PROSKINEO significa sempre “adorar” ?


Por Queruvim (canal)

Hebreus 1:6 diz:
“Mas, ao trazer novamente o seu Primogênito à terra habitada, ele diz: E, todos os anjos de Deus o adorem.” ALA

“Que todos os anjos de Deus o adorem!” – José Raimundo Vidigal.
“Que todos os anjos de Deus prostrem-se diante dele.” – Tradução Ecumênica da Bíblia.
“E todos os anjos de Deus se inclinem diante dele.” – Goodspeed Bible.

A Tradução do Novo Mundo verteu da seguinte forma: “E todos os anjos de Deus lhe prestem homenagem.”

Sobre proskineo, vamos aprender um pouco com a ajuda de dicionários ou léxicos?

Vines Expository Dictionary diz debaixo da palavra :

“1.PROSKUNEO…,prestar homenagem, reverenciar (de pros, para com, e kuneo, beijar ) é a palavra mais freqüente vertida adorar.”

A Manual Greek Lexicon of the New Testament, escrito por G.Abbott-Smith, 3º Edição, p.386 diz:
“[pros-kuneo],..(< kuneo,to beijar ),….prestar homenagem, reverenciar, adorar.

A Greek-English Lexicon of the New Testament and Other Early Christian Literature, de William F.Arndt e F.Wilbur Gingrich, 1957, diz nas páginas 723,724, debaixo de proskuneo:

“…usado para designar o costume de se prostrar diante de uma pessoa, e beijar seus pés,a orla de suas vestes, o chão , etc, …..(cair por terra ) adorar , prestar homenagem a, prostrar-se diante de alguém, reverenciar algo, receber respeitosamente.(veja Chave lingüística de Reinecker, p.2, )

1 a seres humanos que , portanto, são reconhecidos por este ato como pertencendo ao reino supernatural…

2 A Deus…a)ao Deus adorado pelos Monoteístas…

E observe também esta definição enviada pelo leitor desta página “Fabio Almeida Melo” e que aparece nos comentários no final deste artigo:

4352 προσκυνεω proskuneo

de 4314 e um provável derivado de 2965 (significando beijar, como um cachorro que lambe a mão de seu mestre); TDNT – 6:758,948; v

1) beijar a mão de alguém, em sinal de reverência
2) entre os orientais, esp. persas, cair de joelhos e tocar o chão com a testa como uma expressão de profunda reverência
3) no NT, pelo ajoelhar-se ou prostrar-se, prestar homenagem ou reverência a alguém, seja para expressar respeito ou para suplicar
3a) usado para reverência a pessoas e seres de posição superior
3a1) aos sumo sacerdotes judeus
3a2) a Deus
3a3) a Cristo
3a4) a seres celestes
3a5) a demônios

Strong, J. (2002; 2005). Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong (H8679). Sociedade Bíblica do Brasil.

E por ultimo, The New Thayers Greek-Lexicon of the New Testament, Joseph Henry Thayer, p.548:

“[proskuneo]……ficar de joelhos e tocar o solo com a testa como um sentimento de profunda reverência….portanto no N.T por se ajoelhar ou prostrar-se , homenagear (a alguém ) ou prestar homenagem, quer seja para expressar respeito ou fazer uma súplica …”

b. homenagem prestada a Deus e ao Cristo ascendido, aos seres celestiais e aos demônios: absolutamente (nosso para adorar ) (cf. Gramática de Winer , 593 (552)), João 4:20 ; João 12:20 ; Atos 8:27 ; Atos 24:11 ; Hebreus 11:21 (cf. acima); Apocalipse 11: 1 ; πίπτειν καί προσκυνεῖν , Apocalipse 5:14 ; τίνι , João 4:21, 23 ; Atos 7:43 ; Hebreus 1: 6 ; Apocalipse 4:10 ; Apocalipse 7:11 ; Apocalipse 11:16; Apocalipse 14: 7 ; Apocalipse 16: 2 ; Apocalipse 19: 4, 20 ; Apocalipse 22: 8 ; Apocalipse 13: 4″

Raciocine um pouco sobre Marcos 5:6 onde a palavra “PROSKINEO aparece. Lemos que um homem possesso pelo demônio “prostrou-se” (em grego uma forma de PROSKINEO ) diante de Jesus.

Será que visto que a palavra PROSKINEO aparece ali , então este espirito do mau ADOROU JESUS ?

Ralph Earle em sua obra Word Meanings In The NEW TESTAMENT (Significado de palavras no Novo Testamento) diz que PROSKINEO TEM AQUI UM SENTIDO DIFERENTE!
p.37, Hendrickson Publishers, 4th printing, June 2000.

A palavra PROSKINEO não pode ser corretamente vertida aqui por “adorou” a Jesus!
Ou você crê que este espírito do mau estava “adorando” Jesus ?

A TNM e a NIV bem como muitas outras verteram de uma “maneira mais segura” segundo Ralph Earle , por “prostrou-se”

O contexto é que determina que tipo de PROSKINEO deve ser vertido.

Gen 23:7, 12.LXX diz que Abraão “prostrou-se” (PROSKINEO) diante dos nativos, os filhos de Hete. Estava Abraão adorando a estes ?  Esaú, diante de Jacó .Gen.33:3, 6, 7.LXX (Versão Septuaginta Grega)  Daniel diante de Nabucodonosor. Daniel 2:46,LXX.

Em revelação 3:9 se traduzíssemos PROSKINEO por “adorar” Jesus estaria promovendo justamente o que ele disse que é errado! Eu os farei vir e “prostrar-se diante ” dos seus pés é a tradução mais correta.

Visto que Jesus é o Filho de Deus ele certamente MERECE REVERENCIA E HOMENAGEM e é justamente neste ponto onde os que tem uma tendencia de desviar da verdade começam a se complicar achando que Jesus deve ser adorado, quando na verdade o próprio Jesus disse :
“Vai-te, Satanás! Pois está escrito: ‘É a Jeová, teu Deus, que tens de adorar e é SOMENTE A ELE que tens de prestar serviço sagrado.’” Mateus 4:10




 

OBSERVE EXEMPLOS NA LITERATURA NÃO BÍBLICA DO USO DE PROSKINÉO sem que isso significasse “adoração”. 

 

O Historiador do Flavio Josefo escreveu em sua obra Antiguidades Judaicas LIVRO II, falando no subtópico sobre “José, um dos mais novos filhos de Jacó” diz:

[15] ... ἔχαιρεν ἐπὶ μεγάλοις τοῖς σημαινομένοις
ἃ εὐδαιμονίαν τῷ παιδὶ κατήγγελλε καὶ καιρὸν ἥξειν θεοῦ δόντος, 
καθ᾽ὃν αὐτὸν ὑπό τε τῶν γονέων καὶ τῶν ἀδελφῶν ἔσεσθαι τίμιον καὶ προσκυνήσεως ἄξιον,

“…Se alegrou nas grandes coisas então apresentadas em sinais, porque declarou a felicidade futura de seu filho; e que, pela bênção de Deus, o tempo viria quando ele deveria ser honrado e digno de merecer a adoração de seus pais e irmãos”

Neste texto Flavio Josefo emprega o verbo proskinéo com o sentido claro de “reverência” e não adoração.

 

A palavra grega traduzida “adorar” em Hebreus 1:6 é proskynéo. Esta palavra grega é também usada em Salmo 97:7, na Versão dos Setenta, traduzindo a palavra hebraica shahháh. Qual é o sentido destes termos hebraico e grego?

Shahháh significa basicamente “curvar(-se)”. (Pro. 12:25) Curvar-se assim pode ser um ato de respeito para com outro homem, tal como um rei (1 Sam. 24:8; 2 Sam. 24:20) ou um profeta. (2 Reis 2:15) Abraão se curvou diante dos filhos cananeus de Hete, dos quais procurava comprar uma sepultura. (Gen. 23:7) A bênção de Isaque a Jacó exigia que grupos nacionais e os próprios “irmãos” de Jacó se curvassem diante dele. — Gen. 27:29; compare isso com 49:8.

