Eram os tradutores da TRADUÇÃO DO NOVO MUNDO pessoas que não conheciam nem hebraico nem grego?


Hoje recebi um post nesta página com a seguinte pergunta que dizia em parte:

“eu só queria saber o nome do tradutor dessa biblia! para sabermos se ele era apto para fazer essa tradução! para se traduzir a biblia tem que se conhecer os idiomas originais hebraico e grego, E eu sei que não era esse o caso dos tradutores da novo mundo que nem informaram seus nomes na folha de rosto da sua biblia pq? pq eles não tinham conhecimento dos idiomas originais e seria vergonhoso por seu nome nessa obra nem se resposabilizam por essa tradução! como vou confiar a minha vida espiritual para a tnm?” 

Como podem ver, o autor desta pergunta desconhece  o básico. É muito comum pessoas afirmarem que “uma pessoa” traduziu a bíblia usada em predileção pelas TJ. Alguns afirmam de modo categórico que foi Russell. Sendo que Russell faleceu em 1916 e a TNM foi produzida em 1950. Vejo todo tempo este tipo de comentário.

Recentemente eu lecionava idiomas para uma pastora evangélica, quando ela disse: “As Testemunhas de Jeová não acreditam em Jesus”. É algo quase que diário ouvirmos outros evangélicos ao pregarmos  de casa em casa dizerem: “As TJ dizem que apenas 144.000 serão salvos” . Isso me faz lembrar dos Fariseus, como eles mentiam todo tempo! Diziam : ““Pesquisa e vê que nenhum profeta há de ser levantado da Galiléia.” (João 7:52) Aqueles homens estavam ignorando não só a história, mas também a profecia. — Isaías 9:1, 2.

Observe o que respondi em seguida a indagação inicial feita pelo crítico no início deste artigo:

“Então certamente que não seguiria a Jesus nem aos Apóstolos uma vez que os líderes religiosos que perseguiam a Cristo Jesus, é quem pensavam assim!

Lemos na palavra de Deus:

Portanto, os judeus ficaram admirados, dizendo:

“Como é que este homem tem conhecimento de letras, sendo que não estudou nas escolas?” 16 Jesus, por sua vez, respondeu-lhes e disse: “O que eu ensino não é meu, mas pertence àquele que me enviou.”

João 7:15

Esses primitivos pregadores cristãos não eram homens de elevada instrução segundo os padrões do mundo. O Sinédrio percebeu que os apóstolos Pedro e João eram “homens indoutos e comuns”. (At 4:13) Do próprio Jesus, “os judeus ficaram admirados, dizendo: ‘Como é que este homem tem conhecimento de letras, sendo que não estudou nas escolas?’” (Jo 7:15) Historiadores seculares registraram comentários do mesmo teor.

“Celso, o primeiro a escrever contra o cristianismo, transforma em zombaria o fato de que trabalhadores braçais, sapateiros, lavradores, os mais desinformados e cômicos dos homens, sejam zelosos pregadores do Evangelho.”

(The History of the Christian Religion and Church, During the Three First Centuries [A História da Religião e da Igreja Cristãs, nos Três Primeiros Séculos], de Augustus Neander; traduzido do alemão para o inglês por Henry John Rose, 1848, p. 41)

Paulo explicou isto da seguinte maneira:

“Pois observais a vossa chamada da parte dele, irmãos, que não foram chamados muitos sábios em sentido carnal, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre estirpe; mas Deus escolheu as coisas tolas do mundo, para envergonhar os sábios.”

— 1Co 1:26, 27

A organização de Jeová falando sobre por que não foram revelados os nomes dos tradutores da TNM diz:

“Quando a Comissão da Tradução do Novo Mundo da Bíblia doou os direitos autorais da tradução realizada, ela pediu que seus membros permanecessem no anonimato. A Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados de Pensilvânia, EUA, tem honrado seu pedido. Os tradutores não buscavam proeminência para si, mas apenas dar honra ao Autor Divino das Escrituras Sagradas. Com o passar dos anos, outras comissões de tradução adotaram o mesmo conceito. Por exemplo, na sobrecapa da Edição com Referências (1971) da New American Standard Bible diz: “Não usamos o nome de nenhum erudito para referência ou recomendações, porque cremos que a Palavra de Deus deve destacar-se no seu mérito.”

