Os Dez Mandamentos foram abolidos? – Um exame de 2 Coríntios 3:6-14


Para uma consideração do artigo anterior clique aqui
Até hoje existem controvérsias em torno dos Dez Mandamentos, o chamado Decálogo. Existem grupos religiosos que defendem a sua continuidade. O que a Bíblia tem a nos dizer sobre isso? Nosso exame honesto de 2 Coríntios, capítulo 3, feito predominantemente na versão de João Ferreira de Almeida, edição Revista e Corrigida, dará uma resposta clara a todos os que respeitam a Palavra de Deus e a estudam com olhos despidos de preconceitos.
     O versículo 6 diz que Deus “nos fez também capazes de ser ministros dum novo pacto, NÃO DA LETRA, MAS DO ESPÍRITO, porque a letra mata, e o espírito vivifica.”[1]
Portanto, Paulo fala de dois ministérios, o da LETRA e o do ESPÍRITO. Paulo afirma que os cristãos são “ministros dum novo pacto, NÃO DA LETRA, MAS DO ESPÍRITO”. Daí ele explica que a letra MATA. O que é a letra que mata? E o que é o espírito que vivifica? Ele explicou isso nos versículos seguintes, os versículos 7 e 8, que dizem:
     “E, se o MINISTÉRIO DA MORTE, GRAVADO COM LETRAS EM PEDRAS, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória, como não será de maior glória o MINISTÉRIO DO ESPÍRITO?”
Note que, nos versículos acima (7 e 8), Paulo chama a LETRA que mata de MINISTÉRIO DA MORTE, e o ESPÍRITO que vivifica de MINISTÉRIO DO ESPÍRITO. Ele explica que “o MINISTÉRIO DA MORTE, GRAVADO COM LETRAS EM PEDRAS, veio em glória”. Pergunte-se: o que foi gravado com letras em pedras? Evidentemente, os Dez Mandamentos! Tanto é verdade que Paulo cita Moisés. Êxodo 34:29 diz que  “quando Moisés desceu do monte Sinai, sucedeu que as duas tábuas do Testemunho estavam na mão de Moisés quando desceu do monte, e Moisés não sabia que a pele da sua face emitia raios por ter falado com [Deus]”. – Tradução do Novo Mundo.
Os Dez Mandamentos foram chamados de MINISTÉRIO DA MORTE porque condenavam à morte os que estavam sujeitos a eles, por expor a pecaminosidade das pessoas. Sobre isso, Paulo disse: “Não teria eu conhecido a cobiça, se a lei não dissera: Não cobiçarás.” (Rom. 7:7, Almeida Atualizada) E lembre-se de que, no versículo 6, Paulo falou que os cristãos são ministros dum novo pacto, NÃO DA LETRA, ou seja, não dos Dez Mandamentos, MAS DO ESPÍRITO. A desvanecente glória do rosto de Moisés quando ele desceu do monte Sinai com as duas tábuas de pedra dos Dez Mandamentos mostra que “o MINISTÉRIO DA MORTE, GRAVADO COM LETRAS EM PEDRAS, veio em glória”. No entanto, o versículo 8, já citado, diz que o MINISTÉRIO DO ESPÍRITO tem MAIOR GLÓRIA.
Novamente, no versículo 9, Paulo usa o mesmo raciocínio dos dois ministérios. Nesse versículo, ele chama o MINISTÉRIO DA MORTE de “ministério da condenação” e o MINISTÉRIO DO ESPÍRITO, de “ministério da justiça”. Ele também mantém o mesmo argumento, de que o MINISTÉRIO DA MORTE “foi para a glória”, ao passo que o MINISTÉRIO DO ESPÍRITO “muito mais é em glória”. Então, no versículo 10 ele arremata: “Porque também o que foi glorificado, nesta parte, [o Decálogo] não foi glorificado, por causa desta excelente glória [do novo pacto].” Quer dizer, a glória superior do novo pacto (o “ministério do espírito”) ofuscou a glória do Decálogo (o “ministério da morte”).
É importante gravarmos este ponto: o MINISTÉRIO DO ESPÍRITO TEM MAIS GLÓRIA QUE OS DEZ MANDAMENTOS. Por quê? Porque o versículo 11 diz:
       “Porque, se O QUE ERA TRANSITÓRIO [passageiro] foi para a glória, muito mais é em glória O QUE PERMANECE.”
Aqui no versículo 11 Paulo mostra que o MINISTÉRIO que veio em glória, isto é, o MINISTÉRIO DA MORTE, ERA TRANSITÓRIO, isto é, passageiro, algo que acabaria. Ele mostra que o MINISTÉRIO que tem mais glória, isto é, O MINISTÉRIO DO ESPÍRITO, é “O QUE PERMANECE”. Ele torna claro que os Dez Mandamentos, ou seja, o Decálogo que foi “GRAVADO COM LETRAS EM PEDRAS”, era algo passageiro, “TRANSITÓRIO”. O que permanece é o MINISTÉRIO DO ESPÍRITO – o “novo pacto”. É por isso que Paulo começou dizendo que os cristãos “ministros dum novo pacto”.
     Alguns dizem que o que era transitório era a glória do rosto de Moisés. Mas essa afirmação foge totalmente do assunto explicado pelo apóstolo Paulo. Ele não estava fazendo comparação entre a glória do rosto de Moisés e o MINISTÉRIO DO ESPÍRITO. A comparação era entre o MINISTÉRIO DA MORTE, GRAVADO COM LETRAS EM PEDRAS (os Dez Mandamentos), e o MINISTÉRIO DO ESPÍRITO. Portanto, a Bíblia nesta passagem torna claro que os Dez Mandamentos deixaram de vigorar – eles eram transitórios, passageiros, ao passo que o novo pacto – o ministério do espírito – é o que permanece.
       O versículo 14 diz: “Mas os seus sentidos [dos judeus contemporâneos de Paulo] foram endurecidos: porque até agora o mesmo véu está por levantar na lição do velho pacto, O QUAL FOI POR CRISTO ABOLIDO.” (IBB) Pergunte-se: o que foi ABOLIDO por Cristo? Não foi o véu. Pois o versículo 16 diz que “quando se converterem ao Senhor, então o véu SE TIRARÁ”. Portanto, o véu (símbolo de falta de entendimento) não é abolido, mas é TIRADO. De fato, a palavra “abolir” se usa para leis, e não para um véu.[2] O que foi abolido é o “VELHO PACTO”. E o que é o velho pacto? Lembra-se do versículo 6?  Ali Paulo fala que os cristãos são “ministros dum novo pacto, NÃO DA LETRA”. Portanto, o VELHO PACTO é o da LETRA, o chamado MINISTÉRIO DA MORTE, GRAVADO COM LETRAS EM PEDRAS (os Dez Mandamentos). De forma clara, Paulo mostra que os Dez Mandamentos foram abolidos.
DEZ MANDAMENTOS
NOVO PACTO
Gravado com letras em pedras. – 2 Coríntios 3:7.
Veio com glória.
– 2 Coríntios 3:7, 9.
Era passageiro. “Foi por Cristo abolido”. – 2 Coríntios 3:11, 14.
Gravado nas tábuas de carne do coração. – 2 Coríntios 3:3.
Veio com maior glória.
– 2 Coríntios 3:8, 9.
Permanece.
– 2 Coríntios 3:11.
[1] As letras em maiúsculo não fazem parte da tradução citada. Foram colocadas para enfatizar palavras específicas.
[2] A palavra grega para “abolir” é katargéo, ao passo que o termo grego para “tirar” é periairéo.
Consideração da
PARTE 4   …………                ………
 Dedique-se a um exame responsável. Caso haja dúvidas, vá a um salão do Reino perto de sua casa ou procure uma Testemunha de Jeová. Aceite um estudo da Bíblia semanalmente sem pagar nada. Ao orarem contigo verá as coisas cada vez mais claras.
Anúncios
Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentários

  • glaucio cena  On 27 abr 2013 at 0:34

    Olá sinceramente preciso rebater, qualquer pessoa que tenho estudado apenas por cima as Leis Judaicas, sabem que havia diferenças entre Leis e leis. Veja o próprio Messias disse pro Jovem rico que ele se quisesse obter vida eterna deveria OBEDECER OS MANDAMENTOS, por outro lado toca num leproso, o que era considerado pecado pela “lei”. Ora isso mostra a distância entre as Leis, uma era as Leis dos 10 Mandamentos, que por ser escrito em pedra, aponta que deveriam ser eterna, note que em Apocalipse, elas ainda estão lá dentro da arca. Outras eram as 613 que tinham dois lados, cívil, e sacerdotal. Além dessas tinha outras mais novas, não nescessariamente ligadas a moisés, que são as leis dos Rabinos para Tradição e liturgia nas sinagogas. Todas as vezes que Jesus transgrediu uma lei, nunca foi dos 10 mandamentos, procure e o acuse se puder, mas leis rabinicas e das 613, essas sim ele transgrediu, pois não tinham sido escritas pelas mãos do Pai, mas sim dos homens, ou seja, como o Templo e a própria Jerusalém terrena, eram transitórias, agora eu prefiro acreditar que a Paulo não incentiva ninguém a transgredir os 10 mandamentos, e se o pé da letra, ali tiver escrito isso(nos originais) tenho por certo que foi uma adulteração de copistas tendenciosos. Para tanto resta a vocês TJ e a todos que pesam assim apenas duas opções: Ou Jesus mentiu e Paulo está certo, Ou Paulo mentiu e Jesus está certo ou alguém quis criar confusão em mais esse ponto do novo testamento.>>> 1Cor. 7:19

    Curtir

    • Saga  On 1 out 2013 at 6:03

      Glaucio :

      “Todas as vezes que Jesus transgrediu uma lei, nunca foi dos 10 mandamentos, procure e o acuse se puder, mas leis rabinicas e das 613, essas sim ele transgrediu, pois não tinham sido escritas pelas mãos do Pai, mas sim dos homens”

      A acusação que foi feita contra Jesus não foi de transgredir uma lei cerimonial, mas de transgredir o Sábado, que, adivinha… é um dos 10 Mandamentos. João 5:18.

      Curtir

  • Marcelo  On 29 abr 2013 at 11:07

    Glaucio

    Por favor mostre o versículo em que Jesus transgrediu uma alguma “lei cerimonial”.

    Até onde lembro Jesus nunca transgrediu uma lei (ou Lei) se quer. Note que os fariseus impunham doutrinas de homens, e estas Jesus não estava na obrigação de obedecê-las.

    Curtir

  • glaucio cena  On 1 maio 2013 at 19:17

    Bom vi só agora essa resposta. Veja que você fez uma observação um tanto real, entretanto não comentou todo o contexto, o que você me diz sobre o que ele falou pro Jovem rico? Porque simlesmente ele não disse ao jovem como até mesmo vocês ensinam hoje “SEGUE-ME”? Porque antes dele mandar o jovem seguilo ele disse que o jovem precisaria obedecer antes os mandamentos? O que Paulo quis dizer então em 1Cor. 7:19, e também o que quer dizer Apoc.12:17 entre outros versículos do Novo Testamento?

    Curtir

    • Marcelo  On 3 maio 2013 at 8:46

      Gláucio

      Tu não me respondeu a pergunta que fiz. Por favor responda. É uma pergunta, não precisa de contexto. Assim que o fizer eu digo o que eu entendo dos textos que tu citou.

      Curtir

  • glaucio  On 3 maio 2013 at 23:31

    esquenta não logo mais eu posto a relação tá …

    Curtir

  • glaucio  On 4 maio 2013 at 0:10

    Marcos 1:40 a 42>> Lei Deuteronomio 24:8 Levitico 14:43-45
    Lucas 7:14 >> Levitico 19:13
    Marcos 5: 38-39>> Levitico 19:14
    bom vou usar esses exemplos só pra confirmar minha colocação, agora embora
    você descorde ou não, quero suas explicações sobre todo o contexto seu que eu me coloquei contra….

    Curtir

  • Marcelo  On 4 maio 2013 at 10:28

    Glaucio

    Obrigado pela resposta.

    Eu entendi o teu ponto de vista no primeiro exemplo, que Jesus não deveria ter tocado no leproso para se guardar da lepra. Então ele teria ido contra a lei neste aspecto. É isto?

    O segundo e o terceiro exemplo eu acho tu deve ter copiado errado, pois pra não achei a relação entre Lucas 7:14 e Levitico 19:13 ou Marcos 5: 38-39 e Levitico 19:14. Tem certeza de que são estes os textos?

    Vejo que tu tem respeito pela bíblia e a considera, assim como eu, palavra de Deus. Gosto de pensar no entendimento da Bíblia como um grande cubo mágico. Não adianta agente deixar apenas um dos lados com a cor correta. Precisamos ajustá-lo de modo que todos os lados fiquem em harmonia, cada qual com a sua cor. Não concorda?

    Pois bem, segundo o artigo desta página, os 10 mandamentos acabaram. Eram aquilo que “havia de ser eliminado”.