Os exemplos citados tornam claro que este termo hebraico, em si mesmo, não tem necessariamente um sentido religioso ou significa adoração. Não obstante, num grande número de casos é usado com relação à adoração, quer do verdadeiro Deus (Êxo. 24:1; Sal. 95:6), quer de deuses falsos. — Deu. 4:19; 8:19.

Curvar-se diante de homens como ato de respeito era admissível, mas curvar-se diante de qualquer outro, além de Jeová, como deidade, era proibido por Deus. (Êxo. 23:24; 34:14) De modo similar, curvar-se em adoração diante de imagens religiosas ou diante de qualquer coisa criada era positivamente condenado. (Êxo. 20:4, 5; Lev. 26:1; Deu. 4:15-19) Assim, nas Escrituras Hebraicas, quando certos dos servos de Jeová se prostraram diante de anjos, fizeram isso apenas em reconhecimento de que estes eram representantes de Deus, não lhes prestando homenagem como deidades. — Jos. 5:13-15; Gen. 18:1-3.

O grego proskynéo corresponde de perto ao hebraico shahháh no sentido de prestar homenagem a criaturas e também no de adorar a Deus ou uma deidade. Embora a maneira da expressão da homenagem talvez não se destaque tanto em proskynéo como em shahháh, termo hebraico que transmite vividamente a ideia de se prostrar ou curvar, alguns lexicógrafos sugerem que o termo grego decididamente tinha originalmente este sentido.

Como no caso do termo hebraico, é preciso tomar em consideração o contexto para se saber se proskynéo se refere a prestar homenagem apenas na forma de profundo respeito ou a prestar homenagem na forma de adoração religiosa. Quando a referência é diretamente a Deus (João 4:20-24; 1 Cor. 14:25) ou a um deus falso e seus ídolos (Atos 7:43; Rev. 9:20), é evidente que a prestação de homenagem vai além da que se presta aceitável ou costumeiramente a homens, e invade o campo da adoração. Do mesmo modo, também, quando não se menciona o objeto da prestação de homenagem, subentende-se que ela se dirige a Deus. (João 12:20; Atos 8:27; Heb. 11:21) Por outro lado, a ação dos da “sinagoga de Satanás”, induzidos a “vir e prestar homenagem” diante dos pés dos cristãos, claramente não é adoração. — Rev. 3:9.

A prestação de homenagem a um rei humano é encontrada na ilustração de Jesus em Mateus 18:26. É também evidente que foi esta espécie de prestação de homenagem que os astrólogos fizeram ao menino Jesus, “que nasceu rei dos judeus”, e que também Herodes professava querer prestar, e que os soldados prestaram zombeteiramente a Jesus antes de o pendurarem num madeiro. É evidente que não consideravam Jesus como Deus ou deidade. — Mat. 2:2, 8; Mar. 15:19.

Embora alguns tradutores usem a palavra “adorar” na maioria dos casos em que proskynéo descreve as ações das pessoas para com Jesus, a evidência não admite que se dê significado demais nesta maneira de tradução. Antes, as circunstâncias que provocavam a prestação de homenagem correspondiam de perto às que resultavam na prestação de homenagem aos profetas e reis anteriores. (Compare Mateus 8:2; 9:18; 15:25; 20:20 com 1 Samuel 25:23, 24; 2 Samuel 14:4-7; 1 Reis 1:16; 2 Reis 4:36, 37.) As próprias expressões dos envolvidos muitas vezes revelam que, embora reconhecessem claramente a Jesus como representante de Deus, não lhe prestavam homenagem como sendo Deus ou uma deidade, mas como sendo “Filho de Deus”, o predito “Filho do homem”, o Messias com autoridade divina. — Mat. 14:32, 33; 28:5-10, 16-18; Luc. 24:50-52; João 9:35, 38.

Embora profetas anteriores e também anjos aceitassem homenagem, Pedro impediu que Cornélio prestasse essa a ele. E o anjo (ou os anjos) da visão de João impediu João duas vezes de fazer isso, referindo-se a si mesmo como “coescravo” e concluindo com a exortação de ‘adorar a Deus’. — Atos 10:25, 26; Rev. 19:10; 22:8, 9.

Evidentemente, a vinda de Cristo havia introduzido novas relações que afetavam as normas de conduta para com outros servos de Deus. Ele ensinou aos seus discípulos que ‘um só é o vosso instrutor, ao passo que todos vós sois irmãos . . . o vosso Líder é um só, o Cristo”. (Mat. 23:8-12) Pois era nele que achavam cumprimento as figuras e os tipos proféticos, assim como o anjo dissera a João, que “dar-se testemunho de Jesus é o que inspira o profetizar”. (Rev. 19:10) Jesus era o Senhor de Davi, maior que Salomão e o profeta maior do que Moisés. (Luc. 20:41-43; Mat. 12:42; Atos 3:19-24) A homenagem prestada àqueles homens prefigurava a que se devia a Cristo. Portanto, Pedro recusou corretamente que Cornélio lhe desse importância demais.

Assim também João, por ter sido declarado justo ou sido justificado por Deus como cristão ungido, chamado para ser filho celestial de Deus e membro do reino de seu Filho, achava-se numa relação diferente com o(s) anjo(s) da revelação do que os israelitas a quem haviam anteriormente aparecido anjos. Conforme escreveu o apóstolo Paulo: “Não sabeis que havemos de julgar anjos?” (1 Cor. 6:3) Os anjos evidentemente reconheceram esta mudança de relação quando rejeitaram a homenagem de João.

Por outro lado, Cristo Jesus tem sido enaltecido pelo seu Pai a uma posição só inferior a de Deus, de modo que, “no nome de Jesus, se dobre todo joelho dos no céu, e dos na terra, e dos debaixo do chão, e toda língua reconheça abertamente que Jesus Cristo é Senhor, para a glória de Deus, o Pai”. — Fil. 2:9-11; compare isso com Daniel 7:13, 14, 27.

Em vista de tudo isso, como devemos compreender Hebreus 1:6, que mostra que até mesmo os anjos ‘adoram’ o ressuscitado Jesus, Cristo? Embora muitas traduções deste texto vertam proskynéo por ‘adorar’, algumas a traduzem por expressões tais como “curvar-se diante de” (The Bible — An American Translation) e “prestar homenagem” (The New English Bible). Não importa qual o termo usado, o grego original permanece o mesmo, e a compreensão do que os anjos prestam a Cristo precisa estar de acordo com as demais partes das Escrituras.

Caso se prefira a tradução “adorar”, então se precisa compreender que tal ‘adoração’ é apenas relativa. Pois o próprio Jesus declarou enfaticamente a Satanás que “é a Jeová, teu Deus, que tens de adorar [uma forma de proskynéo] e é somente a ele que tens de prestar serviço sagrado”. (Mat. 4:8-10; Luc. 4:7, 8) É verdade que o Salmo 97, que o apóstolo evidentemente cita em Hebreus 1:6, se refere a Jeová Deus como sendo aquele diante de quem ‘se curvar’, e, no entanto, este texto foi aplicado a Cristo Jesus. (Sal. 97:1, 7) Todavia, o apóstolo havia mostrado anteriormente que o ressuscitado Cristo se tornou “o reflexo da . . . glória [de Deus] e a representação exata do seu próprio ser”. (Heb. 1:1-3) Portanto, se aquilo que compreendemos como ‘adoração’ é aparentemente dirigido ao Filho, por parte dos anjos, é na realidade dirigido por meio dele a Jeová Deus, o Regente Soberano, “Aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas”. — Rev. 14:7; 4:10, 11; 7:11, 12; 11:16, 17; compare isso com 1 Crônicas 29:20; Revelação 5:13, 14.

