tão claro como cristal que as Testemunhas de Jeová estão certas. Não tenho a menor sombra de dúvida de que as Testemunhas de Jeová como grupo são os que tem o favor do Ser Supremo. A humildade é uma característica evidente em cada TJ. Ir de porta em porta é um divisor de águas. Pregar dessa forma em seu próprio bairro é uma façanha que somente os que tem o espírito de Jeová consegue. Você Parpeus, obrigado por comentar. Seu conselho de que devemos nos “aprofundar” nos estudos é bom. Mas parece-me que ainda não tem muita afinidade com as Testemunhas de Jeová não é? Sugiro que tire suas próprias conclusões indo ao local de reunião das Testemunhas de Jeová de sua vizinhança

    Muito obrigado mais uma vez por comentar, pessoas que pesquisam com profundidade são bem vindas aqui nesta página.

    Curtir

  133. Uma resposta ao “Parpeus”:

    Em outras palavras o que o Parpeus diz tem um só objetivo:

    Tentar enfraquecer a notável força dos argumentos das testemunhas de Jeová! O nosso raciocínio é tão revelador da verdade sobre Jesus que a única saída que nossos opositores encontram é partir para o ataque à pessoa, ao invés de atacarem o argumento!
    O distinto acima falou, falou, mas 90 % do que ele disse não tem serventia. São apenas palavras que visam desanimar a quem procura entender a verdade, como se fosse errado pesquisar em cima de informações e descobertas de outras pessoas. Vejamos os pensamentos vazios expressos pelo Parpeus:

    1.”a Bíblia é complexa e não pode ser estudada através de um único versículo para provar isso ou aquilo.”

    ELE ESTÁ CORRETO QUANDO DIZ QUE A BÍBLIA É COMPLEXA…MAS DIZER QUE UM VERSÍCULO NÃO REVELA NADA É PURA ENGANAÇÃO! NO CASO DO VERSÍCULO DO TÓPICO, O TEXTO É CLARÍSSIMO AO DIZER QUE ESTEVÃO SÓ VIU DUAS PESSOAS NO CÉU: JEOVÁ E JESUS. DIZER QUE ESSE ÚNICO VERSÍCULO É INÚTIL NÃO PASSA DE UMA TENTATIVA VÃ PARA ENFRAQUECER A VERDADE CRISTALINA. SE UM TEXTO SÓ NÃO DIZ NADA, O QUE DIZER DE 2, 4 ,6 , 8….E MUITOS OUTROS QUE SE SOMAM A ESSE ÚNICO E QUE NO FIM DAS CONTAS REVELAM A MESMA VERDADE ?? O DEUS SOBERANO E MAIOR DE TODOS É UM SÓ: JEOVÁ DEUS! E JESUS É SEU CRISTO, O SEU FILHO ESCOLHIDO DENTRE TODA A CRIAÇÃO PARA SER O REPRESENTANTE E PORTA-VOZ DO PAI.

    “A tradução da Bíblia dos TJ é diferente”…

    REALMENTE, A BÍBLIA DAS T.J, MESMO COM SUAS FALHAS, É A MELHOR! ESSA É A DIFERENÇA!

    3.”possuo mais de 20 traduções da Bíblia para estudo, e cada um puxa a sardinha pro seu lado,”…

    SE ELE TEM 20 VERSÕES DA BÍBLIA, ELE ESTÁ EM ÓTIMAS CONDIÇÕES DE ENTENDER QUE A VERDADE SALTA AOS OLHOS QUANDO UMA QUANTIDADE DESSA DE BÍBLIAS SÃO COMPARADAS NAS SUAS ESCOLHAS DE TRADUÇÕES. SE ELE NÃO CONSEGUE VER A VERDADE EM 20 TRADUÇÕES ENTÃO NÃO ESTÁ FAZENDO BOM USO DELAS.

    “por isso prefiro estudar no original hebraico, aramaico e muito pouco do grego,”…

    MUITO BOM, APRENDER O IDIOMA ORIGINAL DA BÍBLIA É MUITO BOM…MAS SERÁ QUE ELE ACHA REALISTA ESPERAR QUE TODO O MUNDO APRENDA HEBRAICO E GREGO PARA LEREM A BÍBLIA NO ORIGINAL E NÃO PRECISAR MAIS DE TRADUÇÕES ?? ELE SE ESQUECE DE UM DETALHE BÁSICO: SE ISSO FOSSE IMPORTANTE, ENTÃO POR QUE OS JUDEUS ACHARAM NECESSÁRIO TRADUZIR AS ESCRITURAS DO HEBRAICO PARA O GREGO E CRIARAM A SEPTUAGINTA ?? POR QUE OS APÓSTOLOS QUE ESCREVERAM O “NOVO TESTAMENTO” ESCREVERAM EM GREGO, APESAR DE SEREM FALANTES NATIVOS DE HEBRAICO ? OU SEJA, O Parpeus INTENCIONALMENTE DESCONSIDERA QUE A TRADUÇÃO PARA OUTRAS LÍNGUAS ESTÁ NO DNA DO POVO DE DEUS E DE SUA MENSAGEM PARA A HUMANIDADE!

    “Pegar estudos prontos de um suposto tradutor de uma tradução do Novo Tempo, ou autores diversos que falam assim ou assado é não ter opinião própria baseada realmente nas traduções que convém a cada um.”

    ENTÃO ELE QUER “RE-INVENTAR” A RODA ? É ISSO ? ELE QUER DAR A ENTENDER QUE AS NOSSAS PESQUISAS SÃO INÚTEIS PORQUE SE BASEIAM EM INFORMAÇÕES ORIGINADAS DE PESQUISAS DE OUTRAS PESSOAS. ISSO PARA ELE É “NÃO TER OPINIÃO PRÓPRIA”. QUE PENSAMENTO FALHO E POBRE! SERÁ QUE ELE NÃO SABE QUE TODO O CONHECIMENTO DA HUMANIDADE SE CONSTRUIU A PARTIR DAS BASES LANÇADAS POR GERAÇÕES ANTERIORES, AS QUAIS FORAM REPASSANDO SUAS DESCOBERTAS PARA AS GERAÇÕES FUTURAS ? DESSA FORMA, O CONHECIMENTO VAI CRESCENDO TENDO-SE COMO PONTO DE PARTIDA AQUILO QUE JÁ FOI DESCOBERTO! ISSO É LÓGICO!

    “Aconselho aprofundarem seus estudos na Verdade para compreender a Verdade e não dogmas e sofismas criados por homens”

    SÓ FALTOU ELE NOS EXPLICAR COMO É QUE SE CHEGA A ESSA VERDADE SEM TER UM PONTO DE REFERÊNCIA PARA A PESQUISA! SERÁ QUE DEVEMOS ESPERAR UMA REVELAÇÃO PARTICULAR, VINDA DIRETAMENTE DOS CÉUS E QUE CADA SER HUMANO VAI SER ILUMINADO A PARTIR DO NADA COM ESSE CONHECIMENTO DA VERDADE VINDO SEM ESFORÇO ALGUM ? A BÍBLIA, PELO CONTRÁRIO, ENSINA QUE A VERDADE É CONSEGUIDA ATRAVÉS DE ESFORÇO, COMO QUEM PROCURA CAVAR ATRÁS DE UM TESOURO ESCONDIDO!

    “Vão apenas ficar aí discutindo sem chegar a nada, pois cada um está cego em suas próprias conclusões e acham que o outro está errado.”

    MAIS UM PENSAMENTO ERRADO! QUANDO VÁRIAS PESSOAS EXPÕEM SUAS CONCLUSÕES A VERDADE SALTA AOS OLHOS, POIS A VERDADE É UMA SÓ! NÃO HÁ COMO INFORMAÇÕES QUE SE ANULAM SEREM A MESMA VERDADE! E NEM INFORMAÇÕES QUE SÃO CONFLITANTES ENTRE SI! POR ISSO QUE A DISCUSSÃO SAUDÁVEL DE ARGUMENTOS É O ÚNICO CAMINHO QUE PODE DISSIPAR AS DÚVIDAS E CONDUZIR O ESTUDANTE HONESTO À VERDADE, A QUAL É A ÚNICA RESPOSTA POSSÍVEL QUE RESTA QUANDO TODOS OS ARGUMENTOS SÃO APRESENTADOS E ANALISADOS.

    PORTANTO, A PARTICIPAÇÃO DO Parpeus É SEMELHANTE ÀQUELES INIMIGOS DOS JUDEUS QUE TENTARAM A TODO CUSTO DIFICULTAR E IMPEDIR O TRABALHO DE RECONSTRUÇÃO DO TEMPLO, QUANDO ELES VOLTARAM DO EXÍLIO EM BABILÔNIA:

                                             NEEMIAS 6:
    

    1 Sambalate, Tobias, Gesém e o resto dos nossos inimigos souberam que nós havíamos terminado de reconstruir a muralha e que não havia mais brechas nela, embora ainda não tivéssemos colocado os portões nos seus lugares. 2Então Sambalate e Gesém me mandaram um recado. Eles queriam que eu fosse me encontrar com eles num dos povoados do vale de Ono. Mas a intenção deles era me fazer algum mal. 3 Aí eu mandei mensageiros a eles com o seguinte recado:
    — Eu estou fazendo um trabalho importante e não posso descer até aí. Eu não vou deixar este trabalho só para ir falar com vocês.
    4 Eles me mandaram o mesmo recado quatro vezes, e eu mandei sempre a mesma resposta.
    5 Então Sambalate me mandou o quinto recado, e este veio por escrito. Era uma carta e foi trazida por um dos empregados de Sambalate. 6 A carta, que estava aberta , dizia:
    “Gesém me disse que entre os povos vizinhos está correndo um boato. Dizem que você e os judeus pretendem fazer uma revolução e que é por isso que estão reconstruindo a muralha. Ele disse também que o seu plano é se tornar o rei deles 7 e que você já arranjou alguns profetas para dizerem em Jerusalém que você é o rei de Judá. O rei Artaxerxes certamente vai saber disso, e por isso proponho que nós dois nos encontremos para conversar a respeito dessa situação.”
    8 Eu mandei a seguinte resposta:
    — Nada do que você está dizendo é verdade. Foi você quem inventou tudo isso.
    9 O que eles queriam era nos meter medo para não continuarmos o trabalho.
    “Agora, ó Deus, aumenta as minhas forças!”
    10 Nessa época, Semaías, filho de Delaías e neto de Meetabel, estava proibido de sair de casa, e por isso fui visitá-lo. Ele me disse:
    — Nós dois precisamos nos esconder juntos no Lugar Santo, no Templo. E vamos fechar as portas porque eles virão matar você. Sim, qualquer noite destas eles virão matá-lo.
    11 A isso respondi:
    — Eu não sou do tipo de homem que foge e se esconde. Você pensa que eu tentaria salvar a minha vida me escondendo no Templo? Eu não vou fazer isso, de jeito nenhum.
    12 Quando comecei a pensar nesse assunto, compreendi que Deus não havia falado com Semaías e sim que Tobias e Sambalate haviam pago a ele para me dar aquele conselho. 13 Eles lhe deram dinheiro para me fazer ficar com medo e assim pecar . Aí eles poderiam acabar com o meu bom nome e me humilhar.
    14“Ó meu Deus, lembra do que Tobias e Sambalate fizeram e castiga-os. Lembra também da profetisa Noadias e dos outros profetas que tentaram me fazer ficar com medo.”
    Termina a construção das muralhas
    15 As muralhas foram terminadas no dia vinte e cinco do mês de elul, depois de cinquenta e dois dias de trabalho. 16 Então os nossos inimigos das nações vizinhas souberam disso e ficaram desmoralizados porque todos ficaram sabendo que o trabalho havia sido feito com a ajuda do nosso Deus.

    Curtir

  134. ESTEVÃO VE O FILHO AO LADO DO PAI,
    Se Jesus é Deus, porque é que Estevão viu duas pessoas no céu? Estêvão “fitou os olhos no céu e avistou a glória de Deus, e Jesus em pé à direita de Deus.” (Atos -7:55) Claramente viu duas pessoas distintas. Estêvão menciona que Jesus está à direita de Deus e não simplesmente à direita do Pai. E se Jesus é parte de uma divindade trinitária, porque é que Estêvão não viu também o espírito santo ou três pessoas?-7-56- e disse: “Vejo os céus abertos e o Filho do homem em pé, à direita de Deus”.
    Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. Marcos 16.19
    Mas ele, cheio do Espírito Santo, fitando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus em pé à direita de Deus, Atos 7.55
    e disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem em pé à direita de Deus. Atos 7.56
    Quem os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós Romanos 8.34
    mas este, havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados, assentou-se para sempre à direita de Deus, Hebreus 10.12

    Curtir

  135. É CLARO NA BÍBLIA NO DIA QUE JOÃO BATISTA BATIZOU JESUS O APARECIMENTO DA SANTÍSSIMA TRINDADE. JESUS SENDO BATIZADO O ESPÍRITO SANTO POUSANDO SOBRE ELE E A VOZ DE DEUS PAI DIZENDO:EIS O MEU FILHO MUITO AMADO. EM RELAÇÃO AO TEXTO QUE VC CITOU JESUS SUBIU PARA O PAI E PROMETEU O CONSOLADOR O PARACLITO O ESPÍRITO SANTO. POR ISSO ESTÊVÃO AVISTOU O PAI E O FILHO.. POIS O ESPÍRITO SANTO ESTÁ NO MEIO DE NÓS SENDO NOSSO CONSOLADOR E FORTALEZA! Espero ter ajudado!

    Curtir

  136. E na visão de Daniel 7:13, 14 o “paracleto” não havia sido enviado e Daniel não o viu….. Por quê? Em todo o Apocalipse a corte celestial e seus membros são retratados em detalhes e o “paracleto” nem se quer é mencionado. Por quê?

    Curtir

  137. Dada muitas tentativas de associar características inerentes à um ser/pessoa
    para provar a personificação do ES, talvez mais uma ajude. Ele é tímido, além de somar ao rol de “provas” que ele é um indivíduo, explicaria porque ele não gosta de aparecer. Porque se ele for onipresente, ele pode aparecer em todo lugar, se não apareceu é porque não quis.

    Curtir

  138. O “rol de provas” talvez seja pura emoção de cultos de emoção. Porque a Bíblia apresenta o espírito santo como sendo algo.
    Evidência bíblica da natureza impessoal do espírito santo

         Note abaixo as características aplicadas pela Bíblia
     ao espírito santo que determinam,
    além de qualquer dúvida, a sua natureza impessoal:
         ENCHE pessoas. – Êxo. 31:3; Atos 2:4.
         Pode VIR SOBRE elas. – Juí. 3:10; Luc. 2:25.
         Pode ESTAR ATIVO em pessoas. – Juí. 14:6; 1 Sam. 10:6.
         É DERRAMADO. – Atos 2:17; 10:45.
         DISTRIBUÍDO. – Heb. 2:4.
         PARCELADO. – Núm. 11:17, 25.
         SOPRADO. – João 20:22. 
    

    Curtir

  139. Concordo plenamente, meu irmão. Na bíblia não há provas quanto mais um rol delas de que o ES é um ser pessoal. Ainda mais atribuir uma fraqueza (timidez) ao ES para tentar provar a personificação dele e apoiar a ideia de que ele compõe a maior e perfeita autoridade do universo, seria tolice.

    Se Jesus e consequentemente o ES fossem Deus possuindo co-igualitariedade em todos os atributos de Jeová, por que Jeová inspiraria o salmista a declarar que não há quem se compare a ele até mesmo no céu? “Sendo Jesus e o ES distintos de Jeová”. Estaria Jeová mentindo? Salmos 89:6, 40:5

    Curtir

  140. Daniel Marinho,

    Quer dizer que a terceira pessoa da Trindade, O Deus Todo Poderoso, a quem ninguém pode ver, mas foi visto como pomba, é uma pomba?

    Além disso, a desculpa que o espírito santo não foi visto por Estêvão pôr que foi enviado não cola, afinal, ele não é onipresente, não concorda?

    Curtir

  141. Jonathan, leia estes textos e pergunte-se:

    Jesus é parte de jeová, o próprio jeova, ou distinto de jeova?

    Efésios 1:17, 20 – O Pai… o levantou dentre os mortos e o fez sentar a sua direita
    Gálatas 1:1 – O pai o levantou dentre os mortos
    Salmos 110:1 – Jeová disse ao meu senhor, senta a minha direita
    Mateus 22:43, 44

    Curtir

  142. Meus prezados,

    Houve um mal entendido na minha primeira mensagem onde eu usei de tom sarcástico para “ajudar a defender” essa crença falha que é a personificação do Espírito Santo. Tanto, eu disse na segunda mensagem que seria tolice associar uma fraqueza ao ES para tentar provar que ele é de natureza pessoal.
    Imagine que nas duas principais (na minha opinião) “fotos de família” de Deus, a visão de Estevão e a visão de João em Revelação, o ES não quer aparecer ao menos para ajudar os crentes a entender a Deus para ganhar a vida eterna.

    Eu na verdade já ouvi um absurdo sobre o ES de um TRInitário que cogitou que o ES são os 7 espíritos em Revelação. 1 Pai + 1 Filho + 7 ES = 9 ?!?! Isso pra mim foi uma “NOVIdade”!

    Ao meu prezado Marcelo

    Límpida como minha conta bancária é a verdade que Jesus não faz parte de e muito menos é o próprio Jeová de acordo com o textos sugeridos e as demais escrituras.
    Jesus é uma pessoa distinta de Jeová, mas se ele tivesse todos os atributos de Jeová como os trinitários afirmam “Co-igual”, Jeová estaria mentindo nos Salmos que citei (Salmos 89:6,9, 40:5).
    Teria alguém que se compare à Jeová? Subordinação funcional e a Revelação gradativa (antes era Jeová, depois Jesus e agora o Espírito Santo) são as maiores PALHAÇADAS tragicômicas que já ouvi, é tão absurda que é engraçada, mas quando vejo pessoas sinceras acreditando séria e cegamente nisso eu fico triste de verdade.

    Continuarei a acompanhar esse magnífico site e os comentários, mas quieto no meu canto pra não criar mais confusão.

    Um abraço a todos!