Recentemente foi publicada a Versão Rei Jaime Nome Divino que segue o mesmo procedimento de não revelar os nomes dos da Comissão de Tradução.(Clique aqui e confirme isso) Alguns trinitários desinformados e preconcebidos tem repetido os mesmos ataques contra o povo de Jeová, especificamente contra os tradutores da TNM. Você parece repetir os argumentos deles e não parece pensar por si mesmo.

Se ler um artigo de Despertai ou A Sentinela perceberá que todos estes, inclusive livros e brochuras, jamais destacam nomes de homens e este é um procedimento que não acontece somente com a nossa tradução da Bíblia. Ao passo que os líderes religiosos procuram destaque pessoal e “tocam a trombeta para serem vistos pelos homens”. Jesus chama aqueles que procuram destaque pessoal de “hipócritas”, em seu sermão do monte.

Implicar que a Tradução do Novo Mundo foi produzida por pessoas que “não conheciam os idiomas originais hebraico e grego” somente por causa da opção de anonimato é uma forma de promover ódio religioso e preconceito. Até mesmo organizações evangélicas respeitadas como a Lockman Foundation declara no prefácio da New American Standar Bible: “nenhuma obra será jamais personalizada” e isso ficou claro na versão de 1971 da NASB quando eles mesmos disseram:

” Não usamos o nome de nenhum erudito para referência ou recomendações pois é nossa crença de que a palavra de Deus deve se impor pelos seus méritos”

E eles não identificam seus tradutores. Por que? Porque são covardes, desonestos e incompetentes, como certo trinitário acusa a Comissão de traduão da TNM?

“Eles devem dar ao Senhor Jesus Cristo, seu lugar, o lugar que a Palavra lhe dá, e nenhum trabalho será jamais personalizado.” Quando alguns zombam das Testemunhas de Jeová por sua humildade, ele também zombam de outras respeitadas organizações “ortodoxas” que tentam seguir a Palavra de Deus nesse respeito. Assim como um homem deve ser julgado pelas suas ações, uma tradução deve ser julgada pela sua exatidão ao verter os textos em hebraico e grego e não pelo status de quem a traduziu ou por fontes preconcebidas devido a diferenças teológicas ou ainda em comparações com outras traduções.

O erudito Jason David BeDuhn, (B.A., University of Illinois, M.T.S., Harvard Divinity School,Ph.D., Indiana University) professor-associado de estudos religiosos da Universidade do Norte do Arizona, EUA. Em 2003, publicou um estudo de 200 páginas sobre nove das “Bíblias mais usadas nos países de língua inglesa”. Seu estudo examinou vários trechos polêmicos, pois é onde “a tradução tem maior probabilidade de ser tendenciosa”. Na análise de cada trecho, ele comparou o texto em grego com as traduções de cada versão em inglês em busca de tentativas tendenciosas de mudar o sentido do texto. Qual foi sua avaliação?

Embora BeDuhn discorde de algumas opções de tradução usadas na Tradução do Novo Mundo, ele diz que essa versão “é a mais exata de todas as traduções comparadas”. Ele a chama de uma traduçãonotavelmente boa”.

O Dr. Benjamin Kedar, hebraísta em Israel, fez um comentário parecido sobre a Tradução do Novo Mundo. Em 1989 ele disse:

“Essa obra reflete um esforço honesto de obter uma compreensão do texto tão precisa quanto é possível. . . . Eu nunca descobri na Tradução do Novo Mundo intento preconceituoso de dar ao texto uma interpretação que este não contenha.”

PARA UMA CONSIDERAÇÃO DETALHADA DA TRADUÇÃO DO NOVO MUNDO LEIA ESTE SITE

OBSERVE A SUPERIORIDADE DA TRADUÇÃO DO NOVO MUNDO em relação a muitas versões tradicionais

Quais eram AS CREDENCIAIS DOS TRADUTORES DA TRADUÇÃO DO NOVO MUNDO ?

Anúncios
Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentários

  • Edson  On 22 de março de 2013 at 16:09

    eu tenho um catalogo com as maiores autoridades do mundo em hebraico e grego condenando a tnm como uma obra espuria feita com o intuito de contrabalhançar as crenças pré fabricadas dos russelistas para os textos das escritura sagradas. o principal objetivo dessa tradução é negar a divindade de cristo. os tradutores não colocaram seus nomes na folha de rosto da tnm pq não tinhas as qualificações nescessarias para fazer uma tradução seria da Biblia. o interessante que vcs consegues catalogar 4 a 5 versões que apóiam o ponto de vista de vcs! eu te peço espaço para mostrar outro lado da moeda oque vcs privam o povo de saber peço direto de resposta. que Deus de paz abençoes a Todos em Cristo Jesus o Senhor Amém!

