ACONTECENDO DEBATE ON LINE! O que é a “alma” de acordo com a Bíblia ?


Observe este debate on line que está acontecendo neste momento e tire suas conclusões sobre quem está enganado e quem está falando a verdade!

DISCUSSÃO RESPEITOSA ON LINE SOBRE O QUE É A ALMA ENTRE:

RUBENS (Defendendo a posição conforme entendida pelas Testemunhas de Jeová)  Em letras verdes 
   x

Jurandir (Defendendo a posição conforme entendida pelas Igrejas Evangélicas em sua vasta maioria)


Jurandir,

Postei uma resposta específica para você sobre o entendimento de Mateus 20:28 no final do artigo. …Se desejar podemos iniciar um debate respeitoso sobre o assunto. E eu farei questão de postar on line. Mas lembre-se de não se desviar do tema. A saber, o que é alma. Aceita a proposta? Se sua resposta for sim, então pode iniciar com um post sobre o texto que menciona.
Estarei esperando! 

Att.
Rubens 


muito bem,desafio aceito,vamos debater de maneira respeitosa,o que é a alma,sem desviar do tema,no entanto quero fazer um pedido,que esse debate seja entre eu e o senhor, usando somemte a bíblia,ou seja,que o senhor evite,dar respostas kilometricas, e complicadas envolvendo,eruditos,oradores e etc,não por que eu não entenda aquilo que o senhor diz,mas o meu desejo é que todos que leiam entendam aquilo que está sendo esclarecido, por que se eu for citar homens como Platão,Sócrates,Aristoteles,eu vou encontrar uma infinidade de significados para a alma,será um debate simples,eu coloco meu ponto de vista,e voce explica biblicamente,descordando biblicamente,sustentando biblicamente,respondendo as minhas indagações,biblicamente,deverão ser considerados textos e contextos,e eu farei do mesmo modo se o senhor conseguir debater dessa maneira,que comece o debate,aceita…? até entendo as explicações na raiz grega,o que eu também entendo um pouco,mas vamos nos ater,a simplicidade do evangelho,fique tranquilo em relação a minha postura

O QUE É ALMA PARTE 1

NA BÍBLIA ENCONTRAMOS MUITOS SIGNIFICADOS PARA A APALAVRA ALMA,SÓ EM GN.ENCONTRAMOS MAIS DE 30 REFERÊNCIAS DA PALAVRA ALMA SIGNIFICANDO UMA “VIDA”,UMA “PESSOA”,UMA “CRIATURA”E FALANDO DE (EZ.18.04)SE TRATA DE UMA PESSOA,O CAP.18 DE EZEQUIEL FALA DAS ESCOLHAS DE UMA PESSOA,AQUELE QUE VIVESSE PECANDO,MORRERIA,SERIA MORTO,MAS A PALAVRA DE DEUS,NÃO SE RESUME SÓ A ESSES VERSÍCULOS,OU MELHOR,EXISTEM PARTES DA BÍBLIA QUE PODEMOS ENTENDER QUE A ALMA,É IMORTAL,E ESSAS PARTES DA BÍBLIA NÃO DEVEM SER MENOSPREZADAS,MAS SIM CONSIDERADAS,POIS SE EU CRÊER QUE A MINHA ALMA SE RESUME A UM “SONO” EU ESTOU ESPERANDO MUITO POUCO DE UM DEUS QUE PODE TODAS AS COISAS.(SL 104:24
Ó SENHOR, quão variadas são as tuas obras! Todas as coisas fizeste)


 

Jurandir, a primeira ocorrência da palavra “alma” nas Escrituras Sagradas, ocorre em Gênesis 1:20 onde lemos: “Produzam as águas um enxame de almas“. Pergunte-se, o que são as “almas” mencionadas aqui ? Em harmonia com o que escreveu, Jurandir, este verso se refere a “criaturas marinhas” ou seja peixes como sendo almas. Claro que muitos não aceitam esta declaração simples da Bíblia e procuram traduzir do texto hebraico de forma a obscurecer o entendimento correto. Portanto muitas versões decidem verter a palavra “alma “,  que aparece aqui pela primeira vez como já afirmei, por palavras semelhantes as que a versão Católica  traduziu:

Pululem as águas de uma multidão de seres vivos Gênesis 1:20

A partir do momento Jurandir, que eu afirmo que a Bíblia é a palavra de Deus, não devo alterar o texto para que se adapte as minhas teorias. Por isso a TNM em sua versão de 1986 verteu a palavra hebraica  NEPESH (נֶפֶשׁ) de modo uniforme por “alma”, em português. Deixando o significado desta para a inteligência do leitor. Fica claro então, que os peixes são almas! Em Gênesis 1:24 a palavra hebraica “alma” aparece mais uma vez. Lemos alí:

“E Deus prosseguiu dizendo: : “Produza a terra almas viventes segundo as suas espécies, animal doméstico, e animal movente, e animal selvático da terra, …” Como pode ver, os animais SÃO ALMAS. É o que diz de modo claro o texto. Isso é um ensino das Escrituras, portanto é também um ensino das Testemunhas de Jeová. De que os animais são almas. Quanto a Ezequiel 18:4 o texto diz que a “alma que pecar, essa é a que morrerá” Ou seja a alma “morre”.

Se evitarmos introduzir idéias pessoais e teologia particular no texto, observaremos que, muito embora, aqui o texto diz que a “alma morre” isso não é aceito pelos evangélicos em sua maioria. Jurandir, leia novamente seu comentário sobre este texto de Ezequiel 18:4. Vc diz que é “a pessoa” que morre. Sem perceber acaba dizendo a verdade que não aceita! A alma é a “pessoa” seu inteiro ser. Não algo  etéreo que sobrevive a morte do corpo. O texto diz que “a alma” morre. Tu afirmas que temos que ver outras passagens da Bíblia também. Mas não aceita a declaração de Ezequiel para harmonizar com a Bíblia. Simplesmente ignora o que o texto diz claramente.

Para ajudar a todos a entender este verso. Perguntemo-nos: 

De acordo com Ezequiel 18:4 o que é que morre ?

Responda para você mesmo em voz alta!… de acordo com este texto o que é que morre? Hein ??

 O texto diz “a alma”. É exatamente isso que as TJ pregam. Dizer que a alma “não morre” como vc afirma é diametralmente oposto ao que diz o texto. As TJ não ensinam que a alma é “um sono” como o Sr afirmou acima. Percebo que não entende o que escrevo. Acho claro que não está levando este assunto a sério, visto que descaracteriza o que entendemos ser alma. Dizemos que a alma é a inteira pessoa. Quando a pessoa morre a alma morre. Sei que isso é estranho para vc como é para outros evangélicos. Mas não é estranho para quem leva a Bíblia a sério. É o que o texto afirma de modo direto. Vc não aceita isso. Pelo meno por enquanto. Tenta apenas dar uma interpretação do que isso poderia significar e ignora o que o texto afirma de modo CLARO!

  A Alma Humana. 

Depois de Deus ter formado o homem do pó do solo e soprado em suas narinas o fôlego da vida, “o homem veio a ser uma alma vivente”. (Gên 2:7) Conforme declarado, o homem “veio a ser uma alma vivente” ou como reza a Almeida “tornou-se alma vivente”; portanto, o homem é uma alma, Adão não possuía uma alma como algo imaterial, invisível e intangível, que residia dentro dele. Antes ele era uma alma. O apóstolo Paulo mostra que o ensino cristão não diferia do ensino hebraico anterior, pois cita Gênesis 2:7 ao dizer:

“Até mesmo está escrito assim: ‘O primeiro homem, Adão, tornou-se alma vivente [psy·khén zó·san].’ . . . O primeiro homem é da terra e feito de pó.” — 1Co 15:45-47. (Tudo isso Jurandir se harmoniza com o correto entendimento de Ezequiel 18:4 de que somos alma , NÃO TEMOS UMA ALMA mas SOMOS almas.


É possível que uma alma morra? 

Observe o que lemos em levítico 19:28:

“‘E não vos deveis fazer cortes na carne em prol duma alma falecida e não deveis fazer tatuagem em vós. Eu sou Jeová”.

E Jeová prosseguiu, dizendo a Moisés: “Fala aos sacerdotes, os filhos de Arão, e tens de dizer-lhes: ‘Ninguém se pode aviltar entre o seu povo por uma alma falecida” Lev. 21:1


Note Levítico 21:11…onde lemos: “ E não se deve chegar a uma alma morta. ” נַפְשֹׁת מֵת  NAPESHOT MET “alma morta”

há dezenas de textos, tanto nas Escrituras Hebraicas (chamado V.T) como nas Gregas ( Chamado N.T), que falam de né·fesh ou de psy·khé (alma) como mortal e sujeita à morte :

Núm 23:10; 

“Quem computou as partículas de pó de Jacó,

E quem contou a quarta parte de Israel?

Morra minha alma a morte dos retos..”


Josué  2:13, 14 diz:
“E tereis de preservar vivos meu pai e minha mãe, e meus irmãos, e minhas irmãs, e todos os que lhes pertencem, e tereis de livrar as nossas almas da morte.”


14 A isto lhe disseram os homens: “Nossas almas hão de morrer em vosso lugar”

Observe Gên 17:14

“E o macho incircunciso, que não fizer circuncidar a carne de seu prepúcio, sim, esta alma terá de ser decepada do seu povo”

Exatamente o que dizem as TJ! Sim, a alma pode ser decepada ou seja cortada com um facão. Isso não é doutrina das igrejas Evangélicas visto que estas não aceitam tal declaração inspirada, mas possuem seu próprio conceito pagão do significado da palavra alma. Tanto é que obscurecem o texto ao evitarem propositalmente verter NEPESH por ALMA. Preferem verter a palavra hebraica NEPESH por “criatura” “pessoa” etc sem notas explicativas, dando assim uma interpretação ao texto e não uma tradução apenas. A versão Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas não fez isso, mas para as mais de 800 vezes que a palavra “alma” (hebraico nepesh e grego psykhe)  aparece na Bíblia, verá que a TNM a verte de modo uniforme por “alma” em português. E mesmo a nova versão revisada avisa ao leitor em notas  ao pé da página qual a palavra originalmente empregada no texto hebraico.

Se não prestarmos atenção detida a o que estes versos estão dizendo podemos facilmente se deixar levar e introduzir pensamento teológico tradicional em nosso entendimento. A TNM tem sido mencionada como a melhor referência para principiante no estudo dos idiomas originais justamente por ser coerente como neste exemplo citado acima.

 A Bíblia, Jurandir, cita a alma como morrendo, sendo “decepada” ou destruída Gên 17:14; Êx 12:15; Le 7:20

 Nestes textos a palavra “alma” aparece nos manuscritos em hebraico, mas como eu já disse acima, muitos tradutores por não aceitarem que uma alma pode morrer, decidiram traduzir a palavra “alma” por qualquer outra palavra de forma a obscurecer o uso original desta, conforme era usada pelos escritores inspirados. De fato, números 6:6 fala dos nazireus e diz que não podiam “chegar a uma alma morta”. 

Jos 10:28-39; preste detida atenção ao texto e compare com a teologia de sua igreja…

“28 E naquele dia Josué capturou Maquedá e passou a golpeá-la com o fio da espada. Quanto ao seu rei, devotou à destruição tanto a ele como a toda alma que havia nela. Não deixou restar sobrevivente. De modo que fez com o rei de Maquedá assim como havia feito com o rei de Jericó.

29 Então Josué passou de Maquedá a Libna, e todo o Israel com ele, e guerreou contra Libna. 30 Por conseguinte, Jeová entregou também a ela e a seu rei na mão de Israel, e passaram a golpear tanto a ela como a toda alma nela com o fio da espada. Não deixaram restar nela sobrevivente. De modo que fizeram com o seu rei assim como haviam feito com o rei de Jericó.

31 A seguir Josué passou de Libna a Laquis, e todo o Israel com ele, e foi acampar-se contra ela e fazer-lhe guerra. 32 Por conseguinte, Jeová entregou Laquis na mão de Israel, de modo que a capturaram no segundo dia, e passaram a golpear tanto a ela como a toda alma nela com o fio da espada, segundo tudo o que tinham feito a Libna.

33 Foi então que Horão, rei de Gezer, subiu para ajudar a Laquis. Portanto, Josué golpeou a ele e a seu povo até que não lhe deixou restar sobrevivente.

34 Josué passou então de Laquis a Eglom, e todo o Israel com ele, e foi acampar-se contra ela e guerrear contra ela. 35 E foram capturá-la naquele dia e começaram a golpeá-la com o fio da espada, e naquele dia devotaram à destruição toda alma nela, segundo tudo o que tinham feito a Laquis.

36 Josué subiu então de Eglom a Hébron, e todo o Israel com ele, e começou a guerrear contra ela. 37 E foram capturá-la e golpeá-la com o fio da espada, tanto a ela como a seu rei e todas as suas cidades, e toda alma nela. Não deixou restar sobrevivente, segundo tudo o que tinha feito a Eglom. De modo que devotou à destruição tanto a ela como a toda alma que havia nela.

38 Finalmente, Josué voltou a Debir, e todo o Israel com ele, e começou a guerrear contra ela. 39 E foi capturar a ela e a seu rei, e todas as suas cidades, e passaram a golpeá-los com o fio da espada e a devotar à destruição toda a alma que havia nela. Não deixou restar sobrevivente. Assim como tinha feito a Hébron, e como tinha feito a Libna e a seu rei, assim fez a Debir e a seu rei.”


Observe este texto de Deuteronômio 12:18 :

“Quando Jeová, teu Deus, ampliar o teu território, assim como te prometeu, e certamente disseres: ‘Vou comer carne’, porque tua alma almeja comer carne, podes comer carne sempre que tua alma a almejar“.


Fica claro que a alma deseja comer carne. Sim! A alma come carne! A alma morre! 
A alma, de acordo com estes textos, não é algo imaterial que sobrevive a morte do corpo.

Por isso sua afirmação de que as TJ devem considerar outros textos além de Ezequiel 18:4 devia ser aplicada a vcs Evangélicos sobre quem recai agora o ônus da prova.


Jurandir prossegue afirmando


 E O PRIMEIRO PONTO QUE COLOCO É,A PARÁBOLA DE LC.15-19,JESUS USOU MUITOS RECURSOS DIDÁTICOS PARA QUE AS PESSOAS QUE O OUVISSEM ENTENDESSEM COM MAIS CLAREZA AS COISA ESPIRITUAIS QUE ELE REVELAVA,E (AINDA REVELA)E ESSA PARÁBOLA É UMA DELAS,JESUS DISSE SER A VERDADE QUE LIBERTA


Jurandir, queira consertar isso. Lucas capítulo 15 até 19 ?

Se estiver se referindo a parábola do Rico e Lázaro…então saiba que esta parábola não deve ser considerada literalmente.

Jurandir prossegue:


Jo 8:32 E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
ESSA PARÁBOLA MOSTRA O QUE ACONTECE QUANDO UMA PESSOA FECHA OS OLHOS,AQUÍ NOS VEMOS QUE O SONO NÃO EXISTE, É MAIS UM PESADÊLO SÓ QUE REAL,E O SENHOR USA DE MISERICORDIA MOSTRANDO O QUE ACONTECERÁ COM AQUELES QUE MORREM,SEM OBEDECÊ-LO,OU SEJA ELE MOSTRA A CONSEQUENCIA DAS ESCOLHAS ERRADAS,ASSIM COMO ELE FAZ EZ.18.4 AQUELE QUE PECASSE MORRERIA,(E QUEM QUERIA MORRER APEDREJADO??)NINGUÉM!!AQUI A REALIDADE REVELADA É DE UMA “ALMA” EM TORMENTOS,A PERGUNTA É VC APOSTARIA A SUA ALMA,A PONTO DE DEIXA-LA EM TORMENTOS,ESSA PARÁBOLA POR SÍ SO REVELA A IMORTALIDADE DA ALMA,”FRISO” NÃO ESTAR DESCONSIDERANDO AS OUTRAS REFÊRENCIAS
PORÉM ESSA PARÁBOLA PERMITE-SE QUE SE INTERPRETE DE MANEIRA ISOLADA SE FOR O CASO,A ALMA NÃO SE RESUME
“ser” “Pessoas” “Algo”, “coisa”
ELA É MUITO MAIS DO QUE ISSO,ELA É IMORTAL,VC ESCOLHE,ALEGRIA ETERNA OU TORMENTO ETERNO



Em João capítulo 11 Jesus se refere a morte como a “um sono”. João 11:11 diz: “ Ele disse estas coisas, e depois disso lhes disse: “Lázaro, nosso amigo, foi descansar, mas eu viajo para lá para o despertar do sono”


Portanto a morte é semelhante a um sono. A alma morre. A alma é a inteira pessoa.  Se tomássemos literalmente a parábola do Rico e Lázaro isso contradiria Eclesiastes 9:5 e 10. Onde lemos que “os mortos não estão cônscios de absolutamente nada”

Ou seja os mortos estão inconscientes. Lázaro não estave 4 dias em algum lugar no céu nem em um local subterrâneo de tormento. Ele estava “dormindo” foi o que Cristo afirmou. E você Jurandir diz que a morte “não é um sono”, contradizendo a Cristo, devido sua falta de conhecimento exato da Bíblia e seu apego a doutrina. Mais estudo da Bíblia e menos cantoria barulhenta faria os Evangélicos entenderem a Bíblia.  

Ora, tentar estudar a Bíblia somente na hora que se depara com uma Testemunha de Jeová e estudá-la na tentativa desesperada de “refutar” as TJ não é um motivo nobre nem correto na busca do conhecimento exato da verdade. Foi por isso que decidi postar este debate on line entre nós. Para que outros leiam e saibam de modo definitivo quem está realmente distorcendo as Escrituras. 

debate em andamento..esperando a resposta do Jurandir . hoje é dia 24 de Fevereiro de 2012

O QUE É ALMA PARTE 2

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

18:47

RUBENS: BOM ACONTECEU O QUE EU JÁ ESPERAVA,UMA EXPLICAÇÃO KILOMÉTRICA,QUE REALMENTE NÃO ESCLARECE O ASSUNTO,EU DISCORDO DAQUILO QUE VOCE DIZ,TENTE SE CONCENTRAR SÓ TEXTO EM QUESTÃO,VAMOS POR PARTES,OU ENTÃO EU VOU PENSAR QUE VC PENSA QUE QUANDO A ALMA DE RAQUEL SAIA,ERA UM PEIXE QUE ESTAVA SAINDO DELA,E VC ME DIZER QUE A PRIMEIRA VEZ QUE APARECE A PALAVRA ALMA NA BÍBLIA,É EM GN 1.20É TÃO EDIFICANTE COMO SABER  QUE A PRIMEIRA ÁRVORE CITADA NA BÍBIA É A FIGUEIRA E ESTÁ EM GN 3:7 Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.OU SEJA NÃO AJUDA EM NADA.NÃO ESCLARECE EM NADA!

Jurandir, colega, obrigado por ter respondido a meu e-mail anterior, vc afirma acima que citar Gên 1:20 “não ajuda em nada”. Respeito sua opinião, mas o texto é um exemplo onde ocorre a palavra “alma” que é o assunto considerado aqui. Neste verso a palavra é claramente aplicada a “peixes” como eu expliquei acima. Isso é algo interessante que faz com que os estudantes observem o uso e significado da palavra “alma” na Bíblia. Ela não é usada ali com referência a algo imaterial ou invisível, que sai por ocasião da morte de um humano ou animal, antes porém é claramente aplicada a animais marinhos como sendo almas. Claro que isso contribui para a avaliação deste assunto. Na Bíblia tudo o que respira é considerado “alma”. Ou a vida de qualquer criatura que respira.

Quando a Bíblia diz que a “alma de Raquel saiu”  como entender isso?

Às vezes, a palavra “alma” significa a vida que se usufrui como pessoa. Jeová disse a Moisés: “Todos os homens que estavam à caça da tua alma estão mortos.” (Êxodo 4:19) O que os inimigos de Moisés caçavam? Eles procuravam tirar a vida de Moisés. Bem antes disso, quando Raquel estava dando à luz seu filho Benjamim, “a sua alma partia (porque estava morrendo)”. (Gênesis 35:16-19) Naquela ocasião, Raquel perdeu a vida. Considere também as palavras de Jesus: “Eu sou o pastor excelente; o pastor excelente entrega a sua alma em benefício das ovelhas.” (João 10:11) Jesus deu a sua alma, ou vida, em favor da humanidade. Nesses textos bíblicos, a palavra “alma” claramente se refere à vida como pessoa. Você encontrará mais exemplos desse sentido da palavra “alma” em 1 Reis 17:17-23Mateus 10:39João 15:13 e Atos 20:10. Por meio de um estudo mais detalhado da Palavra de Deus, você verá que em nenhum lugar na Bíblia inteira os termos “imortal” ou “eterno” têm relação com a palavra “alma”. Em vez disso, as Escrituras dizem que a alma é mortal, o que significa que ela morre. (Ezequiel 18:420) De modo que, na Bíblia, a pessoa que morre é chamada simplesmente de “alma morta”. — Levítico 21:11.

A palavra “alma” pode significar a VIDA simplesmente, como se vê facilmente na COMPARAÇÃO das versões bíblicas abaixo, bastando substituir “vida” por “alma”.

A New Catholic Encyclopedia (Nova Enciclopédia Católica) diz:

“Nepes [né‧fesh] é um termo de muito maior extensão do que nossa ‘alma’, significando vida (Êx 21.23; Dt 19.21) e suas várias manifestações vitais: respiração (Gn 35.18; Jó 41.13[21] ), sangue [Gn 9.4; Dt 12.23; Sl 140(141).8 ], desejo (2 Sm 3.21; Pr 23.2). A alma no A[ntigo] T[estamento] significa, não uma parte do homem, mas o homem inteiro — o homem como ser vivente. Similarmente, no N[ovo] T[estamento] significa vida humana: a vida duma entidade individual, consciente (Mt 2.20; 6.25; Lu 12.22-23; 14.26; Jo 10.11, 15, 17; 13.37).” — 1967, Vol. XIII, p. 467.

Em contraste direto com o ensino dos filósofos gregos sobre a psy‧khé (alma) como imaterial, intangível, invisível e imortal, as Escrituras mostram que tanto psy‧khé como né‧fesh, conforme usadas com referência a criaturas terrestres, referem-se àquilo que é material, tangível, visível e mortal.

Ezequiel 18:4 (TEB) diz: “Sim, todas as VIDAS me pertencem; a vida do pai como a vida do filho, ambas me pertencem; quem pecar, esse morrerá.”
Ezequiel 18:4 (TNM) diz: “Eis que todas as ALMAS -a mim me pertencem. Como a alma do pai, assim também a alma do filho -a mim me pertence. A alma que pecar – ela é que morrerá.”

Que a “alma” se refere também a “vida” em muitos casos pode ser visto claramente neste texto de levítico:

“Pois a alma (nepesh) de todo tipo de carne é seu sangue” Lev 17:14 este texto quer dizer que “a vida” da carne está no sangue.

Nos textos acima, quando Raquel morreu “saiu a VIDA” dela e quando Paulo ressuscitou Êutico, disse que “a VIDA” ainda estava nele, ou seja, que ele tornaria a ser uma “alma vivente”, por meio da ressurreição, do mesmo modo que Lázaro, depois de morto, voltou a ser uma “alma vivente”, quando Jesus o ressuscitou. NÃO há contradição bíblica nenhuma (João 17:3,17). O conceito de uma “alma imortal” foi aperfeiçoado por Platão, filósofo grego.

                                                                                                                                                                                                                                                      RUBENS:VOCÊ REFAZ PRATICAMENTE SEMPRE A MESMA EXPLICAÇÃO, ENFATIZANDO VÁRIOS  PONTOS  DA BÍBLIA E OBSCURECENDO  OUTROS,

Enfase é que você chama de “enfatizando”… é para ajudá-lo não somente a ti, Jurandir, mas também quem pesquisar o assunto. Este “vários pontos” dizem quase sempre a mesma coisa. Não estou saindo do tema. Ademais Jurandir a questão não é como eu explico, mas se está certo. Caso achar que não esteja, apresente alguma argumento válido nesta discussão. Deixe a avaliação deste debate para os que o lerem. 

 SUA EXPLICAÇÃO É“DECOREBA”

Mesmo que fosse, sua função aqui não é falar sobre minha explicação, deixe isso para os leitores. Você deve é apresentar motivos bíblicos de que o que estou afirmando é correto ou não.

QUANTO A REFERÊNCIA DA PARÁBOLA FOI (UM ERRO DE DIGITAÇÃO)

Percebi, isso acontece…

MAS SIGAMOS NO TEMA,”ALMA” VC NÃO ENTENDEU A PRIMEIRA VEZ EU  VOU EXPLICAR DE NOVO DE MANEIRA BEM SIMPLES,QUANDO SE LÊ EM (EZ.18.4)   Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá. NOS ENTENDEMOS QUE A PALAVRA SE REFERE A UM SER HUMANO,UM INDIVÍDUO,EZEQUIEL PREGAVA PARA OS SEUS COMPANHEIROS EXILADOS E TAMBÉM PARA O RESTO DO POVO HEBREU QUE APESAR DE SER OPRIMIDO PELOS BABILÔNIOS,NÃO DEIXAVAM DE DESAGRADAR A DEUS,VEJA O QUE DIZ O VERSÍCULO 25 Dizeis, porém: O caminho do Senhor não é direito. Ouvi agora, ó casa de Israel: Porventura não é o meu caminho direito? Não são os vossos caminhos  tortuosos?

Jurandir, observe o que escreveu acima...” NOS ENTENDEMOS QUE A PALAVRA SE REFERE A UM SER HUMANO,UM INDIVÍDUO” É exatamente isso que as Testemunhas de Jeová pregam. A palavra “alma” se refere a um indivíduo e não uma parte dele que sobrevive a morte de seu corpo. O que você não percebe é que tenta dar uma interpretação levando em conta o conceito previamente adotado e condicionado em sua mente que infere algo ao texto, que este não diz. O texto não diz que a alma é algo imortal. Diz o contrário. Exatamente como ensinam as TJ. A alma morre.

Você ignorou todos os textos que citei acima onde lemos que os animais quando morrem são “almas mortas” e o homem quando morre é uma “alma morta“. Isto está em plena harmonia com Ezequiel 18:4. Ao invés de explicar, você criticou O MODO que expliquei, falou que foi “decoreba” e afirmou que eu “refaço a mesma explicação”. Não importa Jurandir, COMO que eu faço. Você deve explicar os textos acima e não ignorá-los como se fossem minha opinião.

“O QUE ACONTECE” É QUE;O SIGNIFICADO DE ALMA EM EZEQUIEL,NÃO INVALIDA A PARÁBOLA DE LÁZARO (QUE VOCE NÃO CONSEGUE EXPLICAR,)DE UMA EXPLICAÇÃO ESPIRITUAL A PARÁBOLA SEM EVASIVAS,APONTE OS ERROS NAS MINHAS PALAVRAS,ESCLARECENDO A PARÁBOLA! JESUS NUNCA DISSE UMA PALAVRA QUE NÃO FOSSE ÚTIL,A PARÁBOLA É UMA VERDADE BÍBLICA,

Estou em pleno acordo contigo quando diz que “Ezequiel não invalida a parábola” do Rico e Lazaro. Ocorre porém que a parábola é uma parábola. O Rico mencionado na parábola não era uma pessoa real. Lázaro mencionado na parábola também não era uma pessoa real. A palavra  parábola vem do grego parabolé tendo o significado de: uma justaposição, uma comparação, uma ilustração. É por isso que  não se deve dar um significado real e literal ao texto e ignorar a Bíblia inteira considerando-a de  modo literal.

A Bíblia não apresenta a ideia de uma alma imortal. Este é o erro em sua pesquisa. Das ,mais de  800 vezes em que a palavra alma aparece nas Escrituras, não é aplicada a algo imaterial que sobrevive a morte do corpo. Citar uma “parábola” a fim de defender a doutrina da imortalidade da alma é um erro básico de interpretação. Ignorar o restante da Bíblia inteira e se apegar a uma parábola como se fosse algo literal é um erro básico na interpretação dos Evangélicos e Católicos sobre este assunto!

Sua afirmação de que eu “não consigo explicar” a parábola, já é um ataque. Até porque você não me conhece na vida pessoal. Não pode querer mensurar minha capacidade de saber isso ou aquilo. Minha capacidade não é o tema de discussão aqui. Espero que pare de vandalizar um assunto tão sério. Nosso acordo desde o início foi para que tenhamos “respeito” neste debate. 

A pessoa que pesquisa a palavra de Deus com afinco e interesse genuíno, não permitirá que conceitos de fora da bíblia seja enxertado no texto puro da palavra inspirada de Deus. Ao lermos o relato do Rico e Lazaro temos que consultar a Bíblia e tirar a conclusão do significado da parábola, a partir das escrituras e não de fora dela. Nesta parábola, não vemos nenhum nexo geográfico ou histórico, o que mostra que Jesus estava ilustrando algo. De fato, como eu já afirmei, se tomar a parábola literalmente Jurandir, como vc e sua escola Evangelica de teologia faz, (de fato a maioria das Igrejas Evangelicas toma a parábola de modo literal) então, Jurandir, irá assumir que Eclesiastes 9:5, onde lemos que os “mortos não estão cônscios de absolutamente nada” está errado. 

