O “Espírito Santo” é uma pessoa?


     Este artigo abordará, à luz da Bíblia, diversos argumentos que têm sido apresentados como alegada prova da personalidade do espírito santo. Você está sendo convidado a considerar ponderadamente as proposições que defendem essa tese, bem como o que dizem as evidências bíblicas quanto a se existe legitimidade para tal argumentação. [Subtópicos 1-3] Em seguida serão apresentadas as bases bíblicas que estabelecem a verdade sobre o espírito santo. [Subtópico 4]

1.    O “Consolador” é uma pessoa?

    No Evangelho de João, capítulos 14 a 16, Jesus faz referência ao espírito santo como sendo o “ajudador” (grego parákletos), um termo descritivo que algumas traduções colocam em maiúsculo, como sendo um título, vertendo tal palavra como “Ajudador” (IBB), “Consolador” (Al; ALA) e “Paráclito” (BJ), entre outros termos. Contudo, o fato de a Bíblia atribuir tal termo ao espírito santo não faz com que ele seja uma pessoa; apenas mostra que uma de suas funções inclui dar ajuda ou consolo aos servos de Deus. Assim, a Bíblia fala do “consolo do espírito santo”. (Atos 9:31) Mas ela também menciona o“consolo das Escrituras”. (Rom. 15:4) Portanto, a Palavra de Deus também fornece consolo, mas evidentemente ninguém concluiria disso que ela é uma pessoa.
Adicionalmente, a Bíblia mostra que até mesmo qualidades abstratas podem atuar metaforicamente nessa função. OSalmo 119:76 declara: “Sirva a tua benevolência para consolar-me.” E o Salmo 23:4 ainda diz: “Tua vara e teu bastão são as coisas que me consolam.” Todas essas coisas impessoais cumprem o papel de “ajudador”, ou de “consolador”. Assim, o fato de Jesus Cristo ter personificado o espírito santo como “ajudador” ou “consolador” não fornece base para se concluir que o espírito santo é uma pessoa.
  Como exemplo de personificação (atribuição de características pessoais a algo impessoal), note o que Paulo declarou em Gálatas 3:8: “Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti.” (Almeida Corrigida e Revisada Fiel) Fazer uma previsão envolve usar o intelecto para fazer uma avaliação de fatos passados e presentes sobre o que estes indicam quanto ao futuro. Assim, todo esse processo mental foi atribuído figuradamente à Escritura. Em adição, o texto atribui voz pessoal própria à Escritura, afirmando que ela fala e que ‘anuncia’. Mas tudo isso não passa de personificação. E é claro que a personificação da “Escritura” não faz com que ela seja uma pessoa.
    Do mesmo modo, a Bíblia personifica o espírito santo, quando diz que ele ‘fala’, ‘ensina’, ‘testifica’, ‘ouve’, etc. (João 14:26; 15:26; 16:8, 13-15) Mas, como vimos, a personificação não é em si mesma uma prova positiva de personalidade. Ou seja, a personificação do espírito santo não prova que ele seja uma pessoa. [1]

2.    A palavra “outro” indica que o espírito santo é uma pessoa?

    O espírito santo é descrito como “outro” ajudador em relação a Jesus Cristo. (João 14:16) A palavra grega para “outro” nessa passagem é állos, que significa “outro” da mesma espécieCom base nisso, alguns trinitaristas afirmam que, uma vez que Jesus é uma pessoa, o “outro” ajudador também teria de ser uma pessoa.  Mas a comparação aqui não é no sentido de Jesus e o espírito santo serem ambos pessoas. O texto não diz: ‘O Pai dará outra pessoa’, e sim “outro ajudador”. A linha de comparação está na palavra “ajudador” (ou “consolador”, conforme algumas traduções). Tanto Jesus como o espírito santo são descritos como ‘ajudadores’ ou ‘consoladores’. O espírito santo é “outro [állos] ajudador” no sentido de que daria continuidade à ajuda prestada por Jesus na promoção dos interesses do Reino de Deus, e de forma alguma tal passagem poderia ser usada para provar a existência de uma suposta terceira pessoa dum Deus trino.[2]

3.    O uso de pronomes masculinos indica que o espírito santo é uma pessoa?

Alguns trinitaristas asseveram que João usou pronomes masculinos ao se referir ao espírito santo, embora a palavra grega para “espírito” (pneúma)seja neutra, o que exigiria gramaticalmente um pronome correspondentemente neutro. ‘Ao assim fazer’ – dizem os trinitários – ‘João estava firmando a personalidade do espírito santo’. Mas, será que João realmente usou pronomes masculinos ao aludir ao espírito santo, violando propositadamente regras gramaticais para assegurar aos seus leitores que o espírito santo é uma pessoa? O que mostram os fatos?
Longe de ser assim, o texto grego mostra que, quando a referência é ao “espírito”, palavra de gênero neutro, o artigo e os pronomes correspondentes também estão no gênero neutro, concordando gramaticalmente. Isso pode ser visto em João 14:17, que declara:
 

τὸ              πνεῦμα τῆς ἀληθείας,           ὁ κόσμος οὐ

o [neutro] espírito   da  verdade,   que [neutro] o mundo não

δύναται λαβεῖν,       ὅτι      οὐ  θεωρεῖαὐτὸ

pode   receber,      porque não observa a ele[3] [neutro]

οὐδὲ γινώσκει:          ὑμεῖς γινώσκετε αὐτό.

nem [o] conhece.   Vós  conheceis a ele[4] [neutro].

   No entanto, quando a referência é ao “ajudador” (parákletos), palavra que em grego é masculina, o artigo e os pronomes correspondentes estão no gênero masculino, ao passo que a palavra neutra pneúma (“espírito”) continua a receber artigo e pronomes neutros. Veja isso abaixo, em João 14:26:

 δὲ                   παράκλητος, τὸ                πνεῦμα τὸ ἅγιον

o[masculino]   ajudador,            o [neutro] espírito   o santo

                     πέμψει ὁ πατὴρ ἐν τῷ ὀνόματί μου,

que [neutro] enviará o Pai      em o  nome     meu,

ἐκεῖνος                          ὑμᾶς διδάξει   πάντα.

aquele[5] [masculino]  vos  ensinará todas as coisas.

    Observe que, quando a alusão é ao “espírito” (substantivo neutro), o artigo(tó = o) e o pronome relativo (hó = quetambém são neutrosPor outro lado, o pronome demonstrativo ekeínos (“aquele”) está no masculino, concordando com o substantivo masculino parákletos. Note que a frase “o espírito santo, que o Pai enviará em meu nome” está intercalada entre “o ajudador” e “aquele” (ekeínos), sendo uma expressão parentética explicativa. No texto grego bíblico, o pronome ekeínos não precisa vir imediatamente após o substantivo a que faz referência. O que ele precisa é concordar gramaticalmente com tal substantivo. Por exemplo, Hebreus 12:25 usa ekeínosno masculino plural (ekeínoi), fazendo alusão ao particípio substantivado masculino plural (hoi akoúsantes) do versículo 19. Um exemplo no próprio Evangelho de João de ekeínos separado do substantivo correspondente por uma longa frase encontra-se em João 9:11, 12:
      “Ele respondeu: ‘O homem [hó ánthropos, substantivo masculino] chamado Jesus fez barro e untou-me os olhos com ele, e disse-me: “Vai a Siloé e lava-te.” Portanto, fui e lavei-me, e recebi visão.’ A isto disseram-lhe: ‘Onde está esse [ekeínos, masculino] homem?’”
     Em João 14:12, o escritor usa o mesmo pronome no masculino para concordar com o particípio substantivado (ho pisteúon) a que faz referência, que também está no masculino. No versículo 20, o mesmo pronome está no feminino para concordar com a palavra grega para “dia” (heméra), que também é feminina. E no versículo 21 João usa ekeínos no masculino para concordar com o particípio substantivado pelo artigo masculino (ho ékhon). Coerentemente, no versículo 26, o mesmo pronome é usado com referência ao substantivo “ajudador” (parákletos), com o qual concorda gramaticalmente. Outros usos no Evangelho de João do pronome ekeínos mantêm a concordância gramatical. (João 6:57; 7:11, 29; 8:44; 10:1, 16; 18:15; 19:35; 21:23)[6] Assim, não há nenhuma base para concluir que ele deixaria de seguir tal concordância gramatical nas passagens envolvendo o espírito santo na função de “ajudador”.

    Note agora como João 15:26 mantém a mesma concordância:

Οταν     ἔλθῃ                     παράκλητος   ὃν                      ἐγὼ

Quando chegar o [masculino] ajudador   que [masculino] eu

πέμψω ὑμῖν     παρὰ τοῦ πατρός,

 enviarei a vós    do             Pai

τὸ              πνεῦμα τῆς ἀληθείας  παρὰ τοῦ πατρὸς

o [neutro]  espírito  da  verdade    que [neutro] do Pai

ἐκπορεύεται, ἐκεῖνος                      μαρτυρήσει περὶ ἐμοῦ.

procede         aquele [masculino] dará testemunho de mim.

Assim, seguindo o mesmo padrão das passagens anteriores, observamos nesse versículo que, quando a referência é ao “espírito” (neutro), tanto o artigo (tó = o) quanto o pronome relativo (hó = que) são gramaticalmente neutros. Mas, quando a alusão é ao “ajudador” (masculino em grego) tanto o artigo (ho = oquanto o pronome demonstrativo (ekeínos = aquelesão gramaticalmente masculinos. Em João 16:8 o apóstolo usa coerentementeekeínos no masculino ao se referir ao parákletos (versículo 7). Logicamente, o uso de ekeínos em João 16:13 segue naturalmente o mesmo padrão.
         Vale ressaltar em tudo isso que “gênero” é um aspecto linguístico que permite classificar certas classes gramaticais (substantivos, verbos, adjetivos, etc.) em um número fixo de categorias. Trata-se de um recurso gramatical e não um indicador de personalidade.
Por exemplo, a palavra “sol” em grego (hélios) é masculina, mas o sol não é uma pessoa. O amor (agápe) está no gênero feminino, mas se trata, não de uma pessoa, e sim de uma qualidade – algo abstrato. Por outro lado, “criança”(paidíon) está no gênero neutro, mas se refere a uma pessoa. A palavra “espírito” (pneúma) é gramaticalmente neutra, mas semanticamente pode se referir a uma pessoa, quando se aplica a Deus e a anjos, e pode se referir a algo impessoal, quando, por exemplo, se refere ao vento.[7] – João 3:8.
        Por conseguinte, usar o argumento de que João usou pronomes masculinos para a palavra “espírito” (que é do gênero neutro) para tentar provar a personalidade do espírito santo demonstra desconhecimento da língua grega, bem como expõe o proponente desse argumento ao ridículo, (1.º) por confundir recurso gramatical com indicador de personalidade, e (2.º) por afirmar que João violou regras gramaticais para provar uma doutrina, quando ele perfeitamente poderia, dentro das regras gramaticais, mostrar a personalidade do espírito santo, caso esta realmente existisse.
    Não podemos confundir gênero gramatical com semântica. O primeiro conceito está ligado à flexão de categorias de palavras, ao passo que o segundo, ao significado ou sentido das palavras dentro do contexto em que são empregadas. Assim, como já demonstrado, uma palavra gramaticalmente masculina (ou feminina) pode semanticamente se referir a algo impessoal (como é o caso do substantivo masculino parákletos),ao passo que uma palavra neutra, se o contexto permitir, pode se aplicar a seres pessoais. No caso do espírito santo, o contexto bíblico o apresenta uniformemente como sendo impessoal, e o uso de atributos pessoais com referência a ele não passam de personificação, figura de estilo que consiste em atribuir sentimentos e ações próprias de seres humanos a seres inanimados, impessoais e a conceitos abstratos.[8]

Observem o que diz o respeitado Erudito Daniel B. Wallace :

“Em suma, tenho procurado demonstrar neste trabalho que falta a base gramatical para a personalidade do Espírito Santo no NT, mas esta é freqüentemente, se não, geralmente, a primeira linha de defesa de muitos escritores evangélicos. Mas, se a gramática não pode legitimamente ser utilizados para apoiar a personalidade do Espírito, então, talvez, precisamos reexaminar o resto da nossa base para este compromisso teológico. Não estou negando a doutrina da Trindade, é claro, mas eu estou argumentando que precisamos fundamentar nossa opinião sobre uma base mais sólida.” BBR_2003a_05_Wallace_HolySpirit

4.    Evidência bíblica da natureza impessoal do espírito santo

         Note abaixo as características aplicadas pela Bíblia ao espírito santo que determinam, além de qualquer dúvida, a sua natureza impessoal:
         ENCHE pessoas. – Êxo. 31:3; Atos 2:4.
         Pode VIR SOBRE elas. – Juí. 3:10; Luc. 2:25.
         Pode ESTAR ATIVO em pessoas. – Juí. 14:6; 1 Sam. 10:6.
         É DERRAMADO. – Atos 2:17; 10:45.
         DISTRIBUÍDO. – Heb. 2:4.
         PARCELADO. – Núm. 11:17, 25.
         SOPRADO. – João 20:22.
      O espírito santo é comumente associado a coisas impessoais. A Bíblia fala de ‘batizar com espírito santo e com fogo’ (Mat. 3:11); de estar “cheio de fé e espírito santo” (Atos 6:5; 11:24); e de estar “cheios de alegria e de espírito santo”. (Atos 13:52) O espírito santo dá testemunho, mas não junto com o Pai e o Filho (João 8:17, 18), e sim, junto com coisas impessoais, tais como a água e o sangue.  – 1 João 5:5-8.[9]
         Ademais, afirmar que o espírito santo é uma pessoa, além de ser biblicamente incorreto, tendo em vista o contexto bíblico, também implica em problemas teológicos desconcertantes para os defensores do dogma. Isso levantaria questões intrigantes, tais como:
        Por que Jesus não apresentou o espírito santo como testemunha junto dele e do Pai? – João 8:17, 18.
        Se Deus é uma Trindade, por que Jesus não disse: ‘Eu e o Pai e o Espírito Santo somos um’? – João 10:30.
        Por que Jesus não mencionou o espírito santo, quando disse que a vida eterna depende de conhecer o Pai e o Filho? – João 17:3.
          Por que ele disse que o Pai estava em união com ele e ele em união com o Pai, mas não citou o espírito santo como parte dessa união? – João 14:10, 11; 17:21-23.
       Por que a “grande multidão” de salvos atribui a salvação ao Pai e ao Filho, mas não ao espírito santo? – Rev. 7:10.
       Por que a Bíblia menciona “o trono de Deus e do Cordeiro”, mas não inclui o espírito santo? – Rev. 22:1.
         Por que Paulo fala do “reino do Cristo e de Deus”, mas não inclui nesse reino o espírito santo? – Efé. 5:5.
      Por que Jesus afirmou que somente ele e o Pai conhecem um ao outro plenamente, mas não incluiu o espírito santo nessa relação de conhecimento mútuo? – Luc. 10:22.
       Por que João menciona que os cristãos têm parceria “com o Pai e com o seu Filho Jesus Cristo”, mas não inclui nessa parceria o espírito santo? – 1 João 1:3.
         Além disso, se o espírito santo fosse uma pessoa, ele seria maior do que Jesus Cristo, pois a blasfêmia contra o Filho é perdoada, mas contra o espírito santo não.[10] – Mat. 12:32.
    Todo esse conjunto de provas biblicamente documentadas estabelece um nítido marco divisório entre a clara doutrina bíblica da impessoalidade do espírito santo e as pretensas, infundadas e antibíblicas afirmações de sua personalidade.Tal conjunto probatório constitui uma evidência cumulativa e harmoniosa com a inteira Bíblia Sagrada que só pode ser explicada pela veracidade do conceito bíblico de que o espírito santo é, de fato, a força ativa de Jeová Deus.

[1] link removido devido ao site referido ter optado pela apostasia.
[2] Um artigo futuro analisará o uso de állos e de héteros no texto grego do “Novo Testamento”.
[3] Em português, quando ocorrem expressões negativas (como o advérbio “não”), a colocação pronominal do pronome pessoal do caso oblíquo átono é proclítica, fazendo o texto rezar: “Porque não observa.”
[4] Em português predomina o uso de pronomes oblíquos como complemento, ao invés de pronomes retos antecipados de preposição. Assim, prevalece a tradução: “Vós o conheceis.”
[5] Ekeínos é equivalente a “ele”, “ela”, “esse”, “isso”, “aquilo”, podendo ser traduzido por esses pronomes conforme o gênero em que ocorre em grego.
[6] Em alguns casos ocorre a palavra kakeínos, que nada mais é do que a contração da conjunção kaí (“e”) com o pronome ekeínos.
[7] A palavra comumente usada para “vento”, em grego, é ánemos. (Mat. 11:7; 14:30; Atos 27:14; Efé. 4:14) Em João 3:8 o vento (grego pneúma) é personificado como tendo vontade própria, quando Jesus disse: “O vento sopra para onde quer” (de thélo = querer, desejar).
[8] Veja o artigo “Personificação prova personalidade?”, neste blog, no link*******
[9] Veja também o artigo “A Trindade é ensinada no ‘Novo Testamento’?” no link******
[10] É possível blasfemar contra coisas impessoais. Por exemplo, é possível blasfemar contra o “nome de Deus” e contra a sua “residência”. – Rom. 2:24; Rev. 13:6.

137 comentários em “O “Espírito Santo” é uma pessoa?

  1. Queruvim existe algum email com que possa enviar mensagem privada apenas a você?

    Curtir

  2. A sua metralhadora desta vez aponto para o Espirito Santo.Mas será mesmo que você está certo em sua exposição? leio sempre artigos na internet nunca vi nenhum teólogo das Tjs fazer publicações desta ou de outra natureza, para confronta outros teólogos que por sinal são conhecidos e, que não tem medo de expor aquilo que diz a respeito da bíblia. Certamente este ensino foi importado de Ário, e ensinava que Jesus era divino, mas de uma divindade subordinada ao Pai. Segundo Ário, Jesus era um homem que não tinha uma alma humana, já que em seu caso a alma tinha sido substituída pelo “Logos”, ou seja, o Verbo de Deus. Um verdadeiro plagio é somente isso que os ensinadores da tjs sabem fazer.

