Quem é o “Alfa e o Ômega” ?


 

                      Será que Jesus é o “Alfa e o Ômega” ? Há vários termos aplicados tanto a Jesus como a  Jeová. Temos que ter em mente  que Jeová é  chamado de  o “Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo” nas Escrituras! (Efesios 1:17). Temos que confrontar toda a Bíblia a fim de entendê-la corretamente e jamais tentar forçar nosso entendimento tradicional no texto.

A palavra “Senhor” por exemplo, é aplicada tanto a Jeová Deus, como a Jesus Cristo. Isso porém não prova que sejam o mesmo ser uma vez que a mesma palavra é aplicada também a seres humanos. (Ge. 42:10,30,33 veja 1 Cor 8:5,6 ) Até mesmo a palavra “Deus” (ou deus; não importa se com letra maiúscula ou não,  visto que os textos da Bíblia não faziam esta diferenciação) era também aplicada a seres humanos. ( veja Exodo 7:1). A Bíblia não chama Jesus de ” O Alfa e o Ômega” por outro lado, o termo ” o primeiro e o ultimo” é aplicado tanto a Jesus como a seu Pai. (Rev 1:17; Rev 2:8) Esta ultima frase porém não é usada da mesma forma e nem prova que sejam o mesmo ser. Vejamos como isso se dá.

Somente Apocalipse ou revelação contém a expressão “O Alfa e o Ômega” e esta, em três ocorrências. ( Rev. 1:8; 21:6; 22:13). O entendimento correto desta expressão é teologicamente e potencialmente importante. Cabe então identificar o sujeito a que se refere esta frase.

A tentativa de trinitários em usar Revelação 22:13 para provar que Jesus é o “Alfa e o Ômega” ocorre ao passo que ignoram o contexto e declarações explícitas tanto em Revelação como na Biblia com um todo.

Primeiro, no contexto de Revelação 1:8, Jesus é explicitamente excluído gramaticalmente de ser o “Alpha e Omega”. Nos versículos 4,5 temos saudações de três entidades: “Aquel que é, que era e que vem ” E “Os Sete Espíritos” E “Jesus Cristo”. O indivíduo a quem é dado o título “Aquele que era, que é e que vem ” é claramente identificado como o “Alfa e o Omega”, o “Todo Poderoso”, e “o Senhor Deus.” Incontestavelmente, o Alfa e o Omega é diferenciado gramaticalmente  tanto de Jesus Cristo bem como dos “sete espíritos”. Portanto, é impossível que  Jesus seja mencionado em Rev.1:8 como sendo o “Alfa e o Ômega”.

Em segundo lugar, o Apocalipse identifica especificamente  “Aquele sentado no trono” como sendo o “Alfa e o Omega” (21:5,6), mas nos capítulos quatro e cinco Jesus mostra-se ontologicamente separado daquele sentado  “no trono”. Porque primeiro ele é apresentado como recebendo um livro daquele descrito como o “Alpha e Ômega” entronizado. E  em segundo lugar, é claro que, gramaticalmente este é consistentemente diferenciado Daquele sentado no trono: 1:4; 4:2,8; 5:1,5-7, 13; 6:16; 7:10.
Portanto, gramaticalmente e contextualmente, as duas primeiras evidências provam claramente que é impossível  Jesus ser o “Alfa e o Omega”. No entanto, existem mais sete pistas importantes para identificar o Alfa e o Ômega.

Terceiro, o “Alfa e Ômega” é explicitamente classificado como “O Todo Poderoso”, mas em todas as nove ocorrências da palavra “Todo-Poderoso” Jesus é contextualmente – ontologicamente e gramaticalmente – excluído de ser o Todo-Poderoso mencionado! (1:8; 4:8; 11:17; 15:3; 16:7,14; 19:6,15; 21:22).

Quarto, intimamente relacionado com o número três, o “Alfa e o Ômega” é identificado como sendo Deus sobre Jesus em 1:6. Da mesma forma, Apo 5: 12 apresenta Jesus como ontologicamente menor que O Todo-Poderoso já que ele tem de “receber o poder e sabedoria” do Alfa e Omega no trono, tornando Jesus separado e inferior ao “ Alfa e o Omega”. Além disso, em 1:1 e 2:26,27 Jesus recebe conhecimento e poder de seu Deus e Pai.

Portanto, é impossível que Jesus seja o Todo-Poderoso e o “Alpha e o Ômega” até porque, o próprio Jesus expressa sua subordinação em relação ao Alfa e o Ômega, declarando seis vezes que ele tem um Deus (Rev.1: 6; 3:2,12 NVI, ASV, RSV, TNM).

Trinitários se aproveitam de suas traduções preferidas onde o narrador e o receptor da mensagem são muitas vezes confundidos devido a ausência de pontuação apropriada. Estes usam um truque conhecido como “truque confusão com o  narrador”  onde segundo o alerta dado pela obra Young’s Analytical Concordance to the Bible,  a linguagem do MENSAGEIRO se confunde com a do RECEPTOR da mensagem.

Como sabemos a versão King James da Bíblia foi escrita numa época em que não se usavam aspas. Estas foram inventandas em 1611. Seguindo a mesma linha que a KJV muitas versões como a Versão João Ferreira de Almeida, demoraram muito para corrigir este problema. Usando o mesmo argumento que trinitários usam seria muito facil dizer que o Apóstolo João era o Alfa e o ÔMega se apoiando num “truque confusão com o  narrador” . (Leia Rev. 1:6-8 sem aspas).

Para mais detalhes veja: http://examiningthetrinity.blogspot.com/2009/09/ao-speaker-confusion.html

 

Acréscimos e adulterações nas versões da Bíblia aprofundam a confusão

A confusão de identidade entre o Sr Jeová e o Sr Jesus se aprofunda quando observamos acréscimos desonestos feitos pelos trinitários ao texto sagrado. Podemos citar um exemplo claro entre muitos,  ocorrendo no capítulo 1 de Revelação. Observe como o verso 10 e 11 aparece em várias versões tanto Almeidas como outras:

“Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta,
Que dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia”. Apocalipse 1:10-11 Almeida Corrigida Revisada e Fiel

“Eu fui arrebatado em espírito no dia do Senhor, e ouvi por detrás de mim uma grande voz, como de trombeta, que dizia: O que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas: a Éfeso, a Esmirna, a Pérgamo, a Tiatira, a Sardes, a Filadélfia e a Laodicéia”. Apocalipse 1:10-11 Almeida Revisada Imprensa Bíblica

“Eu fui arrebatado em espírito no dia do Senhor, e ouvi por detrás de mim uma grande voz, como de trombeta,   11 que dizia: O que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas: a Éfeso, a Esmirna, a Pérgamo, a Tiatira, a Sardes, a Filadélfia e a Laodicéia”. Almeida Revisada e Atualizada 

Como pode observar versões anteriores da Almeida causaram uma confusão ao adicionar palavras que não ocorrem nos mais antigos e respeitados manuscritos . De fato a King James Version que provavelmente serviu de referência para a Almeida e que é a Bíblia de lingua inglesa que figura entre as mais antigas, adicionaram tais palavras e contribuiram significativamente para aprofundar a confusão. Diversas Versões cometeram este erro, todavia, muitas admitem como é o caso de uma nota da Versão Literal de Young , que “os mais antigos mss omitem ” tais palavras. É reconhecido pelos eruditos que textos Byzantinos posteriores adicionaram tais palavras quando alguns copistas em sua tentativa de identificar Jesus com Jeová mudaram o texto tradicional. Para confirmar que a Almeida durante muito tempo adulterou vergonhosamente o capítulo 1 de
Revelação, observe o que lemos em um respeitado comentário bíblico:

Clarke’s Commentary on the Bible

“Eu sou o Alfa eo Ômega, o primeiro eo último, e – Esta inteira cláusula  está ausente no ABC, trinta e um outros mss; algumas edições, o siríaco, copta, etíope, armênio, eslavo, Vulgata, Arethas, Andreas, e Primasius. Griesbach deixou-a  fora do texto”.

