Compara a Bíblia a morte a um sono ?


Essa menina que parece dormir, é um dos melhores corpos preservados em todo o mundo. É Rosália Lombardo, uma menina de dois anos que morreu de pneumonia em 1920 e agora está preservada nas catacumbas dos Capuchinhos de Palermo, na Itália, onde é conhecida como ” A Bela Adormecida”.

A evidência mostra que uma pessoa dorme ao passo  que passa por ciclos de sono. Há momentos de sono leve e alguns de sono profundo. No estado em que está passando pelo sono profundo, a pessoa não tem noção alguma do que ocorre ao seu redor. Ela está em estado de inconsciência profunda. Não há noção de tempo ou espaço e seus sentidos estão como que desligados. A Bíblia diz que “os mortos não estão cônscios de absolutamente nada” ( Eclesiastes 9:5 Salmos 146:4) É por isso que a morte é comparada a um sono.

Daví escreveu sob inspiração de Deus no salmo 13:3:

“Atende-me, ouve-me, ó SENHOR meu Deus; ilumina os meus olhos para que eu não adormeça na morte” Salmos 13:3 Almeida Corrigida e Revisada

Observe também atentamente o relato no evangelho de João 11:11-14 onde lemos na versão Almeida:

“Assim falou; e depois disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono.Disseram, pois, os seus discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo.
Mas Jesus dizia isto da sua morte; eles, porém, cuidavam que falava do repouso do sono.
Então Jesus disse-lhes claramente: Lázaro está morto
João 11:11-14

Jesus confirmou essa verdade depois que seu amigo Lázaro morreu. Ele comparou a morte ao sono. Se Lázaro tivesse ido para o céu para ficar com o Deus Todo-Poderoso, não teria sido bondoso da parte de Jesus trazê-lo de volta à Terra para, por fim, morrer de novo. O registro inspirado diz que, diante do túmulo, Jesus clamou: “Lázaro, vem para fora!” O relato continua: “O homem que estivera morto saiu.” Lázaro passou a viver de novo. Jesus sabia que Lázaro nunca havia deixado a Terra. Ele jazia sem vida num túmulo. — João 11:11-14, 34, 38-44.
Esse incidente registrado na Bíblia ajuda-nos a entender que a morte não é um meio que Deus usa para transferir humanos da Terra para o céu. Portanto, podemos nos sentir atraídos a Deus sabendo que não foi ele quem causou a nossa tristeza. E podemos também estar certos de que ele entende bem a tristeza e os danos que a inimiga morte nos causa. E a verdade bíblica sobre a condição dos mortos prova que eles não sofrem num inferno de fogo ou num purgatório, mas estão sem vida na sepultura.

Lucas registrou o seguinte relato:

“E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.
E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu
Atos 7:59-60

Paulo escreveu também:

“A esposa está amarrada durante todo o tempo em que seu marido estiver vivo. Mas, se o seu marido adormecer [na morte], ela está livre para se casar com quem quiser, somente no Senhor” 1 coríntios 7:39 TNM;

(Para aqueles que criticam a TNM saibam que nos Mss em grego lemos literalmente “adormecer” do grego  κοιμηθῇ

Concordância de Strong 2837

(V A S P 3S Verbo no Aoristo subjuntivo passivo 3º pessoa do singular)

koimaó de NG2749: dormir, adormecer

Palavra Original : κοιμάομαι
Parte do discurso: Verbo
Transliteração: koimaó de NG2749
Fonética soletração: (koy-mah’-o)
Definição curta: Eu adormeço, estou adormecido
Definição: Eu adormeci, estou adormecido, as vezes arespeito do sono da morte.

1 Coríntios 15:51 diz:

“Eis que eu vos digo um segredo sagrado: Nem todos adormeceremos [na morte], mas todos seremos mudados.” TNM;  NIV; KJV; NKJV; NRV; ASV; tradução de Young.

Isaías o profeta também escreveu algo que se harmoniza com este entendimento:

“O próprio justo pereceu, mas não há quem fixe [isso] no coração. E homens de benevolência estão sendo recolhidos [aos mortos], ao passo que ninguém discerne que é por causa da calamidade que o justo foi recolhido. 2 Ele entra na paz; eles descansam sobre as suas camas, [todo] aquele que anda de modo direito.