    Quanto aos textos citados por ti, a saber, 1Cor. 7:19 e Apoc.12:17 ali fala a palavra MANDAMENTOS. Naturalmente muitos entendem que isto se refere aos 10 mandamentos. Vamos supor que a palavra mandamentos aqui se refere aos 10 mandamentos.

    2 Coríntios 3:6-14 – Supostamente diz que os 10 mandamentos acabaram

    1Cor. 7:19 e Apoc.12:1 – Supostamente dizem que os 10 mandamentos ainda vigoram

    Temos uma contradição, não? Visto que Deus não se contradiz, significa que o nosso entendimento (ou o meu, ou o teu, ou os dois) está errado. Precisamos ajustar o nosso cubo de modo a eliminar esta contradição e harmonizar o nosso entendimento da palavra de Deus.

    Vamos tentar de mente aberta a harmonizar estes textos juntos?

    Me diz por favor, o que tu entende de 2 Coríntios 3:6-14. Do que Paulo está falando, e o que é que “havia de ser eliminado”?

    Curtir

  • glaucio  On 7 maio 2013 at 21:50

    olá nobre amigo, agradeço o reconhecimento de que eu respeite a bíblia, talvez você nunca vá entender o que é a Bíblia pra mim, respeito seu fórum e sua intenção (apesar de que como diz o ditado, de boa intenção o inferno está cheio) calma é só uma metáfora. bom por tudo isso, não posso vir aqui em sua casa e tentar dominá-la, não é essa minha intenção então façamos o seguinte, você tm e mail? lá poderemos debater (claro que defendendo a bíblia, não eu nem você) e tentar armonizar nossos pontos de vista em fim de que a Luz das escrituras elas nos ensinem a verdade. Meu email é glauciocena@bol.com.br te pesso que por favor nos comuniquemos por lá, pois não queria que essa conversa acabasse aqui e assim.

    Curtir

  • Marcelo  On 8 maio 2013 at 13:52

    Claro, vou te mandar um email pra que tu possa responder as perguntas do comentário anterior. Mas não blog não é meu não. Sou apenas um apreciador do dele.

    Curtir

    • queruvim  On 8 maio 2013 at 20:34

      Se for do vosso agrado, apreciaria que postassem aqui para o proveito de muitos.Se concordarem, sugiro que sejam objetivos nas respostas e galguem um assunto por vez sempre que possível.(Obviamente dentro do mesmo tema geral sem se desviar desnecessariamente para outros temas) Levantar vários assuntos/textos para consideração pode confundir os leitores, então, sejam mais específicos e usem a Bíblia Sagrada como autoridade.

      Evitem ao máximo ataques pessoais, “você isso, vc aquilo ” etc. Eu apreciaria sinalizar como moderador imparcial qualquer desvio. Procurem seguir o princípio da verificabilidade (fazendo citações de fontes fiáveis)

      Curtir

  • Marcelo  On 8 maio 2013 at 23:19

    Eu concordo. Até porque acho que a informação postada aqui contrastada com outro ponto de vista fica melhor.

    Curtir

  • Jairo G. Jorge  On 30 set 2013 at 21:34

    Gostaria de entrar nessa conversa, não que seja para defender esse (Glaucio) ou aquele (Marcelo), mas, para defender a verdade pura da palavra de Deus. O Decálogo, jamais será abolido, pois as tábuas (as duas – escritas em frente e verso) se encontram dentro da Arca da Aliança – Ap. 11:19, e, ao lado do trono de Deus, que as usaras para poder para poder julgar os homens pecadores, pois conforme 1João 3:4, o pecado é transgressão da lei. Ora, se a lei foi abolida, então já não há pecado, e, se não há pecado, não há morte. Meu nome é Jairo.

    Curtir

    • Queruvim  On 1 out 2013 at 1:35

      Paulo quando disse que “Cristo é o fim da Lei” ( Rom 10:4) obviamente não se referia a lei como princípio. Antes, se referia a Lei que foi dada ao antigo Israel e que era composta de mais de 640 mandamentos. Ademais, carne e sangue não habitam no domínio espiritual, muito menos pedras ou tábuas, madeira ou ferro. O domínio celestial é espiritual e não físico. O artigo desta página deixou muito claro que a Lei dada ao antigo Israel não é mais um requisito para os cristãos. O fato de não se dirigir ao texto de 2 Coríntios 3:6-14 demonstra a insegurança e frustração. Isto se dá visto que o texto apresenta o oposto do que defendes. Na verdade o artigo acima é muito simples de entender. O rapaz que tentou contradizer o artigo desistiu a muito tempo de discutir o assunto. Sugiro Jairo que recomece. Estude com atenção cada declaração de Paulo sob a influência do espírito de Deus.Na verdade, entendo que fugiu do texto proposto e tentou refutar a própria Bíblia usando textos simbólicos. Ou vai nos dizer que Apocalipse tem aplicação literal? Ah, a propósito, Jairo, se importaria em explicar as palavras de Paulo em 2 Cor.3:6-14 para os leitores desta página?

      Curtir

    • Saga  On 1 out 2013 at 5:57

      “Jairo G. Jorge Em 30 de setembro de 2013 às 21:34
      […] O Decálogo, jamais será abolido, pois as tábuas (as duas – escritas em frente e verso) se encontram dentro da Arca da Aliança – Ap. 11:19, e, ao lado do trono de Deus […”

      O decálogo eram tábuas de pedra, com certeza não estão no céu, a Arca da Aliança também era algo físico, com querubins de ouro literal e também não encontram lugar no céu, também seria bom frisar que a referência bíblica a um “Trono” de Deus não poderia ser a uma cadeira literal onde o Mesmo estaria sentado descansando as pernas…

      Acho que o querido não entendeu que o “Antigo Testamento” era uma sombra e que seus objetos tinham um valor simbólico que apontava para o Novo Pacto, já que acha que os objetos físicos como as tábuas de pedra e a arca de ouro feitas de material perecível tem algum valor inerente especial para terem lugar de destaque no próprio santíssimo ambiente espiritual. Só falta falar que o pão do maná ainda tá lá, o que mais Deus guarda no céu? A serpente de bronze que Moisés fez? O umim e o tumim? A Arca de Noé? O cajado de Elias? Os lençóis do Tabernáculo?

      Curtir

  • flavio  On 1 out 2013 at 21:17

    parece que há uma contradição entre o que Jesus disse e Paulo, mas não! Jesus não mentiu quando disse que não veio mudar a lei, até que o céu e a terra passem nem um til ou j se omitirá da lei, o céu e a terra ainda não passou! Jesus esta falando da lei do pecado, essa lei serve pra lhe mostrar o que é pecado, enquanto existir pecado existe lei, quanto a fala do apóstolo Paulo, mim parece ser o único texto usado pelos defensores da abolição da lei de Deus, sendo que o próprio Paulo manda guardar os mandamentos,1Co 7:19 ele diz que a lei é santa, justa e boa; romanos 7:12,o que entendo do texto que o irmão pede uma explicação?2Co3:6-14,é claro que agente precisa examinar todo contexto, da entender que o apóstolo esta falando da letra que mata, pois o julgamento por essa lei levava a morte literalmente na antiga aliança, hoje essa lei esta em nossos corações, hebreus 8:10 e temos um advogado Jesus, nós não somos perfeitos aquele que não peca é mentiroso, mas essa lei precisa ser observada, e se você parar pra pensar você já observa 9 dos 10 mandamentos, além disso foi o próprio Deus que escreveu e ele não não muda, precisa ser respeitada.

    Curtir

    • Marcelo  On 2 out 2013 at 9:19

      Jesus não mudou a Lei. Mas a lei cumpriu o seu papel. Ela era o tutor que conduzia a Cristo.

      Você por acaso oferece sacrificios pelos seus pecados? Guarda as festividades que os Israelitas tinham de guardar? Enterra seu cocô fora do acampamento? Sua esposa/mãe/irmã fica isolada naqueles dias? Ora, o próprio Deus mandou que isso fosse feito. Não importa se foi ele, ou Moisés quem escreveu. Não importa se foi em papel, pedra ou no Microsoft Word.Foi Jeová Deus quem mandou que fosse feito desta maneira.

      Será que “não mudar” não significa que nada tem escopo. Um própósito não se aplica apenas a uma determnada situação, mas a todas as situações.

      Não existe mais uma árvore no meio do jardim cujo o fruto não devemos comer. Será que Jeová mudou por causa disto? Claro que não. O propósito dela era representar a autoridade de Jeová e o apreço por ele atravéz da obediência. Naquela época. Pois bem, cumpriu o seu propósito. Não existe mais.

      Curtir

    • Saga  On 2 out 2013 at 12:11

      O termo “LEI”, inclui as Dez Palavras das tábuas e o termo “Mandamentos” não se refere apenas as 10 Palavras escritas na pedra, existe um problema entre sabatistas e legalistas que é achar que toda vez que o termo Mandamentos aparece é uma referência aos Dez. Outro é essa distinção de “Lei de Moisés” e “Lei de Deus”, “Mandamentos” e “Ordenanças”.

      Amigos, quando Deus fala em “Meus Mandamentos”, não se resume apenas aos 10, e, quando a Bíblia fala na “Lei”, ela não a distingue em subpartes e nem em hierarquias, são os 600 mandamentos completos todos eles. Que faz essas divisões entre esses daqui e todo o resto são homens modernos. A Lei que um Judeu tinha de guardar era ela inteira e não partes dela.

      Curtir

  • flavio  On 3 out 2013 at 20:32

    Deus disse pra Caim que matar é pecado! e continua sendo pecado até hoje, não é difícil entender isso, percebi que as pessoas misturam tudo talvez por falta de conhecimento, outros por cegueira espiritual, e tem aqueles que tem conhecimento e faz vista grossa pra não perder o rebanho, a palavra de Deus é muito clara, porque o livro da lei esta posto ao lado da arca, segundo algumas fontes com 613 mandamentos e os dez mandamentos dentro da arca, porque o apóstolo Paulo diz que o fim da lei é Cristo e ele também diz que a lei é justa? é claro que uma lei se cumpriu em Cristo, mas tem uma que continua valendo pois se não fosse assim não existia mais pecado, tem lei civil, cerimonial, tem coisas que o senhor mandou escrever por questão de saúde.
    faz pouco tempo que estudo a bíblia, mas estou muito feliz, ela se auto interpreta, as vezes fico impressionado como ela fala com agente, atualmente não faço parte de nenhuma igreja, vejo esse debate sem necessidade, Jesus não mentiu, ele observava o sábado os seus discípulos, Paulo, além disso o próprio Cristo disse; ore para que a vossa fuga não aconteça no sábado, alguns diz que essa profecia se cumpriu em 70 DC e não tinha só judeu convertido, as pessoas tentam torcer a palavra, 2pedro3:16, mas não tem jeito a bíblia é muito clara quanto esse assunto; apocalipse14:12

    Curtir

    • Saga  On 13 out 2013 at 23:28

      Flávio : “porque o livro da lei esta posto ao lado da arca, segundo algumas fontes com 613 mandamentos e os dez mandamentos dentro da arca […]?”

      O Livro da Lei está do lado da Arca para consulta para ser lido, que pergunta mais besta, será que tu pensou direito antes de faze-la? O que está dentro da Arca está guardado lá, e é pra ficar lá, já o Livro da Torá era usado, era lido e inclusive era escrito, lemos em Josué que ele ainda escrevia no mesmo livro da Lei.

      (Que eu saiba os 613 incluem os 10 junto, e no próprio livro da Lei já tinha os 10 escritos nele.)

      Curtir

  • Marcelo  On 4 out 2013 at 19:30

    Flávio, me explica por favor o que tu entende pelas palavras de Jesus “orar para que não seja num dia de sábado”.

    Tu acha que Jesus quis dizer que, fosse sábado o dia da fuga eles (os que estariam atentos aos acontecimentos), não poderiam fugir, porque estariam transgredindo a lei do descanso?

    Curtir

  • Marcos Coutinho - Ilheus Bahia  On 11 out 2013 at 10:46

    Marcos Coutinho de Ilheus bahia, em 10/10/2013
    Amados irmãos diante do texto acima sobre 2 corintios 6 a 14 tenho o que acrescentar, o ministério da morte que veio com letras em pedras nao é os 10 mandamentos amados irmãos e sim o ministério de Moises que deveria ser transitório (como foi), ora oa 10 mand. foram dados pelo próprio Deus e escritos com seu dedo nao seria pra ser abolido, o que foi abolido foi toda a lei mosaica veja atos 21 v 21, quando Paulo diz que maldito todo aquele que viver na lei esta se referindo a toda lei mosaica e nao aos 10 mand. então o veu se rasgou e agora temos acesso direto a sala do Santo dos Santos onde estava a arca e dentro dela as tabuas da Lei da Justiça os 10 mand. como esta escrito em efesio cap 2 v 15 na sua carne desfez a inimizade a lei dos mandamentos (nao os mandamentos) mas sim a lei deles veja hebreus 9 v 19 Moises deu os mand ao povo segundo a lei, então eles tinham que obedecer 1 a lei mosaica, que assim fazendo nao obedecia a Lei de Deus (perfeita) veja hereus 7 v 18, o precedente mandamento foi abi rogado por sua fraqueza e inutilidade, ora o que era fraco e inútil era a lei mosaica e nao os 10 mand.
    e sobre o sábado que Jesus transgredia veja que ele transgredia o sabado judeu que era cheio de religiosidade pois tinha muitas leis de homens como nao cuspir no chao dai Jesus cuspio quando foi curar o cego do tangue, e mandou o paralitico carregar sua cama, pois os fariseus inventaram que nao podia carregar nada nas maos apenas pregos de crussificação ova de um passaro especifico e lenço, ou seja todos esses custumes sabaticos Jesus transgredia, porem o sabado santo do seu Pai ele guardava de forma correta, ou seja trabalhando para a obra de Deus e nao para receber dinheiro, e assim Maria Madalena seguidora de Cristo guardou o sabado apos sua morte seguindo o mandamento de Deus, ora se ele havia realmente abolido apenas o sabado ela nao devia deixar de cuidar do seu corpo ja falecido. ok

    Curtir

    • Marcelo  On 11 out 2013 at 16:21

      Quanto a Maria Madalena guardar o sábado, não é uma prova de que o Sábado não tenha sido abolido.