Jamieson-Fausset-Brown Bible Commentary11.

“Eu Sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o ultimo e- Os mais antigos manuscritos omitem esta inteira cláusula”

Pulpit CommentaryVerse 11. – On ample evidence (א, A, C, and all versions), “I am Alpha … the Last; and” must be omitted; (traduzido “deve ser omitido”)

Não seria mais apropriado dizer que os mais antigos mss “não contém tais palavras”? Até parece que os mais antigos e respeitados mss é que erraram ao omitir algo que deveria estar ali, quando na verdade NÃO DEVEM estar alí. São adições expúrias feitas no texto a fim de tentarem promover o ensino de que Cristo e Deus são os mesmos.

Será que o título “o Alfa e o Ômega” se aplica exclusivamente a Jeová Deus?

Observe como as Testemunhas de Jeová entendem este assunto conforme publicado em sua revista “A Sentinela”:

“Para responder a esta pergunta, temos de examinar o contexto em que tal designação aparece. Revelação 1:8 declara: “Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e o que vem, o Todo-Poderoso.” (Novo Testamento, M. Hoepers, ed. 1978) É claro que a referência aqui é feita ao Deus Altíssimo, Jeová. Ao passo que Jesus Cristo é mencionado no versículo precedente como ‘vindo com as nuvens’, as palavras de Revelação 1:8 e dos versículos circundantes mostram que não poderia ser “o Alfa e o Ômega”. Nas Escrituras, apenas o Pai do Senhor Jesus Cristo é chamado de “o Senhor Deus”, e de “Todo-Poderoso”. Jesus Cristo até mesmo se refere a seu Pai como “meu Deus”. (João 20:17; Rev. 3:12) Segundo Revelação 1:1, a Revelação foi dada por Deus a Jesus Cristo. Por isso, deveríamos esperar que as palavras do Deus Altíssimo fossem citadas no relato. A primeira referência a “o Alfa e o Ômega” é, manifestamente, um exemplo disto. Ademais, no próprio versículo seguinte, o escritor do livro de Revelação, o apóstolo João, afirma: “Eu . . . vim a estar na ilha que se chama Patmos, por ter falado a respeito de Deus e ter dado testemunho de Jesus.” (Rev. 1:9) Isto supre confirmação adicional de que João entendia que Deus era o Pai do Senhor Jesus Cristo. Em que sentido é Jeová Deus “aquele que é, que era e o que vem”? Sendo o Deus eterno, Jeová sempre foi o Todo-poderoso. (Sal. 90:2) Assim, no passado indefinido, ele era o Altíssimo. Ademais, continua sendo o Deus Todo-poderoso, e virá nesta categoria para executar seu julgamento. Conforme indicado em outras partes do livro de Revelação, Jeová Deus demonstrará sua onipotência na ocasião em que seu Filho destruir todos os oponentes à Sua soberania. — Rev. 16:14; 19:13-16.

A próxima ocorrência do título “o Alfa e o Ômega” se encontra em Revelação 21:6. No versículo seguinte, afirma Aquele que aplica este título a si mesmo: “Todo aquele que vencer herdará estas coisas, e eu serei o seu Deus e ele será o meu filho.” Visto que Jesus Cristo menciona a si mesmo como “irmão” destes vencedores, é o Pai do Senhor Jesus Cristo que se refere a si mesmo como “o Alfa e o ômega”. — Compare com Mateus 25:40; Hebreus 2:10-12. Por fim, em Revelação 22:12, 13, lemos: “Eis que venho depressa, e a recompensa que dou está comigo, para dar a cada um conforme a sua obra. Eu sou o Alfa e o ômega, o primeiro e o último, o princípio e o fim.” Esta citação aparece entre outras atribuídas a um anjo e a Jesus Cristo. Antes de tais palavras serem citadas no livro de Revelação, falou o anjo que serviu de instrumento para apresentar a Revelação ao apóstolo João. (Rev. 22:8, 9) Daí, depois da citação que começa com Revelação 22:12, e termina com as palavras do versículo 15, encontramos a seguinte declaração: “Eu, Jesus, enviei o meu anjo.” (Rev. 22:16) Visto que o contexto não torna necessário que atribuamos as palavras de Revelação 22:12, 13 quer ao anjo quer a Jesus, poderiam ter-se originado de outro proferidor. Coerente com o restante do livro de Revelação, “o Alfa e o Ômega” deve ser o Deus Todo-poderoso. Ele é Aquele que vem na posição de juiz para recompensar e punir as pessoas, segundo suas obras. A idéia expressa em Revelação 22:12 também se harmoniza com o que o apóstolo Paulo escreveu. Ele declarou: “Segundo a tua dureza e teu coração impenitente, armazenas para ti furor no dia do furor e da Revelação do julgamento justo de Deus. E ele dará a cada um segundo as suas obras: vida eterna aos que estão buscando glória, e honra, e incorrutibilidade, pela perseverança na obra que é boa; no entanto, para os que são briguentos e que desobedecem à verdade, mas que obedecem à injustiça, haverá furor e ira, tribulação e aflição sobre a alma de cada homem que fizer o que é prejudicial, primeiro do judeu, e também do grego; mas glória, e honra, e paz para todo aquele que fizer o que é bom, primeiro para o judeu, e também para o grego.” (Rom. 2:5-10) Naturalmente, o julgamento será expresso por Jeová Deus mediante seu Filho, pois o apóstolo também afirma: “Isto se dará no dia em que Deus, por intermédio de Cristo Jesus, julgar as coisas secretas da humanidade.” — Rom. 2:16.

Falar Jeová Deus de si mesmo como “o Alfa e o ômega” nos dá a certeza de que aquilo que Ele propôs terá sua consecução bem sucedida. Isto deve mover-nos a fazer nosso máximo para obter a Sua aprovação. Nossa recompensa, então, será certa, pois a Bíblia nos diz: “Deus não é injusto, para se esquecer de vossa obra e do amor que mostrastes ao seu nome.” — Heb. 6:10.”





 

LINKS adicionais:

 

Quem é o Alfa (Alef) e o Ômega (Tav) de Apocalipse 1:8?

 

Traduções da Bíblia que usam o Nome de Deus (IHVH) no Novo Testamento

Ou ainda:

OBSERVE O NOME DE DEUS EM VÁRIAS TRADUÇÕES DO NOVO TESTAMENTO PRODUZIDAS POR ERUDITOS RESPEITADOS

Um alerta do perigo que são muitos templos evangélicos

26 comentários em “Quem é o “Alfa e o Ômega” ?

  1. Então como vocês explicam Isaías 40:10 e Apocalipse 22:12-16?

    Veja como está na própria tradução do novo mundo:

    10Eis que o próprio Soberano Senhor Jeová virá mesmo como alguém forte, e seu braço governará por ele. Eis que está com ele a sua recompensa e diante dele está o salário que paga. (Isaías 40:10)

    12Eis que venho depressa, e a recompensa que dou está comigo, para dar a cada um conforme a sua obra.13Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o último, o princípio e o fim.14Felizes aqueles que lavam as suas vestes compridas para que tenham a autoridade [de ir] às árvores da vida e para que obtenham entrada na cidade pelos portões dela.15Lá fora estão os cães e os que praticam o espiritismo, e os fornicadores, e os assassinos, e os idólatras, e todo aquele que gosta da mentira e a pratica.’
    16“‘Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos dar testemunho destas coisas para as congregações. Eu sou a raiz e a descendência de Davi, e a resplandecente estrela da manhã.’” (Apocalipse 22:12-16)
    Jesus é o próprio Todo-Poderoso, leia a bíblia com mais atenção pois negar a divindade de Cristo é uma heresia!