    O fato do Espírito Santo ser Deus é claramente visto em muitas Escrituras, incluindo Atos 5:3-4. Neste verso Pedro confronta Ananias em por que ele tinha mentido para o Espírito Santo, e a ele diz “não mentiste aos homens, mas a Deus”. É uma declaração clara de que mentir ao Espírito Santo é mentir a Deus. Podemos também saber que o Espírito Santo é Deus porque Ele possui os atributos ou características de Deus. Por exemplo, a onipresença do Espírito Santo é vista em Salmos 139:7-8: “Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.”Infelizmente a mente dos tj não conseguir entender, porquanto está baseados em ensinos plagiados.

    Curtir

  3. Não há uma citação de Ários sequer. E nem se faz referência alguma a ele. Antes são citados em minhas declarações textos bíblicos em diversos contextos inspirados. A estes não refutou, mas declina deles da mesma forma que declinas da verdade. Seria melhor que aceitasse as declarações da Bíblia e não as de fora dela. Em Tiago 3:13 o discípulo escreveu: “…não vos jacteis e não mintais contra a verdade”. Será que a verdade é uma pessoa? Claro que não! Tampouco o espírito santo o é. Você ignora que este mesmíssimo espírito foi tirado de Moisés e “distribuído” sobre 70 dos Anciãos de Israel.(Números 11) Sim, o espírito foi distribuído.Não adianta dizer que foi o “poder DO espírito” visto que o texto diz especificamente e sem rodeios que O ESPÍRITO É DISTRIBUÍDO. Não podemos colocar palavras na boca de Deus e inventar coisas ou distorcer levemente o texto a fim de preencher nossa imaginação com heresias. Provérbios 1:23 diz que Deus o faz “borbulhar” para seus servos. Hebreus 2:4 diz que Deus dá “distribuições de espírito santo”. Lemos alí:

    ” Então vou fazer meu espírito borbulhar para vós; vou dar-vos a conhecer as minhas palavra” Observe o pronome “meu”. Isto indica que o espírito santo é de Deus e não Deus. Além disso usa-se uma linguagem claramente impessoal ao dizer que este “borbulha” assim como a água que também borbulha não é alguém, mas algo. Em parte alguma se lerá a frase…: “Deus, o espírito”, mas sim : “o espírito de Deus”(Gen 1:1). É isto que a Bíblia ensina em sua simplicidade.

    Estes e muitos outros textos estão sendo ignorados a favor de uma teologia emprestada de fontes pagãs. Uma vez que a palavra trindade, nem a doutrina sequer aparecem na Bíblia, Não são as TJ que estão plagiando paganismo e o ônus da prova recai sobre vocês trinitários.
    A verdade sobre quem é Deus é impopular e não é ceita pelos da maioria, que estão, de acordo com a palavra de Deus, sob “o poder do maligno”.(1 João 5:19) Os servos de Deus da antiguidade eram estritamente MONOTEÍSTAS, e jamais pregaram uma tríade divina.

    Curtir

  4. “leio sempre artigos na internet nunca vi nenhum teólogo das Tjs fazer publicações desta ou de outra natureza, para confronta outros teólogos que por sinal são conhecidos e, que não tem medo de expor aquilo que diz a respeito da bíblia”

    Não entendi nada. O que ele quis dizer afinal? Sério.

    “Certamente este ensino foi importado de Ário…verdadeiro plagio”
    Isso não tem nada a ver com Ário. Pois Ário era alguém que ACHAVA que o Espírito Santo era UMA PESSOA!

    A controvérsia de Niceia não envolvia a identidade do Espírito de Deus.
    Ou seja, Matias está errado! E muito errado! Erro feio e sério!

    “O fato do Espírito Santo ser Deus é claramente visto em muitas Escrituras, incluindo Atos 5:3-4.”
    KKKKKKKKKKK. Brincar disso é fácil, te mostrarei…

    O fato dos seguidores de Jesus serem Jesus é claramente visto em muitas escrituras, incluindo Atos 9:4-5 onde a sua segunda pessoa da Trindade diz:

    “Saulo, Saulo por que me persegues”

    Neste verso Cristo confronta Paulo em por que ele estava perseguido a Jesus. É uma declaração clara de que perseguir aos cristãos é perseguir a Cristo.(Também Mateus 25:40 e 10:40)

    Podemos saber também que os Cristãos são Deus como Cristo. Porque possuem atributos, títulos ou características de Deus.

    Por exemplo, a ONISCIÊNCIA dos discípulos de Cristo é vista em :
    “Sabeis TODAS AS COISAS” (1 João 2:20 – ACF)
    “Fostes enchidos de TODO O CONHECIMENTO” (Romanos 15:14)

    E ONIPOTÊNCIA dos servos de Jesus em Colossenses 1:11 : “Sendo fortalecidos com TODO O PODER” além de 1 Cor 3:22: “TUDO É VOSSO”.

    Normal, afinal os membros da igreja são um com Deus né, como o Filho é com o Pai. Conforme diz :
    (João 17:20-23)
    “20 Faço solicitação…a respeito daqueles que depositam fé em mim..21 a fim de que todos SEJAM UM, ASSIM COMO TU, Pai, ESTÀS EM UNIÃO COMIGO e eu estou em união contigo, para que eles estejam EM UNIÂO CONOSCO…a fim de que SEJAM UM, ASSIM COMO NÓS SOMOS…”

    Além disso os discípulos do Senhor são adorados, como só Deus pode ser:
    “Eu farei que venham e ADOREM prostrados AOS TEUS PÉS” (Ap 3:9 – ACF)

    Também perdoam pecados, como apenas Deus pode fazer. (João 20:21-23)
    E tem a mesma glória de Deus Pai e de Deus Filho (João 17:22)
    São a Luz do Mundo (Mateus 5:14) como o Deus Filho é (João 8:12)
    Se chamam “Eu Sou”/”Eu Sou O Que Sou”.(Jo 9:9 ,1COR 15:10 e Filemon 9)
    São Santos (Efe 1:4) como o Filho, o Espírito e o Pai são.
    São Filhos de Deus, como Cristo. (Gal 3:26)
    Também são participantes da divindade ou natureza divina (2 Pedro1:4)
    E Tem a Plenitude de Deus (Efé3:19 e 1:23) como Cristo tem (Col 2:9 e 1:19)

    # Usando do método que você, Matias usa para demonstrar que o Filho DE DEUS e o Espírito DE DEUS são também DEUS junto ao Pai, assim os servos DE DEUS pela mesma metodologia também serão Pessoas Divinas unas com Deus (Êxodo 7:1 e 4:16). Afinal todos somos Filhos do Altíssimo e

    “Vós sois deuses. Todos vós filhos do Altíssimo”
    (Salmos 82:6 e João 10:34) #

    Infelizmente a mente dos protestantes não conseguir entender, porquanto está baseados em ensinos plagiados do Hinduísmo.

    Há.

    Curtir

  5. Matias, por favor faça é o seguinte, se quer demonstrar que você está doutrinalmente certo no assunto, replique aos argumentos e de comprovação de seu ponto, que é afirmar que: ” Deus não é um. E sim várias pessoas.”

    Pois suas tentativas até aqui foram mui pobres.

    Releia o que você diz e veja se conseguiria convencer a si mesmo com o que disse ali. Melhor ainda, arrependa-se e admita seus erros no post feito lá em acima. Pois demonstrou desconhecimento de leitura, como tbm desconhecimento histórico e PRINCIPALMENTE BIBLICO. Aí fica difícil tu convencer alguém que ñ seja leigo nessa matéria, tu acha que consegue provar a forte afirmação feita com apenas uns dois versos soltos, isolados e descontextualizados? O texto diz realmente o que você deduziu ou tu FORÇOU o texto a dizer O QUE VOCÊ QUER QUE ELE DIGA para que concorde com a crença religiosa que tu já cria antes?

    Exemplo: O Salmo 139 fala de duas pessoas que são Deus ou fala de um único ser, de um Deus só, UMA PESSOA, Jeová, que é Onipotente, sabe todas as coisas e se faz presente em todo lugar? O Salmo 139 fala de Trindade em algum lugar? ONDE? Eu só vi esse salmo falando de um Deus que sonda e observa tudo e cujo espírito atua em todo lugar, de forma a ser impossível fugir ou se esconder DESSA PESSOA, deste Deus, de Jeová. Não fala de dois e nem de três seres, mas só de um.

    Creio que “O protestante” mesmo pode confirmar isso ao ler esse Salmo. 100% monoteísta e unitário.

    Curtir

  6. Leia bem o post do Matias depois leia o meu, as palavras que usei foram copiadas dele como parodia.

    Ele disse: “Infelizmente a mente dos tj não conseguir entender, porquanto está baseados em ensinos plagiados.

    Aí Eu disse: “Infelizmente a mente dos protestantes não conseguir entender, porquanto está baseados em ensinos plagiados do Hinduísmo”

    Também ele disse: “O fato do Espírito Santo ser Deus é claramente visto em muitas Escrituras, incluindo Atos 5:3-4. Neste verso Pedro confronta Ananias em por que ele tinha mentido para o Espírito Santo, e a ele diz “não mentiste aos homens, mas a Deus”. É uma declaração clara de que mentir ao Espírito Santo é mentir a Deus.”

    Então Eu disse: “O fato dos seguidores de Jesus serem Jesus é claramente visto em muitas escrituras, incluindo Atos 9:4-5 onde [Jesus] diz: “Saulo, Saulo por que me persegues”. Neste verso Cristo confronta Paulo em por que ele estava perseguido a Jesus. É uma declaração clara de que perseguir aos cristãos é perseguir a Cristo.(Mt 25:40 e 10:40)”

    Então, não é para o amigo se ofender, certo? As palavras foram friamente calculadas para corresponder ao de teu parceiro aí.

    Curtir

  7. Saga Oliveira. os tjs que com certeza incluir você querem entender Deus de forma a reduzí-lo a seres finitos como nós.embora seja difícil a nossa compreensão precisamos aceitar aquilo que diz as escrituras.Mateus fala do Pai e do Filho e do Espírito Santo, todos participando de um (NOME). Mas são três pessoas diferentes. Ai você vai mim pergunta como pode haver três pessoas na Dividade , já que há um único Deus?

    E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.
    Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Mateus 28:18-20

    Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.(Dt 6:4)

    Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas, e por ele nós também.(1Co 8:6)

    Deus é um em essência, mas três em pessoas. Ele tem uma só natureza, mas tres centro de consciência. Isto é, hà apenas um “o Que” em Deus, mas três “Quem”. Há um só ser, mas são três “Eu “. Isso é um mistério, mas não é uma contradição. Seria contraditório dizer que Deus é uma ´so pessoa, mas também três pessoas. Ou que Deus tem uma só natureza , mas também que tem três natureza. Mas declarar, como os cristão, que Deus é um em essência, eternamente revelado em três pessoas distintas, isso não é uma contradição.Infelizmente as tjs pensam o inverso disso, dizendo que Jesus é um deus menor e, ainda tira a Deidade do Espírito Santo, o colocando como uma mera figura de linguagem, chaga ser patético esse pesamento, desculpe a expressão.

    Curtir

  8. Patético é aceitar a doutrina da trindade, cuja “fórmula” não tem qualquer base bíblica. Basta deixar de lado o emaranhado de afirmações confusas da “fórmula” trinitária, que se entenderá claramente a verdade bíblica de que o Pai, Jeová, é o Deus Todo-poderoso; o Filho, Jesus Cristo, é menor e subordinado ao Pai, e o espírito santo é a força que emana do próprio Pai. Veja o artigo http://oapologistadaverdade.blogspot.com.br/2011/09/e-trindade-uma-doutrina-biblica_23.html e http://oapologistadaverdade.blogspot.com.br/2011/09/trindade-eensinada-no-novo-testamento-o.html

    Curtir

  9. Queruvim: O termo Deus referindo ao Espírito Santo encontra-se em toda à bíblia, mas com já havia falado, os tjs é guiado pelo ensino da torre de vigia, vocês não tem autonomia, comem o que a sociedade quer.

    Veremos então se, o Espírito Santo é ou não Deus. Ou se é simplesmente uma força ativa de Deus como querem os tj.

    Atos 28:25

    E estando discordes entre si, retiraram-se, havendo Paulo dito esta palavra: Bem falou o” Espírito Santo” aos vossos pais pelo profeta Isaías,
    dizendo: Vai a este povo e dize: Ouvindo, ouvireis, e de maneira nenhuma entendereis; e vendo, vereis, e de maneira nenhuma percebereis.

    nota: O verso cita acima (Atos 28:25) é repetição de Isaías 6:8-9.Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim..
    Disse, pois, ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis.

    Paulo citando a mesma referencia de Isaías, afirma que quem falou foi o Espírito Santo. conclusão óbvia: O ESPÍRITO SANTO É DEUS.

    Essa mesma correlação pode ser conferida nos seguintes texto: jeremias 31:33-34. veja o que diz: Mas este é o pacto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.

    E não ensinarão mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior, diz o Senhor; pois lhes perdoarei a sua iniqüidade, e não me lembrarei mais dos seus pecados.

    Agora vamos para Hebreus 10:15-17.Será que é o mesmo? E o Espírito Santo também no-lo testifica, porque depois de haver dito:

    Este é o pacto que farei com eles depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, e as escreverei em seu entendimento; acrescenta: E não me lembrarei mais de seus pecados e de suas iniqüidades.

    Em Hebreus 10:15-17. afirma quem falou foi o Espírito Santo.O conteúdo de Hebreus 10:15-17.é a repetição de Jeremias 31:33-34, provando, mais uma vez, que o Espírito Santo é DEUS.

    Infelizmente é triste perceber o quanto é errôneo o ensino das tj, em relação a Deidade não só do Espírito Santo, mas também do próprio Jesus. E vou dizer, tenho muita mais a mostra sobre esses e outros ensinos.

    Chega ser um absurdo dizer que isso é uma figura de linguagem pra quem diz conhecer as Escritura. Não é verdade, queruvem.

    Curtir

  10. Oba ele respondeu!

    Agora deixe de papo furado e responda aos argumentos já existentes nessa página. Assim como um tal de “Jurandir” que apareceu aqui uma vez, vocês tem o dom do “Monologar”, chegam falam falam, aí são respondidos, as vezes por replicas longas e aí o que acontece? Nada, ignoram tudo que o outro disse e continuam a atacar o outro lado e vomitar mais e mais palavras criando novas questões, sem primeiro responder as questões pendentes, sem chegar a uma conclusão sobre os textos já citados

    Só querem falar, só querem peguntar. Mas não querem ouvir e não aceitam responder perguntas.

    Só querem pedir explicações de textos e mais textos, mas não aceitam explicar os textos que usamos.

    Só querem criticar o outro, mas não aceitam criticas.

    Etc e etc.

    Isso é visto vez após vez. Tem que aprender a debater primeiro. Esses diatribes e pitis não são nem próximos da forma de argumentação ensinada na arte da dialética.

    Leitores, perguntem-se, Matias disse mais alguma coisa sobre o Salmo 139? sobre Atos 5:4 ? Não disse né, se calou e fingiu que não ouviu. Ele admitiu o erro em citar Ário numa dissertação sobre o Espírito de Deus? Não, fingiu que não viu. Comentou algo sobre algum dos textos citados no meu comentário? Não, fingiu que não leu.

    Curtir

  11. Percebam que Matias cita a Bíblia, essa diz:

    Que Deus é um,que é UM SÒ JEOVÀ, que é um só DEUS, O PAI (Biblia diz!)

    Embaixo fica viajando dizendo monte de coisas sem lógica (Não a Bíblia, Ele!)

    Na parte de dizer DEUS É O PAI, UM ÚNICO JEOVÀ (1Cor 8:6 e Deu 6:4). Ou seja, que Deus é UM, ele cita a Bíblia, na hora de desmentir isso falando um monte de coisa pra forçar que Deus é TRÊS, ele cita coisas da cabeça dele, não da palavra de Deus.

    Não existe nenhum versiculo na Bíblia que diga aquelas coisas ali que ele disse, por isso que Jeová Deus O Pai é Um é um FATO BIBLICO dito diretamente pela Biblia várias vezes. Que Jeová é Três, o Pai, o Filho e o ES é uma TEORIA TEOLOGICA, não escrita em nenhuma parte da Biblia nem uma vez.

    A Biblia diz:

    “…há um só Deus [QUEM?] , o Pai [!!! E outro, não tem mais? SÓ esse?]….”
    1 Cor 8:6

    “….nem o Filho, somente o Pai [SÒ ele? E o Espirito Santo não sabe??? ”
    Mateus 24:36

    ——
    Os trinitários aceitam o que a Biblia diz nesse textos? Não.

    Matias disse: “embora seja difícil a nossa compreensão precisamos aceitar aquilo que diz as escrituras.”

    Então aceite o que as escrituras dizem

    “Foi-me dada [POR QUEM? Antes ele não tinha?] toda a autoridade no céu e na terra”
    Mateus 28:18

    Trinitários aceitam o que esses textos dizem? (Que SÓ o Pai é Deus, que Jeová é UM SÒ, que SOMENTE o Pai é onisciente e que o poder de Jesus foi DADO pelo Pai?). Ou a Trindade não deixa que respondam que sim?

    Curtir

  12. “O termo Deus referindo ao Espírito Santo encontra-se em toda à bíblia”
    Todos trinitaristas só citam Atos 5: 3,4

    “com já havia falado, os tjs é guiado pelo ensino da torre de vigia, vocês não tem autonomia, comem o que a sociedade quer”

    Como já falado, os protestantes são guiados pelo ensino dos Concilios da Igreja Catolica, você não tem autonomia, comem o que os Concilios querem.

    “Paulo citando a mesma referencia de Isaías, afirma que quem falou foi o Espírito Santo. conclusão óbvia: O ESPÍRITO SANTO É DEUS.”

    Não Matias, a conclusão obvia é que quando o Espírito de Alguém fala ou faz algo, a ação foi efetuada por esse alguém que é o detentor deste espirito.

    O Espírito é de Jeová Deus, o Pai e procede dele.

    Quando o teu espírito? O espírito de Matias faz alguma coisa, quem fez tal coisa foi OUTRO ou foi o próprio Matias?

    (1 Reis 21:5) “Por que está triste o teu espírito e não comes pão?.
    -> Quem tava triste? Era Acabe ou era outra pessoa ?

    (1 Coríntios 2:11) 11 Pois, quem dentre os homens sabe as coisas do homem, exceto o espírito de homem que está nele?
    -> Este espírito do homem que sabe as coisa do homem é outro homem ou outra pessoa ou é o mesmo homem?