    Curtir

  143. Tanto Deus como Jesus fizeram referência a laços familiares para descrever o relacionamento entre eles. Deus se referiu a Jesus como seu Filho, e Jesus falou de Deus como seu Pai. (Luc. 3:21, 22; João 14:28)
    “Se você quisesse me dizer que duas pessoas são iguais, que grau de parentesco usaria para ilustrar isso?”
    Talvez mencione irmãos — até mesmo gêmeos.
    Essa seria a opção que faz mais sentido.
    “Se eu e você fomos capazes de pensar nessa ilustração com tanta facilidade, será que Jesus — o Grande Instrutor — não teria pensado nessa mesma comparação?
    Em vez disso, ele falou de Deus como sendo seu Pai.
    Jesus retratou assim a Deus como alguém mais velho e que tem mais autoridade do que ele.” A verdade sobre a identidade de Deus é simples assim. Não a complicamos desnecessariamente.

    Curtir

  144. A biblia diz Q Deus é espírito, e Jesus no céu não é espírito não? Eu concordo com vc quanta ignorância no pleno século 21.

    Curtir

  145. Existe uma diferença entre ser espírito e ser o espírito. De fato não existe artigo no texto. A forma anartra destaca a impessoalidade do PNEUMA.

    Curtir

  146. Mas Ana Paula, o ES não era pra ser omnipresente? Neste caso, por que ser enviado? E por que não estar no céu também, visto que ele está, em teoria, em todo o lugar?

    Curtir

  147. Isso é muito maravilhoso, o que está acontecendo aqui
    Estava eu pensando que estava ficando louco sabe
    Leio a bíblia e só apaixonado por ela, mais eu fico pensando
    Por que ou o que levou as pessoas acharem que Deus e Jesus é um dentro do outro, a minha indignação é que a Bíblia é tão clara quando fala a respeito da divindade de Deus, se o próprio Jesus está dizendo que a um maior que ele porque querer negar isso? As editoras que espalha seus insinamentos tem levados estes tipos de contradições, com as idéias de trocar a verdade
    Por simbologias, ou idéias de formalmente, e o maior erro é do leitor
    Que não lê com atenciosidade, eu sempre digo que muitos e não poucos ainda não conhece a Deus de fato como ele é, pensam que Jesus é o café Deus o leite e ambos estão presos um dentro do outro num copo. Acredito que muitos precisam ser liberto de suas prisões psicológicos e se torna livre João 8,32 36

    Curtir

  148. Porque o espírito Santo De Deus já estava na terra e o pai e o filho e o espirito sao duas pessoas desntintas na mesma concordância

    Curtir

  149. Rafael, então o Espírito Santo é um deus não onipresente?

    Eu gostaria de que, alguem que seja trinitarista, me respondesse , se a ausência na Biblia , da expressão “o deus Espirito Santo”, mas sim , a expressão ”O Espírito Santo (DE) Deus” (Efésios 4:30) não é, em certo sentido, indicador de que , na verdade O ES não é um ser e, sim , algo que pertence a DEUS?

    Curtir

  150. Você Diz que Espirito nao pode ser visto , mas como então ele viu Jesus Cristo e Deus ? Deus e Jesus sao o que ? Carne ? A bíblia diz que Carne e osso nao pode habitar os ceus. Eles sao espiritos que por vontade dele apareceu em uma visão. Não viu o espirito santo não pelo fato de ser esprito e por isso nao pode ser visto mas sim pelo fato de ser uma força invisível . O espírito santo é o poder de Deus em ação, é sua força ativa. (Miqueias 3:8; Lucas 1:35) A Bíblia diz que Deus ‘envia seu espírito’. Como ele faz isso? Ele projeta sua energia para onde for necessário a fim de fazer sua vontade. — Salmo 104:30; 139:7.

    Na Bíblia, a palavra “espírito” é uma tradução do hebraico rú·ahh e do grego pneú·ma. Na maioria das vezes, esses termos se referem à força ativa de Deus, ou espírito santo

    Curtir

  151. Amigo ‘foxhound’, as passagens citadas por ‘botafogo’ mostram claramente que não se trata de senso direcional, mas de PODERIO assim como confirmamos também no Salmo 91.7 “…mil cairão ao teu próprio lado E dez mil à sua DIREITA… agora a passagem de Mt 20.23, citada por ti, está CLARO que se trata de direção (um de cada lado).
    Paz à todos!!!

    Curtir

  152. Porque quando Estevao foi martirizado Jesus ja havia ressuscitado entao a expressao biblica, eis que se eu nao for o Pai nao enviará o consolador.
    Nos dias de hj o Espirito Santo nao está no céu com Deus e Jesus esim aqui na terra nos ajudando nos consolando e habitando em nós que o temos.
    OK

    Curtir

  153. Sérgio, você diz que o espírito santo não foi visto porque já tinha sido enviado para a Terra depois de Jesus.
    Puxa vida! Será que se tivéssemos uma visão dos céus ANTES DE CRISTO vir à Terra, será que então poderíamos ver o espírito santo lá, antes de ser enviado por Cristo?

    É….jamais saberemos se o espírito santo seria visto em uma visão ANTES DE CRISTO!

    Parabéns Sérgio! Você deu a resposta definitiva!

    O quê ?! Temos o quê ?! Como ?!!

    ATENÇÃO! ATENÇÃO!
    ESTOU SENDO INFORMADO NESSE EXATO MOMENTO PELA PRODUÇÃO!
    ACABAM DE CHEGAR NOTÍCIAS URGENTES:

    Estou sendo informado de que EXISTE SIM UMA VISÃO DO CÉU ANTES DE CRISTO! E NESSA VISÃO O ESPÍRITO SANTO TAMBÉM NÃO FOI VISTO!!
    É ISSO MESMO MEU POVO!
    Em uma visão dada a Daniel o profeta só viu Deus e o Filho!!
    Mas então cadê o espírito santo ?? Na época de Daniel o espírito santo ainda estaria no céu formando a trindade, pois ainda não havia sido enviado por Jesus como o consolador!

    Então o Sérgio está errado! É isso mesmo? Se ele não foi visto por Estêvão porque já estava na terra, então por que Daniel TAMBÉM não avistou a Pessoa Espírito Santo ao lado do Pai e do Filho ?
    Ah! Já sei! É porque o Espírito Santo não é uma pessoa! O espírito santo é o poder do Pai, o Deus Jeová, que o distribui para quem Ele quer!

    “Dn 7:9-14: “Continuei olhando e vi que foram postos alguns tronos. Num deles, assentou-se aquele que sempre existiu. A sua roupa era branca como a neve, e os seus cabelos eram brancos como a lã. O trono e as suas rodas pareciam labaredas de fogo, e de um lugar em frente do trono saía um rio de fogo. Havia ali milhares de pessoas que adoravam aquele que estava sentado no trono, e muitos milhões estavam de pé na presença dele. Começou o julgamento, e foram abertos os livros…Na mesma visão que tive naquela noite, vi um ser parecido com um homem, que vinha entre as nuvens do céu. Ele foi até o lugar onde estava aquele que sempre existiu e foi apresentado a ele. Deram-lhe o poder, a honra e a autoridade de rei, a fim de que os povos de todas as nações, línguas e raças o servissem. O seu poder é eterno, e o seu reino não terá fim.”

    Curtir

  154. Sabe, gostaria que TODOS pudessem opinar sobre este texto. Quando os defensores do “deus trino, mas uno” (héin?) leem esta passagem de Daniel, por exemplo, o que dizem?

    P.S.: Noé! Essa foi boa…

    Curtir

  155. Gente o espirito santo e uma manifestaçaõ de Deus na terra, como Jesus tambem foi mas Jesus foi uma manisfestaçaõ em carne, a biblia fala concretamente la em 1 joão capitulo 5 verso 20 que Jesus e o verdadeiro Deus, o poder e DEUS vai saber se ele que quis que Estevão o vesse, ele pode fazer isso, ele permitiu que estevão vesse os dois! la em apocalse so fala de um DEUS!

    Curtir

  156. Prezados a RESPOSTA está no próprio texto,na parte inicial, Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus; (Atos 7:55), o Espirito Santo estava com ele, Estevão, e Jesus precisava ser visto pois Estevão era seu discípulo e sua fé seria ratificada e aprovada vendo o messias ao lado do Pai e viu tambem a figura do Pai. Portanto tantra discussão se resolve apenas lendo o texto inteiro, e não somente parte dele. Outra coisa, existe somente uma passagem onde o Espirito Santo pode ser visto, no batismo de Jesus, onde ele se manifestou como uma pomba, todas as outra manifestações do ES são não físicas, ou seja ele não podia ser visto, somente sentido!

    Curtir

  157. ” Estêvão “fitou os olhos no céu e avistou a glória de Deus” GLORIA DE DEUS, NAO QUER DIZER QUE ELE VIU A DEUS! PQ DEUS NUNCA FOI VISTO! MAIS ELE VIU A GLORIA DE DEUS! E NA CONTINUAÇAO QUANDO DIZ QUE JESUS ESTAVA EM PE A DIREITA DE DEUS, A EXPRESAO DIREITA DE DEUS E UMA EXPRESAO FIGURADA! VEJA: Lado direito de Deus ou Destra de Deus (em latim: dextera Domini) ou ainda À direita de Deus é uma expressão utilizada para designar o lugar ao lado de Deus no céu, tradicionalmente uma posição de honra mencionado no Novo Testamento como sendo o lugar de Cristo (por exemplo em Marcos 16:19, Lucas 22:69, Mateus 22:44, Atos 2:34). Esta utilização do termo reflete o uso que se fazia dele no Antigo Testamento, como no Salmo 63 (Salmos 63:8) e no Salmo 110 (Salmos 110:1). Na Bíblia, estar do lado direito “é ser identificado como estando num lugar especial de honra”[1]. Quando o próprio Jesus fala de “Ovelhas e Bodes”, ele coloca as ovelhas à direita e os bodes à esquerda.

    Quando utilizado como mão direita de Deus, pode ser uma referência à mão de Deus propriamente dita, geralmente uma metáfora na Bíblia e no uso corrente do português para a onipotência de Deus. NAO ERA TRES PESSOAS E SIM JESUS !

    Curtir

  158. Boa noite a todos os amigos…..

    Essa série de questões vai beneficiar alguém com relação a salvação ?

    Curtir

  159. O pensamento de que Deus constitui-se uma Trindade é tão flexível às circunstâncias, que você lança um argumento e 10 trinitáristas respondem cada um à sua maneira subjetiva!
    É uma pena que coisas simples sejam tão místificadas… engraçado né!? isso só acontece porque é a palavra de Deus todo-poderoso.

    Morte é morte em qualquer livro, mas na Bíblia… não é bem assim

    Vida é Vida em qualquer livro, mas na Bíblia… não é exatamente assim

    Deus é 1(único) no senso comum, mas na Bíblia… Não é totalmente assim

    Quando a questão é doutrina ninguém venha com textos de sermão individuais

    Curtir

  160. Jesus estava à direita porque isso significava que ele tinha autoridade diante de Deus, blá blá blá!

    No que isso resolve a questão em pauta, pelo amor de Deus?

    Tudo na vida tem seu lado simbólico e significativo, mas a questão aqui é se Estêvam VIU ou NÃO VIU “Jesus à direita de Deus”.

    “Encher linguiça” com coisas inrrelevantes à QUESTÃO LEVANTADA é tão inútil, serve só pra dar a impressão de que sabe mais que o outro! Mas não resolve nada do PROBLEMA LEVANTADO.

    Não seria mais fácil se basear num versículo fácil e óbvio em vez de um que apresente ambiguidade e esteja fora do senso comum (dragão, espírito, besta)?

    Pois eis o verso: “Uma pessoa ao lado de outra” (2 Pessoas).

    Curtir

  161. Sujeição é sujeição em qualquer lugar do universo… mas na bíblia e especificamente em 1 Coríntios 15, Não. Os malabaristas trapezistas trinitários são uns hipócritas.

    Curtir

  162. Rodrigo, não faz o menor sentido. Veja: Você tem uma mensagem importante para transmitir a um amigo, mensagem esta que pode ajudá-lo por toda a sua vida. O que você faria? Daria uma mensagem clara e óbvia ou transmitiria ela duma forma que causaria ainda mais confusão? É este o caso no relato sobre o discípulo em questão. Veja, ele olha ao céu e vê uma representação do céu, correto? (confirme por favor) Daí, se o Pai quer deixar claro que este discípulo tem mesmo que acreditar numa trindade, duas coisas ele poderia ver:
    1 – Três pessoas em pé (ou duas em pé e uma sentada)
    1 – Apenas uma pessoa sentada (com três sombras, indicando na VISÃO que a trindade está alí) Não seria válida esta opção (confirme por favor)
    Mas ao invés disso, ele claramente vê um homem em pé ao lado de outro. Porque dar este tipo de VISÃO do céu? (confirme por favor)

    Curtir

  163. “…Deus não pode ser visto”.

    Os trinitários consideram esse texto ABSOLUTO, sem a mínima possibilidade de um pequeno esquivo para se adaptar a crença anti-trinitária.

    nem pra se dizer que ele pode ser visto pelo menos em uma VISÃO.

    Aí chega um Unitarista e se baseando em outro texto Bíblico diz:

    “…Deus não pode ser tentado”

    Os trinitários pintam e bordam com o texto… viram, desviram, coloca de um lado, de outro.

    Então, pensam e falam: ah! mas, Jesus é Deus encarnado na terra, aí sim ele pode ser tentado.

    Meu Deus! É por isso que existe tanta confusão teológica hoje, as pessoas quem acreditar no que lhe convém… assim fica fácil fácil a vida né!?

    Curtir

  164. E por aí vai… Quando conversamos com trinitaristas “bem armados” a conversa vi mais para o lado da filosofia do que para a bíblia, isso sem falar nos termos utilizados para tentar explicar o assunto…

    Curtir

  165. zeiky, sim sr. visto que em 2 Tess. 1:8 lemos :

    “em chamas de fogo, ao trazer vingança sobre OS QUE NÃO CONHECEM A DEUS e os que não obedecem às boas novas a respeito do nosso Senhor Jesus.+ 9 Esses mesmos sofrerão a punição judicial da destruição eterna, sendo eliminados de diante do Senhor e da sua gloriosa força, 10 quando ele vier para ser glorificado nos seus santos e para ser admirado naquele dia entre todos os que exerceram fé, porque o testemunho que demos foi recebido com fé entre vocês.”

    Curtir

  166. olá amigos em atos 7:55,56 primeiro ve a glória Deus e depois ve o filho do homem a destra de Deus note que o capítulo 2 de atos o Espírito Santo ja havia entre o povo logo como poderia ele ver os três juntos. assim eu penso

    Curtir

  167. Espírito Santo é onipresente, mas é interessante que ele só está nos lugares que os trinitáristas querem!

    “O Pai o filho e o espírito Santo, são os 3 principais AGENTES da salvação”

    Isso não tem nada que ver com PESSOALIDADE, nem com o fato dos três NÃO serem Deus.

    Curtir

  168. João 1:1 os TJ,s crêem que existe dois Deus ? Ou Jesus é um ” deus ” falso ? Seitaaa herética !

    Curtir

  169. Filipe, pegue um dicionário ou léxico e vá na definição de ELOHIM. A Palavra: ELOHIM Segundo a definição do respeitado Brown Driver Briggs Léxico Hebraico –Inglês :

    a. governantes, juízes, quer como representantes divinos em lugares sagrados ou como refletindo majestade divina e poder.
    b. divinos, seres humanos poderosos, incluindo Deus e anjos.
    c. anjos;

    A palavra “Deus ou deus” em Hebraico ELOHIM significa “poderoso” e é aplicada não somente a JEOVÁ,o Deus Todo Poderoso. Estude com calma e sem precipitação ou preconceitos. De acordo com a Bíblia há “muitos deuses” (1 cor. 8:5,6).Leia novamente 1 cor. 8:5,6 e observe a frase “quer no céus” se referindo aos anjos quais deuses que vivem no céus. São deuses legítimos, de acordo com a palavra de Deus. O próprio Gabriel é um deus. Jesus que foi o primeiro ser criado por Jeová Deus é muito mais deus ainda! Ou seja PODEROSO!( Apoc. 3:14) A Bíblia mostra que os anjos fiéis são chamados de “deuses”. Não é como a teologia evangélica e católica ensinam! O conceito de que só existe um Deus é errado. Precisa ler e ponderar nas Escrituras para ter um entendimento correto do que está escrito. Qualquer pessoa que recebe autoridade ou poder é devidamente e legitimamente chamada de “ELOHIM” OU “THEÓS” (grego).

    A Concordância Analítica de Young da Bíblia, Eerdmans , 1978 Reprint , ” Dicas e ajuda a Interpretação da Bíblia” explica sobre a palavra Deus:

    “65 Deus – . É usado referente a qualquer um ( professadamente ) PODEROSO , sendo verdadeiro ou não , e é aplicada não somente ao verdadeiro Deus , mas aos falsos deuses , magistrados , juízes , anjos , profetas, etc , por exemplo – Ex. . 7:1 , 15:11 , 21:6 , 22:08 , 9; … Sal 8:5 ; . 45:6 , 82:1 , 6; 97:7 , 9 … João 1:1 , 10:33 , 34, 35 ; 20:28 ….”

    Espero que um exame detido e seu amor pelas escrituras o faça entender o que a Bíblia REALMENTE quer dizer. Cuidado com a teologia posterior. Um outro ponto, Testemunhas é uma palavra no feminino, portanto, é natural que chame Testemunhas de Jeová de AS TESTEMUNHAS e não OS Testemunhas.

    Curtir

  170. Se o Pai é o “único”Deus verdadeiro, Jesus seria um Deus “falso”? João 17:3

    Observe que a palavra VERDADEIRO aponta para o grau superlativo. Quando Paulo fala do tabernáculo VERDADEIRO construído por Deus, ele não está com isso dizendo que aquele que foi feito por Moisés tenha sido FALSO, mas sim que era um mero reflexo do MAIOR e MAIS SUBLIME que era a realidade que o terreno representava. Hebreus 8:2

    Dizer que era falso o tabernáculo terreno seria dizer que era falso o que o PRÓPRIO JEOVÁ DEUS mandou erigir. Êxodo 25

    Nosso Senhor Jesus quando foi questionado pelos fariseus sobre se afirmar ser “filho de Deus” comparou-se com os chamados ‘deuses’ do Salmo 82. Neste Salmo Deus chama humanos que o representavam de filhos de Deus e de “ELOHIM” (Deus) a cada um deles. SERÁ QUE ESSES DEUSES ERAM FALSOS?

