Possui Deus “vários nomes” como afirmam vários teólogos ?


São inúmeras as páginas na internet e livros publicados por pastores e teólogos que afirmam que Deus possui vários nomes. Será que tal afirmação é baseada na bíblia ou reflete a opinião do que eles pensam estar na bíblia ? São estes teólogos modernos capazes de apresentarem textos bíblicos que afirmam que Deus tem vários nomes ? Ou apresentam apenas textos bíblicos com nomes que eles acham serem nomes para Deus ?

Certo forista após afirmar que Deus tem “vários nomes” recorreu a uma listagem enorme de tais supostos nomes de Deus, como segue:

Aará – Meu Pastor; Adonay Aará o Senhor é meu pastor.
Adon Hakavod – Rei da Glória; Adonay Hakavod o Senhor é o Rei da glória.
Adonay (חשם) – Senhor
Attiq Yômin – Antigo de Dias; Adonay attiq yômin o Senhor é antigo de dias.
Divino Pai Eterno – uma concepção a Deus Pai El (אל) – Deus “aquele que vai adiante ou começa as coisas”
El-Berit – Deus que faz pacto ou aliança
El Caná – O Deus zeloso
El Deot – O Deus das Sabedorias
El Elah – Todo Poderoso; Adonay El elah o Senhor todo poderoso
El Elhôhê Israel- Deus de Israel
El-Elyon (עליון אל)- Deus que faz pacto ou aliança
El-Ne’eman – Deus de graça e misericórdia
El-Nosse – Deus de compaixão
El-Olan (םאל על)- Deus eterno, da eternidade
El-Qana – Deus zeloso
El Raí – O Deus que tudo vê
El-Ro’i – Deus que vê (da vista)
El-Sale’i – Deus é minha rocha, o meu refúgio
El-Shadday (שרי על)- Deus Todo Poderoso
Eliom – Altíssimo;El elion Deus Altíssimo.
Elohim – (plural) (אלחים)- Deus; Criador “implícito o poder criativo e a onipotência”
Eloah – (singular) (ה׀לא)- Deus; Criador “implícito o poder criativo e a onipotência”
Gibbor – Poderoso
há’Shem – (השם)- Senhor
Jehoshua – Javé é a Salvação
Kadosh – Santo
Kadosh Israel – Santo de Israel
Malah Brit – O Anjo da Aliança
Maor – Criador da Luz
Margen – Protetor
Nikadiskim – Que nos santifica
Palet – Libertador
Robeca – Que te sara
Salvaon – Senhor Todo Poderoso
Shadday (שרי) – Todo Poderoso
Shaphatar – Juiz
Yahweh – Javé; Deus
Yaveh (Yahweh) El Elion Norah -O Senhor Deus Altíssimo é Tremendo
Yaveh (Yahweh) Tiçavaot – Senhor das Hostes Celestiais
Yeshua – Jesus um Nome sobre todo o Nome
YHWH – (יהוה) – Tetragrama; Um nome difícil, quase impronunciável, de Deus; sempre é traduzido por Senhor.
Yehoshua – (Iesus)é o Salvador
Javé – (Iavé) é a Salvação

Esta repetição de equivoco pode ser vista neste link:

http://adventista.forumbrasil.net/defesa-da-fe-f8/traducao-do-novo-mundo-por-que-e-a-mais-exata-versao-da-biblia-t68.htm

Será que tal afirmação de que a lista se refere a vários “nomes de Deus” é correta ?

Moisés perguntou a Deus “Qual é o seu nome ? O que hei de dizer-lhes ?”

Observe que neste texto de Exôdo  Moisés não pergunta quais são os nomes, no plural, mas antes “Qual é o seu nome” no singular!

מַה-שְּׁמוֹ, מָה אֹמַר אֲלֵהֶם

Mah shemo ? Mah Omar alehem ?

Qual seu nome ? O que direi a eles ?