Confronte a Bíblia e ela se harmonizará. Eu não disse em momento algum que a parábola do Rico e Lazaro é “inválida” ou que “deve ser desconsiderada”. Antes, afirmei que  esta “não deve ser considerada literalmente“. 

Como a Bíblia expõe a condição dos mortos?

 
“Vejamos:
Salmo 104:29
“Se escondes a tua face, ficam perturbados.
Se lhes tiras o espírito, expiram
E retornam ao seu pó” ( O espírito se refere ao folego de vida ou força de vida, não algo imaterial e vivo tipo fantasma como ensina o espiritismo) VEJA ESTE LINK PARA UM EXPLICAÇÃO CLARA E OBJETIVA)

Gênesis 3:19
“No suor do teu rosto comerás pão, até que voltes ao solo, pois dele foste tomado. Porque tu és pó e ao pó voltarás.”

Eclesiastes 3:19-20
“Pois há um evento conseqüente com respeito aos filhos da humanidade e um evento conseqüente com respeito ao animal, e há para eles o mesmo evento conseqüente. Como morre um, assim morre o outro; e todos eles têm apenas um só espírito, de modo que não há nenhuma superioridade do homem sobre o  animal, pois tudo é vaidade. Todos vão para um só lugar. Todos eles vieram a ser do pó e todos eles retornam ao pó.”

Salmo 146:4
“Sai-lhe o espírito, ele volta ao seu solo;
Neste dia perecem deveras os seus pensamentos“.

Eclesiastes 9:5-6,10
Pois os viventes estão cônscios de que morrerão; os mortos, porém, não estão cônscios de absolutamente nada, nem têm mais salário, porque a recordação deles foi esquecida. Também seu amor, e seu ódio, e seu ciúme já pereceram, e por tempo indefinido eles não têm mais parte em nada do que se tem de fazer debaixo do sol.
Tudo o que a tua mão achar para fazer, faze-o com o próprio poder que tens, pois não há trabalho, nem planejamento, nem conhecimento, nem sabedoria no Seol, o lugar para onde vais.

Aqui nesta última passagem citada , Eclesiastes 9:10, a versão católica em inglês Douway Rheims Version traz a palavra hell , para traduzir a palavra Seol , hell em inglês significa inferno.
Assim, como mostra tal versão bíblica, no inferno (que na verdade se refere a sepultura comum da humanidade e não a um lugar de tormento) não há atividades conscientes.” 
Voltando a parábola de Lucas 16
E todas as parábolas de Jesus havia um significado oculto, que não ficava evidente aos iníquos.
Essa parábola não fugiria à regra.
Muitos religiosos apelam para essa parábola para tentar provar que existe uma parte imaterial que sobrevive à morte do corpo e que será atormentada para sempre se tal pessoa quando na terra levou uma vida de pecado e independência.

Como podem eles criar uma doutrina em cima de apenas um versículo da Bíblia?

Onde eles encontram uma segunda referência que apoie a idéia de que existe um lugar literal denominado “Seio de Abraão” onde estão os justos e tendo um lado ruim onde estão os maus ,todos conscientes?
Quando se fala de estar ao seio de alguém , quer se dizer com isso estar numa posição de favor.
João 1:18  13:23

Entender ou interpretar a tal, como se referindo a uma região e localização, é algo puramente especulativo.
 
Alguns até dizem que o lugar para onde foi o rico é um lugar diferente do lugar onde estava o Lázaro, mas note que o congregante não diz que para o Seol vai somente os maus.
Eclesiastes 9:10 diz: ““Tudo o que a tua mão achar para fazer, faze-o com o próprio poder que tens, pois não há trabalho, nem planejamento, nem conhecimento, nem sabedoria no Seol, o lugar para onde vais.”
 
Jacó pensou que José estava lá (morto) e sabia que iria também para lá ao morrer.
Gênesis 37:35

Davi sabia que iria para o Seol ao morrer. 1° Reis 2:6
Jó pediu para ser escondido no Seol devido à grande provação por qual estava passando.  Jó 14:13

Observe estas palavras da Vulgata latina:
“Quis mihi hoc tribuat ut in inferno protegas me ut abscondas me donec pertranseat furor tuus et 
constituas mihi tempus in quo recorderis mei.”
Jó 14:13
Conforme as palavras acima,  pediu para ser escondino no inferno, ou seja, estava pedindo para morrer para que seu sofrimento cessasse.
 
Pediria tal coisa se o Seol, ou inferno fosse um local de tormento em fogo?
É claro que não, o inferno (Seol-Hades) é onde estão os mortos.Para um entendimento correto do significado da palavra INFERNO clique aqui
Apocalipse 20:13   Almeida revista e corrigida.

EZEQUIEL 18.4  NÃO INVALIDA A PARÁBOLA DE LÁZARO,SABE PORQUE,PORQUE QUANDO JESUS SE REFERIU AO SONO DE LÁZARO JO 11.11 Assim falou; e depois disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono. JESUS FALOU DE MANEIRA METAFÓRICA

Não há nenhuma evidencia disso. Pelo contrário Lazaro não estava vivo nem no céu nem num local subterrâneo de tormento. Segundo Marta ele iria ressuscitar “na ressurreição do ultimo dia” ( é o que lemos em João 11:24) e Eclesiastes concorda ao afirmar que os mortos “não estão cônscios” ou seja estão dormindo. Além disso, o Lazaro mencionado em Lucas 16:19 nada tem que ver com o Lazaro de João capítulo 11.

SIGNIFICADO DE METÁFORA:

 Tropo em que a significação natural de uma palavra é substituída por outra, só aplicável por comparação subentendida.

 SIGNIFICADO DE TROPO

1. Emprego de uma palavra em sentido figurado.COMPREENDEU? E PAULO USA A MESMA METÁFORA EM 1 TS 4.14Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.

Não há nada de ilustrativo aqui, nem parábola. As pessoas que morreram no tempo de Cristo ou antes, não estavam em lugar algum, mas simplesmente mortos ou num estado de inexistência. Em João 3:13 Jesus afirmou que antes dele “ninguém ascendeu ao céus”

Paulo escreveu em hebreus algo que mostra isso claramente.

Temos esta [esperança] como âncora para a alma, tanto segura como firme, e ela penetra até o interior da cortina,  onde um precursor entrou a nosso favor, Jesus, que se tornou sumo sacerdote para sempre à maneira de Melquisedeque“. Hebreus 6:19,20  PRECURSOR é aquele que entra primeiro q todos. Jesus foi o primeiro a entrar no domínio celestial.

Porque Cristo entrou, não num lugar santo feito por mãos, que é uma cópia da realidade, mas no próprio céu, para aparecer agora por nós perante a pessoa de Deus” Hebreus 9:24

 Portanto, irmãos, visto que temos denodo para com o caminho de entrada no lugar santo, pelo sangue de Jesus, 20 que ele inaugurou para nós como caminho novo e vivente através da cortina, isto é, sua carne” Hebreus 10:19,20

Portanto ninguém antes de Cristo foi para o céus, nem mesmo Lazaro. (NÃO CONFUNDIR ESTE LÁZARO MENCIONADO AQUI [CAP 11 DE JOÃO COM O LAZARO DA PARÁBOLA DE LUCAS 16) Não faria sentido pensar que Jesus havia trazido Lazaro do céus para voltar a terra sendo que este estava num ambiente celestial de glória. Na verdade, Lazaro estava inconsciente. Estava morto. Sem vida. A morte é o contrário da vida. Por isso Jesus no capítulo 11 de João diz que ele estava “dormindo”.(Para uma consideração detalhada clique aqui) O sentido correto é claramente literal. E não uma ilustração.

CONSIDERE ISSO E VERÁ AONDE ESTÁ O SEU ERRO,ALIÁS QUE ERRO GRAVE HEIM!!!JESUS EMPREGA UMA PALAVRA (DORME)POR OUTRA (MORTE)E VCS CONSIDERAM LITERALMENTE…

Não há evidência alguma de que as declarações de Jesus ao dizer que Lazaro estava dormindo, sejam uma ilustração. Lazaro mencionado no texto de João capítulo 11, estava realmente inconsciente assim como lemos em Eclesiastes 9:5 onde diz : “os mortos não estão cônscios de absolutamente nada” A interpretação de uma parábola tal como a de Lucas 16:19-31 é considerada por você de modo literal, ao passo que uma declaração literal de Cristo como a em João 11:11 onde ele disse que Lazaro estava dormindo” é considerado por você como sendo “parábola”. 

ISSO TAMBÉM FAZ COM QUE SE ENTENDA DE MANEIRA CLARA A PALAVRA DE ECLESIASTES,O LIVRO DE ECLESIASTES É UM LIVRO REFLEXIVO,QUE É UMA REFLEXÃO ACERCA DA VIDA E DOS PROBLEMAS HUMANOS,PARECE ATÉ FILOSOFIA MAS CONSIDERE ISSO EC 9.6Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.DEBAIXO DO SOL FICA CLARO QUE ESTE CAPITÚLO TRATA DA VIDA TERRENA, OU VC JÁ VIU ALGUM MORTO ANDANDO POR AÍ??E VALE LEMBRAR QUE SALOMÃO QUANDO ESCREVEU ECLESIASTES JÁ NÃO ERA MAIS O SÁBIO SALOMÃO,POIS HAVIA PERMITIDO A IDOLATRIA NO SEU REINO,E QUE O SENHOR JESUS É MAIOR QUE SALOMÃO,ISSO DEVE SER CONSIDERADO,

Aqui você entra em conflito com as declarações inspiradas de Paulo em 2 Timóteo  3:16 onde lemos que ” Toda a escritura é inspirada por Deus” Até mesmo Eclesiastes foi inspirado por Deus. Não foi escrito no tempo da infidelidade de Salomão, que se deu nos anos posteriores de sua vida. Aqui você tenta desacreditar as palavras inspiradas por Deus registradas por Salomão. 

Em Eclesiastes 1:1, ele se refere a si mesmo como o “congregante”. No idioma hebraico, esta palavra é Qo‧hé‧leth, e na Bíblia hebraica o livro recebe esse nome. A Septuaginta grega dá o título de Ek‧kle‧si‧a‧stés, que significa “um membro de uma eclésia (congregação; assembléia)”, do qual deriva o nome português Eclesiastes. Entretanto, a tradução mais apropriada de Qo‧hé‧leth é “O Congregante”, e esta designação é também mais adequada para Salomão. Expressa o objetivo de Salomão ao escrever esse livro.
 Em que sentido foi o Rei Salomão um congregante, e a que congregou pessoas? Ele foi o congregante de seu povo, os israelitas, e dos companheiros destes, os residentes temporários. Congregou todos estes para a adoração do seu Deus, Jeová. Antes, ele havia construído o templo de Jeová, em Jerusalém, e, na ocasião da dedicação desse templo, ele havia convocado ou congregado todos eles para a adoração de Deus. (1 Reis 8:1) Agora, por meio de Eclesiastes, procurava congregar o seu povo para obras dignas, desviando-o das obras vãs e infrutíferas deste mundo. — Ecl. 12:8-10.

Portanto sua afirmação de que Salomão estava em pecado ao escrever Eclesiastes é errada.

Eis o que declara o Commentary de Clarke, Volume III, página 799: “O livro, intitulado Koheleth, ou Eclesiastes, foi sempre aceito, tanto pela igreja judaica como pela cristã, como tendo sido escrito sob inspiração do Todo-poderoso; e foi considerado devidamente parte do cânon sagrado.

 

MT. 12:42 A rainha do meio-dia se levantará no dia do juízo com esta geração, e a condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis que está aqui quem é maior do que Salomão. E QUE O MESMO SALOMÃO QUE ESCREVEU ECLESIASTES,FOI O SALOMÃO QUE ESCREVEU O PV.15.24 QUE DIZ Para o entendido, o caminho da vida leva para cima,(ESTEVÃO) para que se desvie do inferno em baixo.É LÓGICO QUE ISSO VCS NÃO LEVAM EM CONSIDERAÇÃO,POR QUE VCS NÃO ACREDITAM NO INFERNO,(PROVAVELMENTE ESSA PASSSAGEM NÃO EXISTE NA SUA BÍBLIA OU O SIGNIFICADO É DIFERENTE)MAS JESUS DISSE AO LADRÃO QUE ESTAVA COM ELE NA CRUZ,LC 23 43 E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso. AONDE ESTARIA O LADRÃO COM JESUS?NO PARAÍSO,

Sobre Lucas 23:43 a fim de não desviar do tema vou colocar este link: 

O QUE É O PARAÍSO QUE JESUS PROMETEU AO MALFEITOR QUE MORREU AO SEU LADO ?

Como todos podem ver esta discussão é um quebra cabeça gigante e que estes que ficam somente cantando e orando em voz alta e quase não estudam nem pesquisam  a palavra de Deus JAMAIS VÃO ENTENDER a menos que mudem de postura e comecem a levar Jesus Cristo a sério.

E O QUE DIZER DE ESTEVÃO,QUANDO ESTAVA SENDO APEDREJADO,AT 7.56  E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus.ELE TEVE UMA VISÃO GLORIOSA DO SEU LAR CELESTIAL,ESTEVÃO NÃO VIU UMA GRANDE CAMA AQUì,

Prezado, Jurandir, coloquei um link acima e repito este aqui para que os leitores sejam direcionados a uma página que explique o que é o INFERNO MENCIONADO NAS ESCRITURAS. Visto que este não é o tema de nossa consideração aqui. Todavia, entendo que este assunto está muito interligado.

E O QUE DIZER DE MT.10.28 E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.EU NÃO PRECISO REPETIR UMA PALAVRA EM VOZ ALTA PARA ENTENDE-LÁ MAS SE VC PRECISA,ENTÃO REPITA AÍ BEM ALTO (NÃO PODEM MATAR A ALMA MT 10.28)A ALMA NÃO PODE SER MORTA PARA NÓS ESTARMOS SEPARADOS DO CORPO,É ESTAR PRESENTE COM CRISTO. RUBENS PRESTE ATENÇÃO

Jurandir neste texto em que Cristo diz para temer os que matam o corpo ” mas não podem matar a alma”, Jesus emprega a palavra alma como sendo a vida da pessoa. 

Os termos das línguas originais (hebr.: né·fesh e gr.: psy·khé, segundo usados nas Escrituras, mostram que a “alma” é a pessoa ou o animal, também a vida que a pessoa ou o animal usufrui”. Já apresentei evidência disso acima. (note por exemplo lev. 17:14 onde alma significa a “vida”)
Analise o que diz o texto de Gênesis 2:7
“E Jeová Deus passou a formar o homem do pó do solo e a soprar nas suas narinas o fôlego de vida, e o homem veio a ser uma alma vivente.”  
Note que se diz que e o homem veio a ser , e não a ter uma alma vivente.
Certo estudioso da Bíblia disse:
Se você fizesse faculdade de medicina, se formasse, você passaria a ser um médico não passaria a ter um médico; se você sofre-se um acidente e viesse a falecer, será que o médico continuaria a existir? É obvio que não, pois você não tem um médico, você é um médico. É um raciocínio claro e simples.
Você Jurandir ignorou todos estes textos claros a tenta conformar a bíblia com a teologia  tradicional  ao inves de conciliar a teologia com a palavra de Deus.


RUBEM QUEIRA POR FAVOR SE ESCLARECER,NO QUE VC ACREDITA,A MORTE PARA VC É UM SONO OU NÃO?QUE CONFUSÃO HEIM!!

A morte é um estado de inconsciência semelhante a um sono. É por isso que em Isaías 57:1 diz sobre os mortos que levaram uma vida de justiça e retidão:

“1 O próprio justo pereceu, mas não há quem fixe [isso] no coração. E homens de benevolência estão sendo recolhidos [aos mortos], ao passo que ninguém discerne que é por causa da calamidade que o justo foi recolhido. 2 Ele entra na paz; eles descansam sobre as suas camas, [todo] aquele que anda de modo direito.” 


DECIDÁ-SE PARA PROSSEGUIRMOS COM UM DEBATE LÓGICO.

DE MANEIRA NENHUMA NÓS CONTRADIZEMOS A PALAVRA DE DEUS,E MUITO MENOS SOMOS APEGADO A DOUTRINA COMO O SENHOR AFIRMA, A NOSSA FÉ NÃO SE BASEIA EM DOUTRINA DE HOMENS,SABEMOS O VALOR DA INTERPRETAÇÃO CORRETA DA PALAVRA DE DEUS,NÓS CONHECEMOS A PALAVRA QUE ESTÁ ESCRITA EM AP.22.19 E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.

Se é assim por que aceitam textos que não são inspirados no corpo da bíblia que usamconforme denuncio claramente neste link?

Ao estudarmos um pouco, observamos que as Igrejas Tradicionais tanto católicas como evangélicas e protestantes tem aceitado acréscimos ao texto sagrado e NÃO as Testemunhas de Jeová. Como pode ser visto claramente adicionalmentetambém neste link que preparei. 

 O QUE NÃO ACONTECE COM VCS,NÓS ESTUDAMOS A BÍBLIA NÃO SOMENTE PARA REFUTAR OS “TJS” COMO VC AFIRMA,PORQUE REFUTAR OS ARGUMENTOS “TJS”É SIMPLES, NÓS ESTUDAMOS POR QUE É UMA ORDENANÇA

Ao isolar textos e ignorar desde Gên. 1:20 , 24 cap 2 verso 7 que diz que o homem veio A SER uma alma, tudo isso, demonstra que a pesquisa não é global. E denuncia seus estudos como sendo incompletos e tendenciosos. Estudam para provar uma tese já aceita. É por isso que não entende Gênesis 2:7 onde diz que o homem veio a SER UMA ALMA. Ou seja ele é uma alma, não tem uma alma.

Isaías 34:16 Buscai no livro do SENHOR, e lede; nenhuma destas coisas faltará, ninguém faltará com a sua companheira; porque a minha boca tem ordenado, e o seu espírito mesmo as tem ajuntado.COMO VC DISSE QUE EU NÃO TENHO CONHECIMENTO EXATO DA BÍBLIA,O QUE NÃO É VERDADE,POIS SOU UM DOS PROFESSORES DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL,E ESTAMOS LÁ ENSINANDO A AMADA IGREJA A DEFENDER FÉ,O EVANGELHO GENUÍNO,E NESSE DEBATE NÓS JÁ ESTAMOS ESCLARECENDO QUE VCS NÃO SOMENTE DISTORCEM A PALAVRA,COMO IGNORAM,E MUITAS VEZES,DÃO UM OUTRO SENTIDO A PALAVRA DE DEUS,QUALQUER PESSOA QUE NÃO SEJA “TJ”JÁ ESTÁ ENTENDENDO ISSO QUANTO AO BARULHO NA IGREJA,AQUILO SE CHAMA ADORAÇÃO,COISA QUE VCS,INFELIZMENTE NÃO SABEM O QUE É,VC ESTÁ PERDENDO MUITO TEMPO MEU AMIGO.

Como pode ver o tema da discussão aqui é sobre o que é alma. Eu sei que vc tem conhecimento. Os pastores todos eles tem conhecimento. Mas não o “conhecimento exato” ou “conhecimento pleno” a que Paulo se refere ao usar a palavra EPIGNOSIS em Col. 1:9 Fil. 1:9 e 1 Tim 2:4. GNOSE todos vcs tem. Mas EPIGNOSIS é conhecimento exato ou correto. Isso ficará cada vez mais evidente aqueles que lerem com atenção este debate.

OBS:RUBEM NÃO É NECESSÁRIO ATACAR A IGREJA,SE CONCENTRE EM ESCLARECER O ASSSUNTO SEM ATAQUES,JURANDIR

Ao dizer que estou atacando a Igreja vc é quem está me atacando. Pois eu não estou atacando a Igreja. Estou afirmando e provando por meio de referências que o que estou falando é correto. Por exemplo, com referência  a adição de textos ao texto sagrado da palavra de Deus. (assunto que vc levantou aqui ao citar Apoc 22. Ao afirmar que distorcemos a palavra de Deus, acha que sua acusação se torna verdadeira, somente por acusar? Peço que se atenha ao tema proposto , a saber , o que é a alma mencionada nas Escrituras. Vamos evitar pular de galho em galho como faz um macaco. Vamos considerar de modo consistente e objetivo o uso e singnificado da palavra “alma” conforme era entendida e usada pelos escritores das Escrituras Sagradas.

Gostaria de perguntar duas coisas para que você Jurandir possa prosseguir com este assunto:

1º Quando e como a alma vem a estar no corpo do homem?

2º O que representa na parábola do Rico e do Lázaro, Moisés e os profetas?

Não tenha pressa de responder. Pode chamar até o maior teólogo Evangélico do Brasil ou quem quer que seja para responder estas indagações.

Att. Rubens .

 

A partir daqui,o Jurandir me enviou o texto mas este blog não permitiu colocar exatamente nas cores vermelhas, letras garrafais etc que ele usa. A fim de facilitar, postei aqui exatamente como veio no meu e-mail, no que se refere a sequência. Letras negras é o Jurandir falando. Letras verdes é o Rubens. Repito, não foi possível colocar em letras vermelhas garrafais como ele fez todo o tempo. Quero enfatizar que o texto abaixo está sendo postado exatamente como me foi enviado. Tirando as cores e tamanho de fontes. Observará que ele vandaliza de vez o artigo. Recorta meus argumentos tirando-os do contexto e tornando este debate um lixo, me desculpem a palavra. Para piorar diz que foi eu quem editou de modo a tornar o texto irreconhecível. Leia as letras em negrito (do Jurandir) e as verdes (do Rubens) e tenha em mente que ele é quem editou a sequencia dos argumentos abaixo.

O que é alma parte 3(final) 29/02/2012

RUBENS,VEJO QUE A ÉTICA ANDA MEIO EM FALTA,NESSE LINK,PORQUE VEJO QUE O SENHOR NÃO ESTÁ POSTANDO AS MINHAS PALAVRAS DA MANEIRA QUE EU AS APRESENTO,(FIZ UM COMENTÁRIO A RESPEITO DA SUA DÚVIDA EM RELAÇÃO A RESPEITO (DAQUILO QUE VC CRÊE,A SABER O SONO DA ALMA)E VC MANIPULOU O ARTIGO,FAVORECENDO VOCÊ É CLARO,O QUE FAZ DISSO UM DEBATE INJUSTO,SEI QUE ESTOU NO SEU ESPAÇO MAS AQUELES QUE SE DIZ REPRESENTAR A DEUS,SÃO JUSTOS EM TUDO,ENTÃO REFIZ A PARTE QUE O SENHOR EDITOU E ESPERO QUE O SENHOR  NÃO EDITE NOVAMENTE,ALIÁS PEÇO QUE O SENHOR COLOQUE O MEU ARTIGO NO FORMATO ORIGINAL,VOCE PODE ATÉ RECORTÁ-LO ABAIXO,COMO O SENHOR VEM FAZENDO,MAS PRESERVE O ORIGINAL ,ACIMA PARA QUE TODOS ENTENDAM COM CLAREZA NÃO SÓ AQUILO QUE EXPLICO COMO TAMBÉM POSSAM INDENTIFICAR OS SEU ERRROS,COMO MOSTRO AQUI,DEVO DIZER-LHE QUE ESTE DEBATE SERÁ POSTADO NA INTEGRA NO MEU BLOG,AONDE TODOS OS VISITANTES PODERÃO COMPARAR OS COMENTÁRIOS E PODERÃO VER AS SUA EDIÇÃO,SOBRE O (QUE É ALMA PARTE 2)

>

O texto diz “a alma”. É exatamente isso que as TJ pregam. Dizer que a alma “não morre” como vc afirma é diametralmente oposto ao que diz o texto. As TJ não ensinam que a alma é “um sono” como o Sr afirmou acima. Percebo que não entende o que escrevo. Acho claro que não está levando este assunto a sério, visto que descaracteriza o que entendemos ser alma. Dizemos que a alma é a inteira pessoa. Quando a pessoa morre a alma morre. Sei que isso é estranho para vc como é para outros evangélicos. Mas não é estranho para quem leva a Bíblia a sério. É o que o texto afirma de modo direto. Vc não aceita isso. Tenta apenas dar uma interpretação do que isso poderia significar e ignora o que o texto afirma de modo CLARO!

Portanto a morte é um sono. A alma morre. A alma é a inteira pessoa.  Se tomássemos literalmente a parábola do Rico e Lázaro isso contradiria Eclesiastes 9:5 e 10. Onde lemos que “os mortos

A morte é um estado de inconsciência semelhante a um sono. É por isso que em Isaías 57:1 diz sobre os mortos que levaram uma vida de justiça e retidão:

RUBEM QUEIRA POR FAVOR SE ESCLARECER,NO QUE VC ACREDITA,A MORTE PARA VC É UM SONO OU NÃO?QUE CONFUSÃO HEIM!!

1 O próprio justo pereceu, mas não há quem fixe [isso] no coração. E homens de benevolência estão sendo recolhidos [aos mortos], ao passo que ninguém discerne que é por causa da calamidade que o justo foi recolhido. 2 Ele entra na paz; eles descansam sobre as suas camas, [todo] aquele que anda de modo direito.” 

VC ATÉ TENTOU ESCLARECER O ASSUNTO,MAS EDITANDO O MEU ARTIGO,PRATICAMENTE VOCE FEZ DESAPARECER O SEU ERRO,EDITANDO  AQUILO QUE ESCREVI,COMPROMETE AQUILO QUE TENHO ESCRITO,IMPEDINDO QUE ATRAVÉS DAS MINHAS PALAVRAS OS LEITORES NÃO VEJAM OS SEUS ERROS SENDO ASSIM NÃO HÁ MOTIVOS PARA PROSSEGUIR COM ESSE DEBATE VOU TERMINAR DE ESCLARECER E ENCERRAR A MINHA PARTICIPAÇÃO NESSE DEBATE,JÁ PERCEBI QUE QUANDO VC NÃO CONSEGUE EXPLICAR VC FICA NERVOSO E ATACA, E TENTA FOCAR A MINHA PESSOA COMO VÂNDALO,TENTANDO DE MANEIRA SÚTIL DENEGRIR A MINHA PESSOA,ISSO NÃO SE FAZ,AMIGO.

Espero que pare de vandalizar um assunto tão sério. Nosso acordo desde o início foi para que tenhamos “respeito” neste debate

 ENTÃO PROCURE NÃO FALAR DA IGREJA E SE ATER NO ASSUNTO.

Já viu uma mãe discutindo com um filho e dando um sermão de 10 minutos e com uma só palavra o jovem infere muitas coisas? “Nossa, a mãe é chata!” (Apenas nesta frase o filho demonstra, falta de entendimento, falta de experiência e por ai vai, são necessários mais uns minutos de conversa da mãe a fim de mostrar para o filho que ele precisa mudar) O mesmo ocorre neste debate. 

VERDADE É QUE EXISTE MUITAS MÃES INSENSATAS POR AÍ A SOCIEDADE REFLETE ISSO,QUE MUITAS VEZES DÁ UM SERMÃO INCOERENTE,O QUE FAZ DELA REALMENTE UMA PESSOA CHATA,NÃO É SÓ PORQUE É MÃE QUE TUDO QUE ELA FAZ OU FALA É CERTO, A PALAVRA MÃE NUNCA FOI E NEM SERÁ SINÔNIMO DE SABEDORIA (VEJA 1 RS 3.16-26) SEU PONTO DE VISTA É FALHO NESSE PONTO.

Mas ilustra muito bem como é necessário muitas palavras apesar de um filho usar apenas uma frase.

DISCORDO SE AS PALAVRAS  DA MÃE FOREM VÃS,SEM UTILIDADE,SUA ILUSTRAÇÃO CAI POR TERRA!O QUE É O CASO AQUI.

Mesmo que fosse, sua função aqui não é falar sobre minha explicação, deixe isso para os leitores. Você deve é apresentar motivos bíblicos de que o que estou afirmando é correto ou não.

MAS UMA VEZ VC ERRA,ISSO É UM DEBATE,EU TENHO QUE ANALISAR O QUE VC DIZ,E MOSTRAR AONDE ESTÁ OS SEUS ERROS,”CALMA AMIGO”

 exatamente isso que as Testemunhas de Jeová pregam. A palavra “alma” se refere a um indivíduo 

SIM CONCORDO,MAS NÃO SE RESUME SÓ NISSO,ESSE É UM DOS ERROS MAIORES ,ENTRE TANTOS QUE” VOCES COMETEM”

O que você não percebe é que tenta dar uma interpretação levando em conta o conceito previamente adotado e condicionado em sua mente que infere algo ao 

A INTERPRETAÇÃO QUE NÓS DAMOS É EXATAMENTE BÍBLICA,NÃO DISTORCEMOS,NÃO CRIAMOS E NÃO INVENTAMOS SIGNIFICADOS NA BÍBLIA ,COMO ACONTECE CONTIGO

Você ignorou todos os textos que citei acima onde lemos que os animais quando morrem 

AMIGO APRENDA UMA COISA CONOSCO,NÓS NUNCA IGNORAMOS A PALAVRA DE DEUS,NÓS VIVEMOS DELA,E PARA ÉLA

Lucas 4:4

4 E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus.

Estou em pleno acordo contigo quando diz que “Ezequiel não invalida a parábola” do Rico e Lazaro. Ocorre porém que a parábola é uma parábola. O Rico mencionado na parábola não era uma pessoa real. Lázaro mencionado na parábola também não era uma pessoa real. A palavra  parábola vem do grego parabolé tendo o significado de: uma justaposição, uma comparação, uma ilustração. É por isso que  não se deve dar um significado real e literal ao texto e ignorar a Bíblia inteira considerando-a  modo literal.

