Possui Deus “vários nomes” como afirmam vários teólogos ?


São inúmeras as páginas na internet e livros publicados por pastores e teólogos que afirmam que Deus possui vários nomes. Será que tal afirmação é baseada na bíblia ou reflete a opinião do que eles pensam estar na bíblia ? São estes teólogos modernos capazes de apresentarem textos bíblicos que afirmam que Deus tem vários nomes ? Ou apresentam apenas textos bíblicos com nomes que eles acham serem nomes para Deus ?

Certo forista após afirmar que Deus tem “vários nomes” recorreu a uma listagem enorme de tais supostos nomes de Deus, como segue:

Aará – Meu Pastor; Adonay Aará o Senhor é meu pastor.
Adon Hakavod – Rei da Glória; Adonay Hakavod o Senhor é o Rei da glória.
Adonay (חשם) – Senhor
Attiq Yômin – Antigo de Dias; Adonay attiq yômin o Senhor é antigo de dias.
Divino Pai Eterno – uma concepção a Deus Pai El (אל) – Deus “aquele que vai adiante ou começa as coisas”
El-Berit – Deus que faz pacto ou aliança
El Caná – O Deus zeloso
El Deot – O Deus das Sabedorias
El Elah – Todo Poderoso; Adonay El elah o Senhor todo poderoso
El Elhôhê Israel- Deus de Israel
El-Elyon (עליון אל)- Deus que faz pacto ou aliança
El-Ne’eman – Deus de graça e misericórdia
El-Nosse – Deus de compaixão
El-Olan (םאל על)- Deus eterno, da eternidade
El-Qana – Deus zeloso
El Raí – O Deus que tudo vê
El-Ro’i – Deus que vê (da vista)
El-Sale’i – Deus é minha rocha, o meu refúgio
El-Shadday (שרי על)- Deus Todo Poderoso
Eliom – Altíssimo;El elion Deus Altíssimo.
Elohim – (plural) (אלחים)- Deus; Criador “implícito o poder criativo e a onipotência”
Eloah – (singular) (ה׀לא)- Deus; Criador “implícito o poder criativo e a onipotência”
Gibbor – Poderoso
há’Shem – (השם)- Senhor
Jehoshua – Javé é a Salvação
Kadosh – Santo
Kadosh Israel – Santo de Israel
Malah Brit – O Anjo da Aliança
Maor – Criador da Luz
Margen – Protetor
Nikadiskim – Que nos santifica
Palet – Libertador
Robeca – Que te sara
Salvaon – Senhor Todo Poderoso
Shadday (שרי) – Todo Poderoso
Shaphatar – Juiz
Yahweh – Javé; Deus
Yaveh (Yahweh) El Elion Norah -O Senhor Deus Altíssimo é Tremendo
Yaveh (Yahweh) Tiçavaot – Senhor das Hostes Celestiais
Yeshua – Jesus um Nome sobre todo o Nome
YHWH – (יהוה) – Tetragrama; Um nome difícil, quase impronunciável, de Deus; sempre é traduzido por Senhor.
Yehoshua – (Iesus)é o Salvador
Javé – (Iavé) é a Salvação

Esta repetição de equivoco pode ser vista neste link:

http://adventista.forumbrasil.net/defesa-da-fe-f8/traducao-do-novo-mundo-por-que-e-a-mais-exata-versao-da-biblia-t68.htm

Será que tal afirmação de que a lista se refere a vários “nomes de Deus” é correta ?

Moisés perguntou a Deus “Qual é o seu nome ? O que hei de dizer-lhes ?”

Observe que neste texto de Exôdo  Moisés não pergunta quais são os nomes, no plural, mas antes “Qual é o seu nome” no singular!

מַה-שְּׁמוֹ, מָה אֹמַר אֲלֵהֶם

Mah shemo ? Mah Omar alehem ?

Qual seu nome ? O que direi a eles ?

Deus responde no verso 15:

יְהוָה אֱלֹהֵי אֲבֹתֵיכֶם אֱלֹהֵי אַבְרָהָם אֱלֹהֵי יִצְחָק וֵאלֹהֵי יַעֲקֹב,

Iehovah Elohe Avothekhen (Jeová o Deus de vossos Pais [ou antepassados]

Elohe Itshhak Ve Elohe Iaakov (O Deus de Izaque e o Deus de Jacó)

   זֶה-שְּׁמִי לְעֹלָם

Zeh Shemí (Este é o nome meu)

Portanto Deus se revelou como tendo um nome e não vários nomes. Aquí neste verso 15 do capítulo 3 de Exôdo não aparece a palavra “Senhor” e não deve aparecer em Português visto que Moisés ouviu o nome de Deus e não um substituto para tal nome.

Com o objetivo de confundir a mente das pessoas , pastores e teólogos REMOVEM  o nome do verso 15 e o substituem não somente aqui mas em muitas outras passagens por palavras a bel prazer.

Jeová Deus disse a Moisés que falasse a Faraó que seu nome deve “ser declarado em toda a Terra” diz Exôdo 9:16.