    Quem peca irrita o espírito do Matias, irrita o Matias ou irrita outra pessoa igual ao Matias? Quando o espírito de Matias se exalta, quem se exaltou, foi Matias ou foi outro?

    O que fica ridículo nas tentativas do Matias é não ver que Atos 5, Salmo 139 falam de uma pessoa só, Deus. E que este Deus tem um espírito.

    O espirito do Saga é meu, e faz parte de mim. O que ele faz sou eu quem faço.
    O dedo do Saga é meu, paz parte de mim, do meu corpo, o que o dedo toca, fui eu que toquei. E o Espírito Santo, a Bíblia diz que é o Dedo de Deus, o que o dedo de Deus fizer será atribuido a quem? A Deus! Qual Deus? O Pai.
    —————————————————————————————————————
    (Mateus 10:20) pois, quem fala não sois apenas vós, mas é O ESPÍRITO DE VOSSO PAI, que fala por meio de vós.

    (Atos 4:24-25) “Soberano Senhor [Jeová Deus, o Pai!] , TU és AQUELE que fez o céu e a terra, e o mar, e todas as coisas neles, 25 e QUEM, por INTERMÈDIO DE ESPÌRITO Santo, DISSE pela boca de nosso antepassado Davi, teu servo. . .”

    Conclusão:
    Deus falou por intermédio de Seu Espírito.
    então não adianta você insistir em textos que dizem que as ações do espírito de deus são atribuídas a Deus, iam ser atribuídas a quem? Todas ações do Espírito de Jeová, são feitas por Jeová. E todas as ações do Dedo de Deus, de Deus. E o que acontece ao espírito do Matias, acontece ao Matias. Simplessssssssss demaisssssssss….

    Curtir

  13. Atributos de personalidade: a) inteligência (capacidade de conhecimento) 1 Co 2.10 comparado com Is 11.2; b) vontade própria (capacidade de escolha1 Co 12.11; c) sensibilidade (capacidade de emoção) — Ef 4.30; Rm 15.30.

    Atividades pessoais exercidas pelo Espírito Santo: a) ensina Jo 14.26; b) testifica Jo 15.26; c) guia Rm 8.14; d) convence — Jo 16.7,8; e) contende — Gn 6.3; f) ordena e dirige At 8.29; 13.1,3; g) intercede Rm 8.26, 34; h) realiza milagres At 8.39.

    Espírito Santo contradiz as regras de gramática Palavra grega pneuma (espírito) é do gênero neutro. Uso de 3 espécies de pronomes, todos do gênero masculino: a) pronome demonstrativo masculino Jo 16.13,14 (este, esse, aquele); b) pronomes relativos masculinos Jo 15.26 e Ef 1.14 (que, o qual); c) pronome pessoal masculino Jo 16.6,8 (vo-lo enviarei).

    Falta de identificação pessoal? Não. Artigos nos textos: Jo 14.16,17,26, 15.26, 16.7,13; At 1.8, 5.9,32, 8.18, 10.19,29,47, 13.2, 19.6; Rm 8.16; 1 Co 2.10,11; 2 Co 3.17; Ap 2.11,29; 3.6,13,22. O nome Jesus é encontrado 905 vezes no NT, algumas vezes sem artigo. Símbolos do Espírito Santo nas suas atividades: água, fogo, pomba, azeite. Jesus: porta (Jo 10.9), videira (Jo 15.1), caminho (Jo 14.6), etc. Jesus é pessoa tanto quanto o Esírito Santo.
    estarei postando algo sobre os textos citado pala senhora fora do contexto.

    Curtir

  14. Matias, você continua fugindo. Quando vai responder minhas questões e explicar meus textos biblicos?

    E tudo que você disse aí – que com certeza foi na base do copiar e colar- JÀ FOI EXPLICADO no próprio artigo que estamos comentando. Pronome masculino não sei que, não sei o que, personificação, tá tudo direitinho respondido pelo “Apologista da Verdade”:

    https://traducaodonovomundodefendida.wordpress.com/2012/07/09/o-espirito-santo-e-uma-pessoa/ e http://oapologistadaverdade.blogspot.com.br/2011/09/personificacao-prova-personalidade-uma.html

    Deveria parar de chororô e explicar Mt 24:36, 1 Cor 8:6 e os outros textos ali

    Curtir

  15. Aprendam o que é CONTEXTO:

    Matias disse: “a) inteligência (capacidade de conhecimento) 1 Co 2.10”

    Agora vejam o que diz esse texto dentro de seu contexto completo pois os trinitaristas são mestres em citar textos fora de contexto :

    (1 Coríntios 2:9-16) 9 Mas, como está escrito: “O olho não tem visto e o ouvido não tem ouvido, nem foram concebidas no coração do homem as coisas que Deus tem preparado para os que o amam.” 10 Porque é a nós que Deus as tem revelado POR INTERMÉDIO DE SEU ESPÍRITO, pois o espírito pesquisa todas as coisas, até mesmo as coisas profundas de Deus. 11 Pois, QUEM dentre os homens SABE as coisas do homem, exceto O ESPÍRITO DO HOMEM que está nele? ASSIM, TAMBÈM, ninguém veio a saber as coisas de Deus, exceto o espírito de Deus. 12 Ora, não recebemos O ESPÍRITO DO MUNDO, mas o espírito QUE É DE DEUS, para que soubéssemos as coisas que nos foram dadas bondosamente por Deus. 13 Destas coisas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com as ensinadas pelo espírito, ao combinarmos assuntos espirituais com palavras espirituais. 14 Mas o homem físico não aceita as coisas do espírito de Deus, porque para ele são tolice; e ele não pode chegar a conhecê-las, porque são examinadas espiritualmente. 15 No entanto, o homem espiritual examina deveras todas as coisas, mas ele mesmo não é examinado por homem algum. 16 Pois “quem veio a conhecer a mente de Jeová para o instruir?” Mas nós temos a mente de Cristo.

    Paulo coloca em paralelo o espírito dos homens e o espírito mundano com o espírito que é de Deus; mas esses espíritos não são pessoas Se alguém deduz de 2:10 que é espírito dado por Deus é uma pessoa consciente pois SABE, CONHECE ou tem INTELIGENCIA, então o espírito do homem também é uma pessoa. pois 2:11 diz que igualmente ele tem SABER, conhecimento, inteligência. Trinitaristas usam o verso 10 mas ignoram o 11 que o completa e explica dentro do contexto.

    Finalmente em 2:16, Paulo termina seu discurso com uma citação de Isaías
    ISAÍAS 40:13 >Quem veio a medir o ESPÍRITO de Jeová para o instruir ? <
    Em sua citação de IS.40:13 Paulo iguala o Espírito com a MENTE divina
    Ele cita o Espírito de Jeová = Mente de Jeová. (Como em Lucas 11:20 e Mateus 12:28, nosso Senhor Jesus iguala o espírito de Deus = dedo de Deus). Dentro do seu contexto, 1 Cor 2:10 não toma o Espírito Santo de Deus como um outro alguém diferente de Deus, mas como um espírito que se relaciona com a mente de Deus assim como o espírito do homem se relaciona com a mente do homem.

    Eu leio o texto dentro do contexto, Matias tira o texto de seu contexto.

    Curtir

  16. ATENÇÃO SAGA E MATIAS, prossigam com o debate, de maneira respeitosaNão tenham pressa para postar e procurem manter o respeito e o nível elevado de pesquisa.

    PROCUREM SE ATER AO TEMA SEM SE DESVIAR DESNECESSARIAMENTE

    EVITEM ATAQUES A PESSOA (AD HOMINEM)

    QUALQUER DESVIO EXTREMO DO TEMA TEREI QUE DELETAR DEVIDO AO ESPAÇO (NO MÁXIMO 40 LINHAS CADA POST)

    EVITEM ERROS GRAVES DE PORTUGUÊS A FIM DE ELEVAR O NÍVEL DA DISCUSSÃO

    APRECIARIA QUE DEPOIS DE ALGUMAS POSTAGENS FAÇAM UM EXAME UM DO OUTRO POR FAZEREM 5 PERGUNTAS CADA UM E O OUTRO TERÁ QUE RESPONDER AS 5 PERGUNTAS SEM FAZEREM PERGUNTAS (APENAS RESPONDENDO BREVEMENTE AS PERGUNTAS E EVITEM FAZER UMA SEQUÊNCIA DE PERGUNTAS ) VEJAMOS QUEM IRÁ CONVENCER!

    Att.

    Rubens

    Curtir

  17. Saga,por obséquio,queira explicar novamente se vc é senhor ou senhora,meu caro ou minha cara, Ou se vc é uma mesma substância,mistério! Rsrsrsrs.

    Curtir

  18. Cega, você chagar ser irônica, ao dizer que estou copiando. Todavia, colagem ou não tudo isso reflete as verdade das Escrituras.

    Perguntas para você responder.

    Jeová diz, em Is 44.24: “Eu sou o Senhor que faço sozinho todas as coisas, que sozinho
    estendi os céus e sozinho espraiei a terra.” Como você concilia esse texto com o ensino de
    que Jeová criou primeiro a Cristo e, depois, Cristo criou todas as demais coisas?

    Se, como os Atalaias ensinam, o título do Senhor Jesus como o “primogênito” em
    Colossenses 1 refere-se ao “primeiro ser criado”, e não a um termo de preeminência, como
    você explica Jr 31.9, no qual Deus declara que Efraim é seu primogênito? É claro, nas
    Escrituras, que Manassés, e não Efraim, foi o primogênito no tempo. Não seria Jesus,
    portanto, como Criador, supremo sobre a criação, e não apenas o primeiro ser criado por
    Jeová?

    Se somente Deus pode salvar e se não há outro Salvador além do Senhor (Is 43.11), não
    estariam as referências neotestamentárias que falam de Jesus como Salvador apontando sua
    divindade? Se não, então como você pode conciliar a declaração de Jesus como Salvador
    com Is 43.11 e Oséias 13.4?

    . Como você concilia o discurso de Jeová em Dt 32.39, “e mais nenhum Deus há além de
    mim” e o discurso em Is 45.5, “Eu sou o Senhor, e não há outro”, com o ensino dos

    Atalaias de que Jeová é Deus e Jesus é um Deus além dele (veja Jo 1.1 na Bíblia Tradução
    do Novo Mundo).

    Em Lc 20.38 nós lemos que “Deus não é Deus dos mortos e sim de vivos”. A palavra
    grega theos (Deus) é usada sem o artigo definido ho (o). Já que a divindade de Jeová não é
    diminuída pela construção grega em Lc 20.38, por que seria diminuída em Jo 1.1, se a
    mesma construção grega é utilizada?

    Considerando que Jeová é chamado de “Deus Forte” em Is 10.21, assim como Jesus é
    chamado de “Deus Forte” em Is 9.6, isso não significa que os Atalaias estão errados
    quando alegam que “Deus forte” é uma referência a uma divindade menor (Jr 32.18)
    Como Jeová pode ser o Senhor dos senhores (Sl 136.3, Dt 10.17) e dividir esse título
    com Jesus em Apocalipse 17.14?

    cega, não precisa mim responder contata pressa, basta ser coerente nas suas colocações. Todos os argumento são bíblico, cabe a você Cega responder.Porquanto ninguém na face da terra sabe mais que as tjs explicar a complexidade DE SER DEUS. Outra coisa sem comentário infantis, por favor.

    Curtir

  19. “ATENÇÃO SAGA E MATIAS, prossigam com o debate, de maneira respeitosa e eu pretendo copiar cada parte na mesma sequência e postar em outra página ”

    Legal. Não era minha intenção debater mas tudo bem, só queria demonstrar como o nosso amiguinho visitante usa de argumentação FAIL quando se arrisca a comprovar Sua Idolatrada Doutrina Atanasiana.

    (No caso do assunto em questão ele já começou mal, chegou a essa página de comentários dizendo coisas nada a ver sobre Ário, sendo que Ário concordava com ele na questão do espírito santo ser uma entidade pessoal, só não achava que este fosse Deus. Ou seja, a controversia ariana não tem relação direta com o assunto desse artigo, que se chama : `O “Espírito Santo” é uma pessoa?`. Por isso mesmo o Credo que foi formulado após o Concilio de Niceia não debateu quem ou o que é o espírito santo.)

    Curtir

  20. Muito bonito tudo que está escrito aí, parabéns. Mas, que pena que…NÂO tem a ver com o Espírito Santo, então iriamos desviar o assunto do debate, perder o foco, não seria próprio responder tais coisas aqui. ( Se os leitores notarem, não falam do Espírito de Deus ; nenhum desse pontos que o Matias plagiou dos manualzinhos anti-tj que tem pela net fazem parte do tema do debate! Quer dizer o seguinte, ele está F-U-G-I-N-D-O do assunto, DE NOVO, para não responder o que já o foi proposto nos meus posts anteriores)

    Curtir

  21. Muito bonitas as coisas escritas acima, parabéns, mais belas palavras copiadas dos manualzinhos anti-TJ que tem espalhados pela net. Pena que nada tem a ver com o assunto do debate. Então não é preciso responder ; não fala nada do Espírito Santo nesses pontos acima, sendo assim, não fazem parte do tema do debate, releiam o nome escrito grande lá em cima e percebam o matias tentando novamente, fugir do assunto e se recusar a responder as proposições que já lhe foram feitas nos posts precedentes.

    Curtir

  22. [OBSERVAÇÂO: ]

    Matias disse: “estarei postando algo sobre os textos citado pala senhora fora do contexto.”

    Beeem, isso faz dois dias, se não disse nada até agora é por que primeiro tá pesquisando ver se acha algo, num dos manualzinhos, que sirva de replica para os textos em questão, parece que ainda não encontrou, por isso mudou de assunto nas postagens seguintes. (Alias, a cada replica minha que recebe, Matias tenta desviar o foco para novas questões, colando novas coisas que parecem copiadas de algum dos manualzinhos dos pastores internéticos experts na arte do anti-TJtismo). [/Fim da Observação]

    Curtir

  23. “Saga” de Oliveira.
    Um cristão varão, do Rio de Janeiro, non, não sou hoomousios (Nem sei como se escreve isso) não. Saga porque desde que cheguei ao orkut em 2005, fiquei conhecido assim, então ficou. Mesmo que o fake de orkut criado na época tenha sido desativado e eu tenha deixado o RPG, o nick persistiu em uso como forma de manter minha privacidade pessoal em relação aos desafetos que se acumula com o tempo nessa modalidade de comunicação [Foruns de Internet], já não basta nego vir encher o tu saco online, via teu personagem, imagina que lástima virem te pertubar de forma mais pessoal, diretamente. Temos vários casos como exemplo pelo mundo, dependendo de sua atividade na net, é melhor não se expor.

    (No caso de esquerdistas e neoateus, quando te tomam como arquiinimigos tentam te perseguir de todas as formas! Já vi como funciona com esses próprios olhos!! )

    Curtir

  24. EVITEM FAZER UMA SEQUÊNCIA DE PERGUNTAS…sugiro que façam apenas uma por vez.
    Tudo para a clareza e objetividade deste debate.
    Obrigado!

    Curtir

  25. O MEU MANUAL É A PALVRA E TEOLOGOS CONCEITUADOS. perdoe-me pela palavra. Certamente estarei postando algo sobre o assunto.

    Curtir

  26. Tudo que disse acima está baseado na Palavra. Deut 6:4;1 Cor 8:5,6, 2:11-16 e Isaías 40:13 ; João 17:20-23 ; 1 João 2:20, Lucas 11:20 e Mateus 12:28, também Mt 10:20, 24:36 e 28:18. Salmo 139, 1 Reis 21:5 ; Atos 9:4,5 e 4:24,25

    E não precisei copiar de homem algum, pois a Palavra Escrita de Deus foi suficiente, e o debatente não foi capaz de refutar os textos usados e ignorou todos eles.

    Agora tó esperando, o Matias começar de verdade o debate….dentro do tema o e sem evasivas

    Curtir

  27. SAGA, A bíblia diz que foi jesus quem derramou o sangue na cruz por nós, ou seja, para quem acredita.

    Mas em Atos 20:28 diz o seguinte.Cuidai pois de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele adquiriu com seu próprio sangue.Você

    pergunto, se não existe a trindade o que quer dizer este texto das Escritura? que por sinal fala que o próprio Espírito Santo derramou o sangue. Outra coisa, repare que o texto diz” ele” e não ela. Isso é um pronome masculino e não feminino.

    falarei sobre o Salmo.

    Curtir

  28. Atos 20:28 é um erro de tradução….. Só avisando…..
    (e sim continuo seno protestante)

    Curtir

  29. Eu li e não sei se ele responde muita coisa nesse debate entre voc~es dois aí…

    Curtir

  30. Espirito santo com sangue!!!!!!!!!!!!!!! Quem derramou sangue foi o Filho -em sua forma humana-, não o Pai e nem o Espírito, isso seria Sabelianismo. (Este texto não é usado pelos mestres trinitaristas dessa forma, e sim como tentativa de dizer que Jesus -a segunda pessoa da Triunidade- é Deus, não para dizer que a terceira pessoa é Deus.) Eu não sabia que o Espírito do Pai tinha sangue não…novidade viu.

    Agora, essa foi outra tentativa de desviar o foco, tem vários textos bíblicos lá em cima esperando suas respostas.

    Curtir

  31. Temos inúmeras traduções protestantes que demonstram que Atos 20:28 se referem ao Filho, ou ao menos, dão tal alternativa nas notas de pé de pagina. E temos as palavras dos especialistas de teologia protestantes em seus trabalhos acadêmicos fazendo estudo dos problemas desse texto…

    Curtir

  32. Protestante, perceba que se formos entender como o Matias sugeriu que ao Cristo derramar seu sangue na cruz, ou seja se sacrificar MORRENDO por nós, o espírito também sofreu tal ação, isso implicaria que o Espírito Santo também morreu! Junto com Cristo! Ambos deram literalmente seu sangue no Calvário!! Pensaste em Sabélio?

    Curtir

  33. No “Tem mesmo?” eu me referi à traduções protestantes que vertem o texto desse versículo como dizendo que foi o Filho(Jesus) que derramou o sangue. E sim, eu sei que Atos 20:28 se refere ao Filho. E até onde foi minha análise, achei poucas traduções protestantes(não-ecumenicas) que vertem esse texto assim….