    Não poderia ser o caso porque foi o próprio Deus quem os havia chamado de deuses, Jesus afirmou isso em João 10:34-36 – ISSO REVELA DUAS COISAS

    Que pessoas que representam o Pai podem ser chamadas de deuses SEM QUE SEJAM FALSOS DEUSES e NEM QUE SEJAM o Unico Deus Verdadeiro, mas sim REFLEXOS de sua Divindade, a qual é superlativa e única. Assim vemos que Jesus não é um deus falso, mas um reflexo daquele que ELE mesmo chamou de ÚNICO (MONÓS) DEUS (THEÓS) verdadeiro.

    Retirado de uma site apologista TJ

    Curtir

  171. Em João 8:39-41 Os líderes religiosos falando de Abraão o chamam de “Pai”. Logo depois, apenas alguns versículos eles mesmos dizem que tinham “um só Pai, Deus”. Observe:

    “Em resposta, eles lhe disseram: “NOSSO PAI É ABRAÃO.” Jesus lhes disse: “Se vocês fossem filhos de Abraão, fariam as obras de Abraão. 40 Mas o fato é que vocês procuram matar a mim, um homem que lhes disse a verdade que ouviu de Deus. Abraão não agiu assim. 41 Vocês fazem as obras do seu pai.” Eles lhe disseram: “Não nascemos de imoralidade. TEMOS UM SÓ PAI, DEUS.”

    Fica claro que declarações exclusivas precisam ser consideradas com mais atenção Sr. Filipe.

    Curtir

  172. Será que eles falam “OS testemunhas de Jeová” porque assim talvez eles acham que nos “qualificam” como mais uma religião ou mais um grupo ou mesmo mais uma seita, assim como: OS católicos, OS evangélicos, OS protestantes, OS espíritas, OS Ateus, OS maçons, OS céticos, OS Agnósticos (e por aí vai) e se esquecem da regrinha básica do português? Aí está! Vou perguntar para o próximo que dizer isso…

    O que mais acho engraçado nisso é o nome utilizado para postar aqui: “Destruidor de Heresias”. Olha, só… então agora se “destrói heresias” com mentiras e/ou suposições equivocadas?

    Curtir

  173. Certa vez um me respondeu dizendo que “OS” Testemunhas é uma elipse, onde a ideia de “religiosos” ou outra palavra esteja “subentendida”. É até compreensível, mas nada natural.

    Curtir

  174. Um erro ” DAS ” TJ’s é dizer que somente eles serão salvos e somente eles estão corretos… Minha vó por exemplo defende isto com unhas e dentes, obs : Ela também é testemunha… E eu disse a ela e citei um exemplo :

    Se eu me arrependi dos meus pecados quando o Espírito Santo veio me convencer, E confessei eles a Deus E confiei no Sacrifício substitutivo de Jesus na cruz do calvário no qual ele morreu por mim e pagou a minha dívida, eu fui justificado pela fé naquele momento e também fui regenerado ( Nasci de Novo ) , fui feito uma Nova criatura, com uma nova natureza, com a mente de Cristo, recebi o Espírito Santo quando cri na palavra da verdade ( Ef 1:13 ) , e estou agora andando em santidade, abandonei a velha vida e as velhas praticas e estou tendo comunhão com Deus no meu espírito através da sua Palavra (Escrituras Sagradas) e através da oração e também estou começando a frutificar como uma nova criatura que foi feita a semelhança do meu Criador, e também estou fazendo a vontade de Deus, com boas obras e anunciando o Evangelho do Reino de Deus. Eu não estou salvo e não tenho a vida eterna ? Só porque não frequento o salão do Reino ? … Isso é heresia Jesus não pregou religião ele disse que é o único caminho até o Pai ( Jo 14:6 ) , Jesus é quem me salva e não uma Religião ! Leiam a Parábola do Fariseu e do Publicano indo orar ao templo ! (Lucas 18:9-14 )

    Graça e Paz, que Deus vos abençoe a abra os seus olho para o Verdadeiro Evangelho de Jesus Cristo !

    Curtir

  175. Um erro ” DAS ” TJ’s é dizer que somente eles serão salvos

    Isso é uma dedução sua a partir de conclusões apresentadas. Você discute com uma TJ ela mostra que vc está errado e vc afirma que elas “acham que somente elas serão salvas”. As TJ não afirmam isso desta maneira. Isso é uma conclusão sua!

    As TJ acreditam que como grupo somente elas ensinam a verdade sobre quem é Deus, qual o Seu propósito para com a Terra.. SIM!
    Mas acham que SOMENTE ELAS SERÃO SALVAS? NÃO senhor! Não pregamos isso nem afirmamos isso. Há pessoas que serão salvas e que não chegaram a conhecer a JEOVÁ. Veja o link abaixo.

    Se as TJ afirmam que como grupo somente elas ensinam a verdade….oras…
    Isso é uma indicação até positiva! Sabe por que? Por que vemos igrejas cheias de roubalheira que sequer podem afirmar que estão ensinando com sinceridade e verdade e com a consciência tranquila. São verdadeiros embusteiros, que praticam enriquecimento ilícito, evasão de divisas (levar dinheiro p/ fora do país aos montes sem passar na fiscalização), violação da lei do silêncio, curandeirismo que beira a macumbaria etc etc. As Testemunhas de Jeová acham que só elas serão salvas?

    Curtir

  176. E já mudou de tema, atacou pessoas e veio dar seu ”testemunho”. Clássico de alguém sem argumentos. Logo vai falar de Russel e 1914.
    Que tal responder a pergunta acima?

    Curtir

  177. A Bíblia diz que os “verdadeiros adoradores adorarão o Pai”.(João 4:23) A Bíblia também diz que muitos viriam a base do nome de Cristo e desencaminharão a muitos. Simples assim.

    Curtir

  178. Jesus é quem me salva e não uma Religião !


    ERRADO!

    O Comentário da Bíblia Bengel’s Gnomen falando sobre Lucas 2:30, verte a palavra grega σωτήριόν , por “meio de salvação”. Jesus não é a fonte de nossa salvação, mas o “meio de salvar” usado por Jeová Deus. τὸ σωτήριόν é uma frase adjetival neutra. Não está chamado Jesus de O Salvador ou A Salvação, mas de “meio de salvar” e como agente passivo no ato salvador de Jeová Deus. O próprio nome Jesus significa “Jeová é a Salvação”. O Salmo 3:8, adulterado na maioria das Bíblias, foi vertido corretamente na Tradução do Novo Mundo da Bíblia, onde lemos: “A salvação pertence a Jeová”. É por isso que o escritor inspirado escreveu:

    “ao único Deus, nosso Salvador, POR MEIO DE Jesus Cristo, nosso Senhor, seja a glória, a majestade, o poder e a autoridade desde toda a eternidade, agora e por toda a eternidade. Amém.” Judas verso 25.

    QUEM É O NOSSO SALVADOR DE ACORDO COM O TEXTO LIDO AQUI? DEUS . MEU AMIGO. DEUS. JESUS É O MEIO USADO POR DEUS PARA SALVAR A HUMANIDADE!

    Nós com toda calma do mundo, mostramos nos dicionários, na Bíblia Sagrada, na versão que vcs usam e vcs evangélicos continuam com essa teimosia insana baseada em cultos de emoção excessivamente otimista que os está conduzindo a um fim desastroso.
    Vcs estão cometendo um erro após outro, doutrinalmente falando. Presta atenção colega às nossas orientações em harmonia com a Bíblia Sagrada e em espírito de amor e interesse genuíno em vcs. É por isso que os visitamos de casa em casa. Já não acham que é hora de começar a levar este assunto REALMENTE A SÉRIO e estudar a Bíblia com amor e dedicação e menos cantoria e emoção?

    Será que não percebem que há cultos totalmente voltados para a emoção e a êxtase emocional? Neste tipo de ambiente não há consideração minuciosa e significativa da palavra de Deus.

    Curtir

  179. Por isso João e a grande multidão atribuem a Salvação deles a dois seres distintos e não a um só:

    “Devemos a salvação ao nosso Deus, que está sentado no trono E AO cordeiro.”(Apocalipse- 7:10).

    Jeová = “nosso Deus sentado no trono”.
    Jesus = ” o cordeiro”, O MEIO que Jeová usou para salvar.”

    (Judas- 1:25).

    Curtir

  180. Não dizemos que somente nós seremos salvos, mas sim que somente nós somos o “canal” ou “meio” usado por Jesus para administrar e alimentar as ovelhas.

    O escravo fiel faz parte da profecia dos últimos dias, após o tempo da apostasia surgiria o “escravo fiel e prudente” que alimentaria as pessoas espiritualmente (Mateus- 24:45-47 compare com Miqueias- 4: 1-6).

    Curtir

  181. E digo mais. A Bíblia é um livro para toda a humanidade mas somos nós Testemunhas de Jeová que temos a honra de sermos portadores da verdade, pois se nosso Senhor Jesus Cristo disse: “A tua palavra é a verdade”, nada mais natural que os adoradores do Pai (João 4:23) a portarem, inclusive usando a única tradução honesta que existe, aquela que não esconde o nome do Criador, Jeová Deus. E seja louvado nosso Deus.

    Curtir

  182. Bom caro senhor “destruidor”.

    “Eu não estou salvo e não tenho a vida eterna ?”

    Não, ainda não… lembra de textos como Mateus 10:22 e 24:13, Lucas 21:19, Hebreus 10:36? E também, em específico, para aqueles que reinarão com Cristo por mil anos, temos a dica no final do texto de Apocalipse 2:10. Também, 2ª Timóteo 4:7 e 8. Notou em especial nestes últimos que a salvação SÓ ocorreria quando? É com base nisso meu caro “destruidor” que você saberá se “está salvo”.

    “Só porque não frequento o salão do Reino ?”

    Só por isso não, mas a necessidade de se ajuntar é fundamental, segundo nosso Deus, por Paulo, em Hebreus 10:24 e 25.

    “Graça e Paz, que Deus vos abençoe a abra os seus olho para o Verdadeiro Evangelho de Jesus Cristo”

    Há sim, o mesmo para você!

    Curtir

  183. Generalizar os Evangélicos e os cultos deles é uma desonestidade intelectual tremenda, ainda existe sim o remanescente ( RM 11:5 ) . Quanto ao título do Messias como Salvador que é claro como a luz do meio dia nas Escrituras, provo até mesmo com a TNM. ” ao passo que aguardamos a feliz esperança e a gloriosa manifestação do grande Deus e do nosso Salvador, Jesus Cristo, ” ( Tito 2:13 TNM ).

    Ouçam o Pastor Paulo Júnior no youtube .

                                                                Graça & Paz .
    

    Curtir

  184. Ao passo que a palavra THEOS ocorre mais de 500 vezes nas epístolas de Paulo, sem incluir a Epístola aos hebreus, não há uma única ocorrência na qual ela é claramente aplicada ao Cristo.

    “do grande Deus e de nosso Salvador Cristo Jesus” A New Translation of the Bible, por James Moffatt, New York and London, 1935

    “do grande Deus e de nosso Salvador Cristo Jesus”—The Riverside New Testament.

    “do grande Deus e de nosso Salvador Cristo Jesus “—A New Translation of the Bible

    “do grande Deus e de nosso Salvador Jesus Cristo”—La Sainte Bible

    ” do grande Deus e de nosso Salvador Cristo Jesus “—The New American Bible,

    “do grande Deus e de Cristo Jesus nosso Salvador”—The New Testament in Modern English , by J.B. Phillips, New York, 1972

    “do grande Deus e de nosso Salvador Jesus Cristo” The New Testamento f our Lord and Saviour Jesus Christ, por cornelius Nary,1719

    “do supremo Deus e de nosso Salvador Jesus Cristo”The New Testament in Greek and English, por Daniel Mace, Londres, 1729

    “do grande Deus e de nosso Salvador Jesus Cristo” The New Testament, in na Improved Version, upon the basis of Archbishop Newcomes´s New Translation ,Londres, 1808.

    “do grande Deus e de nosso Salvador Jesus Cristo” The New Testament Translated from the Text of J.J Griesbach ,por Samuel Sharpe , Londres, 1840

    “do grande Deus e de nosso Salvador Jesus Cristo” The New Testament: Translated from the Greek Text of Tischendorf,por George R. Noyes, Boston, USA, 1869.

    Tito 2:13 na Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas

    Curtido por 1 pessoa

  185. “GENERALIZAR EVANGÉLICOS?”

    Foi o que fez um historiador…veja:

    livro History of Christianity, de Paul Johnson, diz:

    “Dentre 17.000 pastores evangélicos, nunca houve mais de cinqüenta que cumprissem longos termos de prisão [por não apoiarem o regime nazista] em qualquer época.”

    Contrastando tais pastores com as Testemunhas de Jeová, Johnson escreveu:

    “Os mais valentes eram as Testemunhas de Jeová, que proclamavam a sua inequívoca oposição doutrinal desde o início e sofreram em conseqüência disso. Recusaram qualquer cooperação com o Estado nazista.”

    OU SEJA, A IGREJA EVANGÉLICA COMO GRUPO SÃO UMA VERGONHA COLETIVA…há alguns poucos que não são covardes e hipócritas. MAS COMO GRUPO, não representam a Jesus de forma alguma. A prova está nas palavras do historiador acima. Cometeu ele alguma “desonestidade”??

    VOCÊ QUE É EVANGÉLICO e tem amor a Deus, está na hora de rever a história da Igreja Evangélica nos links abaixo:

    Qual a posição da Igreja Evangélica com respeito a matar seus correligionários de outros países em tempo de guerra?

    A Igreja Batista e o Nazismo

    Curtir

  186. Boa noite querido “Destruidor”!
    A sua afirmação derruba todo o seu argumento anti-tj!
    Que afirmação?
    Esta:

    “ainda existe sim o remanescente ( RM 11:5 )”

    Como essa afirmação se volta contra você ?
    Pois bem…. Todo o seu argumento inicial se baseia no princípio de que as testemunhas estariam erradas em se considerarem a única igreja verdadeira. E durante a sua argumentação você expõe que não é necessário pertencer a um grupo organizado para se fazer a vontade de Deus. Você defende que um indivíduo pode satisfazer de forma individualista a vontade de Deus, sem precisar se associar com as testemunhas de Jeová.

    Mas esse seu reconhecimento de que existe um “restante” fiel e verdadeiro prova que, apesar dos falsos grupos evangélicos hoje, existe sim um grupo remanescente que é o portador da sã doutrina.

    Mas pela sua lógica esse grupo remanescente poderia ser qualquer um MENOS as testemunhas de Jeová!

    Então fica revelado que a sua birra contra nós não tem uma base sólida que te permita discordar de nossa doutrina. Você se opõe apenas porque alguém te ensinou a nos rejeitar.

    Mas você já parou pra pensar que existe a possibilidade de que o grupo que você rejeita seja na verdade esse “remanescente” que você tanto concorda que exista ??

    Curtir

  187. Olá queridos irmãos em Cristo! Vejo que a resposta mas coerente para essa pergunta é que na verdade não são duas pessoas pois a destra de Deus está em sentido figurado e Estevão só viu uma pessoa que foi nosso senhor Jesus Cristo só que em corpo glorificado,pois sabemos que Jesus foi resucitado em carne e osso (não carne e sangue) e somente um ser de corpo glorificado é que Estevão poderia ter visto em sua visão,pois Deus e muito menos o Espírito Santo podem ser vistos seria contra o ensinamento bíblico , então senão podem ser vistos e nem em imaginação ou visão ,o único que foi visto foi o senhor Jesus Cristo, agora antes que façam os comentários gostaria que os irmãos fizessem um estudo sobre as duas naturezas de Jesus,que é 100% Deus e 100% homem e que seu corpo humano não foi evaporado, descartado ou eliminado como muitos acreditam e sim foi transformado em corpo glorificado e como já vimos através da Bíblia que Jesus já existia antes de Abraão ,antes de todas as coisas, percebermos que Cristo já estava com o Pai desde o início e se ele estava desde o início, concluímos que Jesus homem é uma encarnação de Jesus Deus e que somente após a morte eles se separaram onde sua parte em Espírito voltou para o Pai onde os dois são um só, juntamente com o Espírito Santo ,espero que minha resposta não confunda os estudos dos irmãos mas que sirva de reflexão e que se eu estiver errado que façam a correção necessária mas que seja feita para esclarecer e não para criticar essa ou aquela religião ou doutrina e sim em tudo que fizermos que seja para glória de Deus!

    Deus abençoe a todos!

    Curtir

  188. “Destruidor” disse: “Ouçam o Pastor Paulo Júnior no YouTube”.

    Sinceramente, o Povo de Jeová tem algo para te dizer:

    Estamos plenamente satisfeitos em ouvir e obedecer o nosso ÚNICO E VERDADEIRO PASTOR, o Senhor JEOVÁ DEUS. Também, temos o prazer e a alegria em seguir o nosso VERDADEIRO LÍDER, JESUS CRISTO.

    Estes sim são dignos de nossa total confiança!

    Curtir

  189. Como vai “destruidor”! Você disse:

    “Quanto ao título do Messias como Salvador que é claro como a luz do meio dia nas Escrituras, provo até mesmo com a TNM. ” ao passo que aguardamos a feliz esperança e a gloriosa manifestação do grande Deus [u]e do[/u] nosso Salvador, Jesus Cristo, ” ( Tito 2:13 TNM ).”

    Bem, você realmente leu o que copiou? Notou o “e do” ali, logo depois da frase “grande Deus”? Sabe o que você acabou de nos provar? Que estamos certos! Seja sincero (sempre, na verdade…) e nos diga: Você leu a matéria que o Queruvim colocou ali sobre o texto de Tito 2:13? Se sim, o que achou? Se não, por quê?

    Curtir

  190. Prezados leitores o que acham deste comentário?
    “Sem comentários… ” (rsrsrs)

    É baseado nas Escrituras Sagradas?
    “Claramente” podemos ver inúmeros textos bíblicos na resposta do senhor Wilson, indicando que ele permitiu que A PALAVRA DE DEUS respondesse e não as ideias encaixadas das trindade.