Observem como a palavra de Deus iguala a morte tanto de um homem como de um animal a um sono quando diz:

“ Diante da tua censura, ó Deus de Jacó, adormeceram profundamente tanto o condutor de carro como o cavalo” Salmos 76:6

(Uma alusão quer a travessia do mar vermelho onde Egipcios morreram com seus cavalos ou as guerras do antigo Israel onde Deus entregava a morte tanto cavalos como seus cavaleiros)

Portanto, quando morremos estamos como que num sono aguardando o tempo da ressureição dentre os mortos. Por isso Jó escreveu em Jó 14:10-15:

“Mas o varão vigoroso morre e jaz prostrado;

E o homem terreno expira, e onde está ele?

11 As águas deveras desaparecem do mar,

E o próprio rio se escoa e seca.

12 O homem também tem de deitar-se e não se levanta.

Não acordarão até que não haja mais céu,

Nem serão despertados do seu sono.

13 Quem dera que me escondesses no Seol,

Que me mantivesses secreto até que a tua ira recuasse,

Que me fixasses um limite de tempo e te lembrasses de mim!

14 Morrendo o varão vigoroso, pode ele viver novamente?

Esperarei todos os dias do meu trabalho compulsório,

Até vir a minha substituição.

15 Tu chamarás e eu mesmo te responderei.

Terás saudades do trabalho das tuas mãos.”

Jeremias o profeta escreveu na mesma linha de entendimento se referindo aos maus, quando disse no capítulo 51 verso 39:

“ “Quando ficarem com calor, porei os seus banquetes e vou embriagá-los, para que rejubilem; e terão de dormir um sono de duração indefinida, do qual nunca acordarão, é a pronunciação de Jeová”

E novamente no verso 57 do mesmo capítulo:

“E eu vou embriagar seus príncipes e seus sábios, seus governadores e seus delegados governantes, e seus poderosos, e eles terão de dormir um sono de duração indefinida do qual não acordarão”, é a pronunciação do Rei, cujo nome é Jeová dos exércitos”.

Portanto Jesus disse em João 11:11: “ “Lázaro, nosso amigo, foi descansar, mas eu viajo para lá para o despertar do sono.”Sim a morte é comparada a um sono. Os mortos “não estão cônscios de absolutamente nada” como escreveu Salomão sob inspiração. Marta a irmã de Lazaro esperava que este poderia voltar “na ressureição do ultimo dia”. Ou seja, os Judeus acreditavam na ressureição da carne. Essa ressureição ainda virá no futuro. Nesta terra, quando chegar o tempo em que “há de haver uma ressureição tanto de justos como de injustos” Atos 24:15 (injustos são os que nunca ouviram falar em Jesus nem tiveram a chance de conhecer a verdade sobre Deus e seus maravilhosos propósitos)

É bom ressaltar que a primeira ressureição, para a vida nos céus já está em andamento. Mas este é um outro assunto sobre o qual abordarei num tempo apropriado.

Indague a uma Testemunha de Jeová que esta terá a maior satisfação em ajuda-lo a entender este assunto sem cobrar nada e em sua própria casa. Para isso preencha os dados no link abaixo:

Gostaria de receber uma visita 

O que acontece na morte?

Pessoas enlutadas próximas a uma sepultura

Anúncios
Both comments and trackbacks are currently closed.

Comentários

  • Raphael  On 29 mar 2012 at 23:34

    Gostos dos testemunhas de Jeová, são pessoas determinadas,estão sempre as portas as domingos ensinando a sua crença, porém estão caminhando em doutrinas totalmente erradas a respeito do “sono da alma”. Se a alma está dormindo como vocês sustentam a questão de Ap. 6.9-10 onde a palavra de Deus nos revela que aqueles que morreram (ou como voces acreditam estão dormindo) pedem a vingança do Senhor, como sabemos a vingança pertente ao Senhor, como pessoas dormindo, ou inconsciêntes como vocês acreditam podem clamar pedindo vingânça, que incosciência é essa. Essa tradução Novo Mundo é apenas para dá base as suas heresias, procurem estudar o grego e o hebraico de vocês para melhorar sua tradução, sem contar que são exclussivistas afirmando que apenas vocês estão certos. Espero a sua resposta, mande-me e que o Espírito Santo ilumine as vossas mentes……

    Curtir

  • queruvim  On 30 mar 2012 at 0:06

    Raphael, O texto de Apocalipse 6:9-10 diz:

    “E quando abriu o quinto selo, vi por baixo do altar as almas dos que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa da obra de testemunho que costumavam ter. 10 E gritaram com voz alta, dizendo: “Até quando, Soberano Senhor, santo e verdadeiro, abster-te-ás de julgar e vingar o nosso sangue dos que moram na terra?”