    Curtir

  34. Debates teológicos na internet são tão úteis como um porta-controle remoto.
    #reflita

    Curtir

  35. E no “erro de tradução” eu disse que a tradução que a Bíblia dele fáz desse versículo tá errada

    Curtir

  36. Em primeiro lugar, sei muito bem que o Espirito Santo não derramou o sangue literalmentde, mas, o texto deixa bem claro que o Espirito Santo teve e tem uma participaçao una no sacíficio de Cristo. somente um cego para não perceber a autenticidade dos três. DESRESPEITO

    E disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança.”

    Deus diz que fez tudo sonho.

    Assim diz o Senhor, teu Redentor, e que te formou desde o ventre: Eu sou o Senhor que faço todas as coisas, que sozinho estendi os céus, e espraiei a terra (quem estava comigo?)

    reconhece que o Espírito de Deus dá vida, (33: 4.jó)

    Há contradição nas Escrituras?.claro que não.Porém vocês insiste em dizer que somente Jeová crio tudo. Vocês disseram que há erro de traduçao no texto que coloquei. neste há?

    Outra pergunta: quem convence o homem dos seus erros.É o Pai o Filho ou Espirito Santo?

    O fundador da sua religião era presbiteriano, portanto, uma dia acreditou na veradade.Mas, infelizmente se desvio dela. DESVIO DO TEMA

    Curtir

  37. Matias disse: “Em primeiro lugar, sei muito bem que o Espirito Santo não derramou o sangue literalmentde, mas…”

    Mas nada, se não foi o Espírito que derramou o sangue e sim o Filho, a sua colocação feita ali DESABOU. A referência é ao SANGUE DE JESUS CRISTO quando esteve na Terra COMO HOMEM.(Que os trinitarianos chamam de Natureza de Homem de Cristo -100% Homem- em contraste com a Natureza Deus de Cristo -100% Deus-. Ou seja, não foi a parte “Deus” do Filho que morreu e deu sangue,foi a parte humana, pois Deus é imortal não tem sangue)

    Matias disse: “este texto…fala que o próprio Espírito Santo derramou o sangue”

    Não pode dar pra trás agora e se contradizer; ou foi o Filho ou foi o Espírito, ou foram ambos. Dizer que o texto não quer LITERALMENTE atribuir este sangue a outra pessoa da deidade é negar a própria argumentação usada antes.

    Vejam bem -> Nos posts anteriores Matias usava de um método diferente, ele punha dois textos bíblicos em paralelo e dizia que a comparação dos predicados dos dois personagens mostravam que eram o MESMO, que eram LITERALMENTE O MESMO e não figura de linguagem nem qualquer coisa assim. Já neste texto ele dá pra trás no que disse antes e diz que não é literal que o Espírito Santo seja o mesmo que pessoalmente derramou o sangue, ele dá a entender que é figurativo, o Espírito Santo participou de alguma forma no Sacrificio da Cruz, de forma que uma ação que foi sofrida pelo Cristo possa ser atribuida também ao Espírito Santo.

    /\
    Mas no caso acima, usando do mesma linha de pensamento, ações realizadas ou referentes ao Espírito Santo do Senhor Jeová Deus Pai também podem ser atribuídas ao Senhor Jeová Deus. Quando diz: que o espírito fala, foi Deus quem falou, quando diz que ele cria, foi Deus quem criou, pois o Pai e o Seu Espírito tem logicamente uma participação una ora.

    ————————————————————————————————————-
    Matias falou “Espirito Santo não derramou o sangue literalmentde, mas…teve e tem uma participaçao una no sacíficio de Cristo”

    Gente, pensem …. Cristo e o Espírito tem uma participação nas ações de Deus, o Pai, por isso a coincidência de funções:

    Deus realizou milagres na Terra ATRAVÈS do seu espírito que estava ENCHENDO de poder divino à Jesus de Nazaré.

    Então cada milagre poderia ser atribuido ao Pai, ao espírito santo e também a Jesus como o agente humano por meio do qual o Espírito de Deus agia.

    Não existe menor contradição nisso, e não existe mistério nenhum na frase simples dita acima. Não foi necessário apelar a nenhum mistério insolúvel.
    Somente a Bíblia.

    ————————————–(Atos 10:38)—————————————————
    DEUS UNGIU A JESUS a Jesus de Nazaré com ESPIRITO SANTO E PODER, e ele percorria o país, fazendo o bem e sarando a todos os oprimidos pelo Diabo; porque DEUS estava COM ELE
    ———————————————————————————————————-

    Neste texto:
    -Deus, o Pai é o chefe, que envia e unge
    -O Espírito Santo de Deus é a unção.
    -Jesus foi o servo ungido de Deus, através do qual esse Deus atuava.

    Não tem relação com uma doutrina misteriosa de um Deus-Multiplo aí

    Curtir

  38. Só sei que Matias deu outra vez evasivas e continua em fuga dos muitos textos utilizados desde lá em cima, somarei este Atos 10:38 aos meus principais textos:

    Tudo que disse acima está baseado na Palavra:
    Deut 6:4; 1 Cor 8:5,6, 2:11-16 e Isaías 40:13 ; João 17:20-23 ; 1 João 2:20, Lucas 11:20 e Mateus 12:28, também Mt 10:20, 24:36 e 28:18. Salmo 139, 1 Reis 21:5 ; Atos 9:4,5 e 4:24,25 e agora também ATOS 10:38.

    São uns 16 passagens bíblicas das quais Matias continua se esquivando e puxa novos assuntos com novas perguntas e novos textos em vez de manter o foco nas palavras bíblicas já citadas. Assim ficará difícil chegar a algum lugar, ele faz novas perguntas antes de responder as minhas, e cita novos textos biblicos antes de terminamos as analises dos anteriores. Ele não escolhe uma linha de argumento e se prende à ela, metralha de todos lados FLOODANDO o debate…

    Deveria escolher um , dois ou três textos da lista acima para nos explicar na próxima postagem até que ao fim do debate fique tudo explicado.

    Curtir

  39. Ora minha cara, não é meu o problema de compreensão,e sim o seu, à bíblia, ela mesmo se explica quando trata de um fato, por acaso você come a carne de Cristo literalmente e, bebe seu sangue, de forma nenhuma. Muito embora à bíblia diz isso e muito mais como figuras de linguagem expressando uma verdade de que sem Cristo não há vida. vocês concordam que Satanás é uma pessoa?acredito que sim. Mas como pode Satanás entra em alguém, e o Espírito Santo não. Seria Satanás uma força ativa???????Lendo toda a bíblia vemos, Jeová,Jesus e o Espirito Santo com os mesmos atributos.Acredito que jamais conseguirei convence-los a contrário do que pensam, até porque, quem convence o homem do pecado da justiça e do juízo e o Espirito Santo.

    Hebreus 9:14 muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!

    O Espírito Santo é eterno. Deus Pai e o Espirito Santo sempre apontaram para Cristo, um vive pra o outro e ambos trabalharam para redenção do homem.

    A bíblia diz que ele falar.

    Apocalipse 2:7 “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”

    Ainda que usem argumento até mesmo bíblico, que por sinal o próprio satanás também usou, não tem como apagar as evidências das quais á Escritura nos fornece.

    Infelizmente, o maior culpado em vocês acreditarem neste conceito foi Russell, o homem de família evangélica que tristemente não se firmou na simplicidade do evangelho, hoje esse seu pesamento nasceu no coração dele. Russell. DESVIO DO TEMA RECORRENDO A FALÁCIA

    Certamente ira dizer que o meu nasceu da Igreja católica, realmente, teve o tempo que ela combatia o falsos ensino, mas também se corrompeu deixando a san doutrina, e começou ensinar preceitos de homens. DESVIO DO TEMA

    E queruvim se você se acha um teólogo entra lá no cacp e faz sua considerações sobre este e outros temas. Gostaria de acompanhar sua publicação em um site de expressão. DESVIO DO TEMA TODOS OS ARGUMENTOS AQUI POSTADOS SÃO MEUS.

    Curtir

  40. Muitos tem enviado e-mails afirmando como tais discussões e pesquisas tem ajudado muito. Alguns até mesmo se converteram ao ponto de adotarem o ensino correto como sendo o que defenderão a partir de então. Observe um exemplo no debate sobre a alma.

    Curtir

  41. Amado e divertido senhor Matias, vamos tentar de novo, rsrsrs.

    Resumo explicado do ínicio da polêmica aqui:

    Ponto [1] O tema da matéria que estamos comentando é o seguinte:
    O Espírito Santo é Uma Pessoa ?

    De autoria do senhor que se intitulou “Apologista da Verdade”, e repostado pelo dono deste blog “TNM Defendida” , o senhor “Queruvim”.

    Ponto [2] Nos comentários vossa pessoa decidiu se manifestar agressivamente contra o Queruvim (Que nem ao menos é o autor do artigo) o acusando de estar “metralhando” o Espírito Santo, bla bla blá…plagiou ÁRIO, não sei que mais….bolinha vai e bolinha vem em suas palavras ásperas contra minoria religiosa das TCJ decidiu-se por citar dois textos bíblicos…Atos 5:3, 4. e Salmo 139:7-8 para tentar mostrar que Queruvim estava errado (No caso o Apologista que foi o autor do artigo)…o único problema é que o tema perguntava “O ES é uma pessoa?”, e os dois textos escolhidos por você não servem para provar ou desprovar se o espírito santo é ou não uma pessoa.

    Ponto [3] Se usou Atos 5:4 para frisar que ao trapacear o espírito de Deus se estará trapaceando a Deus, e , se usou Salmo 139:7 para frisar que não se pode fugir do espírito desse Deus. Mas isso NÂO RESPONDE se esse espírito É OU NÂO UMA PESSOA! A questão continua em aberto…

    Antes de começar a atribuir títulos e atributos divinos ao mesmo PRIMEIRO deveremos investigar se ele É UMA PESSOA, este é o ponto central da matéria; será o Espírito de Deus uma Deidade Pessoal que existe em separado de Deus Pai, quer dizer, como uma pessoa distinta de vontade com atuação e atributos próprios e independentes ? Ou o espírito é algo essencial e inseparável de Deus como parte de sua pessoa e natureza divina, assim como o espírito do homem é algo essencial e inseparável de nós como pessoas e não outra pessoa diferente de nós mesmos? (Se este for o caso é inútil e vão buscar atribuir ao espirito um monte de referências que na realidade no fim das contas se referem a pessoa de Deus, o Pai, que é o DONO DESSE ESPÍRITO, é o espírito DELE.)

    Ponto [4] Foi então que eu demonstrei a falha em sua tentativa de argumentação, dizendo que se fossemos pensar desse jeito, então ao mostrar que perseguir cristãos = perseguir à Jesus logo é porque está literalmente dizendo que são o mesmo também. Em seguida em fiz uma crítica ao que é popularmente tomado como “provas da Trindade” demonstrando que poderíamos também caçar textos na Bíblia para provar que outros homens também são Deus, milhões de pessoas unidas em um único Deus!
    .
    Ora em 1 COR 15:10 [ALMEIDA] e em FILEMON 9 [TNM], Paulo diz “Eu Sou O Que Sou”, expressão que os trinitaristas dizem ser um nome exclusivo de Deus significando que a pessoa na bíblia que usa a expressão “Eu Sou” está dizendo que é o mesmo Deus que apareceu a Moíses na sarça em chamas!!!

    Será que Paulo é Deus também? Acho que não ein … esse foi um dos exemplos que usei para mostrar os pontos fracos dos argumentos faliveis que se usa para defender a existência de um Deus que seja não uma, mas muitas pessoas. Usei vários outros exemplos citando uma boa gama de variados textos bíblicos, os quais o senhor Matias não fez questão de conferi e meditar, apenas ignorou.

    Ponto [5] Matias reapareceu mas ignorou minhas palavras e textos bíblicos, saindo do assunto e em vez de manter o foco em Atos 5:3,4 e no Salmo 139, escolheu mais textos bíblicos: Mateus 28:18-20 , Dt 6:4 e 1 Co 8:6, que continuam não DIZENDO NADA quanto a se o espírito santo é ou nãoé uma pessoa!!! Matias pensou em demonstrar seu Deus Trino mas em vez disso cola 3 textos que dizem que Deus é APENAS O PAI (1COR 8:6) e que Jeová é UM SÓ (Dt 6:4), além de falar que Deus DEU PODER E AUTORIDADE ao seu Filho (Mt 28:18) ele não a tinha antes, precisou receber de Alguém…

    -> E foi assim que começou os comentários, replys e contrareplys entre mim e o o senhor Matias, conversa essa que Queruvim pouco depois pediu para ser oficializado com um Debate Formal, mas que me parece que o nosso colega Matias não está levando a sério, pois se recusa a se portar dentro das regras da educação e da dialética adequada à debates decentes.

    Curtir

  42. Em vista do tempo e esforço dedicados por mim ao ficar nessa página pacientemente lendo e replicando ao senhor Matias, com quem tenho a honra de ter sido escolhido para debater, exigiria que ao invés de ser continuamente ignorado vez após vez começássemos a nos prender a UM ARGUMENTO POR VEZ, a análise de UMA PASSAGEM BÍBLICA POR VEZ, talvez 2, no máximo 3, senão nunca chegaremos a lugar nenhum, ainda estamos falando de certo Salmo e ele volta com monte de matéria nova, as vezes FORA DO TEMA, trocando de assunto. . etc etc

    Matias,
    Ainda deve explicações coerentes de sua doutrina do “Espírito-Deus-Pessoal Onisciente-Onipresente-Onipotente que é independente de Deus-o-Pai com quem está unido em uma Triunidade de pessoas que tem co-igualdade, co-eternidade, co-conhecimento,co-hierarquia….entre si…” e de como essa sua visão católica do Espírito Santo de Deus se relaciona com as seguintes passagens bíblicas que insiste em ignorar:

    A- 1 Cor 8:5,6 + Deut 6:4
    B- 1 Cor 2:11-16 + Isaías 40:13 ;
    C- João 17:20-23 ;
    D- Lucas 11:20 + Mateus 12:28 ;
    E- Mt 10:20 e 24:36
    F- 1 Reis 21:5
    G- Atos 5:3,4 X Atos 9:4,5
    H- Atos 4:24,25 e Atos 10:38.

    Não precisa ser todos de uma vez só, eu espero, não precisa ser apressado, mas seria bom começar por algum lugar, se eu citar mais textos bíblicos eles irão se acumular mais e mais, você ainda nem respondeu esses, pra que citarei mais -e tenho mais a citar!-, será que preciso? Pois então, boa sorte a você com esses …

    Curtir

  43. Obrigado, Já era ora, vou esperar aqui.
    (Vamos ver se saem explicações coerentes, lógicas racionais dentro do contexto, sem pretexto, sem forçar a barra, sem trair a intenção do autor inspirado, sem filosofia teológica católica centrada em paradoxos e mistérios em vez de na simplicidade das palavras das Escrituras; levando em conta as sutilezas do grego e do hebraico e as suas possibilidades de tradução e não meramente insistir no português de sua tradução tradicional favorita…etc etc)

    Curtir

  44. Ahn claro, esqueci, e também chega de ficar usando o feminino. É isso.
    Depois de ti, será minha vez de postar. Bem, agora, estou esperando, faça seu melhor.

    Curtido por 1 pessoa

  45. Queruvim.
    Parece que é a partir de agora que o debate que você queria vai começar mesmo, o senhor Matias decidiu colaborar e passar a seguir o combinado a partir da próxima postagem.

    Curtir

  46. Eu concordo, uma discussão séria e uma pesquisa séria tem resultados bons. Mas uma discussão como a que eu estou vendo aqui nesses comentários….

    Curtir

  47. Obaaa! então agora vou deixar a pipoca preparada. Mas ele disse que responderia lá atrás..

    Curtir

  48. Certas coisas não tem no google entende? Ou ao menos existe muita dificuldade de se encontrar, pelo menos na nossa língua materna. Esperemos.

    Curtir

  49. Fico bobo de observar como esse pessoal,todos eles,tem mania de dizer que repetimos o que diz o corpo governante e em seguida,na cara de pau,repetem algo que leu na net de pastores teólogos e afins.Ele indicou o cacp, e tirou metade de seus argumentos de lá, O mesmo faz aquele “admirador” do apologista e quando não faz isso esbarra na estultícia. Os três se repetem,por exemplo,quando dizem: satanás é uma pessoa e pode entrar(eu entendo possuir) em alguém,então o espírito santo também pode.Um “ser” (criatura)espiritual pode envolver apenas um corpo por vez,,no caso daqueles dois mil porcos que despencaram foi uma “legião”.Mas só o espírito santo pode ser distribuido a várias pessoas ao mesmo tempo,como em pentecostes,porque não é um “ser”,ou uma pessoa espiritual,e sim a força ativa de Deus e mesmo assim não é uma possessão.O teólogo sabichão(o outro) acha tamanhas besteiras irrefutáveis. Bem,só estou degustando um pouco antes do prato principal que Saga e Matias vão servir,enquanto Matias não serve o seu cardápio,vamos petiscar um pouco o que ele serviu como couvert,que tal?? mas não vou debater,o saga está muito bom.

    Curtir

  50. o texto é Lucas 22:13 “…e satanás entrou em Judas”(pelo que entendi deles é como se fosse uma possessão,do contrário ,se fosse apenas a inclinação diabólica cultivada em Judas para que ele traísse Jesus apenas reforçaria de que modo o espírito santo de Deus também atua para o bem. Será?

    Curtir

  51. “enquanto Matias não serve o seu cardápio,vamos petiscar um pouco o que ele serviu como couvert,que tal??”