      1º lugar

      Os discípulos estavam tristes, pois não tinham nem entendido que Jesus havia de ressucitar. Veja aquela conversa que Jesus, ressucitado teve com outros dois discípulos. Eles estavam decepcionados. Suas expectativas com respeito a seu mestre tinham sido desapontadas.

      Pouco antes de Jesus subir aos céus, eles ainda continuavam perdidinhos da silva. Veja Atos 1:6. E continuaram assim por muito tempo.

      Conforme reza atos 15, muitas coisas ficaram continuaram sem ser entendidas com respeito a costumes e mandamentos. Houve discussão até mesmo entre os apóstolos e principais anciãos. Isto muito tempo depois de ter ressucitado.

      2º lugar

      Coloque-se na situação dela. Ela morava num lugar onde o sábado era considerado sagrado e motivo de controvérsias, assim como o próprio Jesus teve de enfrentar, com tu bem retratou.

      Tu acha, mesmo que ela tivesse entendido que o sábado não era mais obrigatório, que ela enfrentaria a oposição dos inimigos ferozes de Jesus só pra deixar bem claro que o sábado era desnecessário?

      Claro que não! Ainda mais estando tão fragilizada com a morte de seu mestre.

      Se eu morasse num país onde a Terça feira é sagrada, onde tudo fecha e se tu fizer alguma coisa todos te olham de cara feia, eu não enterraria meu parente na terça, e sim na quarta. Não faria você o mesmo?

      Curtir

    • Saga  On 11 out 2013 at 20:26

      Vejamos o que o colega disse:

      “Marcos Coutinho de Ilheus bahia: Amados irmãos diante do texto acima sobre 2 corintios 6 a 14 tenho o que acrescentar, o ministério da morte que veio com letras em pedras nao é os 10 mandamentos amados irmãos e sim o ministério de Moises”

      Marcos diz que aquilo que foi escrito com letras em pedras não foram as 10 Palavras.

      “ora oa 10 mand. foram dados pelo próprio Deus”
      Sendo que o resto dos mandamentos também foram.

      “o que foi abolido foi toda a lei mosaica veja atos 21 v 21”
      Se Marcos diz que a Lei Mosaica foi abolida e ainda frisa foi abolida TODA, TOTAL e INTEIRAMENTE, então as 10 Palavras também foram, pois elas fazem parte dos mandamentos da Lei Mosaica.

      “quando Paulo diz que maldito todo aquele que viver na lei esta se referindo a toda lei mosaica e nao aos 10 mand”
      Esses mandamentos fazem parte da Lei. De onde tiraram que mandamentos são uma coisa e Lei é outra?

      “então o veu se rasgou e agora temos acesso direto a sala do Santo dos Santos onde estava a arca e dentro dela as tabuas da Lei da Justiça os 10 mand”
      Esses elementos são todos simbólicos, a arca, a sala, o Santíssimo, as tábuas, no domínio espiritual em si não existem tais coisas físicas, lá está o próprio Deus, que necessidade existiria de Arca e tudo mais?

      “como esta escrito em efesio cap 2 v 15 na sua carne desfez a inimizade a lei dos mandamentos (nao os mandamentos) mas sim a lei deles”
      Marcos disse que a Lei de Mandamentos se foi, mas os Mandamentos ficaram, é estranho isso, sem contar que mandamentos, regulamentos ou estatutos, são o que formam uma lei. Não existe lei sem mandamentos e vice versa.

      “veja hebreus 9 v 19 Moises deu os mand ao povo segundo a lei, então eles tinham que obedecer 1 a lei mosaica, que assim fazendo nao obedecia a Lei de Deus”
      Marcos disse que a Lei Mosaica é uma coisa e que a Lei de Deus é outra, são duas coisas diferentes, assim ele diz que os mandamentos de Moisés não eram de Deus e que as 10 Palavras não faziam parte da Lei Mosaica.

      “ora o que era fraco e inútil era a lei mosaica e nao os 10 mand.”
      De novo, ele diz que a Lei era distinta, as 10 Palavras não faziam parte dela.

      “Maria Madalena seguidora de Cristo guardou o sabado apos sua morte seguindo o mandamento de Deus”
      Maria era judia, a Lei era para os judeus e esses seguidores de Jesus ainda não eram cristãos, mas membros do Judaísmo é mais do que óbvio que guardavam a Lei Judaica. Não sei se alguém sabe, mas a chamada Igreja Cristã é fundada 43 dias depois, no Pentecostes, e não a partir do momento que Jesus nasceu ou começou seu ministério. O Novo Pacto ou como dizem Novo Testamento, não começa na vida de Jesus, antes disso ainda vale a Antiga Aliança ou Velho Testamento.

      “ora se ele havia realmente abolido apenas o sabado ela nao devia deixar de cuidar do seu corpo ja falecido. ok”
      Esse comentário é totalmente fora de propósito, além de ainda não estar oficialmente rejeitado o Judaísmo naquele momento pré-ressurreição. Jesus ainda não tinha esclarecido muitas coisas aos seus seguidores, que ainda estavam no escuro, quanto a muitas questões.

      ====================

      Será que existem dois livros diferentes?
      O Livro da Lei de Deus e o Livro da Lei de Moíses?
      Vejam abaixo:

      (Deuteronômio 31:24-26) 24 E sucedeu que, assim que Moisés terminara de escrever as palavras desta lei num LIVRO, na sua inteireza, 25 Moisés começou a dar ordem aos levitas, os carregadores da arca do pacto de Jeová, dizendo: 26 “Tomando este LIVRO DA LEI, tendes de colocá-lo ao lado da arca do pacto de Jeová, vosso Deus, e ali tem de servir de testemunha contra ti.

      (Josué 8:30-32) 30 Foi então que Josué passou a construir um altar a Jeová, o Deus de Israel, no monte Ebal, 31 assim como Moisés, servo de Jeová, havia ordenado aos filhos de Israel, como está escrito no LIVRO DA LEI DE MOÍSES: “Um altar de pedras inteiras, sobre o qual não se brandiu nenhum instrumento de ferro”; e sobre ele foram fazer ofertas queimadas a Jeová e foram oferecer sacrifícios de participação em comum. 32 Então escreveu ali sobre as pedras uma cópia da LEI DE MOÍSES, que havia escrito perante os filhos de Israel.

      (Josué 24:26) Então escreveu Josué estas palavras no LIVRO DA LEI DE DEUS, e tomou uma grande pedra e a erigiu ali debaixo da árvore maciça que há junto ao santuário de Jeová.

      (Daniel 9:10-11) 10 E não obedecemos à voz de Jeová, NOSSO DEUS, por andarmos nas suas leis que ele pôs perante nós pela mão de seus servos, os profetas. 11 E todos os que são de Israel infringiram a TUA LEI, e houve um desvio por não se obedecer à tua voz, de modo que derramaste sobre nós a maldição e o juramento escrito NA LEI DE MOÍSES, o servo do [verdadeiro] Deus, pois pecamos contra Ele.

      (1 Reis 2:3) E terás de cumprir a obrigação para com Jeová, TEU DEUS, andando nos seus caminhos, GUARDANDO os seus estatutos, SEUS MANDAMENTOS e suas decisões judiciais, e seus testemunhos, SEGUNDO o que está escrito na LEI DE MOÍSES, para agir com circunspeção em tudo o que fizeres e aonde quer que te virares.

      (2 Crônicas 34:14) Ora, quando traziam para fora o dinheiro que se levava à casa de Jeová, Hilquias, o sacerdote, achou O LIVRO DA LEI DE JEOVÁ PELA MÃO DE MOÍSES.

      Pascoa e os pães ázimos são parte da Lei de Deus:
      (Êxodo 13:7-9) 7 Devem ser comidos pães não fermentados, pelos sete dias; e nada levedado deve ser visto contigo e nenhuma massa lêveda deve ser vista contigo dentro de todos os teus termos. 8 E naquele dia terás de contar a teu filho, dizendo: ‘É por causa daquilo que Jeová fez para mim quando saí do Egito.’ 9 E terá de servir-te de sinal na tua mão e de recordação entre os teus olhos, a fim de que se mostre que a LEI DE JEOVÁ está na tua boca; porque foi por uma forte mão que Jeová te fez sair do Egito.

      Será A LEI DE DEUS são apenas os Dez Mandamentos e todo resto são a lei de Moisés? O que mostra a Bíblia?

      -Oferecer Holocaustos fazia parte da Lei de Deus:
      (1 Crônicas 16:40) para oferecer ofertas queimadas a Jeová no altar da oferta queimada, constantemente, de manhã e à noitinha, e para tudo o que está ESCRITO NA LEI DE JEOVÁ que ele impusera como ordem a Israel. 

      Esdras consultava a Lei Divina pra lembrar e memorizar só 10 Mandamentos?
      (Esdras 7:10) Pois o próprio Esdras tinha preparado seu coração para CONSULTAR A LEI DE JEOVÁ e para praticá-la, e para ensinar regulamento e justiça em Israel.

      -A Lei de Deus lida por 1/4 de dia (6 h) eram só 10 mandamentos?
      (Neemias 9:3) Então se levantaram no seu lugar e LERAM ALTO do livro da LEI DE JEOVÁ, SEU DEUS, POR UMA QUARTA PARTE DO DIA; e por uma quarta parte faziam confissão e se curvavam diante de Jeová, seu Deus.

      -A Lei de Deus lida dia e noite? É só a repetição de 10 mandamentos?
      (Salmos 1:2)  Mas, seu agrado é na LEI DE JEOVÁ, E na SUA LEI ele lê DIA E NOITE em voz baixa.

      -O Evangelho diz que a Lei de Deus inclui oferecer sacrifícios:
      (Lucas 2:22-24) 22 Completando-se também os dias para a purificação deles, segundo a LEI DE MOÍSES, trouxeram-no a Jerusalém para o apresentarem a Jeová, 23 assim como está escrito na LEI DE JEOVÁ: “Todo macho que abre a madre tem de ser chamado santo para Jeová”, 24 e para oferecer sacrifício segundo o que se diz na LEI DE JEOVÁ: “Um par de rolas ou dois pombos novos.”

      Será que o livro da Lei de Deus, o livro da Lei de Moisés, o livro da Lei de Jeová e o livro da Lei de Jeová escrito pela mão de Moisés não se referem todos ao mesmo livro (Pentateuco) ??? São 4 livros diferentes?

      As pessoas citadas na Bíblia não resumem a “Lei de Deus” apenas as 10 Palavras escritas nas tábuas.

      Será que as pessoas na Bíblia fazem diferenciação entre os mandamentos que estão nas tábuas e os mandamentos que não estão? Ou quando falam da Lei e de mandamentos misturam todos eles?

      Parece que o discurso do Marcos não está batendo com o discurso da Bíblia.

      Curtir

  • Marcelo  On 11 out 2013 at 13:24

    Marcos

    Os mandamentos que Moisés entregou, vamos dizer assim, foram criados por Deus ou por Moisés?

    Você sabia que os 10 mandamentos também são chamados de “mandamentos de Moisés”?

    Curtir

  • Feliz  On 13 out 2013 at 0:49

    Onde está a página que você defendia ‘dez palavras em vez de dez mandamentos?

    Curtir

    • Queruvim  On 13 out 2013 at 16:01

      Se refere a que texto? Deut 10:4 então me responde, como está no texto hebraico e o que significa? Aproveita e dá uma olhada no artigo sobre o significado da palavra hebraica ´OLAM Eu ainda defendo a sim o que eu disse antes. Deut 10:4 não diz “dez mandamentos”. O texto hebraico diz literalmente “as dez palavras” a própria versão TNM revisada mostra isso na nota ao pé da página.

      Curtir

  • Saga  On 13 out 2013 at 23:58

    Vou tomar outra posição.

    Diretamente desafio as pessoas aqui nessa página que vieram fazer apologia de legalismo/sabatismo, que demonstre onde que as Escrituras Sagradas fazem essa diferenciação de LEI DE DEUS x LEI DE MOÍSES e etc.