    Curtir

  2. Douglas

    A expressão no verso 12 se refere ao Deus Todo Poderoso. Ao passo que o verso 16 já se refere a outra pessoa. Aquele que comparece diante de Deus, seu filho Jesus(Heb 9:24) . Douglas tú ignoras dezenas de textos que falam de Jesus neste artigo que escrevi, e se referem a ele como outra pessoa distinta de seu “Deus e Pai” Efésios 1:17. Ao passo que cita dois textos com fraseologia similar para tentar provar que o restante da Bíblia está errada. Confronte a Bíblia e ela se harmonizará. Ademais as TJ não “negam a divindade de Cristo” como afirmas. Cremos que Jesus é o segundo maior ser no universo, abaixo apenas Daquele a quem ele chama de “meu Deus” Rev. 3:12 Pela autoridade a ele dada por Jeová, ele é claramente DIVINO ou PODEROSO. Contudo não o Deus todo Poderoso. Somente Jeová é o Deus Todo Poderoso. Este, tú não conheces.Por isso Jesus disse que “o mundo não veio a conhecer a Deus” na oração na noite anterior a sua morte conforme registrada no capítulo 17 de João. Pois a maioria das Bíblia usadas pela cristandade removeu o Nome de Deus e substituiu por palavras a bel prazer causando uma confusão na mente das pessoas sobre quem é o Deus Todo Poderoso e quem é Jesus.

    Se entrar no local de adoração de Jeová, verá que não existe força alguma em sua afirmação de que as Testemunhas de Jeová devem “ler com mais atenção”. Cantoria barulhenta e emoção não caracteriza o local das Testemunhas de Jeová.

    O que revela o contexto dos Evangelhos?

    Em João 6:38, Jesus disse: “Desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.”

    Em contraste com isso, Deus é mencionado em Daniel 4:35 como Aquele que “age segundo sua própria vontade ENTRE O EXERCITO DOS CÉUS E OS HABITANTES DA TERRA”.

    Em Hebreus 9:24, Paulo escreveu sob inspiração que Jesus entrou no céu para comparecer “PERANTE a face de Deus” por nós.

    Como pôde Jesus comparecer PERANTE Deus e ao mesmo tempo SER o Deus Todo Poderoso, diante de quem comparece?

    E Atos 9:20 declara que Paulo, após sua conversão, passou a pregar imediatamente que Jesus é “o Filho de Deus” e não o próprio Deus, como ensina a realmente distorcida teologia trinitariana.

    João, na conclusão de seu Evangelho, escreveu que “estas coisas foram escritas para que creiais que Jesus é o Cristo , o FILHO DE DEUS.” (João 20:31) Temos que crer nisso!

    Efésios 1:17 fala do Pai como sendo “DEUS de nosso Senhor Jesus Cristo”.

    Paulo, o apóstolo para as nações, escreveu que Deus sujeitou a Jesus todas as coisas; mas, como ele tornou claro, “se EXCETUA Aquele que lhe sujeitou todas as coisas”. – 1 Cor. 15:27.

    Por que Jesus teve de receber autoridade do Pai e depois entregar o reino ao seu Pai? Faz sentido se ele fosse o Todo Poderoso Deus? – 1 Cor. 15:24, 27, 28.

    Jesus foi criado, conforme diz Apocalipse 3:14: “O principio DA CRIAÇÃO de Deus”. (Portanto, segundo este verso inspirado, Jesus é parte “da criação”.)
    Em harmonia com isso, Colossenses 1:15 diz que ele foi o “primogênito de toda a criação”.

    Isso explica por que Jesus foi tentado. Por outro lado, “Deus não pode ser tentado”, diz Tiago 1:13.

    Não se deve estudar a palavra de Deus para tentar rebater ela mesma, mas se deve estuda-la para harmonizá-la consigo mesma, e em seguida fazer com que nossos pensamentos se harmonizem com ela. MAS NÃO PODEMOS QUERER QUE ELA SE HARMONIZE COM NOSSOS PENSAMENTOS.

    Em João 5:32, Jesus diz: “Há OUTRO que dá testemunho de mim, e eu sei que o testemunho que Ele dá de mim é verdadeiro.” No verso 37 Jesus acrescenta

    “O Próprio Pai que me enviou tem dado testemunho de mim. Vós nem ouvistes JAMAIS A SUA VOZ NEM VISTE A SUA FIGURA. … E NÃO ACREDITAIS NAQUELE A QUEM ELE ENVIOU.”

    Portanto, Jesus dava testemunho de que seu Pai o “enviou” e que a vontade primária era a Dele e não a sua.

    Isso deve fazer com que reflitamos também em João 20:17, onde Jesus fala de alguém a quem chama de “meu Deus e vosso Deus”, referindo-se ao Pai dele.

    A Biblia foi escrita para pessoas simples, como pescadores, lavradores e donas de casa.

    Cristo enfatizou que há outra pessoa a quem está subordinado. É por isso que Paulo, em Efésios 1:17, fala do ‘Pai e Deus de nosso Senhor Jesus Cristo’.

    Em vista do exposto acima DIRETAMENTE DA BÍBLIA SAGRADA, fica claro que os Evangelhos e o restante das Escrituras não favorecem a Tradução comumente aceita em João 1:1: “E a Palavra era Deus”. Mas sim, “e a Palavra era um deus”.

    Curtir

  3. EU ADORO O MEU DEUS JESUS CRISTO ELE É O PRIMEIRO E O ULTIMO O ALFA E O OMEGA. O SALVADOR E SENHOR . TOMÉ FALOU MEU SENHOR E MEU DEUS.SE VOCES NAO HONRA CRISTO PROBLEMA SEU.

    Curtir

  4. CARO QUERUVIM, lendo seus argumentos até parecem ter coerencia, porque são textos tirados das escrituras. satanas, tambem fez isso buscando confundir o próprio FILHO. SE VOCE MEDITAR EM JOÃO 5;23 ” A FIM DE QUE TODOS HONREM O FILHO ASSIM COMO HONRAM O PAI, QUEM NÃO HONRA O FILHO, NÃO HONRA O PAI QUE O ENVIOU. ” VOCE PERCEBE
    nestas palavras que o desejo do PAI é que o FILHO TENHA E SEJA HONRADO PELAS SUAS CRIATURAS DA MESMA MANEIRA EM QUE O PAI É HONRADO POR ELAS. E COMO O PAI É HONRADO POR SUAS CRIATURAS; ANJOS , HOMENS??? É HONRADO COMO ” DEUS ”.

    JESUS DISSE; NINGUEM PODE VIR A MIM SE O PAI NÃO O TROUXER.
    TAMBEM ; NINGUEM VAI AO PAI SENÃO POR MIM. ” EU SOU O CAMINHO
    A VERDADE E A VIDA.
    O QUE É A VIDA PARA VOCE???
    JESUS DIZ; ” MAS , VÓS NÃO QUEREIS VIR A MIM PARA TERDES VIDA.
    COM CERTEZA VOCE JÁ LEU NAS ESCRITURAS ; QUEM ” CRE ” EM
    MIM TEM A VIDA ETERNA.

    PORQUE É SIMPLES DEMAIS É QUE APARECE HOMENS, TOMANDO O LUGAR DO ” SALVADOR ” DO ” ESPÍRITO SANTO ” ( ELE VOS GUIARÁ A TODA A VERDADE E VOS FARÁ LEMBRAR DE TUDO O QUE EU DISSE).
    EM APOC. 5. 13 ” E OUVI TODA A CRIATURA QUE ESTÁ NO CÉU E NA TERRA E DEBAIXO DA TERRA E QUE ESTÃO NO MAR E TODAS AS COISAS QUE NELES HÁ, DIZER; AO QUE ESTÁ ASSENTADO NO TRONO E AO CORDEIRO SEJAM DADAS AÇÕES DE GRAÇA E HONRA( HONRA) E GLÓRIA ( A MINHA GLÓRIA NÃO A DAREI A OUTRO), E PODER PARA TODO O SEMPRE. V-14 E OS QUATRO ANIMAIS DIZIAM AMEM, E OS VINTE A QUATRO ANCIÃOS PROSTARAM -SE E ADORARAM AO QUE VIVE PARA TODO O SEMPRE.
    VOCE SABE QUE; FILIP. 2.10 PARA QUE AO NOME DE JESUS SE DOBRE TODO O JOELHO DOS QUE ESTÃO NOS CÉUS E NA TERRA E DEBAIXO DA TERRA E TODA A LINGUA CONFESSE QUE JESUS CRISTO É O SENHOR PARA A GLÓRIA DE DEUS PAI.