Por outro lado, as traduções “curvar-se diante de” e “prestar homenagem” (em vez de “adorar”) de modo algum estão em desacordo com a língua original, quer o hebraico do Salmo 97:7, quer o grego de Hebreus 1:6, pois tais traduções transmitem o sentido básico tanto de shahháh como de proskynéo.

A Tradução da Biblia Young´s Literal verteu “proskineo” em Mateus 2:8 por “curvar-se”(grego proskineo) http://www.bibliaonline.com.br/ylt/mt/2 entende se que Herodes nao ia adorar o bebê.

Em Hebreus 1:6, os anjos são instruídos a ‘adorar’ a Jesus, de acordo com as traduções ALA, BJ, CBC, BV e So. NM diz “lhe prestem homenagem”. Em Mateus 14:33, diz-se, segundo as versões ALA, So, que os discípulos de Jesus o “adoraram”; outras traduções dizem que “mostraram-lhe reverência” (NAB), “prostraram-se diante dele” (BJ), “prostraram-se-lhe aos pés” (Pe), “prestaram-lhe então homenagem” (NM).

A palavra grega traduzida ‘adorar’ pro·sky·né·o,é mencionada em  A Greek-English Lexicon of the New Testament and Other Early Christian Literature diz que também era “usada para indicar o costume de prostrar-se diante duma pessoa e beijar-lhe os pés, a orla da sua veste, o chão”. (Chicago, EUA, 1979, Bauer, Arndt, Gingrich, Danker; 2.a ed. em inglês; p. 716)

Este é o termo usado em Gênesis 22:5, na Septuaginta grega, para descrever o que Abraão fez para com Jeová e em Gênesis 23:7 para descrever o que Abraão fez, em harmonia com o costume da época, para com pessoas com quem fazia negócios;

Será que Abraão estava adorando os nativos , os filhos de hete de quem comprou um campo ?

Em 1 Reis 1:23, na Septuaginta, para descrever a ação do profeta Natã ao se dirigir ao Rei Davi.

Será que o Profeta Natan estava “adorando” o Rei Davi (A palavra grega é PROSKINEO neste relato. E Hebreus 1:6 Os anjos adoram Jesus?

Temos de entender primeiro o que Paulo queria dizer ali com adoração. Ele usou a palavra grega proskynéo. O Unger’s Bible Dictionary (Dicionário Bíblico de Unger) diz que essa palavra significa literalmente ‘beijar a mão de alguém em símbolo de reverência ou prestar homenagem’. An Expository Dictionary of New Testament Words (Dicionário Expositivo de Palavras do Novo Testamento), de W. E. Vine, comenta que essa palavra “denota um ato de reverência prestado quer ao homem . . . quer a Deus”. Nos tempos bíblicos, proskynéo com frequência incluía literalmente curvar-se diante de alguém com elevado status social.

Considere a ilustração de Jesus sobre o escravo que não tinha condições de restituir ao seu amo uma quantia grande de dinheiro. Há na parábola uma forma dessa palavra grega que, na tradução da versão Trinitariana, é dita como “o servo portanto prostrando-se, o adorava [o rei] [forma de proskynéo], dizendo: Senhor, tem paciência comigo, e te pagarei tudo”. (Mateus 18:26; o grifo é nosso.) Esse homem estava cometendo um ato idólatra? De forma alguma! Ele estava apenas demonstrando o tipo de reverência e respeito que era devido ao rei, seu amo e superior.

Atos de homenagem como esse, ou expressões de respeito, eram bem comuns no Oriente dos tempos bíblicos. Jacó curvou-se sete vezes ao encontrar seu irmão, Esaú. (Gênesis 33:3) Os irmãos de José se prostraram diante dele, ou prestaram homenagem a ele, honrando sua posição na corte egípcia. (Gênesis 42:6) Levando em conta esses fatos, podemos entender melhor o que aconteceu quando os astrólogos encontraram o pequeno Jesus, que foi reconhecido por eles como “aquele que nasceu rei dos judeus”. De acordo com o relato da versão Trinitariana, eles ‘prostraram-se e o adoraram [proskynéo]’. — Mateus 2:2, 11.

Como algumas versões destacadas da Bíblia traduziram PROSKINÉO

Escritura Revised English Bible New J. Bible New English Bible Kleist/Lilly T.N.M
Mat 14:33 cair curvar cair prostar prestar homenagem
Mat 28:9 ajoelhar Homemagear prostrar prostrar prestar homenagem
Mat 28:17 adorar cair por terra prostrar adorar prestar homenagem
Heb 1:6 homenagear homenagear homenagear adorar prestar homenagem
João 4:20 adorar adorar adorar adorar adorar
Rev 5:14 adorar adorar adorar adorar adorar
Rev 7:11 adorar adorar adorar adorar adorar
Rev 11:16 adoração adorar adorar adorar adorar
Rev 19:4 adorar adorar adorar adorar adorar

É obvio, portanto, que a palavra proskynéo, vertida “adoração” em algumas traduções da Bíblia, não se refere exclusivamente ao tipo de adoração que se deve apenas a Jeová. Pode referir-se também ao respeito e honra demonstrados a outra pessoa. Tentando evitar equívocos, algumas traduções da Bíblia vertem a palavra proskynéo em Hebreus 1:6 como “prostrem-se diante dele” (Tradução Ecumênica), “honrem-no” (The Complete Bible in Modern English), “curvem-se diante dele” (Twentieth Century New Testament), ou “lhe prestem homenagem” (Tradução do Novo Mundo).

Mas vejamos mais um fato importantíssimo
 
É sabido que o apóstolo Paulo fazia uso da septuaginta, uma versão produzida por setenta Judeus três séculos antes de o cristianismo vir a ser pregado por Jesus, uma tradução das Escrituras Hebraicas.
 
O apóstolo Paulo certamente assim como muitos outros tinham aceso a esta tradução das Escrituras Hebraicas e usavam na sua pregação e ensino da palavra de Deus, ela se tornou amplamente difundida.
 
Esta tradução foi escrita no grego e esta tradução nos ajuda a ver o que a palavra porskyneo não significava na sempre adorar ou adoração, observem:
 
 
Gênesis 18:2
anableqav de toiv ofyalmoiv autou eiden kai idou treiv andrev eisthkeisan epanw autou kai idwn prosedramen eiv sunanthsin autoiv apo thv yurav thv skhnhv autou kai prosekunhsen epi thn ghn
Aqui temos uma passagem onde Abraão esta prestando “proskyneo” a um anjo, e temos outras passagens, vejamos.
 
 
Gênesis 33:3,6-7
autov de prohlyen emprosyen autwn kai prosekunhsen epi thn ghn eptakiv ewv tou eggisai tou adelfou autou
kai proshggisan ai paidiskai kai ta tekna autwn kai prosekunhsan
kai proshggisen leia kai ta tekna authv kai prosekunhsan kai meta tauta proshggisen rachl kai iwshf kaiprosekunhsan
Aqui temos uma passagem onde Tanto Jacó como sua familia inteira esta prestando “proskyneo” a Esaú.
Êxodo 18:7
exhlyen de mwushv eiv sunanthsin tw gambrw autou kai prosekunhsen autw kai efilhsen auton kai hspasanto allhlouv kai eishgagen auton eiv thn skhnhn
Aqui temos Moisés prestando “proskyneo” a seu sogro.
 
2 Samuel 1:2
kai egenhyh th hmera th trith kai idou anhr hlyen ek thv parembolhv ek tou laou saoul kai ta imatia autou dierrwgota kai gh epi thv kefalhv autou kai egeneto en tw eiselyein auton prov dauid kai epesen epi thn ghn kaiprosekunhsen autw
 
Aqui, o homem que matou Saul, prestando “proskyneo” a Davi.
 