    Onde está que a “Lei de Deus” eram “apenas os 10 Mandamentos”?

    Curtir

    • Marcelo  On 14 out 2013 at 10:20

      Acho que esta pergunta merecia um post, tal qual as perguntas que se tem feito aos defensores da trindade.

      Curtir

    • flavio  On 14 out 2013 at 21:02

      Deuteronômio10;1-5, 2Crônicas 5;10, Hebreus9;4, esses textos fala dos Dez mandamentos escritos pelo dedo de Deus em duas tábuas de pedras os quais mostram onde foram colocadas como na pergunta, é claro que há uma diferença! a lei de Moisés que também foi Deus que deu, porem ele não escreveu, esta foi colocada ao LADO da arca, deuteronomio31:26, vocês conhecem essas referencias, é um assunto muito claro, qual é a lei que o apóstolo Paulo diz que é justa? qual é a lei que ele diz: que não conheceria a concupiscência se a lei não dissesse; não cobiçaras!? ao mesmo tempo ele diz que a lei mudou, é claro que ele esta falando da lei de Moisés, mudando se o sacerdócio se faz mudança na lei, se não existe lei, não existe pecado, se não existe mais pecado, não precisa mais de advogado, se não precisa mais de advogado, não precisa mais de Jesus.
      não tem como ser mais claro do isso, eu não entendo como as pessoas com tanto conhecimento bíblico não conseguem ver que há uma diferença!

      Curtir

      • Saga  On 15 out 2013 at 4:02

        Flávio,

        Você não respondeu.

        Leia novamente os textos bíblicos que citei e desminta o que eles dizem se é isso que você ambiciona.

        Curtir

      • Marcelo  On 15 out 2013 at 9:40

        Aquela lei que incluía “não cobiçaras” é aquela da qual fomos exonerados:

        wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1101989264?q=Dez+Mandamentos+estavam+incluídos+naquilo+que+chegou+ao+fim&p=par

        Curtir

  • Jeosadá  On 15 out 2013 at 1:46

    Prezado Flavio, Veja o que diz a revista Despertai de 8 de Junho de 1973:

    Deus, Mediante Cristo, Pôs Fim à Lei

    Mui claramente, as Escrituras pontificam que Deus, mediante Cristo, pôs fim à Lei. (Efé. 2:14-18; Col. 2:13, 14) Alguns afirmam que Deus pôs fim apenas à chamada lei cerimonial, mas não ao Decálogo. Mas, não há base bíblica para tal separação. Em seu Sermão do Monte, Jesus citou tanto do Decálogo como das características cerimoniais da Lei e não fez nenhuma distinção entre elas. — Mat. 5:21-42.

    Em apoio adicional disto, observe as palavras inspiradas que aparecem em Romanos 7:4-12. Ali lemos que os cristãos foram “mortos para com a Lei, por intermédio do corpo de Cristo”, e, como resultado disso, eles foram “exonerados da Lei”. De que Lei? Apenas da chamada lei cerimonial? De jeito nenhum, pois o escritor inspirado passa a citar do Decálogo: “Não deves cobiçar”, mostrando que, por “Lei” ele queria dizer não só a lei cerimonial, mas a lei inteira fornecida por meio de Moisés, inclusive os Dez Mandamentos.

    —————————-

    Agora, meu Prezado Flavio, medite só por um instante no texto de Romanos 7:7.

    Quando Paulo diz: “Lei”, este termo engloba os ‘Dez Mandamentos?’

    Vamos deixar que a Bíblia responda:

    ” (…) se a Lei não dissesse: “Não deves cobiçar””.

    Agora responda:

    Questão 1

    O Mandamento “Não deves cobiçar” se listava entre os Dez Mandamentos gravados nas “duas tábuas do Testemunho, tábuas de pedra, inscritas pelo dedo de Deus” (Êxodo 31:18)?

    A) SIM

    B) NÃo

    resposta -> Deuteronômio 5:21; ou ainda Êxodo 20:17.

    Questão 2

    O termo “LEI” abrangia os Dez Mandamentos?

    A) SIM

    B) NÃO

    resposta -> Romanos 7:7.

    Questão 3

    Os Dez Mandamentos foram abolidos?

    A) SIM

    B) NÃO

    Resposta -> Romanos 10:4; Efésios 2:15

    CRISTO É O FIM DA LEI! (Romanos 10:4)

    Quem nega isso, nega o sacrifício que Jesus fez. (Colossenses 2:14)

    Espero que entenda o que a Bíblia quer dizer.

    Não se trata de aceitar a Interpretação de Fulano, Beltrano ou Ciclano, mas aceitar o que a Bíblia realmente ensina.

    Confronte a Bíblia com ela mesma e achará a resposta…

    Atenciosamente
    Jeosadá

    Curtir

    • Saga  On 15 out 2013 at 14:13

      Jeosadá e Marcelo,

      Eu acho que entendi o ponto fundamental central do que disse o Flávio

      Flávio,

      Você deve querer dizer o seguinte, que a Lei de Moisés acabou, mas porém isso não quer dizer que agora podemos matar, adulterar e afins ou seja Deus ainda exige requisitos morais de seus servos, é isso que você chama de “Lei de Deus”.

      Isso é verdade, mas está fugindo do ponto, o ponto era se existiam duas leis no “Antigo Testamento”, uma formada de uns 600 mandamentos chamada de “Lei de Moisés” e outra com apenas 10 mandamentos chamada de “Lei de Deus” (Lei de Jeová), se a Bíblia faz uma distinção entre tais ou se são sinônimos da mesma Torá se referindo ao mesmo “livro da Lei”

      Sempre foi pecado o ato de matar, vejamos Caim, o que ele fez foi errado a vista de Deus, então poderia dizer que Caim “quebrou sua lei” embora oficialmente ainda não existisse uma lei escrita, no caso de José com a mulher de Potifar, ele sabia que adultério desagradava à Deus. Então, taí a a Lei de Deus que Flávio tem em mente.

      Mas não é o nosso ponto, de mim, do Marcelo e dos outros, não estamos negando os princípios morais de Deus estamos focando especificamente da Lei de Jeová dada através de Moisés no monte, cujo momento inicio foi a entrega das Dez Palavras em tábuas de pedra. Ali Israel foi posta sob o Velho Pacto e este pacto chegou ao fim com Cristo.

      Quanto aos princípios de moral, ainda são válidos sim, é o que Paulo chama de “Lei do Cristo”

      “Prossegui em levar os fardos uns dos outros e cumpri assim a lei do Cristo”
      (Gál 6:2)

      Se os cristãos estão sob tal, temos de descobrir o que está incluído nessa lei, por exemplo, muitas igrejas cobram o dízimo, o dízimo faz parte da lei de Cristo ou era apenas da lei de Moisés? Muitos dizem que a Lei se foi e só sobraram os 10 Mandamentos que são a única coisa que os cristãos devem guardar, mas isso também não é verídico, ou é? O homossexualismo não faz parte desses mandamentos, faz parte da lei de Cristo? Ele é aceitável à Deus? Segundo as pessoas que ensinam que a lei cristã são apenas os 10 Mandamentos é sim, tudo que não está nos 10 pode ser feito, pois apenas esses 10 são lei de Deus o resto é leis de homens!!!

      Nos tempos de Noé e dos Patriarcas não haviam as 10 Palavras, do jeito que falam delas ela deveria ser algo que existiu, existe e sempre existirá e não apenas dado a Israel em certo período de tempo e depois abandonada, mas aí que tá, a “Lei de Deus” ou “Lei de Jeová” que é falada do livro do Êxodo em diante é a Lei de Moisés incluindo as 10 Palavras e continuou sendo assim (expressões sinônimas) até a chegada da lei de Cristo que a substituiu, agora essa é a nova lei de Deus (Sim, tanto a Lei de Moisés quanto a Lei de Cristo são AMBAS Leis de Deus, a diferença entre duas é o mediador usado, no Antigo Testamento foi Moisés, no Novo Testamento foi Jesus Cristo, mas a FONTE delas é a mesma, o mesmo Deus – Jeová)

      Curtir

      • Saga  On 15 out 2013 at 14:16

        Mas minha pergunta ainda vale.

        Desafio pessoas dessa página a demonstrarem onde as Escrituras Sagradas fazem essa suposta diferenciação de LEI DE DEUS x LEI DE MOISÉS, e
        onde está está escrito que apenas os 10 Mandamentos eram Lei de Deus?

        Curtir

    • Saga  On 15 out 2013 at 18:10

      Romanos 7:4-12. Ali lemos que os cristãos foram “mortos para com a Lei, por intermédio do corpo de Cristo”, e, como resultado disso, eles foram “exonerados da Lei”. De que Lei?

      O termo “LEI” abrangia os Dez Mandamentos?
      resposta -> Romanos 7:7.
      Resposta -> Romanos 10:4; Efésios 2:15
      CRISTO É O FIM DA LEI! (Romanos 10:4)
      Quem nega isso, nega o sacrifício que Jesus fez. (Colossenses 2:14)

      (Romanos 7:4-12)
      4 Assim, meus irmãos, vós também fostes mortos para com a LEI, por intermédio do corpo do Cristo, para que vos tornásseis de outro, daquele que foi levantado dentre os mortos, a fim de que déssemos fruto para Deus.
      5 Pois, quando estávamos de acordo com a carne, as paixões pecaminosas, incitadas pela LEI, trabalhavam em nossos membros para que produzíssemos fruto para a morte.
      6 Mas agora fomos exonerados da LEI, porque morremos para com aquilo que nos segurava, para que fôssemos escravos num novo sentido, pelo espírito, e não no velho sentido, pelo código escrito.
      7 O que diremos, então? É a LEI pecado? Que nunca se torne tal! Realmente, eu não teria chegado a conhecer o pecado, se não fosse a LEI; e, por exemplo, eu não teria conhecido a cobiça, se a LEI não dissesse: “Não deves cobiçar.”
      8 Mas o pecado, recebendo induzimento por intermédio do mandamento, produziu em mim cobiça de toda sorte, pois, à parte da LEI, o pecado estava morto.
      9 De fato, eu estava uma vez vivo à parte da lei; mas, ao chegar o mandamento, o pecado passou a viver novamente, mas eu morri.
      10 E o mandamento que era para a vida, este eu achei ser para a morte.
      11 Pois o pecado, recebendo induzimento por intermédio do mandamento, seduziu-me e matou-me por intermédio dele.
      12 Por conseguinte, a LEI, da sua parte, é santa, e o mandamento é santo, e justo, e bom.

      Segundo dizem, a Lei do versículo 6 é uma Lei (Lei de Moisés) e a Lei do versículo 7 é outra (Lei de Deus)! Mas com que fundamento fazem tal distinção? O contexto indica a mesma Lei.

      “6 Mas agora fomos exonerados da Lei […] 7 O que diremos, então? É a Lei pecado? Que nunca se torne tal! Realmente, eu […] não teria conhecido a cobiça, se a Lei não dissesse: “Não deves cobiçar.” “

      A divisão em versículos e capítulos não existia no original, de forma que Paulo está fazendo um discurso só.

      Curtir

  • Nilson Rocha  On 15 out 2013 at 20:45

    Bem,sobre esse tema prezado Marcos coutinho sugiro que veja uma completa explicação no site http://www.oapologistadaverdade.com.br é só procurar os artigos sobre os dez mandamentos.

    Curtir

  • flavio  On 15 out 2013 at 21:06

    Eu não respondi! ou você não leu as referencias? agora mim responda uma uma coisa; porque uma lei é colocada dentro da arca e outra fora da arca? esta cheio de referencias nas cartas do apóstolo Paulo que uma lei se cumpriu em Jesus; o que você mim diz das palavras do mestre Jesus, ATE´QUE O CÉU E A TERRA PASSEM NEM UM JOTA OU UM TIL SE OMITIRÁ DA LEI, o céu e a terra já passou!? de que lei ele esta falando? a mentira é pecado e Jesus não pecou.
    salmo 119:18,
    salmo119:104

    Curtir

    • Marcelo  On 15 out 2013 at 23:48

      Esta série de artigos do “Apologista da Verdade” é excelente.

      http://oapologistadaverdade.blogspot.com.br/search/label/Lei%20mosaica

      Curtir

    • Marcelo  On 15 out 2013 at 23:52

      Flávio

      Considere o seguinte:

      Se Jesus quis dizer que a LEI nunca deixari ade existir, e seria sempre um requisito para qualquer um que quisesse ser adorador, tanto gentio quanto judeu …

      Tanto NÓS, os que entendemos que os 10 mandamentos não são mais necessários, como VOCÊS, que acreditam que continuam estariamos dizendo que Jesus é mentiroso, pois tanto NÓS, como VOCÊS, entendem que ALGUMA LEI acabou.

      NÓS, entendemos que os 10 mandamentos e toda a lei cerimonial acabou.
      VOCÊS, entendem que apenas a lei cerimonial acabou.

      Correto até aqui?

      Pois bem, o que Jesus incluir ao falar da Lei?