    Curtir

  • Saga  On 22 de março de 2013 at 16:52

    Mais notícias sobre a cristandade

    http://www.criacionismo.com.br/2013/03/apoio-ao-casamento-gay-e-repudio-aos.html

    Curtir

  • queruvim  On 23 de março de 2013 at 0:15

    O Sr tem razão Edson, as maiores autoridades “do mundo”! De acordo com 1 João 5:19 este mundo , jaz no poder de Satanás.Estes comentaristas são pastores evangélicos que devem ter ficado sem argumentos ao converarem com uma criança TJ de 5 anos que passou no portão de suas casas e, revoltados, dedicam a vida para falarem contra as Testemunhas de Jeová. Como se dá quase sempre. Pastores são em sua maioria, pessoas que promovem o preconceito contra as TJ. Seus comentários desrespeitosos e arrogantes não são bem vindos aqui.Se o que afirmas fosse verdade, porque os dois eruditos seculares acima no artigo desta página afirmaram o que afirmaram? É óbvio que o Sr só sabe fazer barulho. Faz favor de não postar mais lixo aqui nesta página. Seus comentários não são bem vindos aqui. A igreja evangélica tá ficando cada dia mais envolvida com o mundo de satanás,quer ver? clique se tiver coragem: violação da lei do silêncio, imoralidade sexual derramamento de sangue em tempo de guerra seja onde for, política partidária e corrupção

    QUE MORAL TEM A MUITAS IGREJAS EVANGÉLICAS para falarem contra os mais zelosos e limpos adoradores do Verdadeiro Deus, a saber, as Testemunhas de Jeová? Que moral tem meu irmão?
    É uma robalheira, uma barulheira, uma mentiraiada e uma canalhice que não tem tamanho na maioria dos templos chamados “Igrejas cristâs”! Cristo não tem nada haver com isso! Ai, me aparece você aqui pra tentar pescar erros no meio do povo limpo de Jeová, citando coisas de 100 anos atras? Você não tem o que fazer não Edson? Vê se se converte de verdade a Jesus e esquece esta diferença de religião e comece a pensar na verdade e na justiça. Coisa que a vasta maioria das Igrejas Evangélicas desconhecem.

    Curtir

  • queruvim  On 23 de março de 2013 at 0:46

    Estes são os que invalidam a palavra de Deus e levam consigo milhares de seguidores. Veja o Silas Malafaia! Ele alega que a revista Forbes mentiu, mas é citado também pelo the New York Times como andando de jato particular! (Clique aqui pra detalhes)

    “O Sr. Malafaia contava estas estórias agitado, em um português cada vez mais carregado de sotaque carioca, enquanto cortava o ar com seus dedos adornados com anéis de ouro e diamantes incrustados”. Diz o New York Times

    http://www.nytimes.com/2011/11/26/world/americas/silas-malafaia-tv-evangelist-rises-in-brazils-culture-wars.html?pagewanted=1&_r=4&ref=world&

    Malafaia alega que o jato que possui está em nome da Associação Vitória em Cristo. O mesmo argumento usado pelo Edir Macedo quando perguntado sobre seus bens no valor de milhões, ele alega que está “no nome da Igreja”.

    O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, disse que vai processar a revista americana Forbes após ser apontado pela publicação como o terceiro pastor mais rico do Brasil, com uma fortuna avaliada em US$ 150 milhões. Ele se defende é claro. “Vou ferrar a Forbes”! Ele não tem todo este dinheiro, mas apenas 45 milhões! É um pobrezinho coitado e vítimado pela critica. ele diz que vai “ferrar” a forbes. O que ele não sabe é que Michael Perlis o Dono da Forbes é um mestre em comunicação e o poder de fogo destes americanos pode acabar com ele. A religião evangelica já é mal falada devido a tantas falcatruas e o Malafaia ainda quer arrumar briga com americanos.

    Isso é tudo o que eles precisam pra ir para o buraco de vez. Acham que se encontrarão com Cristo, mas quem conhece a Cristo sabe que o que aguarda estes atuais vendilhõe do templo é a destruição completa.