    É ME DADO TODO O PODER NOS CÉUS E NA TERRA. ORA, QUEM TEM
    ” TODO” O PODER NOS CÉUS E NA TERRA, POR ACASO NÃO É ” TODO PODEROSO.???
    SE ELE CRIOU TODAS AS COISAS VISIVEIS E INVISIVEIS, TODAS AS COISAS QUE HÁ NOS CÉUS E NA TERRA, SEJAM TRONOS SEJAM DOMINAÇÕES SEJAM PRINCIPADOS SEJAM POTESTADES. TUDO FOI CRIADO POR ELE E PARA ELE. COLOSS. 1.16-17
    COMPANHEIRO; ALGUEM QUE CRIOU TUDO O QUE É CHAMADO DE CRIAÇÃO E CRIATURA, ACASO NÃO É DEUS???
    ”’ PORQUE TODA A CASA É EDIFICADA POR ALGUEM, MAS O QUE EDIFICOU TODAS AS COISAS É DEUS” HEBR 3;4 OBSERVOU
    É DEUS. É DEUS. É DEUS.
    JESUS TEM UM DEUS E ESSE DEUS É SEU PAI. O PAI NÃO É O FILHO NEM O FILHO O PAI, POREM O FILHO DISSE; ” TUDO O QUE MEU ”PAI”
    FAZ O FILHO O FAZ IGUALMENTE ”. JOÃO 5.19
    O QUE TE PARECE ALGUEM AFIRMAR ISSO???
    SE O PAI FAZ COISAS QUE SOMENTE ”’ DEUS PODE FAZER” LOGO O FILHO TAL QUAL SEU PAI É NECESSA´RIAMENTE ” DEUS” .
    ISTO SIGNIFICA QUE DA MESMA NATUREZA QUE O PAI É CONSTITUIDO O FILHO IGUALMENTE O É. ( TRAZENDO PARA O NOSSO MUNDO DOS SENTIDOS) SE O PAI FOSSE UMA AVE O FILHO ERA UMA AVE.
    SE O PAI FOSSE UM PEIXE, O FILHO TAMBEM IGUALMENTE.
    JESUS JAMAIS FOI UM ANJO, DO CONTRARIO TERIA DO QUE SE GLORIAR POIS SENDO UMA CRIATURA, CRIOU TODAS AS COISAS.
    SÓ DEUS É DEUS. E DEUS NÃO É CRIADO POR NINGUEM ELE É ETERNO, SÓ ELE POSSUI VIDA EM SI MESMO, ETERNO.

    Curtir

  5. Helio Goes,

    Tu ignoras todos os textos bíblicos sagrados que postei na minha resposta ao Douglas e que aparece antes de seu post em letras garrafais. Por que faz isso? Por que desconsidera textos bíblicos claros?

    Em João 5:23,24 lemos:

    ” a fim de que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honrar o Filho, não honra o Pai que o enviou. 24 Digo-vos em toda a verdade: Quem ouve a minha palavra e acredita naquele que me enviou tem vida eterna, e ele não entra em julgamento, mas tem passado da morte para a vida!”

    O texto em sua simplicidade demonstra que há outra pessoa que “enviou” a Cristo qual seu representante. É neste sentido que um desrespeito a Cristo seria o mesmo que um desrespeito a o próprio Deus. Tais declarações estão em harmonia com Lucas 10:16 onde lemos:

    ““Quem vos escuta, escuta [também] a mim. E quem vos desconsidera, desconsidera [também] a mim. Ademais, quem me desconsidera, desconsidera [também] aquele que me enviou.”

    Para entendermos corretamente o texto de João 5 devemos observar com atenção o próprio capítulo 5 nos versículos 31,32,37 (CONTEXTO IMEDIATO) descarta a inferência que os trinitários fazem, pois lemos alí:

    ” “Se eu sozinho der testemunho de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro. 32 Há outro que dá testemunho de mim, e eu sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro…Também, o próprio Pai que me enviou tem dado testemunho de mim. Vós nem ouvistes jamais a sua voz, nem vistes a sua figura; 38 e não tendes a sua palavra remanescente em vós, porque não acreditais naquele mesmo a quem ele mandou”.

    Desconsiderar o filho é o mesmo que desconsiderar Aquele que o enviou. É neste sentido que Jesus deve ser honrado. Sugerir que são ambos a mesma pessoa é uma distorção da simplicidade das declarações de Cristo. Observe o que Cristo falou em João 13:

    “Digo-vos em toda a verdade: O escravo não é maior do que o seu amo, nem é o enviado maior do que aquele que o enviou. 17 Se sabeis estas coisas, felizes sois se as fizerdes. 18 Não estou falando a respeito de todos vós; conheço os que tenho escolhido. Mas, é para que se cumpra a escritura: ‘Aquele que costumava alimentar-se do meu pão ergueu o seu calcanhar contra mim.’ 19 Deste momento em diante, digo-vos antes que ocorra, para que, quando ocorrer, acrediteis que sou eu. 20 Digo-vos em toda a verdade: Quem receber a qualquer que eu enviar, recebe [também] a mim. Por sua vez, quem me receber, recebe [também] aquele que me enviou.”

    Neste cap 13 fica claramente inferido que Jesus ( o enviado) não é maior do que Aquele que o enviou, Jeová Deus.

    Por isso lemos em João 6:38:

    ” porque desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou”

    Assim como um representante Oficial ou um embaixador de um Rei deve ser tratado com a devida honra por ser representante do Rei, também deve ser tratado pelos subordinados do Rei com a mesma honra que é dada ao próprio Rei visto que por meio de tal representante o Rei é dignificado. Isto é algo sempre presente num regime de monarquia. Além de desconhecer este fato, suas observações se conflitam com todo o contexto apresentado no próprio capítulo 5 de João e com o restante da Bíblia Sagrada.

    Curtir

  6. É equivocado o conceito de que apenas Jeová Deus pode ter glória, sem dúvidas Deus é infinitamente glorioso, mas as Escrituras não dizem que ele é o único que tem glória. Observe o que já foi comentado aqui nesta página:

    ” sendo essa, uma palavra comum e aplicada a outros, como aos eleitos ressuscitados para a vida celeste e inclusive para meros seres humanos mortais.

    Confiram na Bíblia Sagrada:
    (Salmos 49:16-17)

    16 Não tenhas medo porque algum homem enriquece, Por aumentar a glória da sua casa, 17 Pois na sua morte não pode levar nada consigo; Sua glória não descerá junto com ele.

    (Gênesis 45:13)

    De modo que tendes de contar a meu pai toda a minha glória no Egito e tudo o que vistes; e tendes de apressar-vos e trazer meu pai cá para baixo.”

    (Ester 5:11)

    Hamã passou a narrar-lhes a glória das suas riquezas e o grande número dos seus filhos, e tudo com que o rei o enaltecera, e como o exaltara

    (Isaías 8:7)

    Eis que Jeová está trazendo contra eles as águas potentes e numerosas do Rio, o rei da Assíria e toda a sua glória. (Isaías 14:18) Todos os outros reis das nações, sim, todos eles, deitaram-se em glória.

    (Isaías 22:23-24) 23

    E vou pregá-lo como tarugo num lugar duradouro, e ele terá de tornar-se como trono de glória para a casa de seu pai. 24 E terão de pendurar nele toda a glória da casa de seu pai.