    Reginaldo,
    Para demonstrar que o ES é uma das pessoas em Deus, Matias usou os seguintes pensamentos e táticas, o seguinte resumo facilitará a visualização :

    1- Atos 5:3,4 – “mentir ao Espírito Santo é mentir a Deus”
    2- Salmo 139:7-8 – “Deus porque…possui…atributos…de Deus… onipresença”
    3- Mt 28:18-20 “batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”
    4- Deuteronômio 6:4 – “Senhor nosso Deus é um só Senhor”
    5- I Corintios 8:6 – “há um só Deus, o Pai…e um só Senhor, Jesus Cristo”
    6- Atos 28:25 – “falou o Espírito…pelo profeta Isaías, dizendo: [Isaías 6:8-9]”
    7-Hebreus 10:15-17 “Espírito…testifica…depois de haver dito: [Jer 31:33-34]”
    8- I Co 2:10 comparado com Is 11:2 – inteligência/conhecimento
    9- Efésios 4:30 e Romanos 15:30 – Emoção
    10- 1 Co 12.11 – Vontade / Escolha

    11- Jo 14:26, 15:26, 16:7,8; Rm 8:14,26,34; Gn 6:3; At 8:29, 39 e 13:1,3
    (ensina, testifica, guia, convence, ordena, dirige, intercede e faz milagre…)

    12 -Jo 15:26;16:6,8,13,14; Ef1:14 (Pronomes: este, aquele,que,o qual, vo-lo…)

    13 – Jo 14:16,17,26, 15:26, 16:7,13; At 1:8, 5:9,32, 8:18, 10:19,29,47, 13:2, 19:6; Rm 8:16; 1 Co 2:10,11; 2 Co 3:17; Ap 2:11,29; 3:6,13,22 – (Artigos)

    14- João 10:9 ,14:6 e 15:1 – Símbolos de Jesus (Porta, Videira, Caminho)

    15- Atos 20:28 – “este texto…fala que…Espírito…derramou o sangue”
    + “repare que o texto diz” ele” e não ela…pronome masculino e não feminino”

    16- Gênesis 1:26 – “Façamos o homem à nossa imagem” (Quantos criadores?)
    17- Jó 33:4 – “O espírito de Deus me fez…viver” (Espírito Santo é Criador?)
    18- Hebreus 9:14 – “Espírito Eterno” (O Espírito Santo é eterno)
    19- Apocalipse 2:7 “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”
    20- “Russell…tristemente não se firmou na simplicidade do evangelho”

    – > Veja só como o ajudei ao organizar isso. Sou muito bonzinho.

    Dividi a argumentação dele (Ou do GOOGLE?) em 20 pontos. Tirando os textos que se repetem (tem muito dos capítulos do “Consolador” em João) deve dar umas 30 passagens, 32, por aí. Mas como a forma de argumentação usada é repetitiva, poderíamos resumir em bem menos. (Ele disse usar da CORRELAÇÃO. Usei dela com 1 Cor 2:16 e Is 40:13 e também com Mt 12:28 e Lc 11:20). <-

    Curtir

  52. Atos 5:3-4-“mentir ao espírito santo é mentir a Deus”. Gostei como vc mostrou,lá em cima,que isso não ensina uma doutrina ,mas foi o modo de Pedro se expressar,tentar trapacear o espírito de Deus é uma afronta à sua pessoa.
    Efésios 2:22-veja como reza a almeida: NO QUAL TAMBÉM VÓS JUNTAMENTE SOIS EDIFICADOS PARA MORADA DE DEUS NO ESPÍRITO(EM ESPÍRITO NM).
    1 Coríntios 3:16: NÃO SABEIS VÓS QUE SOIS O TEMPLO DE DEUS E QUE O ESPÍRITO DE DEUS HABITA EM VÓS? a força ativa de Jeová estava induzindo a congregação a ajudar os irmãos que necessitavam,lembrando que pouco tempo antes disso eles haviam recebido o prometido espírito santo. Ananias e sua esposa deixaram de considerar isso,ao mentir para Pedro o mesmo espírito o capacitou a discernir a trapaça.Usar este texto para dizer que o espírito santo é Deus é o mesmo que dizer que a mão tem vontade própria,ou pior,que a caneta escreve sem que alguém a manipule.

    Curtir

  53. Primeiramente, graça e paz da parte de Deus e do senhor Jesus. Vejo um certo sarcasmo em sues comentários, mas tudo bem; na verdade o que importa é que Cristo cresça.

    1Cor(8:5-6) nota:o Apóstolo paulo tratar de um problema nascido das circunstâncias do tempo em que os corintios viviam, a respeito do qual lhe fizeram indagações por cartas.Os alimentos vendidos publicamente no mercado podiam ter- se relacionados antes com o cultos a ídolos.

    Era direito dos cristão se servirem de tais alimentos?

    Paulo aproveita a ocasião para enunciar um principio, a saber:embora avida se derive de Deus, restrições que se lhe imponham podem ser necessária ao crentes, como fito de se evitar escândalo para um irmão mais fraco, isto é, evitar que ele tropece. verso 10-11,

    verso em questão: Paulo falar que os ídolos nada é, feita advertência o apóstolo volta ao ponto referido no verso (1) têm razão em ensina que todos os ídolos e, com efeito, todos os chamados deus e senhores nada são.No verso (6) Paulo diz que há um só Deus e Pai. É qual uma declaração formal de fé.

    Mas sabemos que na mente de um pessoa idólatra, seus ídolos são considerados deus. Isso está bem claro neste trecho da carta de Paulo.

    Espero ter sido satisfatório para você. Estarei em breve respondendo o restante.

    Que a paz e a graça de Jesus nosso salvador possa dar-lhe entendimento.

    Curtir

  54. Calma gafanhoto, deixa o rapaz, um texto já foi, ele irá analisar o resto. Esperemos. Depois é minha vez.

    Curtir

  55. Acho que o sr Matias se perdeu, acredito que ,depois de muito ctrl+C e ctrl+V não poderia dar outra coisa. Estou ansioso para ver qual será o desfecho deste interessante debate.

    Curtir

  56. Falei e vou falar novamente, o problema está em você não entender as coisas do Espírito de Deus.

    “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.” (I Coríntios 2 : 14)

    Estarei complementando para deixar mas claro, já que você mesmo colocou os versos em questão. E não entendera?

    Curtir

  57. Ahan querido, continue, a seleção era de:

    “A- 1 Cor 8:5,6 + Deut 6:4
    B- 1 Cor 2:11-16 + Isaías 40:13 ;
    C- João 17:20-23 ;
    D- Lucas 11:20 + Mateus 12:28 ;
    E- Mt 10:20 e 24:36
    F- 1 Reis 21:5
    G- Atos 5:3,4 X Atos 9:4,5
    H- Atos 4:24,25 e Atos 10:38.”

    Você já deu Sua Resposta ao corintios ali, falta Sua Review ao outro texto para sair de A, esperamos ansiosos, ainda faltam muitos textos, também anseio por ser minha vez mas fique a vontade, serei longânime.

    Curtir

  58. Sei não..depois que Matias largou da cacp e net apóstata acho que não vai sobrar muita carne pra gato não.Ele passou para uma explicação mais,digamos assim,”espiritual”. Amigo Matias, O debate é sobre o espírito santo, se vc não se apegar ao tema não aprenderei nada.

    Curtir

  59. ora, você me acusa de fugir do tema, mas tem textos que falam da deidade de Jesus e, não do Espírito Santo, do qual devo falar?

    Curtir


  60. A- 1 Cor 8:5,6 + Deut 6:4 [UM DEUS SÓ]
    B- 1 Cor 2:11-16 + Isaías 40:13 ; [SABER DO ESPIRITO]
    C- João 17:20-23 ;[UNIDADE COM DEUS]
    D- Lucas 11:20 + Mateus 12:28 ;[ESPIRITO DE DEUS]
    E- Mt 10:20 e 24:36 [ESPIRITO DO PAI e SÓ DEUS SABE]
    F- 1 Reis 21:5 [ESPIRITO TRISTE]
    G- Atos 5:3,4 X Atos 9:4,5 [COMPARAÇÂO DO METODO DA CORRELAÇAO]
    H- Atos 4:24,25 e Atos 10:38.” [DEUS FALOU e UNGIU via ESPIRITO]

    Todos textos tem relação com o Tema do Espírito ou da Trindade, não tem nada que fuja do tema aí

    (O TEMA é SE o Espírito Santo Na Bíblia condiz com o Espírito Santo conforme é apresentado pela Doutrina da S.Trindade. Na Trindade ele é uma Pessoa Extra em Deus, é um Ser Pessoal que é Deus Todo Poderoso, Onisciente, Onipresente e Onipotente…tudo isso junto com o Pai e o Filho em uma unidade mistica e misteriosa de coigualdade e coeternidade, etc etc.

    Queruvim e o Apologista desafiaram essas visões, colocando que o Espírito Santo de Deus, não é um DEUS PESSOAL independente do Pai…Nenhum dos textos acima falam exclusiva ou diretamente da deidade de Jesus, se fizerem menção da pessoa do Filho, é que DENTRO DO TEMA TRINITÁRIO Ele e o Pai estão todos relacionados…)

    Curtir

  61. Já faz um tempinho que começamos, desse jeito vai parecer que o senhor Matias está enrolando. Não é tão difícil assim a grande maioria das passagens são de textos bem conhecidos dos leitores da Bíblia, é só dizer seu entendimento de cada uma delas.

    Curtir

  62. Conheço um livro que vai acabar com essa discussão e vai esclarecer tudo, qe que foi escrito pelo Teólogo dos Teólogos.

    Se chama Bíblia, e seu autor é Jeová Deus. Peça ajuda para Ele antes de ler a Bíblia e Ele lhe dará a interpretação correta.

    Curtir

  63. sega e querunvim, achei no meio de tantos, um aliado de peso, uma apologista que era testemunha de jeová, agora ele é testemunha de Jesus.(Em outras palavras Matias vai correr do debate)

    QUAL FOI O MOTIVO DA NÃO DIVULGAÇÃO DA REFUTAÇÃO DELE, JÁ QUE ELE REFUTOU TUDO O QUE VOCÊ COLOCOU, SENHOR QUERUNVIM. Gostaria de PÔR SE ME PERMITIR. CÁ PRA NÓS APRENDI MUITO COM ELE.

    SITE:… …

    COM CERTEZA ELE CONHECE ESSAS HERESIAS MUITO MAS QUE EU.[ Matias perdeu mesmo o respeito neste debate e tem muito a aprender nesta arte com seu novo interlocutor]

    GOSTARIA DE ACOMPANHA ESSE DEBATE, CONTINUO PRONTO A RESPONDER, CLARO QUE COM AJUDA DO MEU NOVO ALIADO.

    querem mesmo que eu continue ou vai dar para trás?

    Curtir

  64. Tenho só um aliado: A Bíblia, a Palavra Viva escrita por Jeová Deus. E é por isso mesmo que não vou participar desse debate
    Obs: sim sou protestante

    Curtir

  65. Isso foi uma desistência?

    Matias fez o que? Ficou caçando no google páginas anti-tjs, começando do CACP e fuçando, fuçando até achar algum apostata que pudesse responder em seu lugar? O que houve??

    Volte ao debate e responda o que está pendente. Estamos esperando já a muitos dias, eu, o Queruvim e os leitores do blog.

    Se vai ficar a copiar e colar argumentação de sites alheios é contigo.
    Explique para nós a Shemá de Deut 6:4

    Só uma dica: 1 Cor 8:6 diz que o Deus que os cristãos devem “monolatrar” é apenas o Pai, se tu não acha que tem a ver com o Tema, OBVIO QUE TEM, nessa passagem Paulo em nenhum momento cita o Espírito Santo como nosso Deus., alias nem o citou, vai ver esqueceu….mas esqueçamos isso, vamos falar dos outros textos da lista.


    A- …..Deut 6:4 [DEUS É UM SÓ]
    B- 1 Cor 2:11-16 + Isaías 40:13 ; [SABER DO ESPIRITO]
    C- João 17:20-23 ;[UNIDADE COM DEUS]
    D- Lucas 11:20 + Mateus 12:28 ;[ESPIRITO DE DEUS]
    E- Mt 10:20 e 24:36 [ESPIRITO DO PAI e SÓ DEUS SABE]
    F- 1 Reis 21:5 [ESPIRITO TRISTE]
    G- Atos 5:3,4 X Atos 9:4,5 [COMPARAÇÂO DO METODO DA CORRELAÇAO]
    H- Atos 4:24,25 e Atos 10:38.” [DEUS FALOU e UNGIU via ESPIRITO]

    Pode começar.
    —————————————————————————————————
    OBS: E dizer que “aprendeu muito com fulano” é estranho, me desculpe dizer dá impressão que não estava por dentro do assunto antes e necessitou de um terceiro de fora do debate instruí-lo.
    —————————————————————————————————-
    Matias, colega, não vais desistir do debate antes mesmo dele começar não é? Eu nem comecei…fiquei te esperando….desde que Queruvim anunciou que teriamos um debate eu só esperei sua analises dos textos postados nos comentários prévios que tinha passado por alto.

    Curtir

  66. E qual interpretação correta de 1 Cor 8:5,6, Mt 24:36 e Ap 1:1? ?
    De Mt 10:20, Atos 4:34, 35 de 10:38? De Jo 10:30 e 17:3, 20-23?

    > Todos não sabemos que tantas denominações e seitas significam que as palavras não são facilmente interpretadas pelas pessoas no fim das contas, um texto significa uma oisa para um Unicista, outra para um Unitarista, outra para um Binitarista e ainda outra para um Trinitarista. Temos evangelicos pentencostais que se pautam por interpretações Unicistas [Modalistas] contradizendo os outros…. <

    Curtir

  67. “COM CERTEZA ELE CONHECE ESSAS HERESIAS MUITO MAS QUE EU”

    Não é necessário conhecer a mentira para interpretar palavras da Bíblia, se você conhecer a VERDADE da Palavra de Deus já poderá dizer o que significa um conhecido texto A ou B. Não mandei você nos ensinar algo de religião alguma, disse para que você nos desse sua opinão sobre textos bíblicos, (que por sinal não tem polêmicas de TRADUÇÃO em seu significado, tem mesmo sentido na sua biblia, na do queruvim, na minha e na do protestante, te ajudei mais ainda com isso, único texto ambiguo na questão da tradução que me lembro agora foi utilzado por você, nao por mim)

    > Essa estrategia de pegar ex-membro que entende mais no caso parece é estrategia de se valer de Ad Hominen e estrategias semelhantes por se começar a ofender religiões alheias em vez de se prender ao debate isento <

    Curtir

  68. Matias, vou postar este debate em vista de sua desistência. Ficou mais do que claro que não teve argumentos para apoiar suas conclusões. Quanto ao seu amigo “Quebrando Galho” é mal educado e só consegue respirar, se vomitar ataques contra a fé que ele afirma ter seguido por 17 anos. Não é bem vindo aqui nesta página séria. Ele é semelhante a Robert Bowman que de todos os livros que publicou, a maioria são ataques e material Anti Testemunha de Jeová. Este tipo de gente precisa de tratamento psicológico e um pouco de amor no coração. Pois enquanto inunda ao máximo que pode a internet com ataques contra as TJ, sua Igreja predileta mergulha na maçonaria e em doutrinas que só servem para fazer cócegas nos ouvidos dos outros. APÓSTATAS não são bem vindo aqui.
    No céus nenhum apóstata podia comparecer em audiência perante Jeová, “Pois nenhum apóstata entrará diante dele” diz Jó 13:16. Este é um dos motivos de Satanás odiar as Testemunhas de Jeová e usar o mundo a fim de aniquilar a elas. Usa também “apóstatas” semelhantes ao que encontrou. Os que perseguem o povo que Jeová escolheu( Salmo33:12 são alienados de Deus. (hannef) Seria melhor que não tivesse conhecido a verdade. Provérbios 11:9 diz que “Pela boca é que o apóstata arruína seu próximo”.

    A palavra de Deus diz sobre estes: “Ai deles, porque foram pela vereda de Caim [todo aquele que odeia seu irmão é homicida] e se arremeteram no proceder errôneo de Balaão, para uma recompensa, e pereceram na conversa rebelde de Corá [não respeitam os líderes divinamente designados].(Judas 11)

    Atos 20:30 diz que o objetivo destes não é pregar o evangelho do Reino e fazer discípulos, mas “atrair a sí” os verdadeiros discípulos de Cristo.” e dentre vós mesmos surgirão homens e falarão coisas deturpadas, para atrair a si os discípulos”.Muitos não se contentam em apenas abandonar a fé que antes talvez considerassem verdadeira. Freqüentemente, querem levar outros com eles. Em vez de fazer os seus próprios discípulos, muitos apóstatas procuram “atrair a si os discípulos [de Cristo]”.

    Um exemplo de argumento destes falastrões de “coisas deturpadas” pode ser visto quando criticaram a Tradução do Novo Mundo.

    Críticos da TNM e declarações enganosas

    Em um “estudo” recente produzido no Brasil por um opositor das Testemunhas de Jeová, estudo este supostamente acadêmico declara-se de modo crítico:

    “O presente estudo…explica o desprezo [das Testemunhas de Jeová] pelas traduções da Biblia realizadas pelos principais ramos do cristianismo, considerando-as como falsas, razão pela qual resolveu produzir sua própria versão”

    Tal declaração é claramente “deturpação” e uma tentativa de jogar a opinião da comunidade religiosa contra as TJ. Claro que encontra solo fértil na mente de muitos. As TJ tem imprimido muitas outras versões da Bíblia além da TNM (para comprovar clique aqui) tal como a 1956 KING JAMES BIBLE impressa na Grâ-Bretanha.

    Em diversos países a WATCHTOWER tem propiciado a impressão não lucrativa de outras versões como a Thai Bible, American Standard, Emphatic Diaglott e a versão Byington sem mesmo exigir o logotipo da WATCHTOWER nestas versões!

    Como vimos neste comentário, muito embora as TJ defendam a Tradução do Novo Mundo como sendo mais exata e mais confiável, não “despreza” outras versões como afirma este “estudo” irresponsável sem verificabilidade e imparcialidade.É claramente uma das muitas “coisas deturpadas” falada contra as TJ. Por que este seu amigo jamais criticou estas declarações enganosas? Por que só sabe atacar e ridicularizar os mais sérios e persistentes evangelizadores que existem? (Isso sem dizer q são de fato os únicos que pregam “o evangelho do Reino” conforme predito por Cristo em Mateus 24:14!) Cristo falando sobre apóstatas disse: “Seria mais proveitoso para ele que se lhe pendurasse no pescoço uma mó e que fosse lançado no mar, do que fazer ele tropeçar a um destes pequenos”.(Lu.17:2)

    Por que evitamos discutir com apóstatas?

    Matias, isso faz parte da adoração verdadeira. Sim, evitar discutir com tais pessoas ou acolhê-las para “um debate”. Vc e sua Igreja talvez permita falar com qualquer pessoa. Mas os verdadeiros cristãos não são assim!