      Ora, tanto os 10 mandamentos quanto o resto!

      Veja você mesmo na sua bíblia:

      # Mat 5:17,21,23,27,31,38:

      Êx 20:13 Assassinar (6o mandamento) “Moral”
      De 16:16,17 – Dádiva “Cerimonial”
      Êx 20:14 – Adultério (7o mandamento) “Moral”
      De 24:1 – Divórcio “Cerimonial”
      Êx: 21:23-25 – Olho por olho “Cerimonial”

      # Mat 22:35-40 – Maiores MANDAMENTOS? (De 6:5, Le 19:18)
      Veja que ao responder esta pergunta, falou de dois mandamentos que tu classificaria como “Cerimonial”, enquanto são, na minha opinião, um tanto MORAIS.

      Curtir

    • Saga  On 16 out 2013 at 0:10

      Flávio,

      “flavio Em 15 de outubro de 2013 às 21:06 Eu não respondi! ou você não leu as referencias?”

      Você não respondeu.

      Você não comentou sobre aqueles textos, vou escolher um

      Repostando o que tinha dito escrito:

      “ -O Evangelho diz que a Lei de Deus inclui oferecer sacrifícios:
      (Lucas 2:22-24) 22 Completando-se também os dias para a purificação deles, segundo a LEI DE MOÍSES, trouxeram-no a Jerusalém para o apresentarem a Jeová, 23 assim como está escrito na LEI DE JEOVÁ: “Todo macho que abre a madre tem de ser chamado santo para Jeová”, 24 e para oferecer sacrifício segundo o que se diz na LEI DE JEOVÁ: “Um par de rolas ou dois pombos novos.” “

      O evangelista Lucas disse que ao virem apresentar o menino Jesus em Jerusalém e oferecer um sacrifício de pombos, José e Maria estavam cumprindo a Lei de Jeová. Então a Lei de Deus incluía esses sacrifícios…isto segundo diz o evangelho lucano.

      Vou escolher mais um, eu tinha dito assim:

      “-Oferecer Holocaustos fazia parte da Lei de Deus:
      (1 Crônicas 16:40) para oferecer ofertas queimadas a Jeová no altar da oferta queimada, constantemente, de manhã e à noitinha, e para tudo o que está ESCRITO NA LEI DE JEOVÁ “

      Aqui o cronista diz que os holocaustos (ofertas queimadas) no altar eram parte da Lei de Jeová.

      Nenhum desses textos foram comentados pelo colega. De fato,apenas eu os citei aqui, o que demonstra que você não respondeu e minha pergunta permanece

      O Flávio me disse o seguinte:
      “flavio Em 15 de outubro de 2013 às 21:06 Eu não respondi! ou você não leu as referencias? agora mim responda uma uma coisa; porque uma lei é colocada dentro da arca e outra fora da arca?”

      Ao que eu na verdade já respondi a muitos dias atrás, aqui reposto novamente:

      “ Saga Em 13 de outubro de 2013 às 23:28
      Flávio [perguntou] : “porque o livro da lei esta posto ao lado da arca, segundo algumas fontes com 613 mandamentos e os dez mandamentos dentro da arca […]?”
      [Eu respondi] O Livro da Lei está do lado da Arca para consulta para ser lido, que pergunta mais besta, será que tu pensou direito antes de faze-la? O que está dentro da Arca está guardado lá, e é pra ficar lá, já o Livro da Torá era usado, era lido e inclusive era escrito, lemos em Josué que ele ainda escrevia no mesmo livro da Lei“

      Aqui a Bíblia comentando sobre isso:
      (Deuteronômio 31:26) Tomando este Livro da Lei, tendes de colocá-lo AO LADO da arca do pacto de Jeová, vosso Deus, e ALI tem de SERVIR COMO TESTEMUNHA CONTRA TI. (Josué 24:26) Então ESCREVEU JOSUÉ estas palavras no Livro da Lei de Deus

      Vejam que,
      este Livro deveria e era usado, lido, prontamente consultado e escrito, dando testemunho com suas palavras poderosas

      Isso foi no dia 13,agora é dia 16, faz 3 dias que já respondi isso, o que dá a entender que Flávio ignora as postagens alheias.

      Agora,
      Eu disse e repito respostando a questão:

      “Desafio pessoas dessa página a demonstrarem onde as Escrituras Sagradas fazem essa suposta diferenciação de LEI DE DEUS x LEI DE MOISÉS, e
      onde está está escrito que apenas os 10 Mandamentos eram Lei de Deus?”

      A palavra é de vocês.

      Curtir

      • flavio  On 18 out 2013 at 19:04

        O besta aqui como você disse já mostrou a bíblia respondendo essa pergunta, mas vou responder com uma pergunta, vou ser bem objetivo. vou te lembrar de uma frase que Jesus disse: POR QUE EM VERDADE VOS DIGO QUE,ATE QUE O CÉU E A TERRA PASSEM NEM UM JOTA OU UM TIL SE OMITIRÁ DA LEI, MATEUS 5:18 Paulo usado pelo Espírito santo disse: O FIM DA LEI É CRISTO, ROMANOS10:4.
        Eles estão falando da mesma lei?
        Jesus mentiu?
        o céu e a terra já passou?
        salmo 119:18

        Curtir

    • Marcelo  On 19 out 2013 at 7:49

      Flavio
      Ja te respondi esta pergunta. Veja acima e me diga e argumente de forma a rejeitar o meu raciocínio, se estiver errado.

      Curtir

      • flavio  On 19 out 2013 at 21:18

        você fez um desafio, eu procuro ser o mais objetivo possível, gostaria que você avaliasse a resposta, até pra que eu venha estudar mais, tem 3 perguntas ai que a bíblia tem a resposta pra elas, é só você responder: sim ou não

        Curtir

  • flavio  On 15 out 2013 at 21:43

    Prezado Jeosadá, em nenhuma das referencias citadas fala que os dez mandamentos foram abolidos, se fosse assim não existiria mais pecado? se eu lhe perguntar o que é pecado, você vai mim dizer, é a transgressão da lei, no próprio texto que você citou de romanos 7:7-12 fala que a lei é justa, santa e boa; é justo não roubar, matar, adulterar, cobiçar…….. , o que mudou foi o julgamento, observamos essa lei porque salvação já veio, e na antiga aliança guardava a lei pra ser salvo, eu até reconheço que existe um debate quanto ao texto de colossenses 2:16, mas pra mim esta claro que fala dos sábados festivos pois esses poderia cair qualquer dia da semana, e o próprio Paulo observava esse dia juntamente com a igreja, atos16:13, em território que não era judeu, quanto a efésios 2:14 o contexto fala da união de dois povos, os gentis eram desprezados e tinha um acesso limitado ao santuario, essa lei dos mandamentos não diz se era os 10 ou 613,
    negar que não existe mais lei, é dizer que não precisa mais de advogado1joão2.

    Curtir

    • Marcelo  On 15 out 2013 at 23:29

      Flávio

      O texto de atos 16:13 não diz que Paulo guardava o sábado. Diz que ele pregava na sinagoga, afinal, é onde encontraria os Judeus. Longe de ser uma prova.

      Me responde por favor esta pergunta:

      Como tu sabe que neste versículo (Mateus 24:19) Jesus está falando do Sábado semanal e não de uma festividade?

      Curtir

      • flavio  On 16 out 2013 at 21:20

        Marcelo sua bíblia é diferente da minha, onde você viu sinagoga de judeu em atos 16:13? ou você não leu referencia? e leia o contexto por favor.
        sempre foi hábito o povo de Deus prestar culto no sábado conforme o mandamento, não vou citar as referencias porque você conhece muito bem.

        Curtir

    • Jeosadá  On 16 out 2013 at 11:22

      Flavio,

      Os Dez Mandamentos não foram eliminados?

      Leia 2 Coríntios 3:7-11:

      7 Além disso, se O CÓDIGO que administra a morte e que foi GRAVADO COM LETRAS EM PEDRAS veio a existir em glória, de modo que os filhos de Israel não podiam fitar atentamente os olhos no rosto de Moisés, por causa da glória do seu rosto, [glória] que havia de ser eliminada, 8 por que não deve a administração do espírito ser com muito mais glória? 9 Porque, se o código que administrava a condenação era glorioso, muito mais abundará com glória a administração da justiça. 10 De fato, mesmo aquilo que outrora fora feito glorioso tem sido despojado de glória neste respeito, por causa da glória que a excede. 11 Pois, se AQUILO QUE HAVIA DE SER ELIMINADO foi introduzido com glória, muito mais glória teria aquilo que permanece.

      VAMOS INVERTER A SITUAÇÃO

      Se o que você esta dizendo for certo, a saber: “em nenhuma das referencias citadas fala que os dez mandamentos foram abolidos” fosse correta, eu poderia dizer o mesmo com relação aos outros 600 mandamentos.

      “Em nenhuma das referencias citadas fala que os seiscentos mandamentos colocados fora da arca foram abolidos, diz apenas que ‘CRISTO É O FIM DA LEI! (Romanos 10:4)’.

      O problema é que você não entende que: DEZ MANDAMENTOS + OUTROS 600 MANDAMENTOS = LEI!

      E SIMPLES!

      o termo Lei engloba TODOS o mandamentos dados ao antigo israel.

      Veja como é fácil entender:

      Paulo disse em Romanos 7:7

      ” (…) se a Lei não dissesse: “Não deves cobiçar””.

      Paulo usa o termo lei duma maneira GERAL. Ele não disse “se os DEZ MANDAMENTOS…” ou “AS DEZ PALAVRAS” ou ainda “se a LEI DE DEUS…”, ou que sabe até “os MANDAMENTOS”;

      PAULO DISSE: “A LEI”.

      Em parte alguma ele faz distinções tais como: “LEI DE MOISÉS” ou “LEI DE DEUS”.

      Veja Tiago 2:10 e 11
      “Pois, quem observar toda a Lei, mas der um passo em falso num só ponto, tem-se tornado ofensor contra todos eles.?Pois, aquele que disse: “Não deves cometer adultério”, disse também: “Não deves assassinar.” Ora, se não cometeres adultério, mas assassinares, tens-te tornado transgressor da lei.”

      ————————–

      Quer uma boa definição do que é pecado?

      Tudo o que não está em harmonia com a personalidade, as normas, os modos de agir e a vontade de Deus, e, portanto, é contrário a eles; tudo o que macula a relação da pessoa com Deus. Podem ser palavras (Jó 2:10; Sal 39:1), ações (praticar atos errados [Le 20:20; 2Co 12:21] ou deixar de fazer o que devia ser feito [Núm 9:13; Tg 4:17]), ou a atitude mental ou do coração (Pr 21:4; compare isso também com Ro 3:9-18; 2Pe 2:12-15). A falta de fé em Deus é um dos principais pecados, uma vez que revela desconfiança nele ou falta de confiança em sua capacidade de realização. (He 3:12, 13, 18, 19)

      Curtir

      • Saga  On 16 out 2013 at 16:06

        Jeosadá,

        Alguns de vocês estão indo por outro caminho, o meu foi colocar o Ônus da Prova sobre nossos discordantes, então por enquanto estou esperando que eles provem seu ponto em vez de ficar tentando provar o meu.

        Então pedi por gentileza que me mostrassem: onde a Escritura diz que a Lei de Moisés não era a Lei de Jeová e onde que se diz que apenas as 10 Palavras eram Lei de Deus, sendo o resto lei de homem?

        Até porque uma premissa errada atrapalha no entendimento de outros textos bíblicos, então seria melhor primeiro resolver o problema da premissa.

        Curtir

      • flavio  On 16 out 2013 at 22:02

        De novo o mesmo texto! o que foi abolido foi o velho testamento! não esta falando que a lei escrita em pedras foi abolida! só lembrando que não estou falando dos livros, estou falando de testamento! o que é testamento? a antiga aliança o antigo acordo, isso foi abolido! estamos em um novo acordo bem melhor porque o antigo, era de morte , agora temos um advogado, desses mandamentos escritos em pedra, se eu perguntar pra alguém! se 9 deles ainda é pecado qualquer pessoa que crer em Deus vai dizer que sim, mesmo sem ter muito conhecimento bíblico, é claro que não existe só 10 tipos de pecado!a concupiscência não esta entre os 10 mandamentos diretamente, mas o apóstolo Paulo usado pelo Espírito santo diz que se encaixa no mandamento que diz: não cobiçaras, algum citou o homossexualismo, não esta diretamente, o não adulteraras por exemplo existe muitas formas de adultério, o homossexualismo é uma união adulterada
        o que eu quis dizer quando citei atos: 16:13 poderia ter outras referencias, esse é um livro que narra o inicio da historia da igreja, e era habito a igreja observar esse dia, só lembrando que a igreja não é templo, e nem precisa ser formada por dezenas ou milhares de pessoas, 2 ou 3 pessoas também pode ser uma igreja!

        Curtir

      • Jeosadá  On 17 out 2013 at 1:35

        Flavio disse:

        “O que foi abolido foi o velho testamento!”

