Doutrina da Trindade – uma análise sob o crivo bíblico



 

Acesse os links abaixo para iniciar o estudo!

Anúncios
Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentários

  • TJ FELIZ  On 14 de abril de 2013 at 4:28

    Cara, acredita que eu pensava que essa doutrina era verdadeira? Depoi que conheci as testemunhas de Jeová que eu abri os olhos e vi que a bíblia não apóia essa doutrina.

    Curtir

  • Julio  On 14 de abril de 2013 at 12:31

    Parabéns! Foi a melhor matéria a respeito da trindade que eu li em toda minha vida.

    Curtir

  • TNM  On 2 de maio de 2013 at 16:08

    Queruvim eu queria que você me ajudasse a refutar um argumento que usam pra dizer que o espírito santo é uma pessoa em Atos 8:29 que fala que o espírito santo falou com Filipe, como se fosse uma pessoa.

    Curtir

  • queruvim  On 2 de maio de 2013 at 22:39

    Leia o contexto com atenção.

    “No entanto, o anjo de Jeová falou a Filipe, dizendo: “Levanta-te e vai para o sul, à estrada que desce de Jerusalém para Gaza.” (Esta é a estrada do deserto.)27Em vista disso, levantou-se e foi, e eis um eunuco etíope, homem de poder sob Candace, rainha dos etíopes, que estava sobre todo o tesouro dela. Tinha ido a Jerusalém para adorar,28mas regressava e estava sentado no seu carro, e lia em voz alta o profeta Isaías.29De modo que o espírito disse a Filipe: “Aproxima-te e junta-te a este carro.”

    O texto não diz que foi “O Espírito Santo” mas “o espírito” se referindo ao anjo de Jeová mencionado antes. A palavra anjo está sem artigo indicando que era “um anjo” de Jeová dentre os milhares deles. De fato a Bíblia diz sobre estes santos anjos:

    “Não são todos eles espíritos para serviço público, enviados para ministrar aos que hão de herdar a salvação?” Hebreus 1:14

    Aproveito para pedir que pelo amor de Deus não entre nas páginas de APÓSTATAS. São mentirosos e extremamente dissimulados. Não cliquem em seus links pois está escrito que “Pela boca é que o apóstata arruína seu próximo”, disse o rei de Israel, “mas é pelo conhecimento que os justos são socorridos”. (Provérbios 11:9)

    Curtir

  • Rubens  On 16 de junho de 2013 at 13:17

    Quanta falta de compromisso com as Escrituras!
    O termo anjo (ἄγγελος – ángelos) não tem nada a ver com o termo Espírito (πνεῦμα – pneúma).

    Se o Espírito não é uma pessoa como explicar Efésios 4:30: “E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.

    Como pode ser entristecido?

    Francamente!!!

    Não vai adiantar ficar procurando argumentos contra os outrossss…. procure examinar nas Escrituras o que ela diz. (Atos 17:11).

    Sola Scriptura

    Curtir

  • queruvim  On 16 de junho de 2013 at 23:56

    Prezado leitor Rubens:

    Sua declaração de que o “termo “anjo” em grego não tem nada haver com espírito” contradiz Hebreus 1:14. Eles são espíritos. E este é o espírito que falou como podemos ver no contexto imediato. Depois alguns acusam as TJ de descontextualizar!

    Descrevendo a reação de Moisés à persistente obstinação dos israelitas, o Salmo 106:33 diz: “Amarguraram-lhe o espírito.” A Versão Almeida verte assim o texto: “Irritaram o seu espírito.” (Al) A respeito do Rei Acabe, de Israel, foi dito: “Por que está triste o teu espírito . . . ?” (1 Reis 21:5) Nesta acepção, “espírito” significa a força íntima “que induz a pessoa a demonstrar certa atitude, disposição ou emoção, ou a tomar certa ação ou adotar certo proceder”. Essa força, evidentemente, não é uma pessoa, mas emana de uma pessoa. Por isso, atribui-se a ela os sentimentos da pessoa da qual tal força emana. Uma vez que o espírito santo emana de Deus, que é a sua fonte, a Bíblia atribui a esse espírito os sentimentos do próprio Deus.FONTE>>>>

    Personificação prova personalidade?

    Em Tiago 3:14 encontramos a seguinte expressão: “Não mintais contra a verdade” Concluiremos que a verdade é alguém ? OApologista da verdade que é comentarista Bíblico escreveu:

    “Neste respeito, podemos citar a personificação do amor feita pelo apóstolo Paulo, em 1 Coríntios 13:4-7. Observe quantas atribuições pessoais são feitas a essa qualidade:

    (1) é longânime
    (2) benigno
    (3) não é ciumento
    (4) não se gaba
    (5) não se enfuna
    (6) não se comporta indecentemente
    (7) não procura os seus próprios interesses
    (8) não fica encolerizado
    (9) não leva em conta o dano
    (10) não se alegra com a injustiça, mas alegra-se com a verdade
    (11) suporta todas as coisas
    (12) acredita todas as coisas
    (13) espera todas as coisas
    (14) persevera em todas as coisas

    Se ninguém soubesse hoje o significado da palavra grega para “amor” – agápe – mas fosse possível entender o restante do texto, todos concluiriam que agápe é uma pessoa. Contudo, não há nenhuma controvérsia sobre essa passagem, uma vez que se entende claramente que Paulo usou um recurso literário – a prosopopeia”. http://oapologistadaverdade.blogspot.com.br/2012/09/estudo-sobre-pneumatologia-parte-5-o.html

    Curtir

  • Rubens  On 17 de junho de 2013 at 20:27

    Então queruvin, de acordo com sua hermeneutica, quando Bíblia diz:
    Não entristeçais o Espírito de Deus, na verdade quer dizer:
    Não entristeçais a alma de Deus?

