Arqueologia confirma que a Bíblia é mais antiga do que se pensava


Ao  decodificar a inscrição em um pedaço de cerâmica datado como tendo 3.000 anos, um professor israelense concluiu que partes da Bíblia foram escritos centenas de anos antes do que se suspeitava.


O fragmento de cerâmica foi descoberto em escavações em Khirbet Qeiyafa perto do vale de Elah, em Israel – cerca de 18 quilômetros a oeste de Jerusalém. A técnica de datação feita com carbono coloca o artefato no século 10 A.C, tornando o caco cerca de 1.000 anos mais velho que o Manuscrito (Mss) do Mar Morto!
O Professor Gershon Galil, da Universidade de Haifa decifrou a antiga escrita, baseando sua interpretação no uso dos verbos e do conteúdo específico para o idioma hebraico. Revelou  ser “uma afirmação social, relativas a escravos, viúvas e órfãos”, algo encontrado várias vezes em escritos dos primeiros cinco livros da Bíblia e outros textos no chamado Velho Testamento, explicou Galil em comunicado da Universidade.

A escrita é uma citação de passagens tais como as de Isa. 1:17, Salmos. 72:4  e Ex. 23:3.
A inscrição é o exemplo mais antigo de escrita hebraica encontrada, que está em oposição à data da composição da Bíblia na pesquisa atual, antes desta descoberta, não se acreditava que a Bíblia ou partes dela poderia ter sido escrito a tanto tempo.

Até o momento em que estou escrevendo este artigo a WIKIPEDIA ainda estava afirmando que o mais antigo texto hebraico conhecido é o encontrado no rolo do mar morto. Esta é a teoria atual ainda ensinada por muitos “mestres”.

 

Observe o que afirma a WIKIPEDIA:

“O escrito mais famoso originalmente em hebraico é o Tanakh, base das Escrituras Sagradas hebraicas, apesar de as datas em que teria sido escrito ainda sejam disputadas (Ver datar a bíblia). As cópias existentes mais antigas foram encontradas entre os manuscritos do Mar Morto, escritos entre o século II a.C. e o século I d.C.. ” ISSO EM AGOSTO DE 2011
De acordo com jornal israelense Haaretz, a teoria atual sustenta que a Bíblia não poderia ter sido escrito antes do 6º século  aC, porque a escrita em hebraico não existia até então. Como vimos então esta teoria caiu por terra. Os historiadores que tentam desacreditar a autenticidade e antiguidade dos escritos da Bíblia devem rever suas pesquisas.
1 Não deves fazer [isso], mas deves adorar ao [Senhor].
Executai julgamento para o escra[vo] e a viú [va] executai

julgamento para  o orf [ão]
3 ‘[e] o estranho.  e a criança / fazei suplicas em favor do po(bre)
4 ‘a viúva. Reabilitem [os pobres] nas mãos do rei.
5 ‘Proteja o po [vo] o escravo / [apoi] em o estranho.

 

Vídeo relacionado ao escrito

http://edition.cnn.com/2011/WORLD/meast/07/14/israel.cityofdavid.archeology/index.html?iref=obinsite

Anúncios
Both comments and trackbacks are currently closed.