        Meu Prezado, não é isso que 2 Coríntios 3:7-11 diz!
        A expressão “Velho Testamento” ou “antigo pacto” não é mencionada nesses versiculos.

        O 7 diz que ‘O código gravado com letras em pedras’ (Dez Mandamentos) veio com Glória. (Isso confirma Exodo 34:29,30)

        Dai, o 11 diz: ‘aquilo que havia de ser eliminado foi introduzido com glória’.

        A LÓGICA É SIMPLES:

        O QUE HAVIA DE SER ELIMINADO?

        A) A GLÓRIA?

        B) O ANTIGO PACTO?

        C) O CODIGO GRAVADO COM LETRAS EM PEDRAS?

        A resposta é: “Aquilo introduzido com glória”.

        E O QUE É QUE FOI INTRODUZIDO COM GLÓRIA?

        A resposta é: O CODIGO GRAVADO COM LETRAS EM PEDRAS!
        (Conforme mencionado no 7)

        ——————————————-

        Bem, talvez você diga: “O 7 disse que ‘a glória seria eliminada’! A resposta a tua pergunta é Letra “A”! Era isso que Paulo queria dizer no inicio do 11. ‘Aquilo que havia de ser eliminado’ era a ‘GLÓRIA’!

        SERÁ?

        Então a conclusão dessa linha de raciocinio é:

        “A GLÓRIA foi introduzida com GLÓRIA”.

        ISSO NÃO FAZ SENTIDO!

        É PLEONASMO!

        É como na frase “Seu raciocinio é Absurdamente um Absurdo!”

        Só está repetindo a frase!

        ———————–

        OU talvez você diga: “Aquilo que havia de ser eliminado e veio com glória foi o ‘velho testamento’!”

        SERÁ?

        Me responda: “Existe algum texto na Biblia que relaciona ‘velho testamento’ ou ‘antigo pacto’ com ‘introduzido (ou ‘veio a existir’) com glória’?

        Eu posso apontar dois que provem que “O CODIGO GRAVADO COM LETRAS EM PEDRAS” foi ‘introduzido (ou ‘veio a existir’) com glória’.

        *2 Coríntios 3:7

        *Exodo 24:12 e 16

        Então pra esta linha de raciocinio ser correta:

        DEVEMOS APOIAR AFIRMAÇÕES QUE NÃO TEM BASE BIBLICA!

        E isso é algo serio. É UM ERRO GRAVISSIMO!

        CONCLUO O COMENTÀRIO COM O SEGUINTE TEXTO (Medite bastante nele. Quem sabe não lhe refresque as idéias…)

        PROVÉRBIOS 30:5,6

        Toda declaração de Deus é refinada. Ele é escudo para os que se refugiam nele.  Não acrescentes nada às suas palavras, para que não te repreenda e para que não venhas a ser mostrado mentiroso.

        [Que Jeová Deus abra seus olhos! Salmo 146:8; Mateus 13:14,15]

        Atenciosamente
        Jeosadá

        Curtir

      • Marcelo  On 17 out 2013 at 7:51

        E as tábuas la Lei não representavam a antiga ALIANÇA (Testamento)?

        Que tinha o incensário de ouro, e a arca da aliança, coberta de ouro toda em redor; em que estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha florescido, e as tábuas da ALIANÇA;
        Hebreus 9:4

        Na arca não havia coisa alguma senão as duas tábuas, que Moisés tinha posto em Horebe, quando o Senhor fez ALIANÇA com os filhos de Israel, saíndo eles do Egito.
        2 Crônicas 5:10

        Curtir

  • Saga  On 16 out 2013 at 0:42

    –Análise dos Atos dos Apóstolos: Paulo um sabatista? —

    Flávio: “o próprio Paulo observava esse dia juntamente com a igreja, atos16:13”

    (Atos 16:13)
    13 E, no dia de sábado, fomos para fora do portão, para junto dum rio, onde pensávamos haver um lugar de oração; e assentamo-nos e começamos a falar às mulheres que se haviam reunido.

    Aqui diz que em um sábado Paulo,Timóteo e Lucas foram procurar um certo lugar de oração e chegando lá começaram a pregar as mulheres que estavam reunidas naquele lugar. Será que esse lugar de oração era cristão e tinham cristãos reunidos ali indo Paulo pregar aos cristãos de Filipos?

    Leiamos o resto

    “14 E certa mulher, de nome Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e adoradora de Deus, estava escutando, e Jeová abriu-lhe amplamente o coração para prestar atenção às coisas faladas por Paulo”

    Essa Lídia era “adoradora de Deus”, será que isso quer dizer cristã? Ou será que era prosélita judia?

    Leiamos o quinze
    “15 Então, quando ela e sua família foram batizadas, disse, suplicando: “Se vós me julgastes fiel a Jeová, entrai na minha casa e ficai.” E ela simplesmente nos fez ir”

    Ah, então ela e sua família não eram cristãos, ao contrário foram batizados a partir da visita de Paulo. Percebe-se então que era uma seguidora do Judaísmo.

    Flávio disse que: “o próprio Paulo observava esse dia juntamente com a igreja, atos16:13”, mas que “igreja” ele está vendo em Atos 16:13-15? Só tem dois cristãos aí, talvez três, os missionários Timóteo e Paulo além de Lucas que é o narrador do relato, eles estão buscando judeus para batizar num grupo de oração que se reúne no sábado para adorar o Deus Judeu, onde está a igreja? Não fala em um grupo de cristãos guardando sábado nessa visita, fala de uma dupla de cristãos fazendo evangelização em Filipos

    De fato nessa visita Paulo FUNDOU a igreja de Filipos, então como que já tinha igreja ali antes?

    Essa Filipos teve o privilégio de ser a primeira cidade da Europa a ouvir Paulo pregar as boas novas, por volta de 50 d.C Alguns disseram que não havia sinagoga em Filipos, por causa do caráter militar da cidade — que talvez se tivesse proibido aos judeus ali reunir-se dentro da cidade para adoração. De qualquer modo, Paulo falou às mulheres reunidas ali e encontrou uma, de nome Lídia que ‘abriu amplamente o coração para prestar atenção às coisas faladas por Paulo’

    A partir dessa visita estava plantada a semente que fez surgir a congregação dos Filipenses.

    Engraçado os textos que o povo usa, usam relatos dos discípulos de Jesus nos evangelhos quando ainda nem havia a “Igreja de Cristo” e das pregações dos missionários cristãos nas sinagogas dos judeus e em outros locais onde iam procurar judeus para batizar e chamam isso de “A Igreja Cristã guardando o sábado”, percebam que no caso de Filipos em Atos 16, ainda nem tinha sido formada um igreja local ali

    Alguém já ouviu a frase “Texto sem contexto é pretexto” ? Então deveriam certas pessoas terem vergonha de tirarem passagens de seus contextos só para defender uma ideia, preferencia ou doutrina particular. Por favor não descontextualizem as passagens bíblicas, prestem atenção, é muito fácil isolar um verso e usa-lo pra defender um ponto pessoal lhe dando um sentido diverso

    EXEMPLO: Se pode usar esse tipo de tática para dizer que Jesus é Satanás, afinal “Lúcifer” se refere a “estrela da manhã” e tal termo é aplicado ao Cristo. Isso seria usar passagens isoladas e descontextualizadas para cometer uma distorção absurda

    Curtir

  • Saga  On 17 out 2013 at 5:19

    “flavio Em 16 de outubro de 2013 às 22:02
    De novo o mesmo texto! o que foi abolido foi o velho testamento! […] só lembrando que não estou falando dos livros, estou falando de testamento”

    Bem, o que o povo chama de Velho Testamento são livros.
    Mas vamos lá, os antigos judeus no “AT” e os cristãos no “NT” falam de Lei, essa “Lei” significa tanto o livro que Moisés escreveu, como a Aliança com Moisés ao pé do monte que esse livro representa, essa aliança é formada de inúmeros mandados, mandados esses que foram dados por Deus, por isso ela é chamada de Lei de Deus.

    Flávio disse: “o homossexualismo, não esta diretamente, o não adulteraras por exemplo existe muitas formas de adultério, o homossexualismo é uma união adulterada”

    O homossexualismo não é adultério, a não ser que envolva pessoas casadas, o homossexualismo não faz parte dos 10 Mandamentos. Adultério é quando uma pessoa casada faz sexo com outra que não é seu conjugue. Já dois homossexuais solteiros fazendo sexo entre si, NÂO É e NUNCA FOI adultério.

    Flávio, você tá inventando muita coisa, agora tu inventou que homossexualismo está incluído nos 10 mandamentos. Depois você quer que a gente concorde com você! Você solta disparates desse tipo e quer que a gente fique quieto…. os 10 Mandamentos não falam de homossexualismo, você sabe disso, então tem de ficar quietinho e concorda que não faz e não inventar que homossexualismo é adultério…trocando o próprio conceito da palavra “adultério”….

    “flavio Em 16 de outubro de 2013 às 21:20 Marcelo sua bíblia é diferente da minha, onde você viu sinagoga de judeu em atos 16:13? ou você não leu referencia? e leia o contexto por favor”

    Já fiz isso. Ele se enganou ao citar sinagoga nessa passagem sobre Filipos, mas ele está certo em dizer que o que estavam ali eram judeus e os missionários foram pregar lá.

    “2 Coríntios 3:7-11: Além disso, se O CÓDIGO que administra a morte e que foi GRAVADO COM LETRAS EM PEDRAS veio a existir em glória […] HAVIA DE SER ELIMINADO foi introduzido com glória”

    Sim Jeosadá, Aquilo citado no Verso 11, que foi introduzido com glória é o próprio código gravado com letras em pedras que veio a existir em glória do Verso 7
    ( “Introduzir” e “Vir a Existir” são sinônimos, “vir a existir em glória” e “ser introduzido em glória”, ambos se referem a ter uma origem gloriosa, palavras que remetem a estreia de algo, ali no monte o “aquilo” veio a existir, o código escrito foi introduzido. )

    E o código escrito em pedras só pode falar das tábuas da lei. Existiu outro?

    Flávio: “o que foi abolido foi o velho testamento! não esta falando que a lei escrita em pedras foi abolida!”

    O texto fala assim: “O CÓDIGO que administra a morte e que foi GRAVADO COM LETRAS EM PEDRAS […] HAVIA DE SER ELIMINADO”, não existe nenhum motivo para achar que o “AQUILO…introduzido com glória” não é o mesmo que o código de que Paulo vem falando por vários versículos, isso seria mudar de assunto, ele falava que o código veio com glória, aí derrepente fala daquilo que tem glória e esse aquilo com glória não é justamente o que acabou de citar que tinha glória??? Pois é….

    Curtir

  • Saga  On 17 out 2013 at 5:21

    Então pedi por gentileza que me mostrassem:

    [1] onde a Escritura diz que a Lei de Moisés não era a Lei de Jeová
    e
    [2] Onde que se diz que apenas as 10 Palavras eram Lei de Deus (sendo o resto lei de homem) ?

    Curtir

  • Saga  On 17 out 2013 at 21:09

    Marcelo e Jeosadá,
    Um comentário em apêndice sobre a profecia de Jesus

    *** w70 15/7 pp. 429-430 par. 20 Prefigurada a vindoura “grande tribulação” ***
    20 Jesus mencionou aqui definitivamente a província da Judéia. Deu instruções aos seus discípulos para que fugissem dela, coisa que necessariamente incluiria fugir de Jerusalém, cidade santa dos judeus. Era na judéia que se aplicava a lei do sábado, tornando difícil para as pessoas viajarem grandes distâncias ou carregarem fardos, e também se fechavam os portões das cidades muradas, mesmo aos que se iam refugiar ali. Quanto mas difícil seria para mulheres judaicas grávidas, ou que amamentassem seus bebês, apressar-se andando a pé! Também o inverno, com o mau tempo, tornaria a fuga difícil, não só para tais mulheres, mas também para todos os outros em fuga. Quando observassem os indícios preditos por Jesus, todos deviam fugir, de eirado em eirado, se necessário, e dos campos fora da cidade. Saiam todos da Judéia, sem demora!

    Como eu pensei, ao analisar o contexto histórico, confirmamos que as imposições legais dificultariam bastante uma fuga (pra não dizer que INVIABILIZARIAM totalmente), assim como também faria o inverno ou gravidez, então a aplicação para a futura grande tribulação é que ela não aconteça numa ocasião desvantajosa e de difícil percurso. Sair correndo com muito peso para outra província seria inviável, o mais provável seria que os fugitivos fossem detidos por estarem quebrando a lei, esta permitia o deslocamento de no máximo 890 metros, o que com certeza não seria suficiente pra que todos fugissem da cidade, e mesmo que conseguissem as muralhas estariam fechadas, para que ninguém entre ou saia!! (Numa aplicação moderna, se entendermos a Jerusalém como a Cristandade, então as pessoas tem de aproveitar a ocasião apropriada para sair delas, né…)

    Curtir

    • Marcelo  On 17 out 2013 at 22:07

      Saga

      Exatamente. Na verdade esta conclusão é bastante óbvia. É só o sujeito não se emocionar ao ler a palavra SÁBADO e pensar um pouco que se chega a esta conclusão.