DISTORCEM:A PÁRABOLA É UM EXEMPLO QUE JESUS USA PARA QUE TODOS ENTENDAM UMA VERDADE BÍBLICA,A EXISTENCIA DA ALMA,NÃO EXISTE DIFICULDADE PARA SE ENTENDER ALGO TÁO SIMPLES,

A palavra  parábola vem do grego parabolé tendo o significado de: uma justaposição, uma comparação, uma ilustração

AS PARÁBOLAS QUE JESUS USOU,ERAM COMPARAÇÕES QUE REVELAVAM  A VERDADE,A CLÁSSICA É O FILHO PRÓDIGO LC.15.11AONDE O SENHOR JESUS USA ESTE RECURSO PARA QUE SE ENTENDA,QUE EXISTE O PERDÃO E A RESTAURAÇÃO NA VIDA DAQUELES QUE SE ARREPENDEM

É por isso que  não se deve dar um significado real e literal ao texto e ignorar a Bíblia inteira considerando-a  modo literal.

DEVE-SE CONSIDERAR A VERDADE QUE ELA REVELA,COM TEMOR,E TREMOR

Citar uma “parábola” a fim de defender a doutrina da imortalidade da alma é um erro básico de 

COMO PODEMOS VER NESSE DEBATE,A PARÁBOLA DEVE SER CONSIDERADA,POIS É O PAI ENSINANDO O FILHO O CAMINHO QUE DEVE SEGUI,AQUILO QUE DEVE FAZER ,E QUEM NÃO FAZ ISSO DESRESPEITA A DEUS

Malaquias 1:6

 O filho honra o pai, e o servo o seu senhor; se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o meu temor? diz o SENHOR dos Exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome. E vós dizeis: Em que nós temos desprezado o teu nome?

Sua afirmação de que eu “não consigo explicar” a parábola, já é um ataque. Até porque você não me conhece na vida pessoal. Não pode querer mensurar minha capacidade 

>

ISSO NÃO É VERDADE,ISSO É UM DEBATE BÍBLICO,COMO FLÁVIO JOSEFO DISSE,NÓS ESTAMOS TRAVANDO CONHECIMENTO,E ANALISANDO O QUE VC DIZ,VOCE NÃO CONSEGUIU ATÉ AGORA,DAR UMA EXPLICAÇÃO RAZOÁVEL SOBRE A PARÁBOLA,UMA EXPLICAÇÃO ESPIRITUAL,ISSO NÃO É UM ATAQUE,SEM ESTRESS POR FAVOR

Gálatas 5:22

 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, LONGANIMIDADE, benignidade, bondade, fé, mansidão, TEMPERANÇA.

aber isso ou aquilo. Minha capacidade não é o tema de discussão aqui. Espero que pare de vandalizar um assunto tão sério. Nosso acordo desde o início foi para que tenhamos “respeito” neste debate. 

Espero que pare de vandalizar 

JURANDIR:VÂNDALO JÁ É OFENÇA PESSOAL,PROCURE SER EDUCADO,AONDE ESTÁ O RESPEITO NESSE DEBATE HEIM!

A pessoa que pesquisa a palavra de Deus com afinco e interesse genuíno, não permitirá que conceitos de fora da bíblia seja enxertado no texto puro da palavra inspirada de Deus. 

CONCORDO,É POR ISSO QUE DIGO QUE TODOS QUE ESTÃO LENDO ESTE DEBATE,JÁ ESTÃO VENDO AONDE VC ENCHERTAM COMO VC DIZ,A PALAVRA DE DEUS E QUANDO NÃO PODEM ENCHERTAR,INVENTAM.

Ao lermos o relato do Rico e Lazaro. Temos que consultar a Bíblia e tirar a conclusão do significado da parábola, a partir das escrituras e nãode fora dela. Nesta parábola, não vemos nenhum nexo geográfico ou histórico, o que mostra que Jesus estava ilustrando algo. De fato, como eu já afirmei, se tomar a parábola literalmente Jurandir, como vc e sua escola Evangelica de teologia faz, (de fato a maioria das Igrejas Evangelicas toma a parábola de modo literal) então, Jurandir, irá assumir que Eclesiastes 9:5, onde lemos que os “mortos não estão cônscios de absolutamente nada” está errado. 

JURANDIR:ENTENDA É SIPLES,ECLESIASTES É UM LIVRO QUE SÓ ESTÁ ERRADO SE VOCE INTERPRETAR ERRADO,COMO TODA A BÍBLIA,SE APLICADA DE MANEIRA ERRADA PODE SER A RUÍNA DE UMA PESSOA,VEJA  COMO O DIABO CITA A BÍBLIA COMO UMA ARTIMANHA PARA DERROTAR JESUS(LC 4.1-13)

Levou-o também a Jerusalém, e pô-lo sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo;

10 Porque está escrito: Mandará aos seus anjos, acerca de ti, que te guardem,

11 E que te sustenham nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra.

12 E Jesus, respondendo, disse-lhe: Dito está: Não tentarás ao Senhor teu Deus.

O DIABO CITA O SL 91:11,É LÓGICO QUE SE EU PULAR DE UM ARRANHA-CÉU,EU NÃO SEREI SALVO POR UM ANJO,MESMO QUE AS ESCRITURAS PROMETAM ISSO,MAS O DIABO CONHECEDOR DA PALAVRA APLICA A PALAVRA DE MANEIRA DISTORCIDA,COM O OBJTIVO DE DESTRUIR A JESUS

O MESMO ACONTECE CONOSCO SE NÃO PRESTARMOS ATENÇÃO,ECLESIASTES NÃO É ERRADO,SI INTERPRETADO CORRETAMENTE,ECLESIASTES,TEM SE HARMONIZAR COM O RESTO DA BÍBLIA,SE VOCE INTERPRETAR DA SUA MANEIRA COMO FICA ESSE TEXTO P.EX.

Mateus 17

1 SEIS dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte,

2 E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz.

3 E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. AQUI NÓS VEMOS MOISÉS E ELIAS CONVERSANDO COM JESUS,É MOISÉS SEGUNDO A BIBLIA MORREU E FOI SEPULTADO POR DEUS,COMO VC ENCAIXA ECLESIASTES AQUI???ALIÁS EU  DESAFIO VC A ESPLICAR ISSO HARMONIZANDO COM ECLESIASTES 9.5+MT 10.28+AP.6.9VOCE CONSEGUE E VAMOS VER QUEM É QUE NÃO PESQUISA DE MANEIRA GLOBAL,VOCE FAZ MUITA MÉDIA,EXPLIQUE QUE EU QUEROVER!!!NÃO VAI CONSEGUIR SE VOCE NÃO CONSIDERAR ECLESIASTES COMO UM LIVRO QUE FALA DA EXISTENCIA TERRENA,SE VOCE CONSIDERAR ECLESIASTES DE MANEIRA ISOLADA,UMA BOA PARTE DA BÍBLIA SERÁ PRATICAMENTA ANULADA,É POR ISSO QUE ECLESIASTES PARA SE HARMONIZAR COM O RESTO DA BÍBLIA DEVE SER CONSIDERADO COMO UM LIVRO QUE TRATA DA EXISTENCIA HUMANA.

Como a Bíblia expõe a condição dos mortos?

“Vejamos:

Salmo 104:29

Se escondes a tua face, ficam perturbados.

Se lhes tiras o espírito, expiram

E retornam ao seu pó

Gênesis 3:19

No suor do teu rosto comerás pão, até que voltes ao solo, pois dele foste tomado. Porque tu és pó e ao pó voltarás.”

TODOS ESSE VERSOS E VERSÍCULOS FALAM DO CORPO,O QUE É QUE FOI CRIADO DO BARRO,O CORPO GN2.7 E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra

Como podem eles criar uma doutrina em cima de apenas um versículo da Bíblia?

Onde eles encontram uma segunda referência que apoie a idéia de que existe um lugar literal denominado “Seio de Abraão” onde estão os justos e tendo um lado ruim onde estão os maus ,todos conscientes?

Quando se fala de estar ao seio de alguém , quer se dizer com isso estar numa posição de favor.

João 1:18  13:23

NÃO É VERDADE!NOS NÃO CRIAMOS TODA UMA FÉ APENAS EM UM VERSÍCULO COMO O SENHOR AFIRMA,ALIÁS E O QUE (VOCES FAZEMCOM OS 144.000) E ISSO É UM OUTRO ASSUNTO…MAS A NOSSA FÉ E BASEADO  NAQUILO QUE A BÍBLIA MOSTRA,EM TODOS OS LIVROS,QUALQUER UM PODE ENTENDER ISSO ATRAVÉS DO QUE ESCREVO VOLTANDO A PARÁBOLA,ENTENDA O RICO RECONHECE ABRAÃO,EMBORA O SEU CORPO ESTIVESSE NA TERRA APODRECENDO,O RICO DIZ A BÍBLIA QUE ACABOU DE MORRER E JÁ ESTAVA EM TORMENTOS,QUANTO AO SEIO ENTENDA:NAS ESCRITURAS PALAVRA SEIO SE REFERE AO PEITO HUMANO, TANTO DE FORMA LITERAL COMO NO SENTIDO FIGURADO,UMA PESSOA SEGURA UMA CRIANÇA OU ABRAÇA ALGUÉM QUE AMA JUNTO AO SEIO(NM.11.12:RT4.16:1RS3.20)O SEIO TAMBÉM É UM LUGAR DE AFETO DE AMOR A PARTE ÍNTIMA DE UM SER(DT16.6:SL 89.50;PV 6.27)E ELE DESCREVE UM LUGAR DE ESPECIAL INTIMIDADE(JO1.18)E O TERMO SEIO DE ABRAÃO SE REFERE AO CÉU9LC16.22)

A PALAVRA SEIO É UM TERMO COMUM USADO NOS TEXTOS JUDAICOS,

Entender ou interpretar a tal, como se referindo a uma região e localização, é algo puramente especulativo.

NÓS NÃO VEMOS A PALAVRA SEIO  DE ABRÃO MAS VEMOS MUITAS REFERENCIAS DE UM LUGAR DE CONSCIENCIA PÓS MORTE,

I Pedro 4:6

6 Porque por isto foi pregado o evangelho também aos mortos, para que, na verdade, fossem julgados segundo os homens na carne, mas vivessem segundo Deus em espírito; COMO FICA ECLESIASTES  9.5 AQUI??O EVANGELHO FOI PREGADO PARA QUEM???PARA OS MORTOS,ISSO NÃO É ESPECULATIVO,ISSO É BÍBLIA MEU AMIGO.

Alguns até dizem que o lugar para onde foi o rico é um lugar diferente do lugar onde estava o Lázaro, mas note que o congregante não diz que para o Seol vai somente os maus.

O SEOL OU HADES  COMO ERA UM LUGAR  PARA AONDE IA TODOS OS MORTOS ANTES DA ASCENÇÃO DE JESUS,ESTE LUGAR ERA DIVIDIDO POR UM ABISMO CHAMADO TÁRTARO,EM LADO ERA A PARTE DE TORMENTOS,NO FUNDO DO ABISMO(TÁRTARO) EXISTE ALGUNS ANJOS APRISIONADOS,

-II Pedro 2:4

4 Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo; A OUTRA PARTE ERA O SEIO DE ABRAÃO OU O PARAISO,E QUANDO JESUS SUBIU TODOS OS MORTOS FIÉS QUEESTAVAM NO SEIO DE ABRAÃO ,FORAM LEVADOS PARA O CÉU

Efésios 4:8

 Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, E deu dons aos homens. HOJE O SEIO DE ABRAÃO NÃO EXISTE MAIS,RUBENS A HISTÓRIA DE DEUS COM O HOMEM NÃO PAROU COM A BÍBLIA

Segundo Marta ele iria ressuscitar ”na ressurreição do ultimo dia” ( é o que lemos em João 11:24) 

MAS VOCE CONSEGUE VER QUE MARTA ESTAVA ERRADA,QUANDO LÁZARO FOI RESSUSTADO ANTES DO QUE ELA PENSAVA!

Não há nada de ilustrativo aqui, nem parábola. As pessoas que morreram no tempo de Cristo ou antes, não estavam em lugar algum, mas simplesmente mortos ou num estado de inexistência. Em João 3:13 Jesus afirmou que antes dele “ninguém ascendeu ao céus”  

NÃO É VERDADE A RESPOSTA ESTÁ ACIMA!

Paulo escreveu em hebreus algo que mostra isso claramente.

TAMBEM NÃO É VERDADE,A EPÍSTOLA AOS HEBREUS NÃO TEM AUTOR CONHECIDO,NOS ORIGINAIS O ESTILO DA ESCRITA AOS HEBREUS NÃO COMBINA COM NENHUMA CARTA DE PAULO,OS MAIS COTADOS SÃO LUCAS,PRISCILA,SILAS E APOLO FALA SÉRIO MEU AMIGO.

Portanto ninguém antes de Cristo foi para o céus, nem mesmo Lazaro. (NÃO CONFUNDIR ESTE LÁZARO MENCIONADO AQUI [CAP 11 DE JOÃO COM O LAZARO DA PARÁBOLA DE LUCAS 16) Não faria sentido pensar que Jesus havia trazido Lazaro do céus para voltar a terra sendo que este estava num ambiente celestial de glória. Na verdade, Lazaro estava inconsciente. Estava morto. Sem vida. A morte é o contrário da vida. Por isso Jesus no capítulo 11 de João diz que ele estava “dormindo”. O sentido correto é claramente literal. E não uma ilustração

NÃO É VERDADE A BÍBLIA AFIRMA A DIVINDADE DE JESUS E ASUA EXISTENCIA ANTES DO SEU NASCIMENTO TERRENO

João 8:23

 E dizia-lhes: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo.

João 8:58

Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.

 A interpretação de uma parábola tal como a de Lucas 16:19-31 é considerada por você de modo literal, ao passo que uma declaração literal de Cristo

AMIGO TODAS AS PARÁBOLAS DE JESUS TEM UM SIGNIFICADO,A PARÁBOLA DA FIGUEIRA MT 24:32 PX.TEM UM SIGNIFICADO MEU AMIGO,OU NÃO VALE NADA PARA VOCE AS POARABOLAS DE CRISTO??VEJA O QUE ESTÁ ESCRITO EM

Marcos 4:2

 E ensinava-lhes muitas coisas por parábolas, e lhes dizia na sua doutrina:

Aqui você entra em conflito com as declarações inspiradas de Paulo em 2 Timóteo  3:16 onde lemos que ” Toda a escritura é inspirada por Deus” 

RUBENS NÃO EXISTE NENHUMA CONTRADIÇÃO AQUI É SÓ UMA QUESTÃO DE BOM SENSO,SIM A BÍBLIA FOI ESCRITA POR INSPIRAÇÃO DIVINA,MAS VEJA SÓ…NA BÍBLIA HOMENS COMO FARAÓ,NABUCODONOSOR,SENAQUERIBE,E MULHERES COMO JEZABEL,E ATALIA E ATÉ O PRÓPRIO SATANAS FALA

Jó 2:4

Então Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: Pele por pele, e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida. FALAR QUE ESSES PERSONAGENS FALARAM ENSPIRADOS PELO ESPÍRITO SANTO É O CÚMULO DO ABSURDO MEU AMIGO!!!

Jurandir neste texto em que Cristo diz para temer os que matam o corpo ” mas não podem matar a alma”, Jesus emprega a palavra alma como sendo a vida da pessoa. 

NÃO É VERDADE AS SUAS EXPLICAÇÕES SÓ CONVENCEM A VOCES,MT.10:28 NÃO FALA DA ALMA COMO VIDA DE UMA PESSOA,UMA VIDA PODE SER TIRADAUMA PESSOA PODE SER ASSASSINADA,JESUS DEIXA CLARO AQUI NESSE VERSÍCULO,ALIÁS ISSO NOS PODEMOS VER EM 

Apocalipse 6:9

E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingaso nosso sangue dos que habitam sobre a terra? VEJA QUE ESSAS ALMAS TIVERAM O SEU SANGUE DERRAMADO E ESTAVAM CONCIENTES EMBAIXO DO ALTAR DE DEUS,QUEM É QUE IGNORA A BÍBLIA MESMO???

Se é assim por que aceitam textos que não são inspirados no corpo da bíblia que usam

ISSO TAMBÉM NÃO É VERDADE,NÓS NÃO ACEITAMOS NENHUM ACRÉSCIMO NA BÍBLIA,INCUSIVE OS APÓCRIFOS,EU VEJO QUE VC MISTURA OS ASSUNTOS,E GENERALIZA PARA VOCE OU VOCES TODOS OS EVANGÉLICOS SÃO IGUAIS,PORÉM NA PRATICA NÃO É ASSIM,NÃO GENERALIZE!

Ao isolar textos e ignorar desde Gên. 1:20 , 24 cap 2 verso 7 que diz que o homem veio A SER uma alma, tudo isso, demonstra que a pesquisa não é global. E denuncia seus estudos como sendo incompletos e tendenciosos. Estudam para provar uma tese já aceita

RUBENS CARO COLEGA O QUE ISSO!?NÓS NÃO ISOLAMOS TEXTOS,NEM IGNORAMOS A BÍBLIA COMO O SENHOR INSISTE EM AFIRMAR,ALIÁS O SENHOR TEM DE CONCENTRAR EM ESCLARECER O ASSUNTO,E NÃO INVENTAR COISAS A RESPEITO DE UMA IGREJA QUE O SENHOR NEM CONHECE,POR FAVOR SE ATENHA AO TEMA!!A MINHA PESQUISA BÍBLICA ENVOLVE TODA A BÍBLIA QUALQUER UM PODE VER ISSO!

Como pode ver o tema da discussão aqui é sobre o que é alma. Eu sei que vc tem conhecimento. Os pastores todos eles tem conhecimento. Mas não o “conhecimento exato” ou “conhecimento pleno” a que Paulo se refere ao usar a palavra EPIGNOSIS em Col. 1:19 Fil. 1:19 e 1 Tim 2:4. GNOSE todos vcs tem. Mas EPIGNOSIS é conhecimento exato ou correto. Isso ficará cada vez mais evidente aqueles que lerem com atenção este debate.

ENTÃO MAIS UMA VEZ SE MANTENHA NO TEMA,PELO MENOS A IGREJA QUE SOU MEMBRO,NÓS PROCURAMOS SABER O SENTIDO EXATO DAS COISAS DE DEUS,ESSO ENVOLVE ATÉ OS COSTUMES DA ÉPOCA,EM QUE A PALAVRA FOI CITADA,E O QUE VOCE CHAMA DE EXATO EU CONHEÇO COMO ACRÉSCIMO,INVENÇÃO,DISTORÇÃO.

Ao dizer que estou atacando a Igreja vc é quem está me atacando. Pois eu não estou atacando a Igreja

RUBENS NO INÍCIO DO DEBATE:menos cantoria barulhenta

SE ISSO NÃO É UM ATAQUE,QUAL É O NOME QUE VOCE DÁ??

Estou afirmando e provando por meio de referências que o que estou falando é correto.

QUALQUER PESSOA PODE VER QUE VC PREGA SÓ METADE DA BÍBLIA

Peço que se atenha ao tema proposto , a saber , o que é a alma mencionada nas Escrituras. Vamos evitar pular de galho em galho como faz um macaco. Vamos considerar de modo consistente e objetivo o uso e singnificado da palavra “alma” conforme era entendida e usada pelos escritores das Escrituras Sagradas.

AMIGO VOCE SAIU DO TEMA VÁRIAS VEZES,E O MEU ARTIGO FALA O NECESSÁRIO PARA QUE TODOS ENTENDAM A VERDADE,SE VOCE VE ISSO COMO PULAR DE GALHO EM GALHO EU CONVIDO VOCE A PRESTAR MAIS ATENÇÃO NO DEBATE,E PARAR DE FALAR DE IGREJA E CANTORIA BARULHENTA,ISSO É PULAR DE GALHO EM GALHO, 

Gostaria de perguntar duas coisas para que você Jurandir possa prosseguir com este assunto:

RUBENS COLOCA DUAS CONDIÇÕES PARA PROSSEGUIR COM O DEBATE 

   1º Quando e como a alma vem a estar no corpo do homem?JURANDIR,ISSO FICOU MAIS DO QUE CLARO NESSE ARTIGO,É PERDA DE TEMPO EXPLICAR DE NOVO,O QUE JÁ ESTÁ CLARO!

2º O que representa na parábola do Rico e do Lázaro,

TAMBÉM QUALQUER PESSOA QUE LER ESSE DEBATE JÁ ESTÁ ENTENDENDO O QUE É ALMA,MAS O QUE CHAMA A ATENÇÃO É A PROPOSTA DE SAIR FORA DO TEMA QUE ELE MESMO DESVIOU POR VÁRIS VEZES E AGORA QUER QUEBRAR AS REGRAS QUE ELE MESMO COLOCOU EM UMA TENTATIVA DESESPERADA DE TERMINAR COM O DEBATE ELE QUEBRA ATE REGRAS O AMIGO,E TENTA SAIR COM AR DE SUPERIOR,REPITO QUALQUER PESSOA QUE NÃO FOR TJ JÁ ESTÁ ENTENDENDO ACAMO A IRTERPRETAÇÃO DA PALAVRA DE DEUSMOISÉSE E OS PROFETAS É OUTRO ASSUNTO,EU ATÉ PODETIA FALAR SOBRE O GRANDE LEGISLADOR MAS NÃO VOU ENTRAR NESSE JOGOMoisés e os profetas?

SIGNIFICADO DE METÁFORA:

 Tropo em que a significação natural de uma palavra é substituída por outra, só aplicável por comparação subentendida.

 SIGNIFICADO DE TROPO

1. Emprego de uma palavra em sentido figurado.COMPREENDEU? E PAULO USA A MESMA METÁFORA EM 1 TS 4.14Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.

Não há nada de ilustrativo aqui, nem parábola. As pessoas que morreram no tempo de Cristo ou antes, não estavam em lugar algum, mas simplesmente mortos ou num estado d

RUBENS A MINHA EXPICAÇÃO É SOBRE O QUE É METÁFORA,E TROPO,E NÃO PARÁBOLA?,ISSO É DESESPERO,VOCE ESTÁ DISTORCENDO O QUE EU FALO,PARE DE TENTAR ENGANAR OS LEITORES.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:FICOU CLARO NESSE DEBATE QUE ALMA É CITADA NA BÍBLIA ALGUMAS VEZES COMO UMA PESSOA,AS VEZES COMO O  SENTIMENTO DE UMA PESSOA,AS VEZES COMO O SANGUE DE ALGUÉM,AS VEZES COMO UM ANIMAL,UM PEIXE UMA AVE,MAS TAMBÉM COMO SENDO UMA DAS PARTES DO HOMEM QUE É FORMADO POR CORPO,ALMA E ESPÍRITO,SENDO A ALMA DO HOMEM IMORTAL,FICANDO EM ESTADO DE CONCIENCIA APÓS A MORTE,ISSO É POSSIVEL  ENTENDER NA BÍBLIA USANDO NÃO SOMENTE A PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO,MAIS HARMONIZANDO COM MUITAS PASSAGENS BÍBLICAS QUE FORAM CITADAS POR MIM NESSE DEBATE,E FICOU MAIS CLARO PARA MIM QUE O EVANGELHO PREGADO PELOS “TJS”É UM EVANGELHO GENÉRICO SEM PODER E INIFICIENTE,SÃO PESSOA QUE SE DIZEM TESTEMUNHAR UM DEUS DE AMOR MAIS EM ALGUNS CASOS USAM A PALAVRA DE DEUS COM O OBJETIVO DE FERIR DE MACHUCAR,ATÉ MESMO DE HUMILHAR,SE VC NÃO É “TJ”PRESTE ATENÇÃO NOS COMENTÁRIOS DOS “TJS”SÃO COMENTÁRIOS QUE NÃO DEMONSTRAM QUE ESSAS PESSOAS NÃO TEM UM GRAMA DE AMOR NO CORAÇÃO,VIVEM UM EVANGELHO FILOSÓFICO,NÃO CONHECEM MILAGRE NÃO ACREDITAM NA PESSOA DO ESPÍRITO SANTO E NEM SABEM SE SÃO FILHOS DE DEUS,ATACAM OS EVANGÉLICOS DE MANEIRA GENERALIZADA,E COMO VI NOS COMENTÁRIOS MUITAS VEZES MENTEM E COM AR DE SUPERIORIDADE,E NÃO CONHECEM HUMILDADE,SE JOÃO BATISTA FOSSE VIVO A PREGAÇÃO PARA ELES SERIA ASSIM Ó,

Dizia, pois, João à multidão que saía para ser batizada por ele: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira que está para vir?

8 Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento, e não comeceis a dizer em vós mesmos: Temos Abraão por pai; porque eu vos digo que até destas pedras pode Deus suscitar filhos a Abraão. E O QUE CONSEGUI ENCHERGAR NESSE DEBATE  NOS “TJS”PELO MENOS EM ALGUNS COMENTÁRIOS SE RESUMI EM UMA PALAVRA “MALDADE”SÃO PESSOAS QUE PRECISAM VIVER UM EVANGELHO DE AMOR PORQUE DEUS É AMOR,NÃO CONHECEM ESSE DEUS AINDA TERMINO DISENDO

Apocalipse 2:29

 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Marcos 13:14

14 Ora, quando vós virdes a abominação do assolamento, que foi predito por Daniel o profeta, estar onde não deve estar ( quem lê, entenda ), então os que estiverem na Judéia fujam para os montes.

Ao afirmar que distorcemos a palavra de Deus, acha que sua acusação se torna verdadeira, somente por acusar? 

NÃO ACUSO  MAS FALO A VERDADE E USO A AUTORIDADE QUE O EVANGELHO ME DÁ,QUALQUER PESSOA PODE VER QUE A SUA BÍBLIA É UMA FRAUDE,ESSA É A VERDADE

Gálatas 1:8

Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.

ESSE DEBATE SERÁ COLOCADO NO MEU BLOG NA INTEGRA,SEM EDIÇÕES JURANDIR

HÁ COMO VOCE PODE VER NÃO PRECISOU DE NENHUM MAIOR TEÓLOGO,PORQUE O MAIOR DE TODOS QUE É O ESPIRITO SANTO ME ENSINOU CADA PALAVRA PARA DIZER A VOCES,”JESUS TE AMA AMIGO”

Como todos podem ver, o Jurandir, fez um milagre aqui.

Conseguiu transformar um debate sobre “o que é a alma” em um debate sobre “quem editou a seu favor”.

Acho que o texto acima na ultima parte já dá uma idéia de quem realmente vandalizou o debate. O que o Jurandir não entende que dizer que ele vandaliza o debate ou um artigo etc, é uma linguagem técnica usada em edição. Não é o mesmo que chamar ele de “vandalo” como criminosos que quebram coisas nas ruas. Contudo, não é o que eu gostaria de ter visto aqui. Acho evidente que ele não tem “calma” nem condição alguma de participar de um debate deste tipo.

Carregou de emoção o debate, perdeu a compostura. Essa é minha opinião. Gostaria que todos os que visitam esta página pudessem entrar e comentar. Claro, sempre respeitando o tema proposto, que é sobre o que é a alma. E visto que aqui não temos um moderador que intermedie entre o Rubens e o Jurandir, deixo o espaço aberto para que outros possam opinar. A fim de finalizar vou tecer alguns comentários sobre o que o Jurandir escreveu acima em suas replicas comigo, na medida do que for possível.

A PÁRABOLA É UM EXEMPLO QUE JESUS USA PARA QUE TODOS ENTENDAM UMA VERDADE BÍBLICA,A EXISTENCIA DA ALMA,NÃO EXISTE DIFICULDADE PARA SE ENTENDER ALGO TÁO SIMPLES.

Em momento algum eu disse que a alma não existe. Nosso debate seria sobre o que é a alma. Sobre sua existência não houve sugestão alguma , da minha parte, de se disputar este assunto. 