    (Miquéias 1:15)

    A glória de Israel chegará até Adulão

    (Mateus 4:8)

    Novamente, o Diabo levou-o a um monte extraordinariamente alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles.

    (Lucas 2:9)

    E, repentinamente estava parado ao lado deles o anjo de Jeová, e a glória de Jeová reluzia em volta deles.

    (João 12:43)

    Pois amavam mais a glória dos homens do que mesmo a glória de Deus.

    (1 Coríntios 11:15)

    Se a mulher tiver cabelo comprido, é uma glória para ela

    (Provérbios 11:16)

    A mulher de encanto é a que segura a glória

    (Pro 20:3)

    Para o homem é uma glória desistir duma disputa

    (Pro 22:4)

    O resultado da humildade e do temor de Jeová é riquezas, e glória, e vida.

    (Eclesiastes 6:2)

    um homem a quem o [verdadeiro] Deus dá riquezas, e bens materiais, e glória

    (1 Samuel 2:7-8)

    7 Jeová é Quem faz empobrecer e Quem faz enriquecer, Quem rebaixa, também Quem exalta, 8 Quem levanta do pó o de condição humilde; Da cova de cinzas ergue o pobre, Para fazê-los sentar-se com os nobres; e dá-lhes por posse um trono de glória.

    (1 Reis 3:13)

    E também vou dar-te aquilo que não pediste, tanto riquezas como glória, de modo que não virá a haver entre os reis nenhum igual a ti, em todos os teus dias.

    (1 Coríntios 15:40-43)

    40 E há corpos celestes e corpos terrestres; mas a glória dos corpos celestes é de uma sorte e a dos corpos terrestres é de sorte diferente. 41 A glória do sol é de uma sorte e a glória da lua é de outra, e a glória das estrelas é de outra; de fato, estrela difere de estrela em glória. 42 Assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se em corrupção, é levantado em incorrupção. 43 Semeia-se em desonra, é levantado em glória

    E a glória de Jesus tem uma fonte, ele não é “glorioso” a toa, mas é que :
    (Atos 3:13)

    O Deus de Abraão, e de Isaque, e de Jacó, o Deus de nossos antepassados [JEOVÁ], glorificou o seu Servo, Jesus.

    O fato da Bíblia atribuir glória a Jesus, que por sinal foi ressuscitado dos mortos por Jeová no chamado corpo glorificado e enaltecido a sua direita, não prova que ele seja o mesmo Jeová ao lado de quem está sentado. É uma falha bíblica grave defender a ideia de que apenas Deus tenha glória, pois as Escrituras não limitam a palavra “glória” apenas para ele”.

    Curtir

  7. Quando lemos em Mateus 28:18-20 “Foi me dada toda autoridade” (e não “todo poder” como dizem algumas traduções não exatas da Bíblia) .Observe que FOI DADA tal autoridade. Se alguem LHE DEU então é por que não tinha antes!

    Para Paulo, o Apóstolo, sua pergunta em letras garrafais ” QUEM TEM
    ” TODO” O PODER NOS CÉUS E NA TERRA, POR ACASO NÃO É ” TODO PODEROSO.???” é respondida , pois Paulo declara claramente :

    “Porque todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas”. 1 Coríntios 15:27 na Tradução da Bíblia Almeida Corrigida e Revisada.
    Será que isto está bem claro para o Sr. Hélio Goes? Parece que não, pois contradiz Paulo com sua teologia da trindade católica!

    JAMAIS ouvirá um evangélico lendo em voz alta 1 Cor. 15:27 em um dos seus cultos; pois este texto é CONTRÁRIO a teologia deles. Tanto é que eu desafio os pastores a lerem este texto e explicarem para o povo! Não farão isso. Vão acabar confundindo a verdade do texto com o equívoco que pregam sobre quem é Deus.

    TUDO FOI CRIADO POR ELE ???? Mais um dos muitos erros de tradução da Almeida! Jeová Deus foi o único que criou. Jesus é aquele “por intermédio” de quem ele fez o universo inclusive a matéria. Cristo foi o primeiríssimo ser criado por Deus, não simplesmente “um anjo” mas muito mais que isso. Ele foi o primeiro de todos os seres e aquele por meio de quem Deus fez tudo que existe. Leia o link acima com atenção e dedicação.

    Curtir

  8. Helio

    ” HELIO GOES Em 22 de setembro de 2013 às 16:05 […] SE VOCE MEDITAR EM JOÃO 5;23 ” A FIM DE QUE TODOS HONREM O FILHO ASSIM COMO HONRAM O PAI, QUEM NÃO HONRA O FILHO, NÃO HONRA O PAI QUE O ENVIOU. ” VOCE PERCEBE nestas palavras que o desejo do PAI é que o FILHO TENHA E SEJA HONRADO PELAS SUAS CRIATURAS DA MESMA MANEIRA EM QUE O PAI É HONRADO POR ELAS. E COMO O PAI É HONRADO POR SUAS CRIATURAS; ANJOS , HOMENS??? É HONRADO COMO ” DEUS ”. ”

    Leia mais um pouco de João então:

    (João 17:21-22)

    Se você meditar em João 17:21,22 21 “21 A fim de que todos sejam um, assim como tu, Pai, estás em união comigo e eu estou em união contigo, para que eles também estejam em união conosco, a fim de que o mundo acredite que me enviaste. 22 Também, eu lhes tenho dado a glória que tu me tens dado, a fim de que sejam um, assim como nós somos um” . Você percebe que nessas palavras o desejo de Jesus é que os seus discípulos tenham e sejam um da mesma maneiras em que o Pai e o Filho são um? E como o Pai e o Filho são um? Por serem um Deus? Então os discípulos também serão um Deus, junto com o Pai e o Filho.

    Essa expressão “assim como” não necessariamente expressa exata igualdade.

    (João 17:16) Não fazem parte do mundo, assim como eu não faço parte do mundo.
    (João 3:14) Assim como Moisés ergueu a serpente no ermo, assim tem de ser erguido o Filho do homem,
    (Mateus 5:48) Tendes de ser perfeitos, assim como o vosso Pai celestial é perfeito.
    (Lucas 17:24,26) 24 Pois assim como o relâmpago, com o seu lampejo, brilha duma parte sob o céu à outra parte sob o céu, assim será o Filho do homem. 26 Ademais, assim como ocorreu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem:
    (Hebreus 1:12) Tu os enrolarás assim como a uma capa, como a uma roupa exterior. 
    (Rev 3:21) Àquele que vencer, concederei assentar-se comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com o meu Pai no seu trono.

    Então este tipo de argumentação em cima da expressão comparativa “assim como” não cola. O que João 5:23 quer dizer é que nos honramos à Deus, e também devemos honrar a Jesus, o foco é no ato de honrar, nisso ambos são honrados.

    Curtir

  9. ELE CRIOU TODAS AS COISAS VISIVEIS E INVISIVEIS, TODAS AS COISAS QUE HÁ NOS CÉUS E NA TERRA,… TUDO FOI CRIADO POR ELE E PARA ELE. COLOSS. 1.16-17 ?????

    Este texto está vertido de maneira equivocada em sua tradução da Bíblia.

    O texto em grego diz que “todas as coisas foram criadas POR INTERMÉDIO dele” A frase POR ELE não é uma tradução correta da construção genitiva.

    Observe antes de tudo que a o Léxico Grego de Thayer define a preposição grega DIÁ (abreviada na figura abaixo por Dí em grego) como significando ”por intermédio ” especialmente ao ser usada numa contrução genitiva.

    Sugiro que pesquise com dedicação e muita atenção o que postei aqui. Sei que muitos evangélicos, principalmente os que adoram ganhar debates no grito não pesquisam com cuidade. Mais estudo sério das Escrituras e menos cantoria barulhenta ajudaria muito. Da mesma forma como a Igreja Católica colocou Maria , a mãe adotiva de Jesus, numa posição que não é dela, mas que pertence a Cristo, as Igrejas Evangélicas cometem um erro muito grave e talvez mais grave, ao colocarem Cristo na posição do Deus Supremo, Jeová.