    Curtir

  • Saga  On 25 de março de 2013 at 17:46

    Este seguinte dado eu não conhecia

    http://juliosevero.blogspot.com.br/2013/03/forcas-e-fraquezas-da-bancada.html

    “No total, os evangélicos representam apenas 14,2% dos deputados e 5% dos senadores. A FPE também não foge à regra do Congresso Nacional quando o assunto são denúncias de corrupção. Dos 73 integrantes na Câmara, 23 respondem a processo no Supremo Tribunal Federal (STF). Há acusados de corrupção, peculato (desvio praticado por servidor público), crime eleitoral, uso de documento falso, lavagem de dinheiro e estelionato.”

    23 de 73.

    “Desses, dez eram da Igreja Universal do Reino de Deus e nove pertenciam à Assembleia de Deus.”

    “Bispo Manoel Ferreira, que foi eleito deputado federal, se tornou o novo presidente da FPE. Ferreira, que era o presidente da segunda maior denominação assembleiana do Brasil, se tornou um conhecido aliado do Rev. Moon e Lula”

    É interessante esse achegamento dos figurões da Assembleia de Deus com esse senhor Moon (Sun Myung Moon da Igreja da Unificação). Interessante como essa “igreja” vai se virar depois da morte de seu lider humano, pois era conhecida até como “Moonismo” , movimento assim muito centrados em homens costumam evaporar com a morte deles. Eu disse interessante pois os assembleianos demonstram forte aversão a outros grupos que eles chamam de heréticos e seitas (poderia citar os Adventistas) ….

    “A presença forte do socialismo entre parlamentares evangélicos apenas reflete a realidade cultural do Brasil, onde todos, desde a escola até a universidade, são fartamente doutrinados no “evangelho” de Karl Marx.”
    Sim, as universidades hoje são campos de doutrinação marxista e darwinista, entre outras ideologias anticristãs …

    Curtir

  • queruvim  On 26 de março de 2013 at 0:42

    É uma vergonha! Por isso eu insto com todos os amantes da verdade e da justiça e do bom senso que leiam o artigo abaixo:

    Quem são os verdadeiros cristãos?

    Curtir

  • Saga  On 26 de março de 2013 at 6:25

    Entendam porque as TJ nunca fizeram menção de receber esses rótulos de “protestantes” ou “evangélicas” e ficar a parte do Catolicismo (Romano e Ortodoxo), Protestantismo Tradicional (Calvinistas, Anglicanos, Luteranos, Batistas ou Presbiterianos), Evangélicos Pentecostais ….

    Se aceitasse receber a tal, cada transgressão dessas repercutiria também sobre si (Seriam todos evangélicos ou protestantes), já causa estrago que tais denominações sejam popularmente chamadas de “cristãs” (difamando assim o nome do próprio Cristo). Queimam o filme do Cristianismo em terras islâmicas, judaicas, japonesas, africanas etc, tornando a pregação 10 000x mais difícil do que se o povo tivesse um bom testemunho e boa visão sobre o histórico da “religião cristã”.

    Curtir

  • Saga  On 28 de março de 2013 at 18:17

    Queruvim ,

    http://www.rainhamaria.com.br/Pagina/229/A-Biblia-dos-Testemunhas-de-Jeova-e-igual-a-Biblia-Catolica

    ” Dessa maneira, os grupos mais modestos – financeiramente falando – usam interpretações incomuns de Bíblias clássicas, porém, os grupos mais poderosos – também financeiramente falando – preferem publicar suas próprias Bíblias, fixando por escrito as deturpações que costumam a pregar para seus fiéis. […] É importante lembrar que todos os versículos apresentados aqui não apenas se diferenciam na Bíblia Católica, como também se afastam da Bíblia Protestante. A única semelhança que a Bíblia Jeovista tem com a Bíblia Protestante é o fato de adotar apenas 66 livros, enquanto que a Bíblia Católica possui 73 livros. Porém, quanto à tradução, a Bíblia Católica e a Bíblia Protestante são iguais, o que nos dá a certeza – e que pode ser comprovada pelos originais hebraico, aramaico e grego – de que a Bíblia Jeovista foi completamente adulterada e falsificada. Certamente foi em virtude de grupos como este que São Pedro escreveu: […] (2Pd 3,16)” […] No Novo Testamento, a palavra grega Kyrios, que significa Senhor, é arbitrariamente traduzida por Jeová, num flagrante incontestável da negação da divindade de Cristo.