    Bom, mas falando sério, não. Tem muitos erros alí. Mas antes, vou perguntar ao senhor Wilson alguns deles:

    “pois sabemos que Jesus foi resucitado em carne e osso (não carne e sangue)”

    Explique-nos BIBLICAMENTE a diferença.

    “somente um ser de corpo glorificado é que Estevão poderia ter visto em sua visão,pois Deus e muito menos o Espírito Santo podem ser vistos seria contra o ensinamento bíblico , então senão podem ser vistos e nem em imaginação ou visão ,o único que foi visto foi o senhor Jesus Cristo”

    Como você nos explica-se o relato de Daniel 7:9-14. Como Daniel viu tanto Jesus quanto Deus? E porque ele Não viu a “suposta” pessoal do Espírito Santo, sendo que este não havia sido enviado (segundo vocês ensinam) e portanto, estava no céu? (Entendeu as perguntas?) Mas por favor, use a bíblia sagrada para a resposta, ok?

    “e como já vimos através da Bíblia que Jesus já existia antes de Abraão ,antes de todas as coisas, percebermos que Cristo já estava com o Pai desde o início e se ele estava desde o início, concluímos que Jesus homem é uma encarnação de Jesus Deus e que somente após a morte eles se separaram onde sua parte em Espírito voltou para o Pai onde os dois são um só, juntamente com o Espírito Santo”.

    Você poderia explicar biblicamente como chegou nesta “salada mista” de que Jesus estava com Deus no início mas não é ele mesmo Deus, mas ele é Deus, sendo que ele se dividiu e depois se juntou mas não são dois deuses e sim, um só, mas Jesus é 100% Deus e Deus é 100% Deus, mas não são 2 deuses e… (Entendeu né?)

    Curtir

  191. Basicamente nada do que ele disse é bíblico, embora muitos educado.

    Com relação às “hipostases” de Jesus…. Essa filosofia enxertada me dá náuseas

    Curtir

  192. 90 % da resposta ao senhor Wilson pode ser dada centralizando na primeira frase dele:

    “Vejo que a resposta mas coerente para essa pergunta é …”

    Eu pergunto ao senhor Wilson: a resposta mais COERENTE ? Coerente com o quê ??

    O argumento do senhor Wilson revela que ele dá uma resposta COERENTE COM O QUE ELE ACREDITA, mas sem coerência nenhuma com AS INFORMAÇÕES REVELADAS NAS PÁGINAS DA BÍBLIA!

    Esse é o X da Questão!

    A coerência deve ser buscada tendo a Bíblia como palavra final no assunto, e não nossa opinião pessoal sobre quem é ou não “o Deus”!

    E nesse respeito a Bíblia É CLARA:

    O DEUS ALTÍSSIMO, SUPREMO, DEUS DOS DEUSES, É APENAS UM: O DEUS E PAI DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!

    Veja como é simples entender:

    Quando Maria estava para engravidar de Jesus, o anjo Gabriel informou a ela:
    “Esse que vai nascer de você será chamado “Filho do Altíssimo”.
    E quem é esse Altíssimo ?
    O famoso Salmo 83:18 nos responde com a maior clareza possível:

    “Somente JEOVÁ é O ALTÍSSIMO sobre toda a Terra”!

    O anjo foi claríssimo: aquele que nasceria de Maria NÃO seria chamado de ALTÍSSIMO, MAS SIM DE:

    FILHO DO ALTÍSSIMO!
    PORTANTO, JESUS É UM….O ALTÍSSIMO É OUTRO: O SEU PAI JEOVÁ!

    TÁ COMPREENDIDO ?

    Curtir

  193. complementando sua resposta ao Wilson. Gostaria de ele nos explicasse o que é 100% de algo? Não seria (matematicamente falando) sua totalidade? Então ou Jesus na terra era 100% homem ou 100% Deus!!! Se Jesus era 1, 100% de 1 é 1 e fim de papo. .

    Curtir

  194. Caros irmãos desculpe por não ter sitado os textos bíblicos para que vocês consigam entender melhor o meu raciocínio,vou ser o mais simples possível para facilitar o entendimento.

    Quando especifiquei carne e sangue ,foi baseado em 1cor 15:50 ” E ,agora, digo isto, irmãos:que carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus,nem a corrupção herda a incorrupção.
    Em Lucas 24:39 diz ” Vede as minhas mãos e os meus pés ,que sou eu mesmo;tocai me e vede, pois um espírito não tem carne e nem ossos,como vedes que eu tenho.

    Isso nos diz que Jesus ressuscitou em corpo glorificado feito de carne e osso.

    Agora me respondam vocês acreditam que Jesus é Deus?
    A Bíblia nos diz que sim, vejamos João 1:1
    “No princípio,era o Verbo,e o Verbo estava com Deus,e o Verbo era Deus.
    Todos nós sabemos que o Verbo e Jesus, então se o Verbo e Jesus , concluímos que ele é Deus,mas isso não quer dizer que ele é o Pai, ele diz que ele e o Pai são um,veja em João 10:30.
    Agora quando digo que Jesus também é homem eporque esta dizendo claramente em João 1:14 “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós ,e vimos sua glória ,como a glória do Unigênito do Pai,cheio de graça e de verdade.
    Vimos claramente que Jesus é Deus e se fez homem e habitou aqui na terra e ele e o Pai são um,não tem nenhuma salada mista e é sim as escrituras sagradas.
    A passagem de Daniel se for análisar vamos sair do tema proposto.
    Conclusão Estevão viu Jesus em corpo glorificado e a destra de Deus está no sentido figurado.
    Irmãos vamos usar os comentários em um tom que possamos glorificar a Deus ,que cada um que entrar nesse site possa sair mais edificado na palavra e não confundido propositalmente,tudo que fizermos faremos para glória de Deus!
    Se eu perceber nos comentários que algum irmão esteja sendo deselegante não voltarei a expor meu pensamento nesse site pois tenho certeza que Deus não ficará feliz com esses procedimentos,pois não devemos debater para dizer que está religião que é certa é a outra é falsa, deixamos de ser religioso e passamos a ser mais de Deus, religião para quem é religioso e Deus para quem é de Deus!

    Deus abençoe a todos!

    Curtir

  195. Irmão Silva Vagner Deus abençoe!
    O irmão está certinho em dizer que Jesus é um e o Pai e outro e a Bíblia nos diz em João 10:30 Eu e o pai somos um!

    Curtir

  196. Boa noite irmão Nadson, gostaria que me explicasse esse texto da TNM. “…o nosso ÚNICO DONO e Senhor, Jesus Cristo.) . Judas:4

    Jesus Cristo é o vosso Único Dono ? Como diz no versículo ?

                          Graça & Paz .
    

    Curtir

  197. Caro senhor Wilson
    Eu vou me concentrar na seguinte parte de seu texto:

    “Agora me respondam vocês acreditam que Jesus é Deus?”

    Nós, testemunhas de Jeová, acreditamos assim:

    Jesus passou por 3 fases em sua existência:

    1.No princípio, Jesus era deus;
    2.Na fase em que ele viveu na Terra ele existiu como ser humano, deixando de ser deus;
    3.Após morrer como ser humano, Jeová devolveu a vida para seu filho Jesus, mas dessa vez Jesus voltou a existir em forma de deus, como ele era antes de vir ao mundo da humanidade. Após passar pela experiência da morte Jesus deixou de existir por 3 dias. Então, após 3 dias, o Pai Jeová deu a vida a seu filho pela segunda vez, o libertando das garras da morte.
    Portanto, nós TESTEMUNHAS DE JEOVÁ acreditamos nisso:
    Jesus era deus, um espírito, desde quando Jeová o fez nascer; Jesus deixou de ser deus e passou a existir como homem enquanto esteve na terra; e agora Jesus voltou a ser deus novamente, pois retornou ao seu anterior corpo espiritual de deus que ele tinha antes de “haver o mundo”!

    No princípio Jesus era deus

    Curtir

  198. O Verbo é Jesus e Jesus é Deus. Então João 1:1 pode ser traduzido assim:

    No princípio era O JESUS, e O JESUS estava com JESUS, e O JESUS era JESUS.

    “O pior cego não é aquele que não enxerga. Mas aquele que não quer ver o que lhe é mostrado pelos que vêem.”

    Curtir

  199. Wilson, boa tarde! Continuemos…

    “Caros irmãos desculpe por não ter sitado os textos bíblicos para que vocês consigam entender melhor o meu raciocínio,vou ser o mais simples possível para facilitar o entendimento.”
    Meu caro, não precisa ser “o mais simples possível”, apenas use a palavra de Deus para explicar o assunto. Garanto que, por mais complexo que seja o assunto, tudo será “claro como o sol do meio dia”, ok?
    “Quando especifiquei carne e sangue ,foi baseado em 1cor 15:50 ” E ,agora, digo isto, irmãos:que carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus,nem a corrupção herda a incorrupção.
    Em Lucas 24:39 diz ” Vede as minhas mãos e os meus pés ,que sou eu mesmo;tocai me e vede, pois um espírito não tem carne e nem ossos,como vedes que eu tenho.
    Isso nos diz que Jesus ressuscitou em corpo glorificado feito de carne e osso.”
    Ok, creio que a maioria aqui sabe que você usou estes dois versículos, mas a questão não é esta. A questão é PORQUE entender duas passagens diferentes e interpretar desta forma SEM BASE bíblica. Note: Em Lucas 24:39, se lermos o contexto, veremos que Jesus havia aparecido no meio deles. Você sabe que eles ficaram espantados e até temerosos. O que Jesus fez? Ele disse: “Vede as minhas mãos e os meus pés ,que sou eu mesmo;tocai me e vede, pois um espírito não tem carne e nem ossos,como vedes que eu tenho”. Agora devemos nos perguntar: Quando alguém diz que ele “não é de ferro” ou que não é uma assombração (por exemplo) o que esta pessoa faz? Não diz: “Veja, sou de carne e osso?” Agora, se eu falar: “Veja, sou de carne e sangue” do que adiantaria citar este ultimo, uma vez que o sangue não poderia ser visto a não ser que estivesse sendo derramado, não concorda?

    E para confirmar ainda mais, o que Jesus fez? Ele perguntou o que tinha para comer e COMEU peixe com eles. E isto para quê? estava com fome? Muito provavelmente não! E sim para provar sem sombra de dúvidas que ali, na frente deles, estava um homem de CARNE E OSSO.

    Segundo uma obra de referência nossa, “[b]Não ter Jesus dito que ele era de carne e sangue tem levado alguns a dizer que ele tinha um corpo “espiritualizado” de carne e ossos, sem sangue. Não há base para tal argumento, pois os discípulos podiam ver que Jesus tinha ossos e carne, mas nenhum sangue escorria de seu corpo para que ele trouxesse isto à atenção deles[/b]”.

    “Agora me respondam vocês acreditam que Jesus é Deus?”
    Jesus é deus sim, mas não O Deus. Em outras palavras, Jesus é divino, ou de natureza divina. Jesus é poderoso. Jesus é um deus.
    “A Bíblia nos diz que sim, vejamos João 1:1
    “No princípio,era o Verbo,e o Verbo estava com Deus,e o Verbo era Deus.
    Todos nós sabemos que o Verbo e Jesus, então se o Verbo e Jesus , concluímos que ele é Deus,mas isso não quer dizer que ele é o Pai, ele diz que ele e o Pai são um,veja em João 10:30.
    Agora quando digo que Jesus também é homem eporque esta dizendo claramente em João 1:14 “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós ,e vimos sua glória ,como a glória do Unigênito do Pai,cheio de graça e de verdade.
    Vimos claramente que Jesus é Deus e se fez homem e habitou aqui na terra e ele e o Pai são um,não tem nenhuma salada mista e é sim as escrituras sagradas.”
    Tem outras páginas aqui neste fórum tratando deste assunto. Eu o convido a lê-las antes, ok?
    “A passagem de Daniel se for análisar vamos sair do tema proposto.”
    Hummmm… interessante.
    “Conclusão Estevão viu Jesus em corpo glorificado e a destra de Deus está no sentido figurado.”
    A conclusão não é válida, pois não se esclareceu João 1:1. Novamente eu sugiro que você olhe a página que trata do assunto.
    “Irmãos vamos usar os comentários em um tom que possamos glorificar a Deus ,que cada um que entrar nesse site possa sair mais edificado na palavra e não confundido propositalmente,tudo que fizermos faremos para glória de Deus!”
    Concordo, vou me esforçar para isso!
    “Se eu perceber nos comentários que algum irmão esteja sendo deselegante não voltarei a expor meu pensamento nesse site pois tenho certeza que Deus não ficará feliz com esses procedimentos,”
    Concordo! E imagino que meus irmãos também…
    “pois não devemos debater para dizer que está religião que é certa é a outra é falsa, deixamos de ser religioso e passamos a ser mais de Deus, religião para quem é religioso e Deus para quem é de Deus!
    Deus abençoe a todos!”
    Não debatemos religião, defendemos a palavra de Deus! Entenda que quando usamos a bíblia, deixamos que ELA nos interprete as coisas e não permitimos que influências externas o façam… mas eu imagino que entenda isto. Vamos lá!

    Curtir

  200. Judas 4 “Único Dono”

    Reconhecer o “Presidente” de uma empresa não significa negar a legitimidade do Presidente de nosso país. Da mesma forma, chamar nosso pai biológico de pai não significa rejeitar a Deus como o Pai e dador da vida. O mesmo podemos dizer da expressão único dono quando aplicada a Cristo. Não há contradição alguma , por exemplo, em reconhecer a Cristo como nosso único dono em contraste com os senhores deste mundo.

    A linha de raciocínio apresentada por Judas não era sobre a natureza de Cristo, como querem fazer crer os trinitários que isolam Judas verso 4.

    VOCÊ JÁ NÃO É MAIS BEM VINDO AQUI NA PÁGINA FILIPE…POIS PULA DE UM ASSUNTO PARA O OUTRO E PROMOVE DOUTRINAS POSTERIORES EM SUA SANTA IGNORÂNCIA. Os trinitários costumam citar de forma irresponsàvel João 10:30 “Eu e o Pai somo um” e IGNORANDO O CONTEXTO ( João 17:21,22 entre outros textos) pregam que Jesus é o próprio Deus em forma humana. Sabemos que TEXTO FORA DO CONTEXTO GERAL DAS ESCRITURAS É PRETEXTO, não é? já não ouviu essa frase batida tantas vezes, que ainda tem que promover enganos? Cara, leia a Bíblia com mente aberta! Estude de forma responsável. Tenha amor pela Palavra de Deus não pela sua igreja e a atrapalhada E ANTIBÍBLICA doutrina católica da trindade! Tomar João 10:30 literalmente é ignorar João 6:38; João 3:16 que diz que DEUS ENVIOU seu filho. Jesus foi “enviado” entendeu?

    Jesus é nosso Único Dono?

    Curtir

  201. Bem para finalizar a minha contribuição para esse tópico, gostaria de dizer ao irmão Silva Vagner que respeito a sua fé e sua convicção da palavra de Deus,e dizer para os demais que o importante não é saber oque é Deus é sim quem é Deus,para fazermos a sua vontade e quando dedicarmos nossos estudos nos esforçarmos para o conhecermos profundamente e verdadeiramente com o coração aberto sem pensar em religiões e doutrinas,tenho certeza que o próprio Deus se manifestará e lhe dará a sabedoria necessaria para conhecer a verdade,e nos devemos respeitar a fé de todos independente de qual religião pertence,a seguir vou por algumas perguntas somente para reflexão não precisa responder.

    Deus pode deixar de ser Deus?
    Um espírito pode virar homem?
    Jesus em corpo glorificado no céu não existe?

    Deus abençoe a todos!

    Curtir

  202. Deus pode deixar de ser Deus?

    Acho muitos mais interessante meditar em textos bíblicos, tais como Habacuque 1:12 que falando sobre Deus diz:

    “Por acaso tu não existes desde a eternidade, ó Jeová?
    Ó meu Deus, meu Santo, tu não morres.” (DEUS NUNCA MORRE)

    O Salmo 90:1 diz:

    “Ó Jeová, tu tens sido nossa morada por todas as gerações.
    2 Antes de nascerem os montes
    Ou de teres formado a terra e o solo produtivo,
    De eternidade a eternidade,* tu és Deus. (Deus é de ETERNIDADE A ETERNIDADE, ele nunca virou ou vai virar homem.)

    Isaías 40:28
    28 ” Será que você não sabe? Será que não ouviu?
    Jeová, o Criador das partes mais distantes da terra,É DEUS POR TODA A ETERNIDADE.+
    Ele nunca se cansa nem fica exausto.
    Seu entendimento é insondável.”

    Curtir

  203. Caro Senhor Wilson

    Eu vou responder agora sobre o que Jesus quis dizer quando disse que ele e o Pai são um. Veja bem: a frase fala de Jesus E FALA DO PAI, portanto DUAS PESSOAS.

    Para mostrar ao senhor Wilson qual é o entendimento correto dessa frase, eu vou mostrar um exemplo recente de alguém que escreveu uma mensagem em memória de seu falecido pai.

    A mensagem abaixo foi escrita pela filha do Michael Jackson no dia em que a ele completaria 59 anos.

    Em certo ponto desta mensagem, a filha do Michael Jackson diz que ela e seu pai são um.

    Agora eu pergunto para os defensores de que Jesus e Jeová seriam a mesma pessoa:

    Como é que vocês, “trinitários”, entendem essa mensagem que a filha do Michael Jackson escreveu ???
    Sejam honestos! Vocês entendem que isso só pode significar que o Michael Jackson na verdade é a mesma pessoa que sua filha Paris Jackson, apenas porque ela afirmou que é uma com seu pai ??!!

    Vejam a mensagem:

    “Na legenda, ela escreveu: “Felicidades para o amor da minha vida, para a pessoa que me mostrou o que a paixão realmente era, que me deu uma moral sólida para viver e me ensinou como sonhar. Nunca vou sentir o mesmo amor que eu sentia por você. Você está sempre comigo e eu estou sempre com você. Apesar de eu não ser você e de você não ser eu, sei com todas as minhas forças que somos um só. Nossas almas nunca vão mudar nesse sentido. Obrigada pela magia, sempre”.