Mas, de fato, por esta razão te deixei em existência: para mostrar-te meu poder e para que meu nome seja declarado em toda a terra.

Certamente que a remoção do nome de Deus é uma estratégia do Diabo a fim de confundir as pessoas. O próprio Vaticano recentemente publicou sua opinião de que o nome de Deus não deve ser usado.

http://www.topix.net/forum/religion/jehovahs-witness/T81N87SAARFLA892B

“Erros não foram adicionados um por geração, e de geração em geração, mas no “atacado”, por assim dizer.” The King James Version Debate, p. 115

Um exemplo foi a Vulgata que de uma só vez substituiu o Nome de Deus pelo titulo “senhor” e se tornou a base para a tradução de muitas versões da palavra de Deus.

Os chamados pais pré Nicéia evidenciam em seus escritos uma forte oposição ao uso do Nome (IHVH) e isso ao passo que seus escritos demonstram grande hostilidade contra o Nome (IHVH) por associarem este como o povo Judeu.
Posso citar vários textos escritos por Novaciano, Orígenes,Mark Minucius felix,Tertuliano, Clemente de Alexandria,Justino o Mártir, Aristides bem como muitos outros que se opunham fortemente ao uso do Nome de Deus (IHVH).
Isso explica em parte o porquê do súbito desaparecimento do Nome de Deus no N.T.

“Ao Pai de todos, não há nome algum dado” Justino Mártir (c. 160, E), 1.190

“Quanto ao nome de Deus , o Pai e Senhor do universo,… se alguém ousa dizer que há um nome, está numa incoerência sem esperança.” Justino o Mártir (c. 160, E) 1.183

“Deus não tem nome, pois tudo o que tem nome é relacionado com coisas criadas.” Aristides (c. 125, E) 9.264

“O Nome de Deus o Pai , não foi publicado a ninguém.” Tertuliano (c. 198, W) 3.682

“O Nome próprio de Deus também não pode ser declarado, pois Ele não pode ser concebido….” Novaciano, 5.615 (Que contraste com a declaração de Deus a Moisés em Êxodo 9:16 onde Deus ordena a Moisés “meu nome seja declarado em toda a Terra” !)

Vemos nestas poucas declarações que apesar do uso regular do Nome de Deus nas Escrituras do chamado V.T , havia nos dias dos Pais Pré Nicéia uma evidente hostilidade contra o uso do Nome de Deus.
Isto se dava devido a associação que eles queriam terminar com o povo judeu que usavam tal nome na conversação diária e na adoração diária assim como fazem hoje as Testemuhas de Jeová.
Os Judeus e o Nome estavam solidamente ligados.
Isto explica a substituição “no atacado” do Nome (YHVH) por abreviações do Nome bem como o uso de títulos.

Afirmar que Deus tem vários nome é outra maneira de confundir a identidade daquele a quem Jesus chamou de “O ùnico Deus Verdadeiro” em João 17:3.

O próprio Jesus disse:

“Tenho feito manifesto o teu nome aos homens que me deste do mundo…” (Joaõ 17:6; Jesus não disse “Teus nomes”!)

Jesus usava o Nome como podemos ver neste texto de Lucas 4:16, onde lemos:

“E ele chegou a Nazaré, onde tinha sido criado; e, segundo o seu costume no dia de sábado, entrou na sinagoga e levantou-se para ler. 17 Foi-lhe assim entregue o rolo do profeta Isaías, e ele abriu o rolo e achou o lugar onde estava escrito: 18 “O espírito de Jeová está sobre mim, porque me ungiu para declarar boas novas aos pobres, enviou-me para pregar livramento aos cativos e recuperação da vista aos cegos…”

Jesus lia Isaias 61 onde o Nome aparece no texto hebraico que havia em suas mãos!

Até hoje temos o texto hebraico.

רוּחַ אֲדֹנָי יְהוִה, עָלָי–יַעַן מָשַׁח יְהוָה אֹתִי

Ruahh Adonay Iehovah  ´Alay ia´an Masháh Iehovah Oty

Tradução:

O Espírito do Soberano Senhor (tradução de adonay) Jeová está sobre mim, visto que ungiu Jeová a mim.

Portanto Jesus usava o Nome de Deus. Devemos usar também.

Isaias escreveu as palavras de Jeová como dizendo:

“Eu sou Jeová, este é o meu nome” Isaias 42:8.

Observe que Deus se identifica como tendo apenas um nome e não vários nomes.

A trapalhada de teologia moderna e livros escritos sob efeito da emoção que permeia a cabeça de muitos evangélicos tem repetido a mesma coisa, a saber, que Deus possue vários nomes.

Orígenes declara que “nos manuscritos mais exatos O NOME ( e não nomes de Deus ) aparece em caracteres hebraicos, não nos caracteres hebraicos de hoje, mas sim nos mais antigos.”