    Queruvim, não seria assim: `No Antigo Testamento, a palavra hebraica יהוה, que significa o nome de Deus, é arbitrariamente traduzida por Senhor, num flagrante incontestável desrepeito ao Deus Bíblico` ????

    Eu achei engraçado, pois tenho consultado algumas versões bíblicas católicas e justamente nelas, vemos muito apoio as opções da TNM. Por exemplo o caso do Salmo 45:6 (Hebreus 1:8), Filipenses 2:6 entre outros versos citados pelos protestantes mas que em versões católicas perdem o valor trinitário….

    O que os católicos podem chiar é a TNM não usar de terminologias populares católicas e muitos outros latinismos provindos da Vulgata (Pois a TNM é traduzida dos originais heb, ar, e gr e não do lat.), vejamos exemplos: ave cheia de graça, liturgia, o partir do pão, bispo, o dia do senhor = domingo, penitência (ao em vez de arrependimento), cruz, …enfim a linguagem católica popular de chamar as coisas, por exemplo no caso da saudação do anjo a Maria preferem “AVE Maria, CHEIA DE GRAÇA”, que lhe dá um tom mais de veneração em vez de cumprimento comum….

    Curtir

  • queruvim  On 28 de março de 2013 at 19:38

    No Novo Testamento, a palavra grega Kyrios, que significa Senhor, é arbitrariamente traduzida por Jeová, num flagrante incontestável da negação da divindade de Cristo.

    A Nova Tradução da Bíblia Rei Jaime Nome Divino que restaurou o Nome de Deus na forma Jeová em ingles em sua tradução, deve ser acusada de “arbitrariedade” também? É ela uma versão que nega a divindade de Cristo? Quer dizer de outras inúmeras versões da Bíblia que usa “Jeová” no Novo Testamento?

    Estes comentários provenientes de leigos é um discurso feito para ludibriar os que não gostam de estudar e encontra terreno fértil na mente dos que são predispostos a criticar as Testemunhas de Jeová. Que é o caso da grande maioria dos líderes religiosos (1 João 5:19)

    O que muitos destes críticos ignoram é que não possuimos hoje os autógrafos do N.T a fim de serem tão ávidos como se as cópias posteriores corrompidas e adulteradas por gente como eles, antagônicos ao uso do Nome, fossem “os originais”.

    O nome Jeová deve aparecer no Novo Testamento?

    Observem que esta acusação é infundada conforme um exame mais detido revela. Ademais observe quem tinha este hábito de acusar os inculpes!

    Lemos em Apocalipse 12:9:

    “Assim foi lançado para baixo o grande dragão, a serpente original, o chamado Diabo e Satanás, que está desencaminhando toda a terra habitada; ele foi lançado para baixo, à terra, e os seus anjos foram lançados para baixo junto com ele.10E ouvi uma voz alta no céu dizer:

    “Agora se realizou a salvação, e o poder, e o reino de nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo, porque foi lançado para baixo o acusador dos nossos irmãos, o qual os acusa dia e noite perante o nosso Deus!”

    Curtir

  • Saga  On 1 de abril de 2013 at 1:43

    Mais noticias da igreja evangélica :

    http://juliosevero.blogspot.com.br/2013/03/eua-igreja-metodista-se-recusa-fazer.html

    Curtir

  • Welber  On 25 de agosto de 2015 at 7:35

    Por isso que as pessoas estão desistindo mais e mais das igrejas evangelicas. Recentimente o edir macedo falou que Jesus errou ao realizar o primeiro milagre… fica dificil em acreditar em lideres religiosos assim…

    Curtir

Comments in english allowed! Não serão permitidos comentários de opositores ou pessoas que querem debates sem fim. EVITE FUGIR DO TEMA DA PÁGINA OU FAZER flooding de informações. Isso é coisa de gente desonesta e que quer confundir. Discordar não é problema, mas fazer oposição com zombaria desrespeito e trollagem não são aceitos nesta página. Ao postar nesta página você estará concordando com isso! Não é permitido a participação de APÓSTATAS nos comentários desta página. Em outras palavras, críticas e discordâncias são aceitas e até mesmo postadas, mas não “espírito de oposição”. Isto se dá em vista do claro mandamento bíblico para que “os eviteis” Romanos 16:17. Outra coisa...tenho recebido comentários feitos com erros graves em quase toda linha e frase. NÃO POSTAREI. Tenha respeito por assuntos bíblicos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s