    E agora, “trinitários” ??!!
    Vocês desenvolveram na escola a capacidade de interpretar os vários estilos de textos que existem e suas figuras de linguagem que os idiomas humanos permitem ??

    Então qual é a dificuldade de entenderem o que Jesus quis dizer quando falou que ele e o pai são um, que são unidos, totalmente em sintonia e harmonia um com o outro ??

    Curtir

  204. Afinal, qual o significado da palavra Soberano no dicionário de língua portuguêsa? Sanmorette? No texto de Judas 4, ou quando lemos toda a carta, ainda que seja modificada a tradução (dono) de déspota, o Kuriós (ou Kyriós), enfatiza e confirma a intenção de Judas na afirmação da dAquele que ocupa o primeiro lugar, o Absoluto, o Supremo, o Altivo, o Dominador, o Todo Poderoso (Soberano) e Senhor Jesus Cristo. Na qualidade de Filho, é claro que o Pai tem que ser superior, é a regra no universo, do contrário seria pecado e Deus não peca (nisto estamos em acordo). Mas se existe só um Deus (e nisto também estamos em acordo), conforme Isaías 44:6 e 8. Então resta pensar: O qué é impossível para Deus? Sería impossível Ele se fazer Pai e Filho ao mesmo tempo? O que Deus, não pode fazer? E mais, seria impossível Ele se fazer morador dentro daqueles que põe sua fé em Cristo? (! Corintios 6:19).

    Curtir

  205. Respeito e admiro a fé de muitas pessoas com quem convivo.
    Desprezo todas as doutrinas anti-bíblicas em que elas acreditam, pois sei de onde vem.

    Curtir

  206. Concordo com todas as argumentações das Tj no que se refere à trindade, porém, há algo a ser considerado.
    No início do cristianismo não se pretendeu alçar Jesus à condição de Deus, por isso há diversos textos apontando-o como representante ou filho de Deus. No entanto, por volta do final do século I e II, essa concepção mudou, Jesus sai da condição de filho e mensageiro e passa a ser o próprio Deus.
    O cristianismo evoluiu, não era mais interessante que Jesus apenas fosse um representante de Deus, era preciso que ele fosse Deus. Assim, foram introduzidos textos que passaram apontar Jesus como sendo Deus.
    Portanto, no novo testamento, há duas concepções como os cristãos passaram a encarar Jesus. Uma que ó vê como filho e mensageiro de Deus; outra, sendo ele a encarnação do próprio Deus criador.
    Assim os que argumentam no sentido de negar a igualdade de Jesus a seu pai está certo, bem como estão certos os que argumentam em sentido contrário.
    Afinal de conta, o cristianismo para sobreviver precisava enfrentar a religião do grande imperador. O imperador se considerava um deus ou filho de deus, assim para que esse imperador reconhecesse essa nova crença, seu fundador precisava ser divino, um deus como ele o era.
    Um judeu miserável, pescador e carpinteiro jamais poderia rivalizar-se com os grandes deuses romanos. Era preciso que esse judeu assumisse ares de Deus. Tivesse o porte de um deus. Ser belo, forte e atraente como os deuses do panteão romano, pois do contrário, seria esquecido.
    Hoje se sabe que o Jesus histórico não passaria de 1,65 m de altura e sua aparência não seria não muito atraente.

    Curtir

  207. RESPOSTA ao Sr. “FILIPE” COM RESPEITO AO TEXTO INSPIRADO DE JUDAS 4, E A PERGUNTA FORMULADA SUTILMENTE PELO MESMO:

    Jesus Cristo é o vosso ÚNICO DONO? Como diz no versículo?

    Antes de mais nada, gostaria de ressaltar algo que o Autor desta página sabiamente adverte: Apóstatas e Opositores não são bem vindos aqui. Esta sensata decisão por parte do mesmo tem respaldo bíblico – ROMANOS 16:17 / JÓ 13:16 / 1 TIMÓTEO 1:19,20.

    Sr. “Filipe”, as Testemunhas de Jeová não negam a expressão inspirada em JUDAS verso 4, a saber, que Jesus Cristo é corretamente descrito no texto como sendo “nosso único dono e Senhor. Entretanto, ISOLAR O TEXTO na tentativa de provar que Jesus Cristo é o Único Deus Todo Poderoso, faz desse argumento defendido pelos trinitário cair por terra. Pois, o texto de Judas 4 não prova que Jesus é Deus, como querem insistentemente acreditar os defensores da chamada “Santíssima” Trindade. Na verdade, essa é uma tática sútil e muito comum de pessoas desonestas, pois não buscam analisar o CONTEXTO como um todo.

    O discípulo Judas finaliza sua carta com as seguintes palavras abaixo:

    25- ao único Deus, nosso Salvador, POR MEIO DE Jesus Cristo, nosso Senhor, seja a glória, a majestade, o poder e a autoridade desde toda a eternidade, agora é por toda a eternidade. Além.

    As Testemunhas de Jeová acreditam que Jesus Cristo é divino e um deus poderoso, mas não compartilham o pensamento dos trinitários de que Ele seja o Deus Todo Poderoso. Isso já foi repetidas vezes analisado aqui nesta página séria, contudo, a lógica da verdade não é um atributo dos amantes do Deus de três cabeças.

    A Trindade não foi e nunca será um ensinamento bíblico, pois, rebaixa a verdadeira natureza de Deus, de Jesus e do espírito santo em Trevas de mistério.

    Os Verdadeiros adoradores adorariam a quem? ao Filho (Jesus) ou ao Pai (Jeová)? – João 4:23.

    Sr. “FILIPE”, leia e reflita em 1 TIMÓTEO 1:19,20 e procure se libertar desse preconceito doente e inútil, que é perseguir as Testemunhas de Jeová.

    Você já teve o seu tempo aqui nesta página.

    Curtir

  208. Valtair seus estudo está incorreto em alguns pontos básicos:

    Você afirma … “Se existe só um Deus”. Afirmação errada. Existem muitos deuses. Os anjos são deuses. Jesus é um deus. Satanás é um deus. Os juízes no antigo Israel eram considerados “deuses” devido ao poder que possuíam. A palavra Deus não é de uso exclusiva do ser Supremo. Sabemos que o Ser Supremo e Deus Todo Poderoso é um só. Mas dizer que só existe um Deus é errado. Se achar que já entende este assunto pode estar indo para o caixão sem saber! Sugiro que estude este artigo.

    Judas 4 Corretamente Contextualizado

    É importante salientar que Jesus é chamado de nosso Único Dono, mas não no contexto onde se discute quem é Deus ou sua natureza, e sim no contexto da relutância de alguns em reconhecerem a Cristo como o único que deve exercer domínio na vida das pessoas.

    Reconhecer o “Presidente” de uma empresa não significa negar a legitimidade do Presidente de nosso país. Da mesma forma, chamar nosso pai biológico de pai não significa rejeitar a Deus como o Pai e dador da vida. O mesmo podemos dizer da expressão único dono quando aplicada a Cristo. Não há contradição alguma , por exemplo, em reconhecer a Cristo como nosso único dono em contraste com os senhores deste mundo.

    A linha de raciocínio apresentada por Judas não era sobre a natureza de Cristo, como querem fazer crer os trinitários que isolam judas verso 4.

    Para considerar o assunto sobre por que Jesus é chamado de Nosso único dono e senhor. Leia este artigo.

    ” Na qualidade de Filho” Não existe na Bíblia a ideia de Jesus “na qualidade de filho”. Filho não é uma qualidade,
    mas uma descrição ontológica. A Bíblia diz que “Deus enviou o seu filho”.João 3:17. Jesus disse em João 6:38 “pois desci do céu não para fazer a minha própria vontade, mas a vontade daquele que me enviou.”

    Jesus é o Filho mais precioso de Jeová — e por bons motivos. Ele é chamado de “primogênito de toda a criação”, pois foi a primeira criação de Deus. (Colossenses 1:15) Há mais uma coisa que torna especial esse Filho. Ele é o “Filho unigênito”. (João 3:16) Isso significa que Jesus é o único criado diretamente por Deus. Ele é também o único por meio de quem Deus criou todas as outras coisas.

    O Filho unigênito jamais pensou em ser igual ao Pai. A Bíblia ensina claramente que o Pai é maior do que o Filho. (Leia João 14:28; 1 Coríntios 11:3) Só Jeová é o “Deus Todo-poderoso”. (Gênesis 17:1) Portanto, não há ninguém igual a ele.

    Curtir

  209. O COMENTÁRIO DO NADSON E DO GILBERTO FOI PARAR NO LIXO do site. Não sei o que acontece mas alguns comments são “lidos” como sendo perigosos e são excluídos automaticamente para a lixeira. Tive que recuperar de lá. O pior é que nem sempre vou a lixeira procurar comentários visto que para lá vai automaticamente os comentários dos que foram banidos da página, e não são poucos. Talvez haja algum programa malicioso no PC de alguns e isso talvez esteja sendo detectado de alguma forma.

    Curtir

  210. Prezado irmão Queruvim,

    Quero agradecer por ter resgatado e postado em sua Página a minha resposta e o comentário sobre o texto de Judas 4.
    Fiz uma cuidadosa pesquisa na matéria intitulada “JUDAS 4 CORRETAMENTE CONTEXTUALIZADO”, e achei a mesma muito boa e lógica.
    O vídeo intitulado “Exclusividade Pragmática” é simplesmente excelente e muito instrutivo!

    Obrigado por publicar artigos tão valiosos, oportunos e úteis para o nosso aprendizado e crescimento espiritual.

    Que Jeová Deus continue te abençoando e te fortalecendo.

    Curtir

  211. Senhor Wilson, como vai? (Me lembrei do “Dênis, o pimentinha” agora…)

    Já vai mas sem comentar o que falamos? E quanto a João 1:1, leu o assunto? O que achou? Já tinha ideia da alteração da sua tradução? Já parou para pensar que ela foi elaborada para apoiar um ensinamento NÃO bíblico?

    Ainda vai tentar juntar textos diferentes (como Lucas 24:39 e 1ª Coríntios 15:50) para tentar provar algo que não está lá?

    Curtir

  212. A paz a todos. Vou responder a pergunta. Onde está espírito Santo? Te digo com estás palavras em Estêvão.. amar atos 6 vs 5 confirmar está palavra por cumprindo o que o Senhor Jesus disse aos seus discípulos para irem pra Jerusalém até que do alto sejam revestidos de poder atos 2.. a causa de Estêvão ter visto Deus é Jesus a direita dele foi pelo Espírito Santo que Habita em cada um de nós revelando as coisas espirituais é ele que nos leva a ver todas estas coisas e não de nós mesmos. Foi citado o nome de Estêvão porque ele foi este digamos instrumento nas mãos do Espírito Santo para nós mostrar que podemos ser usados por Deus e mesmo se parecermos nesta terra há um lugar onde poderemos estar com o pai. Isso nos faz prosseguir dizendo vc está no caminho certo não tem soma de dúvida em seu coração veja com seus olhos o que vc plantou Estêvão agora vc vai colher isto que está vendo Aleluia! O que vc está plantando??? Deixar o Espírito Santo agir em nossas vidas teremos essas visões do Reino de Deus.. essa minha opinião ..

    Curtir

  213. Como vai Sr. Oliveira?
    – O fato de Estevão estar cheio de Espírito Santo, segundo a lógica da trindade, não é validado, pois, se o espírito santo é Deus e este é Onipresente (também segundo vocês), o que o impossibilitaria estar também no céu? (Primeira pergunta)
    – Depois, o próprio Deus inspirou o apóstolo Paulo, na sua segunda carta a Timóteo, no capítulo 3, versículo 16-17, que “Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ensinar, para repreender, para endireitar as coisas, para disciplinar em justiça, a fim de que o homem de Deus seja plenamente competente, completamente equipado para toda boa obra.”. Bem isso não significa que ela fornece tudo o que precisamos saber no momento? (Segunda pergunta)
    – E usando o mesmo texto de Paulo, não significa que tudo que eu tiro (segundo suas próprias palavras) de algo que “eu acho” ou que “você acha” pode estar indo contra o que a bíblia diz? (Terceira pergunta)
    – Jesus não disse, segundo registrado em João 14:26, que Deus enviaria o espírito santo “para nos fazer lembrar todas as coisas que ele (Jesus) nos disse”? Não indica isso que o que Jesus disse está na bíblia e isso significa que o espírito santo nos ajuda SE lermos ela? (Quarta pergunta)
    – Uma VISÃO precisa necessáriamente mostrar algo LITERAL no céu ou apenas uma representação? (Quinta pergunta)
    – Daí, com base na quinta pergunta, se a resposta for aquela que obviamente você irá responder, então, porque não mostrar a terceira pessoa?
    Pode nos resposnder por favor?

    Curtir

  214. AMADOS DO SENHOR JESUS CRISTO; GOSTEI DA PERGUNTA. QUERO PROPOR MINHA COLOCAÇÃO PARA A RESPOSTA DA PERGUNTA PROPOSTA.
    VAMOS POR PARTE; DEUS SE REVELA A CADA UM DIFERENTEMENTE, MAS COMO ELE QUER E DA MANEIRA QUE ELE QUISER, ELE É O RÉGIO DOMINADOR.
    PRIMEIRAMENTE ESTEVÃO ESTAVA CHEIO DO (ESPIRITO SANTO). PARA UM HOMEM NESTA ÉPOCA ESTAR CHEIO DO ESPIRITO SANTO ERA ALGO INCOMUM, PORQUE SOMENTE OS PROFETAS SE ENCHIAM DO ESPIRITO SANTO ATRAVÉS DE DEUS, PARA REALIZAR ALGUM TRABALHO EM PROL DE DEUS
    QUANDO O HOMEM ESTA CHEIO DO ESPIRITO SANTO ELE NÃO É MAIS UM HOMEM NATURAL (CARNAL) MAS SIM ESPIRITUAL, E O HOMEM ESPIRITUAL VÊ COISAS ESPIRITUAIS.
    QUANDO ESTEVÃO OLHA AO CÉU ELE VÊ A REALIDADE DO QUE LA EXISTE E QUE AS ESCRITURAS AFIRMAM. SUBINDO AOS CÉUS ASSENTOU A DIREITA DE DEUS PAI. QUANDO JESUS É O NOSSO ADVOGADO, E O ADVOGADO QUANDO VAI FALAR PERANTE O TRIBUNAL EM DEFESA DO RÉU SE COLOCA EM PÉ, ESTA CORRETÍSSIMA A VISÃO DE ESTEVÃO.
    FINALIZANDO; SE ESTEVÃO ESTAVA CHEIO DO ESPIRITO SANTO ELE NÃO ESTA NO CÉU ESTA NA TERRA DANDO VISÃO ESPIRITUAL A ESTEVÃO.
    QUANDO JESUS ESTAVA DE PARTIDA PARA SEU TRONO DA GRAÇA A DIREITA DE DEUS PAI ELE DISSE: ENVIAREI O CONSOLADOR VÓIS NÃO FICARÃO ÓRFÃOS. CONCLUINDO A RESPOSTA SE JESUS JÁ ESTA A DIREITA DE DEUS PAI QUE ESTEVÃO VIU ENTÃO É OBRIGATORIAMENTE O ESPIRITO SANTO ESTAR NA TERRA COMO CONSOLADOR QUE É . AMÉM.

    Curtir

  215. Então Sr Fernandes, Estevão estava “cheio de espírito santo”? Isso me lembra que Moisés estava “cheio do espírito santo” e Deus tirou um pouco deste mesmíssimo espírito e distribuiu sobre 70 Anciãos de Israel. Lemos em Números 11:16:

    “Jeová disse a Moisés: “Reúna para mim 70 homens dos anciãos de Israel, homens que você reconhece como anciãos e oficiais do povo, leve-os à tenda de reunião e faça-os ficar ali com você. 17 Eu descerei e falarei com você ali, tirarei um pouco do espírito que há sobre você e o colocarei sobre eles. E eles o ajudarão a levar o fardo do povo, para que você não tenha de levá-lo sozinho.”

    Jesus é citado nas Escrituras Sagradas, como orando a seu Deus e Pai (Efésios 1:17) por exemplo ele ora a JEOVÁ Deus em João 17. Mas em parte algum o espírito santo é citado como orando a Deus…por que? Simples, este não é alguém. Mas é o irresistível poder de Deus em operação, a saber, sua poderosa força ativa ou energia que provém de Deus.


    Como pode o espírito santo ser alguém se ele é “distribuído” desta forma? Se ele pode ser “derramado” sobre pessoas e “encher” pessoas, como pode ser este um pessoa?João Batista disse que Jesus mergulharia as pessoas em espírito santo e fogo. Assim como o fogo não é alguém o espírito santo, QUE MERGULHA UMA PESSOA, não é alguém.

    Curtir

  216. Senhor Fernandes, saudações!
    Eu vejo que todos os que defendem a ideia de que Deus é formado por 3 pessoas argumentam que Estevão não viu a trindade lado a lado na visão porque o espírito santo estava dentro de Estêvão.

    Mas aqui temos um GRANDE ERRO nesse pensamento:

    Os defensores da trindade também ensinam que Deus tem a capacidade de estar em todos os lugares ao mesmo tempo, o que chamam de ONIPRESENÇA.

    Se Deus é onipresente, então por qual motivo justamente nessa visão de Estevão o Espírito Santo não foi capaz de estar dentro de Estêvão e, AO MESMO TEMPO, estar no Céu ao lado do Deus Pai e do “Deus Filho” ????

    Essa falha mortal nesse seu argumento só revela uma coisa:

    Estêvão não viu O ESPÍRITO SANTO EM PESSOA simplesmente porque o espírito santo não é uma pessoa com um corpo individual, como o Pai e o Filho!
    O espírito santo é uma ENERGIA, a Energia que emana de Deus o PAI!
    Essa Energia é como se fosse a nossa energia elétrica, a qual é capaz de realizar várias tarefas por meio de nossas máquinas elétricas e eletrônicas!

    E foi usando essa ENERGIA DELE que Deus, JEOVÁ, criou a MATÉRIA E O UNIVERSO!