ENTENDA É SIPLES,ECLESIASTES É UM LIVRO QUE SÓ ESTÁ ERRADO SE VOCE INTERPRETAR ERRADO,COMO TODA A BÍBLIA,SE APLICADA DE MANEIRA ERRADA PODE SER A RUÍNA DE UMA PESSOA,VEJA  COMO O DIABO CITA A BÍBLIA COMO UMA ARTIMANHA PARA DERROTAR JESUS(LC 4.1-13)

Foi você Jurandir quem deu a entender que o livro Bíblico de Eclesiastes não é inspirado por Deus e recusou a aceitar a declaração de Eclesiastes 9:5 sob a premissa de que Salomão filosofava no tempo de sua idolatria quando, segundo sua visão escreveu Eclesiastes. Essa foi a sua explicação sobre o texto de Eclesiastes 9:5. Rejeitou como sendo não inspirado ou filosofia pessoal de Salomão. contradizendo 2 Timóteo 3:16 onde Paulo afirma que “toda a escritura é divinamente inspirada” o que inclue Eclesiastes, sempre tido como canônico. Foi um modo de tentar escapar ao promover a doutrina da imortalidade da alma. Para piorar a situação desacreditou até mesmo as cartas de Paulo . RECORTOU OS TEXTOS QUE POSTEI ONDE PAULO FALA  sobre Jesus como sendo aquele que INAUGUROU a entrada nos céus. Rejeitou as palavras de Paulo com o seguinte argumento:

A EPÍSTOLA AOS HEBREUS NÃO TEM AUTOR CONHECIDO,NOS ORIGINAIS O ESTILO DA ESCRITA AOS HEBREUS NÃO COMBINA COM NENHUMA CARTA DE PAULO,OS MAIS COTADOS SÃO LUCAS,PRISCILA,SILAS E APOLO FALA SÉRIO MEU AMIGO.

Ou seja , a carta aos Hebreus não foi inspirada por Deus segundo sua opinião. Não serve para o exame global em sua pesquisa. Não serve para harmonizar a doutrina.Isto explica onde está o exame de “TODO  o contexto” em sua pesquisa bem  como a de seus irmãos evangélicos. Invalidar a palavra de Deus a fim de seguir tradições não resultará no favor divino. Vcs  invalidam eclesiastes e agora invalida a carta de Paulo aos hebreus. Provavelmente não aceita as 14 cartas de Paulo!

Isso explica por que a doutrina que defende é obviamente diferente da doutrina apresentada pelas Testemunhas de Jeová. A diferença é que as TJ creem que “toda a escritura é divinamente inspirada” ao passo que muitos evangélicos acreditam que “toda a escritura” exceto é claro, as cartas de Paulo e o livro de Eclesiastes. Na verdade, a partir do momento que pastores rejeitam livros canônicos e inspirados por Deus por que possuem declarações que acham inaceitáveis, isso denuncia que sua pesquisa não é realmente baseada na Bíblia inteira.

Como é que indagas sobre a visão da transfiguração quando os livros que lançam luz sobre o assunto são rejeitados por vocês? Na verdade, lamento não ter tido a oportunidade de ter tido um debate com uma pessoa mais tranquila e que pelo menos fosse alguém que não transformasse este debate numa ocasião de ataques pessoais.

Estou convencido de que vandalizou sim este espaço. Não somente porque poderia ter usado um corretor ortográfico que está disponível para download na rede mundial, como também sua postura emotiva e ao meu ver despreparo escriturístico a fim de debater um assunto tão sério. O respeito é a proposta que fiz desde o início do artigo. Mas o Jurandir não tem condições emocionais de prosseguir com um assunto deste. Este não é um caso raro, mas é a regra no meio dos líderes religiosos que defendem doutrinas tais como a da imortalidade da alma e o inferno de fogo etc.

 E O QUE CONSEGUI ENCHERGAR NESSE DEBATE  NOS “TJS”PELO MENOS EM ALGUNS COMENTÁRIOS SE RESUMI EM UMA PALAVRA “MALDADE”SÃO PESSOAS QUE PRECISAM VIVER UM EVANGELHO DE AMOR PORQUE DEUS É AMOR,NÃO CONHECEM ESSE DEUS AINDA TERMINO DISENDO

Então você acha que no meio dos chamados Evangélicos podemos encontrar o verdadeiro amor? Não é o que dizem os historiadores a respeito de tempos de guerras. Por exemplo:

Como reconheceu Friedrich Heer, professor católico-romano de História na Universidade de Viena:

Nos frios fatos da história alemã, a Cruz e a suástica se aproximaram cada vez mais, até que a suástica proclamou a mensagem de vitória do alto das torres das catedrais alemãs, bandeiras suásticas apareceram ao redor dos altares e teólogos,pastores, clérigos e estadistas católicos e protestantes deram boa acolhida à aliança com Hitler.”(O grifo é meu)

O livro History of Christianity, de Paul Johnson, diz:

“Dentre 17.000 pastores evangélicos, nunca houve mais de cinqüenta que cumprissem longos termos de prisão [por não apoiarem o regime nazista] em qualquer época.” Contrastando tais pastores com as Testemunhas de Jeová, Johnson escreveu:

“Os mais valentes eram as Testemunhas de Jeová, que proclamavam a sua inequívoca oposição doutrinal desde o início e sofreram em conseqüência disso. Recusaram qualquer cooperação com o Estado nazista.”

Não vejo motivo para postar mais nada proveniente do Jurandir aqui nesta página. 

O “apologista da verdade”  fez um comentário que achei muito proveitos o qual repito aqui:

“Caro Rubens: o pouco que li do debate mostra como os membros da cristandade possuem um ponto de vista preconcebido, que evita harmonizar o conjunto de textos bíblicos, no total de 856 referências à alma, que a indicam como sendo MATERIAL, TANGÍVEL e MORTAL. Inclusive, a palavra grega derivada de psyqué (alma) – a palavra psykhikós (aportuguesada como “psíquico”) é traduzida por “físico”, “pertencente à vida do mundo físico e não espiritual”. (1 Cor. 15:44, 46; Gingrich e Danker) Deus ‘faz PERECER a alma no inferno” (Mat. 10:28, Almeida), indicando que o “inferno” (grego: geena) é um lugar de DESTRUIÇÃO, e não de tormento. Quanto à primeira parte desse texto (“não podem matar a alma”), se entendida literalmente, irá colidir com inúmeros textos que apresentam a alma sendo morta. (Jos. 10:32; 11:11; Jz 16:30, etc.) É óbvio, pois, que se trata de matar a pessoa para sempre, impedindo-a de ter vida futura. Esse sentido é esclarecido em Lucas 21:19: “Pela perseverança da vossa parte adquirireis as vossas almas”, ou seja, a vida futura, a vida eterna. Mas os membros da cristandade não dão atenção a essa maravilhosa harmonia das Escrituras, e desconsideram muitas passagens a fim de se aterem a uma conclusão errônea de passagens consideradas por eles de forma isolada. Isso por certo é muito lamentável”.


 por Saga Oliveira

Dividir com o autor do blog:

TEMA: ——————Eclesiastes 9:5-10 ——————————–

O livro em questão realmente faz a Cristandade Catolica-Protestante TREMER nas bases. (Esta passagem é muito temida por seus teologos, que se incomodam muito com ela,vejamos…)

JURANDIR – Tentou invalidar as palavras do livro afirmando que foi escrito por um apostatá da fé (Pelo Salomão idolatra, já desviado). Então nem tudo na Escritura pode ser considerado, incluindo este livro, que foi escrito por um rei idolatra. (Paradoxalmente, concorda com a Alta Critica em datar a escrita do livro para cerca de 300 a.C. Com isto negando sua autenticidade, historicidade e canonicidade, afinal com isto o autor infiel chega ao ponto de mentir, se fazendo passar por Salomão (Pseudoepigrafia).)

#Outra Estrategia# – Dizer que quando o livro fala em Seol, se refere apenas a uma sepultura fisica, então debaixo do sol, aqui na esfera terrena, os corpos físicos são jogados no cemitério, em covas, sepulcros ou tumbas materiais, onde viram pó e assim não estão conscios de nada, não sabendo mais absolutamente nada, não tendo ciume, ódio, nem planejamento na “SEPULTURA” , o lugar para onde vais, este, que nada mais é que uma sepultura literal, não um local para onde vão as almas e sim os corpos dos mortos.

#Outra Estrategia2# – Oposto ao caso anterior, aqui se tenta distinguir sepultura de Seol, dizendo que este é distinto de sepulturas físicas, se referindo a um “Mundo Dos Mortos” no “Além” onde vão as almas [imateriais] de todos os mortos! Os católicos gostam de chamar tal local de “Limbo”.Aqui entrariam as fantasias sobre dois compartimentos dentro deste “Além” , um onde ficam as almas dos maus e no outro as dos bons. Alguns até aceitam que as almas ficavam meio letargicas ou inativas neste local, vivendo como sombras tristes, ou ao menos [prestem atenção] que “OS ANTIGOS HEBREUS CRIAM NISSO” [Nisso o que?], criam que todos os mortos iam para o Seol, um “abismo para onde iam as almas de todos os mortos”, [para que?] para lá viver “uma existência sem consolações”. (Se tenta ainda salvar a crença na alma imortal neste modelo)

Mas vejamos agora a pérola de sabedoria que resultou em meu desejo de escrever este post:
.
David A.Red diz : “ “Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco têm eles daí em diante recompensa; porque a memória ficou entregue ao esquecimento.” […] Se este versículo for simplesmente tirado de seu contexto e citado como prova, tem‑se a impressão de que as testemunhas de Jeová estão certas. Mas tirar esta passagem de seu contexto pode ser muito perigoso. [..] “Então Satanás respondeu ao Senhor: Pele por pele! Tudo quanto o homem tem dará pela sua vida” (Jó 2:4). Além de apresentar o ponto de vista de Deus, a Bíblia também relata muitas coisas ditas e feitas por outras pessoas, algumas boas e outras não tão boas. Ela apresenta os pontos de vista humanos e até mesmo os pontos de vista do demônio, como mencionado acima. [..] Os eruditos reconhecem que este é um livro muito difícil de ser entendido. Mas, aparentemente, o escritor inspirado de Eclesiastes está apresentando um contraste entre pontos de vista: o secular, o ponto de vista materialista, versus o celestial e espiritual. […] Mas e as partes que antecedem este capítulo [12] ? Os primeiros versículos de Eclesiastes 9 parecem refletir o lado secular da batalha. […] Nós podemos concluir que o versículo 5 está localizado no meio de uma seção que expressa o ponto de vista secular, descrente – não o ponto de vista de Deus. Qual é o ponto de vista de Deus?[..] ele colocou nas Escrituras um número de referências indicando a resposta.[..] Rev. 6:9‑11[..] Fil. 1:23,24 . .Luc. 16:22,23 “ -> Do LIVRO: “As Testemunhas de Jeová Refutadas Versículo por Versículo” .[/]

Se compara as palavras de Salomão com as de Satanás, depois se diz invalida o livro praticamente inteiro, com excessão do cap 12.

-> Pois bem, eu replico o seguinte,

[1] Eclesiastes como um todo faz várias declarações do ponto de vista MORTAL, não que sejam mentiras, são fatos da vida terrena. O tom muitas vezes pessimista dos texto expressa seguidas vezes a triste realidade da raça humana quando em independencia de interferência do Criador. O escritor não é ateu, nem escreve um livro ateu, vemos referencias à Deus pelo livro mesmo antes do famoso Cap.12, mas apenas comenta sobre a NATURAL situação humana se deixada por si só. NISTO entra o assunto da MORTE (Ao contrário do que diz o Autor AntiTJ se usa sim o CONTEXTO de ECL9:5 e ALIAS é o EXATAMENTE O CONTEXTO que torna mais obvia sua interpretação, ler atentamente a mensagem do Cap.9).

[2] OUÇAM BEM:

O que acontece ao homem que morre, SEEE fica consciente, SEEE alma separa do corpo, SEEE tem parte imaterial imortal ou não, NÂO É ALGO QUE NECESSITE DE INTERFERENCIA DIVINA. (Como algo inerente ao homem, após a destruição de seu corpo físico, seu verdadeiro eu, imaterial, imortal e consciente deveria se manifestar se isto fosse um fato, algo essencial a sua natureza. Algo NATURAL). Então apesar do estilo de escrever do Congregante [Salomão] en Eclesiastes, seus contrastes entre morte/vida e descrições de pós-morte são perfeitamente válidos. Se ele aparenta ignorar A Ressurreição em suas palavras, é por que esta é uma ideia muito diferente da NATURAL IMORTALIDADE INERENTE DA ALMA (Que independe de Deus para fazer o morto viver, simplesmente o “morto” neste caso nunca morreu, como dizem apenas “desencarnou” ou se separou do corpo fisico,ou ainda se desfez do casulo), em vez disso, o ensino da Ressurreição envolve SOBRENATURAL NOVA VIDA CONCEDIDA (Por Deus, que senão intervir para restituir a vida, a pessoa permanece morta para sempre, o natural do morto é continuar morto, ele morre de verdade e não tem qualquer imortalidade).

[3] Por isto está escrito em Eclesiastes 9 sobre o defunto…que…ele “não tem mais salário…por tempo indefinido não tem parte em nada..debaixo do sol” [SE JEOVÀ NÂO LHE DER VIDA NOVAMENTE!]. Já no caso da ideia de Imortalidade Natural [se esta fosse verdade, então], o autor de Eclesiastes, [levando ou não em conta a interferencia de Deus], estaria mentindo, pois descrevia a situação Pós-Morte do homem de forma enganosa, negando a sobrevida consciente de sua natural alma imortal no Seol.

[4] Por fim, apesar da expressão “embaixo do sol”, a passagem em estudo faz referencia a natureza do próprio SEOL, do que acontece lá, faz uma descrição do “Mundo dos Mortos”. então não está falando da situação apenas do morto aqui no “mundo dos vivos”, ao seu corpo, mas também da situação de sua alma no “mundo dos mortos”.

[5] Por fim, mesmo no cap.12, quando já por fim fala no “espírito voltar para Deus que o deu”. Mesmo este texto não confirma as crenças da cristandade sobre o Pós-Morte. (Além de não contradizer o anterior cap.9 que ensina sobre o Seol. Só precisamos entender adequadamente o que é “espírito” e não confundirmos com o conceito espírita de “alma imortal”). Eles supõem que ele se referiria a alma de um crente voltando a Deus no céu, mas o texto não fala de crente, nem descrente, nem de pessoa má, nem pessoa boa, se refere a mortos em geral, quando pessoas morrem, o espírito delas volta para Deus, aqui não fala nem em céu e nem em inferno, nem em Seio de Abraão nem em Purgatorio, Limbo ou nada disso. (Se interpretado da forma como anseiam então o texto diria que literalmente todas pessoas ao morrerem vão para o céu, retornando a Deus.)
————————————————–
Isto para demonstrar a vocês as voltar que os autodeclarados eruditos sabidões da Cristandade precisam dar para tentar desmerecer as palavras inspiradas do eclesiastes, atacando sua autoria, a fé de seu autor, ou o conhecimento dele ou pior ainda, a canonicidade inspirada de suas palavras.

Grato.

PARA UMA CONSIDERAÇÃO CABAL SOBRE  O QUE É A ALMA PRESENTEI TODOS AQUI COM ESTE LINK EXTRAÍDO DE UM ARTIGO PUBLICADO PELA ORGANIZAÇÃO DE JEOVÁ

AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ RESISTEM AO ATAQUE NAZISTAvídeo!

Evangélicos em Crise

104 comentários em “ACONTECENDO DEBATE ON LINE! O que é a “alma” de acordo com a Bíblia ?

  1. Todos os evangélicos e católicos vão se apoiarem principalmente na Parábola do Rico e Lázaro (Lc. 16:19-31) para alegarem que a alma é imortal por não entenderem e por suas filosofias para “ajudar” entenderem a Bíblia.

    Curtir

  2. Começou pulando sua matéria e todos aqueles textos e indo direto a Parábola de Lucas [Que ele citou errado]. Tentou dar um migué em EZ 18:4 e prevejo que tentarádar um puor em EC 9:5-10. Será algo do tipo:

    I-EZ18:4 e ECL9 não devem ser entendidos literalmente & LC16 e as almas do altar em AP devem.
    II- ECL só fala da vida terrestre, não da vida pós morte. Seol aqui é apenas a Sepultura, literal, um túmulo no chão.
    III-Os antigos hebreus no AT não tinha a noção da Vida Além Túmulo.
    IV- Eclesiastes não conta, é apenas um livro existencial.

    Curtir

  3. Jurandir,as Testemunhas de Jeová são pessoas do bem e queremos o mesmo que vc,ver as pessoas felizes,e sermos felizes também! Sabemos que vc leva a bíblia a sério mas a grande maioria dos pastores evangélicos ensinam “por doutrinas os mandados de homens” e perpetuam tais doutrinas como uma doença de pais para filhos.Não ficamos felizes em sermos mau- compreendidos por vocês, mas preferimos isso do que ir de encontro as escrituras.Pegou mau vc dizer que a morte não é um sono,contradisse o própio Jesus.Vou torcer para que vc tenha uma mente mais nobre do que alguns crentes para que essa conversa te faça um grande bem e que vc passe a questionar seus mestres e todo este sistema preconceituoso contra as Testemunhas que emana deles,que prestarão contas a Deus por obscurecer a verdade numa confusão religiosa tão barrenta e mestiça que lhes deixa assim,parecendo os peixinhos na época da pororoca,e é aí que o índio faz a festa!!! nós queremos bem a vc.

    Curtir

  4. Rubens, acredito que não irás publicar meu comentário, mas tu estas querendo explicar a uma pessoa que Jesus jamais quis dar esclarecimentos (Mt 7:5,6) essa pessoa está totalmente inclusa no cap. 8 de João, não no verso 31 [mas no](44) é perda total de tempo. Ou tu acha que ele não sabe que teu ensino (biblia) esta certo? Tu acha que ele no fundo não sabe que as TJs estão certas? Pecar por desconhecimento é uma coisa, pecar por opção é outra completamente diferente. Porém gostaria que teu interlocutor fosse um dos de Rom.10:2,3, mas podes ter certeza que dificilmente será. Ele esta mais para Mt. 23:13-36.
    Um abraço deste irmão que tem apreço por ti e por teu zêlo. O irmão Russel disse que se parasse para chutar todo cão que latise para ele, ele não iria a lugar nenhum (proclamadores).
    Sergio Lemos Pereira

    Curtir

  5. Prezado Sergio, estou fazendo aqui um registro para que outros possam ver claramente a superficialidade da pesquisa negligente dos líderes religiosos da cristandade. A atual Babilônia a Grande, com sua confusão religiosa e sua culpa perante Deus será julgada adversamente em breve. Sabemos disso. Recebo MUITOS e-mail de pessoas iguais ao Jurandir e não dou atenção da mesma forma que estou dando neste caso. Pelo motivo mencionado acima e pelos motivos que mencionou. Se ele realmente sabe que está errado, isso eu não duvido. Mas que a sujeira e corrupção está cada dia mais generalizada no meio da Cristandade Apóstata, isso ele sabe. Quem sabe, se ele não se arrepende e busca o “conhecimento exato da verdade” 1 Timoteo 2:4, Mas pelo menos outros poderão ler esta página e concluir que há algo de errado com os atuais professos cristãos no que concerne a doutrinas. Se abrem a boca isso fica cada vez mais evidente.
    Ele pode até ser um caso perdido como é o caso da maioria dos pastores da Cristandade com suas doutrinas tradicionais que invalidam a palavra de Deus, mas nem todos os que lerem esta página são um caso de rebelião. Como tenho observado, o Jurandir se cala sobre certos versículos que mencionei e os exclui de modo premeditado de uma consideração. Além de se desviar desnecessariamente do assunto. (Isso quando faz acusações sobre a Bíblia usada pelas Testemunhas de Jeová, e outros assuntos) Sabendo disso eu previamente deixei acordado que nos limitemos ao tema. Isso é uma problemática terrível para eles. Ao falarmos de casa em casa observamos como os membros da cristandade evitam imediatamente um assunto quando ficam sem argumentos e “pulam” para outro tema fazendo normalmente acusações em apenas uma frase sobre diversos assuntos. É uma tática desamorosa, que visa confundir o interlocutor e os que estão ouvindo. Ao passo que lhes dão uma falsa sensação de ter “respondido e intimidado” o proponente de pensamento religioso diferente. Alguns vão ao extremo de acharem que simplesmente afirmarem que uma pessoa é “Testemunha de Jeová” que isso automaticamente já desqualifica os argumentos dela. Esta página mostrará que nada poderia estar mais longe da verdade.

    Curtir

  6. Rubens, outro dia começamos a estudar a origem das milhares de denominações da cristandade que hoje existem. A sua origem não é na primitiva igreja do primeiro século, elas são na realidade dissensões da Católica Romana (esta sim, mãe apostata). Porque se deu isso? Muitos diziam que era por discordarem do dominio papal e por serem contra seus ensinos. Mentira! Os ensinos, eles carregaram todos (inferno, imortalidade alma, trindade etc), porém na romana o lucro estava só a disposição do clero, e para partilhar tal ganho (que era muito) só aderindo ao clero e se submetendo a Roma. Denominaram-se protestantes, (luteranos, metodistas, batistas, etc) porem novamente o lucro era muito e para poucos, novas divisões e passaram a chamar-se simplesmente evangélicos com variadas denominações (que vão aos milhares de denominações) e a biblia perdeu o sentido, pois passaram a dizer que a “palavra mata” mas o “dom do espirito salva”. Teve uma aqui no Brasil que foi fundada em 77 (saindo de uma outra) se tornou poderosa, dela ja nasceram 4 grandes e mais umas 100 menores, fora as franquias. Buscam o que esses pastores? Ensinar? mentira! Houve um dos maiores lideres aqui do Br. que comparou os srs de escravos com eles mesmos, dizendo que os escravos tinham de manter-se na ignorância para não representarem riscos aos senhorios. Vendem óleo de unção, martelinhos etc. Esses srs não crêm na biblia. Esta manda trabalhar, não ser peso para outros (1 Tes. 2:9, 2 Tes 3:10,12), manda pregar nas ruas, de casa em casa. Desafio que eles tenham ” poder além do normal” para fazerem isso. Esse texto é bastante esclarecedor. 2 tes. 2:8-12.

    Curtir

  7. Talvez o Jurandir não saiba mas nós,testemunhas de Jeová,também já acreditamos um dia que a alma é imortal e não foi fácil observar nas escrituras que estávamos errados.Eis o desafio:SER HUMILDE!!! se os homens de Efraim tivessem sido humildes e reconhecido o erro talvez tivessem evitado o constrangimento de serem traídos pelo dialeto difuso que aprenderam com seus pais siboléticos-(JUIZES 12:5-6).) Similarmente, o que o clero da cristandade ensina pode soar parecido com a língua pura para os que não conhecem bem as verdades bíblicas. Mas, falar falsidades religiosas será fatal no dia da ira de Jeová. Jurandir,já viu como o avestruz corre desengonçado?
    (fecha seus olhinhos e forme um quadro mental) ele não se apercebe disso,pois foi criado assim. Do mesmo modo como vc não se apercebeu de como os de fora estão te vendo “correr” ,igual MEFIBOSETE depois do acidente , dos textos que o Rubens citou.Deixe de “dar pontapés contra as aguilhadas”,meu irmão!

    Curtir

  8. Querido irmão:tenho orgulho de me associar ao povo de Jeová! Que nos critiquem,que nos xinguem,que falem de nossa tradução maravilhosa e que os apóstatas alimentem a maldade desse povo contra nós,que os que trocam a “verdade pela mentira” e o certo pelo errado continuem correndo como avestruzes.Seu debate on line mostrou uma grande diferença entre um estudo limpo e outro não.No final acontece o que já esperávamos,o amigo Jurandir se expondo pelo que é,um despreparado discípulo de pastor perpetuando o erro e procurando algo novo para colocar no seu blog e dizer para seus alunos :Eu venci no debate contra o testemunha de Jeová”(é assim que eles falam).Aliás,perdoe a franqueza,quem já foi evangélico sabe que é desse modo que muitos são “erguidos” a pastor pela igreja.Eu e os meus oramos para que vc,Rubens,continue sendo um fervoroso servo de Jeová,não importa o que aconteça.E quanto a vc,Jurandir,não confunda franqueza com falta de amor pois Jesus ,se estivesse aqui,daria umas boas chicotadas nos pastores gananciosos que tem carteira assinada e tudo em muitas igrejas, vandalizando o cristianismo sério e transformando a adoração a Deus num covil de salteadores e numa balbúrdia babilônica onde cada qual tem um “entendimento”diferente um do outro dentro da mesma igreja e acham que são esclarecidos pelo mesmo espírito.

    Curtir

  9. “Tentou dar um migué em EZ 18:4 e prevejo que tentarádar um puor em EC 9:5-10.”

    Tentou dar um migué em EZ18:4 e prevejo que tentará dar um [migué] pior em ECL9:5-10

    Curtir

  10. Agora queruvim seria a hora de você finalisar, fechando, resumindo quais seriam os textos que Jurandir apresentou (mostrando o erro de pressupostos do mesmo em cada um de forma resumida), que eu lembre foram estes:

    1- “Parabola do Rico e do Lazaro” Lucas 16:19-31
    2- “Só Deus pode destruir a alma na Geena! Mateus 10:28
    3- “A alma de Raquel saia” Gên 35:18
    4- “As almas debaixo do Altar de Apocalipse clamam por justiça” AP 6:9-10

    Também
    5- “Eu te digo hoje [que] estarás comigo no Paraíso” Lucas 23:43
    *As bíblias deles ACRESCENTAM o “que”, não existente nos manuscritos

    E mais:
    6- “Se desvie do Inferno [Seol] embaixo” Provérbios 15:24
    7- “Cristo levou consigo cativos, deu dádivas em homens” Efésios 4:8
    8 – “Se evangelizou os mortos” I Pedro 4:6

    Acho que foi isso. Destes todos poderíamos com clareza dizer o que falaria de “ALMA” -a maioria deste textos NEM USAM o termo ALMA- com um sentido PROXIMO de falar de “alma” como “imortal” seria APENAS em MT10:28 …

    (Mas nem mesmo este diz que “a alma é imortal” ou indestrutível, afinal claramente diz Deus mata ou destrói a alma).

    …. Este texto [Mt10:28] como vários outros na Escritura expressa o ponto de vista de Deus sobre “mortos” e “vivos” , como ele diz em LUCAS 20:37-38

    Então, os dignos de receber a Vida ETERNA estão “Vivos” para Deus [Almas Vivas], os dignos de condenação estão “Mortos” [Almas Mortas] -Leiam ROMANOS 6:13, notem Efésios 2:1,1Timóteo 5:6,Colossenses2:13 e Mt8:22- …

    Por isso MT10:28 diz que homens não podem acabar com nossa Vida [Alma], apenas Deus pode, pois embora atentem contra a vida perecivel, a nossa vida ETERNA não pode ser morta por ninguém.

    Apocalipse 6:9-10 funciona levando em conta a ótica de Gênesis 4:10 onde a vida de Abel [Alma] clamava à Deus por justiça. Estas almas sob o altar não precisam ser tomadas literalmente (LEIA Levítico 17:11) afinal estamos falando do Livro de Apocalipse que foi todo escrito de forma simbolica como “A Revelação o…dada em linguagem de SINAIS ao seu servo João”- AP 1:1-… assim como não tomamos literalmente que: Jesus é um animal [cordeiro] de 7 chifres e olhos. Que o Espírito Santo são 7 lampadas, que o diabo é um monstro de 7 cabeças, que A Babilonia é uma mulher…. o que importa é o SENTIDO dos sinais e não os sinais em si

    Concluo que :
    -AP6:9-10 está fazendo uso dessas “almas sob o altar” de forma simbolica.

    -Como tbm o texto de Lc16:19-31 é uma parábola que trata do Hades de forma simbolica similar a como a parábola de Isaías 14:8-20 trata do Seol. ambos falam da “Morada dos Mortos” [Seol/Hades] de forma simbolica -LEIAM MAT 13:10-13 + Marcos 4:34 e notem JUÍZES 9:8- .

    – Eclesiastes 9 e outros textos falam da morte de forma LITERAL. Ora Salmos 115:17 chamam o mundo da morte [Seol] de o lugar de SILÊNCIO! Se é de silêncio não é de gritos, nem de louvores, clamores ou gemidos de dores. Textos como (Isaías 38:18) não encaixam com a visão de além-túmulo das igrejas tradicionais.

    Curtir

  11. resposta a Saga:a respeito da sua conclusão só fortalece aquilo que todo mundo já sabe,só meia bíblia para vocês,é importante,como nós vemos que boa parte para você, é simbólico,por outro lado a parte que vocês pregam essa sim deve ser considerado de maneira literal,tirando o fato que o meu desafiante era o senhor Rubens,eu quase que me surpriendi com você tomando a cena,quanto aos erros que você diz que tem na nossa bíblia,um deles “Eu te digo hoje [que] estarás comigo no Paraíso” Lucas 23:43, a palavra (que) existe,sabe a nossa bíblia é bem conceituada,se você quer fazer algum comentário,faça usando aquilo que se chama verdade,e não esqueça a próxima vez de concluir alguma coisa,lembre-se almenos por educação de ser a desafiada,o que não é o seu caso aqui.A Rubens,provavelmente esse comentário não vai ser liberado,se acontecer queira por favor seder o meu E-mail para a senhora Saga para que eu possa dar a devida resposta para ela,para que eu não fique impossibilitado de respondê-la o que o senhor há de convir comigo,não é justo,

    Curtir

  12. O próprio Jesus ficou morto e no túmulo até o terceiro dia e foi então ressuscitado como as “primícias” da ressurreição. (At 10:40; 1Co 15:20; Col 1:18) Ele ascendeu ao céu 40 dias depois. — LEIA Jo 20:17 ; At 1:1-3, 9.