      É o que eu quis expressar neste comentário: #comment-4535

      Curtir

  • flavio  On 19 out 2013 at 22:14

    Jeosadá você precisa fazer aquela oração do salmo 119.
    você cita uma parte do texto porque você não leu o capitulo todo? é tão pequeno, leia o contexto, permita que a bíblia te ensine.
    não vou expor opinião própria; vou apenas fazer uma pergunta e expor os versos dentro do seu contexto,
    eu disse que o velho testamento foi abolido;verso 14 do mesmo capitulo,

    onde esta a lei gravada em pedras? verso 3 do mesmo capitulo
    .
    o que era transitório?verso 7 do mesmo capitulo

    onde era colocado o véu para que os filhos de Israel não olhassem para o fim daquilo que era transitório, na face de Moisés ou nas tábuas da lei? verso 13 do mesmo capitulo

    onde esta escrito que a lei gravada em pedras não precisa ser observada? em nenhum verso.
    pare um pouco leia os textos com bastante calma, 2 Co3:1-18.
    a palavra de Deus é maravilhosa ela se auto interpreta

    Curtir

    • Jeosadá  On 20 out 2013 at 1:41

      Então só pra ratificar Flavio, responda uma pergunta só pra gente aqui entender melhor essa tua afirmação.

      Baseado em 2 Coríntios 3:11 -> “O que é que foi introduzido com glória e havia de ser eliminado?”

      [O 7 diz que ‘o código gravado com letras em pedras’ foi introduzido ‘com glória’…]

      Da uma olhadinha com calma no 7 que você vai ver a resposta…

      Curtir

    • Jeosadá  On 20 out 2013 at 1:55

      E outra Flávio, fomos exonerados dos Dez Mandamentos Sim!!!

      Veja como é fácil quando você deixa a Bíblia interpretar ela mesma:

      Romanos 7:6 -> “Fomos exonerados da Lei…”

      O que dizia a LEI?

      Romanos 7:7 -> “A Lei… dissesse: “Não deves cobiçar””.

      E advinha onde estava o Mandamento “Não deves cobiçar?”

      Nas Tabuas dos Dez Mandamentos -> Êxodo 20:17

      Então os Dez Mandamentos estão incluídos no termo ‘LEI’?

      SIM!!!

      Então os Dez Mandamentos foram abolidos?

      SIM!!!

      Pois eles (10 mandamentos) faziam parte da Lei (7), e a Lei foi abolida (6)!

      E só ler Romanos 7:6,7!!!

      Só não enxerga quem não quer ver!!!

      Deixe Jeová abrir seus olhos Flávio!!! ->>>>>> Salmo 146:8

      Curtir

    • Marcelo  On 20 out 2013 at 12:48

      Paulo disse VÒS sois carta escrita não com tinta. E depois disto, ele diz:

      “ALÉM disso, se o código que administra a morte+ e que foi gravado* com letras em PEDRAS” – v 7

      Tu disse:

      “pare um pouco leia os textos com bastante calma, 2 Co3:1-18.
      a palavra de Deus é maravilhosa ela se auto interpreta”

      Digo o mesmo pra ti, e digo o mesmo que Josafá:

      “Deixe Jeová abrir seus olhos Flávio!!!”

      Afinal, tu não tá querendo entender o que as escrituras dizem, recorrendo até mesmo a palavra TINTA, fora de contexto, para tentar se convencer de que o que foi exonerado era escrito no Livro, ou seja na “outra lei”.

      Além disto Flávio, estou muito interessado no teu ponto de vista sobre o que escrevi “Em 15 de outubro de 2013 às 23:52”. E outras perguntas ficaram ser resposta.

      Curtir

    • Queruvim  On 20 out 2013 at 15:49

      Não é permitido postar dezenas de perguntas a fim de abarrotar aquele que ve seu comment, com uma dificuldade de responder várias questões ao mesmo tempo. Ademais não é permitido fazer flooding Anti TJ aqui nesta página.(Como foi o caso do ultimo post do “Flávio” que não foi postado por fazer exatamente isso.) Sabe por que não será postado este tipo de comment? Pois Paulo orienta aos verdadeiros cristãos que evitem certos tipos de pessoas. Rom 16:17. Os que evidenciam uma agenda de OPOSIÇÃO não serão bem vindos aqui na página.Espero que entendam. Todos, inclusive o Flávio, está convidado a postar, mas procure ter consideração. Somos todos insignificantes diante de Jeová Deus e precisamos de sua misericórdia e amor. Por isso é assim que devemos agir com os outros. Avaliemos então o que estamos fazendo. Por exemplo, ao postar, será que estou sendo coerente e justo? Se estivéssemos num tribunal, sob juramento, falaríamos da mesma forma como falamos aqui nos comments? Procurem sempre se certificar que o que posta não é baseado em falsidade e ódio, e não na verdade. SE formos sinceros faremos perguntas sinceras e não um post cheio de afirmações enganosas em forma de perguntas capciosas e caluniosas. Não vou permitir isso aqui nesta página. Se houver uma pergunta que acha que é pertinente, que a faça mas com uma atitude correta. Se começar a brincar de “discutir com uma Testemunha de Jeová” aqui nesta página, desculpe mas terei que banir. Isso impossibilitará a pessoa de logar aqui. Espero que entendam. Não pensem que estou usando esta “política” apenas para os não TJ, de forma alguma, estou sendo imparcial e observador em todos os posts. Caso alguém poste falsidades descaradas e insultos, não será permitido. Foi o que aconteceu a alguns dias, quando um defensor da verdade da Bíblia aqui, insultou por meio de seu comment e eu tive que deletar o que postou.

      Curtir

      • flavio  On 21 out 2013 at 20:59

        Tudo bem, já sei o motivo disso! mim chamaram de besta, e eu que estou errado, eu não ofendi ninguém, até porque, creio que tenho o Espírito santo santo de Deus, de vez quando Jesus respondia perguntas com outras perguntas, foi o que fiz, e até agora não avaliaram a minha resposta ao desafio que foi lançado, procuro ao máximo não expor opinião própria nas minhas respostas deixo a bíblia falar, sei que é difícil não comentar alguma coisa, entrei aqui por acaso, mas nada é por acaso, pois todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, já orei por vocês para que Deus abra os seus olhos, prometo nunca mais entrar aqui, mas não precisa ter medo da verdade.
        Deus fez três coisas no sábado: descansou, abençoou, santificou e todo bom filho segue o exemplo do pai. FUI!!!!

        Curtir

        • Queruvim  On 21 out 2013 at 21:28

          Flávio sabe, vou dar minha opinião. Você acredita que está com o espírito de Deus certo? Ja avaliou as várias perguntas que escreveu no ultimo post? Eu decidí não publicar pq vc mente demais! Em primeiro lugar fez uma coletânia de perguntas(quase 10) atacando as TJ sem sequer ter nada que ver com o tema desta página. Acha que isso é coisa de Deus? Uma delas foi esta:

          Até quando a Torre de Vigia irá dizer que não coloca o nome do responsável pela Edição da Versão do Novo Mundo das Escrituras porque não quer dar crédito ao homem, em vez de falar a verdade que nenhum dos que fizeram a tradução eram peritos em lingua antigua, aliás, em nenhuma lingua, como já foi provado pela Suprema Corte dos EUA?

          Que Corte vc se refere? Alguém foi julgado por causa do assunto de conhecimento dos idiomas originais? Na verdade vc fala tanto engano e nem sabe que está caluniando pessoas sem saber. Eu gostaria muito que me apresentasse este caso “na Suprema corte dos EUA”! Nunca existiu nada disso. Você mente aqui.Mente ao acusar as TJ de algo que teria acontecido em um julgamento nos Estados Unidos. Mente ao dizer que as TJ não possuiam nenhum perito em idiomas. Acha que o espírito de Deus está com alguém que mente assim?

          A TNM foi publicada nos anos 50 e muitas décadas antes disso, a Sentinela e Despertai bem como um número infindável de livros e folhetos eram publicados por editores anônimos. Justamente para se evitar destaque pessoal. Seus ataques
          flávio,
          são bem parecidos com os opositores dos verdadeiros cristãos lá no primeiro século. O próprio Jesus foi citado por oponentes religiosos como sendo alguém “que não estudou em escolas” rabínicas de instrução. Portanto, os judeus ficaram admirados, dizendo: ‘Como é que este homem tem conhecimento de letras, sendo que não estudou nas escolas?’ Jesus, por sua vez, respondeu-lhes e disse: ‘O que eu ensino não é meu, mas pertence aquele que me enviou. Se alguém desejar fazer a Sua vontade, saberá a respeito do ensino se é de Deus ou se falo de minha própria iniciativa. Quem fala de sua própria iniciativa está buscando a sua própria glória; mas, quem busca a glória daquele que o enviou, este é verdadeiro, e não há nele injustiça.’” — João 7:14-18. Escrevi um artigo a respeito deste golpe baixo de tentar ridicularizar as TJ em imitação dos inimigos de Cristo no primeiro século, assim como vc Flavio, faz no dia de hoje.

          É interessante que um dos tradutores mencionados pelos opositores da TNM, como sendo parte da Comissão de Tradução era ninguém menos que o irmão George Gangas que nasceu na região da Nova Éfeso. Ele vivia na Grécia. George Gangas foi designado membro do Corpo Governante das Testemunhas de Jeová em 15 de Outubro de 1971. Em 1985, realizou-se na Grécia um dos Congressos Internacionais daquele ano. E ele discursava em grego para os Congressistas. Faleceu com 98 anos sendo que 66 desses como dedicado exclusivamente a pregação da palavra de Deus e ao serviço de tradução na sede mundial.

          A WATCHTOWER é citada como uma TITÂN no campo de tradução.

          “Nenhum perito em lingua grega”? CHARLES FRANCIS POTTER: “a Tradução do Novo Mundo das Escrituras Gregas Cristâs…os tradutores anônimos certamente verteram a partir dos textos dos melhores manuscritos com habilidade Erudita e exatidão.” (The Faith Men Live By, 1954, Page 239)

          ROBERT M. MCCOY: “A Tradução do Novo Testamento é evidencia da presença no movimento de eruditos qualificados a lidar de modo inteligente com muitos problemas da tradução bíblica.” (The Andover Newton Quarterly, January 1963, Vol. 3, #3, Page 31)

          O MEPS é um sitema de tradução MULTILIGUE único desenvolvido pelas TJ que ninguém no planeta possui igual. É idealizado e projetado pelas Testemunhas de Jeová. Suas acusações em forma de pergunta já foram respondidas neste artigo.

          NÃO EXISTE um site de tradução multilíngue que chega perto do site OFICIAL DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ. Dá uma olhada lá e veja em quantos idiomas o site está! Todo este serviço de tradução é feito a quase 100 anos! Muito antes do PC ser nosso aliado.

          Tradução do Novo Mundo impressiona erudito em grego clássico.

          Imagine em apenas uma pergunta você imita a Satanás tão bem, e incorpora o espírito do engano e da mentira, e vc acha que é o “espírito santo”! Ah, mas oras bolas, nos poupe de suas tolices! Vê se não aparece aqui mais nesta página a fim de postar lixo. A menos que se arrependa, não é mais bem vindo aqui!

          Provérbios 11:9, João 8:44,45

          Curtir

    • Jeosadá  On 20 out 2013 at 23:26

      Flávio, veja só:

      Existem quatro Elementos citados em 2 Coríntios 3 que seriam eliminados:

      1 – Véu (13 -> “não fazemos como Moisés [fazia], pondo um véu sobre o seu rosto, para que os filhos de Israel não fitassem atentamente os olhos no fim daquilo que havia de ser eliminado”.)

      2 – Glória (7 -> “glória que havia de ser eliminada”.)

      3 – Antigo Pacto (Velho Testamento) (14 -> “leitura do antigo pacto, porque é eliminado por meio de Cristo”)

      4 – Código Escrito com Letras em Pedras (10 Mandamentos) (7 -> “o código que administra a morte e que foi gravado com letras em pedras veio a existir em glória”; 11 -> “aquilo que havia de ser eliminado foi introduzido com glória”)

      Tais Elementos seriam substituídos por algo melhor:

      1 – ”Véu” por “Rosto Desvelado” (16 -> “Mas, quando há um retorno a Jeová, é retirado o véu”; 18 -> ”E todos nós, ao passo que com rostos desvelados refletimos como espelhos a glória de Jeová”.)

      2 – “Glória no rosto de Moisés” “Glória no rosto dos servos de Jeová” (18 -> “somos transformados na mesma imagem, de glória em glória, exatamente como feito por Jeová, [o] Espírito”.)

      3 – “Antigo Pacto” por “Novo Pacto” (6 -> “deveras nos habilitou adequadamente para sermos ministros dum novo pacto”.)

      4 – “Código Escrito com Letras em Pedras (10 Mandamentos)” por “Novo Pacto” (6 -> “Deus, quem deveras nos habilitou adequadamente para sermos ministros dum novo pacto, não dum código escrito, mas de espírito; pois o código escrito condena à morte, mas o espírito vivifica”; 7 -> “Além disso, se o código que administra a morte e que foi gravado com letras em pedras veio a existir em glória”.)