    Como podem suas almas, ou seu sangue, gritar por vingança, visto que a Bíblia mostra que os mortos não estão cônscios? (Eclesiastes 9:5) Ora, não clamava o sangue de Abel depois de ele ter sido assassinado por Caim? Jeová disse então a Caim: “Que fizeste? Escuta! O sangue de teu irmão está clamando a mim desde o solo.” (Gênesis 4:10, 11; Hebreus 12:24) O caso não era que o sangue de Abel proferisse literalmente palavras. Antes, Abel havia morrido como vítima inocente, e a justiça exigia que seu assassino fosse punido. De maneira similar, aqueles mártires cristãos são inocentes e têm de ser vingados em justiça. (Lucas 18:7, 8) O clamor por vingança é alto, porque muitos milhares têm morrido assim. — Veja Jeremias 15:15, 16.

    Se ignorar Eclesiastes 9:5 bem como tudo oque Cristo disse no capítulo 11 de João mencionado no artigo acima, seu estudo não se baseia em “toda Escritura” (2 Tim 3:16) Deveria apresentar uma resposta convincente para Eclesiastes 9:5 bem como o artigo acima. Quanto a Tradução do Novo Mundo. Falar é fácil. Eu te faço um desafio… apresente apenas um texto onde encontrou um erro na Tradução no Novo Mundo das Escrituras Sagradas.

    Curtir

  • Jonatã Palhano  On 26 maio 2012 at 23:20

    As almas vistas por joão em Apoc 6:9,10, não se refere a algo imaterial à parte do corpo. É bom lembrarmos que a visão foi dada a João em sinais, o que significa que se trata de uma revelação simbólica. O altar neste caso é SÍMBOLO de morte sacrificial, quer dizer, os que morreram por causa da palavra tiveram suas vidas como que sacrificadas em um altar. por isso João os vê, por assim dizer, as almas ou vidas dos que foram mortos. visto que foram mortos injustamente, GRITAM, não literalmente e sim no SENTIDO de que a justiça exige que seus assassinos sejam punidos, o quanto antes possível, dentro do cronograma de Deus…!

    Curtir

  • ANTONIO MUNIZ  On 11 nov 2013 at 14:56

    REALMENTE, O TEXTO DE REVELAÇÃ6:9-11, TÁ LONGE… MUITO LONGE!!! DE APOIAR O ENSINO DA IMORTALIDADE DA ALMA, ALÉM DESSE RELATO SER SIMBÓLICO, A BIBLIA COMO UM TODO DEMONSTRA QUE: “A ALMA QUE PECAR, ESSA MORRERÁ” EZEQUIEL18:4. VALE RESSALTAR QUE NENHUM LUGAR NA BIBLIA CONTÉM A EXPRESSÂO: “ALMA IMORTAL”.

    Curtir

  • Tonho  On 26 nov 2016 at 19:10

    Análise de Apocalipse 6.9-11

    Alguns querendo defender a mortalidade da alma, dizendo que as Almas DEBAIXO do altar e uma representação simbolica não tem nenhum respaldo das Escrituras

    Segundo João ele viu as Almas DEBAIXO do altar
    Segundo seu “argumento”
    Dizendo que representa o sangue não pode ser usada pois se assim for teremos que crer que no céu existe um depósito de sangue de pessoas estocado debaixo do altar, o que torna isso um absurdo, Apocalipse 6.11 NAO TEM NENHUMA LIGAÇÃO COM o sangue de Abel, pois são épocas diferentes e contextos diferentes, Apocalipse 6 e uma PROFECIA FUTURA, que irá acontecer APENAS DURANTE A GRANDE TRIBULAÇÃO e não antes!

    A GRANDE TRIBULAÇÃO TEM INICIO NO CAPITULO 6 ONDE QUE SE INICIA A MORTE DOS SANTOS POR CAUSA DE SUA PERSEGUIÇAO AOS SANTOS!

    AGORA VAMOS ANALISAR O SEU TEXTO E CONTEXTO

    Apocalipse: 6. 9. Quando Ele abriu o quinto selo, contemplei debaixo do altar as almas daqueles que haviam sido mortos por causa da Palavra de Deus e do testemunho que proclamaram. – Bíblia KJA Offline

    COMENTÁRIO:
    1° APÓSTOLO JOÃO VIU AS ALMAS DEBAIXO DO ALTAR

    2° O TEXTO AFIRMA QUE ELE VIU AS ALMAS DAQUELES QUE HAVIAM SIDO MORTOS POR AMOR A PALAVRA DE DEUS

    COMENTÁRIO:

    Perceba que Ele não DISSE QUE VIU AS ALMAS QUE TINHAM SIDO MORTAS
    ➡ELE NÃO FALA DA MORTE DA ALMA

    O QUE ELE FALA E QUE ELE VIU AS ALMAS DAQUELES QUE TINHAM SIDO MORTAS POR CAUSA DA PALAVRA

    O QUE TORNA MUITO DIFERENTE.