    ““Pára de agarrar-te a mim. Porque ainda não ascendi para junto do Pai. Mas, vai aos meus irmãos e dize-lhes: ‘Eu ascendo para junto de meu Pai e vosso Pai, e para meu Deus e vosso Deus.’” João 20:17 Observou Jurandir? 3 dias após a declaração de Cristo ao malfeitor, ele disse “ainda não ascendi para junto do Pai.”!

    É mais um erro de doutrina dos evangélicos. Eu aconselho o Sr a começar a estudar a Bíblia desde de Gênesis tudo de novo. Os cultos e teólogos Evangélicos estão errados em quase tudo que pregam. Esse é mais um assunto. Leia com atenção João 20:17.

    Curtir

  13. “só fortalece aquilo que todo mundo já sabe,só meia bíblia para vocês,é importante,como nós vemos que boa parte para você, é simbólico,por outro lado a parte que vocês pregam essa sim deve ser considerado de maneira literal”

    Jurandir veja só

    1-PARABOLA do Rico e do Lazaro

    O nome já diz que não é um relato literal e sim uma parabola.
    MATEUS 13:10-13 já explica tudo que Jesus falava por parabola para que só seus discipulos ENTENDEREM o significado, a interpretação.

    JUÍZES 9:8 é uma Parabola e fala de arvores falantes, Isaias 14 tbm é e fala de arvores falantes.

    2- AP 1:1 já diz que o livro é simbolico, ele é em SINAIS, em simbolos.

    Ou seja, não sou eu que CONSIDERO, a Bíblia já confirma que não são relatos literais. Onde? Em MT 13:10-13 e AP 1:1.

    “Lucas 23:43, a palavra (que) existe,sabe a nossa bíblia é bem conceituada”

    Não, não existe a palavra QUE neste texto, ela é um acrescimo.

    “Eu te digo hoje estarás comigo no paraiso”

    Não tem QUE, e as traduçoes diferem na PONTUAÇAO da passagem, não existe QUE. Voces acrescentam o QUE aqui, tiram “Jeová” da maioria das passagens de suas biblias, somem com Seol, Hades, Geena e acrescentam “Inferno” no lugar, etc etc.

    Fatos.

    Curtir

  14. veja bem:se você não considera que a parábola de Lázaro tem um significado,então todas as parábolas de Jesus não tem importância,não tem significados, ,se a parábola de Lázaro não deve ser considerada literalmente,como fica as outras,como a do semeador de Mt 13 p.ex.??? quanto ao apocalipse,o nome ja diz que é uma revelação,o livro revela algo de Deus para nós,é lógico que,jesus não tem sete chifres,mas cada chifre tem um significado,cada taça,cada anjo,cada cavaleiro,cada trombeta,tem um significado nesse livro,senhora Saga não é nós que acrecentamos o (que)em questão,mas vocês,que tiram,e quando tiram muda tudo o sentido da palavra, ‘Voces acrescentam o QUE aqui, tiram “Jeová” da maioria das passagens de suas biblias, somem com Seol, Hades, Geena e acrescentam “Inferno” no lugar, etc etc.é lógico que isso é você quem diz,a propósito como você interpreta essa palavra… I Timóteo 2:12
    Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.,não que eu seja machista longe de mim tal coisa,mas é que as vezes eu fico pensando,como é que Paulo reagiria diante do seu evangelho,porque o seu evangelho Paulo nunca pregou,há outra coisa o “evangelho é simples”na minha igreja Jesus cura,liberta,transforma,batiza com o Espírito Santo,faz milagres,e na sua,abíblia diz que o evangelho é um evangelho de sinais,que acompanham aqueles que crêem, E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Mc 16.18 Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.,a tá isso também no deve ser considerado de maneira literal

    Curtir

  15. Saga,vc é homem ou mulher? pensei que fosse homem, mas o Jurandir diz que é mulher.Queira esclarecer,por favor ,antes que o Jurandir “beba alguma coisa mortífera”(aliás,ele deveria antes de voltar a gênesis,começar estudando a tradução em si que ele usa).Onde já se viu,”beber alguma coisa mortífera?”, e é capaz de ele citar a “víbora” que mordeu Paulo em Malta e dar um outro “migué” no “beber alguma coisa mortífera”.Já que a “alma” é algo à parte e “mortal” quem aprovou Jesus ? Jeová,ou sua alma?(mateus 12:18,hebreus 10:38).

    Curtir

  16. “então todas as parábolas de Jesus não tem importância,não tem significados”

    Olha isso, já ouviram falar em falácia?

    1- Ele diz que nós estamos dizendo que as PARÁBOLAS de Jesus não tem importância.
    2-Ele diz que estamos dizendo que as PARÁBOLAS não tem significado.

    É pra rir ou pra chorar? O que o Rubens quis dizer é justamente que a PARÁBOLA-RICO-LAZARO tem um SIGNIFICADO por trás. O Rico significa alguém, o mendigo significa alguém, Abraão significa alguém, o fogo simboliza alguma coisa. A água, Moisés, os profetas, o abismo, os parentes do Rico….

    O JuraNDIR, resumiu a visão do Rubens à : “Rubens acha que a parábola, não tem significado e não é importante”.

    Lembrando que Juradir não dá significado a PAR-RICO-LAZARO, ele diz que o fogo significa fogo, a água significa água, h2o de verdade, Abraão não representa ninguém, mas é o próprio Abraão mesmo. Ou seja, a lê exatamente de forma concreta, literal, focando nas palavras e não nos significados ocultos delas.

    Então a questão é oposta; Rubens dá significado a Parabola, destacando a importancia de sua interpretação. Jurandir não, ele a lê de forma direta, sem interpretar os significado de nada, dando importância não ao seu sentido e sim ao seus eventos literais.
    —-
    “se a parábola de Lázaro não deve ser considerada literalmente,como fica as outras,como a do semeador de Mt 13 p.ex.?”

    Oxe, simples, o professor bíblico não sabe?
    O significado da Parábola de Mateus 13:3-9 é explicada em Mateus 13:18-23, (além de também ser destrinchada em Marcos e Lucas)

    E fica assim:

    A semente é a Palavra de Deus
    Os solos são o coração de quem ouve
    As aves são Satanás
    Os espinhos são as ansiedades deste mundo e o poder das riquezas
    Etc.

    Qual o mistério? Como você vê, ela não deve ser interpretada de forma literal, as não são sementes literais e sim a Palavra, as aves que comem as sementes não são pássaros de verdade e sim representam o Diabo. Exatamente como deve ser em uma Parábola.

    Você disse : “Se a PARÁBOLA-RICO-LAZARO não deve ser considerada literalmente, a PARÁBOLA-SEMEADOR tbm não deve ser tomada literalmente”

    E não deve mesmo! rs, Jesus já explicou como deve ser considerada e não foi de forma literal.

    “quanto ao apocalipse,o nome ja diz que é uma revelação,o livro revela algo de Deus para nós,é lógico que,jesus não tem sete chifres,mas cada chifre tem um significado,cada taça,cada anjo,cada cavaleiro,cada trombeta,tem um significado nesse livro”

    Sim, e as Almas clamantes tem um significado e o Altar tem um significado, o incenso tem um significado, as vestes brancas tem um significado. Mas não é o que vocês dizem, vocês tomam as almas como almas desercarnadas, falantes com vestidos brancos em um altar real que queima incenso de verdade.

    Jurandir, tem certeza que tás refutando algo?

    “não é nós que acrecentamos o (que)em questão,mas vocês,que tiram,e quando tiram”

    Soltar acusações sem provas é fácil. Mostre onde aparece a palavra “que” no grego de LC23:43 e pronto, resolve-se a questão.

    “é lógico que isso é você quem diz”
    Então, vocês não tiram o nome de Deus de Gên 2:14? Este texto diz “Senhor Deus” no hebraico ou diz YHWH Elohim? Porque a Almeida Corrigida diz “Jeová” no Salmo 83:18 enquanto a Almeida Atualizada diz “SENHOR”. É a Corrigida que tira “SENHOR” e acrescenta “Jeová” ou é a Atualizada que acrescenta “SENHOR e retira “Jeová”?

    Em (Provérbios 15:24) o original fala do Seol [hebr. SHEOL] ou fala do Inferno [latim INFERNUS] ? Ap 20:14 no original grego usa qual palavra? “Hades” ou “Inferno”?

    OBS: Nestes textos as biblias de vocês são incoerentes, usam “Jeová” em uns textos e “SENHOR” em outros, retirando o nome divino, e com “Seol” então é uma festa, as vezes traduz “inferno”, as vezes “sepultura”, “cova”, em outros escreve “Seol”,

    “I Timóteo 2:12…não que eu seja machista longe de mim tal coisa”
    KKKKKK. Olha isso, o teologo boladão aqui tentou ganhar um debate na base do : “Vc é mulher? Eu sou homem, então cale a boca e concorde comigo!”. Essa foi demais. kkkkKKKK

    [i]“evangelho é simples”[/i]
    O “Evangelho” das suas igrejas não são simples, são confusos. Textos como MT24:36 que são simples demais (ele diz que apenas o Pai sabia o dia, apenas o Pai! Logo, o Filho não sabia, o espírito santo não sabia). Mas para vocês ele vira algo incompreensivel, com Jesus dizendo que “sabia mas ao mesmo tempo não sabia, pois ele sabia mas uma parte dele não sabia e o ES que não foi citado sabe-se lá pq tbm sabia, mas Jesus preferiu dizer que só o Pai sabia”.

    Num livro evangelico que tem um título mais ou menos assim “Como refutar as TJ”, o autor ao explicar este texto sai com essa:

    “Jesus disse que não sabia e isso era verdade, mas se dissesse que sabia também estaria falando a verdade” [!] [ Sem dúvida nada confuso o “evangelho” que este homem quer pregar!!! ]

    Mandei uma vez esta questão referente a MT24:36 e AP1:1 sobre COMO EXPLICAR ESTE TEXTOS de acordo com os ditames da Doutrina da Trindade e da Onisciência do Filho e do ES. E a resposta foi assim:

    “Meu filho, existem coisas que só saberemos quando formos ao céu e perguntarmos diretamente ao Senhor Jesus. O importante é que Jesus tá voltando, irmão, E você? Está preparado?!”

    Perguntei sobre os mesmos ao pastor da comunidade/blog chamada “Descontradizendo Contradições” e a resposta foi mais ou menos assim:

    “Não sabemos como funciona a relação das mentes entre as 3 Pessoas da Divindade e como é a revelação de uma para as outras. Mas a mente de cada Pessoa não é estática, com a Trindade funcionando sempre em autorevelação de uma mente para outras”

    OBS: Percebam, leitores, que nenhum dos doutos pastores foram capazes de dar uma resposta condizente que explique MT24:36 e AP1:1 conforme a Teologia Trinitária. Mas como nosso evangelho é mais simples, ficamos sem dificuldade em entender tais textos como expressões da Onisciência única, exclusiva de Deus Pai.

    “na sua bíblia diz que o evangelho é um evangelho de sinais”
    Diz isso ó, leia aí: (2 Tessalonicenses 2:9-12) e (Mateus 24:24) também (Mateus 7:22).

    “Mc 16.18”
    Se você abrir as suas obras de referências de teologia e afins. Ou mesmo as notas das Bíblias de Estudo, Eruditos evangelicos lhe dirão que essa passagem é espúria, duvidosa que não existe nos manuscritos mais antigos, sendo provavelmente um acrescimo posterior. Você não sabia disso não? Pois estude mais. Pode pesquisar, nos proprios livros protestantes.

    Curtir

  17. Eu sou homem, e o nick “Saga” é nome de um personagem masculino.
    Agora é muito engraçado o argumento dele. “Se é mulher, fiquem caladas e concordem comigo” kkkk. Tá muito desesperado e sem argumentos.

    Curtir

  18. (migué)o que que isso????isso é gíria,sabe quando a gente se converte esse tipo de coisa fica para trás,2 Co 5.17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.,os costumes do mundo deve ser deixado de lado,amigo isso vc chama de santidade???Zaqueu se converteu vc já ouviu falar dele ou não,quanto ao nome “Saga”vc vai me perdoar mas parece mais feminino do que masculino,se vc acha que a palavra de Deus é engraçada,então nós podemos ver com mais clareza ainda quem não leva a sério as coisa de Deus,amigo eu desesperado???acontece que eu não tenho de debater nada comtigo aliás juntando vc e o Reginaldo,não dá nem meio Rubens,e o que tinha de ser debatido já foi debatido,quem vê vc falando pensa que vc ganhou o debate,qualquer um que não seja “TJ” consegue ver com clareza,o que é alma,vc até tenta parecer um filósofo,tenta parecer inteligente,mas as suas informações são confusas,equivocadas,vc tenta entrar em um terreno que vc desconhece que é a palavra de Deus,quanto a mim eu estar desesperado,faça-me rir viu,quem está atacando a igreja?? sou eu,??a todo momento vc tentam tirar o foco do debate a saber a “alma” a sou eu que estou desesperado???entenda uma coisa e pare de distorcer aquilo que falo,eu comentei que quando vcs dizem que a parabola de Lázaro não deve ser entendida literalmente,como ficam as outras parábolas??,também não deve ser consideradas literalmente???amigo preste atenção!!naquilo que vc diz!!veja que mistureba que vc fez!“ Não sabemos como funciona a relação das mentes entre as 3 Pessoas da Divindade e como é a revelação de uma para as outras. Mas a mente de cada Pessoa não é estática, com a Trindade funcionando sempre em autorevelação de uma mente para outras”amigo vc diz mais ou menos,nem vc tem certeza daquilo que vc diz,quanto a esse pastor não o conheço,e a explicação dele,se é que é essa,porque a sua palavra é mais ou menos isso, ou seja duvidosa,é uma explicação errado,nós cremes em uma trindade diferente desta apresentada por esse pastor,se é que esse homem é pastor por que todos que lerem este comentário pode ver que vc fala coisas duvidosas,tavez não seja bem do jeito que vc fala,mais ou menos isso,seria mais ou menos pastor,ta certo a minha colocação????nós cremos em um único Deus eternamente subsistente,em tres pessoas,o PAI,O FILHO E O ESPÍRITO SANTO, i]“evangelho é simples”[/i]
    O “Evangelho” das suas igrejas não são simples, são confuso conversa amigo,que esta tentando dar explicações confusas,tentando dar explicações Aristotélicas,confusas,embaraçadas,que não chegam em lugar nenhum???não sou eu amigo,o evangelho é simples,amar Deus sobre todas as coisas,e o próximo como a ti mesmo,amigo procure aplicar esse principio na sua vida e vc verá,que diferença vai fazer,na sua vida quanto a vc me chamar de “Jura”é dessa maneira que meus amigos me chamam,o que não é bem o caso aqui,mas tudo bem,mas eu quero ti parabenizar pela tua educação,como vc é educado não,há o evangelho não foi escrito por eruditos,muito pelo contrário, 1 Co 1.27 Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;
    28 E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;
    29 Para que nenhuma carne se glorie perante ele.
    entendeu Platão,estuda mais um pouco depois a gente pode debater,quem sabe no meu blog,responde para mim,vc é filho de Deus???

    Curtir

  19. Eita nois.
    Falou falou e não disse nada.

    Agora o carinha veio com essa “Você usa gíria?? Então não é de Jesus!”. Mister Jura cada vez apelando mais. Percebam que desde meu primeiro comentário aqui, este senhor a cada “reply” falava e continua falando de frivolidades e fazendo ataques infantis.

    Com relação ao meu comentário primordial, o camarada fez exatamente conforme predito e atacou a credibilidade do livro de Eclesiastes o invalidando doutrinalmente. Já com respeito aos meus comentários seguintes, este nervoso individuo não tinha qualquer replica ou contra-argumento a cada exposição biblica, nem resposta as perguntas e nem nada do genero. Restando apenas chorar, espernear e tentar fazer ataques pessoais, como “senhora saga, fique calada” ou “vc usa gírias!? é um falso convertido!”, triste, ele ficou descontrolado por ficar sem respostas.

    Lembrando que não tinha qualquer objetivo de debater com o mesmo, apenas comentei como leitor, no meu direito de livre expressão como observador do debate. Como meus posts incomodavam ao Jurinha ele passou a vir tentar vandalizar a área de comentários com seus replys mal-educados. Embora eu tenha tenha feito tréplicas aos replys de Jurandi, perceba que ele não respondeu aos argumentos bíblicos postados nestas replicas, preferindo se portar como uma criança birrenta.

    Querido Jurandir. esqueça seu rancor e preconceito com os de crença e opiniões distintas das suas e para de praticar bullyng em seus comentários a minha pessoa, fico grato se ao invés de vir com novos mimimis fora do assunto a cada postagem -o assunto era “ALMA”- respondesse as refutações que fiz das tuas tentativas de argumentos. Digo isso porque, refuto o que tu disse sobre a passagem bíblica das “Almas Do Altar de Apocalipse e vc em vez de responder sobre ISSO começa a falar sobre “Mulheres em Silencio e “Convertidos não usam girias” ou “Minha igreja faz curas!!!”. (No seu primeiro reply, meramente implicou com meus erros de digitação…)

    Se era pra dizer bobagem, era melhor ficar quieto.

    Rubens disse que você vandalizou o debate com ele. Pois bem, está também vandalizando os comentários do artigo ao ficar tentando atacar a péssoa da “Senhora [sic] Saga”.

    Seus pitis demonstram é que falta-lhe capacidade argumentativa para debater a questão dentro da Bíblia. Por isso a incompetência em responder argumentos e explicar os textos da Bíblia utilizados pelo seu concorrente te fazem apelar para tentar atacar a pessoa do mesmo. AD HOMINEM.

    ——————————————————————

    “pastor não o conheço”
    Você insinua que inventei, pois bem, identifiquemos…..

    “Pipe Desertor” é um pastor que faz um trabalho importante na internet. Aqui seu site e seu blog “Descontradizendo Contradições”: http://descontradizendocontradicoes.blogspot.com/ e .http://www.dc.golgota.org/contradicoes.html . Ele tem uma comunidade de mesmo nome onde combate ateus, ele tem foco especial em descontradizer as listas de ataques que a BDC [Biblia dos Céticos] faz a escritura. Sim, ele tem uma banda também.

    O texto de MT24:36+AP1:1 foi um mistério para ele, para “Pastor Online” o qual enviei meu email e também o é para o pastor que escreveu um grande livro Anti-TJ – Aldo Menezes. É mistério para o CACP seja lá quem for, não tem jeito…se for trinitariano se enrola nas explicações..como disse o Rubems pode chamar o maior teologo evangelico do país….
    ———————————————————————

    Curtir

  20. Jurandir,ninguém aqui quer ser melhor do que o Rubens,aliás,quem fez questão de dizer que é “professor” na igreja foi vc.E também não estamos debatendo contigo, isso já foi feito.Apenas estamos comentando e vc responde se quiser mas é estranho vc nos convidar para fazer isso no seu blog.Veja como você é contraditório,pediu respostas apenas na bíblia para o Rubens e ele transcreveu e citou muitos textos e daí vc disse que foram respostas quilométricas . Vc diz que respeita a bíblia e a leva a sério mas nós não,mas no debate vc desacreditou os livros de hebreus e eclesiastes.Vcdiz que é preparado,mas falou coisas absurdas como por exemplo:”a morte não é um sono”(Jesus e outros dizem que é semelhante),”salomão tinha se desviado quando disse que os mortos estão inconscientes”(mentira sua,salomão só se desviou depois).E nem teve a humildade de dizer:EU ME ENGANEI! e existem muitas outras contradições no que vc fala,principalmente sobre a “alma”.Outra coisa,nós não “falamos gírias”,nossa linguagem usual não é assim e vc sabe muito bem.Você quis ser alguém mais “espiritual”, no entanto deveria tentar acabar com as músicas evangélicas que usam ritmos mundanos como “samba”,”rock”,”pop”,e outros.Criticou o SAGA dizendo que é nome feminino e em seguida disse que seus amigos te chamam de “JURA”.Quanto à sua pergunta perniciosa se ele é “filho de Deus” (sabemos onde vc quer chegar e em que sentinela quer se apoiar,sem ter entendido nada) vc deveria perguntar a si mesmo como se diferencia os “filhos de Deus”,dos “filhos do diabo”,lendo 1 joão 3:10-12 que diz: -“NISTO SÃO MINIFESTOS OS FILHOS DE DEUS E OS FILHOS DO DIABO;QUALQUER QUE NÃO PRATICA A JUSTIÇA,E NÃO AMA A SEU IRMÃO,NÃO É DE DEUS.PORQUE ESTA É A MENSAGEM QUE OUVISTES DESDE O PRINCÍPIO:QUE NOS AMEMOS UNS AOS OUTROS.NÃO COMO CAIM,QUE ERA DO MALIGNO E MATOU A SEU IRMÃO.E PORQUE CAUSA O MATOU? PORQUE AS SUAS OBRAS ERAM MÁS..”.
    Ao responder por si mesmo sua pergunta queira,por favor,ler aqui no site do Rubens o post sobre o envolvimento dos religiosos na guerra e o que eles mesmos disseram sobre “matarem-se uns aos outros”,irmão contra irmão.

    r

    Curtir

  21. Rubens,mostrei o debate para uma pessoa amiga que não é tj (era da internacional da graça), passou um bom tempo lendo com atenção,daí perguntei o que achou. A resposta dele foi que vc foi claríssimo e que o Jurandir nada disse, ficou pasmo de um religioso desacreditar livros bíblicos e distorcer textos.Ficamos um bom tempo conversando e ele mostrou interesse.Não serviu para o Jurandir,mas ele ajudou muito e nem sabe.

    Curtir

  22. Até agora estava apenas acompanhando tanto o debate quanto a dicussão nos comentários, mas não pude deixar de demonstrar minha INDIGNAÇÃO com esse “jurandir”.
    Ao ficar sem argumentos e ser claramente pressionado tentou jogar baixo e em vez de responder dignamente tentou descreditar o “Saga” simplesmente por ser mulher [coisa que nem é, mas e se fosse?].
    Em um debate se ataca as idéias e os argumentos e não as pessoas. Foi uma demonstração de fraqueza apelar para I Timóteio 2:12 para tentar desqualificar o oponente apenas pelo sexo.
    Lastimável.

    Curtir

  23. Prezado rubens,elogio sua disposição de defender a verdade com tanto zelo,não consigo entender como teólogos protestantes e catolicos ainda tem coragem de defender uma doutrina como a imortalidade da alma.a bíblia é tão clara nesse assunto que chega a ser assustador a falta de humildade de alguns em reconhecer isso.Sou testemunha de jeová,mas o meu interesse pela bíblia começou no movimento assembleiano e digo com toda honestidade:A cegueira espiritual é grande até para enxergar coisas simples,agradeço a Jeová por ter me libertado disso,mas é difícil abrir os olhos, coração e mente dessas pessoas,se os mais simples de lá são “cabeça dura” imagine os mais instruidos.

    Curtir

  24. seu jurandir um pouco de humildade faz bem! quem acreditava na imortalidade da alma eram povos pagãos que não adoravam o Deus da bíblia,os judeus por outro lado não tinha essa essa concepção da alma ou seja que fosse algo que sobrevivesse a morte,a não ser quando o judaismo sofreu influencia “PAGÔ. leia o livro do escritor Brasileiro “Assis Brasil” com o tema: ” Jeová dentro do judaimo e do cristianismo que lá ele reconhece a origem pagã dessa crença e ele não é testemunha de Jeová.Já estive no meio evangelico e sei que a humildade para aceitar as coisas como de fato são não é uma caracteristica comum entre eles.Faça como eu saia dessa e aceite a verdade vc só tem a ganhar.

    Curtir

  25. Reginaldo se vc prestar atenção no debate vc verá que,eu em nenhum momento eu disse que não cremos na carta aos hebreus,(eu disse que a carta aos hebreus não tem autor conhecido,qualquer informação fora isso é invencionice) é diferente,vê como vc também distorce,se existisse o dom da confusão vc o teria, ,A EPÍSTOLA AOS HEBREUS NÃO TEM AUTOR CONHECIDO,NOS ORIGINAIS O ESTILO DA ESCRITA AOS HEBREUS NÃO COMBINA COM NENHUMA CARTA DE PAULO,OS MAIS COTADOS SÃO LUCAS,PRISCILA,SILAS E APOLO FALA SÉRIO MEU AMIGO!!!.(o que é alma parte 3)leia com atenção e transmita com verdade!!!,quanto ao seu amigo,a opinião dele não é importante,o que importa e que eu transmiti tudo segundo a bíblia,isso é importante agora eu Perguntei para “o” Saga se ele era filho de Deus,vc entrou no meio,não respondeu a pergunta,foi evasivo como sempre, e devolveu a pergunta para mim,eu sei muito bem a minha identidade em Cristo,então eu refaço a pergunta para vc agora,você Reginaldo é filho de Deus,sim ou não????quanto ao meu nome ‘Jura’eu disse a verdade que é o jeito que todos os meus amigos me chamam,embora o Saga não seja meu inimigo,ele também não é meu amigo,ou seja eu não o conheço??quanto a Ec,presta bem atenção:todos sabem que Salomão foi um dos maiores reis da história,que recebeu a sabedoria de Deus,mas sabemos que o mesmo Salomão,se desviou da vontade de Deus,permitindo a idolatria em Israel,o livro de eclesiastes,foi escrito no fim da vida de Salomão,ele já era velho,e a bíblia não diz que Salomão se arrependeu dos seus erros,vc diz que ele se desviou depois,não é verdade a não ser que ele tenha escrito ecesiastes no “seol”!!??portanto eu não erro quando falo de eclesiastes e migué meu amigo é giria sim,já pensou Cristo falando na gíria???nem ouso imaginar,pois é!! certo tá vc errado tá a bíblia,a propósito eu falei em debater no meu blog com o sr,Saga, e não contigo não confunda meu querido e em nenhum momento eu fiz piada com o nome dele,há deixa que nós cuidamos daquilo que ouvimos,visto que voce generaliza,para vc todos os evangélicos são iguais,o querido desperta!!!para vc a noite todos os gatos são pardos,ou seja vc está equivocado, adoração na nossa igreja é para Deus,aliás vc deveria experimentar adorar a Deus, há e sim “a morte não é um sono”Rm1.21 Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
    22 Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.um abraço.Jura.

    Curtir

  26. Navegando pela internet encontrei este debate,o assunto chamou minha atenção já que sempre tive dúvidas sobre o que era alma.Minha família é toda católica e desde pequena frequentava a igreja e fiz a escolinha p fazer a chamada”primeira comunhão”.Cresci e nada aprendi de Deus…mas sempre observei a natureza e percebia q só poderia ter alguém muito inteligente por trás desta criação tão bela que é a Terra e a Vida.Eu queria saber mais…eu li a bíblia umas duas vezes mas pouco entendia,mas respeitava.Eu sempre acreditei em Deus…eu buscava Deus…resolvi tentar achá-lo em outras religiões. Passei a frequentar uma igreja evangélica,mas fiquei muito confusa…não conseguia ver lógica em certas coisas que os pastores falavam.Eu tentava tirar dúvidas e eles não me respondiam..apenas falavam que era assim, que eu tinha que ter fé.Procurei outra igreja evangélica…nesta eu passei aprender um pouco mais sobre Deus, mas também não fiquei satisfeita…faltava algo e, mais uma vez eu ficava sem respostas mas mesmo assim eu frequentava.Absorvia o que eu via lógica e descartava o que eu achava que não era bíblico.Passei a prestar atenção na bíblia, a meditar…acabei me afastando dessa igreja também.Só creio que entendo mais e não participo do que desagrada a Deus.Neste debate minha mente se abriu…pesquisei os textos citados por ambos.E entendi tão claramente o que o Rubens explicou. Aliás, o Rubens explicou e o Jurandir me confundiu.Deixo claro que respeito os dois. Só estou escrevendo p agradecer aos dois, este debate me ajudou bastante! Percebi que me identifiquei com o estudo do Rubens, era isso que eu procurava! Finalmente encontrei quem explica mostrando vários textos bíblicos…um texto reforça o entendimento de outro texto, escrito por pessoas de classe sociais diferentes como foram os apóstolos.Eu não costumo acreditar por acreditar, tenho que ver lógica e aí sim, entrego a minha fé plenamente.Me convenceu já que presto atenção em detalhes…e vou prestar mais atenção nas Testemunhas de Jeová…gostei do jeito manso e prático de ensinar…acho que encontrei o que tanto procurava!!! Abraço aos dois.

    Curtido por 1 pessoa

  27. Existem “centenas” de perguntas feitas ao “professor” que não foram respondidas, simplesmente foram SUMARIAMENTE IGNORADAS, logo, a pergunta dele não receberá consideração. É muito comodo ficar no seu cantinho só formuando questões, exigindo respostas quando contraditoriamente se foge de qualquer questão que lhe for proposta.