    Não permitimos que apóstatas entrem na nossa casa e nem mesmo os cumprimentamos, para não sermos ‘partícipes das suas obras iníquas’. (2 João 9-11) Jamais sejamos vítimas das tramas do Diabo por abandonar o “caminho da verdade” cristão para seguir instrutores falsos que procuram “introduzir ideologias arruinadoras” e nos ‘explorar com frases bem formuladas’. — 2 Pedro 2:1-3, Byington

    Para permanecermos no amor de Deus, não podemos permitir que a nossa consciência fique insensível ao pecado.A consciência marcada “como que por um ferro de marcar” é como uma carne cauterizada coberta de tecido cicatrizado e insensível. Tal consciência deixaria de nos alertar a evitar os apóstatas e as situações que poderiam nos desviar da fé.(1 Timóteo 4:1, 2)

    “Acautelai-vos: talvez haja alguém que vos leve embora como presa sua.” (Colossenses 2:8) Assim como um seqüestrador leva uma vítima incauta para longe da família, os apóstatas atacam membros ingênuos da congregação, procurando afastá-los do rebanho.

    Apóstatas não raro recorrem a distorções, a meias-verdades e a flagrantes falsidades. Jesus sabia que seus seguidores seriam vítimas de pessoas que diriam “todo tipo de calúnia contra” eles. (Mateus 5:11, NVI) Esses opositores maliciosos usariam mentiras para enganar outros. O apóstolo Pedro nos previne contra os apóstatas que usariam “palavras simuladas”, divulgariam “ensinos enganosos” e ‘deturpariam as Escrituras’ para alcançar seus objetivos. (2 Pedro 2:3, 13; 3:16) Lamentavelmente, os apóstatas estão “subvertendo a fé que alguns têm”. — 2 Timóteo 2:18.

    Como disse certo artigo de A Sentinela baseando-se nas Escrituras…“Exorto-vos  . . . que fiqueis de olho nos que causam divisões e motivos para tropeço contra o ensino que aprendestes, e que os eviteis.” (Romanos 16:17) Nós ‘os evitamos’ por rejeitar seus raciocínios — quer sejam apresentados pessoalmente, em forma impressa quer na internet. Por que adotamos essa atitude? Primeiro, porque a Palavra de Deus nos orienta a fazer isso, e confiamos que Jeová sempre pensa no que é melhor para nós. — Isaías 48:17, 18.

    Segundo, amamos a organização que nos ensinou as verdades preciosas que nos separam tão claramente de Babilônia, a Grande. Ao mesmo tempo, reconhecemos que o conhecimento que temos do propósito de Deus não é perfeito; nosso entendimento teve reajustes no decorrer dos anos. Os cristãos leais estão contentes de esperar em Jeová para receber tais aprimoramentos. (Provérbios 4:18) No ínterim, não abandonaremos a organização que Deus tem o prazer de usar, pois notamos a evidência da sua bênção sobre ela. — Atos 6:7; 1 Coríntios 3:6.

    Curtir

  69. Sabe o que acho lamentável? é que para discutir um assunto bíblico o nobre Matias nem se preocupa com o CARÁTER do “mestre” apóstata que tentou usar como bengala! Matias o seu amigo chamou alguns evangélicos de jumentos,mente descaradamente sobre pessoas e são mentiras muito baixas que subestimam até mesmo a capacidade de vcs,que o acompanham,raciocinarem.Mas,enfim é o que te sobrou e para tal vc desconsidera o valor “cristão” em prol de uma resposta. Espero que pelo menos nisso vc raciocine,não recorra ao joio,a pragana que foi soprada e foi parar no seu celeiro. Um abraço,Matias.

    Curtir

  70. Queruvim: Só uma coisa: Gostaria de avisar que o artigo “A Torre de Vigia e a distribuição da Bíblia Sagrada” possui uns links quebrados. Se pudesse consertá-los ficaria grato.

    Curtir

  71. Em primeiro lugar, gostaria de dezer a esse pseudo protestante que ele, não faz parte da comunidade Cristã.Devido as suas posicionamento erronea referinte as Escritura.

    Ora, queruvim poderia até concorda com sua posição, em relação ao irmão em Cristo, mas prefiro primeiro ouvir os argumento dele sobre tudo o que falou, até por que toda a refutaçao dele, tem base bíblia e, contradiz a sua.Outra coisa, não são poucas pessoas que saem das tjs que se queixãm de afastamento dos menbros. Deveria tentar traze-lo de volta, você não acha? Isso que nós evagélicos fazemos com irmão desfiados, e não simplemente repudiar.

    ESPERO A POSTAGEM.

    Curtir

  72. Totalmente desvirtuado o assunto aqui ein?
    Bem, quando tiver um tempinho volto aqui e faço minhas considerações finais, afinal o Matias falhou na tarefa que tinha aceitado desempenhar.Então como ele abdicou de falar do “ES”, eu tomo como minha vez de falar.

    Curtir

  73. Sobre desassociação leia com atenção Matias 1 Cor. 5. Mas obrigado por partilhar seus sentimentos. Contudo, não “repudiamos” desassociados. Eles são apenas evitados por um tempo até se arrependerem e demonstrarem “obras de arrependimento”.

    Curtir

  74. “Devido as suas posicionamento erronea referinte as Escritura.”
    Isso só por que eu não estou participando desse debate ?

    Curtir

  75. Sega, estava dando um passeio no site do irmão em Cristo, ex-tj e encontrei uma postagem sua, refutada pelo irmão, o interessante é que lá você não mostra tanto sarcasmo, gostaria de saber o porquê? Outra coisa, não percebe da sua parte réplica, visto que, defende com tanta veemência seus argumentos.

    Acredito que somente os argumentos usados pelo irmão, já são mais que suficientes para refutar tudo quanto tem sido pregado pelas tj , de fato desvirtuar, na verdade é o que os tjs sempre fez e continua fazendo, com o Filho e com o seu Santo Espírito.

    Vocês dizem que o irmão distorceu a verdade, mostre-me onde.

    Curtir

  76. Pessoas “excomungadas” [ou como vc disse ex-tjs] não são aeitas pelo queruvim aqui. O que se esperou muito até agora e nada, foi que você resolvesse suas pendencias no debate.

    Curtir

  77. Eu estou sem meu computador e isso me dificulta aqui, mas virei o mais rapido possivel aqui e farei minha considerações finais sobre a tentativa frustrada de debate.

    Curtir

  78. Queruvim,coloca só os textos bíblicos que ele quer explicação que o saga inclui nas considerações dele,vamos ver onde Matias quer chegar. Daí então pode ser que ele resolva continuar com o próprio raciocínio.

    Curtir

  79. Debates teológicos na internet são tão úteis quanto um porta-controle remoto #reflita

    Curtir

  80. Vamos la, achei a atuação do senhor matias no debate muito decepcionante, vou dar atenção ao que ele disse e fez desde chegou comentando aqui até agora, demostrando suas fontes:

    ————————————————————————————————-
    Matias disse ao Queruvim em 6 Julho: “A sua metralhadora desta vez aponto para o Espirito Santo.Mas será mesmo que você está certo em sua exposição?”

    Do jeito que Matias falou até pareceu que Queruvim ofendeu o espírito santo ou atacou sua existência. Não foi o caso; ou Matias não leu, só olhou o título e tals ou não entendeu a proposta do artigo.

    A pergunta “será mesmo que você está certo em sua exposição?” foi interessante, o correto seria Matias indicar o erro , ou os erros, algo que não foi capaz de fazer. Curioso também foi que deu a entender que Matias nem entendeu que a matéria não era do Queruvim e sim do “Apologista da Verdade”, o que reforça que não leu ou não entendeu do que se tratou o artigo.

    Matias continuou: “Certamente este ensino foi importado de Ário”

    Certamente que NÃO, pois a controvérsia ariana nos tempos nicenos não envolveu a definição do Espírito. Algo que parece que Matias simplesmente não sabia. O artigo em nenhum momento citou Ário, logo a acusação carece totalmente de base.

    Matias: “Segundo Ário, Jesus era um homem que não tinha uma alma…a alma tinha sido substituída pelo “Logos” ”

    Engraçado seria ver como os Trinitaristas explicam tal assunto, sejam dicotomistas ou triconomistas, como se relacionava o corpo mortal de Jesus com sua alma, seu espírito e com o Logos Divino? (E ainda tem o Espírito Santo que preenchia seu corpo, ou como pensam os trinitaristas, possuía…). Será que ele era várias pessoas ao mesmo tempo ali, tendo uma alma imortal humana que com a morte na cruz foi para o Hades [Inferno] enquanto seu espírito imortal humano foi para o céu com o ladrão e o Logos Imortal Divino nunca saiu de lá em seu trono? Será que sua alma humana morreu na cruz enquanto seu espírito divino e seu Logos sobreviveram? A melhor resposta seria: MISTÉRIO!

    Matias: “Um verdadeiro plagio é somente isso que os ensinadores da tjs sabem fazer“

    Matias falando em plágio amigos? Já viram que o que ele mais fez durante o debate foi PLAGIAR?

    Mostrarei isso com provas irrefutaveis abaixo…
    \/
    \/
    \/

    Curtir

  81. Matias disse: “O fato do Espírito Santo ser Deus é claramente visto em muitas Escrituras, incluindo Atos 5:3-4. Neste verso Pedro confronta Ananias em por que ele tinha mentido para o Espírito Santo, e a ele diz “não mentiste aos homens, mas a Deus”. É uma declaração clara de que mentir ao Espírito Santo é mentir a Deus. Podemos também saber que o Espírito Santo é Deus porque Ele possui os atributos ou características de Deus.”

    Ora, isso é de autoria do Matias? Não amigos, isso foi PLAGIADO DO GOOGLE
    Vejam: http://www.gotquestions.org/portugues/Espirito-Santo.html
    Foi retirado PALAVRA POR PALAVRA, na base do CTRL+C e CTRL+V, não é o único site que repercute tais palavras, os evangélicos pela net copiam tais palavras a exaustão, por exemplo esse aqui: http://leiaabiblia.blog.br/quem-e-o-espirito-santo/ e aqui:http://www.respondedor.com.br/respostas/20111026105636AAB4TX3/estudo_biblico__quem_e_o_espirito_santo.html entre muitos outros, no Orkut, no Facebook, no Youtube e até no Yahooanswers.

    Matias disse: “Infelizmente a mente dos tj não conseguir entender, porquanto está baseados em ensinos plagiados.”
    Rapaz, e plagiar ensinos do GOOGLE? (Pode isso Arnaldo?)

    Então Matias me disse: “Saga Oliveira. os tjs que com certeza incluir você querem entender Deus de forma a reduzí-lo a seres finitos como nós.embora seja difícil a nossa compreensão precisamos aceitar aquilo que diz as escrituras”
    Critica vazia. Normalmente os trinitaristas apelam a tal conversinha falaciosa quando não conseguem explicar suas confusas idéias…

    “Mateus fala do Pai e do Filho e do Espírito Santo, todos participando de […] Deus é um em essência, mas três em pessoas. Ele tem uma só natureza, mas tres centro de consciência…”

    Essa parte toda foi plagiada daqui http://desafioscristao.blogspot.com.br/2011/09/como-e-que-tres-pessoas-podem-ser-deus.html

    “…tira a Deidade do Espírito Santo, o colocando como uma mera figura de linguagem, chaga ser patético esse pesamento, desculpe a expressão”
    Mais diatribes. Criticas, tentativas de ofender….

    Matias disse ao Queruvim em Jul 14: “…com já havia falado, os tjs é guiado pelo ensino da torre de vigia, vocês não tem autonomia, comem o que a sociedade quer”

    Matias, você que NÂO DEMONSTROU TER AUTONOMIA, você come o que o Google mostra na primeira página, desse jeito está em péssimas mãos, baseando suas convicções religiosas e conhecimento bíblico em busca de internet é como a juventude de hoje se torna vez naus neoateia! Comendo besteira em Google, rede sociais, respostas de Yahoo e wikipédias da vida (além de sites apostatas), acreditando em tudo que vêem na net.

    Curtir

  82. Matias disse em Jul 17: “O MEU MANUAL É A PALVRA E TEOLOGOS CONCEITUADOS. perdoe-me pela palavra. Certamente estarei postando algo sobre o assunto”

    Martyn não é um teólogo conceituadooo, tem erros PRIMÁRIOS, tão básicos que até parece que ele FAZ DE PROPOSITO, sabendo que tá sendo desonesto mas o que importa é falar mal das TJ. Inclusive acho que este é o pastor mais citado pelos ANTI-TJ nos EUA e os pastores que se autodenominam “apologistas” no nosso país, nada mais fazem do que plagiar suas argumentações, embora geralmente não façam um copiar-colar descarado como você fez, o Monergismo.com ao menos citou a fonte.
    O CACP tá cheio de micos, parece feito nas coxas…embora eu o ache legalzinho até.
    ————————————————————————————————

    Matias disse em 17 Jul: “SAGA, A bíblia diz que foi jesus quem derramou o sangue na cruz por nós, ou seja, para quem acredita. Mas em Atos 20:28 diz o seguinte”
    Acredito que aqui o Matias tenha se aventurado a interpretar a Bíblia ele mesmo, sem copiar de alguém, não é possível….
    ————————————————————————————————-
    Matias disse Jul 17: “falarei sobre o Salmo”
    Espero até hoje
    ————————————————————————————————-
    Matias disse em 18 de Jul: “Ora minha cara, não é meu o problema de compreensão,e sim o seu, à bíblia, ela mesmo se explica quando trata de um fato”

    Se Matias compreende tão bem a Bíblia me pergunto porque foge tantos das questões que o faço e precisa ficar plagiando do Google em seus comentários, se é tão entendido com um grau de compreensão bíblica superior deveria ser capaz de nos demonstrar isso, por si mesmo sem apelar a terceiros desse jeito.

    Matias disse: “Infelizmente, o maior culpado em vocês acreditarem neste conceito foi Russell”
    Ninguém falou em Russel aqui, eu ou Queruvim, ninguém. Tentativa de desviar o assunto depois de faltar argumento.

    “também se corrompeu deixando a san doutrina, e começou ensinar preceitos de homens”

    Do jeito que tá a coisa aqui você que tá ensinando PRECEITOS DE OUTROS HOMENS, copiou muito as palavras de outros homens, a Palavra de Deus não foi suficiente. Matias é adepto do Cristianismo ou do Martynismo? Se que ser autônomo, use sua mente e fale por si mesmo, interaja diretamente com seu parceiro de debate.

    Matias disse: “E queruvim se você se acha um teólogo entra lá no cacp e faz sua considerações sobre este e outros temas. Gostaria de acompanhar sua publicação em um site de expressão.”

    Isso é um tipo de falácia de apelo a autoridade. Foi tipo dizer “Eu não sei, mas com certeza os experts lá do CACP sabem”. Cuidado com esse tipo de devoção a homens, quem escreve lá são homens como eu e você.

    Matias disse em Jul 19: “Vai ser uma grande prazer respondê-la, irei mim atentar ao que você está pedindo, vou responder cada um”
    Matias fica repetindo isso mas nem sempre cumpre o que promete.

    Matias disse em 22 de Jul: “Primeiramente, graça e paz da parte de Deus e do senhor Jesus. Vejo um certo sarcasmo em sues comentários”
    Eu ao contrário, sinto uma hostilidade em seus comentários desde o principio até agora, se refere aos companheiros de blog de forma rude.
    ———————————————————————————————

    Curtir

  83. Matias disse em 22 Jul: “Apóstolo paulo tratar de um problema nascido das circunstâncias do tempo em que…”
    Que é copiado daqui: http://ipbtenenteananias.blogspot.com.br/2011/11/estudo-1-corintios-8.html . Só que ele falou, falou mas não citou o ponto da Trindade ou da Deidade do Espírito Santo, ele buscou no Google e não achou uma resposta adequada.
    ————————————————————————————————
    Matias disse em Julho 23: ”Falei e vou falar novamente, o problema está em você não entender as coisas do Espírito de Deus”
    Do Google? Se o Matias entendesse as coisas do Espírito de Deus tão bem não precisaria ficar copiando do Google para explicar suas opiniões sobre a interpretação das palavras da Bíblia. Para entender as coisas do Espírito é só buscar no Google então? Escreve alguma coisa clica em buscar e pronto, copia e cola de um site protestante que tá aí a resposta para tudo, pensar e meditar por si mesmo AUTONOMAMENTE nem precisa né…
    ————————————————————————————————–
    Matias em julho 24: “ora, você me acusa de fugir do tema, mas tem textos que falam da deidade de Jesus e, não do Espírito Santo, do qual devo falar?”

    Eu não acuso, você fugiu mesmo, todos viram. Em vez de se prender ao debate fica tentando caçar pegadinhas Anti-TJ nas páginas do Google que se dedicam a tal hooby.

    Todos meus textos tem relação ao tema trinitário que estamos analisando. 1 COR 8:6 por exemplo diz que Deus é o Pai e unicamente o Pai, não fala em nenhum “Deus Espírito Santo”, isso tem tudo a ver com nosso tema (Era uma boa hora para Paulo falar à igreja sobre “seu Deus, Espírito Santo”, que ele crê, adora e reconhece como “Deus” apenas as 3 Pessoas da chamada Trindade, em vez disso ele só citou o Pai, excluindo o Espírito Santo).

    —————————————————————————————————–
    Matias disse em 24 Jul: “sega e querunvim, achei no meio de tantos, um aliado de peso, uma apologista que era testemunha de jeová, agora ele é testemunha de Jesus”
    Matias quer por outra pessoa em seu lugar no debate…mais plágio…

    Matias disse: “GOSTARIA DE ACOMPANHA ESSE DEBATE”
    Como assim? ACOMPANHAR? Você mesmo é um dos dois debatentes! “Acompanhar” quer dizer ficar assistindo o debate de outras pessoas, no máximo participando de longe.

    Matias disse em Julho 26: “ESPERO A POSTAGEM DO EX-TJ”
    E eu espero você responder ao que me prometeu, de preferência sem plagiar do Google de novo.
    —————————————————————————————————

    Curtir

  84. Bem, eu fiz a listagem do conteudo que Matias tentou usar como argumento no debate, vamos ver quais eram:

    “1- Atos 5:3,4 – “mentir ao Espírito Santo é mentir a Deus””
    Por que mentir ao espírito de qualquer pessoa é mentir a própria pessoa.