Deus responde no verso 15:

יְהוָה אֱלֹהֵי אֲבֹתֵיכֶם אֱלֹהֵי אַבְרָהָם אֱלֹהֵי יִצְחָק וֵאלֹהֵי יַעֲקֹב,

Iehovah Elohe Avothekhen (Jeová o Deus de vossos Pais [ou antepassados]

Elohe Itshhak Ve Elohe Iaakov (O Deus de Izaque e o Deus de Jacó)

   זֶה-שְּׁמִי לְעֹלָם

Zeh Shemí (Este é o nome meu)

Portanto Deus se revelou como tendo um nome e não vários nomes. Aquí neste verso 15 do capítulo 3 de Exôdo não aparece a palavra “Senhor” e não deve aparecer em Português visto que Moisés ouviu o nome de Deus e não um substituto para tal nome.

Com o objetivo de confundir a mente das pessoas , pastores e teólogos REMOVEM  o nome do verso 15 e o substituem não somente aqui mas em muitas outras passagens por palavras a bel prazer.

Jeová Deus disse a Moisés que falasse a Faraó que seu nome deve “ser declarado em toda a Terra” diz Exôdo 9:16.

Mas, de fato, por esta razão te deixei em existência: para mostrar-te meu poder e para que meu nome seja declarado em toda a terra.

Certamente que a remoção do nome de Deus é uma estratégia do Diabo a fim de confundir as pessoas. O próprio Vaticano recentemente publicou sua opinião de que o nome de Deus não deve ser usado.

http://www.topix.net/forum/religion/jehovahs-witness/T81N87SAARFLA892B

“Erros não foram adicionados um por geração, e de geração em geração, mas no “atacado”, por assim dizer.” The King James Version Debate, p. 115

Um exemplo foi a Vulgata que de uma só vez substituiu o Nome de Deus pelo titulo “senhor” e se tornou a base para a tradução de muitas versões da palavra de Deus.

Os chamados pais pré Nicéia evidenciam em seus escritos uma forte oposição ao uso do Nome (IHVH) e isso ao passo que seus escritos demonstram grande hostilidade contra o Nome (IHVH) por associarem este como o povo Judeu.
Posso citar vários textos escritos por Novaciano, Orígenes,Mark Minucius felix,Tertuliano, Clemente de Alexandria,Justino o Mártir, Aristides bem como muitos outros que se opunham fortemente ao uso do Nome de Deus (IHVH).
Isso explica em parte o porquê do súbito desaparecimento do Nome de Deus no N.T.

“Ao Pai de todos, não há nome algum dado” Justino Mártir (c. 160, E), 1.190

“Quanto ao nome de Deus , o Pai e Senhor do universo,… se alguém ousa dizer que há um nome, está numa incoerência sem esperança.” Justino o Mártir (c. 160, E) 1.183

“Deus não tem nome, pois tudo o que tem nome é relacionado com coisas criadas.” Aristides (c. 125, E) 9.264

“O Nome de Deus o Pai , não foi publicado a ninguém.” Tertuliano (c. 198, W) 3.682

“O Nome próprio de Deus também não pode ser declarado, pois Ele não pode ser concebido….” Novaciano, 5.615 (Que contraste com a declaração de Deus a Moisés em Êxodo 9:16 onde Deus ordena a Moisés “meu nome seja declarado em toda a Terra” !)

Vemos nestas poucas declarações que apesar do uso regular do Nome de Deus nas Escrituras do chamado V.T , havia nos dias dos Pais Pré Nicéia uma evidente hostilidade contra o uso do Nome de Deus.
Isto se dava devido a associação que eles queriam terminar com o povo judeu que usavam tal nome na conversação diária e na adoração diária assim como fazem hoje as Testemuhas de Jeová.
Os Judeus e o Nome estavam solidamente ligados.
Isto explica a substituição “no atacado” do Nome (YHVH) por abreviações do Nome bem como o uso de títulos.

Afirmar que Deus tem vários nome é outra maneira de confundir a identidade daquele a quem Jesus chamou de “O ùnico Deus Verdadeiro” em João 17:3.

O próprio Jesus disse:

“Tenho feito manifesto o teu nome aos homens que me deste do mundo…” (Joaõ 17:6; Jesus não disse “Teus nomes”!)