    > Eclesiastes é um livro canonico e escrito sob inspiração de um servo de Deus assim como o são todas as Escrituras Sagradas Deus não faria uso de um apostata para escrever Sua Palavra. O autor de Eclesiastes escreveu da parte do Espírito de Deus. Os infiéis e desviados não recebem o Santo Espírito, pois este não faz morada no impio. <

    Curtir

  28. E ainda me chama de evasivo.O último versículo de eclesiastes diz:”teme o verdadeiro Deus e guarda seus mandamentos..”,não importa se salomão era velho é evidente que o livro inteiro foi completado antes dele cair na apostasia e vc usou o argumento de “falas” de Nabucodonosor,Jezabel ,para evasivamente dar sua própria opinião.”toda a escritura é inspirada po Deus”,é por isso que ela não se contradiz e foi por isso que o Rubens citou dezenas de textos semelhantes ao que vc contestou em eclesiastes.Quanto a hebreus, A evidência interna do livro é toda em apoio da autoria de Paulo. O escritor estava na Itália e era companheiro de Timóteo. Estes fatos ajustam-se a Paulo. (Heb. 13:23, 24) Outrossim, a doutrina é típica de Paulo, embora os argumentos sejam apresentados do ponto de vista judaico, destinando-se a atrair a congregação estritamente hebraica, à qual a carta foi dirigida. Sobre este ponto, o Commentary (Comentário) de Clarke, Volume 6, página 681, diz a respeito de Hebreus: “Que foi escrita para os judeus naturais, a estrutura inteira da epístola o prova. Se tivesse sido escrita para os gentios, nem sequer um dentre dez mil deles poderia compreender a argumentação, por não estarem familiarizados com o sistema judaico; o conhecimento do qual o escritor desta epístola em toda a parte supõe.” Isto ajuda a explicar a diferença de estilo, em comparação com as outras cartas de Paulo.
     O descobrimento do Papiro Chester Beatty N.° 2 (P46), por volta de 1930, forneceu evidência adicional da autoria de Paulo. Comentando sobre este códice em papiro, escrito apenas um século e meio depois da morte de Paulo, o eminente crítico de textos britânico, Sir Frederic Kenyon, disse: “Nota-se que Hebreus foi colocado logo depois de Romanos (uma colocação quase sem precedente), o que mostra que na data primitiva, quando este manuscrito foi escrito, não havia dúvida quanto à sua autoria paulina.” Sobre esta mesma questão, a Cyclopedia de McClintock e Strong diz explicitamente: “Não há evidência substancial, externa ou interna, em favor de qualquer pretendente à autoria desta epístola exceto Paulo.” Foram dezenas de textos citados pelo Rubens que vc simplesmente deu um “migué”,não se engane achando que passou despercebido

    Curtir

  29. escuta vc não tem uma saída mais inteligente,vc s falaram tanto agora não consegue nem responder se filho de Deus ou não,pergunto de novo,vc Reginaldo e vc Saga são filhos de Deus ou não é simples,sim ou não,sem evasivas,e sem gíria…agora quanto a hebreus é simples,olha como Paulo começa as suas cartas, Romanos 1
    1 PAULO, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus.

    Coríntios 1.1 PAULO ( chamado apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus ), e o irmão Sóstenes,

    II Coríntios 1.1 PAULO, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, à igreja de Deus, que está em Corinto, com todos os santos que estão em toda a Acaia.
    Gálatas 1.1 PAULO, apóstolo ( não da parte dos homens, nem por homem algum, mas por Jesus Cristo, e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos ),
    Efésios 1.1 PAULO, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus:
    Filipenses 1
    1 PAULO e Timóteo, servos de Jesus Cristo, a todos os santos em Cristo Jesus, que estão em Filipos, com os bispos e diáconos:
    vc consegue ver que em todas ele se apresenta,”Paulo apóstolo” em hebreus isso não acontece querido,o estilo escriturístico de Paulo não tem nada a ver com hebreus,eu respeito que vcs queiram provar que estáo certos mas falta evidências,não precisa ser um expert em bíblia para ver isso,por favor menos,gostei da ”centena de perguntas” “a pergunta dele não receberá consideração”seja humilde vc não sabe responder,olha que eu até podia usar a tua gíria agora que caberia,mas não farei isso,a sua fonte de informações históricas as vezes é um absurdo,tenta pesquisar Orígenes e veja,o que ele fala de hebreus,qual que criança de 12 anos consegue perceber a diferença de hebreus e as cartas de Paulo,Saga eu não fujo de qual que proposta acontece, que vc provavelmente não fala grego,decora um monte da palavras gregas,emprega de maneira errada,e que estar certo, p.ex.o que que é Geena???a Reginaldo quanto ao seu amigo,eu concordo que ajudei,vc está sendo evagelizado e loguinho vc vai estar dando um glória a Deus bem alto,há quase que esqueci,então Jezabel,Nabucodonosor,Faraó,Senaqueribe,falaram pela inspiração de Deus???o que que é isso????.abraço,Jura.

    Curtir

  30. ==============================================
    “Jura”
    Diga-nos.

    Existem perguntas lás atrás que o senhor não respondeu?

    [Sim] ou [Não]
    ==============================================
    É uma simples pergunta.

    Curtir

  31. “por favor menos,gostei da ”centena de perguntas” “a pergunta dele não receberá consideração”seja humilde vc não sabe responder,olha que eu até podia usar a tua gíria agora que caberia,mas não farei isso

    Saga eu não fujo de qual que proposta acontece, que vc provavelmente não fala grego,decora um monte da palavras gregas,emprega de maneira errada,e que estar certo, p.ex.o que que é Geena???”

    A primeira parte do QUOTE acima está muito confusa.

    “Eu não fujo de qual que proposta”
    Sei.

    “decora um monte da palavras gregas,emprega de maneira errada,e que estar certo, p.ex.o que que é Geena”
    TU não sabe o que é Geena??? Geena é a uma palavra grega referente ao “Vale de Hinon”.
    Utilizada no NT em: Mt 5:22, 29, 30; 10:28; 18:9; 23:15, 33; Mr 9:43, 45, 47; Lu 12:5; Tg 3:6.

    Curtir

  32. Prezado, gostaria de sugerir que escrevesse um artigo que enfatizasse a inspiração do livro de Eclesiastes, se possível, é claro. Sei que pode ter pouco tempo. Mas seria bom termos mais uma página neste site em defesa da veracidade das declarações do Apostolo inspirado, quando disse: “Toda a escritura é inspirada por Deus” 2 Tim 3:16.

    Curtir

  33. Convem notar, que ECL não diz nada que não seja a visão antiga do Judaísmo Bíblico crido pelos antigos hebreus com respeito a morte e ao mundo dos mortos. E expressões semelhantes estão por toda Tanak, com isso seria mais útil ao “Imortalistas” invalidarem todo AT, Pois tentar dizer que tem um caso apenas contra ECL é outra mguézada, rs. O que se diz sobre Seol em ECL é o mesmo que se diz em GEN, em JÓ, nos SALMOS nos PROFETAs, etc. De fato já debati com muitos que apelaram a isso.

    Curtir

  34. Saga não é que está confuso aquilo que escrevi,acontece que vc com toda essa filosofia que vc tenta transmitir,tentando parecer sábio vc não entendeu uma simples associação, mas eu vou explicar de maneira bem simples agora, por favor menos,a expressão por favor menos significa para vc não exagerar tanto,gostei da ”centena de perguntas”,e a expressão gostei das centenas de perguntas,significa que eu fiquei surpreso do seu exagero,vc não conseguiu entender isso???eu não fujo de qualquer proposta,significa,que eu estou disposto a responder qualquer coisa sobre a bíblia,desde que a pessoa saiba realmente aquilo que esta falando,e decora um monte de palavras gregas,significa:que a maioria dos ‘TJS’e isso inclui vc,decora um monte de palavras gregas e na verdade na maioria dos casos não sabe o significado real de tal palavra,entendeu Platão:da para ver que vc debate bem heim!!Geena vc deu o significado em partes do Geena ou seja,vc só falou uma parte,a palavra Geena é uma transliteração da palavra hebraica Gehinnom,que no judaismo significava a morada dos iníquos mortos na tormenta,eu sei o que é Geena como vc pode ver e sabia que vc ia dar só meia informação,talvez vc tenha aprendido só a parte que vc falou,a palavra Geena não existia na língua grega ela foi criada,no original vc pode ver o significado que não é só aquilo que vcs dizem,como disse dá para ver que vc debate bem,ou melhor vc não debate vc bate com as palavras,há “vc não respondeu heim! então deduzo que vc é orfão ??sim ou não??”agora se ficou alguma pergunta que não respondi,é porque não tem necessidade de responder 10 vezes a mesma pergunta,a não ser que a pessoa não entenda uma simples associação,provavelmente ela foi respondida de outra maneira,abraço,Jura.

    Curtir

  35. ”ECLESIASTES”

    terça-feira, 6 de março de 2012
    17:09

    Em vista das circustâncias se faz necessário uma palavra esclarecedora sobre o livro de eclesiastes,em nenhum momento,nós evangélicos pelo menos a igreja que congrego e as outras que tenho conhecimento não cremos na inspiração divina no livro de eclesiastes,e em nenhum outro livro bíblico,as escrituras são todas inspiradas pelo Espírito Santo como diz Paulo
    II Timóteo 3:16
    Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; sem dúvida nenhuma vcs interpretaram mal aquilo que eu disse,e não analisaram a luz da bíblia, aquilo que escrevi sobre o livro,e sem entender atacam,mas é só pensar um pouco; acontece que uma pessoa mesmo inspirada pelo Espírito Santo pode escrever alguma coisa errada,não estou dizendo que Salomão estava errado, disse que ele já não era o mesmo Salomão e existe fatos nesse livro que vcs não consideram,que eu vou esclarecer agora, a prova de que uma pessoa pode errar mesmo estando sobre a inspiração e Estevão que no seu discurso,cometeu um erro trocando os lugares do sepultamento de Jacó em At.7.15-16 ele afirma que Jacó foi enterrado em Siquém,mas essa afirmação de Estevão contradiz Gn 50.13 que diz que Jacó foi sepultado na cova dos Campo de Macpela,o que aconteceu com Estevão??ele estava sob.a inspiração do Espírito!!a explicação mais lógica é que Estevão recebeu todas as irformações verdadeiras do Espírito Santo,porém ele era mortal,ele estava sobre grande pressão,rodeado por pessoas que o odiavam,ele sabia que ia morrer,e cometeu um erro e Lucas que escrevia pela inspiração do Espírito Santo registrou da maneira que ele falou,sabemos que Estevão estava cheio do Espírito Santo de sabedoria e fazia prodígios e grandes sinais entre o povo,mas sabemos que estar cheios do Espírito Santo não nos torna uma máquina incapaz de cometer erros…
    ECLESIASTES:Alguns estudiosos acreditam que o livro foi escrito no perÍodo persa(que terminou em 333 a.C) ou mesmo no período grego que o sucedeu,devido a ocorrências de várias palavras que parecem ser aramaicas ou persas
    (Dicionário bíblico Wycliff)diz o seguinte a respeito de Ec.o pensamento destes doze capítulos da voltas,sobe e desce,As vezes otimista.Embora Deus seja mencionado vinte vezes,vinte e sete fatos preocupam o autor trazendo quatro problemas principais:a vida é injusta (EC 2.12-26) o mundo é inpenetrável(Ec 8.17)o futuro é incerto(Ec 11,2-6)a morte é obscura(Ec 9.4-6,10)contudo parece haver uma progressão nos caps.1-12 e uma ênfase sobre a vaidade(heb.hebel,”respirar””névoa”,qualquer coisa transitória,vazia),e uma ênfase sobre a sabedoria e ser sábio (Dicionário bíblico Wycliff pg 590).nós vemos que embora Salomão fosse um homem de Deus digamos assim o livro de Eclesiastes mostra que na época em que foi escrito foi uma época pobre comparada com os dias anteriores Ec 7.10 Nunca digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Porque não provém da sabedoria esta pergunta. Porque o governo era corrupto próximo ao fim do seu reinado,e os súditos do rei se consideravam oprimidos Ec 3.16 Vi mais debaixo do sol que no lugar do juízo havia impiedade, e no lugar da justiça havia iniqüidade.é por isso que digo que Salomão não era o mesmo,de 2 Cr.7. p.Ex.) e o Pregador ou Qoeleth não é mencionado N.T,portanto digo uma vez mais: acreditamos na inspiração divina no livro de Ec.entendo também que o mesmo deve ser interpretado com cautela,sob a inspiração do Espírito Santo para que não se use a palavra de Deus como base para se pecar,Ec 2.3 Busquei no meu coração como estimular com vinho a minha carne ( regendo porém o meu coração com sabedoria ), e entregar-me à loucura, até ver o que seria melhor que os filhos dos homens fizessem debaixo do céu durante o número dos dias de sua vida.(E venham a se entregar a loucura usando a bíblia como base).eu não disse que não cria em Ec. Da mesma maneira que não disse que não cria em Hb.espero que essas palavras colocadas de maneira de fácil entendimento,possa ter esclarecido a todos.nota o Dicionário bíblico Wycliff é formado com a participação de muitas pessoas qualificadas,uma equipe de 214 pessoas,professores,reitores,e muitos outros profissionais,de universidades reconhecida mundialmente .abraço Jura.

    Curtir

  36. A declaração de Estêvão talvez fosse elíptica. Preenchendo-se a elipse, a declaração de Estêvão poderia rezar: ‘Jacó desceu ao Egito. E ele faleceu; e assim também os nossos antepassados, e foram transferidos para Siquém e colocados no túmulo que Abraão havia comprado por certo preço, com dinheiro de prata, [e no comprado] dos filhos de Hamor, em Siquém.’ (At 7:15, 16) Existe também a possibilidade de que, visto Jacó ser neto de Abraão, a compra fosse atribuída a Abraão por ser cabeça patriarcal. Isto significaria o uso do nome do antepassado como aplicado e usado para os descendentes, do mesmo modo que os nomes Israel (Jacó) e outros foram mais tarde usados. — Veja Os 11:1, 3, 12; Mt 2:15-18. Uma fonte adicional sobre este assunto meio complexo aparece aqui: http://www.dc.golgota.org/contradicoes/genesis/genesis62.html

    Curtir

  37. “as escrituras são todas inspiradas pelo Espírito… mesmo inspirada pelo Espírito Santo pode escrever alguma coisa errada,não estou dizendo que Salomão estava errado, disse que ele já não era o mesmo Salomão…uma pessoa pode errar mesmo estando sobre a inspiração…Estevão recebeu todas as irformações verdadeiras do Espírito Santo,porém ele…cometeu um erro…
    ECLESIASTES:Alguns estudiosos acreditam que o livro foi escrito no perÍodo persa(que terminou em 333 a.C) ou mesmo no período grego que o sucedeu“ `

    Amigos, irmãos. Se o livro de Eclesiastes for escrito em tais datas, então não poderia ter sido escrito pela mão de Salomão que viveu por volta do ano 1000 A.C. Este tipo de teoria o tornaria um pseudoepícrafo (um autor anônimo que finge ser outro) como o de Sabedoria e outros livros da biblioteca apocrifa judaica. Seria como as ideias dos críticos sobre o livro de Daniel ou do “Deutero-Isaías” que teorizam outras pessoas assumindo a identidade de profetas.

    Curtir

  38. <<<>>>>>
    +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
    –Resumo da troca prévia de comentários, inclusive, da que não foi postada–

    \/

    “,gostei da ”centena de perguntas”,e a expressão gostei das centenas de perguntas,significa que eu fiquei surpreso do seu _exagero_,vc não conseguiu entender isso?”

    Se chama HIPÉRBOLE.
    ————————————————————————————————–
    “Geena é uma transliteração da palavra hebraica Gehinnom,que no judaismo significava a morada dos iníquos mortos na tormenta,eu sei o que é Geena como vc pode ver”

    Geh-Hinom aparece várias vezes na Bíblia Hebraica e se refere a um lugar literal, o Vale de Hinom. Jesus usando a palavra “Geena” fez a mesma referência dando significado religioso ao termo, mas NÂO estava se guiando pelas ideias judias sobre a Geena. (As doutrinas pós-bíblicas do Judaísmo NAO SÂO INSPIRADAS e se pautam por TRADIÇAO e não pela Escritura). Conforme se ve ao olhar sites sobre Religião Judaica, em geral os judeus aplicam este termo como se aplicando a um tipo de purgatório (um tormento não eterno, com almas de pessoas sendo purificadas de seus pecados com tortura antes de entrar no céu) e com isso se formos levar em conta como verdade os conceitos dos rabinos judeus, estaremos concordando com a existencia de um purgatorio [como no Catolicismo]! Inclusive se chega a falar em limitar a permanencia da pessoa no Geh-Hinon como de 1 ano. Também existe exista a ideia do Ge-hinon ser como uma segunda morte, onde o impio é extinto eternamente. (Ou seja, nem ao menos os conceitos dos judeus são uniformes).

    ———— Perceba, queruvim, mais matéria para artigos de estudos ————
    Não é de nossa metodologia explicar termos bíblicos partindo de tradições doutrinais não-bíblicas provinda de pagãos ou de lideres religiosos judeus rivais de Jesus -este Jesus sendo inimigo declarado de suas tradições-. A prioridade é toda das escrituras. A exposição que o NT faz de “Geena” é suficiente para se chegar a um veredito. Material extra pode ser citado por ex., como curiosidade, não como normativo. Opiniões não inspiradas tendem a ser incoerentes contraditórias e/ou resultar em confusão. ———————————————————————————————————————–

    “sabia que vc ia dar só meia informação,talvez vc tenha aprendido só a parte que vc falou”
    A resposta dada foi BÌBLICA e foi suficiente.

    Pergunta do Jurandir: : O que é Geena?
    R= Literalmente, é o Vale de Hinom

    É bíblico e é correto .É objetivo. (Citar o que os professores judaicos não-bíblicos ensinavam sobre ela seria contraproducente e desnecessário).

    “a palavra Geena não existia na língua grega ela foi criada,no origina”
    Genial, sério? E daí? O senhor tenta falar como se estivesse dando uma aula a ignorante, enquanto fala o que já estamos carecas de saber. Olha o nome deste site, a própria TNM dedica uma página em apêndice que já explica isso.
    Ou seja, desde de que peguei em mãos uma NM pela primeira vez, eu aprendi isso.

    > Hebr.: גי הנם (geh hin·nóm, “vale de Hinom”); gr.: γέεννα (gé·en·na); lat.: ge·hén·na “Geena” significa “vale de Hinom”, porque é a forma grega do hebraico geh hin·nóm. Em Jos 18:16, onde ocorre “vale de Hinom”, a LXX reza “Geena”. A palavra ocorre 12 vezes nas Escrituras Gregas Cristãs Ataque pessoal fora do assunto que não mereceu resposta. Tentou atacar a pessoa dizendo que não é santa, pois, usou uma gíria! Nisso ignorou todas as perguntas na cara dura, fugindo de forma esperta POXA! Descobri agora que uma de minhas respostas a ti estava neste comentário censurado. Eu identificava quem é o Pastor da Descontradizendo com quem conversei e dava o nome do pastor do livro anti-TJ. Só notei isso agora. <

    Eu fechava falando em tom de desafio que "MT24:36 + AP 1:1 são um mistério insolúvel de ser explicado de forma coerente por qualquer trinitariano
    , seja qualquer um, seja Aldo Menezes e seus livros antiTJ, seja o CACP ou como disse o Rubens, pode chamar até o maior teólogo evangelico do país que não sairá uma resposta não enrolada"

    Então no meu próximo comentário eu disse:
    “Eu faço uma pergunta, você responde? Não, você sumariamente ignora o que não quer responder. Então também não somos obrigados a te responder.“

    Nisso o Jurandir veio com: "Não tinha uma saída mais inteligente?".. Há.
    Então:

    "Saga eu não fujo de qual que proposta acontece, que vc provavelmente não fala grego,decora um monte da palavras gregas,emprega de maneira errada,e que estar certo, p.ex.o que que é Geena??"

    Eu respondi. Quanto a se ele foge ou não. É obvio que fugiu e foi várias e repetidas vezes.

    Então eu perguntei:
    "Existem perguntas lás atrás que o senhor não respondeu? [Sim] ou [Não]"
    Ele se recusou a colaborar novamente.

    E estamos empacados nisso.

    "”agora se ficou alguma pergunta que não respondi,é porque não tem necessidade de responder 10 vezes a mesma pergunta"

    Vejam acima nesse resumo que ele não respondeu nem ao menos UMA VEZ, quanto mais 10x.

    "eu não fujo de qualquer proposta,significa,que eu estou disposto a responder qualquer coisa sobre a bíblia,desde que a pessoa saiba realmente aquilo que esta falando"

    Não foge é? Sei. Aqui foi praticamente um: `Eu respondo, MAS SÒ SE julgar que a pessoa é merecedora de uma reposta minha. Se não respondi alguma coisa é PORQUE a você especificamente eu não quero responder, pois, não gostei das coisas que você falou. Te julguei indigno de resposta por te julgar um ignorante que se faz de esperto.`

    [/Fim do Resumo]

    Curtir

  39. Eu fechava falando em tom de desafio que “MT24:36 + AP 1:1 são um mistério insolúvel de ser explicado de forma coerente por qualquer trinitariano
    , seja qualquer um, seja Aldo Menezes e seus livros antiTJ, seja o CACP ou como disse o Rubens, pode chamar até o maior teólogo evangelico do país voce vive fechando,ou melhor confundindo,eu sei o que que é hipérbole,ou seja emprego do exagero para se enfatizar uma verdade,note a palavra verdade,hipérbole não é… emprego do exagero para se enfatizar uma mentira,que é o seu caso,entendeu!Aristóteles!!!? logo vc não usou uma hipérbole,vc confunde só os leigos. Perceba, queruvim, mais matéria para artigos de estudos ————
    Não é de nossa metodologia explicar termos bíblicos partindo de tradições doutrinais não-bíblicas,doutrina não bíblica de onde vc tirou essa agora,???ta tentando ser profundo???aliás a sua metodologia é confusa qualquer um vê isso, a palavra Geena não existia na língua grega ela foi criada,no origina”
    Genial, sério? E daí? (olha só como tá bravo!!!calma amigo!!!)e daí que se vc quer estudar no grego,pelo menos essa palavra vc tem de entender no original que é o hebraico,para vc não fazer essas atrapalhadas, ou a bíblia inteira foi escrita em grego??? Então no meu próximo comentário eu disse:
    “Eu faço uma pergunta, você responde? Não, você sumariamente ignora o que não quer responder. Então também não somos obrigados a te responder. não vc não é obrigado a responder,mas a verdade é que vc não sabe responder então eu ti faço uma proposta,eu respondo 5 perguntas inclusive as que ficaram para trás se vc me responder se vc é filho de Deus,vc topa sim ou não???pronto se o problema é esse tá resolvido,(mas vc não vai responder vc vai arrumar outra desculpa, pode escolher as perguntas, Não foge é? Sei. Aqui foi praticamente um: `Eu respondo, MAS SÒ SE julgar que a pessoa é merecedora de uma reposta minha. Se não respondi alguma coisa é PORQUE a você especificamente eu não quero responder, pois, não gostei das coisas que você falou. Te julguei indigno de resposta por te julgar um ignorante que se faz de esperto.` olha isso é conversa,vc não quer responder porque vc não sabe nem quem vc é!!topa 5perguntas por uma vc escolhe,fim da minha participação nesse espaço,salvo se o Saga responder para mostrar que o ignorante não é ele,obrigado pela oportunidade. abraço,gostou do desafio???

    Curtir

  40. Prezados, vamos fazer o seguinte. Copiem estes assuntos e coloquem no FÓRUM Tradução do Novo Mundo. O link aparece na imagem de apresentação deste site. Coloquei um tópico lá sobre este assunto. Para postar um novo assunto clique em NEW TREAD e para responder clique em REPLY. http://traducaodonovomundo.proboards.com/

    Curtir

  41. Queruvim, você editou meu post? Eu olho para ele e vejo vários pedaços faltando. No meio dele falta bastante coisa que escrevi, por que não saiu na postagem? Você apagou ou foi alha minha antes de clicar no postar?

    Curtir

  42. Jurandir,visto que você considera o livro de Eclesiastes inspirado por Deus mas que mesmo assim deve ser lido com cautela, ao passo que os cerca de 250 homens que escreveram o dicionário que você cita e que fizeram com que você fizesse essas declarações torpes devem ser acreditados(você não disse que era necessário ter cautela com eles).Eu até entendo o Saga quando disse que você não merece resposta…agora eu resolvi responder sua pergunta.Vamos fazer um acordo? Se você citar alguma publicação nossa,terá que tê-la em mãos para ser feita uma consideração do contexto dela.Caso isso não aconteça, ou você recorra a fontes de apóstatas TJs cujo os argumentos imbecis já conhecemos, então você nos dá a liberdade de postar aqui que você é um antagonista preconceituoso, e chegamos a conclusão que você é um despreparado, concorda? Veja…caso você não cumpra o acordo como fez com o Rubens, não vá dizer que somos desamorosos.É você quem decide.

    Curtir

  43. ou você recorra a fontes de apóstatas TJs cujo os argumentos imbecis já conhecemos, o Reginaldo vc está dizendo que vcs são inbecis é isso??? de que lado vc está mesmo??? vc escreveu isso!!está escrito ai em cima!! Eu até entendo o Saga quando disse que você não merece resposta…a(se eu não mereço resposta porque vc está respondendo mesmo,mais um confuso!!!???)é lógico que vc entende o Saga vc é confuso como ele!!!aliás vc é filho de Deus sim ou não????não vale vc não responder essa e responder outra heim!! Se você citar alguma publicação nossa,terá que tê-la em mãos para ser feita uma consideração do contexto dela.qual publicação sua que eu citei mesmo?? então, você nos dá a liberdade de postar aqui que você é um antagonista preconceituoso, (isso de maneira nenhuma que alguns de vcs mente como podemos ver nesta página inventando coisas eu ja tive a oportunidade de ver,mas mentir com o meu consentimento,de maneira nenhuma!!desperta!!!se santifica,se concerta,vai orar,clama a Deus para ele ti libertar!!! chegamos a conclusão que você é um despreparado, concorda? sabe porque que eu não concordo porque até agora vc não falou nada de útil,só fez barulho,eu despreparado,como eu disse desperta tú que dormes -Querido irmão:tenho orgulho-(Reginaldo no inicio do comentário logo acima no dia 1)I Timóteo 3:6
    Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo.
    se vc não sabe o orgulho é a condenação do diabo,eu despreparado ???vc concorda que o despreparado é vc??sem contar que vc não falou quase nada de bíblia,eu despreparado???saia da condenação do diabo querido!!! não vá dizer que somos desamorosos. não é eu que digo é vcs que demonstram, é só olhar para essas palavras que vcs escreveram aí,um Jesus como esse eu não queria conhecer Ec 2.3 Busquei no meu coração como estimular com vinho a minha carne ( regendo porém o meu coração com sabedoria ), e entregar-me à loucura, até ver o que seria melhor que os filhos dos homens fizessem debaixo do céu durante o número dos dias de sua vida.eu sustento o que disse sobre Ec,ou vc se entrega a loucura como diz esse versículo aí em cima???provavelmente sim!!tú é confuso heim!!abraço Jura,(fique em paz que a raiva faz muito mal.)Há e o acordo mais confuso ainda,vc precisa ler filosofia tenta…TÓPICOS DOS ARGUMENTOS SOFÍSTICOS,DE ARISTÓTELES,que melhora.

    Curtir

  44. como ex defensor da doutrina protestante confesso que fiquei decepcionado com a forma que o senhor Jurandir defendeu seus conceitos conheci e conheço no meio evangelico pessoas mais bem preparadas do que ele.Vou citar novamente um livro de alquém que não é TJ mas que fez uma exaustiva pesquisa sobre alguns assuntos de cunho religioso.Note o que ele diz:” Sem duvida que, hoje continua uma forte tendencia para a reunião das regilioes e muitos falam em ecumenismo,que seria,mais especificamente a reuniao de todas as igrejas crista numa igreja universal.Embora divergencias serias nao leve a esse ideal … porque ha divergencias doutrinarias,influencias de tradiçoes pagãs,filosofias gregas,mitos babilonicos -no caso,a propria igreja catolica com sua teologia propria,que adimite o “inferno de fogo”a “imortalidade da alma e a trindade por exemplo,ideias essas SAIDAS DIRETAMENTE da mitologia grega via o neoplatonismo de santo agostinho”.( jeová dentro do judaismo e do cristianismo pag 22 paragrafo 4,5 de Assis Brasil.)E muitos outros ja reconhece isso!sobre a cartas de Hebreus postarei um comentario sobre porque acredito que ha base para acreditar que é uma carta paulina.