    Curtir

  • queruvim  On 17 de junho de 2013 at 20:38

    Sim. Embora eu não tenha usado a palavra “alma” referindo-se a este assunto. Mas como sabemos uma ação que entristece a Deus, sua pessoa, fatalmente é considerado nas escrituras como uma ação que “entristece seu espírito” ou sua poderosa e irresistível força ativa.

    Mas em parte alguma, poderíamos provar por meio de gramática ou outro meio, que o espírito santo é alguém. Por quê? Por que a Bíblia ensina que o espírito santo é a poderosa força ativa de Deus ou seu poder irresistível em operação. Tanto é que lemos que Deus tirou um pouco deste espírito de Moisés, e o distribuiu sobre outros 70 homens ou Anciãos no antigo Israel.A Bíblia diz que Deus “derramou” este espírito sobre 120 discípulos de Jesus Cristo reunidos numa sala de sobrado.

    Lemos também que Deus prometeu fazer este mesmo espírito “borbulhar” para seus servos fiéis. Proverbios 1:23. Hebreus 2:4 diz que Deus dá “distribuições de espírito santo”.

    João batista disse que os cristãos seriam “batizados” (que significa mergulhados) em espírito santo. Assim como a água mergulha ou batiza, e sabemos que a agua não é alguém, o espírito também mergulha ou envolve pessoas.Em pentecostes os cristãos ficaram “cheios de espírito santo”. Como poderia este ser alguém se eles ficaram “cheios” dele? Portanto, este jamais teria o apoio gramatical de que é alguém.

    Alguém não pode ser derramado nem distribuido.

    Alguns argumentam que o espírito santo é alguém visto que podemos “mentir contra ele”. Contudo a Bíblia também diz que não devemos mentir “contra a verdade” (Tiago 3:14), e sabemos que a verdade não é uma pessoa, tampouco o espírito santo é uma pessoa. Os poucos textos que personificam o espírito santo precisam ser confrontados não com a tradição trinitária, mas com os demais textos que, em sua grande maioria, mostram que este mesmíssimo espírito é algo.

    Curtir

  • Dioclecio  On 24 de setembro de 2013 at 18:13

    Cara te admiro muito entra por favor em contato comigo pelo meu email

    Curtir

  • ANTONIO MUNIZ  On 9 de novembro de 2013 at 11:43

    TÁ MAIS DO QUE PROVADO, QUE A DOUTRINA DA TRINDADE É FALSA! OS TRINITARISTAS MESMO TORCENDO AS ESCRITURAS, FORJANDO TEXTOS ESPÚRIOS COMO 1JOAO5:7, NA VERSAO ‘ALMEIDA’. MESMO ASSIM, ELES NAO CONSEGUEM PROVAR TAL DOUTRINA, ISSO É UM FATO!

    Curtir

  • José Gomes  On 7 de março de 2014 at 20:18

    Queruvim, quero saber se vc manda artigos pelos correios, porque tenho um amigo e irmão tbm, que não tem acesso a internet em casa, e queria muito algumas matérias sobre a Trindade, o irmão manda cartas á pessoas assim, ou so por e-mail?

    Curtir

  • Queruvim  On 8 de março de 2014 at 1:02

    Lamento, não envio cartas deste tipo. Mas poderá imprimir e enviar-lhe algo.

    Curtir

  • José Gomes  On 8 de março de 2014 at 11:02

    Ok então, vou fazer isso e ajuda-lo, obrigado meu irmão, que Jeová continue lhe abençoando!

    Curtir

  • Jeovana  On 16 de agosto de 2015 at 0:44

    Olá, sou estudante da Biblia, muito bom e animador encontrar irmãos que defendem as boas novas de Jeová Deus em palávras claras e objetivas… assim todos podemos ler, entender e tirar proveito, pois futuramente quero ser batizada com a benção do nosso Deus Todo Poderoso!

    Curtir

  • Luciano TJ  On 26 de maio de 2017 at 22:43

    Rubens On 17 de junho de 2013 at 20:27
    “Então queruvim, de acordo com sua hermenêutica, quando Bíblia diz:
    Não entristeçais o Espírito de Deus, na verdade quer dizer:
    Não entristeçais a alma de Deus?”

    Queruvim, que tal fazer um post sobre METONÍMIAS DE DEUS?

    ‘não entristeçais a alma de Deus’ – olha aqui uma METONÍMIA DE DEUS.

    Curtir

Comments in english allowed! Não serão permitidos comentários de opositores ou pessoas que querem debates sem fim. EVITE FUGIR DO TEMA DA PÁGINA OU FAZER flooding de informações. Isso é coisa de gente desonesta e que quer confundir. Discordar não é problema, mas fazer oposição com zombaria desrespeito e trollagem não são aceitos nesta página. Ao postar nesta página você estará concordando com isso! Não é permitido a participação de APÓSTATAS nos comentários desta página. Em outras palavras, críticas e discordâncias são aceitas e até mesmo postadas, mas não “espírito de oposição”. Isto se dá em vista do claro mandamento bíblico para que “os eviteis” Romanos 16:17. Outra coisa...tenho recebido comentários feitos com erros graves em quase toda linha e frase. NÃO POSTAREI. Tenha respeito por assuntos bíblicos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s