Jesus usava o Nome como podemos ver neste texto de Lucas 4:16, onde lemos:

“E ele chegou a Nazaré, onde tinha sido criado; e, segundo o seu costume no dia de sábado, entrou na sinagoga e levantou-se para ler. 17 Foi-lhe assim entregue o rolo do profeta Isaías, e ele abriu o rolo e achou o lugar onde estava escrito: 18 “O espírito de Jeová está sobre mim, porque me ungiu para declarar boas novas aos pobres, enviou-me para pregar livramento aos cativos e recuperação da vista aos cegos…”

Jesus lia Isaias 61 onde o Nome aparece no texto hebraico que havia em suas mãos!

Até hoje temos o texto hebraico.

רוּחַ אֲדֹנָי יְהוִה, עָלָי–יַעַן מָשַׁח יְהוָה אֹתִי

Ruahh Adonay Iehovah  ´Alay ia´an Masháh Iehovah Oty

Tradução:

O Espírito do Soberano Senhor (tradução de adonay) Jeová está sobre mim, visto que ungiu Jeová a mim.

Portanto Jesus usava o Nome de Deus. Devemos usar também.

Isaias escreveu as palavras de Jeová como dizendo:

“Eu sou Jeová, este é o meu nome” Isaias 42:8.

Observe que Deus se identifica como tendo apenas um nome e não vários nomes.

A trapalhada de teologia moderna e livros escritos sob efeito da emoção que permeia a cabeça de muitos evangélicos tem repetido a mesma coisa, a saber, que Deus possue vários nomes.

Orígenes declara que “nos manuscritos mais exatos O NOME ( e não nomes de Deus ) aparece em caracteres hebraicos, não nos caracteres hebraicos de hoje, mas sim nos mais antigos.”

Uma revista bíblica declara: “Nos (manuscritos) pré-cristãos gregos do Antigo Testamento, o nome divino não foi substituído por ‘kyrios’ tão freqüentemente como se pensava. Usualmente o Tetragrama foi copiado em aramaico ou em letras paleo-hebraicas… Num tempo mais tarde, usaram ‘theos’ (Deus) e ‘kyrios’ para substituir o Tetragrama. Há boas razões para crer que um padrão similar se desenvolveu no N.T. (Novo Testamento), isto é, o nome divino foi originalmente escrito no N.T. em citações e alusões ao A.T. (Antigo Testamento), mas no decorrer do tempo foi sucedido por substitutos”. – New Testament Abstracts, março de 1977, p. 306.

Como vimos estas obras não dizem que Deus possui nomes, não é o que diz a palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Para piorar a situação destes pretensos detentores da verdade, eles afirmam que Elohim é um dos “nomes de Deus”.

Elohim contudo, é aplicado a DAGOM nas escrituras Sagradas e até mesmo ANJOS são chamados de ELOHIM (lit :deuses) no Salmo 8:5.

Portanto a palavra ELOHIM não é um nome COISA NENHUMA!
É um substantivo comum que pode ser aplicado a humanos como de fato o foi em Exodo 7:1 onde Moisés é chamado de “elohim” :

lEMOS ALI:

“Vê eu te fiz Deus para Faraó…” disse Jeová Deus a Moisés.
Juizes humanos foram assim chamados no Salmo 82 verso 6.

A frase El Shaday significa “Deus Todo Poderoso” e não é um nome, mas uma designação adjetival aplicada unicamente a Jeová. Sendo que a particula El é uma abreviação da palavra Elohim (Deus, deuses).

Jeová Jiré significa “Jeová proverá” e foi o nome dado a o local onde Deus providenciou um sacrificio no lugar de Isaque.

A expressão Jeová Jiré não é um nome para o Deus Altíssimo visto que a palavra de Deus diz em Gênesis 22:14 o seguinte:

“E Abraão começou a chamar aquele lugar pelo nome de Jeová-Jiré. É por isso que se costuma dizer hoje: “No monte de Jeová se providenciará.”


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Observe evidências de que o Nome de Deus deve constar no Novo Testamento

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