    Curtir

  45. caro Givanilson,como vc disse, vc foi um defensor protestante agora não ´e mais,a sua visão já não é a mesma,os meus conceitos são bíblicos eu apresentei a bíblia embora a sua bíblia é diferente da minha,agora o que é preparado para vc???eu noto que os seus argumentos giram em volta de ataques não que isso me incomode,mas parece que vcs não tem outra música para tocar,vc cita um autor que fez uma pesquisa exaustiva sobre religião,vc o cita como alguém que não é TJ, mas provavelmente esse autor é incrédulo,(Sem duvida que, hoje continua uma forte tendencia para a reunião das regilioes)olha só o que esse autor diz…ela fala de uma mistura de todas as religiões,o que não é o nosso caso,porque vcs, insistem em generalizar todas as igrejas evangélicas???existe muitas denominações e vcs misturam tudo,esse autor cita (igrejas)que acreditam até em divindades babilônicas,pergunto para vc,que igreja é essa??será que vc pode dizer,???(divindades babilônicas) vamos por partes ANU:soberano do céu,ENLIL:um deus elementar que comanda o furacão arma o diluvio,ENLIL também, chamado BEL que significa senhor,ADAD:também um deus dos elementos é ele que comanda a chuva,EA o senhor do sol,SIN:deus da lua,são deuses babilônicos o que esse senhor comenta é no mínimo absurdo,e isso sem mencionar a mitologia grega,um evangelho mitológico babiônico/grego,é um absurdo,eu posso citar um autor :”MARTINHO LUTERO”;o livro; DO CATIVEIRO BABILÔNICO DA IGREJA,a igreja que ele mostra nesse livro é uma igreja,sem mancha,sem mácula,sem ruga ou coisa semelhante,essa é a igreja,e no meio evangélico vc sempre vai encontrar pessoas mais preparadas do que eu,que aliás não sou melhor do que ninguém,afirmo o que Sócrates afirmava:que a única coisa que sabia,é que nada sabia,e completo que aquilo que sei é o Senhor que me ensina.abraço Jurandir.

    Curtir

  46. Caro Rubens: o pouco que li do debate mostra como os membros da cristandade possuem um ponto de vista preconcebido, que evita harmonizar o conjunto de textos bíblicos, no total de 856 referências à alma, que a indicam como sendo MATERIAL, TANGÍVEL e MORTAL. Inclusive, a palavra grega derivada de psyqué (alma) – a palavra psykhikós (aportuguesada como “psíquico”) é traduzida por “físico”, “pertencente à vida do mundo físico e não espiritual”. (1 Cor. 15:44, 46; Gingrich e Danker) Deus ‘faz PERECER a alma no inferno” (Mat. 10:28, Almeida), indicando que o “inferno” (grego: geena) é um lugar de DESTRUIÇÃO, e não de tormento. Quanto à primeira parte desse texto (“não podem matar a alma”), se entendida literalmente, irá colidir com inúmeros textos que apresentam a alma sendo morta. (Jos. 10:32; 11:11; Jz 16:30, etc.) É óbvio, pois, que se trata de matar a pessoa para sempre, impedindo-a de ter vida futura. Esse sentido é esclarecido em Lucas 21:19: “Pela perseverança da vossa parte adquirireis as vossas almas”, ou seja, a vida futura, a vida eterna. Mas os membros da cristandade não dão atenção a essa maravilhosa harmonia das Escrituras, e desconsideram muitas passagens a fim de se aterem a uma conclusão errônea de passagens consideradas por eles de forma isolada. Isso por certo é muito lamentável.

    Curtir

  47. Aqui é o REginaldo falando, entrei com outro nick devido ao tempo curto…

    Jurandir,SEGUE SUA VIDA.VC PERGUNTOU SE O SAGA “TOPA”? EU LI DIREITO? ISSO TAMBÉM É GÍRIA QUERIDO SANTO! PARA MIM O ASSUNTO COM ESSE SENHOR ACABOU.MEU TEMPO É MUITO PRECIOSO PARA OUVIR TANTA ESTUPIDEZ.250 HOMENS RESPEITADOS E UM BEBÊ QUERENDO DISPUTAR QUEM POSTA MAIS TEXTOS BÍBLICOS ..ATÉ OS FARISEUS DISSERAM:”TEMOS UM SÓ PAI,DEUS”. MEUS QUERIDOS,ESTEVÃO FALOU UMA INVERDADE PORQUE ESTAVA SOB PRESSÃO,MESMO ENVOLVIDO DO ESPÍRITO DE DEUS,DISSE O NOSSO AMIGO SANTO QUE TAMBEM FALOU GÍRIA.ELE NEM CONSIDEROU O QUE O RUBENS DISSE QUE PODE TER SIDO UMA DECLARAÇÃO ELÍPTICA.MAS EXISTE AINDA OUTRA ALTERNATIVA PARA A APARENTE CONTRADIÇÃO DE ESTEVÃO O QUE TAMBÉM ENVOLVE UMA FUSÃO DE INFORMAÇÕES: 1-ABRAÃO COMPROU UM TERRENO EM SIQUEM(GÊNESIS 12:6-8) CONSTRUIU ALI UM ALTAR PARA ADORAR A JEOVÁ.MUDOU-SE PARA OUTRA REGIÃO E,NO DEVIDO TEMPO MORREU.A HISTÓRIA DE JACÓ MOSTRA QUE ELE TAMBÉM FOI PARA SIQUEM,MUITOS ANOS DEPOIS E ALI COMPROU UM CAMPO.TERIA SIDO ESTE MESMO CAMPO QUE PERTENCERA A ABRAÃO? ALI,JACÓ,HERDEIRO DA HERANÇA ESPIRITUAL DE ABRAÃO,TAMBÉM CONSTRUIU UM ALTAR PARA ADORAÇÃO(GÊNESIS 33:18-20). 2-APÓS A MORTE DE SARA,ABRAÃO COMPROU O CAMPO DE MACPELA ONDE A SEPULTOU(GÊNESIS 23:15-19).3-QUANDO ESTAVA PARA MORRER,NO EGITO,JACÓ ORDENOU SEUS FILHOS QUE FOSSE SEPULTADO NÃO EM SIQUEM,MAS COM SEUS PAIS EM MACPELA(GÊNESIS 49:29-32;50:12-13). 4-O “X” DA QUESTÃO VEM AGORA:ALGUNS DA FAMÍLIA DE JACÓ REALMENTE FORAM SEPULTADOS EM SIQUEM DEPOIS-JOSUÉ 24:32.E ESTES TAMBÉM ERAM ANTEPASSADOS DE ESTEVÃO.COM TAIS INFORMAÇOES BÍBLICAS, QUE ERAM DO CONHECIMENTO DE ESTEVÃO ,PODE-SE SOLUCIONAR O QUE ESTEVÃO DISSE EM ATOS 7:15-16 :”JACÓ DESCEU DO EGITO.E ELE FALECEU;E ASSIM TAMBÉM OS NOSSOS ANTEPASSADOS,E(SE REFERINDO AOS ANTEPASSADOS,JOSÉ ETC..)FORAM TRANSFERIDOS PARA SIQUEM E COLOCADOS NO TÚMULO QUE ABRAÃO HAVIA COMPRADO POR CERTO PREÇO(CAMPO QUE ORIGINALMENTE PERTENCEU A ABRAÃO E ADIQUIRIDO MAIS TARDE POR JACÓ DAS MÃOS DE OUTROS;AQUI A ALUSÃO A ABRAÃO SE DEVE AO QUE O RUBENS ESCREVEU).”.5-OU SEJA,ESTEVÃO CONDENSOU(ELIPSE)TODAS AS INFORMAÇÕES QUE TINHA,EM RESUMO DE TUDO.O QUE DÁ PESO A ESSA POSSIBILIDADE É O FATO DE QUE EM ATOS 7:7,ESTEVÃO TAMBÉM CONDENSOU EM UMA SÓ DECLARAÇÃO ALGO QUE DEUS DISSE A ABRAÃO E ALGO TAMBÉM DITO A MOISÉS.(GÊNESIS 15:14;EXODO 3:12).DIGNO DE NOTA TAMBÉM É QUE OUTRA APARENTE CONTRADIÇÃO DE ESTEVÃO EM ATOS 7:14 SE RESOLVE SIMPLESMENTE PELO ESCRUTÍNIO BÍBLICO,ONDE DIZ QUE 75 ALMAS SAIRAM DO EGITO,AO PASSO QUE GÊNESIS 46:26 FALA EM 66 ALMAS.ESTEVÃO SABIA MUITO BEM O QUE ESTAVA FALANDO,PORQUE TINHA O ESPÍRITO DE DEUS E SALOMÃO TAMBÉM AO ESCREVER ECLESIASTES,EMBORA SAIBAMOS QUE O ESPÍRITO SANTO NÃO SOPRAVA AS PALAVRAS PARA ELE.QUEM NÃO SABE É O JURA.(VCS NÃO PERCEBERAM QUE ELE JÁ SUMIU HÁ MUITO TEMPO,NÃO?(RUBENS,VOU POSTAR ALGO SOBRE ECLESIASTES LÁ NO FORUM,PODE? SÓ TEREI TEMPO NO SÁBADO,ABRAÇOS).

    Curtir

  48. Gostaria de incentivar a todos a levem este debate par o FÓRUM TRADUÇÃO DO NOVO MUNDO cujo endereço aparece no topo desta página.

    Curtir

  49. Certo.

    Vamos ao Forum.

    Aqui já ficou meio bagunçado com falatório além do usual para uma mero espaço de COMENTS.

    Jurandir, compareça ao forum, lá se fica mais a vontade.

    Curtir

  50. Querido SAGA:o Jurandir já parou de postar há muito tempo.Veja, o clone se entregou quando disse no último comentário:”Abraço Jurandir”.É ridículo como se comportam esses pastores que rateiam a internet em busca de uma baguncinha com os escritos inspirados.Ou,se estou enganado,no mínimo não sabe nem o português.Se analizarem todos os comentários do jr. perceberão certa mudança . Parece que quando o Rubens mandou ele chamar até o maior teólogo do Brasil,correu e chamou sua entidade pastoral,que desembestou até a discutir conosco por defendermos a inspiração de eclesiastes.Espírito do mal,o clone do Jurandir jr!! mas,o convite ao Jura é válido,O JURANDIR !!! se bem que o pastor lavou a cabeça dele de confusão.

    Curtir

  51. Caro jurandir ao citar o livro do Assis Brasil quis destacar que há pessoas que adimitem que muitas crenças que são sustentada hoje tanto pelo catolicisco COMO PELO PROTESTANTISO,crenças em comum tiveram influencia de antigos conceitos pagãos.mas na pratica ví dentro do movimento evangelico coisas que para uma pessoa honesta é suficiente para provar o quanto se afastaram do cristianismo primitivo.Ex: por muitas e muitas vezes acontecia qie quando terminava o culto o pastor dizia: ” agora vamos ouvir o irmão fulano que quer dá uma palavrinha com os irmãos. sabe o que era essa palavrinha ? uma verdadeiro comicio politico dentro da igreja,usando o pulpito para pedir votos e você sabe que isso não é uma pratica isolada.Mas não é a biblia que diz que a amizade com o mundo é inimizade com Deus?não é ela que diz que “não devemos fazer parte do mundo? não é ela que diz que babilonia a grande “comete fornicação com os REIS da terra? não ela que diz que quando quiseram fazer do mestre um “Rei humano ” ele fugiu? não ela que diz que o reino de Deus destruirá todos os reinos humano( Dan 2:44) ?a história mostra Jura que os primeiros cristãos eram neutros em assuntos politicos isso é fato.
    Sem falar nas inumeras divisões que tem dentro do movimento.Aqui mesmo em Fortaleza por exemplo a asembleia de Deus está dividida em inumeros ministerios,ministerios esses que foram formados por razões de DISPUTAS POR PODER dentro da igreja,mas não é a biblia que diz que não deve haver divisão entre o povo de Deus( 1Cor 1:10)? eu sei que é dificil para pessoas como vc aceitar isso mas existe um abismo de diferença entre a adoração prestada pelas testemunhas de jeová e a que é praticada nas muitas igrejas evangelicas. Achei estranho vc afirmar que fui agressivo com o senhor porque não fui,e quanto ao fato de ter uma divisão diferente hoje,quero que saiba que isso não foi simplismente uma questão emocional e si a base se muita pesquisa e estudo.Mas sei o quanto é dificil principalmente se já estivermos banhados com as aguas do preconceito,mas lembre-se de uma coisa:No primeiro seculo não foi diferente.

    Curtir

  52. PREZADO GIVANILSOM,QUANTO AO SEU PONTO DE VISTA EU CONCORDO QUE EXISTE MUITAS IGREJAS QUE JÁ PERDERAM O FOCO DO EVANGELHO,MUITOS SE VENDERAM SE CORROMPERAM,MAS EU NÃO POSSO FALAR EM DEFESA DE TODAS AS DENOMINAÇÕES,EXISTE MUITAS,MAS POSSO FALAR A RESPEITO DA MINHA,QUE EU PARTICIPO,QUANTO A POLÍTICA DIGO O SEGUINTE:EU NÃO CONCORDO COM POLITICAGEM DENTRO DE NENHUMA IGREJA,PORÉM ESSE TIPO DE COISA TEM BASE BÍBLICA,P.EX.DANIEL,COM OS REIS,NÃO ERA POLÍTICA??,E JOSÉ NO EGITO,NÃO ERA POLÍTICA??ENTÃO EU DISCORDO QUANDO O SR.DIZ QUE OS PRIMEIROS CRISTÃO ERAM NEUTROS,ISAÍAS TAMBÉM TINHA INFLUENCIA SOBRE O REI.

    Curtir

  53. desculpe-me jurandir mas vejo novamente uma falta de harmonização no seu entendimento de certos assuntos, sem entrar numa longa explicação,o os exemplos que o senhor citou como suposta base biblica se compara com alguém tentar justificar sua participação numa “GUERRA” humana,carnal e sangrenta,guerra politica por poder,usando o fato de no passado o povo de Israel,( Povo de Deus) ter se envolvido em guerras. O você não sabe que houve certas mudanças com relação aos tratos de Jeová com seu povo Israel e os cristãos? outra coisa que achei interesante: você comentou que era simples refutar uma testemunha de Jeová.Engraçado até hoje não ví um evangelico ganhar um debate com uma tJ,claro que existe no nosso meio pessoas com grau de conhecimento diferente. Mas deixa eu te falar algo que eu não falei ainda e já que você tocou nesse assunto vou mencionar:Quando era asembleiano e comecei a questionar certos ensinos da igreja,e postura com relação a certas praticas no final tratei de fazer um debate entre dois “pastores”bem instruidos com duas tj também bem instruida.Eu era o observador depois de horas de “debate” tive de ser honesto comigo mesmo:Não havia duvida as tjs eram vencedoras( o assunto em pauta foi a trindade).
    Engunto as tjs refutavam de forma magistral os argumentos dos teologos protestante eles se defendiam “ofendendo as tjs “.me dedico hoje a ajudar evangelicos sinceros que desejam servir ao verdadeiro “Jesus”,mas sei o quanto é dificil,não porque eles tenham esses argumentos todo da biblia mas por falta de humildade e sinceridade,no serviço de pregação percebebo pessoas que não sabem praticamente nada sobre a biblia,mas são treinadas pelos seus pastores a rejeitar qualquer coisa que eu fale para elas.Um grande abraço Jurandir,espero que assim como eu vc também veja a diferença!

    Curtir

  54. Calma,Jurandir!!!!! sem nervosismo.O Rubens transcreveu um comentário e indicou o link,que eu não li,ainda.Meu comentário é da mesma fonte dele,não do link.Mas qual o problema,falamos algo errado? acho que ficou bem claro o assunto.Não confunda um embate com hostilidade,Jurandir.Me considero filho de Deus tanto quanto vc o é.Quanto ao seu EMAILL,não recebi não.Acho que alguem está rindo de vc até agora por ter recebido algo totalmente estranho.Agora vamos à questão do “abraço Jurandir”: Lembra que vc leu “SAGA” e classificou ele de “Dna Saga”(rsss)? passou um sermão e tudo sobre a mulher ensinar, ou seja:cala a boca,mulher. Eu fiz contigo a mesma coisa.Veja bem,se no início do comentário já vem seu nome escrito e no final vc diz:” ABRAÇO JURANDIR”…talvez se vc escrevesse:”ABRAÇO. JURANDIR”,eu não entenderia que vc está mandando um abraço pra si mesmo,ou alguém está usando seu nome indevidamente.Na verdade,quiz te dizer que esse tipo de declaração é mais ou menos uma declaração ‘eliptica’. Preenchendo os espaços entende-se o que a pessoa quiz dizer,não preenchendo tira-se uma série de conclusões erradas e confusas e no quesito religioso pode-se até usar isso como base para um entendimento torpe sobre coisas tão importantes como a inspiração de Eclesiastes.Assim como vc se irritou,Estevão tambem ficaria irritado ouvindo vc dizer que ele se “enganou”,ou,desconhecia os fatos que envolvia a família dele,ainda por cima sabendo que ele estava “cheio de espírito santo”.Tem mesmo certeza que é o espírito santo que te ensina essas coisas,Jurandir? depois vc disse que “alguns estudiosos datam eclesiastes por volta do ano 333”.Depois que o Saga te disse que nessa data salomão já estava morto a séculos será que vc continua acreditando nessa bobagem? daí vc menciona os 214 homens acreditados que produziram o dicionário WYCLIFF,onde diz ali que salomão já tinha apostatado quando escreveu o livro? caso eles dissessem isso,Jurandir,eu não teria dúvidas em classificá-los como aqueles 250 “homens de fama” de NÚMEROS 16:2,e mais um.Uma das “provas” que vc citou foi Eclesiastes 7:10 que diz: “NUNCA DIGAS:PORQUE FORAM OS DIAS PASSADOS MELHORES DO QUE ESTES…?”(AL).Salomão não está aqui falando do seu governo corrupto,onde vc viu isso? mesmo porque em seguida ele disse:”POIS NÃO É POR SABEDORIA QUE PERGUNTAS SOBRE ISSO”(TDM). Ora,se o governo era corrupto seria natural lamentar os dias anteriores.Esse texto jamais provará que salomão escreveu eclesiastes durante seu tempo de governo em apostasia.Na verdade,Jurandir,esse versículo transmite um princípio divino para aqueles que se queixam de sua sorte na vida,mesmo conhecendo o verdadeiro Deus Jeová(veja:judas 6 e compare com Juizes 6:13 e Exodo 16:2-3).Os demais versículos colocados por vc também transmitem princípios elevados,todos eles são parte das escrituras inspiradas que formam um conjunto coeso da inescrutável sabedoria de Jeová,”porque todas as coisas escritas outrora,foram escritas para nossa instruçao…”-Romanos 15:16. Quanto ao PROCESSO em que Deus usava seu espírito para direcionar e inspirar tais escritores,incluindo o próprio Salomão,aí é um outro assunto. Jurandir,se o pai da mentira é o Diabo porque vc mente dizendo que chamei meus irmãos de imbecis? não chamei de imbecis nem os que se tornaram apóstatas,vc sabe muito bem o que eu quiz dizer.Os argumentos apóstatas que alimentam sua mente contra nós para mim é uma imbecilidade sim! NA VERDADE,MEU QUERIDO,VC ESTÁ USANDO ISSO PORQUE VC PENSA ASSIM É O SEU DESEJO FALAR ISSO DE NÓS.Que pena,que vc confunda embate com ódio.Nunca tive e nem terei qualquer sentimento que no meu coração possa classifica-lo como meu inimigo.Fica com Deus.(Rubens,vou começar agora a me familiarizar com seu fórum.Sei muito pouco da net.Nunca participei de algo assim,por isso ainda estou postando aqui.Vc poderia me ensinar o “passo a passo” para entrar no fórum? Um abraço,meu irmão)

    Curtir

  55. Ok reginaldo,notei que havia algo errado,estamos do mesmo lado “a Verdade”!
    Gostei do debate.quero participar do forum também só não sei como ainda.

    Curtir

  56. estou encerrando os meu comentarios para o senhor jurandir com todo respeito ele tem o direito de crer no que quiser,mas eu em razão do respeito que tenho pela biblia,pelo meu compromisso com a verdade da palavra de Deus,e não simplismente por defender uma religião,tenho que adimitir que ensinos como o da imortalidade da alma são totalmente contrarios o que a biblia diz,e isso ficou claro no debate.Engunto o Rubens apresentou varios textos em que ocorre a palavra “Alma” e o que significa claramente ,o Senhor Jurandir usou dois ou tres textos( rico e lazaro,não temais quem mata o corpo mas não pode destruir a alma) textos esses que são claramente “MAL”interpretados pelos Teologos evangelicos.Digo isso não como uma critica,pois há aqueles que acreditam até que Deus possue um corpo de carne e osso.todo mundo tem o direito de crer no que quer.Mas regeitar textos tão claros como aqueles que falam da alma como sendo morta ,comendo etc…demostra que muitos não tem um verdadeiro compromisso com o que diz a biblia.Muito paz para todos que participaram desse debate e mais uma vez ” A VERDADE PREVALECEU!

    Curtir

  57. sem dúvida que a verdade prevaleceu,de que a alma é imortal,embora vcs tentam mostrar o contrário,como vc disse com poucos textos ficou claro,mais esses poucos textos foram suficientes,é lógico que vcs,não admitem isso,porém quem não for ‘TJ’ entenderá,e isso para mim é suficiente,um abraço Juranadir.

    Curtir

  58. Acompanhei o debate e fui procurando na bíblia os textos citados…como minha mente se abriu!!! Eu que sempre procurava entender Deus pois não conseguia entender como Ele permitia tanta coisa ruim como o inferno por exemplo, consegui compreender claramente o que todos falaram.Tenho a convicção de que a VERDADE está com as Testemunhas de Jeová.Fico constrangida e envergonhada por não ter dado atenção pelas vezes que bateram na minha casa e eu não atendi.Como a maioria das pessoas, eu também fui preconceituosa e julguei sem conhecer…me deixei levar pelo que o “povo” fala. Agora entendo o porque de não me satisfazer com os ensinos religiosos por onde passei…não via VERDADE, apenas meias verdades.Aproveito para pedir desculpas a todas as Testemunhas de Jeová pelo meu erro…e, é de coração que digo que quero conhecer esse ensino que achei maravilhoso.Acho que encontrei o tesouro que tanto procurava…tenho 48 anos e, …”eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”. Abraços para todos, valeu!!! Ah, vou seguir vocês para continuar aprendendo.

    Curtir

  59. vai em register..e se registra lá com login e senha que escolher, depois de algum tempo receberá um e-mail e com este validará o login no FÓRUM. Use este mesmo login e senha pra acessar ao FÓRUM. Ao preencher os dados cuidado para não se esquecer do login e senha que escolher e evite errar.

    Att.

    queruvim

    Curtir

  60. Bem, Rubens usou muitos e muitos e muitos textos. Dificil até contar quantos textos o Rubens usou. (A maioria absoluta sobre “alma”.).

    Jurandir de fato usou apenas 2 ou 3 sobre a alma. (Com mais uns dois de apoio ). De resto ele citou muitos textos irrelevantes. (como a orientação de Paulo sobre mulheres ficarem em silêncio. Que não tem nada a ver com o assunto da alma).

    Curtir

  61. Sei lá…eu estou sentindo uma pena dele,e é de coração! Se ele quiser ir no forum vamos receber ele com carinho.Bem,tentei fazer o registro.A princípio estava rejeitando a senha(com 6 dígitos)tentei de novo.Vamos ver se agora deu certo.

    Curtir

  62. SAGA:1 eu não tenho interesse em continuar comentando nada com vcs,mesmo porque esses comentários não chegarão em lugar nenhum,isso é correr atrás do vento,2 muitos textos foram usados pelo sr.Rubens em relação a alma,e eu citei como vc disse 2 ou 3,(mas foram mais do que suficientes para provar que vcs pregam só meia bíblia,de um evangelho genérico,adulterado,menosprezam a palavra de Deus,rejeitam uma boa parte da bíblia e ainda acreditam que são melhor do que os outros,”sinceramente”, se existe alguém que se chama (ninguém) na face de terra é ele que merece perder tempo com vcs,Deuteronômio 30:19
    Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,
    faça o que quiser,acredite no que quiser,como vc disse existe textos na bíblia que para vc é relevante,ou seja (não tem importância),vc assumiu para todos que aquilo que falo é verdade,quando se refere a palavra de Deus,boa parte vcs rejeitam,fica claro isso um abraço Jura.

    Curtir

  63. já que não consegui entrar no fórum de jeito nenhum vou postar aqui mesmo sobre ” Hebreus “,já que foi discutido aqui sobre a possibilidade de ser Paulo o autor.Existe semelhanças entre outras cartas atribuídas a paulo e “Hebreus”.Vamos analisar essas semelhanças:
    1-A humilhação de a exultação de cristo são comuns em hebreus ( Veja 2:9 )
    e em filipenses 2:7,8.
    2-O termo mediador é caracterisco de Paulo é só comparar heb 8:6 com Galatas 3:19,20.
    3-A salvação é comparada a um acesso a Deus através de cristo,compara Heb 10:19 com efésios 3;12.
    4-Cristo em Hebreus é apresentado como estando a direita de Deus,coroado de gloria e honra e tendo todas as coisas sugeitas a sus pés por Deus.( Heb cap 7,8 compara com Efésios 1:19-23.)
    5-A morte de cristo é representada como sacrifício pelo pecado.Se lermos Heb caps 7-10 e compararmos com Romanos cap 3:22-26, notaremos a comprovação dessa afirmativa.
    6-A superioridade do cristianismo sobre o Judaísmo é amplamente destacado na carta ao Hebreus e das cartas de Paulo.( Compare Hebreus e 2 Cor 3:6-18;Gálatas 3:23-25:4:1-9).
    Hebreus e Paulo comparam os cristãos a meninos ( Crianças) necessitados de leite para crescer.( Veja Heb 5:12,13 e compara com 1 Cor 3:1,2).
    Vejamos agora outras semelhanças:
    Notará agora semelhanças de palavras e frases :
    -Heb 6:3 ” Se Deus permitir e 1Cor 16:7 ” Se Jeová ( Senhor Al) permitir’.
    -Heb 1:5 ” Tu es meu filho:hoje eu me tornei teu pai ” e atos 13:33.
    -Heb 2:16 ” O descendente de Abrãao” e Gálatas 3;7 ” os que aderem a fé é que são filhos de abrãao”.
    -Heb 4:12 ” A palavra de Deus comparada a espada”e Efésios 6:17,essa comparação é usada somente por Paulo.
    -Heb ” O Deus de Paz” compare com Rom 15:33 e 1 Tess 5:23.
    Notará agora outras semelhanças:
    -O termino de Hebreus é muito parecido ao termino de outras cartas paulinas.
    Vejamos:
    -Heb 13:18 ” Fazei orações por nós” e Rom 15:30 ” que vos esforcei comigo em orações a Deus por MIM “.
    -Heb 13:24 “compare com rom 16:21-23 e 1Cor 16:19-21 notará que esses comprimentos ou saudações pesoais são parecidas.
    -Heb 11:36 ” Laços e Prisões “e efésios 6:20 “embaixador em cadeias”.

    Agora notem essa notável semelhança:
    -Heb 13:19 ” Rogo-vos,com muito empenho,que assim façais a fim de que vos seja restituido mais depressa”.
    Agora compara com Filêmom 22 ” e ao mesmo tempo prepara-me também pousada, pois espero que por vossas orações,vos serei restituido”.
    É muita semelhança não acha?
    Para os professores de Plantão há sim razoes para se crer que hebreus foi escrita por Paulo.
    Espero que esse estudo tenha ajudado!

    Curtir

  64. Que problema encontrou ao usar o FÓRUM?? Vai em “register” e preencha com um login e senha que será enviado em seu contato de e-mail que fornecer. Depois de alguns minutos ou horas vá na sua caixa de correios e faça a validação. Se tiver alguma dúvida é só perguntar.

    Att.

    queruvim

    Curtir

  65. “como vc disse existe textos na bíblia que para vc é relevante,ou seja (não tem importância),vc assumiu para todos que aquilo que falo é verdade,quando se refere a palavra de Deus,boa parte vcs rejeitam,fica claro isso um abraço Jura.”

    Que desonestidade Jurandir.
    De novo tentando distorções
    .
    Eu disse que você cita textos IRRELEVANTES ao assunto da Alma. Ao assunto da Alma, A o a s s u n t o d a a l ma.

    E usa, e usa muitos, isso atrapalha, por que faz post longoooooos e quando a gente vai ler tu não disse NADA sobre a alma. Ficou falando de “curas” e de “mulheres caladas” entre outras coisas.

    Admita seus erros, demonstrando humildade.Citar assuntos paralelos atrapalha o assunto principal.

    Seu comentário machista tentando calar alguém que pensava que era mulher era irrelevante para o assunto da alma. O relevante era responder ao argumentos sobre a alma, o que você se recusou a fazer.

    Olha como ficou:

    -Este texto que fala das almas em Apocalipse é simbólico, assim como o livro é todo em símbolos. É similar aos seguintes textos…
    Jurandir Responde: NÂO È NÂO!

    -Como o nome indica, esta é uma PARABOLA, então a mensagem que Cristo queria passar não era do sentido literal dela e sim do seu significado
    Jurandir responde: NÂO É NÂO! Vocês cortam parte da Bíblia! Todas parabolas tem significado! Então vcs acham que a Parabola do Semeador não tem significado?!