 
2 Samuel 9:6
kai paraginetai memfibosye uiov iwnayan uiou saoul prov ton basilea dauid kai epesen epi proswpon autou kai prosekunhsen autw kai eipen autw dauid memfibosye kai eipen idou o doulov sou
Aqui, Mefibosete prestando “proskyneo” a Davi.
Poderíamos citar muitos outros exemplos, mas acreditamos que a incredulidade de alguns não chega a tanto.
A pergunta que fica é: Onde consta a palavra “proskyneo” nestes casos, você caro leitor, acha que seria correto traduzir por adorar?    Certamente que não!
Assim Paulo, familiarizado com o significado da palavra proskyneo conforme podemos ver aqui, com certeza não desejou que nenhum leitor ou futuro tradutor entendesse que a palavra proskyneo relacionada a Jesus fosse vista como significando “adorar”.   Além do mais levando-se em conta as suas palavras em 1 Coríntios 8:6 e as de Cristo em João 17:1,3.
O autor do livro cita que que “assim, segundo o testemunho das Escrituras Jesus Cristo, como o Pai, é digno de receber…a adoração”.  Diante desta declaração ninguém poderá negar que estão a adorar duas personalidades, não adoram uma pessoa, mas duas pessoas ou três pessoas. Quando dobram seus joelhos em oração, estão se dirigindo a três personalidades, e acreditam que devem adorar três pessoas, pois sua divindade se define como sendo três personagens.  Nada poderia ser mais ofensivo ao monoteísmo cristão.

Fica evidente que Jesus é digno de honra e homenagem, assim como nosso respeito e amor, mas adoração

qual Deus, só podemos continuar dizendo assim como disse Jesus a Satanás:
Vai-te, Satanás! Pois está escrito: ‘É a Jeová, teu Deus, que tens de adorar e é somente a ele que tens de prestar serviço sagrado.    Mateus 4:10″

A Tradução João Ferreira de Almeida erra ao verter a palavra PROSKINEO em Apocalipse 3:9, onde esta versão reza:

“Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem (PROSKINEO) prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo”
Adorariam segundo Jesus, os cristãos a Igreja de Filadélfia?
Vemos aqui uma infelicidade na tradução usada pelos Evangélicos em geral.
LEIA O ARTIGO:

32 comentários em “PROSKINEO significa sempre “adorar” ?

  1. Reverenciar ao mesmo tempo que se presta um serviço sagrado a alguém ou a um ídolo é algo que certamente desagrada a Deus. Leia Atos 10:26 onde Pedro q era Apóstolo não aceitou um tipo de reverência hj infelizmente aceito pelos atuais Papas. Medite no que lê ali. A idolatria de cantores e atores de cinema deve ser evitado pelos que querem agradar a Jeova Deus. Ele merece a adoração exclusiva. Um grupo de uns 7 mil israelitas recusou-se a participar na adoração idólatra, imoral e violenta. (1 Reis 19:18) Permaneceram leais à sua relação pactuada com Jeová, e foram perseguidos por isso. Por exemplo, a Rainha Jezabel assassinou muitos profetas de Jeová. (1 Reis 18:4, 13) Por causa dessa dificuldade, a maioria dos israelitas praticava o ecumenismo, tentando agradar tanto a Jeová como a Baal. Mas um israelita abandonar a Jeová e adorar um deus falso era apostasia. Jeová prometeu abençoar os israelitas, se eles o amassem e obedecessem aos seus mandamentos. As palavras hebraicas aparentadas para “ciúme” ocorrem mais de 80 vezes nas Escrituras Hebraicas. Quase metade destas referências tem a ver com Jeová Deus. “Quando aplicado a Deus”, explica G. H. Livingston, “o conceito de ciúme não tem o sentido de emoção deturpada, mas de insistência na exclusividade da adoração de Jeová”. (The Pentateuch in Its Cultural Environment .
    Há formas de idolatria tanto diretas como sutis. Não, a idolatria não se limita à adoração de deuses ou deusas falsas. Trata-se de adorar a alguma coisa ou a alguém, em vez de a Jeová. Ele, como Soberano Universal, requer e merece legitimamente devoção exclusiva. (Deuteronômio 4:24) Os cristãos verdadeiros, apercebidos disso, acatam os avisos bíblicos contra toda espécie de idolatria. (1 Coríntios 10:7)

    Curtir

  2. oque significa esses dois nomes que aparesem na biblia serafin equerubim gostaria de entender mais clariamente como porezemplo a palavra arcanjo miguel que seria JESUS CRISTO ESSA PARTE EU ENTENDI OBRIGADO GUARDO SUAS RESPOSTAS

    Curtir

  3. Prezado Junio Cesar,
    Percebi sua insistência em saber o significado das palavras “querubim” e “serafim” usadas nas Escrituras. Minha sugestão é que procure uma Testemunha de Jeová perto de sua localidade e elas terão o prazer de dar uma explicação cabal.

    A Obra Estudo Perspicaz debaixo de “Qerubim diz:

    Querubim

    Criatura angélica de alta categoria, com deveres especiais, que se distingue da ordem dos serafins. A primeira das 91 vezes em que são mencionados na Bíblia acha-se em Gênesis 3:24; depois de Deus expulsar Adão e Eva do Éden, colocaram-se querubins (hebr.: keru·vím) à entrada L, com a lâmina chamejante duma espada, “para guardar o caminho para a árvore da vida”. Não se revela se mais de dois foram posicionados ali.
    Figuras representativas de querubins foram incluídas no mobiliário do tabernáculo erguido no ermo. Das pontas da tampa da Arca erguiam-se dois querubins de ouro batido. Estes encaravam um ao outro, e se curvavam em direção à tampa em atitude de adoração. Cada um deles tinha duas asas que se estendiam para cima e recobriam a tampa como que dum modo defensor e protetor. (Êx 25:10-21; 37:7-9) Também, a face interior dos panos da tenda do tabernáculo e a cortina que dividia o Santo do Santíssimo estampavam figuras bordadas de querubins. — Êx 26:1, 31; 36:8, 35.
    Estas não eram figuras grotescas, modeladas segundo as monstruosas imagens aladas que eram adoradas pelas nações pagãs nos arredores, como alguns argumentam. Segundo o testemunho unânime da antiga tradição judaica (a Bíblia guarda silêncio sobre o assunto), estes querubins tinham forma humana. Eram excelentes obras de arte que representavam criaturas angélicas de gloriosa beleza, e cada detalhe fora feito ‘segundo o modelo’ que Moisés recebeu do próprio Jeová. (Êx 25:9) O apóstolo Paulo os descreve como ‘querubins gloriosos que encobriam a tampa propiciatória’. (He 9:5) Tais querubins eram associados com a presença de Jeová: “E ali me hei de apresentar a ti e falar contigo de cima da tampa, de entre os dois querubins que há sobre a arca do testemunho.” (Êx 25:22; Núm 7:89) Por isso, dizia-se que Jeová estava “sentado sobre [ou entre] os querubins”. (1Sa 4:4; 2Sa 6:2; 2Rs 19:15; 1Cr 13:6; Sal 80:1; 99:1; Is 37:16) De maneira simbólica, os querubins serviam como “a representação do carro” de Jeová, no qual ele viajava (1Cr 28:18), e as asas dos querubins ofereciam tanto proteção vigilante como rapidez na viagem. Assim Davi, em cântico poético, descreveu a rapidez com que Jeová veio em sua ajuda, dizendo que “veio montado num querubim e veio voando”, até mesmo “nas asas dum espírito”. — 2Sa 22:11; Sal 18:10.
    Os pormenorizados planos arquitetônicos para o magnífico templo de Salomão requeriam a colocação de dois enormes querubins no Santíssimo. Estes foram feitos de madeira de oleastro, sendo recobertos de ouro, cada um com dez côvados (4,5 m) de altura. Ambos estavam voltados para o L, numa linha N-S que percorria, presumivelmente, o centro do recinto. Embora estivessem a dez côvados de distância um do outro, uma das asas de cada querubim tocava a ponta da asa estendida do outro, no centro do recinto, abrigando a arca do pacto e seus varais, que ficavam abaixo. As asas opostas de cada querubim tocavam, respectivamente, as paredes N e S. Assim as asas dos querubins se estendiam por toda a largura de 20 côvados do recinto. (Veja TEMPLO.) Entalhes de querubins, recobertos de ouro, também decoravam as paredes e as portas do templo. Semelhantemente, as laterais dos carrocins de cobre, para água, eram ornamentadas de querubins. (1Rs 6:23-35; 7:29-36; 8:6, 7; 1Cr 28:18; 2Cr 3:7, 10-14; 5:7, 8) De maneira similar, querubins entalhados ornamentavam as paredes e as portas do templo que Ezequiel observou em visão. — Ez 41:17-20, 23-25.
    Ezequiel também relata várias visões em que foram observados querubins simbólicos, de descrição incomum. Depois de se referir a eles como “criaturas viventes” (Ez 1:5-28), mais tarde os identifica como “querubins”. (Ez 9:3; 10:1-22; 11:22) Nestas visões pictóricas, os querubins são intimamente associados com a gloriosa pessoa de Jeová, e prestam serviço constante a ele.
    No livro profético de Ezequiel, disse-se a ele que ‘levantasse uma endecha concernente ao rei de Tiro’, na qual ele chama o rei de glorioso querubim que cobre, que outrora estava “no Éden, jardim de Deus”, mas que foi despojado de sua beleza e tornado como as cinzas do solo. “Assim disse o Soberano Senhor Jeová: . . . ‘Tu és o querubim ungido que cobre, e eu te constituí. Vieste a estar no monte santo de Deus. No meio de pedras afogueadas andavas. Eras sem defeito nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou injustiça em ti. . . . E eu te porei para fora do monte de Deus, por seres profano, e te destruirei, ó querubim que cobre [ó querubim protetor, Vg].’” — Ez 28:11-19.