    Tem um texto em Isaías que mostra bem claramente que Jeová Deus é a Fonte e o Gerador dessa Energia que pode fazer tudo acontecer, até mesmo abrir os “olhos” de Estêvão para que ele “visse” uma visão do mundo espiritual, que de outra forma jamais poderia ser visto por algum olho de carne como o nosso!

    Veja o texto:

    “Ergam os olhos e olhem para as alturas. Quem criou tudo isso? Aquele que põe em marcha cada estrela do seu exército celestial, e a todas chama pelo nome. Tão grande é o seu poder e tão imensa a sua força, que nenhuma delas deixa de comparecer!”__Isaías 40:26_ NVI

    “Ergam os olhos para o céu e vejam.
    Quem criou estas coisas?+
    Foi Aquele que as faz sair como um exército, por número;
    Ele chama a todas elas por nome.+
    Por causa da sua imensa energia dinâmica e do seu atemorizante poder,+
    Não falta nem sequer uma delas.”__Isaías 40:26_ Novo Mundo

    ““Ai! Soberano Senhor Jeová!+ Eis que tu mesmo fizeste os céus e a terra com o teu grande poder+ e com o teu braço estendido.+ O assunto inteiro não é maravilhoso demais para ti,”__JEREMIAS 27:5_Novo Mundo

    Jeremias 27:5 Tradução do Novo Mundo
    5 ‘Fui eu que fiz a terra, a humanidade e os animais que há na face da terra, com o meu grande poder e o meu braço estendido, e os dou a quem for do meu agrado.*+

    Curtir

  217. Estevão nunca poderia ter visto o Espírito Santo, pelo simples motivo que ele ainda não tinha forma humana. Mas já tem e vai aparecer brevemente.

    Curtir

  218. Ah! É mesmo!
    O espírito santo até então só tinha o corpo em forma de POMBO!

    Ou seja:
    Diante de todas as possibilidades de corpo que o Espírito Santo poderia ter escolhido para descer sobre Jesus após o batismo, o Espírito Santo escolheu o corpo de um POMBO!

    Então de onde os trinitários tiram a informação de que o corpo do Espírito Santo seria semelhante ao de Jesus e ao do Pai ?

    O corpo do Espírito Santo é um POMBO!
    Ponto final!
    Pombo final!

    Curtir

  219. Eu não sei o que é pior: O meu arroz ou esta resposta acima. Sabe, como é fácil dar “qualquer resposta” sem qualquer base bíblica e achar que isto basta. Porque vocês, trinitaristas, simplesmente não respondem às questões dos colegas do fórum? Dizer algo como: “…pelo simples motivo que ele ainda não tinha forma humana” e não provar a base para tal afirmação não vale nada. É só uma falácia qualquer…

    Sr. Carlos Nunes, se eu dissesse a você (sem base bíblica) que Deus na verdade vai um dia nos deixar governar no lugar dele, indo cada ser humano de uma vez, você acreditaria? Se sim, porque? E se não, porque? Sua resposta colocará em “xeque” seu comentário acima… fique à vontade…

    Curtir

  220. “Esta doutrina da trindade é igual o café do Xico…O Xico consegue pegar três coisas maravilhosas… o Café , a água e o Açúcar e consegue transforma-los numa coisa horrível…Os trinitaristas fazem algo semelhante… Juntam Jeová, O Deus todo poderoso, Jesus o seu maravilhoso o Filho e o espírito santo que também é algo especial que Jeová usa para o cumprimento de seus objetivos…e transforma-os nesta doutrina absurda e misteriosa que é a trindade…Ótimo argumento Pedro Calvache parabéns…gostei…

    Curtir

  221. Ena, ena, já apareceram três a defender o fermento satânico de que não existe Trindade Divina. Entretanto, alguém que explique o seguinte: O fato do Espírito Santo ser Deus é claramente visto em muitas Escrituras, incluindo Atos 5:3-4. Neste verso Pedro confronta Ananias em por que ele tinha mentido para o Espírito Santo, e a ele diz “não mentiste aos homens, mas a Deus”. É uma declaração clara de que mentir ao Espírito Santo é mentir a Deus. Podemos também saber que o Espírito Santo é Deus porque Ele possui os atributos ou características de Deus. Por exemplo, a onipresença do Espírito Santo é vista em Salmos 139:7-8: “Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.” Em I Coríntios 2:10 vemos a característica de onisciência do Espírito Santo: “Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.”

    Podemos saber que o Espírito Santo é mesmo uma Pessoa porque Ele possui uma mente, emoções e vontade. O Espírito Santo pensa e sabe (I Coríntios 2:10). O Espírito Santo pode se entristecer (Efésios 4:30). O Espírito intercede por nós (Romanos 8:26-27). O Espírito Santo toma decisões de acordo com Sua vontade (I Coríntios 12:7-11). O Espírito Santo é Deus, a terceira “Pessoa” da Trindade. Como Deus, o Espírito Santo pode verdadeiramente agir como o Confortador e Consolador que Jesus prometeu que ele seria (João 14:16,26; 15:26). Já agora, em jeito de reparo, alguém que explique por que motivo irá aparecer, no fim dos tempos, o Dragão, a Besta e o Falso Profeta.

    Curtir

  222. Carlos, a maior parte dos textos que falam do espírito santo não o tratam como sendo alguém, mas algo. Personificação não prova personalidade. Não adianta rejeitar alguns textos e se apegar a outros. A respeito do Rei Acabe, de Israel, foi dito: “Por que está triste o teu espírito . . . ?” (1 Reis 21:5) Nesta acepção, “espírito” significa a força íntima “que induz a pessoa a demonstrar certa atitude, disposição ou emoção, ou a tomar certa ação ou adotar certo proceder”. Essa força, evidentemente, não é uma pessoa, mas emana de uma pessoa. Por isso, atribui-se a ela os sentimentos da pessoa da qual tal força emana. Uma vez que o espírito santo emana de Deus, que é a sua fonte, a Bíblia atribui a esse espírito os sentimentos do próprio Deus. Sua interpretação ignora o restante da Bíblia para se ajustar a doutrinas preferidas.

    “A Bíblia está repleta de exemplos de personificação, ou prosopopeia. Seguem, abaixo, alguns desses exemplos:

     “A palavra de Jeová . . . foi dizer-lhe.” – 1 Reis 19:9.
     “Meu divã me consolará.” – Jó 7:13.
     “As próprias colunas do céu . . . estão pasmadas.” – Jó 26:11.
     “Durante as noites me corrigiram os meus rins.” – Salmo 16:7.
     “Levantai as vossas cabeças, ó portões.” – Salmo 24:7.
     “Que a minha glória entoe melodias.” – Salmo 30:12.
     “Que jubilem os ossos que quebrantaste”. – Salmo 51:8.
     “As próprias baixadas . . . bradam em triunfo, sim, cantam.” – Salmo 65:13.
     “Rejubile a campina”. – Salmo 96:12.
     “O próprio sol sabe muito bem onde se põe.” – Salmo 104:19.
     “O próprio mar viu e pôs-se em fuga.” – Salmo 114:3.
     “Ele faz prantear a escarpa e a muralha.” – Lamentações 2:8." fonte: http://www.oapologistadaverdade.org/2011/09/personificacao-prova-personalidade-uma.html
    

    Curtir

  223. Note abaixo as características aplicadas pela Bíblia ao espírito santo que determinam, além de qualquer dúvida, a sua natureza impessoal:

    ENCHE pessoas. – Êxodo 31:3; Atos 2:4.
    Pode VIR SOBRE elas. – Juízes 3:10; Lucas 2:25.
    Pode ESTAR ATIVO em pessoas. – Juízes 14:6; 1 Samuel 10:6.
    É DERRAMADO. – Atos 2:17; 10:45.
    PARCELADO. – Números 11:17, 25.
    SOPRADO. – João 20:22.


    Se é alguém como se usa um pronome IMPESSOAL NA BÍBLIA DOS PRÓPRIOS TRINITÁRIOS?

    Curtir

  224. Se observarmos com atenção a forma como o artigo neutro em grego (usado com referência ao PNEUMA HAGIOS ou espírito santo) é empregado nas Escrituras em suas 1714 ocorrências, ficará mais do que evidente que este não é alguém mas ALGO.

    –Mateus 1:18 ἐκ πνεύματος ἁγίου “de espírito santo”
    Mateus 1:20 ἐκ Πνεύματός ἐστιν Ἁγίου “de espírito santo é”
    Mateus 3:11 βαπτίσει ἐν Πνεύματι Ἁγίῳ,”Batizará em espírito santo”
    Mateus 12:32 κατὰ τοῦ Πνεύματος τοῦ Ἁγίου, “contra o espírito santo” (tou é um artigo neutro)
    Mateus 28:19 καὶ τοῦ Ἁγίου Πνεύματος “e do espírito santo” (artigo neutro: tõu)

    τὸ βάπτισμα Mateus 3:7 “o batismo” é alguém ou algo?
    τὸ ὄνομα Mateus 1:21 ” o nome” é alguém ou algo?
    τὸ ἔνδυμα Mateus 3:4 “a vestimenta” é alguém ou algo?
    τὸ πτύον Mateus 3:12 “a pá de joeirar” é alguém ou algo?
    τὸ δὲ ἄχυρον 3:12 “a palha” é alguém ou algo?
    τὸ πνεῦμα Mateus 3:16 “o espírito” é alguém ou algo?
    τὸ πτερύγιον Mateus 4:5 “o parapeito” é alguém ou algo?
    τὸ πλοῖον Mateus 4:22 “o barco” é alguém ou algo?
    τὸ εὐαγγέλιον Mateus 4:23 “o evangelho” é alguém ou algo?
    τὸ ὄρος Mateus 5:1 “a montanha” é alguém ou algo?
    τὸ στόμα Mateus 5:2 “a boca” é alguém ou algo?
    τὸ ἅλας Mateus 5:13 ” o sal” é alguém ou algo?
    τὸ φῶς Mateus 5:14 ” a luz” é alguém ou algo?
    τὸ δῶρόν Mateus 5:23 ” a oferta” é alguém ou algo?
    τὸ θυσιαστήριον 5:23 “o altar” é alguém ou algo?
    τὸ ἐπιθυμῆσαι 5:28 “a paixão” é alguém ou algo?
    τὸ σῶμά 5:29 “o corpo” é alguém ou algo?
    τὸ ἱμάτιον 5:40 ” a roupa interior” é alguém ou algo?
    τὸ θέλημά 6:10 ” a vontade” é alguém ou algo?
    τὸ πρόσωπόν 6:17 “a face” é alguém ou algo?
    τὸ σκότος 6:23 ” a escuridão” é alguém ou algo?

    Sim, o espírito santo não é alguém, mas a irresistível e poderosa força ativa proveniente de Jeová Deus, o Ser Supremo.

    Curtir

  225. Irmão Queruvim, me diga, por favor, o que você acha das informações abaixo, que afirmam que Jesus é chamado de Anjo pelo apóstolo Paulo em Gálatas:

    GRAMÁTICA GREGA ATESTA JESUS COMO ANJO……
    Muita gente sem dúvida tem a mesma experiência que eu, certas vezes, de ler algo repetidamente e não registrar. Li a carta de Paulo aos gálatas centenas de vezes (Bart D. Ehrman), tanto em inglês quanto em grego.
    Contudo, o significado evidente do que ele diz em Gálatas 4:14 simplesmente nunca me ocorreu até, para ser franco, poucos meses atrás. Nesse verso Paulo chama Cristo de anjo. O motivo pelo qual
    nunca percebi é que a declaração é um pouco obscura, e sempre a interpretei de um modo alternativo. Graças à obra de outros estudiosos, agora vejo o erro de minha abordagem.
    No contexto do verso, Paulo recorda aos gálatas como eles o receberam quando estava doente e o ajudaram a recuperar a saúde. Paulo escreveu: “Embora a minha condição física lhes tenha sido uma
    provação, vocês não me desprezaram ou desdenharam, mas receberam-me como se eu fosse um anjo de Deus, como Jesus Cristo”.
    Sempre li o verso interpretando-o como se os gálatas tivessem recebido Paulo doente da maneira como receberiam um visitante angélico ou o próprio Cristo. Entretanto, a gramática do grego na
    verdade sugere algo bem diferente. Conforme Charles Gieschen argumentou, e agora foi afirmado em um livro sobre Cristo como um anjo, da especialista em Novo Testamento Susan Garrett, o verso
    não diz que os gálatas receberam Paulo como um anjo ou como Cristo, diz que o receberam como um anjo, tal como Cristo. Por conclusão lógica, Cristo é, pois, um anjo.
    O motivo para se interpretar o verso assim tem a ver com a gramática grega. Quando Paulo usa a
    construção “mas como […] como”, não está contrastando duas coisas, está afirmando que as duas coisas são a mesma coisa. Sabemos disso porque Paulo usa essa construção gramatical em dois outros pontos de seus textos, e o significado naqueles casos é inequívoco. Por exemplo, em 1Coríntios 3:1, Paulo diz: “Irmãos, não lhes pude falar como a pessoas espirituais, mas como a
    pessoas carnais, como a crianças em Cristo”. O último trecho, “mas como […] como”, indica duas características que identificam os destinatários da carta de Paulo: pessoas carnais e crianças em
    Cristo. Não são duas declarações contrastantes, elas modificam uma à outra. Isso também pode ser dito dos comentários de Paulo em 2 Coríntios 2:17, que também possui essa característica gramatical.
    Em Gálatas 4:14, portanto, isso significa que Paulo não está contrastando Cristo com um anjo, está
    igualando-o a um anjo. Garrett vai um passo adiante e indica que Paulo “identifica [Jesus Cristo] com o anjo principal de Deus”.( Garrett, No Ordinary Angel)
    Se o caso é este, então virtualmente tudo que Paulo diz sobre Cristo ao longo de suas cartas faz perfeito sentido. Como Anjo do Senhor, Cristo é um ser preexistente que é divino, pode ser chamado
    de Deus, e é a manifestação de Deus na terra em corpo humano.
    Em Gálatas 4:14 lemos:
    “E, embora a minha condição física lhes tenha sido uma provação, vocês não me trataram com desprezo nem com repugnância; mas me receberam como a um anjo de Deus, como a Cristo Jesus.”
    ἀλλὰ ὡς ἄγγελον Θεοῦ ἐδέξασθέ με, ὡς Χριστὸν Ἰησοῦν.
    Mas como um anjo de Deus recebestes a mim, como [a] Cristo Jesus.
    Vemos duas cláusulas onde se emprega um advérbio de comparação em grego. Dois substantivos são comparados um ao outro (anjo e Cristo) pelo emprego do advérbio e com a repetição do mesmo (ὡς). Esta construção é citada no Léxico Grego de Thayer 5613 como significando “tal como”. Nesta lemos:
    ” ὡς portanto faz referência à qualidade de uma pessoa, coisa, ou ação, como sendo equivalente a tal como, exatamente igual, como se fosse. Gálatas 4:14 …”
    1 Coríntios 3:1; Assim, irmãos, não lhes pude falar como ( ὡς) a homens espirituais, mas como a homens carnais, como (ὡς) a criancinhas em Cristo.
    Colossenses 3:12: Portanto, como ( ὡς ) escolhidos de Deus, santos e amados. Nesta frase os “santos e amados” são os mesmos “escolhidos de Deus” não podendo destes ser dissociados.
    Muitas versões da Bíblia Sagrada adicionam palavras antes de Cristo Jesus em Gálatas 4:14 a fim de mudarem o sentido original pretendido pelo Apóstolo inspirado. Na realidade, diferente da maioria dos textos onde Paulo emprega o advérbio ὡς, observamos a repetição deste advérbio de comparação. Vou postar esta resposta com alguns acréscimos.
    Léxico grego de Edward Robinson
    Por vezes o substantivo após ὡς está implícito antes dele; apoc 6. ἤκουσα ἑνὸς…. λέγοντος [φωνὴ ] ὡς φωνὴ βροντῆς. Por hebr.um substantivo precedido por ὡς muitas vezes denota alguma coisa como ele próprio, uma pessoa ou coisa como aquela que o substantivo indica, port. Como se fosse: AP 4. ἐνώπιον τοῦ θρόνου ὡς θάλασσα ὑαλίνη, pr. Alguma coisa como um mar de vidro, como se fosse o mar de vidro 15.2 e 8.8 ὡς ὄρος μέγα, como se fosse um grande monte 9.7 ὡς στέφανοι χρυσοι. AC .ap 19.1 ἤκουσα ὡς φωνὴν μεγάλην ὄχλου, ou seja, um som semelhante á voz etc.

    Curtir

  226. Li essa matéria e estudei o assunto por vários dias. Tenho algo escrito a respeito. Só falta postar. Jesus é um anjo( mensageiro) de qualquer forma. Estudei a mesma construção grega e diversas outras semelhantes à de Gálatas 4:4, inclusive à forma como a repetição do advérbio pode ser encontrado seja de maneira aditiva ou comparativa, contudo, fiquei meio em dúvida da aplicação inequívoca de que Jesus tenha sido chamado de “anjo” no sentido ontológico.Conversei com o Apologista, também com o CK do A Verdade é Lógica entre outros irmãos e deliberamos sobre este assunto durante várias vezes.

    Curtir

  227. Recorrer ao texto de atos cap. 05 para dizer que o espírito santo é Deus com a premissa de que mentiu ao espírito santo e depois mentiu a Deus torna o espírito em Deus então usaremos esta mesma regra em outras passagens bíblicas. :COMPARE
    (Mateus 15:4) . . .Deus disse: ‘Honre seu pai e sua mãe’ e ‘Quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe seja morto’. . .
    COM
    (Marcos 7:10) . . .Moisés disse: ‘Honre seu pai e sua mãe’ e ‘Quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe seja morto’.
    DEVO CONCLUIR COM BASE DESSES TEXTOS ACIMA QUE MOISÉS É DEUS ?
    AGUARDAMOS TUA RESPOSTA….(JÁ ADIANTAMOS QUE É SÓ O COMEÇO…)

    Curtir

  228. Ele mandou um jornal e não se dirigiu ao assunto…fez flooding de informação. Interessante que eu nem enviei para a lixeira. Foi automaticamente. Se dialogar talvez tenha seu comentário aceito. Mas eles não sabem dialogar.

