Arqueologia confirma que a Bíblia é mais antiga do que se pensava


Ao  decodificar a inscrição em um pedaço de cerâmica datado como tendo 3.000 anos, um professor israelense concluiu que partes da Bíblia foram escritos centenas de anos antes do que se suspeitava.


O fragmento de cerâmica foi descoberto em escavações em Khirbet Qeiyafa perto do vale de Elah, em Israel – cerca de 18 quilômetros a oeste de Jerusalém. A técnica de datação feita com carbono coloca o artefato no século 10 A.C, tornando o caco cerca de 1.000 anos mais velho que o Manuscrito (Mss) do Mar Morto!
O Professor Gershon Galil, da Universidade de Haifa decifrou a antiga escrita, baseando sua interpretação no uso dos verbos e do conteúdo específico para o idioma hebraico. Revelou  ser “uma afirmação social, relativas a escravos, viúvas e órfãos”, algo encontrado várias vezes em escritos dos primeiros cinco livros da Bíblia e outros textos no chamado Velho Testamento, explicou Galil em comunicado da Universidade.

A escrita é uma citação de passagens tais como as de Isa. 1:17, Salmos. 72:4  e Ex. 23:3.
A inscrição é o exemplo mais antigo de escrita hebraica encontrada, que está em oposição à data da composição da Bíblia na pesquisa atual, antes desta descoberta, não se acreditava que a Bíblia ou partes dela poderia ter sido escrito a tanto tempo.

Até o momento em que estou escrevendo este artigo a WIKIPEDIA ainda estava afirmando que o mais antigo texto hebraico conhecido é o encontrado no rolo do mar morto. Esta é a teoria atual ainda ensinada por muitos “mestres”.

 

Observe o que afirma a WIKIPEDIA:

“O escrito mais famoso originalmente em hebraico é o Tanakh, base das Escrituras Sagradas hebraicas, apesar de as datas em que teria sido escrito ainda sejam disputadas (Ver datar a bíblia). As cópias existentes mais antigas foram encontradas entre os manuscritos do Mar Morto, escritos entre o século II a.C. e o século I d.C.. ” ISSO EM AGOSTO DE 2011
De acordo com jornal israelense Haaretz, a teoria atual sustenta que a Bíblia não poderia ter sido escrito antes do 6º século  aC, porque a escrita em hebraico não existia até então. Como vimos então esta teoria caiu por terra. Os historiadores que tentam desacreditar a autenticidade e antiguidade dos escritos da Bíblia devem rever suas pesquisas.
1 Não deves fazer [isso], mas deves adorar ao [Senhor].
Executai julgamento para o escra[vo] e a viú [va] executai

julgamento para  o orf [ão]
3 ‘[e] o estranho.  e a criança / fazei suplicas em favor do po(bre)
4 ‘a viúva. Reabilitem [os pobres] nas mãos do rei.
5 ‘Proteja o po [vo] o escravo / [apoi] em o estranho.

 

Vídeo relacionado ao escrito

http://edition.cnn.com/2011/WORLD/meast/07/14/israel.cityofdavid.archeology/index.html?iref=obinsite

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comments in english allowed! Não serão permitidos comentários de opositores ou pessoas que querem debates sem fim. EVITE FUGIR DO TEMA DA PÁGINA OU FAZER flooding de informações. Isso é coisa de gente desonesta e que quer confundir. Discordar não é problema, mas fazer oposição com zombaria desrespeito e trollagem não são aceitos nesta página. Ao postar nesta página você estará concordando com isso! Não é permitido a participação de APÓSTATAS nos comentários desta página. Em outras palavras, críticas e discordâncias são aceitas e até mesmo postadas, mas não “espírito de oposição”. Isto se dá em vista do claro mandamento bíblico para que “os eviteis” Romanos 16:17. Outra coisa...tenho recebido comentários feitos com erros graves em quase toda linha e frase. NÃO POSTAREI. Tenha respeito por assuntos bíblicos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s