    Curtir

  4. Muito bom seus temas em questão e as explicações, que Soberano Senhor Jeová continue te iluminando e que o Senhor Jesus nosso Instrutor continue nos ajudando, pois ele é o cabeça da congregação. Um abraço!

    Curtir

  5. Excelente a explanação sobre proskineo. Só uma observaçãozinha acerca do comentário acima: Na verdade, os Serafins constituem uma categoria angélica mais elevada do que a dos Querubins.

    Curtir

  6. Meu caríssimo irmão queruvim. Permita-me ficar na mais que incômoda posição de ter de discordar de ti, mas creio ter informações que, no mínimo, dão o que pensar. Não tenho sequer um trecentésimo da sua capacidade de argumentação, mas acredito piamente que os Serafins pertencem mesmo a uma categoria mais elevada do que a dos Querubins, pelas razões que passo agora a expor:
    1) Essa dúvida já foi esclarecida na revista A Sentinela de 1962, página 63, (Pergunta dos Leitores). Nela, o leitor indagou qual categoria ocupava a posição mais alta na organização de Jeová, se a dos Serafins ou a dos Querubins. O Escravo Fiel e Discreto respondeu, simplesmente: “Pelo que parece, os serafins ocupam a posição superior.” Explicou ainda que sempre que os querubins são mencionados em conexão com Jeová estão numa posição inferior. Na única passagem bíblica em que são mencionados, os Serafins são vistos “pairando sobre a orla da veste (ou manto) do próprio Jeová.” (it-3 – Serafins). Sua proximidade com o próprio Jeová é, portanto, inigualável entre os outros anjos, excetuando-se o anjo principal ou arcanjo;
    2) Tenho por costume me apegar ao que o Escravo diz até que Jeová venha a lançar uma luz que reexamine o assunto. O Escravo Fiel ainda não escreveu nada que mudasse esse entendimento. Pelo contrário. A forma com que continua escrevendo acerca das duas categorias angélicas solidifica essa compreensão. Sempre que os anjos são mencionados em um contexto hierárquico ou categórico, os serafins precedem os querubins e os anjos:
    – “São magnificamente organizados e ocupam altas posições no arranjo de Deus, sendo Miguel (nome celestial de Jesus) o arcanjo. (Dan. 10:13; Judas 9) Esse “primogênito de toda a criação” é a “Palavra”, ou Porta-Voz, de Deus, e foi usado por Jeová na criação de todas as outras coisas. — Col. 1:15-17; João 1:1-3.
    Subordinados ao arcanjo, os serafins declaram a santidade de Jeová e ajudam a manter a pureza espiritual de seu povo. Há também os querubins, que servem como defensores da majestade divina. (Gên. 3:24; Isa. 6:1-3, 6, 7) Outros anjos, ou mensageiros, têm vários deveres relacionados com a execução da vontade de Deus. — Heb. 12:22, 23.” *** w09 15/5 p. 21 pars. 2-3
    – “O anjo mais importante em poder e autoridade — o anjo principal — chama-se Miguel, o arcanjo. ( Judas 9) Ele é o próprio Jesus Cristo. […]
    “Deus não é Deus de desordem, mas de paz”, diz 1 Coríntios 14:33. Concordemente, os filhos espirituais de Jeová estão organizados em três categorias básicas: (1) serafins, que servem como assistentes no trono de Deus, declaram Sua santidade e mantêm Seu povo espiritualmente limpo; (2) querubins, que defendem a majestade de Jeová e (3) outros anjos que executam a Sua vontade. (Salmo 103:20; Isaías 6:1-3; Ezequiel 10:3-5; Daniel 7:10)” *** w07 15/3 p. 22 par. 5
    O próprio it-1, Sob o tópico ANJO, utiliza essa mesma ordem hierárquica (arcanjo, serafins, querubins e anjos). Utiliza ainda, o termo “elevadíssima categoria” ao se referir aos serafins e “posição especial” ao mencionar os querubins;
    3) Conforme você bem mencionou, uma das atribuições dos Serafins é a de declarar a santidade de Deus e manter Seu povo espiritualmente puro. Pode haver atribuição mais nobre do que esta entre os anjos? A santidade do próprio Jeová? Superior, só a do Arcanjo mesmo, que é o principal vindicador da soberania de Jeová e instrumento de santificação do seu nome;
    4) O fato dos Querubins serem mencionados com mais frequência do que os Serafins parece-me óbvio demais para indicar a sobressalência hierárquica daqueles sobre esses últimos (se assim fosse, os anjos são mencionados mais vezes do que os próprios querubins e serafins juntos). Creio haver algo maior envolvido. Uma hipótese interessante foi aventada por um pesquisador bíblico que disse: “Um querubim caiu e, logo depois, Jeová designa dois querubins para guardar a entrada do Éden. Qual o sentido disso? Jeová demonstrava que mantinha inabalável confiança nesta classe angélica.” Creio ser esse o ponto. Satanás provavelmente pertencia à classe querubínica, como entenderam muitos estudantes da Bíblia à base do texto de Ezequiel 28:11-19. Parece também provável que ele tenha causado a queda de outros de sua classe, além, é claro da classe dos anjos. Mas não há uma única menção de qualquer Serafim que tenha caído. Esta classe permaneceu intacta.
    Se achar inadequado o local em que postei isso e quiser apagar o post, tudo bem, irmão. Só comentei aqui porque realmente penso conforme o acima. Um abraço! Ah, ainda espero uma dica de bibliografia para estudo do hebraico (iniciante). Muito obrigado!

    Curtir

  7. Prezado Sandro, confesso que ainda não tinha feito uma pesquisa séria sobre este assunto da hierarquia angélica. Agradeço pela informação mais coerentemente apresentada.