    Curtir

  229. Se o Espírito Santo é uma força como uma força pode falar?At 13.2. Como uma força pode ter sentimento ao ponto de ficar triste ?Ef 4.30. como uma força pode ser chamada de Deus At 5.3-4. Como alguém pode mentir a uma força,se uma força não tem personalidade At 5.3. Como pode uma força da sabedoria 1Cor 12.8 . etc…Vou parar, poderia dizer também como uma força pode ser chamada de Javé (YAHWEH) At 7.51 – 2 Rs 17.14, um abraço 2Cor 13.13.

    Curtir

  230. Amauri, entendemos que você está perpetuando uma doutrina católica exatamente como divulgada no credo Atanasiano. Como pode o “espírito falar”? Simples:
    A Bíblia está repleta de exemplos de personificação, ou prosopopeia. Seguem, abaixo, alguns desses exemplos:

    “A palavra de Jeová . . . foi dizer-lhe.” – 1 Reis 19:9.
    “Meu divã me consolará.” – Jó 7:13.
    “As próprias colunas do céu . . . estão pasmadas.” – Jó 26:11.
    “Durante as noites me corrigiram os meus rins.” – Salmo 16:7.
    “Levantai as vossas cabeças, ó portões.” – Salmo 24:7.
    “Que a minha glória entoe melodias.” – Salmo 30:12.
    “Que jubilem os ossos que quebrantaste”. – Salmo 51:8.
    “As próprias baixadas . . . bradam em triunfo, sim, cantam.” – Salmo 65:13.
    “Rejubile a campina”. – Salmo 96:12.
    “O próprio sol sabe muito bem onde se põe.” – Salmo 104:19.
    “O próprio mar viu e pôs-se em fuga.” – Salmo 114:3.
    “Ele faz prantear a escarpa e a muralha.” – Lamentações 2:8.”

    A força não é chamada de Deus, isso é o que você entendeu ao ler. O texto fala do espírito santo de Deus. Desconsiderar o poder deste em operação é o mesmo que “trapacear a Deus”. Isto se dá visto que Deus é a fonte deste mesmíssimo espírito.

    Essa força, evidentemente, não é uma pessoa, mas emana de uma pessoa. Por isso, atribui-se a ela os sentimentos da pessoa da qual tal força emana. Uma vez que o espírito santo emana de Deus, que é a sua fonte, a Bíblia atribui a esse espírito os sentimentos, reações etc… do próprio Deus.

    Que adianta tomar os textos que você leu e citou acima, de uma forma literal e ignorar outros, os que cito agora:

    Sobre o espírito santo lemos que este…

    ENCHE pessoas. – Êxodo 31:3; Atos 2:4.
    Pode VIR SOBRE elas. – Juízes 3:10; Lucas 2:25.
    Pode ESTAR ATIVO em pessoas. – Juízes 14:6; 1 Samuel 10:6.
    É DERRAMADO. – Atos 2:17; 10:45. Veja Provérbios 1:23 na Almeida
    PARCELADO. – Números 11:17, 25.
    SOPRADO. – João 20:22.

    Você toma aquilo que é metáfora, como sendo literal, e os textos que falam de modo literal, você os ignora e os exclui de uma consideração. Isso mesmo, corre, foge e evita falar sobre eles! Sua hermenêutica ou interpretação é parcial e tendenciosa, além de acolher doutrina pagã (i,e a trindade). Eu quero ver você se dirigir a este post e responder as indagações aqui e textos relacionados. É um desafio! Estou certo de que vai citar outras passagens e vai correr de considerar o que coloquei aqui! VAMOS LÁ APRESENTE SUAS ARGUMENTAÇÕES!

    Curtir

  231. Não adianta citar alguns textos da bíblia e ignorar outros que não se harmonizam com sua doutrina preferida. CONFRONTE A BÍBLIA E ELA SE HARMONIZARÁ. Lembre-se que “Toda a Escritura é divinamente inspirada”. Precisa aprender a deixar “toda” ela falar. Não se apegar aquilo que quer apenas. As Testemunhas de Jeová usam toda a Escritura para chegar a uma conclusão. Tem que ter fibra e respeito pela Bíblia Sagrada. Além disso, que adianta falar que entende o que é o espírito santo mas não manifestar na vida pessoal e coletiva da Igreja as evidências de que possui realmente o espírito de Deus! O “fruto” que prova que a pessoa tem o espírito de Deus é a apresentação de qualidades delineadas em Gálatas 5:22 onde lemos:

    “Por outro lado, o fruto do espírito é: amor, alegria, paz, paciência, bondade, benignidade, fé, 23 brandura, autodomínio.”

    Estas qualidades espirituais são a prova de que a pessoa tem o espírito santo. Será que observa isso nos membros das Igrejas chamadas “evangélicas”?

    Nem se compara Evangélicos com as Testemunhas de Jeová! TEm muitos evangélicos gente boa e honesto etc…mas como grupo é o mesmo que comparar bárbaros com gente de primeiro mundo. Eu já morei em muitos lugares no Brasil, em certa cidade no Ceará as pessoas me diziam que detestavam crentes evangélicos. “Mas a lei de Jeová a gente respeita” me diziam. Por que? Por que sabemos colega…igreja evangélica está cheia de pilantra, não são poucos, ao passo que no meio das Testemunhas de Jeová, é o contrário! Pilantras, trapaceiros e desonestos são raros e se aparecerem são expulsos quando em evidência. E TEM MAIS, muitos vão ao Salão do Reino das TJ, mas não são TJ! São apenas estudantes da Bíblia não batizados e não são parte da organização. Cuidado com os que dizem que conhece uma TJ que é isso ou aquilo. Na rua onde eu morei em SP quase todos já tinham estudado com as TJ e muitos até mesmo foram ao local de adoração! Mas TJ mesmo, são poucos e são exemplos na conduta e no ensino. Por outro lado há pastores que são notórios enganadores…eu nem preciso citar o nome aqui. Então, pare de se iludir com discussões vãs e vai ver quem realmente é cristão entrando no local de adoração de Jeová. Aqui você encontra o local mais perto de sua casa.

    Curtir

  232. Eu respondo a você, Amauri, usando outra pergunta que revela tudo:

    Como pode o sangue falar, gritar ?? Então, se o sangue aparece na Bíblia gritando para Deus, quer dizer que o sangue é uma pessoa ? Só pessoas gritam….

    Mas o sangue de Abel é dito que estava gritando para Deus, pedindo justiça e vingança por ter sido derramado!

    E aí ? Como faz ??

    Curtir

  233. Errado, o Espírito Santo é uma pessoa e a Bíblia mostra isso claramente.

    Curtir

  234. Onde está a dizer que mentir a Moisés, é mentir a Deus? Pode dizer-me onde está na Bíblia?

    Curtir

  235. Compare dois textos e usando seu raciocínio trinitário eu posso afirmar que Moisés é Deus!

    (Mateus 15:4) . . .DEUS disse: ‘Honre seu pai e sua mãe’ e ‘Quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe seja morto’. . .
    COM
    (Marcos 7:10) . . .MOISÉS disse: ‘Honre seu pai e sua mãe’ e ‘Quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe seja morto’.
    DEVO CONCLUIR COM BASE NESSES TEXTOS ACIMA QUE MOISÉS É DEUS ?

    Tomar LITERALMENTE uma figura de linguagem, como você faz de forma forçada ao citar Atos 5 é nada mais que um engodo. Se os textos acima forem tomados literalmente eu poderia dizer que Moisés é Deus e Deus é Moisés!

    Curtir

  236. Não, não pode. São coisas totalmente diferentes, está na Bíblia que o Espírito Santo é Deus, Jesus é Deus. Em circunstância alguma, está a dizer que Moisés é Deus. As testemunhas de Jeová é que andam por aí a dizer que o anticristo irá trazer luz ao mundo.

    Curtir

  237. O Sr. poderia provar que “As testemunhas de Jeová é que andam por aí a dizer que o anticristo irá trazer luz ao mundo”? Onde foi que leu isso ou ouviu isso? Mostre de forma clara que o que diz é verdade. Vou aguardar a resposta.

    Curtir

  238. Sr. Carlos….o único que está a andar por ai dizendo as maiores bizarrices e mentiras é o senhor mesmo, Carlos!

    Eu nunca ouvi tamanha estultícia a respeito de nós, testemunhas de Jeová!

    Essa mentira é tão fanática que chega a soar engraçado pois revela que você, Carlos, está disposto a se rebaixar a tal ponto para atacar as TESTEMUNHAS DE JEOVÁ com tal mentira descarada:

    Onde é que nós ensinamos que os anticristos trariam luz ao mundo???
    😱😱😱😅😅😅😅😅😅😅

    Curtir

  239. é mesmo? então leia em tua Bíblia o seguinte texto:

    Êxodo 7:1 Então, disse o SENHOR a Moisés: Vê que te constituí como Deus sobre Faraó, e Arão, teu irmão, será teu profeta. (Almeida Revista e Atualizada)

    Êxodo 7:1 Então o SENHOR Deus disse a Moisés: – Vou fazer com que você seja como Deus para o rei; e Arão, o seu irmão, falará por você como profeta. (Nova Tradução na Linguagem de Hoje)

    Êxodo 7:1 Então disse o Senhor a Moisés: Eis que te tenho posto como Deus a Faraó, e Arão, teu irmão, será o teu profeta. (Almeida Atualizada)

    Versão: Português: João Ferreira de

    Êxodo 7:1 Então disse o SENHOR a Moisés: Eis que te tenho posto por deus sobre Faraó, e Arão, teu irmão, será o teu profeta. (Almeida Corrigida e Revisada, Fiel)

    Êxodo 7:1 O Senhor lhe respondeu: Dou-lhe a minha autoridade[15] perante o faraó, e seu irmão Arão será seu porta-voz. (Nova Versão Internacional)

    Quem foi Deus segundo o texto acima? Leia também Êxodo 4:16. Se juntamos tais textos com Mateus 15:4 e Marcos 7:10 concluiremos que Moisés é Deus. Acha mesmo isto plausível?

    Curtir

  240. Está na bíblia claramente que “Jeová é Deus”! Isto ocorre MUITAS e MUITAS vezes em toda a bíblia. Certo? Alguém discorda? Agora, para afirmar que “Jesus Cristo é Deus”, usa-se textos mal compreendidos, forçando o sentido desejado e traduções mal feitas do idioma original. A para afirmar que o “espírito santo é Deus”, não tem nem um único texto, apenas tentativas de interpretar textos de maneira igualmente forçada. Não percebem quão errôneas são as tentativas? Não é CLARA e ESMAGADORA a evidência e os textos que falam de Jeová? E porque para dizer o mesmo de Jesus Cristo e do espírito santo precisa de tanto malabarismo? Será que somos nós os (como é mesmo?) que dizem que “o anticristo irá trazer luz ao mundo.”??? Carlos Nunes, Carlos Nunes…

    Curtir

  241. Sr. Queruvim, já vi folhetos que as testemunhas de Jeová estavam a entregar às pessoas, dizendo que vamos entrar num novo mundo, numa nova era, cheia de luz, não tenho nenhum folheto destes. Mas para que fique esclarecido, vou aqui deixar a resposta de uma testemunha de Jeová a um comentário meu, no Facebook.
    Carlos Nunes
    Carlos Nunes Qual o espanto? Eles até já divulgaram vários folhetos, em que diziam que estamos prestes a entrar numa era de luz, o reino do anticristo.
    GostoMostrar mais reações · Responder · 1 · 30/9 às 16:43
    Gerir
    Clara Nunes
    Clara Nunes Mas é verdade
    GostoMostrar mais reações · Responder · 30/9 às 17:47

    A senhora Clara Nunes, é testemunha de Jeová e acabou de afirmar e passo a citar “Mas é verdade.” . Fiquei espantado por as testemunhas de Jeová, serem adeptos da New Age, futura religião do anticristo.

    Curtir

  242. Moisés não é nenhuma pessoa divina, o Espírito Santo e o Filho são divinos. Isso que colocou não é suficiente para alguém afirmar que Moisés é Deus. Quer você queira, quer não, a Trindade Divina é real. Ainda estou à espera de alguém que me responda, qual o motivo de a Bíblia ter uma trindade satânica (Besta, Falso Profeta e o Dragão).

    Curtir

  243. Queruvim (desculpe postar aqui, o tópico em questão está fechado)

    Quais os verbos gregos que dão o sentido de “derramar” nos texto de
    Sofonias 1:17
    Cantares 1:3
    Cantares 4:16

    na LXX?

    Curtir

  244. ἐκχεεῖ provém de ek-kheh’-o (se lê enkêo)É o verbo grego usado no texto tanto de Cântico de Salomão 1:3, quanto o de Sofonias e significa “derramar”. Cântico 4:16 “escorrer” não é o mesmo verbo.

    Curtir

  245. Carlos Nunes, então quer dizer que SEMPRE que aparecer na bíblia três coisas vocês automaticamente vão chamar de trindade e usar isso como a sua base para provar que a trindade bíblica que vocês “inventaram” (afinal, esta palavra não está na bíblia e você concorda que alguém teve que inventá-la, certo?) existe de fato? Tipo, se eu falar que o “sistema de satanás” é composto pelos sistemas político, religioso e comercial automaticamente você dirá: “Tá vendo, Jesus é Deus!” Notou como não faz sentido? O exemplo de Moisés usado pelo Queruvin foi apenas para demostrar como não se pode usar um texto DESTA FORMA como vocês usaram. Vocês leu o que escrevi acima? Parou 1 MINUTO para ponderar o porque daquelas perguntas? Sim? Não? Vou repetir:

    Está na bíblia claramente que “Jeová é Deus”! CERTO? E isto ocorre MUITAS e MUITAS vezes em toda a bíblia, CERTO? Alguém discorda? Agora, para afirmar que “Jesus Cristo é Deus”, usa-se textos mal compreendidos, forçando o sentido desejado e traduções mal feitas do idioma original. E para afirmar que o “espírito santo é Deus”, não tem nem um único texto, apenas tentativas de interpretar textos de maneira igualmente forçada. Não percebem quão errôneas são as tentativas? Não é CLARA e ESMAGADORA a evidência e os textos que falam de Jeová? E porque para dizer o mesmo de Jesus Cristo e do espírito santo precisa de tanto malabarismo?

    É isso…

    Curtir

  246. Exactamente, porque a Bíblia mostra claramente que o Pai é Deus, Jesus é Deus e o Espírito Santo também é Deus. Embora a palavra “Trindade” não esteja na Bíblia, este é um termo usado em uma tentativa de descrever o Deus trino, e o fato de haver 3 pessoas co-existentes e co-eternas perfazendo um só Deus. Compreenda que, de jeito algum, se sugere aqui que haja 3 Deuses. A Trindade é 1 Deus feito de 3 pessoas. Não há nada errado em usar o termo “Trindade”, mesmo que esta palavra não se encontre na Bíblia. É mais prático dizer a palavra “Trindade” do que dizer “3 pessoas co-existentes e co-eternas perfazendo um só Deus”. Se isto for problema para você, considere isto: a palavra avô também não é usada na Bíblia. Mesmo assim, sabemos que havia avôs na Bíblia. Abraão foi avô de Jacó. Então, não fique obcecado com termo “Trindade”. O que realmente importa é que o conceito representado pela palavra “Trindade” existe nas Escrituras. Estão três pessoas no Trono de Deus, o Pai, Jesus está à sua direita e o Espírito Santo está no meio do Trono, uma vez que é o elo de união entre o Pai e o Filho. Um só Deus, constituído por três pessoas distintas.

    Curtir

  247. É….infelizmente percebe-se que o senhor Carlos é mais um que optou por renunciar TOTALMENTE a Lógica e a Sabedoria para defender uma doutrina ensinada por homens e por Igrejas que se agarram a tradições…..
    E para não dizerem que eu estou a exagerar, vejam com seus próprios olhos como anda a visão espiritual do senhor Carlos Nunes:

    “Exactamente, porque a Bíblia mostra claramente que o Pai 👉é Deus👈, Jesus 👉é Deus👈 e o Espírito Santo 👉também é Deus.👈”

    Acima o Carlos afirma categoricamente que há 3 DEUSES!
    Mas na sequência o mesmo diz:

    “Compreenda que, 👉de jeito algum👈, se sugere aqui que haja 👉3 Deuses👈. A Trindade é 1 Deus feito de 3 pessoas.”

    COMO É ❓❗❓❗❓❗

    REALMENTE, É MUITO TRISTE VERMOS CERTAS PESSOAS DEFENDEREM ALGO QUE ESTÁ TOTALMENTE ERRADO SÓ PARA SE CONTRAPOREM ÀS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ E SEU ENTENDIMENTO CORRETO DE QUE APENAS O PAI JEOVÁ É O ÚNICO DEUS SUPREMO, QUE ESTÁ ACIMA DE TUDO E DE TODOS! E JESUS É SEU REPRESENTANTE!
    ESSE É O VERDADEIRO ENSINO BÍBLICO!

    JESUS DIZ SOBRE O “DEUS-PAI JEOVÁ”:
    “A vida eterna, porém, é esta, que conheçam 👉a ti, 👉único👈 verdadeiro Deus👈👀, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste.” 👆 👆 👆 👆
    👍👀👌
    João 17:3

    Curtir

  248. Carlos Nunes, achei interessante este exemplo da ausência de uma palavra específica para “avô”, pois realmente era colocado como “pai” ou como “pai de sua mãe”. Mas entenda o seguinte: No livro bíblico citado acima pelo Silva Vagner, Jeová, nosso Deus, revela por meio do apóstolo João que as palavras seguintes são de extrema importância para a sobrevivência da humanidade, certo Carlos Nunes? Então, ele diz: “A vida eterna, porém, é esta, que conheçam a ti, o único verdadeiro Deus, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste”. Agora, vamos analisar a mensagem do nosso Deus. A VIDA ETERNA depende de conhecermos a pessoa de Deus, a pessoa de Jesus e? Só! Pois o espírito santo, caso fosse uma pessoa igual aos outros e ao mesmo tempo deus, também seria citada.

    Agora, vamos a uma segunda análise: A VIDA ETERNA depende de conhecermos DEUS e pronto? Ora, se Jesus, Jeová e o espírito santo são na verdade DEUS, então bastaria dizer apenas “que conheçam a ti, o único verdadeiro Deus”, certo? Mas nosso Pai sabe que, além de conhecer Ele próprio, nós temos que conhecer o filho Dele (para que possamos exercer fé nele) para que DESTA FORMA tenhamos vida eterna.