Uma revista bíblica declara: “Nos (manuscritos) pré-cristãos gregos do Antigo Testamento, o nome divino não foi substituído por ‘kyrios’ tão freqüentemente como se pensava. Usualmente o Tetragrama foi copiado em aramaico ou em letras paleo-hebraicas… Num tempo mais tarde, usaram ‘theos’ (Deus) e ‘kyrios’ para substituir o Tetragrama. Há boas razões para crer que um padrão similar se desenvolveu no N.T. (Novo Testamento), isto é, o nome divino foi originalmente escrito no N.T. em citações e alusões ao A.T. (Antigo Testamento), mas no decorrer do tempo foi sucedido por substitutos”. – New Testament Abstracts, março de 1977, p. 306.

Como vimos estas obras não dizem que Deus possui nomes, não é o que diz a palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Para piorar a situação destes pretensos detentores da verdade, eles afirmam que Elohim é um dos “nomes de Deus”.

Elohim contudo, é aplicado a DAGOM nas escrituras Sagradas e até mesmo ANJOS são chamados de ELOHIM (lit :deuses) no Salmo 8:5.

Portanto a palavra ELOHIM não é um nome COISA NENHUMA!
É um substantivo comum que pode ser aplicado a humanos como de fato o foi em Exodo 7:1 onde Moisés é chamado de “elohim” :

lEMOS ALI:

“Vê eu te fiz Deus para Faraó…” disse Jeová Deus a Moisés.
Juizes humanos foram assim chamados no Salmo 82 verso 6.

A frase El Shaday significa “Deus Todo Poderoso” e não é um nome, mas uma designação adjetival aplicada unicamente a Jeová. Sendo que a particula El é uma abreviação da palavra Elohim (Deus, deuses).

Jeová Jiré significa “Jeová proverá” e foi o nome dado a o local onde Deus providenciou um sacrificio no lugar de Isaque.

A expressão Jeová Jiré não é um nome para o Deus Altíssimo visto que a palavra de Deus diz em Gênesis 22:14 o seguinte:

“E Abraão começou a chamar aquele lugar pelo nome de Jeová-Jiré. É por isso que se costuma dizer hoje: “No monte de Jeová se providenciará.”


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Observe evidências de que o Nome de Deus deve constar no Novo Testamento

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Comentários

  • Carlos Fernando Rodrigues  On 2 de novembro de 2011 at 17:38

    Amado (a) não que Deus tenha vários nomes, porém foi como Ele se manifestou naquele momento, ex: Jeová Raphá – Senhor que te sará (Êxodo 15.26), faz referência que Deus se revelou como Aquele que tem poder para curar (também presente em Salmos 103.3).
    Isto não significa que ’O Grande Deus’ (HA-EL HÁ GADOL-hebraico) tenha vários nomes, mas que diversos, extremos, inumeráveis e sublimes são seus atributos.

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  • julio  On 22 de setembro de 2012 at 1:39

    O grande eu sou não o grande jeova não revelou Deus nome algum ao povo (diz o grande eu sou me enviou) se ja tinha o nome jeova na biblia porque demorou para ser revelado mais esta é uma discusão sem muita inportacia ja que se procurarmos em todos os dicionarios teremos sempre a mesma resposta tanto para jeova quanto para os outros nomes

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  • julio  On 22 de setembro de 2012 at 1:42

    Assin que se fala muito bom e Deus te abençoe

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  • queruvim  On 24 de setembro de 2012 at 0:40

    Em Exodo 3:14 não existe a frase “Eu Sou” que em hebraico é Any Hu, antes encontramos a expressão “MOSTRAREI SER O QUE EU MOSTRAR SER.” Hebr.: אהיה אׁשר אהיה (’Eh·yéh ’Ashér ’Eh·yéh)

    A LXX é uma paráfrase em grande parte e inclusive neste caso. Vejamos como algumas outras traduções/tradutores verteram Exodo 3:14, “ehyeh asher ehyeh”:

    “E Deus disse a Moisés, Tornar-me –ei o que eu quiser. E ele disse –Assim dirás aos filhos de Israel, tornar-me-ei enviou-me a vos.” Emphasised Bible, J.B.Rotherham.

    “…Serei o que serei…”- James Moffatt

    “…Serei o que eu serei “-S.T.Byington.

    “…Serei o que eu for.”- I.Leeser.

    “Serei o que eu sempre tenho sido.”- J.Washington Watts.

    “Serei o que serei.” Revised Standard Version/New Revised Standard Version- tradução alternativa dada.

    “Serei o que serei.”- New International Version.Tradução Alternativa dada

    “Serei o que eu serei.”- The Revised English Bible(1989)tradução alternativa dada.

    OS LINKS ABAIXO AJUDAM A SAIR DO BÁSICO E ENTENDER MELHOR ESTE ASSUNTO:

    https://traducaodonovomundodefendida.wordpress.com/2011/02/18/joao-8-58-e-exodo-314-na-traducao-do-novo-mundo-das-escrituras-sagradas/

    https://traducaodonovomundodefendida.wordpress.com/2012/03/12/joao-858-identifica-jesus-com-jeova/

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