    No caso da passagem em questão, Pedro disse a Ananias que ao tentar enganar à eles, aos apóstolos, estava na verdade tentando enganar ao Espírito Santo de Deus! Se isso significar que o ES é o próprio Deus em pessoa, então os apóstolos também são; pois Ananias não chegou a nenhum Deus chamado Espírito Santo e mentiu pra ele pessoalmente, Ele mentiu sim PESSOALMENTE aos apóstolos. Mas tais PESSOAS por terem o Dom do Espírito de Deus, descobriram a trapaça de Ananias via revelação divina. Deus usando Seu espírito. O que o texto bíblico em questão diz é os apóstolos são REPRESENTANTES DE DEUS, não adianta nada Ananias tentar trapacea-los pois Deus através de Seu Santo Espírito (que enche o corpo dos apóstolos) os mostra a VERDADE.

    Ações realizadas ao Espírito de Deus ou pelo Espírito de Deus são realizadas ao dono deste espírito, ou seja Deus.

    “2- Salmo 139:7-8 – “Deus porque…possui…atributos…de Deus… onipresença”

    Estes versos NÃO DIZ QUE O ESPÍRITO SANTO é uma PESSOA onipresente. Dizem que não podemos fugir de diante da face de Jeová, onde estivermos o espírito de Jeová nos alcançará. Mesmo que entendamos que o texto fale que o ES seja “onipresente” isso não quer dizer que ele seja uma pessoa. Não fala de duas pessoas divinas, SÓ da pessoa de Jeová, tá escrito “TEU espírito” , “teu” de quem? De uma pessoa! De que pessoa? Jeová. Em vez de dizer que o Espírito é uma pessoa aqui diz que pertence a uma pessoa.

    Ações realizadas ao Espírito de Deus ou pelo Espírito de Deus são realizadas ao dono deste espírito, ou seja Deus. [2]

    3- Mt 28:18-20 “batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”
    Citar 3 nomes juntos não provam que sejam todos o mesmo ser, nem que sejam todos iguais, textos que citem o único “Deus”, o “Filho” desse único Deus e o “Espírito” desse único Deus não servem como prova para nenhuma “Trindade”, apenas demonstra que estão relacionados, usar este tipo de texto é fútil

    Além do mais o verso 18 nega a Trindade ao dizer que a poderosa autoridade de Jesus não pertence a ele por ele ser Deus, uma das pessoas eternas da Trindade e sim porque Deus lhe deu tal autoridade após a Ressurreição. (Deus não precisa que ninguém lhe de algo pois é eternamente onipotente e todo-poderoso por si próprio de forma autônoma).

    4- Deuteronômio 6:4 – “Senhor nosso Deus é um só Senhor”

    Este texto não demonstra nenhuma Trindade, ao contrário, diz que o Deus dos hebreus é uma só pessoa chamada Jeová, “um só Jeová”, não dois e nem três. É um texto que não faz nenhum sentido se Jeová for mais do que uma pessoa, ia querer dizer que “As três pessoas, nosso Deus é um só Três Pessoas” ?????? Faz sentido isso? Não.

    5- I Corintios 8:6 – “há um só Deus, o Pai…e um só Senhor, Jesus Cristo”
    Outro que não faz qualquer menção a Trindade alguma. Alias, ao contrário, e ele não diz meramente que os cristãos tem um só Deus, pois se usasse apenas tais palavras, os trinitários com certeza diriam que ao dizer “um só Deus”, Paulo queria dizer a Trindade, mas ele disse clara, especifica e unicamente “o Pai”. Este texto não tem brecha para o leitor entender um “Deus Espírito Santo” no meio.

    Curtir

  85. “6- Atos 28:25 – “falou o Espírito…pelo profeta Isaías, dizendo: [Isaías 6:8-9]””
    Ações realizadas ao Espírito de Deus ou pelo Espírito de Deus são realizadas ao dono deste espírito, ou seja Deus. [3]

    Este texto atribui os escritos do profeta Isaías ao ES, POIS foi por inspiração do ES que ele escreveu, assim como todos outros escritores bíblicos, por isso ao citar as Escrituras os apóstolos dizem “o espírito santo falou”, as palavras da Bíblia são o espírito de Deus nos falando

    “7-Hebreus 10:15-17 “Espírito…testifica…depois de haver dito: [Jer 31:33-34]””
    Ações realizadas ao Espírito de Deus ou pelo Espírito de Deus são realizadas ao dono deste espírito, ou seja Deus.[4]

    Este texto atribui os escritos do profeta Jeremias ao ES, POIS foi por inspiração do ES que ele escreveu, assim como todos outros escritores bíblicos, por isso ao citar as Escrituras os apóstolos dizem “o espírito santo falou”, as palavras da Bíblia são o espírito de Deus nos falando.

    “8- I Co 2:10 comparado com Is 11:2 – inteligência/conhecimento”
    1 COR 2:11 aplica o mesmo ao “espírito do homem”, então o espírito dos homens, de mim, de você, do Queruvim, do Protestante, todos também tem inteligência e conhecimento segundo 1 COR2: 10, 11.

    “9- Efésios 4:30 e Romanos 15:30 – Emoção”
    Ações realizadas ao Espírito de Deus ou pelo Espírito de Deus são realizadas ao dono deste espírito, ou seja Deus.[5]

    As emoções atribuídas aos espíritos de pessoas (espírito contristado, espírito quebrantado, espírito irritado, espírito desejoso, espírito amoroso, espírito ansioso…etc) são da própria pessoa e n]ao de outra, isso é um fato bíblico.

    Citei o caso do rei Acabe em 1 Reis 21:5 onde se diz que seu espírito estava TRISTE.
    Também poderia citar outros poucos exemplos:
    -Atos 17:16 – Espírito de Paulo Irritado
    -Gên 26:35- Espíritos de Isaque e Rebeca em Amargura
    -Gên 45:27- Espírito de Jacó Renimado

    Ou seja, nossas emoções fazem parte daquilo que compõe nosso espírito. Por isso existe a expressão “estado de espírito” que varia quanto estamos alegres, tristes ou fulos da vida.

    “11- Jo 14:26, 15:26, 16:7,8; Rm 8:14,26,34; Gn 6:3; At 8:29, 39 e 13:1,3 (ensina, testifica, guia, convence, ordena, dirige, intercede e faz milagre…)”

    Ações realizadas ao Espírito de Deus ou pelo Espírito de Deus são realizadas ao dono deste espírito, ou seja Deus.[6]

    (João 15:26) 26 Quando chegar o ajudador que eu vos enviarei do Pai, o espírito da verdade, que procede do Pai, esse dará testemunho de mim.
    Notem isso, PROCEDE DO PAI, este espírito está no Pai e EMANA dele, a palavra aqui para procede tem um sentido como de quando sopramos e PROCEDE vento de dentro de nós, de nossos pulmões e boca. Inclusive deixa isso muito claro:

    (Jó 33:4) 4 O próprio espírito de Deus me fez E o FÔLEGO do próprio Todo-poderoso passou a fazer-me viver.

    (O Espírito Santo é fôlego ou sopro de Deus)

    Curtir

  86. 12 -Jo 15:26;16:6,8,13,14; Ef1:14 (Pronomes: este, aquele,que,o qual, vo-lo…)

    Já explicado no próprio artigo, Matias leu?
    Tá aí: http://oapologistadaverdade.blogspot.com.br/2012/07/o-espirito-santo-e-uma-pessoa_8.html

    Mas os pronomes usados para o espírito são todos NEUTROS [ou seja IMPESSOAIS], quando se usa pronomes masculinos são em referência a palavra “ajudador” [Paracleto, Consolador] que é masculina.

    “13 – Jo 14:16,17,26, 15:26, 16:7,13; At 1:8, 5:9,32, 8:18, 10:19,29,47, 13:2, 19:6; Rm 8:16; 1 Co 2:10,11; 2 Co 3:17; Ap 2:11,29; 3:6,13,22 – (Artigos)”
    O artigo definido em uma palavra não é suficiente para torna-la uma pessoa. Mas será que os escritores bíblicos vez após vez esquecem do respeitoso artigo definido ao falar de “seu Deus Espírito Santo”? Com o Pai e o Filho a omissão do artigo não é padrão, é excessão, na grande maioria das vezes se usa artigo para destacar a pessoa em questão,

    “14- João 10:9 ,14:6 e 15:1 – Símbolos de Jesus (Porta, Videira, Caminho)”
    Símbolos para Jesus são exceções, todos sabemos que ele é uma pessoa. Para o espírito santo a situação é assim:

    “A MAIORIA dos textos do NT revela o espírito de Deus como sendo ALGO, não alguém; isto se vê especialmente no paralelismo entre o espírito e o poder de Deus. Quando se atribui ao espírito de Deus uma atividade quase que pessoal, i. e., falar, impedir, desejar, morar (Atos 8.29; 16.7; Rom. 8.9), não se justifica concluir imediatamente que nestas passagens o espírito de Deus seja considerado como Pessoa; as mesmas expressões são também usadas com respeito a coisas retoricamente personificadas ou a idéias abstratas (veja Rom. 8.6; 7.17)” NOVA ENCICLOPÉDIA CATÓLICA (Vol. 13, p. 575)

    A grande MAIORIA dos textos apresenta o ES como algo, em alguns poucos ele é personalizado como se fosse alguém.

    “15- Atos 20:28 – “este texto…fala que…Espírito…derramou o sangue”+ “repare que o texto diz” ele” e não ela…pronome masculino e não feminino””

    O Espírito não tem sangue então é impossível o texto se referir ao sangue do Espírito Santo, se o texto falasse do Espírito Santo isso significaria que Cristo e o Espírito são a MESMA PESSOA, o que quebraria a Trindade.(Sobre Matias dizer que não se usa artigo feminino, além de o “ele” não se referir ao ES, ele não entendeu nada sobre a questão dos artigos,os pronomes gregos referentes ao espírito são NEUTROS e ao femininos!!)

    Curtir

  87. “16- Gênesis 1:26 – “Façamos o homem à nossa imagem” (Quantos criadores?)”

    Dizer “façamos”, “nossa”, “nós” nada disso indica Trindade, só que havia mais de uma pessoa presente quando Deus criou o homem. No caso, seu Filho, “mestre-de-obras” (Provérbios 8:29-30) estava lá conforme diz mas a Bíblia usa o termo “CRIADOR” apenas ao Pai, pode pesquisar.
    “17- Jó 33:4 – “O espírito de Deus me fez…viver” (Espírito Santo é Criador?)”
    Para ser Criador antes deveria ser PESSOA.

    Ações realizadas ao Espírito de Deus ou pelo Espírito de Deus são realizadas ao dono deste espírito, ou seja Deus.[7]

    Então, Deus é o criador (Gên 1:1) e o “Espírito de Deus” foi usado por ele em sua obra de criar (Gên 1:2). Em toda Bíblia apenas o Pai é tomado como sendo O Criador. Não se deve confundir o Autor da Criação com os MEIOS que utilizou. Ele criou POR MEIO de Seu Espírito. Não existe outro Criador e nem Co-Criador. Os céus e a Terra foram criados por DEUS ATRAVÉS DE Sua Palavra, Sua Sabedoria e de Seu Espírito. A Bíblia faz distinção do papel do Pai neste assunto.(1 Cor 8:5,6 – Heb 1:1,2 – Ap 3:14)

    (Salmos 33:6) 6 Pela palavra de Jeová foram feitos os próprios céus, E pelo espírito de sua boca, todo o exército deles.

    “18- Hebreus 9:14 – “Espírito Eterno” (O Espírito Santo é eterno)”
    Deus sempre foi Deus e sempre teve seu espírito, lógico que seu espírito seria eterno! Ou existiu uma época que Deus não tinha espírito?? Impossível.

    19- Apocalipse 2:7 “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”
    De novo:
    Ações realizadas ao Espírito de Deus ou pelo Espírito de Deus são realizadas ao dono deste espírito, ou seja Deus.[8]

    Vejamos o CONTEXTO do livro de Apocalipse:
    (AP 22:17) 17 E o espírito e a NOIVA estão dizendo: “Vem!”
    A noiva do Cordeiro citada aqui não é uma pessoa, Ap 21:2, 9, 10 diz que é a Nova Jerusalém, e ela também “diz” as coisas…

    —————————————————-
    > Aqui termino meus comentários sobre as coisas que 99% não foram do próprio Matias e sim caçadas no Google ou seja lá qual buscador que nosso olega Matias use. Agora sim eu estaria livre para fazer as tais perguntas que Queruvim sugeriu, gostaria de ver as respostas do Matias. <

    Curtir

  88. Mais plágios

    Matias em 15 Julho: “Atributos de personalidade: a) inteligência (capacidade de conhecimento) 1 Co 2.10 comparado com Is 11.2; b) vontade própria (capacidade de escolha1 Co 12.11; c) sensibilidade (capacidade de emoção) — Ef 4.30; Rm 15.30.”

    Plagiado palavra por palavra do CACP:
    http://www.(REMOVIDO PELA MODERAÇÃO POR CONTER O VENENO DA APOSTASIA)
    Será que é assim que Matias debate com a AUTONOMIA que se orgulha tanto de ter?

    Matias disse em 16 Jul: “ESTAREI CONTEXTUALIZANDO O QUE VOCÊ QUISER MINHA CARA.SERA MESMO ESSE O CONTEXTO? VEREMOS”
    Estamos esperando, mas parece que não achou até agora na busca do Google uma resposta legal para plagiar e colocar no debate como se fosse suas palavras.

    Matias me disse em 16 Jul: “Cega, você chagar ser irônica, ao dizer que estou copiando”

    Não é ironia, ele realmente COPIOU E COLOU, como que vai ser ironia? Eu estava debatendo com o Google? Saga VS Google???!!!

    Matias me disse: “Perguntas para você responder”
    Tirou essas tais perguntas daqui:
    https://docs.google.com/viewer?a=v&ampREMOVIDO

    OBS: A tradução nem é tão boa em vista de perolas como essa “8. Se Jesus é apenas “um deus”, como ensina a versão Tradução do Novo Mundo, ele é um Deus bom ou mau?”. WHAT? kkKKKK. O arquivo está como doc no http://www.monergismo.com . Se os donos do site acham essa matéria boa tá fraca a coisa ein, pois tá cheio de perguntas ridículas e simplórias na lista, parece listinhas de ateus acusando a Bíblia de contradição. Não é um estudo sério e apurado da Escritura, foi feito de má intenção.

    PS: Pior que Matias veio com esse plágio do Martyn aí e o mais hilário de tudo é que as perguntas escolhidas NEM FALARAM EM ESPÌRITO SANTO! Trollagem? Pra que sair do assunto debatido?

    Curtir

  89. gostaria que você fosse mais clara.Gostaria também que você mim respondesse, se o Espírito Santo não é Deus,sendo que a bíblia diz que Deus e Espírito;Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
    João 4:24. O que é o Espírito de Deus e do homem? já que a biblia diz que existe.1 Co 15:44, Semeia-se corpo animal, é ressuscitado corpo espiritual. Se há corpo animal, há também corpo espiritual. O que Paulo quiz dizer ao corìntios? Se não existe Espírito.

    Curtir

  90. Eu vi no site do (quebrando um galho) que sem argumentos contra a verdadeira explicação sobre o Espirito santo, apelou para teologista anti~tj, ora o cara não sabia o que argumentar, contra uma matéria totalmente abalizada, tanto no grego, como nas escrituras feita pelo o apologista da verdade,e fgiu de sua propria explicação( ou seja não tem argumentação nenhuma) o que está escrito lá é o que toda tj já sabe> argumentos que não convence quem leva a sério o estudo da Bíblia.O medo dele é que muitos batistas e evangélicos em geral se convençam através destes artigos que o espirito santo não é uma pessoa, ou seja abra os olhos para a verdade e deixe de ajuda-lo financeiramente.Aproveito a oportunidade para elogiar vocês; queruvim, saga, o apologista da verdade, tj7, pela luta espiritual que estão travando contra a escuridão espiritual das religiões da cristandade. e que continuem firmes e fortes, pois saibam que tem ajudado muitas pessoas. lembren-se não precisamos temer nada pois Jeová Deus é o nosso baluarte.

    Curtir

  91. Queruvim, meus comentários que tão “aguadando moderação” não serão aceitos?

    QUERUVIM: AI ESTÃO SEUS COMENTÁRIOS SAGA!

    Curtir

  92. Essas perguntas não fizeram menor sentido, Matias, apenas mostrou que você não entende os textos bíblicos que cita e nem o que gente quer dizer,

    “Gostaria também que você mim respondesse, se o Espírito Santo não é Deus,sendo que a bíblia diz que Deus e Espírito;Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. João 4:24.”

    No CONTEXTO dessa passagem Jesus está falando com a samaritana que os verdadeiros adoradores devem adorar AO PAI com espírito e verdade, Leiamos:

    (João 4:23-24) 23 Não obstante, vem a hora, e agora é, quando os VERDADEIROS ADORADORES adoradores adorarão O PAI com espírito e verdade, pois, deveras, O PAI está procurando a tais para O ADORAREM. 24 DEUS é Espírito, e os que O ADORAM têm de adorá-LO com espírito e verdade. . .

    Essa passagem é problemática a Trindade, ela nada fala de adorar um “Deus Espírito Santo”, apenas de adorar ao Pai, o Pai é espírito. Os anjos são espíritos também, tudo normal aqui,(A única forma de incluir o ES aqui seria usarmos uma interpretação Sabeliana de que Deus, Jesus e o Espírito Santo são a mesma pessoa, uma pessoa só, não três, mas isso contradiziria a trindade oficial dos Credos)

    Agora o ontexto de Corintios 15

    (1 Coríntios 15:42-45)
    42 Assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se em corrupção, é levantado em incorrupção.
    43 Semeia-se em desonra, é levantado em glória. Semeia-se em fraqueza, é levantado em poder.
    44 Semeia-se corpo físico, é levantado corpo espiritual. Se há corpo físico, há também um espiritual.
    45 Até mesmo está escrito assim: “O primeiro homem, Adão, tornou-se alma vivente.” O último Adão tornou-se espírito vivificante. . .

    Aqui fala da ressurreição dos mortos, Paulo diz que embora fossem mortais,corruptiveis,como Adão que era uma alma vivente, ao serem ressuscitados ganhariam um corpo espiritual imortal e incorruptivel como aconteceu com Jesus quando se levantou como um espiritio vivicante.
    Não tem relação com a Trindade aqui.