    Curtir

  8. Estou sempre às suas ordens. Mais uma vez, parabéns pelo site. Faço dele referência constante em meu estudo bíblico pessoal. Muitíssimo obrigado pelas informações que disponibilizas!

    Curtir

  9. 4352 προσκυνεω proskuneo
    de 4314 e um provável derivado de 2965 (significando beijar, como um cachorro que lambe a mão de seu mestre); TDNT – 6:758,948; v
    1) beijar a mão de alguém, em sinal de reverência
    2) entre os orientais, esp. persas, cair de joelhos e tocar o chão com a testa como uma expressão de profunda reverência
    3) no NT, pelo ajoelhar-se ou prostrar-se, prestar homenagem ou reverência a alguém, seja para expressar respeito ou para suplicar
    3a) usado para reverência a pessoas e seres de posição superior
    3a1) aos sumo sacerdotes judeus
    3a2) a Deus
    3a3) a Cristo
    3a4) a seres celestes
    3a5) a demônios

    Strong, J. (2002; 2005). Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong (H8679). Sociedade Bíblica do Brasil.

    Curtir

  10. gostaria de saber o verdadeiro significado do texto de josue 5 do 13 ao 15 onde na versão ferreira de almeida fala que josué adorou o anjo naquela ocasião
    …por favor aguardo resposta

    Curtir

  11. Sem dúvidas em grego tem proskuneo aí.

    Assim como também em grego se fala em se prestar proskuneo ao Rei

    Curtir

  12. O relato de Juízes ao mencionar o encontro de Josué como o “príncipe do exército de Jeová” diz que Josué “caiu com a face por terra” (segundo a versão LXX “kai ihsous epesen epi proswpon epi thn ghn > “Josué caiu com a face por terra”) O texto em hebraico na BHS, um texto padrão de onde é tirado a maioria das versões da Bíblia para diversos idiomas, diz literalmente:

    ” E caiu Josué com sua face em direção a terra e prostrou-se”. וַיִּפֹּל יְהוֹשֻׁעַ אֶל-פָּנָיו אַרְצָה, וַיִּשְׁתָּחוּ

    Os judeus tinham o hábito de se curvar em respeito. A palavra “adorar” antigamente tinha este sentido em inglês e é por isso que muitas versões da Bíblia que seguem a King James Version costumam usar esta expressão “adorar”. Mas não é correto usar tal expressão hoje em dia. Adorar tem hoje uma conotação de serviço sagrado exclusivo ao Deus vivente.Vale ressaltar que a palavra “adorar” em grego “proskinéo” sequer aparece neste relato no texto da LXX. O que Josué fez foi se curvar em forma de respeito ao alguém que ele percebeu evidentemente ser um enviado de Deus, um representante de Jeová. Sim um anjo materializado.Foi a mesma forma de “curvar-se” que Abraão praticou diante dos nativos, os filhos de Hete ao comprar o campo onde enterrou sua falecida esposa Sara. (Gên. 23:7)

    Curtir

  13. ” Queruvim Em 27 de agosto de 2013 às 17:35 O relato de Juízes ao mencionar o encontro de Josué como o “príncipe do exército de Jeová” diz que Josué “caiu com a face por terra” (segundo a versão LXX “kai ihsous epesen epi proswpon epi thn ghn > “Josué caiu com a face por terra”) […] Vale ressaltar que a palavra […] “proskinéo” sequer aparece neste relato no texto da LXX ”

    Então tá aí respondido.

    Sobre a passagem traduções dizem:

    NVI Josué 5:14 “Nem uma coisa nem outra”, respondeu ele. “Venho na qualidade de comandante do exército do Senhor.” Então Josué prostrou-se com o rosto em terra, em sinal de respeito, e lhe perguntou: “Que mensagem o meu senhor tem para o seu servo?”

    ARA Josué 5:14 Respondeu ele: Não; sou príncipe do exército do SENHOR e acabo de chegar. Então, Josué se prostrou com o rosto em terra, e o adorou, e disse-lhe: Que diz meu senhor ao seu servo?

    NTLH Josué 5:14- Não sou nem uma coisa nem outra – respondeu ele. – Estou aqui como comandante do exército de Deus, o SENHOR. Josué ajoelhou-se, encostou o rosto no chão e o adorou. E disse: – Estou às suas ordens, meu senhor. O que quer que eu faça?

    BJ Josué 5:14 Ele respondeu: “Não! Mas sou chefe do exército de Iahweh e acabo de chegar.” Josué prostrou-se com o rosto em terra, adorou-o e disse-lhe: “Que tem a dizer o meu Senhor a seu servo?”

    ACF Josué 5:14 E disse ele: Não, mas venho agora como príncipe do exército do SENHOR. Então Josué se prostrou com o seu rosto em terra e o adorou, e disse-lhe: Que diz meu senhor ao seu servo?

    KJ Josué 5:14 And he said, Nay; but as captain of the host of the LORD am I now come. And Joshua fell on his face to the earth, and did worship, and said unto him, What saith my Lord unto his servant?

    A NVI traduziu de forma mais adequada.
    ————————————————-
    Agora…marcos, note que o “príncipe do exército de Jeová” evidentemente é o Arcanjo.

    Curtir

  14. A TNM traduz a,palavra PROSKUNEU de forma errada. Pra Jesus é prestar homenagem e pra Deus é adorar. Traduz até Theos como Jeová!? Pense numa versão ruim. Foi escrita pra dar base para as afirmações heréticas das tj.

    Curtir

  15. Simples, porque Deus é maior que Jesus. (João 14:28)Vamos estudar léxicos? Vines Expository Dictionary diz debaixo da palavra PROSKINEO :

    “1.PROSKUNEO…,prestar homenagem, reverenciar (de pros, para com, e kuneo, beijar ) é a palavra mais freqüente vertida adorar.”

    Em harmonia com a Bíblia, que diz que Jesus é o filho de Deus (e não “Deus-Filho”) as TJ verteram corretamente. O próprio Jesus disse :
    “Vai-te, Satanás! Pois está escrito: ‘É a Jeová, teu Deus, que tens de adorar e é SOMENTE A ELE que tens de prestar serviço sagrado.’” Mateus 4:10
    Heresia é remover o Nome de Deus milhares de vezes do texto hebraico ao se traduzir o VT e se incomodar com aqueles que o restauram no NT. Presta atenção Edmilson! A Igreja Evangélica demonstra cada dia mais por meio de suas obras se são ou não sérios. Tem muita gente séria mas é uma minoria. Eu posso afirmar exatamente o oposto a respeito das TJ, somos na maioria um povo sério e os poucos que por acaso praticam coisas erradas não ficam no meio de nós muito tempo. Em alguns lugares evangélicos se tornou sinônimo de impostores arrogantes. As TJ não estão nesta categoria.

    Quanto a “traduzir THEÓS por Jeová”, sabemos que foram os hereges que removeram o Nome no 2° e 3° Séculos e o substituíram por NOMINA SACRA (Θεός ΘΣ , Κύριος ΚΣ. Uma revista bíblica declara:

    “No Grego pré-cristão dos[manuscritos] do VT, o nome divino não foi vertido por ‘kyrios’ como muitas vezes se pensava. Normalmente, o Tetragrama foi escrito em aramaico ou em letras paleo-hebraicas.. .. Em um tempo posterior, substitutos tais como ‘theos’ [Deus] e ‘kyrios’ [senhor] foram empregados no lugar do Tetragrama… Há uma boa razão para se acreditar que um padrão semelhante evoluiu no NT, ou seja, o nome divino foi originalmente escrito em citações do NT e alusões ao VT, mas no decorrer do tempo, ele foi trocado por substitutos “. – Monografia do Novo Testamento , março de 1977, p. 306.