    – Este verso de LC23:43 está traduzido de forma diferente em relação a pontuação e acrescenta a palavra QUE que não existe aqui no grego. –
    Jurandir Responde: NÂO É NÂO! Vocês que tiram!

    -Prove que existe a palavra QUE existe no grego de LC23:43.
    Jurandir Responder : (NADA, ignorou)

    -As suas traduções omitem e acrescentam palavras. Vocês tiram o nome de Deus de suas Bíblias e substituem por “SENHOR”.
    Jurandir Responde: NÂO È NÂO! Mentira sua!

    -Então porque a Almeida RC no Salmo 83:18 diz “Jeová” e a Almeida RA diz “SENHOR”? Qual que mudou palavras no texto?
    Jurandir Responde: (NADA, não respondeu, ignorou!)

    -O autor de ECL não mentiu aqui. Pois os escritores bíblicos sob inspiração do Espírito de Deus não podem propositalmente escrever falsidades.
    Jurandir Responder: NÂO! Eles podem errar sim, inclusive Estevão em Atos errou e contradizeu Genesis.

    -Salomão ainda não tinha se desviado quando escreveu ECL, Deus não usaria um desviado para escrever um livro de Sua Bíblia.
    Jurandir Responde: NÂO! Ele tinha sim!

    -Você deixou várias perguntas sem responder.
    Jurandir Responde: NÂO! Não deixei não! Deixei claro de outra maneira ou não quis me pronunciar por você ser muito confuso e desmonstrar desconhecer o que diz.

    O modus operanti do Jurandir é sempre assim, ele nega, se irrita mas não explica porque o debatente está errado, não replica aos argumentos e nem aceita provar suas afirmações. Não é assim que se debate algo.

    PS: Sobre “Platão”, ele fica tentando me ofender me apelidando dessas coisas, mas o platonista aqui seria ele, pois Platão talvez tenha sido o maior defensor da “Alma Imortal”. Ele não concordaria com o conceito simples que os judeus davam a “NEFESH” no AT nem com as palavras do Eclesiastes. Num debate sobre imortalidade da alma, quem deve chamar debatente o outro de “Platão” é aquele que acredita na “Alma Mortal”; os discípulos de Platão creem na Imortalidade inerente, nós cremos diferente, cremos da Ressurreição dos Mortos.

    Curtir

  66. Caros companheiros, gostaria de acrescentar algumas observações sobre o tema ALMA, o qual estão debatendo. A questão de os hebreus, povo a quem se deu a Lei e o qual foi escolhido para levar as mensagens de Deus,crerem que a alma era finita (morredoura) é um fato insdiscutível. Qualquer conhecedor com um entendimento raso das Escrituras confirmará isso. Discordar seria no mínimo leviano. Não desejo polemizar isso.
    Entretanto, gostaria de apenas mostrar poucas referências que apontam para o conceito que Deus apresentou a seu povo escolhido:

    Profecia contra as falsas profetisas. Essas mulheres voluntariosas mentiam e enganavam, mastando as almas que não havam de morrer e guardando vivas as almas que não haviam de viver.
    Ezequiel 13:17-21

    Quem é morto já não existe
    Gênesis 42:38 “porquanto seu irmão é morto”
    42:13 “mas um já não existe”
    Not Jó 7:21Por que não perdoas o meu pecado e não apagas a minha maldade? Logoestarei na sepultura (Seol); tu me procurarás, mas eu não existirei mais.”

    Logicamente, dentro do pensamendo judaico ele estaria morto, dormindo ou simplesmente deixando de existir.

    Por isso se torna mais importante ainda a admoestação do profeta Isaías, inspirado por Jeová: “ouvi, e a vossa alma viverá.” Isa 55:3.

    Curtir

  67. Givanilson,essa semana enviarei ao Rubens,como ele tem seu e-mail vc poderá solicitar a ele.Um grande abraço.

    Curtir

  68. Eu também notei isso …foi mais do que bom, foi maravilhoso! Percebi que ainda existem pessoas sinceras, acabei solicitando um estudo e, já estou estou estudando com uma Testemunha de Jeová … estou amando!!! Eu me achei nesse debate, é muito bom aprender a verdade.Nunca mais esquecerei o livro de Salomão!!

    Curtir

  69. PÓ + FOLEGO DE VIDA = ALMA VIVENTE….simples assim….somos pó somando com o folego de vida que Deus nos deu, nos tornamos alma vivente…nosso corpo matéria se chama ALMA….nada é dificil de ser entendido na bíblia se antes de abrí-la vc dobrar os joelhos..e a Bíblia é nossa espada…somente nela encontramos respostas…

    Curtir

  70. Oi!
    (Lucas 12:4-5) Porque devemos “temer” a Deus???

    “… Não temais os que matam o corpo e depois disso não podem fazer mais nada. Mas eu vos indicarei quem é para temer: Temei aquele que “depois da morte” tem poder para lançar na “Geena”. Sim, eu vos digo: temei a este.

    Este verso diz que: O homem só mata o corpo físico, Mas depois dessa morte física ainda existe “algo” que somente Deus tem o poder de lançar na “GEENA”.

    (Mateus 10:28) Jesus ensinou aos seus discípulos a “temerem” a Deus, porque Deus pode fazer perecer no “inferno” A ALMA E O CORPO.

    AQUI FICA CLARO QUE SOMENTE DEUS PODE LANÇAR NO INFERNO A ALMA E O CORPO…

    ME PARECE QUE DEPOIS DA MORTE FÍSICA[CORPO] SOBREVIVE OUTRO CORPO E É ESPÍRITUAL, [A ALMA DO HOMEM RECEBEU UM SOPRO NAS NARINAS DIRETAMENTE DE DEUS E VEIO CARACTERISTICAS QUE SOMENTE DEUS POSSUE, [IMAGEM E SEMELHANÇA] ASSIM SOMOS CAPAZES DE PENSAR E OS ANIMAIS NÃO. POR ISSO RECEBEMOS MANDAMENTOS E OS ANIMAIS NÃO. POR ISSO O NOSSO SOPRO DE VIDA, VOLTA PARA AS MÃOS DE DEUS PARA SER JULGADOS, E OS ANIMAIS NÃO.

    QUEM PODE ME RESPONDER?

    Curtir

  71. Oi!

    (Jó 12: 10) Na sua mão está à [ALMA] de tudo quanto vive, e o [ESPÍRITO] de toda a carne [humana].

    TUDO QUE RECEBEU “VIDA-ALMA” DEUS TEM ELAS NO SEU PODER, MAS PARECE QUE SOMENTE O “SOPRO DE VIDA DOS HOMENS” DEUS ENTERESSA EM TÊ-LAS DEPOIS DA MORTE DO CORPO.

    PORQUE??? …………………………………………………………….

    (Eclesiastes 3: 21)
    Quem sabe que o fôlego do homem vai para cima, e que o fôlego dos animais vai para baixo da terra?

    Ele mesmo responde a sua pergunta:

    (12:7) E o pó volte a terra, como o era, e o espírito [do homem] volte a Deus, que o deu. (SERÁ QUE É PORQUE A ALMA QUE PECAR ESSA MORRERÁ? E O ESPÍRITO QUE ESTAVA NESSA ALMA VOLTARÁ PARA AS MÃOS DE DEUS PARA SER JULGADA.

    AQUI, FICA CLARO QUE, A PARTE *IMATERIAL* CHAMADA “SOPRO DE VIDA” SOBREVIVE A MORTE FÍSICA, E SOMENTE O SOPRO DE VIDA, ISTO É, SOMENTE O ESPÍRITO QUE ESTÁ NA VIDA-ALMA DOS HOMENS VOLTARÁ PARA DEUS DEPOIS DA MORTE E A DOS ANIMAIS NÃO.

    OBS: Quando morremos o nosso espírito não deixa de existir simplesmente porque “paramos de respirar”.
    A nossa respiração tem origem no corpo físico, ela faz parte deste mundo material, pois nosso ar tem corpo e peso, e é formado por vários gases nobres. Já o nosso espírito tem origem em Deus, em seu “sopro divino”, e não pode ser provada cientificamente a sua existência, mas o “ar” a ciência prova que existe. PORTANTO, o sopro de Deus não é o mesmo ar que respiramos, DEUS É ESPÍRITO E NÃO PERTENCE A ESTE MUNDO MATERIAL, POR ISSO ELE VOLTA PARA AS MÃOS DE DEUS.

    E VOLTA PARA SER JULGADO.

    (Hebreus 9:27)
    Aos homens está ordenado morrerem um vez vindo depois disso o juízo.

    QUANDO OCORRERÁ:
    NA RESSURREIÇÃO.

    *** I RESSURREIÇÃO É PARA A VIDA – SOMENTE OS QUE MORRERÃO EM CRISTO PARTICIPARÃO? É AQUELES QUE POSSUEM SEUS NOMES NO LIVRO DA VIDA DO CORDEIRO.

    *** II RESSURREIÇÃO É PARA A CONDENAÇÃO – ESTA É A SEGUNDA MORTE, A DO ESPÍRITO. JÁ OUVE A PRIMEIRA MORTE A DO CORPO.

    JESUS DISSE: (APOCALIPSE 2:11) AO QUE VENCER NÃO RECEBERÁ O DANO DA “SEGUNDA MORTE”……………………………………………………………..

    (APOCALIPSE 20:6)
    BEM AVENTURADO E SANTO AQUELE QUE TEM PARTE NA *PRIMEIRA RESSURREIÇÃO* SOBRE ESTES NÃO TEM PODER A “SEGUNDA MORTE”…

    **************** LEMBRA ****************
    (Hebreus 9:27) Aos homens está ordenado morrerem um vez vindo depois disso o juízo.

    *************** O JUÍZO FINAL***************

    TODOS QUE ESTÃO MORTOS RESSUSCITARÃO.
    O MAR DARÁ SEUS MORTOS
    E A MORTE E O INFERNO DARAM SEUS MORTOS… PARA SEREM JULGADOS DE TODAS AS SUAS OBRAS

    (APOCALIPSE 20:13-*15)

    A MORTE E O INFERNO FORAM LANÇADOS NO LAGO DE FOGO, ESTA É A **** SEGUNDA MORTE ***

    ENTÃO JESUS ESTAVA DIZENDO QUE, AQUELE QUE VENCER PELA FÉ, NÃO RECEBERÁ O DANO DE SER LANÇADO NO “LAGO DE FOGO” …. ESTÁ E A SEGUNDA MORTE

    LEMBRA TEMAM AQUELE QUE TEM O PODER DE FAZER PERECER NO GEENA, ONDE ESTÁ O LAGO DE FOGO, TANTO O CORPO COMO A ALMA.

    ME RESPONDAM????

    Curtir

  72. Bom dia,Eudilene! parece que vc misturou alguns assuntos que de certo modo se relacionam,mas que poderiam ser melhor entendidos se fosse por partes. A questão da “GEENA” , “INFERNO”, “LAGO DE FOGO” etc.. é abordado aqui no site do Rubens e em diversos outros sites ,inclusive de estudiosos neutros, que mostram que o entendimento das Testemunhas de Jeová sobre o assunto está mais em harmonia com a bíblia. Creio que, antes de vc fazer as perguntas acima,poderia começar por responder as perguntas que o sr. Jurandir não conseguiu responder, parece que vc passou por alto todos os textos citados tanto pelo Rubens como pelos demais irmãos e se deteve em textos isolados. Por exemplo, JÓ 12 :10 nada tem a ver com o pós morte,antes simplesmente quer dizer que tanto a vida humana como a animal depende de Deus que a Dá. “Ou fala com a terra e ela te ensinará ,até os peixes do mar te contarão. Quem não entende por todas estas coisas que a mão do senhor fez isto”. Jó 12: 9,10.

    “O espírito de Deus me fez. E a inspiração do todo poderoso me deu vida..Eis que vim de Deus, como tu; do lodo também eu fui formado”-Jó 33:4-6.

    Assim sendo, e visto que o Salmo 36: 9 diz : “porque em ti está o MANANCIAL (ou, FONTE) da vida..” pode-se entender que quando o “fôlego” (almeida) sobe para Deus é em sentido poético (aliás eclesiastes e salmos são classificados por seus estudiosos como livros poéticos) o que quer dizer que “simbolicamente” a nossa vida está nas mãos de Deus. Somente ele, “a fonte da vida” poderá dar a vida de volta,no entanto,com os animais não existe a perspectiva de receber de volta a vida,por meio da ressurreição. A versão Almeida nesse texto de Eclesiastes traduziu como “fôlego”,no entanto,a mesma palavra é traduzida por “espírito” em outras partes de eclesiastes,vc mesma poderá fazer uma boa pesquisa para ver que te falo a verdade, como por exemplo em ECLESIASTES 12:7. Afirmar que continuamos a viver em espírito é desacreditar na ressurreição,pior ainda,é torna-la obsoleta, desnecessária. O entendimento das Testemunhas de Jeová não contradiz outras partes da bíblia como ECLESIASTES 9:5 ” porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma. Tampouco eles tem jamais recompensa, mas a sua memória ficou entregue ao esquecimento. São centenas de textos que comprovam isso contra um pequeno punhado que indica outra coisa.Quanto ao resto do assunto que vc levantou,espero que meus colegas contribuam,devido ao tempo. fique com Deus.

    Curtir

  73. QUANTO Á PARÁBOLA DO RICO E DO LÁZARO (Lucas 16:19-31):

    Se como disse o Jurandir a parábola é pra ser entendida literalmente, então responda ás perguntas abaixo:

    1 – O que fez de tão mal o rico para merecer a punição eterna no inferno de fogo? Será que o fato de ser rico e viver bem é sinal do desfavor divino?

    2 – O que fez o mendigo para merecer as bençãos? Ele era um servo de Deus ?
    Leia o Salmo 37:25; Pro 30:18

    3 – A distância de ambos era tão curta que pudessem dialogar?

    4 – Lazaro poderia ir até o rico? Levaria água na ponta do dedo em evaporar?
    esta gota dӇgua poderia aliviar o sofrimento do rico?

    5 – Abraão estava vivo?

    Curtir

  74. Caros irmãos!Eu preciso de uma resposta de vossa comissão para a interpretação de Genêses 46:33,34 e cap.47;3.Porque José sugere aos seus irmãos que eles digam a Faraó que eles são criadores de gados invés de rebanhos de ovelhas,porque Faraó abominava quem criasse ovelhas.
    Só que eles disseram contrariando o pedido de José que eram criadores de ovelhas?Tem alguma resposta no contexto,ou eles disseram serem criadores de ovelhas porque José disse para eles disserem que eram de gados para que morassem na terra do Egito e eles não tinham talvez esta intenção de morarem lá onde anos mais tarde foram escravizados?Obrigado!Amor Cristão!!

    Curtir

  75. Segundo G. Rawlinson, esta aversão baseava-se no desprezo dos egípcios pelos estrangeiros em geral e pelos pastores em especial
    REIS, príncipes, presidentes e governadores do mundo, sem se excluir os da cristandade, não se têm considerado como pastores. Até o dia de hoje, tais governantes políticos não se têm interessado em assumir deveres tais como os dum pastor. Isto tem sido assim desde os tempos dos faraós do Egito, no século dezoito antes de nossa Era Comum (1728 A. E. C.). A respeito desta terra relatou-se: “Todo pastor de ovelhas é algo detestável para o Egito.” (Gênesis 46:32-34) Para os governantes mundanos, a ocupação de pastor parece humilde demais para se harmonizar com a dignidade de seu cargo governamental. É uma ocupação que exige ternura e compaixão, tais como os governantes mundanos não estão dispostos a ter para com as massas que ‘precisam ser mantidas submissas”. Também, pastorear é uma ocupação pacífica demais para os governantes que estão inclinados a mostrar beligerância e belicosidade, com a idéia de manter outros governantes no seu devido lugar. Por isso continuam a preparar-se para a guerra.
    FONE: As nações terão de saber que eu sou Jeová” publicado em 1973 pelas TJ pagina 26

    Eu acredito também que além dos comentários acima da organização de Jeová, pode ser que alguns animais eram adorados no Egito e por isso nem sequer eram usados como alimento.

    Curtir

  76. se a alma e o nosso corpo pra guais motos foram pregado o evangelho em 1 pedro cap 4 ver 6 . sendo que o espirito volta a DEUS e o corpo ao pó

    Curtir

  77. alma e mortal..
    Genesis 2:7 Ezequiel 18..
    Se alma fosse imortal não teria necessidade de Jesus te morrido, pq Jesus morreu para temos vida eterna.
    Já na parábola do rico e o Lázaro..
    1* parábola não é história verídica.
    2* se fosse verdade , hj vc seria uma ovelha ,?,draquima(moeda), ? Não ne?LC 15.
    3* e bom da uma ler o livro de Eclesiastes 9.
    grato!!

    Curtir

  78. Muito interessante o debate, pois mostrou a fragilidade dos argumentos da cristandade a favor da crença na imortalidade da alma.
    Tão frágeis que tiveram de recorrer ao descrédito de livros inspirados por Deus, como Eclesiastes e Hebreus. Que vergonha, para quem se diz cristão!
    Eu queria mesmo ter visto a resposta para a pergunta número 1 do Rubens:

    QUANDO e como a alma vem a estar no corpo do homem?

    Nosso amigo Jurandir evitou essa pergunta e não respondeu.
    Fica evidente o descabimento dessa crença quando, como foi comentado pelo Ismael Reis, seria de todo modo desnecessário Jesus ter morrido por nós para obtermos vida eterna, se na verdade já tivéssemos nascidos imortais.

    Curtir

  79. Oi cris estava vendo o debate tb,ja fui evangelica,mais nao encontrava assim como vc respostas a muitas duvidas….ate q tb encontrei as respostas com “essee povo q tantos falam mal,e achei o sentido da vida,o verdadeiro conhecimento sobre Deus jeova e jesus HOJE ESTUDO COM ELES,PROCURE UM SALAO DO REINO DAS TESTEMUNHAS DE JEOVA E PEÇA UM ESTUDO É GRATUITO

    Curtir

  80. Do mesmo jeito que morre o homem, morre o animal, isto quem disse foi o rei Salomão lá em Eclesiastes 3:19,20 : “Pois há um evento conseqüente com respeito aos filhos da humanidade e um evento conseqüente com respeito ao animal, e há para eles o mesmo evento conseqüente. Como morre um, assim morre o outro; e todos eles têm apenas um só espírito, de modo que não há nenhuma superioridade do homem sobre o animal, pois tudo é vaidade. Todos vão para um só lugar. Todos eles vieram a ser do pó e todos eles retornam ao pó.”. O rei Salomão deixou claro que tanto o homem como o animal são almas e que ambos morrem do mesmo jeito, então se o animal não tem alma, o homem também não tem uma alma que sobrevive a morte.

    Então o que Jesus quis dizer com “Não temais os que matam o corpo, …, Temei aquele que “depois da morte” tem poder para lançar na “Geena””.?

    Primeiro precisamos entender o que é a Geena. A Geena, era um lugar no Vale de Hinom, onde os judeus tinha os costume de queimar cadáveres e lixos. Veja o que disse um comentarista judeu chamado David Kimhi (1160-1235?), no seu comentário sobre o Salmo 27:13, a respeito de “Gehinnom”: “E é um lugar no terreno adjacente a Jerusalém, e é um lugar repugnante, e eles lançam ali coisas impuras e cadáveres. Havia ali também um fogo contínuo para queimar as coisas impuras e os ossos dos cadáveres. Por isso, o julgamento dos iníquos é parabolicamente chamado de Gehinnom.”

    Fica assim evidente que Jesus usou a Geena como representativa da destruição total resultante do julgamento adverso por parte de Deus, não sendo assim possível uma ressurreição para a vida como alma. Os escribas e os fariseus, como classe iníqua, foram denunciados como ‘objetos para a Geena’. (Mt 23:13-15, 33) Para evitar tal destruição, os seguidores de Jesus deviam livrar-se de tudo o que causasse tropeço espiritual, sendo o ‘decepamento da mão ou do pé’ e o ‘arrancar do olho’ uma representação figurativa do amortecimento destes membros do corpo quanto ao pecado. — Mt 18:9; Mr 9:43-47; Col 3:5; compare isso com Mt 5:27-30.

    Algumas Bíblias, traduzem Geena como inferno, será que isto está correto? Não. Se analisarmos o que Jesus disse, dá para comparar com Isaías 66:24 ao descrever a Geena como lugar “onde o seu gusano não morre e o fogo não se extingue”. (Mr 9:47, 48) Que este quadro figurativo não é de tortura, mas, antes, de destruição completa, é evidente no fato de que o texto de Isaías não trata de pessoas vivas, mas de “cadáveres dos homens que transgrediram” contra Deus. Conforme a evidência disponível indica, se o Vale de Hinom era um lugar da eliminação do lixo e de cadáveres, então o fogo, talvez aumentado em intensidade pelo acréscimo de enxofre (veja Is 30:33), seria o único meio adequado para eliminar tal refugo. Onde o fogo não alcançava, proliferariam vermes, ou gusanos, consumindo tudo o que não fora destruído pelo fogo. Nesta base, as palavras de Jesus significariam que o efeito destrutivo do julgamento adverso de Deus não cessaria até se ter alcançado a destruição total. – Revelação(Apocalipse) 21:8

    Mas por que Jesus disse que deveríamos temer a Jeová? Por causa do temor do homem, somente Jeová pode decretar a destruição eterna a alguém, sendo assim temer a homens evidencia falta de visão, explicou Jesus, porque os homens não podem destruir nossa perspectiva de vida no futuro. Além disso, tememos a Deus porque reconhecemos seu espantoso poder, que faz o poderio de todas as nações parecer insignificante. Não precisamos temer o que os homens pode nos fazer, por que, independente do que qualquer homem possa fazer a nós, Jeová pode desfazer, ao contrário se Jeová decretar qualquer iníquo a destruição eterna, ninguém pode desfazer isso.

    Curtir

  81. Falando a respeito da parabola do rico e Lázaro: Será que que devemos concluir que o rico foi pro “inferno ” só porque era rico e Lazaro foi para seio de Abraão só porque era pobre ? Ora riqueza por riqueza Abrao deve ter sido bem mais rico , ou Jó tambem .

    Curtir

  82. bla bla bla, gente muita persistência alheia, debates prolongados textos muito grande aff, não da pra resumir??

    Curtir

  83. Jurandir, estou de pleno acordo com você. Li todo o debate, imparcialidade à parte, vi como Rubens, repetia as mesmas frases constantemente… torcia tuas palavras, que na verdade eram apenas ensinamentos conforme consta na Palavra de Deus, além do mais, Rubens saia constantemente do tema para outros focos, chegou a ofender mesmo.. generalizou, não entende ou não aceita a “euforia” da alegria de louvar a Deus.. Acho até que não reconhece a Jesus como sendo o próprio Deus. Alma para mim significa VIDA, seja humana seja animal, porém diferentes em sua formação espiritual. Jesus não ia enganar ao arrependido ladrão momentos antes de sua morte: Ele disse: “HOJE MESMO ESTÁS COMIGO NO MEU PARAÍSO”. Logo, pra que explicar mais?! A Bíblia nada esconde até mesmo os erros do piores homens, justamente para mostrar a diferença do justo e o ímpio. Quero deixar uma reflexão bíblica pra você que entende bem: “Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido” . Por isso, eu lamento muito… muito mesmo, que as “sinceras” pessoas das TJ estejam “atrasadas”, espiritualmente falando. Um abraço e fique na paz.

    Curtir

  84. Julio, se Jesus naquele mesmo dia foi para “o paraíso”. Por que então em João 20:17 Jesus 3 dias depois de falar com o malfeitor, afirmou que ‘ainda não havia subido aos céus’? Explique isso, por favor, de uma maneira clara e simples. Para que eu possa sair deste suposto “atraso”. Todos os que visitam esta página querem saber a sua resposta.

    Curtir

  85. Com todo o prazer, meu amigo.. Muito simples de de entender, meu amigo… Lá, na cruz Ele fez a promessa àquele pecador, como faria a qualquer um de nós que se arrependesse no lugar daquele malfeitor… Veja bem, Jesus ainda não havia morrido… mas como Ele tinha e tem o poder sobre a morte, por que não poderia, já, de antemão, prometer e cumprir?!…Depois… no primeiro dia da semana como havia prometido, Ele havia ressuscitado na verdade e fazia pouquíssimo tempo, porém, Seu corpo ainda não havia sido glorificado, ou seja, retomado totalmente a Sua glória de poder, pois era e é, na verdade Deus, completando, assim, todo o cumprimento das profecias, dadas, por Ele mesmo, aos profetas do A.T. bem como aos Seus discípulos.. Simplesmente Ele mesmo, já ressurreto, tranquilizou Maria dizendo que ainda não havia subido, como disse, retomado Seu lugar, em sua plenitude da glória. Tanto é assim, que disse à Maria que fosse dizer isso mesmo a Seus irmãos (todos aqueles que NELE crêm, tanto Seus discípulos como nós também. Por glória, entende-se Poder Total, geral ou completo, tal qual um Rei se assenta em Seu trono. E sendo Ele mesmo Deus, seria alguma coisa impossível Dele prometer ou fazer?! Isto é simples de entender quando a gente lê todo o texto e contexto do próprio versículo que você acabou de mencionar. Desculpe, se lhe ofendi, mas não foi e nem é má intenção… apenas queria dizer com essa palavra que muitos como vcs perdem tempo em não aceitarem a simplicidade da Palavra de Deus, e ficam como que “vagando” no sentido de tomar rumos totalmente errados,, pois lá mesmo, está tão claro isso! Que Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo mesmo, lhe esclareça melhor ainda. É meu sincero desejo e minha sincera oração! Tenha uma boa noite na Paz que só Jesus pode dar!

    Curtir

  86. Genesis 2;7 And the Lord God formed man of the dust of the ground,and breathed into his nostrils the breath of life;and man became a living soul..God did not formed soul into man.He formed the body from the dust of the ground and he breathed his life giving spirit into the lifeless body and the result is soul
    Ecclesiastes 12;7 The dust return to the ground it came from,and the spirits return to God who gave it..At the ressurection(Jesus Christ second coming),God reunites and His life giving spirit like a twinkling of an eye,at the last trumpet.for the trumpet will sound ,the dead will be raised imperishable,and we will be change. 1 Corinthians 15;52
    It is clear brother…I before didn’t know this things for the church I was attended didn’t explain it properly or correctly but by God’s grace,he blessed me with a freind from Jehovah people and he patiently and humbly guide me and teach me clearly with prayer to Jehovah God to open my spiritual mind to understand it correctly..

    Curtir

  87. Querido jbwebdesignshow.
    Observo que o seu fervor por Jesus é sincero, mas veja que a GLÓRIA que você quer dar a Ele, colocando-o na posição que Ele nunca reivindicou, pode deixar você numa posição desconfortável, pra dizer o mínimo, no dia do julgamento. Note o próprio Jesus disse em João 5:42=> Não aceito glória de homens.

    Curtir

  88. Tantos anos depois e ainda o debate tem comentários!

    Caro jbwebdesignshow.

    Afirmar que Jesus prometeu ao condenado que naquele mesmo dia ele estaria com Jesus no paraíso incorre em problemas insolúveis. Veja bem..

    Não há dúvidas que Jesus foi ressuscitado no terceiro dia. Então será que aquele malfeitor chegou ao paraíso antes de Jesus?

    Se SIM, então Jesus era um mentiroso pois ele disse a Nicodemos: “Digo-lhe com toda a certeza: A menos que alguém nasça da água e do espírito, não pode entrar no Reino de Deus… Além disso, nenhum homem subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem.” (João 3:5, 13)

    Você irá concordar que aquele malfeitor NÃO FOI batizado nem com água (batismo igual ao de João) e muito menos com espírito (que começou depois de Jesus ascender aos céus). Ele se arrependeu no último momento de sua vida, em face da morte iminente. Logo Jesus mentiu pois o malfeitor foi para o céu sem ser batizado.
    Jesus também estava afirmando que NINGUÉM havia subido aos céus celestiais antes dele. Logo Jesus estava mentindo porque o malfeitor subiu antes dele.

    Caso afirmemos que Jesus é o próprio Deus, conhecido pelo nome Jeová nas Escrituras Hebraicas, e que ele estava lá no céu quando o malfeitor chegou, então Jesus mentiu, pois ele disse que teria que ficar 3 dias morto no Seol.

    Caso afirmemos que Jesus é Deus mas é outra pessoa da Trindade, ainda estaria mentindo, pois esta pessoa, Jesus, morreu e ficou 3 dias morto, e o malfeitor entrou no céu antes dele e se encontrou com a pessoa “Deus pai”, não Jesus (Deus Filho).

    Percebe como há erros demais em qualquer linha de raciocínio?

    Mas isso não acontece se entendermos que Jesus disse: “Deveras EU TE DIGO HOJE: estarás comigo no paraíso”.
    Dessa forma a promessa é futura mas certa. Não há contradição.
    Ademais reflete bem o tipo de linguagem daquela região.

    Curtir

Os comentários estão fechados.