    Isso ficou mais fácil principalmente depois que eliminaram o Nome de Deus de suas traduções da Bíblia substituindo o Nome de Deus, Jeová, por palavras a bel prazer, causando uma confusão na mente das pessoas.

    Curtir

  10. Sinceramente, é até tedioso notar a “pesquisa” de mal feita que se faz entre as facções da Cristandade. Não se tem o respeito e a reverência de continuar sempre a buscar o conhecimento da Palavra Escrita de Deus, procurar e cavar, absorver conhecimento exato.

    Simplesmente a pessoa já crê num ponto, ela passa as paginas da Bíblia até achar algo que lhe pareça confirmar aquele ponto e pronto. Acabou a “pesquisa” aí. Você cria em algo previamente, pegou certo texto e interpretou-o como apoiando sua crença e fim. Essa pessoa também tem professores e outros que “lhe fazem cócegas nos ouvidos” lhe dizendo o que quer ouvir. Claro que a pessoa não vai buscar mais conhecimento ou evolução, afinal ela sabe tudo, ela tem seus pontos de crença, ACHA que a Bíblia consente com eles e pronto, investigar a fundo pra que?

    Veja o caso das TJ, certa certa de religião diferente que tem antipatia pelas TJ simplesmente não pesquisa os pontos com acuidade e isenção, simplesmente quer achar motivos para atacá-las.

    As pessoas leem a Bíblia de forma picotada, evitam olhar os capítulos inteiros, ler livros inteiros ou buscar as coisas em toda ela. Interpretam passagens isoladas, independente do contexto, de outros textos paralelos, de passagens relacionadas ao mesmo assunto, do testemunho da Bíblia toda (Gên Ap), de traduções alternativas, dos originais hebraico-grego, da crítica textual….

    – Por exemplo quem diz que só Deus tem glória ou deve ser glorificado realmente leu a Bíblia toda?
    – Quem diz que apenas Deus pode receber louvor, leu a Bíblia com atenção?
    – Quem diz que “assim como” sempre significa “exatamente da mesma forma e do mesmo nível” foi atrás de estudar as outras ocorrências dessa expressão? Quem acha que “honrar” é igual a “adorar” já ouviu falar do mandamento de “honrar pai e mãe” ?
    – Quem diz que em várias ocasiões Jesus foi “adorado” estudou sobre o termo grego original usado ali?
    – Quem disse que “RECEBER toda autoridade” é sinônimo de ser “todo poderoso” prestou atenção no que ela mesma disse, que este recebeu essa autoridade de outro superior ?
    – Quem diz que “todas as coisas foram criadas POR ELE” tem conhecimento da palavra grega usada ali ou meramente embarcou junto no erro de uma péssima tradução?
    – Quando chega alguém querendo provar que Maria é “Mãe de Deus” pois Isabel a chamou de “mãe do meu Senhor” e diz todo pimpão que ela disse que Maria era mãe do “meu Deus” pois na Bíblai apenas Deus é chamado de “Senhor”, que por sinal é o substituto do nome de Deus e toda vez que aparece quer dizer “Jeová”. Ela tem alguma noção do que está dizendo? É verdade que apenas Deus é chamado de “Senhor” e que Senhor é sinônimo de Jeová?

    As pessoas não estudam a Bíblia, elas não tem interesse nisso, estão satisfeitas com o que aprenderam no catecismo ou na escola dominical, a Bíblia para eles deve ser apenas um item que consultam pra tentar apoiar o que sua igreja lhe passou. Não existe um incentivo para que elas façam o contrário, julguem suas igrejas em relação ao que o todo da Bíblia ensina.

    É fácil isolar passagens, um sabatista isola passagens que falam em guardar o sábado e pronto, conclui: a Bíblia manda a nós -cristãos- guardar o sábado! Mas será que ele realmente olhou a questão da forma adequada lendo as pasagens em seus devidos contextos e consultando o todo da Bíblia ou apenas escolheu as passagens que lhe convinha??

    Curtir

  11. Hélio, sua última frase me chamou muito a atenção: “SÓ ELE POSSUI VIDA EM SI MESMO, ETERNO.”
    Acontece que em João 5:26, Jesus disse que lhe foi CONCEDIDO ter vida em si mesmo!
    Como poderia ter sido isso? QUANDO foi que o Pai CONCEDEU a Jesus ter vida em si mesmo?
    Responda pra nós, estamos curiosos. Ou houve um tempo em que Jesus não tinha vida em si mesmo?

    Curtir

  12. Beatriz, poderia nos dizer a que texto se refere ao citar o acima? Em que texto Jesus afirma ser o “Alfa e o Ômega” ?

    Curtir

  13. Beatriz,
    Todas referências ao “Alfa e o Omega” no livro do Apocalipse são ao Senhor Deus Pai Todo Poderoso, Aquele que é que era e que vem e Está Sentado No Trono. Já Jesus Cristo é referido como o Cordeiro, a Testemunha Fiel e o Principio da Criação de Deus.

    Ou seja,
    [1] Aquele que está sentado no trono é Deus, o Todo Poderoso, chamado de o Alfa e o Omega. [2] E Jesus é o Cordeiro ao seu lado, Sua testemunha e o principio de Sua criação. além de ser o primeiro e o ultimo que morreu e foi levantado novamente por Deus. Com sua morte ele comprou pessoas para seu Deus e Pai. [3] E o espírito santo são as Sete Tochas diante do trono do Senhor Deus Todo Poderoso.

    Curtir

  14. Avaliem este comment do Saga:

    Se a pessoa ler APOCALIPSE do 1:1 até o 1:5, já saberá que “Aquele Que É e Que Era e Que Vem” NÃO É Jesus Cristo, que por sinal não é Deus. pois o verso 1:1 diz que “DEUS” foi aquele que DEU A REVELAÇÃO a Jesus Cristo para por fim esta chegar até João. se foi necessário que Deus revelasse algo para Cristo é sinal de que Cristo não era este Deus e muito menos era onisciente, senão não necessitaria que alguém lhe revelasse algo. Sendo assim, o CONTEXTO bíblico do livro apocalíptico desmente o pretexto trinitário de que o Senhor Deus “Aquele Que É Que Era e Que Vem” de 1:8 seja Jesus Cristo

    Um fato que contribue para a diferença de entendimento dos evangélicos ocorre devido a Tradução do Novo Mundo usar o Nome de Deus até mesmo no Apocalipse capítulo 1 evidenciando um clara distinção entre Jesus e Jeová.

    Curtir

  15. Existe uma particularidade da Bíblia que algumas pessoas desconhecem. Ela contém parágrafos. Se você observar com atenção, notará que isso realmente acontece. Se você observa atentamente o capítulo 1 de apocalipse, por exemplo, perceberá o seguinte:

    O primeiro parágrafo vai do versículo 1 até o 3;
    O segundo parágrafo acontece do versículo 4 até o versículo 5 parte A, etc…

    Note porém que o sétimo versículo é também um único parágrafo. O mesmo acontece com o versículo 8. Já o versículo 9 inicia um parágrafo que se estende até o final do versículo 11. O versículo 8 é uma interpelação. Um trecho.

    Como comprovar isso? É mesmo verdade?
    Se você tiver várias versões da Bíblia pode comprovar. A minha Almeida Revista e Corrigida (ARC) por exemplo, inicia os parágrafos com a primeira letra em NEGRITO.
    Pode comprovar. É fato.
    É simples, porém, muito desconsiderado.

    Abraços

    Curtir

  16. Verdade, excelente lógica.

    Também dá para diferenciar que no versículo 7 João está falando de Jesus e no 8 é Jeová falando.

    vers 7 – “Eis que ele vem com as nuvens e todo olho o verá, e aqueles que o traspassaram; e todas as tribos da terra baterão em si mesmas de pesar por causa dele. Sim, amém.”