    JOÃO E CLARO AO AFIRMAR QUE ELE VIU AS ALMAS(IMATERIAL) DAQUELES(QUE ESTAVA VIVO FISICAMENTE) MAS QUE POSTERIORMENTE FORAM MORTOS POR AMOR A PALAVRA, ENTAO O QUE MORREU NAO FOI A ALMA MAS SIM O CORPO FISICO DA PESSOA POR ISSO AS ALMAS DAQUELES QUE MORRERAM ESTAVAM NO CÉU, CONCLUINDO NAO FORAM AS ALMAS QUE FORAM MORTAS MAS SIM SEUS CORPOS ENQUANTO VIVIAM

    E UM ABSURDO VC DIZER QUE ESSAS ALMAS ESTAVAM PRESAS, ISSO NAO PASSA DE UMA PESSIMA INTERPRETAÇÃO, NAO EXISTE NENHUMA BASE BIBLICA PARA DIZER QUE ELAS ESTAVAM PRESAS TUDO O QUE VC PODE FAZER E ESPECULAR EXATAMENTE COMO VC ESTA FAZENDO. SEGUNDO O CONTEXTO ESSSAS ALMAS FOI LHES DITO QUE TODOS DESCANSASSEM ATE QUE O RESTANTE DE SEUS IRMÃOS TBM FOSSEM MORTOS ASSIM COMO ELES FORAM
    O VERSICULO 9 DIZ O MOTIVO DELES TEREM SIDO MORTAS POR CAUSA DA PALAVRA DE DEUS E DO TESTEMUNHO QUE DARAM DE CRISTO.
    APOCALIPSE DIZ QUE QUANDO SE ABBRIU O 5° SELO ESSE SELO SÓ SERÁ ABERTO DURANTE A GRANDE TRIBULAÇÃO POREM FOI PERMITIDO QUE JOÃO CONTEMPRASSE COM ANTECEDENCIA SEU CONTEUDO PARA QUE FOSSE DIVULGADO A HUMANIDADE, POREM ESSE SELO SÓ SERÁ ABERTO DURANTE A GRANDE TRIBULAÇÃO E NUNCA ANTES.
    AGORA VAMOS ANALISAR O VERSICULO 10

    Apocalipse: 6. 10. Eles exclamavam com grande voz: “Até quando, ó Soberano, santo e verdadeiro, esperarás para julgar os que habitam em toda a terra e vingar o nosso sangue?” – Bíblia KJA Offline

    AQUI TEMOS MUITAS LIÇOES PARA NOS ENTENDERMOS.

    1° Lição: ESSAS ALMAS JAMAIS REPRESENTA O SANGUE. O CONTEXTO NÃO PERMITE FAZER ESSE TIPO DE AFIRMAÇÃO
    PODEMOS VER NO VERSÍCULO 9 ONDE DIZ QUE JOÃO HAVIA VISTO AS ALMAS DAQUELES QUE TINHAM SIDO MORTAS, o que ANULA POR COMPLETO QUALQUER TIPO DE LINGUAGEM SIMBÓLICA.
    Ele realmente tinha visto LITERALMENTE AS ALMAS das pessoas que tinham sido MORTAS, MAS O FATO DELE TER VISTO AS ALMAS DESSAS PESSOAS LITERALMENTE DEBAIXO DO ALTAR NAO SIGNIFICA QUE TUDO O QUE JOÃO TENHA VISTO SEJA LITERAL E PRECISO ANALISAR CADA TEXTO INDIVIDUALMENTE.

    2° LIÇÃO: JESUS AO MOSTRAR ISSO A JOÃO ELE ESTAVA REFUTANDO A MORTALIDADE DA ALMA DOUTRINA TOTALMENTE ANTI-BÍBLICA CONTRÁRIO AS ESCRITURAS BIBLICAS POR ISSO OS MORTALISTAS ODEIAM ESSA PASSAGEM.