    “Se há corpo animal, há também corpo espiritual. O que Paulo quiz dizer ao corìntios? Se não existe Espírito” E quem disse que não existe espírito??? Fala sério, Argumento do boneco de palha, pior que acho que o Jurandir tinha dito algo similar no outro debate.
    —————————————————————————————————-
    João 4:23, 24 é outro tiro no pé da teoria da Trindade, assim como 1 Cor 8:5,6 e o perfeito e lindissimo Mateus 24:36, Os trinitários não aceitam o que esses textos dizem, clara, direta e objetivamente

    Curtir

  93. significaria que Cristo e o Espírito são a MESMA PESSOA? escrito por você-

    Nunca disse que o Espírito santo era Cristo, mas, que contém o mesmo atributo,olha aí a distorção das palavras.Há somente um Deus, existente em três, agindo em conjunto e em perfeita harmônia.O pai agindo no velho testamento, em alguns momento o Espirito Santo. No novo Jesus, salvado curando regenerando o homem. Quando Jesus sobe aos céus ele envia o Espírito Santos,o interessante é o que Jesus diz acerca do Espírito Santo: Todavia, digo-vos a verdade, convém-vos que eu vá; pois se eu não for, o Ajudador não virá a vós; mas, se eu for, vo-lo enviarei.

    Certamente para nós, seres humanos limitados pelo tempo kronos, e difícil entender que um Deus que não está sujeito ao tempo, pode fazer qualquer coisa, exercer três função diferentes; tendo a mesma essência, atributos e poder. enfim, só podemos desfrutar dos atributos do Espírito Santo por que Jesus foi, se assim não fosse estaríamos todos perdidos e Órfão.

    26 Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito.

    O contexto aqui diz tudo, ele não é simplesmente uma figura de linguagem, se realmente vocês prezam pelo contexto esse diz tudo sobre o carácter do Espírito Santo.

    estou esperando a postagem do ex-tjs.

    Curtir

  94. “Nunca disse que o Espírito santo era Cristo, mas, que contém o mesmo atributo,olha aí a distorção das palavras”

    Distorção de palavras não, o senhor que distorceu o texto, se o texto dissesse que o Espírito derramou seu próprio sangue, Cristo e o Espírito seriam a mesma pessoa! Mesmo dentro da Doutrina da Trindade apenas o Filho tem sangue, o Pai e o Espírito não tem.

    Deus é espírito, não é carne e sangue, por isso ele não pode ter sangue!!! Apenas o LADO HUMANO de Jesus quando encarnou é que tinha sangue. Quem morreu foi o homem Jesus, não foi Deus e nem o Espírito santo.

    O ponto é que a aplicação feita pelo Senhor Matias de Ato 20:28 é impossivel, o sangue ali é de Cristo Jesus e não do ES. (Pode perguntar ao CACP, ao Martyn, ao excomungado, ao Monergismo.com, ao Malafaia, ao Papa, ao Valdemiro Santiago, Bispo Macedo, Miguel Angelo, R.R Soares, qualquer um..)

    Curtir

  95. O que precisamos é que Matias nos diga onde está a Trindade em

    1 – João 4:23, 24 (Os verdadeiros adoradores não devem adorar o ES?)
    2 – Mateus: 24:36 e Lucas 10:22 (O ES não é onisciente?? Só o Pai?))
    3 – Atos 7:55, 56 (Apenas o Pai e o Filho são pessoas no céu?)
    4 – Ap 7:10 e Jo17:3 (Os salvos só devem a salvação a duas pessoas?)
    5 – At 2:32,33 e 10:38 (O ES é ISTO? Milagres de Jesus eram por ES?)

    (Lucas 10:22) Quem o Filho é, ninguém sabe, exceto o Pai; e quem o Pai é, ninguém sabe exceto o Filho

    > Nenhuma pessoa sabe além o Filho

    (Mateus 24:36) Nenhum homem sabe, nem os anjos, nem o Filho, mas unicamente o Pai.
    .
    > Nenhuma pessoa sabe além do Pai

    Tudo isso é incoerente com os ensinos em que Matias crê e le não sabe nos explicar tais coisas.

    Curtir

  96. Ora, se Deus não é Espirito, o que ele é?

    nota: Palavra Espírito em certos momento dependendo do contexto tem significado de ferente, assim precisamos também nos atentar ao contexto se assim não for fica difícil o intendimento.

    Ser “ESPIRITUAL NA BÍBLIA. VEJAMOS:Marcos 1:23 essa passagem falar de um homem possesso pelo espírito imundo.interessante nesta passagem é que o espírito falar através da pessoa possuída, acredito que isso é claro para você Sega.

    O espírito como a parte imaterial do homem. vejamos.Marcos 14:38. Jesus exorta seus discípulos estarem vigilantes, porquanto, diz Jesus que o espírito está pronto. Longo ele, Jesus se referir a parte imaterial do homem.Jó 32:8,cf.

    Paulo escrevendo aos tessalonicenses diz o seguinte: E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Tessalonicenses 5:23. nós seres limitados somos composto de três substâncias como você pode ler, imagine o nosso Deus, ele nos fez a sua imagem e semelhança, agora é necessário ressalta que Deus não é como nos limitados, sabemos que Deus pode todas as coias, logo ele pode ser três e exercer três função deferente.Pai, Filho e Espírito.essa é a revelação das Escrituras; para mim e para você. enfim, a bíblia diz que quem não tem o Espírito de Cristo” ESÍRITO SANTO” esse tal não é dele. Você não tem que perguntar para mim e sim à Escritura.lei romanos 8:1-39 e mim diga o que Paulo quer dizer com aquela exposição. no aguardo.

    Curtir

  97. Eu venci, você não viu? Mesmo que não concorde com meu lado, dá para ver que o outro ficou meio perdido, copiando, colando, fugindo do assunto e desvirtuando.

    Curtir

  98. Eu já disse que Deus [O Pai] é sim espírito.Você tá falando ao ar.
    Estou até agora esperando voÊ explicar meus textos do ponto de vista trinitário.

    Você continua fugindo.
    Você sempre quer que eu explique tudo, mas você nunca explica nada.
    Está tão perdido que até queria hamar outro para te substituir.

    Te darei mais dois dias para responder aqueles meus textos como Mt 24:36 e se você não responder eu encerro minha partiipação.

    Curtir

  99. Eu já perdi as contas de quantas vezes perguntei ao senhor Matias sobre passagens como 1 Cor 8:6 (Só o Pai é Deus?) e Mateus 24:36 (Só o Pai sabe todas as coisas?) e ele ignorou.

    Me diga o que Paulo e Jesus querem dizer com essas exposições e como a Trindade se encaixa nelas, no aguardo háaa muito tempo sobre as respostas a isso, há muitos dias e nada de você me responder.

    Curtir

  100. Eu já disse que Deus [O Pai] é sim espírito.

    Que bom, meio caminho andado para intender a trindade, se Deus é Espirito logo o Espírito santo é Deus.

    Curtir

  101. Sim, você venceu, mas [sem ofensas], não acho que o Matias aprendeu algo ou reforçou seus conhecimentos bíblicos e teológicos, então não acho que o debate foi muito útil….

    Curtir

  102. É vegonhoso o que você faz ………, como uma passoa que diz ser obdiente a jeova defama as pessoas- espero a postagem do ex-tj, que por sinal tem refutaçao que você não o respondeu.

    Curtir

  103. Não, pois se fosse assim o Pai e o Espírito Santo seriam a mesma pessoa.
    Você nem entende a Trindade, eu que tenho que te ensinar sua própria doutrina poxa vida. Você tá insinuando que Deus Pai é o Espírito Santo. Antes tinha insinuado que Cristo era o Espírito Santo (Pois o espírito santo derramou sangue na cruz e com esse sangue comprou sua igreja)

    (Você tá se mostrando um Sabeliano quando fala por proprias palavras sem copiar e colar de um trinitariano. )

    Curtir

  104. Um Desabafo!

    Esses debates acabam nos mostrando quem realmente fala com “conhecimento de causa” (conhecimento Bíblico), sempre que vejo perguntas feitas à TJs (yahoo, Orkut, etc…), não importa se é aquela bem complexa ou a mais simples que seja, a resposta é direta e objetiva com relação a pergunta, muito raro ver um TJ fugindo do assunto em pauta.

    Me desculpem a franqueza, mas frequentei várias igrejas, cansei de ver pessoas com a bíblia de enfeite debaixo do braço (ou como amuleto); Ninguém ensina MT 28:19-20, Jesus quer que façamos dicípulos, pra isso tem que Pregar e Ensinar (preparar a pessoa pra pregar), não ficar lá na igreja gritando, pregando aquela “teologia da Prosperidade” ao invés do Reino de Deus, só esperando as pessoas serem “tocadas a irem à igreja”.
    Também ao final dos cultos, sempre tem alguém falando imoralidades, fofocas, etc… (Tiago 3:10-12)
    Isso sem contar que quando você vai Orar tem que se segurar, quando “UNS” (quase toda igreja) começam com os shalaláá… “Beberekândo Takabându… KiguerÁÁÁ”, e olha que eles leêm a bíblia 1 Cor 14:27-28.

    Curtir

  105. Rubem tenha dignidade e debata com ****** ele te desafio você quero ver se você encara.

    MODERADOR :

    MATIAS, NÃO LEU O QUE POSTEI ACIMA SOBRE ESTE ASSUNTO? NÃO QUERO NEM O NOME DE APÓSTATAS AQUI NESTA PÁGINA. A BÍBLIA ORIENTA ASSIM COMO
    PODE VER CLARAMENTE NESTE LINK

    Curtir

  106. ******* (FULANO) é outro agressivo, linguagem baixa, estrategia de estilo ad hominem, táticas de guerrilha, se você deseja dar um exemplo de pessoa deveria escolher pessoas com mais espírito cristão, de respeito, brandura, longanimidade, autodominio,,Não pessoas de atitudes contrárias ao fruto do espírito. Com tal tipo de pessoa não se constroi nada, é sempre conversa que puxa para objetivo destrutivo…nunca sai uma conversa saudavel sobre assuntos bíblicos e sim duelos ferozes de ataques que saem do tema bíblico sempre e apela para baixarias “extracampo”.

    ————————————————————————————————-
    Matias tenha dignidade e termine suas pendências respondendo as perguntas biblicas que fico aqui implorando para você responder….

    E que por sinal você já prometeu várias vezes que ia responder TODAS e passa passa passa e nada sai.

    Seu sim deveria significar sim e seu não não como Jesus nos ensinou. Quer ser um mentiroso???

    I . Matias disse: Em julho 15, 2012
    “estarei postando algo sobre os textos citado pala senhora fora do contexto”

    II . Matias disse: Em julho 16, 2012
    “ESTAREI CONTEXTUALIZANDO O QUE VOCÊ QUISER MINHA CARA.SERA MESMO ESSE O CONTEXTO [de 1 Cor 2:10-16]? VEREMOS.”

    III . Matias disse: Em julho 17, 2012
    “O MEU MANUAL É A PALVRA E TEOLOGOS CONCEITUADOS. perdoe-me pela palavra. Certamente estarei postando algo sobre o assunto”

    IV . Matias disse: Em julho 17, 2012
    “falarei sobre o Salmo [139]”

    V . Matias disse: Em julho 19, 2012
    “Vai ser uma grande prazer respondê-la, irei mim atentar ao que você está pedindo, vou responder cada um”

    VI . Matias disse Em julho 23, 2012
    “Estarei complementando [1 Cor 8] para deixar mas claro, já que você mesmo colocou os versos [1 Cor 8:5,6] em questão”

    Se disse SIM ao debate e SIM que iria responder e analisar todos os textos, fugir dos mesmos é agir falsamente.

    (Mateus 5:37) – Deixai simplesmente que a vossa palavra Sim signifique Sim, e o vosso Não, Não; pois tudo o que for além disso É DO ÍNIQUO.

    (.Hoje é dia quanto? 28 de Julho já? Matias nos garantiu várias vezes que iria nos elucidar os textos e CADA UM DELES, todos, vejam :

    – “ESTAREI CONTEXTUALIZANDO O QUE VOCÊ QUISER”
    e
    -“irei mim atentar ao que você está pedindo, vou responder cada um”

    …………………………………………………………………………………..
    Cuidado com a mentira.
    ——————————————————————————

    MODERADOR: PREZADO SAGA PEÇO QUE EVITE FALAR NOME DE APÓSTATAS ou SITES DELES visto que são mestres do embuste (forte enganação)

    Curtir

  107. Matias pula de galho em galho tentando arrumar algo, já mandou ir no ****, no ******, no blog de não sei quem. Ele se recusa a debater e quer arrumar um substituto, aparenta ter chegado a conclusão de que não consegue sozinho e por isso necessita de ser guiado por outros homens.

    Se você se julga inferior em conhecimento bíblico, admita isso, reconheceça suas falhas, faça suas considerações finais referente ao que se comprometeu fazer no debate e assim termine sua participação. Não é dificil, só é necessário descer do salto e ter sinceridade e humildade.

    COMENTÁRIO COM ALGUNS ITENS DELETADOS A FIM DE NÃO FAZERMOS PROPAGANDA PARA APÓSTATAS

    Curtir

  108. Saga,meu querido,deixa Matias de lado.O sujeito virou troll. Não dê mais atenção. O Queruvim deveria moderar o comentário dele,vc não acha? Matias perdeu a compostura, o espírito dele é anárquico, por isso não se preocupa com o caráter caluniador dele.Isso não é pregar as “boas novas do reino”..Matias,me desculpe,sem querer te ofender mas você deveria pedir ajuda espiritual e não teológica.

    Curtir

  109. MODERADOR poderia decretar o fim definitivo mesmo, pois o outro desistiu, usou de falsidade ao se comprometer a responder aqueles versos bíblicos. Agora está apenas fazendo agressivo marketing apostata; Ou seja, o tema já era.

    Curtir

  110. É incrivel como esses opositores da verdade foge dos temas que são abordados,depois passam a misturar vários assuntos que não tem nada a ver com o tema principal, passam dai em diante fazer falsas acusações, o objetivo deles não tem nada a ver em edificação espiritual, mas sim, em danificação espiritual.É por isso que a maioria dos adeptos dessas religiões , não tem conhecimento básico da bíblia, estão ainda no leite ( misturado com água).Saga vocÊ defendeu muito bem a verdade, e com certeza muitos tiraram proveito desse debate. Obrigado!

    Curtir

  111. Como eu disse: Debates teológicos na internet são tão úteis quanto um porta-controle remoto #reflita

    Curtir

  112. Olá prezados!!!
    Li o FANTÁSTICO artigo e acompanhei este debate, mas como o O Protestante, acho que ele ja era!!! O Saga esta correndo em circulos, pq o desafiante FUGIU FAZ TEMPO! Digo em circulos pq não adianta ficar pedindo, “implorando” para ele apresentar a verdade sendo A BASE de sua(Matias) crença uma mentira! Ja ficou mais que claro que o Espirito Santo não é uma pessoa, que o Matias não tem conhecimento para um debate biblico. Então deixou a Biblia de lado e começou a apelação, chamando p/ ir em tal site responder ao fulano, isso e aquilo rsrsrsrsrs. Concluo que o leitor da Biblia ansioso do conhecimento exato sem fazer distinção ou ser tendencioso ao ler este artigo e examina-lo juntamente com sua Biblia não tem duvidas a respeito do que é o ES!!! Não só pq explica minunciosamente mas dismonta qualquer argumento, o Matias que o diga rs.

    Ao Apologista meus cumprimentos pelo excelente trabalho ao defender a verdade do Reino neste ambiente hostis reduto de apostatas! Ao Saga tambem por dar suas valiosas contribuições nos comentarios sempre enriquecendo mais o artigo!
    Ps. Em quase todos os artigos o Saga comenta ou “complementa”, o modo como o faz em cada comentario me parece ser uma pessoa com bastante ávidez e impeto em defender a verdade!! Muitas vezes dou rizada sozinho da forma como se expressa!!! Um abraço a todos!!!

    Curtir

  113. Mais uma coisa! Com relação ao “resultado” do debate o Protestate disse:”109 comentários e o debate não chegou a resultado nenhum…” discordo! Acho que a verdade sobre o ES ficou clara, como já disse, para qualquer um que é livre de pré – conceito e procura saber a verdade sobre o assunto, leu o artigo e o “meio” debate não ficou duvida!
    Para mim quem não ACEITOU o resultado foi o Matias que logo no inicio disse “nfelizmente, o maior culpado em vocês acreditarem neste conceito foi Russell. . .” Porem não usou a Biblia para “demolir” (2Co 10:4) esta suposta mentira. Aliás nem atendeu o simples debate, explicar os textos aos quais foi solicitado.
    Acho que no fundo ele entendeu plenamente que o ES não é uma pessoa mas admitir jamais!!!!
    Abraços!!

    Curtir

  114. Esse ****** que é quase Deus para vocês muitas vezes me impediu de postar comentários em seus videos porque não conseguia refutar,muitas pessoas se lembram do assunto envolvendo a volta de cristo onde o ****** (NOME DE APÓSTATA DELETADO PELA MODERAÇÃO) disse que Deus iria “abrir os olhos dos cegos,criar joelhos nos aleijados e fazer os mudos falar só para verem Jesus voltar literalmente numa nuvem e dpois ter de destruir muitos desses por não ter aceitado a cristo.Não existe nada na bíblia que apoie essa ideia,a promessa de olhos se abrirem,mudo falar,coxo andar é para o reinado milenar de cristo e para os FIEIS.Esse****** é doido mesmo…e muitas outra vezes que quando ia postar aparecia a mensagem:” Usuario bloqueado…Mas muita pessoas poderam notar as incoerencias desse homem até postando comentários sobre isso.Até Hoje ele tá me devendo um texto bíblico em que os espírito santo tenha sido “VISTO” em forma de pessoa,uma visão de algum servo de Deus que tenha visto 3 nos céus juntos.

    Curtir

  115. Meu querido eu sei que ele desafio o seu site, eu acho quem está devendo é vocês, porquanto nem mesmo o debate que vocês tiveram não foi postado no seu site e, olhe que MODERADOR prometeu colocar o debate, mas não colocou até agora.Continuo no aguardo.

    Curtir

  116. Mas como eu disse, não acho que o Matias aprendeu algo ou reforçou seus conhecimentos bíblicos e teológicos, assim não acho que o debate foi muito útil….

    Curtir

Os comentários estão fechados.