    Compare agora com Mateus 26:64: “Jesus disse-lhe: “Tu mesmo [o] disseste. Contudo, eu vos digo: Doravante vereis o Filho do homem sentado à destra de poder e vindo nas nuvens do céu.””

    vers 8 – “”Eu sou o Alfa e o Ômega”, diz o Senhor Deus, “o que é, o que era e o que há de vir, o Todo-poderoso”.” – Nova Versão Internacional (NVI)

    Compare com Isaías 44:6 – ““Assim disse Jeová, o Rei de Israel e seu Resgatador, Jeová dos exércitos: ‘Sou o primeiro e sou o último (semelhante a Alfa e Ômega, primeira e última letra do alfabeto grego), e além de mim não há Deus.”

    Se observarmos os versículos 6 e 7 do capítulo 21 de Revelação onde ocorre novamente a expressão Alfa e Ômega, verá que o orador diz que ele se tornaria o Deus de quem vencesse e o vencedor se tornaria seu filho:
    “E ele me disse: “Estão feitas! Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A todo aquele que tiver sede darei gratuitamente da fonte da água da vida. Todo aquele que vencer herdará estas coisas, e eu serei o seu Deus e ele será o meu filho.”
    Note porém que Jesus nunca chamou os cristãos de filhos, mas, de irmãos.
    “E o rei lhes dirá, em resposta: ‘Deveras, eu vos digo: Ao ponto que o fizestes a um dos mínimos destes meus irmãos, a mim o fizestes.’ – Mateus 25:40
    “Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está no céu, este é meu irmão, e [minha] irmã e [minha] mãe.”” – Mateus 12:50
    “porque aqueles a quem deu o seu primeiro reconhecimento, a [esses] também predeterminou que fossem modelados segundo a imagem de seu Filho, para que este fosse primogênito entre muitos irmãos” – Romanos 8:29
    “Porque era próprio que aquele, para quem são todas as coisas e por intermédio de quem são todas as coisas, trazendo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse por sofrimentos o Agente Principal da salvação deles. Porque tanto aquele que santifica como os que estão sendo santificados [provêm] todos de um só, e por esta causa ele não se envergonha de chamá-los “irmãos”, dizendo: “Declararei o teu nome a meus irmãos; no meio da congregação louvar-te-ei com cântico.”” – Hebreus 2:12

    Curtir

  17. Alfa e ômega
    Estes são os nomes da primeira e da última letra do alfabeto grego, e são usados três vezes como título no livro de Revelação (Apocalipse). A ocorrência adicional desta frase na Versão Trinitariana, em Revelação 1:11, contudo, não tem o apoio de alguns dos mais antigos manuscritos gregos, inclusive o Alexandrino, o Sinaítico e o Códice Ephraemi rescriptus. Por conseguinte, é omitido em muitas traduções modernas.
    Ao passo que muitos comentaristas aplicam este título tanto a Deus como a Cristo, um exame mais cuidadoso de seu uso restringe a sua aplicação a Jeová Deus. O primeiro versículo de Revelação mostra que a revelação foi dada originalmente por Deus, e mediante Jesus Cristo, portanto, quem fala (mediante um representante angélico) às vezes é o próprio Deus e outras vezes é Cristo Jesus. (Re 22:8) Assim, Revelação 1:8 (ALA) diz: “Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus [“Jeová Deus”, NM], aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-poderoso.” Embora o versículo anterior fale de Cristo Jesus, é claro que, no versículo 8, a aplicação do título é ao Deus “Todo-poderoso”. Neste particular Barnes’ Notes on the New Testament (Notas Sobre o Novo Testamento, de Barnes; 1974) observa: “Não se pode ter certeza absoluta de que o escritor queria referir-se aqui especificamente ao Senhor Jesus . . . Não existe nenhuma real incongruência em se supor, também, que o escritor aqui queria referir-se a Deus como tal.”
    O título ocorre de novo em Revelação 21:6, e o versículo seguinte identifica o orador por dizer: “Todo aquele que vencer herdará estas coisas, e eu serei o seu Deus e ele será o meu filho.” Visto que Jesus se referiu aos que serão seus co-herdeiros do Reino como “irmãos”, e não como “filhos”, quem fala tem de ser o Pai celestial de Jesus, Jeová Deus. — Mt 25:40; compare isso com He 2:10-12.
    A última ocorrência do título se dá em Revelação 22:13, que declara: “Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o último, o princípio e o fim.” É evidente que várias pessoas são representadas como falando neste capítulo de Revelação; os versículos 8 e 9 mostram que o anjo falou a João, o versículo 16 se aplica obviamente a Jesus, a primeira parte do versículo 17 é creditada ao “espírito e a noiva”, e quem fala na última parte do versículo 20 é manifestamente o próprio João. “O Alfa e o Ômega” dos versículos 12-15 , por conseguinte, pode ser apropriadamente identificado como a mesma pessoa que porta o título nas outras duas ocorrências: Jeová Deus. A expressão: “Eis que venho depressa”, no versículo 12 , não exige que os versículos acima mencionados se apliquem a Jesus, uma vez que Deus também fala de si próprio como “vindo” para executar o julgamento. (Veja Is 26:21.) Malaquias 3:1-6 fala de uma vinda conjunta para o julgamento, por parte de Jeová e de seu “mensageiro do pacto”.
    O título “o Alfa e o Ômega” transmite a mesma idéia que “o primeiro e o último”, e “o princípio e o fim”, quando estes termos são usados com referência a Jeová. Antes dele não havia nenhum Deus Todo-poderoso, e não haverá nenhum depois dele. Ele levará a término, com êxito, a questão da Divindade, sendo vindicado para sempre como o único e exclusivo Deus Todo-poderoso. — Veja Is 44:6.

    Curtir

  18. Goes disse: “FILIP. 2.10 PARA QUE AO NOME DE JESUS SE DOBRE TODO O JOELHO DOS QUE ESTÃO NOS CÉUS E NA TERRA E DEBAIXO DA TERRA E TODA A LINGUA CONFESSE QUE JESUS CRISTO É O SENHOR PARA A GLÓRIA DE DEUS PAI.”

    Percebe Goes? Jesus Cristo é Senhor para a Glória de quem? dele mesmo ou de Deus, o Pai? (responda-nos!)

    Goes disse: “É ME DADO TODO O PODER NOS CÉUS E NA TERRA. ORA, QUEM TEM ” TODO” O PODER NOS CÉUS E NA TERRA, POR ACASO NÃO É ” TODO PODEROSO.???”

    Pode Deus receber poder, glória e autoridade de alguém? Afinal, Deus já não é tudo isso? Aliás, que Deus você adora afinal, um todo-poderoso ou um meio-poderoso, que para ser TODO-poderoso precisa que alguém lhe de algo? é mesmo este o seu Deus? sincéramente, Deus mais bizarro hein! 😉

    Não, Jesus não é TODO-poderoso, mostre-nos na Bíblia onde Jesus é chamado de TODO-poderoso? ao contrário disso, ele é chamado de Deus-poderoso, mas não como Jeová, o Pai, ele não é Deus, mas “Um Deus”, assim como anjos, satanás, e humanos são “Deuses.”

    Goes: “JESUS TEM UM DEUS E ESSE DEUS É SEU PAI. O PAI NÃO É O FILHO NEM O FILHO O PAI, POREM O FILHO DISSE; ” TUDO O QUE MEU ”PAI”
    FAZ O FILHO O FAZ IGUALMENTE ”. JOÃO 5.19
    O QUE TE PARECE ALGUEM AFIRMAR ISSO???”