    ESSAS ALMAS ALÉM DE CONCIENTES ELES PEDIAM JUSTIÇA DA PARTE DE DEUS CONTRA SEUS ALGOZES, QUANDO ELES PEDIRAM ISSO PODEMOS VER QUE ESSS PEDIDO FOI ATENDIDO PELO SENHOR JESUS

    VEJA
    ⬇⬇⬇

    Apocalipse: 19. 2. porquanto, verdadeiros e justos são os seus juízos. Ele condenou a grande prostituta que corrompia a terra com a sua sedução, e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos”. – Bíblia KJA Offline

    Apocalipse: 11. 18. De fato, as nações se enfureceram; chegou, todavia, a tua ira. Eis que é chegado o tempo de julgares os mortos e de recompensares os teus servos, os profetas, os teus santos e os que temem o teu Nome, tanto os pequenos como os grandes, e à hora de destruíres os que assolam a terra”. – Bíblia KJA Offline

    AQUI NO final da Grande Tribulação Deus Atende as orações dos SANTOS que ESTAVAM DEBAIXO do altar

    #AGORA VAMOS ANALISAR VERSICULO 11

    Apocalipse: 6. 11. Então, para cada um deles foi entregue uma vestidura branca, e foi-lhes orientado que aguardassem ainda um pouco mais, até que se completasse o número dos seus irmãos que, como eles, foram servos e que, da mesma forma, também deveriam ser mortos. – Bíblia KJA Offline

    1° LIÇÃO: ESSE VERSÍCULO COMPROVA A LITERALIDADE DO CONTEXTO E DE JOAO TER VISTO ESSAS ALMAS DEBAIXO DO ALTAR.

    ALGUÉM AI JA VIU SANGUE USAR ROUPAS LITERALMENTE? Kkkkkkkkkk

    ENTAO FOI DADO A CADA UMA DESSAS ALMAS VESTES BLANCAS INDIVIDUALMENTE. ISSO TORNA IMPOSSIVEL QUE ESSAS ALMAS SAO SIMBOLICAS, ENTAO ESSAS ALMAS VESTIRAM SUAS VESTES BLANCAS.

    Apocalipse 7.9 TBM CONFIRMA QUE AS PESSOAS MORTAS FALAM DE PESSOAS USANDO VESTES BLANCAS

    2° LIÇÃO: FOI DADO ALGUMAS ORIENTAÇÕES PARA ESSAS PESSOAS QUE TINHAM SIDO MORTAS

    ESSAS PESSOAS FORAM ORIENTADAS A AGUARDAR QUE OUTROS QUE SE COMPLETASSE O RESTANTE DOS IRMAOS QUE TBM SERIAM MORTAS ASSIM COMO ELAS FORAM, ISSO IRÁ ACONTECER DURANTE A GRANDE TRIBULAÇÃO, SABEMOS QUE A IGREJA NAO PASSARÁ POR ESSA AFLIÇÃO FOI UMA PROMESSA DO PROPRIO MESSIAS APOCALIPSE 3.10

    VEJAMOS AGORA O RESTANTE DESSAS PESSOAS

    Apocalipse: 7. 9. Em seguida, olhei, e diante de mim descortinava-se uma grande multidão tão vasta que ninguém podia contar, formada por pessoas de todas as nações, tribos, povos e línguas. Estavam em pé, diante do trono do Cordeiro, vestidos com túnicas brancas, empunhando folhas de palmeira.

    E eu lhe respondi: “Ó meu Senhor, tu o sabes”. Então ele afirmou: “Estes são os que vieram da grande tribulação e lavaram as suas vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro. – Bíblia KJA Offline

    JESUS PROMETEU AOS VENCEDORES DAR VESTES BLANCAS INDIVIDUALMENTE

    Apocalipse: 3. 5. Assim, o vencedor andará trajado com vestes brancas, e de modo algum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, reconhecerei o seu nome na presença do meu Pai e dos seus anjos.

    Aquele que tem ouvidos, compreenda o que o Espírito revela às igrejas.’” – Bíblia KJA Offline

    TODOS OS MORTOS QUE MORRERAM POR CAUSA DA PALAVRA DE DEUS E DO TESTEMUNHO QUE CRISTO JESUS SERA VESTIDO DE VESTES BLANCAS

    CONCLUINDO E ASSIM QUE APOCALIPSE 6.9-11 ENSINA
    NAO TEM NENHUMA BASE BIBLICA PARA AFIRMAR QUE SAO LINGUAGEM SIMBÓLICA O QUE TORNARIA O TEXTO ABSURDO, ABSURDO MESMO E DIZER QUE E SIMBÓLICO, PORTANTO OS MORTALISTAS PODEM CHORAR O QUANTO QUISER E IMPOSSIVEL NEGAR A EXISTÊNCIA LITERAL DA ALMA E DA SUA CONSCIÊNCIA PÓS-MORTE

    

    Curtir

  • Queruvim  On 26 nov 2016 at 22:35

    CUIDADO COM O TAMANHO DO TEXTO. Há um aviso sobre isso! (Flooding de informações)
    MODERAÇÃO.

    Curtir