      Por isso Flávio, sejamos Ministros do Novo Pacto, e não do Código Gravado com Letras em Pedras!

      [OBS.: Pessoal, já esta mais que CLARO que os Dez Mandamentos foram abolidos. Se uma pessoa tiver mente aberta e for sincera, é só ler 2 Coríntios 3 que ela perceberá isso sem nenhuma dificuldade. Já está na hora de por fim a esse Debate!

      Isso tá parecendo com Atos 28:26-27 -> “Ouvindo ouvireis, mas de modo algum entendereis; e, olhando olhareis, mas de modo algum vereis. Pois o coração deste povo tem ficado embotado e com os seus ouvidos têm ouvido sem reação, e eles têm fechado os olhos; para que nunca vissem com os olhos, nem ouvissem com os ouvidos, nem entendessem com o coração e se voltassem, e eu os sarasse.”]

      Curtir

  • Saga  On 20 out 2013 at 4:01

    Se for caso sugiro um debate sobre isso.
    Ao contrário do que os trinitários fazem nas paginas que envolvem a Trindade, não vi ofensas e xingamentos aqui. (Afinal os crentes trinitários perdem as estribeiras rapidinho ao ver que as tentativas deles não tão colando.)

    Curtir

  • Marcelo  On 28 out 2013 at 20:43

    Também sabemos que ela não é feita para os justos, mas para os transgressores e insubordinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreverentes, para os que matam pai e mãe, para os homicidas
    1 Timóteo 1:9

    Me deparei com este texto na leitura semanal. Que lei será esta? Moral? Cerimonial?

    Curtir

  • eberty  On 26 fev 2014 at 1:09

    Meu querido amigo marcelo em 1 Timóteo 1:9 se refere a lei moral pois em romanos capitulo 7:12 diz que a ” a lei é santa; e o mandamento, santo, e justo, e bom. Meu querido amigo saga vemos uma diferença em Efésios 2:15 vemos que a lei abolida foi ”a lei dos mandamentos na forma de ordenanças” .. em Colossenses 2:14 confirmamos isso claramente, pois diz assim: ” Tendo cancelado o escrito de divida, que era contra nós e que constava de ordenanças” … Êxodo 24:3 algumas versoes diz estatutos o mesmo que ordenanças, verso 7 diz que moises leu ”o livro” moises escreveu as ordenanças em um livro, a continuaçao fala sobre as leis serimonias, de acordo com o que se estuda na Bíblia há 4 leis: lei moral ( Exo 20.. 10 mandamentos), lei cerimonial (Leviticos 1-4 …lei que consiste em sacrificios e cerimonias que apontavam para a morte de Cristo na cruz..), lei de saúde (Leviticos 11.. para felicidade e bem-estar do ser humano) e leis civis (Êxo 21-22 … leis de proteçao para reger a naçao de Israel). Entao sim a meu amigo a diferença entre as leis os 10 mandamentos revelam o carater de Deus, outros 2 que sao o civide saúde sao para reger nossa naçao e para bem-estar do ser humano e por ultimo a serimonial apontavam para morte de Cristo na cruz, essa lei é a que passou pois Cristo ja morreu na cruz e ”cancelou esse escrito de divida, que era contra nós e que constava de ordenanças” Cl 2:14 …

    Curtir

    • Saga  On 27 fev 2014 at 0:56

      Eberty, vi que falou meu nome

      “eberty Em 26 de fevereiro de 2014 às 1:09
      Meu querido amigo marcelo em 1 Timóteo 1:9 se refere a lei moral pois em romanos capitulo 7:12 diz que a ” a lei é santa; e o mandamento, santo, e justo, e bom.”

      Mas é óbvio, e quem foi que disse que a lei é impura e os seus mandamentos, profanos, injustos e ruins?

      “Meu querido amigo saga vemos uma diferença em Efésios 2:15 vemos que a lei abolida foi ”a lei dos mandamentos na forma de ordenanças” .. em Colossenses 2:14 confirmamos isso claramente, pois diz assim: ” Tendo cancelado o escrito de divida, que era contra nós e que constava de ordenanças” … Êxodo 24:3 algumas versoes diz estatutos o mesmo que ordenanças“

      Isso não tem relevância, “estatutos”, “mandamentos”, “ordenanças”, quem dá tanta importância a estes termos são justamente os adventistas. Tanto faz eu dizer que a Lei tinha 600 mandamentos, ou que tinha 600 ordenanças ou ainda que tinha 600 mandamentos em formas de ordenanças. Tempestade em copo de água.

      “, verso 7 diz que moises leu ”o livro” moises escreveu as ordenanças em um livro, a continuaçao fala sobre as leis serimonias, de acordo com o que se estuda na Bíblia há 4 leis”

      Sei.
      Podemos subdividir a Lei em quantos itens quisermos, isso não vai resolver a questão.

      “Entao sim a meu amigo a diferença entre as leis os 10 mandamentos”

      Por que?

      “outros 2 que sao o civide saúde sao para reger nossa naçao e para bem-estar do ser humano e por ultimo a serimonial apontavam para morte de Cristo na cruz”

      Estes termos são extrabíblicos, “a lei civil”, ” a lei cerimonial”, “a lei moral”, “a lei de saúde”, tudo termos criados por homens.

      “essa lei é a que passou”

      Por que? Tá escrito que foi essa?

      “que era contra nós e que constava de ordenanças” Cl 2:14”

      Tadinha da palavra “ordenança”, foi vilanizada.

      Curtir

      • Saga  On 27 fev 2014 at 1:10

        Significado de Lei
        s.f. Regra necessária ou obrigatória: submeter-se a uma lei.
        Ato de autoridade soberana, que regula, ordena, autoriza ou veda: promulgar uma lei. Conjunto desses atos: a ninguém é lícito ignorar a lei.

        Sinônimo de lei: mandamento, norma, preceito e regra

        Significado de Ordenança
        s.f. Ordem; lei; regulamento

        Significado de Ordem
        s.f. Regras, leis, estruturas que constituem uma sociedade.
        Mando, comando.

        Significado de Mandamento
        s.m. Ação ou efeito de mandar.
        Ordem, mandado.

        Sinônimo de mandamento: lei, norma, preceito e regra

        Significado de Regulamento
        s.m. Ato ou efeito de regular. Estatuto, instrução que prescreve o que se deve fazer: regulamento de polícia. Conjunto de regras para qualquer instituição ou corpo coletivo. Conjunto de disposições governamentais que contém normas para execução de uma lei, decreto etc

        Significado de Estatuto
        s.m. Lei orgânica ou regulamento de um Estado, uma associação etc.: o estatuto dos funcionários públicos.

        Sinônimo de estatuto: regime

        Significado de Regime
        s.m. Regra que estabelece a maneira de viver, especialmente no que concerne à alimentação e bebidas: fazer regime, seguir um regime.
        Conjunto de leis referentes a um assunto particular: o regime da segurança social. Sistema político de uma nação: regime constitucional.

        Sinônimo de regime: estatuto

        A confusão que os nossos amigos legalistas fazem em cima destes termos chega a ser engraçado, não existe nada de muito diferente em ordenança, lei ou mandamento, são palavras que se referem a regras ou ordens que devem ser cumpridas, e podem ser usadas intercambiavelmente, igual eles usam Deus, Senhor e Criador…..

        Curtir

  • Marcelo  On 26 fev 2014 at 11:20

    Caro Eberty

    Obrigado pela resposta. Mas honestamente esta conclusão, a saber, de uma distinção entres as leis, não me parece refletir a realidade da bíblia, mas sim o desejo de enxergar tal divisão nas escrituras. Veja abaixo (são perguntas para reflexão, não é pra te “colocar na parede” com uma monte de perguntas).

    LM = Lei Mora
    LC = Lei Cerimonial

    Se os Judeus entendiam que eram de fato 4 as leis, porque falam em “Torah” que significa “Lei”?
    E por que diziam os judeus que eles tinham UMA lei, se eles tinham duas ou mais? – João 19:7
    Como pode ser “VERSADO” na lei que inclue o sábado semanal, se eles são apenas 10? Será que é tão difícil se tornar versado em apenas 10 mandamentos? – Lucas 14:1-6
    Se as leis das tabuas eram tão destacadas, eternas e importantes para toda a humanidade, como pode ela não ter sido citada por Jesus?
    (3 ocorrências apenas no NT, a saber em 2 Cor 3:3; Heb 9:4)
    Por que ao falar das coisas “que foram ditas” aos tempos antigos, Jesus não fez distinção de LM e LC?

    Se existe diferença entre LM e LC, porque nunca vemos sentenças como:

    Não penseis que vim destruir a LM (ou 10M) ou os profetas… Mat 5:17

    Afastai-vos de mim, vós obreiros do que é contra a LM… Mat 7:23 (Afinal, a LM é o que diferenciaria os verdadeiros cristãos)

    Ou, não lestes na Lei [MORAL] que os sacerdotes no templo, nos sábados, não tratam o sábado como sagrado e permanecem sem culpa? – Mat 12:5

    O Filho do homem enviará os seus anjos, e estes reunirão … os que fazem o que é contra a Lei Moral, e lançá-los-ão na fornalha ardente – Mat 13:41, 42
    E um deles, versado na Lei [MORAL], perguntou para prová-lo: “Instrutor, qual é o maior mandamento na Lei CERIMONIAL?” … Destes, dependem toda a LEI MORA e os profetas – Mat 22:35-40 *

    Ai de vós… erstais cheios de hipocresia e do que é contra a Lei Mora – Mat 23:27,28
    e, por causa do aumento do que é contra a LEI MORAL, o amor da maioria se esfriará – Mat 24:12

    Completando-se também os dias para a purificação deles, segundo a lei CERIMONIAL de Moisés, … assim como está escrito na LEI CERIMONIAL de Jeová: “Todo macho…” – Lucas 2:22-24
    Tendo assim executado todas as coisas segundo a lei CERIMONIAL de Jeová… Lucas 2:39

    Por meio disto saberão que sois meus discípulo, se GUARDAREM OS 10 MANDAMENTOS, não SÓ 9… – João 13:35

    Lei CERIMONIAL e os Profetas [existiram] até João – Lucas 16:16

    Se um homem recebe a circuncisão num sábado, a fim de que a lei CERIMONIAL de Moisés não seja violada…

    Curtir

    • nicinho  On 27 fev 2014 at 17:32

      Ou então marcelo

      E um deles, versado na Lei [MORAL], perguntou para prová-lo: “Instrutor, qual é o maior mandamento na Lei MORAL?”
      Disse-lhe: “‘Tens de GUARDAR O SABADO de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua mente.’ Este é o maior e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é A LEI CERIMONIAL[lev19:18] QUE DIZ : ‘Tens de amar o teu próximo como a ti mesmo
      … Destes,[guarda do sabado e lei cerimonial] dependem toda a LEI MORAL e os profetas – Mat 22:35-40

      Curtir

      • Marcelo  On 28 fev 2014 at 9:17

        Exato nicinho.

        Jesus teria nos poupado de tantas dúvidas se ele fosse assim específico. Talvez ele pudesse pelo menos ter usado uma ilustração pra ensinar a guarda do sábado, já que ele sem pre falava em ilustrações…

        Curtir

  • T E O L O G A N D O  On 11 ago 2016 at 22:20

    S A B E
    PORQUE CRISTO NAO VOLTOU AINDA???
    PORQUE AO INVES DE PREGAR AS BOAS NOVAS AO SEU PROXIMO ESTAO DISCUTINDO PONTOS DE VISTA DOUTRINAS,CADA QUAL VAI SER JULGADO COM BASE NA LUZ AO QUAL OBTIVERAM.

    Curtir

  • Defensor Da Verdade!  On 12 ago 2016 at 23:14

    T E O L O G A N D O Disse:
    “…PORQUE AO INVES DE PREGAR AS BOAS NOVAS AO SEU PROXIMO ESTAO DISCUTINDO PONTOS DE VISTA DOUTRINAS…”

    Ué! não entendi… e pregar as boas novas não está envolvido resolver questões doutrinárias? contradição essa afirmação aii!

    Curtir

Comments in english allowed! Não serão permitidos comentários de opositores ou pessoas que querem debates sem fim. EVITE FUGIR DO TEMA DA PÁGINA OU FAZER flooding de informações. Isso é coisa de gente desonesta e que quer confundir. Discordar não é problema, mas fazer oposição com zombaria desrespeito e trollagem não são aceitos nesta página. Ao postar nesta página você estará concordando com isso! Não é permitido a participação de APÓSTATAS nos comentários desta página. Em outras palavras, críticas e discordâncias são aceitas e até mesmo postadas, mas não “espírito de oposição”. Isto se dá em vista do claro mandamento bíblico para que “os eviteis” Romanos 16:17. Outra coisa...tenho recebido comentários feitos com erros graves em quase toda linha e frase. NÃO POSTAREI. Tenha respeito por assuntos bíblicos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s