    LEIA ESTE ARTIGO

    Curtir

  16. Segundo Russel podia adorar a Jesus. Depois que esse ensino mudou. Pode ou não pode adorar a Jesus?.

    Curtir

  17. Edmilson,

    Você perguntou: A palavra PROSKUNEU é traduzida como prestar homenagem somente quando se refere a Jesus?

    Resposta: Não. Quando se refere à anjos ou pessoas de destaque, como reis, por exemplo, também se traduz como “prestar homenagem”.

    Você perguntou: Segundo Russel podia adorar a Jesus. Depois que esse ensino mudou. Pode ou não pode adorar a Jesus?

    Resposta: Não se pode adorar Jesus como se adora o Pai. Mas não é verdade que Russel disse que podia adorar Jesus no mesmo sentido que ao Pai. A palavra “adoração” nos dias de Russel não tinha a mesma ideia que tem hoje. E mesmo que se adorasse a Jesus e depois fosse isso mudado, qual o problema em admitir o erro e mudar humildemente de pensamento?

    Curtir

  18. Minha pergunta é: por que a palavra proskuneu quando se refere a Jesus é prestar homenagem, mas quando se refere a Deus é adorar? É traduzida não segundo o texto original, mas com base na doutrina das TJ. Russel conhecia o grego?

    Curtir

  19. Edmilson,

    Você perguntou: Russel conhecia o grego?”

    Resposta: Primeiramente, não foi Russell que fez a Tradução do Novo Mundo. Ele morreu em 1916, ao passo que a TNM só começou seu projeto de tradução na década de 40. Portanto, esqueça Russell. Ninguém aqui tá falando de Russell. Ninguém aqui segue Russell. Se o seguíssemos, seguiríamos um monte de erro doutrinário que ensinava, mas que depois vimos que estava errado e mudamos. Não seguimos homens, somente a bíblia.

    Depois você pergunta: “por que a palavra proskuneu quando se refere a Jesus é prestar homenagem, mas quando se refere a Deus é adorar? É traduzida não segundo o texto original, mas com base na doutrina das TJ.”

    Resposta: As traduções da Bíblia alternam entre adorar, reverenciar, suplicar, prestar homenagem, prostrar e etc na hora de traduzir o termo grego “proskyneo” conforme o entendimento do tradutor, e como quase todos tradutores são sempre trinitários escrevendo para leitores trinitários é normal que prefiram traduzir “proskyneo” como adorar quando se referem ao Pai e ao Filho mas troquem a tradução quando “proskyneo” é usada para reis e autoridades humanas.

    Os tradutores trinitários fazem isso porque sabem que humanos não podem ser legitimamente adorados como deuses, mas apenas reverenciados como professores, mestres, amos, governadores e reis, então como acham que Jesus é Deus traduzem por adorar quando a palavra é referente a ele, mas o fazem apenas por que já pensavam que ele era Deus preconcebidamente. Da mesma forma, as TJs por entenderem que segundo o contexto bíblico Jesus não é Deus, traduzem por “homenagem”.

    Conclusão: Não se conclui que Jesus é Deus pelo fato de certas traduções da cristandade dizem que ele foi “adorado”, mas ao contrário, se mantêm até hoje a tradição de dizer que Jesus era “adorado” porque tanto os tradutores quanto os leitores de suas traduções acreditam que ele é Deus e que portanto não é conveniente mexer nisso, a tradição se perpetua por preconceito religioso.

    Curtir

  20. Russel terminou sua carreira terrestre em 1916 ao passo que a TNM foi produzida nos anos 50. Você repete estereótipos ou equívocos. É evidente que você Edmilson está desinformando sobre Russell e a TNM. Desculpe, mas vou ser franco.Tu falas como se Russell fosse o tradutor da TNM. Eu já ouvi isso centenas de vezes ao falar com evangélicos de casa em casa. São equívocos divulgados pelos mentirosos e desinformados.Você não deve ser um desses, não? Foi apenas um mal entendido não? Sinceramente, eu não acredito que Cristo está com os que pregam mentiras. Antes de criticar alguém, estude sobre a pessoa de uma forma imparcial e justa. Como pode odiar alguém e acusá-lo de algo sem ao menos se informar do básico. Já prova que não está preparado para debate algum. Já fez seu julgamento precipitado e desinformado. Preconceito é exatamente isso.

    Curtir

  21. Edmilson,

    Esse site aqui é sério. Estamos aqui pra ajudar pessoas sinceras a responder suas dúvidas. Não sou o dono do site, mas não aceitamos aqui pessoas que demonstram ódio e preconceito contra as TJs, na verdade, a qualquer religião. Discordar é uma coisa, ser crítico opositor é outra. Aqui não é fórum de trolls. Acusações e ataques pessoais não são tolerados aqui. Aqui tem moderação séria.

    Fazer um flood de perguntas aqui pra nós, como se fossem vários comentários, não será aceito e nem respondido. Várias perguntas, com vários temas diferentes, demandará tempo pra se responder, sem contar que não será de benefício para os leitores. Além disso, as perguntas que você fez já foram respondidas aqui no site. É só digitar no campo “pesquisar”.

    Escolha apenas uma pergunta e iremos raciocinar sobre ela. Assim chegaremos na conclusão de um assunto. Depois de respondido uma, será respondida outra pergunta.

    Curtir

  22. Edmilson,

    Vou responder a primeira pergunta que fez e me ater nela.

    Você perguntou: “Vamos voltar para a divindade de Jesus. Quem foi Jesus para vc? Jesus falou a verdade ou mentiu sobre si mesmo? Ele disse Eu e o Pai somos um.”

    Resposta: Jesus é o Filho de Deus, não Deus Filho. É assim que a bíblia e o próprio Jesus se descrevem, como sendo Filho de Deus. (1 João 5:5; João 10:34-36)

    Sobre “Jesus e o Pai serem um”, isso não prova co-igualdade na mesma divindade.

    Dentro do João 17 a glória e a unidade com Cristo e o Pai estão mencionados também para os seus discípulos, que eles também são um, estão em Deus e recebem a mesma glória. Seriam os apóstolos parte de Deus também?

    Da mesma forma está escrito que marido e esposa são “um”. Também está escrito que aquele que se junta a uma meretriz é “um” com ela. São a mesma pessoa agora?

    Quando Paulo falou de Apolo ele se referiu a ambos como sendo “um só” e disse : “Quem planta e quem rega é um só, será que Paulo e Apolo eram uma só pessoa?

    Tudo isso quer dizer que são “um” em objetivo e propósito.

    Marido e mulher unidos no mesmo propósito, ou seja, terem um casamento feliz.

    Os apóstolos com o mesmo propósito de Deus de pregarem as boas novas do Reino e serem fiéis a Deus.

    E por fim, Jesus com o mesmo propósito do Pai, de reconciliar a humanidade com Jeová através de Cristo.

    A respeito de João 10:30, João Calvino (que era trinitarista) disse no livro (Comentário do Evangelho Segundo João): “Os antigos usaram mal essa passagem para provar que Cristo é . . . da mesma essência que o Pai. Pois Cristo não argumenta a respeito da unidade em substância, mas sim a respeito do estado de concordância dele com o Pai.”

    É isso, simples assim.

    Curtir

  23. Quem é O Deus forte e Pai da,eternidade de Isaías 9:6? Você estudou hebraico? Gostaria de conversar com você sobre algumas regras gramaticais dessa língua.