    Agora, notou que não é preciso usar termos inventados, frases complexas como “3 pessoas co-existentes e co-eternas perfazendo um só Deus” ou qualquer outra coisa para se entender esta mensagem poderosa?

    Carlos Nunes, você me parece sincero, então, peço que analise as coisas que são colocadas, pois elas se baseiam APENAS na bíblia.

    Eu gostaria que você entendesse (usando uma outra frase sua) que o conceito de Trindade NÃO existe nas escrituras. Ele foi encaixado em trechos separados dela para tentar mudar a verdade sobre Deus e seu filho. Lembre-se que nosso inimigo, Satanás, conhece a bíblia mais do que nós mesmos, certo? Ele sabe muito bem que textos usar para dar a entender outra coisa, mas para isso, ele precisa de mudar “um pouquinho” as palavras (ou vírgulas) para que a intenção dele faça mais sentido. Mas acontece que a palavra não é dele, é de Deus, Jeová! Então, com uma análise do restante da bíblia e com oração, conseguimos perceber estes enganos e refutá-los.

    Vou repetir: Entenda Carlos Nunes que a frase “Jeová é Deus” está em vários lugares da bíblia e não carece de interpretação dúbia. Já a frase “Jesus era deus” só existe uma única vez, e isso só ocorre por causa de uma tradução errada do grego bíblico. Já a frase “o espírito santo é Deus” NÃO existe, e ela só pode ser “concebida” com uma análise cheia de malabarismos. Daí vem o exemplo de Moisés citado.

    Nós vimos que você se defendeu com a frase: “Moisés não é nenhuma pessoa divina, o Espírito Santo e o Filho são divinos. Isso que colocou não é suficiente para alguém afirmar que Moisés é Deus”. Certo? Mas isso não quer dizer nada? Não existe a regra “isso só vale para quem é divino”. Estamos falando de frases que dizem coisas. Consegue entender?

    Curtir

  249. Caros irmãos estou acompanhando esse tópico alguns meses e já expressei minha opinião ,agora que li vários comentários me surgiu uma dúvida , percebo que uma hora as testemunhas de Jeová dizem que Jesus não é Deus e outra que Jesus é UM DEUS , gostaria de saber o certo oque Jesus e realmente para os senhores?

    Se Jesus é um Deus teremos então 2 deuses ,certo?
    Agora se voces disserem que ele é tipo um Deus então ele não é Deus , é o filho com o poder do Pai,ou foi uma pessoa muito poderosa,certo?

    Agora eu vou mostrar para vocês alguns textos e gostaria que me explicassem o significado .

    Romanos 9:
    ” 3. Porquanto eu mesmo desejaria ser amaldiçoado e separado de Cristo por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne;
    4. os quais são israelitas, de quem são a adoção, a glória, as alianças, a promulgação da Lei, o culto e as promessas;
    5. de quem são os patriarcas, e a partir deles é traçada a linhagem humana de Cristo, que é Deus acima de tudo e de todos. Seja Ele louvado para sempre! Amém.

    João 1:(1,10,14)

    No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus.
    Aquele que é a Palavra estava no mundo, e o mundo foi feito através dele, mas o mundo não o reconheceu.
    E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. Vimos a sua glória, glória como a do Unigênito do Pai, cheio de graça e verdade.

    1 João 5:(11,20)

    E o testemunho é este: que Deus nos concedeu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho!
    Da mesma forma, temos pleno conhecimento de que o Filho de Deus é vindo e nos tem concedido entendimento para reconhecermos o Verdadeiro. E nós estamos vivendo naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

    Gostaria de dizer para os irmãos que eu também quero saber a verdade e percebo que aqui tem vários pessoas com o mêsmo objetivo então esqueçam as divergências religiosas e eu aguardo uma resposta não baseada em religiões ,pois eu não sou religioso,eu sou de Deus e tudo que eu faço e somente para engrandecer o seu nome

    Curtir

  250. WILSON,obrigado por postar o que pensa e apreciamos muito pessoas que questionam e até mesmo as que criticam mas querem sempre ouvir “o outro lado”. Pois bem, A PALAVRA “Deus” se refere a tudo o que tem poder ou exerce poder sobre as pessoas.Ou seja, existe não apenas 2 deuses, mas milhares de deuses. Os anjos são chamados de “deuses” no Salmo 8:5 na Bíblia Sagrada. Juízes são chamados assim no salmo 82:6 devido ao poder que eles tem. A palavra ELOHIM em hebraico “Deus ou deus” se refere a tudo o que exerce poder sobre humanos. Se alguém tem muito poder é chamado de Deus. Por exemplo, Satanás é assim chamado em 2 Cor. 4:4.

    Curtido por 1 pessoa

  251. Wilson e leitores, tire tempo para EXAMINAREM ESTE VÍDEO TAMBÉM a fim de entender este assunto! LEVE ESTE ASSUNTO REALMENTE A SÉRIO!

    Exclusividade pragmática – Pode haver apenas “um Deus” e outros chamados “deuses”?

    Curtido por 1 pessoa

  252. Caro Wilson…
    A sua pergunta pode ser respondida de forma fácil com a comparação usando o poder judiciário do Brasil:

    É possível haver apenas um Tribunal e ao mesmo tempo outros tribunais ??

    SIM!

    A justiça no Brasil é formada por vários tribunais de instâncias inferiores, os quais tem sim determinada medida de poder e autoridade para exercerem julgamentos, mas todos esses tribunais de primeira e segunda instâncias são todos submissos e sujeitos ao SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, o qual tem a autoridade e poder MÁXIMOS para determinar a última palavra sobre qualquer questionamento que se possa levar à justiça!

    Da mesma forma, apenas o Pai Jeová É O SUPREMO DEUS DO UNIVERSO, QUE NÃO ESTÁ SUJEITO A NADA E NEM A NINGUÉM.
    Qualquer outra pessoal espiritual que exista criada pelo Pai tem um poder e autoridade, mas sempre abaixo de Deus Jeová, o Supremo que é o Todo-Poderoso!

    Curtir

  253. Silva Vagner parabéns pela ilustração, muito boa mesmo…”Todos são tribunais e possuem um certo poder de julgar, mas estes sempre serão inferiores ao supremo tribunal federal…gostei pq de fato o significado da palavra Deus…dando uma rápida olhada do estudo perspicaz no verbete Deus achei esta explicação: ” Entre as palavras hebraicas traduzidas por “Deus” está ʼEl, provavelmente significando “Poderoso; Forte”. (Gên 14:18) Ela é usada com referência a Jeová, a outros deuses e a homens. É também usada extensivamente na composição de nomes próprios, tais como Eliseu (que significa “Deus É Salvação”) e Miguel (“Quem É Semelhante a Deus?”). Em alguns lugares, ʼEl aparece com o artigo definido (ha·ʼÉl, literalmente: “o Deus”), com referência a Jeová, diferenciando-o assim de outros deuses. — Gên 46:3; 2Sa 22:31; veja apêndice na NM, p. 1507.
    Em Isaías 9:6, Jesus Cristo é profeticamente chamado de ʼEl Gib·bóhr, “Deus Poderoso” (não ʼEl Shad·daí [Deus Todo-poderoso], que é aplicado a Jeová em Gênesis 17:1)….Sim todos os tribunais são fortes e poderosos…porém existe o supremo…e todo poderoso…Jeová…

    Curtir

  254. Caro Wilson… Admiro pessoas como vc…continue a pesquisar usando a sua faculdade de raciocínio…certamente queremos encontrar o conhecimento exato da verdade sobre Deus…pois este conhecimento poderá representar a nossa salvação.Leia depois João 17:3 e 1 Timóteo 2:4.
    Abraço Wilson

    Curtir

  255. Por acaso, está mais do que uma vez o facto de Jesus ser Deus. Por exemplo, quando Tomé lhe disse “Meu senhor e meu Deus”. Se Jesus não fosse Deus, certamente teria dito algo. Se Jesus não fosse Deus, não podia ter tirado o pecado do mundo, não acha? Ou acha que uma pessoa qualquer podia ter feito o que Jesus fez? Por exemplo, Jesus disse “Eu sou”, igualando-se ao Pai. Os Judeus, furiosos, tentaram apedrejá-lo. O Espírito Santo também é Deus, tal como Jesus, é omnipresente, é omnisciente. Podemos saber que o Espírito Santo é mesmo uma Pessoa porque Ele possui uma mente, emoções e vontade. O Espírito Santo pensa e sabe (I Coríntios 2:10). O Espírito Santo pode se entristecer (Efésios 4:30). O Espírito intercede por nós (Romanos 8:26-27). O Espírito Santo toma decisões de acordo com Sua vontade (I Coríntios 12:7-11). O Espírito Santo é Deus, a terceira “Pessoa” da Trindade. Como Deus, o Espírito Santo pode verdadeiramente agir como o Confortador e Consolador que Jesus prometeu que ele seria (João 14:16,26; 15:26).

    Curtir

  256. Dr. Silva Vagner, antes de mais, você tem de entender o significado da Trindade Divina. A mesma é constituída por três pessoas, Pai, Filho e Espírito Santo. Nunca eu falei de três deuses, mas sim de um Deus constituído por três pessoas. Já agora, em jeito de reparo, diga-me quem é Jeová para si? Lúcifer ou Maitreya? Tenho algumas dúvidas. Você não sabe, mas eu vou informá-lo. No fim dos tempos, teremos uma trindade satânica (besta, dragão e falso profeta). Ora, se o diabo imita Deus, qual o motivo disto acontecer? Pode explicar?

    Curtir

  257. Tenho algumas dúvidas. Você não sabe, mas eu vou informá-lo.

    Uma pessoa que diz que “tem dúvidas” e depois de modo altivo diz que “vai informar” como se o outro fosse desinformado. Eita sabedoria pai d’égua! Se já não bastasse ter falado de forma blasfema contra Deus usando o Nome, agora vem com uma dessas. Coloquei o nome deste senhor para ser lido como material sem valor ou lixo pela ferramenta de rastreio de comentários. Desculpe,
    mas seus comentários fogem do assunto, cria outros temas/ textos para debates já respondidos nesta página. O sr. continua afirmando coisas que acredita, como se isso fosse prova de que é a verdade.
    Acreditar em algo e repeti-lo não torna seu argumento verdade.
    Já lhe falamos que personificar o espírito é uma figura de linguagem empregada nas Escrituras. Foi mostrado textos que falam de modo literal do espírito como sendo algo e não alguém. Não deu um pio sobre isso! Deste jeito seus comentários prenunciam claramente um debate infindável e sem base bíblica fiável.

    Curtido por 1 pessoa

  258. Por que hoje o Espírito Santo está na terra ou não lembra que Jesus disse que viria outro consolador e que era necessário Jesus partir para que outro viesse. Isso por que Jesus em forma humana não conseguiria atender todas as pessoas do mundo ao mesmo tempo ( isso por conta dele estar em forma humana).

    Curtir

  259. Renan de Souza, você simplesmente viu a pergunta do tópico e postou aqui sua resposta ou você leu TUDO o que está digitado e após colocou isto? (seja sincero)

    Curtir

  260. sendo objetivo, conforme o pedido proposto para os comentários , eu avalio da seguinte maneira:
    O testo descreve que Estevão viu Jesus a destra de Deus. e cabe analisar que , no momento estava sendo apedrejado por pessoas que repudiaram e condenaram-no por causa da sua fé.
    No relato afirma que ele viu a Destra, ou seja, a Justiça de Deus.
    Então creio eu, que, naquele momento Estevão não viu a imagem de Jesus e sim a justificação pois o mesmo texto descreve que os seus opositores estavam com seus corações cheio de fúria e intentavam tirar-lhe a vida.
    Estevão então já sendo justificado pede a Deus que receba seu espirito e e de joelhos clama para que noa lhes impute aquele pecado.
    O que Estevão viu foi a justiça de Deus a seu favor naquele momento em que era condenado pelos homens , mas justificado por Deus

    Curtir

  261. Senhor Antônio Caser (ou seria Cesar?) farei a mesma pergunta: Você simplesmente viu a pergunta do tópico e postou aqui sua resposta ou você leu TUDO o que está digitado, pensou e SÓ ENTÃO colocou isto? (seja sincero)

    Curtir

  262. Prezados leitores…em vista dos conselhos dados na Assembéia estou trancando de uma vez opções do comentários. Há inimigos das Testemunhas de Jeová que fingem ser mulher, finger ser TJ e o que for necessário a fim de tenta prejudicar. Alguns não dormem sem antes tentar prejudicar a organização de Jeová. A infiltração destes em blogs (por meio de comentários) redes sociais e outros meios é claramente algo perigoso. Talvez eu abra a opção de comentários em caso de acontecimentos extraordinários.

    Curtido por 1 pessoa

  263. Que assim seja, nos diferenciamos da igreja Católica e de suas filhas as igrejas evangélicas justamente por acatarmos orientações baseadas solidamente em princípios bíblicos, assim como Noé e outros servos fiéis de Jeová façamos exatamente assim!

    Curtir

  264. Deus é um ser divino que escuta aquilo que não podemos ouvir,e sua própria natureza e tudo que ele criou clama por ele,então entendemos que,só um ser divino é que tem poder para ouvir o clamor de um sangue.

    Não misture as coisa,porque toda a natureza fala com o seu criador e só ele as ouve, a natureza não fala por si ao homem,a bíblia diz que o Espírito Santo é Deus,e Deus é um ser divino e que fala,ouve,entristece,guia,mata E faz viver.

    E A DIZ ASSIM:E SEJA BATIZADO EM NOME DO PAI,DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO.

    OPA!!! EM NOME DO ESPÍRITO SANTO TAMBÉM???

    SE NÃO É UMA PESSOA,PORQUE O BATISMO TEM QUE SER NO NOME DO ESPÍRITO SANTO TAMBÉM??

    Curtir

  265. Então quando alguém diz que a pessoa está presa “em nome da Lei”, segundo o seu raciocínio, ela é presa em nome de uma mulher chamada “Lei”? A personificação, também chamada de prosopopeia, é uma figura de linguagem que consiste em atribuir dotes e qualidades pessoais a algo impessoal. A citação bíblica acima é um exemplo desse recurso literário. De fato, essa figura é bastante comum no dia a dia. Expressões tais como “hoje o dia está triste”, (quando o céu nublado e/ou o tempo frio produzem tristeza no ser humano,) e “esse parafuso não quer entrar”, (como se o parafuso tivesse vontade própria,) são exemplos comuns desse estilo. A Bíblia está repleta de exemplos de personificação, ou prosopopeia. Seguem, abaixo, alguns desses exemplos:

    “A palavra de Jeová . . . foi dizer-lhe.” – 1 Reis 19:9.

    “Meu divã me consolará.” – Jó 7:13.

    “As próprias colunas do céu . . . estão pasmadas.” – Jó 26:11.

    “Durante as noites me corrigiram os meus rins.” – Sal. 16:7.

    “Levantai as vossas cabeças, ó portões.” – Sal. 24:7.

    “Que a minha glória entoe melodias.” – Sal. 30:12.

    “Que jubilem os ossos que quebrantaste”. – Sal. 51:8.

    “As próprias baixadas . . . bradam em triunfo, sim, cantam.” – Sal. 65:13.

    “Rejubile a campina”. – Sal. 96:12.

    “O próprio sol sabe muito bem onde se põe.” – Sal. 104:19.

    “O próprio mar viu e pôs-se em fuga.” – Sal. 114:3.

    “Ele faz prantear a escarpa e a muralha.” – Lam. 2:8.

    Note abaixo as características aplicadas pela Bíblia ao espírito santo que determinam, além de qualquer dúvida, a sua natureza impessoal:
    ENCHE pessoas. – Êxo. 31:3; Atos 2:4.
    Pode VIR SOBRE elas. – Juí. 3:10; Luc. 2:25.
    Pode ESTAR ATIVO em pessoas. – Juí. 14:6; 1 Sam. 10:6.
    É DERRAMADO. – Atos 2:17; 10:45.
    DISTRIBUÍDO. – Heb. 2:4.
    PARCELADO. – Núm. 11:17, 25.
    SOPRADO. – João 20:22.

    Curtir

  266. Vejo que alguns não leram bem o versículo, Estevão estava cheio do Espírito Santo. Como ele iria ver o Espírito Santo, se foi o próprio Espírito Santo que tava nele quem o fez ver a glória de Deus? Ele viu Deus e Jesus e o Espírito Santo tava nele. E essa é mais uma, de tantas passagens, que me fazem crer que Jesus não é Deus e sim Filho de Deus.
    Deus teria revelado ao profeta que Ele viria na terra e não que mandaria o Messias, o Filho Unigênito.

    Curtir

  267. Bom dia amados irmaõs após analisar esse texto de AT 7:55 naõ vejo em momento algum estevaõ vendo 2 pessoa mais ao ver a glória de Deus no verso 56 ele tem serteza comvicsaõ que Jesus está a direita de Deus ou a destra de Deus

    Curtir

  268. Como a própria passagem diz: Estevão cheio do Espírito Santo… ora isso nos afirma que o Espírito Santo estava sobre a vida dele. Isso também testifica o que Jesus disse: eu vou para o pai e vos deixarei o Espírito Santo. Estevão estava sendo sustentado pelo Espírito Santo em seu momento de dor, tendo os olhos aberto o céu que ele tanto esperava e testificando de Jesus ao lado do pai. Porque o pai nunca foi a indagação, mas Jesus o era. Então a Bíblia narra sobre o Espírito Santo está sobre a vida de Estevão

    Curtir

  269. A resposta é muito simples, ele não viu o Espirito Santo é porque ele não estava e não está lá, ele esta aqui na terra, quando Jesus foi elevado aos céus Atos 1- 8,9 o Espirito Santo desceu e esta conosco desde então conforme Atos 2 relata a sua decida.

    E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós” (Jo 14.16-17).

    Deus Pai e Deus Filho enviaram o Espírito Santo, “outro Consolador”, para tomar o lugar de Jesus nesta terra. Ele vem em nome de Jesus: “Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito” (v.26).

    Curtir

Os comentários estão fechados.