    Honestamente? não me parece nada isso. Você mesmo disse, “Jesus tem um Deus e Pai”, agora nos mostre na Bíblia aonde Jeová diz ter um Deus e Pai? aonde Jesus chama Jeová de Filho? Só até aqui já é provado como Jeová sempre é maior que Jesus. Será que os seres humanos e os anjos também são Deus assim como Jeová, o Pai? se são, então Deus não é uma trindade, mas sim uma milho-trindade, porque os Anjos e os Humanos são ditos a eles para imitarem o Pai assim como Jesus o imitou também, as Escrituras nos diz que devemos ser Santos, assim como o Pai é Santo, será que somos Deus também como o Pai? fazemos parte da trindade? confusão e mais confusão atrás de outra.

    Curtir

  19. Não precisaria de 1 bilhão de explicações para saber que Jesus não é Todo Poderoso, as igrejas asvezes parecem não terem noção do que realmente têm ensinado… ontem fui ao Posto-Médico, e ouvi um Hino de uma igreja que dizia: – Meus Deus, Príncipe da Paz,Jesus,Alfa e Ómega .. Noutro dia ouvi algo como: – O Meu Patrão é o Menino Jesus… Já li algo de um Pastor como ” Esta conexão entre o Pai, Filho e Espírito Santo é um Mistério” o que contradiz com o que Jesus falou:
    Capítulos de João
    1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
    11 12 13 14 15 16 17 18
    19 20 21
    Ler capítulo 17 de João
    JESUS falou assim e, levantando
    seus olhos ao céu, disse: Pai, é
    chegada a hora; glorifica a teu
    Filho, para que também o teu Filho
    te glorifique a ti;
    Assim como lhe deste poder
    sobre toda a carne, para que dê a
    vida eterna a todos quantos lhe
    deste.
    E a vida eterna é esta: que te
    conheçam, a ti só, por único Deus
    verdadeiro, e a Jesus Cristo, a
    quem enviaste.
    Eu glorifiquei-te na terra, tendo
    consumado a obra que me deste a
    fazer.
    E agora glorifica-me tu, ó Pai,
    junto de ti mesmo, com aquela
    glória que tinha contigo antes que
    o mundo existisse.
    Manifestei o teu nome aos
    homens que do mundo me deste;
    eram teus, e tu mos deste, e
    guardaram a tua palavra.
    Agora já têm conhecido que
    tudo quanto me deste provém de
    ti;
    Porque lhes dei as palavras que
    tu me deste; e eles as receberam, e
    têm verdadeiramente conhecido
    que saí de ti, e creram que me
    enviaste.
    Eu rogo por eles; não rogo pelo
    mundo, mas por aqueles que me
    deste, porque são teus.
    E todas as minhas coisas são
    tuas, e as tuas coisas são minhas; e
    nisso sou glorificado.
    E eu já não estou mais no
    mundo, mas eles estão no mundo,
    e eu vou para ti. Pai santo, guarda
    em teu nome aqueles que me
    deste, para que sejam um, assim
    como nós.
    Estando eu com eles no
    mundo, guardava-os em teu nome.
    Tenho guardado aqueles que tu me
    deste, e nenhum deles se perdeu,
    senão o filho da perdição, para que
    a Escritura se cumprisse.
    Mas agora vou para ti, e digo
    isto no mundo, para que tenham a
    minha alegria completa em si
    mesmos.
    Dei-lhes a tua palavra, e o
    mundo os odiou, porque não são
    do mundo, assim como eu não sou
    do mundo.
    Não peço que os tires do
    mundo, mas que os livres do mal.
    Não são do mundo, como eu
    do mundo não sou.
    Santifica-os na tua verdade; a
    tua palavra é a verdade.
    Assim como tu me enviaste ao
    mundo, também eu os enviei ao
    mundo.
    E por eles me santifico a mim
    mesmo, para que também eles
    sejam santificados na verdade.
    E não rogo somente por estes,
    mas também por aqueles que pela
    sua palavra hão de crer em mim;
    Para que todos sejam um,
    como tu, ó Pai, o és em mim, e eu
    em ti; que também eles sejam um
    em nós, para que o mundo creia
    que tu me enviaste.
    E eu dei-lhes a glória que a
    mim me deste, para que sejam um,
    como nós somos um.
    Eu neles, e tu em mim, para
    que eles sejam perfeitos em
    unidade, e para que o mundo
    conheça que tu me enviaste a mim,
    e que os tens amado a eles como
    me tens amado a mim.
    Pai, aqueles que me deste
    quero que, onde eu estiver,
    também eles estejam comigo, para
    que vejam a minha glória que me
    deste; porque tu me amaste antes
    da fundação do mundo.
    Pai justo, o mundo não te
    conheceu; mas eu te conheci, e
    estes conheceram que tu me
    enviaste a mim.
    E eu lhes fiz conhecer o teu
    nome, e lho farei conhecer mais,
    para que o amor com que me tens
    amado esteja neles, e eu neles
    esteja.

    Curtir

  20. Eu tenho uma dúvida, não sei ela é fruto de desatenção.Mas quanto a Revelação(Apocalipse)1:8 é dito sobre Jeová que ele “é” , e ,”era” . ou seja essas ideias verbais descrevem um estado_ condição que Jeová tinha e tem se a ideias fluem nesse sentido porque no final se diz que ele “vem” ou “há de vir”? Quer dizer isso que o verbo ” vir “esta no sentido de “será(futuro)” ou “torna-se” ou ainda “irá apresenta-se ” _Mostrará ser?

    Curtir

  21. A frase “Aquele que é, que era e que vem” se refere a Jeová Deus e não ao que ele fará ou fez. É uma forma de enfatizar sua existência eterna. Ninguém em todo o universo a não ser Jeová Deus sempre existiu. O livro Climax de Revelação diz:

    “Chamar Jeová a si mesmo destas duas letras enfatiza que antes dele não havia nenhum Deus todo-poderoso, e não haverá nenhum depois dele. Ele levará a um término bem-sucedido, para toda a eternidade, a questão da Divindade. Será para sempre vindicado como o único e exclusivo Deus todo-poderoso, o Soberano Supremo sobre toda a sua criação. — Veja Isaías 46:10; 55:10, 11.

    Curtir

  22. Olá irmãos gosto muito do site aki to aprendendo muito , eu tenho uma dúvida referente a este assunto os trinitarista dizem q apocalipse 22.20 la diz q Jesus é q VEM por isso do termo aquele q é q era e q VEM eles alega assim quantos q vira Jesus ou Jeová ou os 2 ??? E o final diz venha senhor Jesus eles usam isso pra quere prova q ele é o próprio Deus … como explicar isso . Quero aprende obg .. pra deixa claro sou tj tb mais não conheço esses assuntos mais profundo…

    Curtir

  23. Queruvim

    Podemos também associar APOCALIPSE 1:18 onde Jesus diz: “……:Não temas, eu sou o primeiro e o último e aquele que vive; ESTIVE MORTO….” e APOCALIPSE 2:8 onde se diz: “…..o primeiro e o último, que ESTEVE MORTO….” com APOCALIPSE 5:12 onde se diz: “…o Cordeiro que FOI MORTO…..

    Visto que ‘Deus não pode morrer’ essas duas ocorrências de ‘o primeiro e o último’ se aplica a nosso divino Senhor Jesus Cristo.

    Curtir

  24. Queruvim

    Podemos também associar APOCALIPSE 1:18 onde Jesus diz: “……:Não temas, eu sou o primeiro e o último e aquele que vive; ESTIVE MORTO….” e APOCALIPSE 2:8 onde se diz: “…..o primeiro e o último, que ESTEVE MORTO….” com APOCALIPSE 5:12 onde se diz: “…o Cordeiro que FOI MORTO…..

    Visto que ‘Deus não pode morrer’ essas duas ocorrências de ‘o primeiro e o último’ se aplica a nosso divino Senhor Jesus Cristo.

    Perfeito, OBRIGADO PELA CONTRIBUIÇÃO!

    Curtir

  25. Se jesus é a razão de tudo existir, a própria colocação ALFA E OMEGA, sem ele não tem sentindo, Deus seria inerte pra todo o sempre.

    Curtir

Os comentários estão fechados.