Servidão ao Rei de Babilônia por 70 anos?


No início   descrevemos como alguns interpretam a profecia dos 70 anos de desolação no que entendem como sendo 70 anos de “servidão” ao Rei de Babilônia.  Por que ?  

Isso porque a cronologia secular deles afirma que  Jerusalem ficou desolada por apenas 50 anos. Todavia, se puderem alegar como sendo da bíblia a idéia de que Jerusalem apenas ´servia` Babilônia por 70 anos,  então a cidade ainda poderia estar habitada por mais 20 anos assim como afirma a data secular deles. Dessa  forma ainda se cumpriria a profecia de 70 anos, porém seria uma “prova” de que apenas as Testemunhas de Jeová estão erradas .

 

           Obra de arte reconstruida

                         no portão de Ishtar,

                        da Antiga Babilônia

Aqueles que promovem a data de 587 argumentam de modo convicto  que a Bíblia apoia a idéia deles – e que a  “servidão” começou 20 anos antes de Jerusalém ser destruida. Contudo, é isso o que a Bíblia realmente ensina?

É interessante que a Bíblia responde a esta pergunta de uma maneira clara. Quando se iniciou os 70 anos de servidão? Será que iniciou-se antes de Jerusalem ser destruida, como afirmam alguns, ou foi  somente após sua destruição, como ensinam as Testemunhas de Jeová ? Jeremias capítulo 25 diz:

A palavra que veio a haver para Jeremias concernente a todo o povo de Judá, no quarto ano de Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá, isto é, no primeiro ano de Nabucodorosor, rei de Babilônia

Isso não nos diz quando se inicia a servidão, mas somente quando Jeremias fez a profecia falando do futuro. Falaremos mais sobre isso depois. Ele prosegue:

“…eis que envio [alguém] e vou tomar todas as famílias do norte”, é a pronunciação de Jeová, “sim, [enviando alguém] a Nabucodorosor, rei de Babilônia, meu servo, e vou trazê-las contra esta terra e contra os seus habitantes, e contra todas estas nações ao redor; e vou devotá-los à destruição e fazer deles um assombro e objeto de assobio, e lugares devastados por tempo indefinido. 10 E eu vou destruir dentre eles o som de exultação e o som de alegria, a voz do noivo e a voz da noiva, o som do moinho manual e a luz da lâmpada. 11 E toda esta terra terá de tornar-se um lugar devastado, um assombro, e estas nações terão de servir ao rei de Babilônia por setenta anos.”’.”

Observe que a terra se tornaria devastada, e então  “estas nações terão de servir ao Rei de Babilônia” por 70 anos. A profecia continua:

“Pois assim me disse Jeová, o Deus de Israel: “Toma da minha mão este copo do vinho de furor, e tens de fazer beber dele todas as nações às quais te envio. 16 E terão de beber, e balouçar, e agir como homens endoidecidos, por causa da espada que envio entre eles”

Portanto é dado a Jeremias um “copo” figurativo, cheio da ira de Jeová. Jeremias deve agora fazer todas as nações engolirem do desprazer de Jeová.

“E tens de dizer-lhes: ‘Assim disse Jeová dos exércitos, o Deus de Israel: “Bebei e embriagai-vos, e vomitai e caí de modo que não vos possais levantar, por causa da espada que envio entre vós.”’ 28 E terá de acontecer que, caso se neguem a tomar o copo da tua mão para beber, então terás de dizer-lhes: ‘Assim disse Jeová dos exércitos: “Sem falta bebereis. 29 Pois, eis que é sobre a cidade sobre a qual se invoca o meu nome que eu principio a trazer calamidade, e acaso ficaríeis vós de algum modo impunes?”.”

Sim, as nações certamente beberão a fúria de Jeová. Elas não tem escolha. Afinal, se seu próprio povo irá beber dele, as nações certamente beberão. Todavia, quando é que Ele fará seu próprio povo beber deste copo ? Jeová deixa isso claro quando diz:

Pois, eis que é sobre a cidade sobre a qual se invoca o meu nome que eu principio a trazer calamidade, e acaso ficaríeis vós de algum modo impunes?”

“‘Não ficareis impunes, pois há uma espada que estou convocando contra todos os habitantes da terra’, é a pronunciação de Jeová dos exércitos.””

A resposta a nossa pergunta inicial, ‘Começa a servidão quando Jerusalém é destruida?’ está aqui no mesmo capítulo onde menciona-se os 70 anos de servidão. Após declarar que Judá se tornará uma terra devastada, e que as nações servirão a Babilônia por 70 anos, observou que o momento inicial dos 70 anos é destacado de modo claro?

Jeová “principia” com “a cidade sobre a qual se invoca o [seu] nome”, a cidade, claramente, sendo Jerusalém. É somente quando esta cidade se depara com a calamidade que se iniciam os 70 anos para todas as demais nações. Não se diz que a calamidade se inicia na região interiorana de Judá, como afirmam alguns. Nem se diz que se inicia com um simples exílio. Ela principia na cidade de Jerusalém, e é “uma espada que envio entre eles”

A calamidade sobre Jersualém é o momento em que se “principia” , e daquele momento em diante as nações não permaneceriam livres “de punição”. Certamente, “Jerusalem” beberia o copo primeiro, porém todas as outras nações deveriam beber do copo e também servir ao Rei de Babilônia. Será que pode haver algo mais claro do que isso?

O que isso significa? Significa que  587 não pode ser a data da destruição de  Jerusalem. Como sabe de 587 a 537 temos apenas 50 anos. Por outro lado, de 607 a 537 temos exatamente 70 anos.

continua (artigo em sendo traduzido)…

Veja Também :  Jeremias 29:10 “em Babilônia” ou “para Babilônia” ?

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comments in english allowed! Não serão permitidos comentários de opositores ou pessoas que querem debates sem fim. EVITE FUGIR DO TEMA DA PÁGINA OU FAZER flooding de informações. Isso é coisa de gente desonesta e que quer confundir. Discordar não é problema, mas fazer oposição com zombaria desrespeito e trollagem não são aceitos nesta página. Ao postar nesta página você estará concordando com isso! Não é permitido a participação de APÓSTATAS nos comentários desta página. Em outras palavras, críticas e discordâncias são aceitas e até mesmo postadas, mas não “espírito de oposição”. Isto se dá em vista do claro mandamento bíblico para que “os eviteis” Romanos 16:17. Outra coisa...tenho recebido comentários feitos com erros graves em quase toda linha e frase. NÃO POSTAREI. Tenha respeito por assuntos bíblicos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s