    Curtir

  24. O grande problema das argumentações acima, é que a palavra em questão PROSKINEO está sendo tirada de seu contexto. Várias palavras no grego, hebraico e até mesmo no nosso idioma recebem interpretações de acordo com o momento. Em todas as passagens onde a palavra PROSKINEO é usada em referimento a Jesus, a ação não é apenas de “reverência” mas de adoração, temos que ter em mente que o convencimento acerca da obra de Cristo, não parte da própria pessoa e sim do Espírito Santo que atesta/confessa a cristo. Em todas as passagens messiânicas no Antigo Testamento, o Messias/Cristo seria a própria personificação de Deus – em outras palavras Deus se manifestar em carne. Isaías o categoriza como Deus Forte e a palavra no Hebraico é (IAVE) e na septuaginta (Theos), poderia ser usado adonai ou kurios, mas não a referência é ao próprio Deus, e ainda diz que ele é o Pai da Eternidade – pergunto: Se Jesus foi criado (a primeira criação como os arianos e tjs afirmam) ele não poderia ser eterno e muito menos o Pai da Eternidade, mas Isaías deixa isso bem claro, e não apanas Isaías mas também o profeta Miqueias em seu livro capítulo 5 verso 2: “as suas saídas, são desde a eternidade”… ou seja, o messias deveria ser eterno. O Salmo 110 temos alí uma conversa entre Deus e Deus por que lemos: Disse o Senhor ao meu Senhor – em Hebraico IAVE e Adonai Elohim, sabemos que ambas palavras eram exclusivas para identificar o único deus verdadeiro, assim IAVE (Deus) estava falando com o Adonai Elohim (Deus) e não há diferenciação entre os dois – ambos são títulos apenas do único Deus de Israel o Grande EU SOU de Êxodo 3, mas estão sendo referidas ao Messias… Temos ainda Apocalipse 1:5-8, onde Jesus diz: é Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso. Bem como o final de Apocalipse 22 verso 13: Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o último. Jesus é identificado como o TODO PODEROSO nessas passagens. Eu não estou aqui para debater, mas apenas mostrar que o uso das palavras devem ser analisadas dentro dos seus contextos e os seus contextos com toda a escritura – a escritura se interpreta com a própria escritura. Satanás usou a escritura para tentar Jesus, mas o Senhor usou a mesma escritura para mostrar a verdade. Fazendo um estudo sobre a Natureza do Messias/Cristo no Antigo Testamento e suas correlações diretas com o único redentor da humanidade (Deus), verifica-se a necessidade da encarnação do próprio Deus para que toda a raça humana pudesse ser remida – assim todos as adorações recebidas por Jesus eram as mesmas adorações feitas ao Deus de Israel, pois ele mesmo disse: Quem me tem visto, tem visto o Pai, e ainda diante da pergunta de Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, e isso é suficiente para nós.” Então Jesus ministrou-lhes: “Há tanto tempo estou convosco, e tu não me tens conhecido, Filipe? Aquele que vê a mim, vê o Pai; como podes dizer: ‘mostra-nos o Pai’? Ou seja Jesus mostrou que ele era coparticipante da mesma essência do pai, ele não era uma “criatura” mas explicitado no Salmo 2 – Tu és o meu filho e hoje eu te gerei…. Ele não disse que hoje te fiz ou te criei… a definição de geração é compartilhamento de mesma essência ou natureza, ou seja, Jesus era coparticipante da mesma natureza de Deus com todos os seus atributos. Atos dos Apóstolos 20:28 nos fala: Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. O texto deixa claro que o Espírito Santo capacitou os homens a desempenharem serviços na igreja, e essa igreja é de Deus e que Deus resgatou a sua igreja com o seu próprio sangue. Foi Deus que morreu na Cruz para nos salvar, nos remir. O Livro de Hebreus nos diz a respeito do Filho: Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu Com óleo de alegria mais do que a teus companheiros. O texto chama claramente o Filho de Deus, e no Grego é Theos, não é uma maneira inferiorizada de Deus não. E ainda temos o relato de Tomé em João 20:28 – E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!

    Existem duas ciências chamadas exegese e hermenêutica que servem para analisar as palavras e frases em seus próprios contextos, assim usar apenas um verbete para atestar toda uma verdade é uma falácia, pois a mesma palavra PROSKINEO é usada na septuaginta ao se referir que somente Deus deve ser adorado (Exodo 20) e que ele não compartilha a sua adoração com ninguém (Isaías 42).

    Assim concluo que se deve analisar todas as profecias referente ao nascimento, ministério e morte de nosso Senhor Jesus e verificar qual seria a real natureza do Messias e a única conclusão obvia para o uso da palavra προσκυνή se refere a adoração de Jesus pois ele é o Deus encarnado que merece e exige toda a adoração.

    Curtir

  25. O leitor Leandro afirmou:

    Em todas as passagens onde a palavra PROSKINEO é usada em referimento a Jesus, a ação não é apenas de “reverência” mas de adoração, temos que ter em mente que o convencimento acerca da obra de Cristo, não parte da própria pessoa e sim do Espírito Santo que atesta/confessa a cristo.

    Quase tudo o que você afirmou Leandro é errado. Não passa de repetição e distorções da palavra de Deus. Vcs afirmam que a Bíblia é Sagrada mas não acreditam nisso. Se acreditassem não apoiariam tantas distorções. Primeiro, seus teólogos REMOVEM o Nome de Deus e o substituem por palavras que dá “na teia” adulterando o texto da Bíblia. Depois que removem o Nome dão enfase EXCLUSIVA em Cristo. Colocam o pronome SENHOR no lugar do Nome de Deus. Causando um confusão entre Jeová, o Ser Supremo, e Jesus, o filho de Deus e a primeiríssima de suas criações lá no domínio celestial. Tudo o que você falou foram apenas frutos de repetição tipo ladainha, adulterações e enganação. Vou mostrar como este tipo de conversa enganosa é um veneno. O próprio Jesus declarou enfaticamente a Satanás que “é a Jeová, teu Deus, que tens de adorar [uma forma de proskynéo] e é SOMENTE a ele que tens de prestar serviço sagrado”. (Mat. 4:8-10; Luc. 4:7, 8) Além disso a Bíblia diz, “Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta”. Tiago 1:13 (Versão Almeida Revisada)

    Jesus porém foi tentado. “Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo” Mateus 4:1 (Almeida) Ele foi tentado porque poderia ter falhado e poderia ter sido infiel a seu Deus e Pai, Jeová. É obvio que todos estes textos demonstram que Jesus é distinto ou diferente daquele diante de quem comparece. Tanto é assim que hebreus 9:24 explica o texto de Daniel acima , relacionado ao Antigo de Dias. Lemos assim em Hebreus 9:24:

    “Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus“. Hebreus 9:24

    O leitor Leandro prossegue:

    Em todas as passagens messiânicas no Antigo Testamento, o Messias/Cristo seria a própria personificação de Deus – em outras palavras Deus se manifestar em carne.

    Não há lugar algum na Bíblia onde diz que “Deus se manifestou em carne”. A maioria das traduções modernas rezam em 1 Timóteo 3:16:

    “Aquele que se manifestou . . .”

    Isto se dá porque, conforme explica a nota marginal da Versão Normal Americana (em inglês): “A palavra Deus, em lugar de “Aquele que”, não repousa sobre nenhuma evidência antiga suficiente.”

    Visto que o Sinaítico estava entre os manuscritos mais antigos na língua original, ele ajudou os eruditos a descobrir erros que se haviam introduzido em manuscritos posteriores. Por exemplo, a referência a Jesus, em 1 Timóteo 3:16, reza no Sinaítico:

    “Ele foi manifestado em carne.” Em lugar de “ele”, a maioria dos então conhecidos manuscritos mostravam uma abreviatura para “Deus”, resultante de uma pequena alteração da palavra grega para “ele”. No entanto, o Sinaítico fora produzido muitos anos antes de qualquer manuscrito grego que rezava “Deus”. Portanto, revelou que houve uma corrupção posterior do texto, evidentemente introduzida para apoiar a doutrina da Trindade. (artigo sobre isso escrito aqui)

    Leandro comentou também:

    Isaías o categoriza como Deus Forte e a palavra no Hebraico é (IAVE) e na septuaginta (Theos), poderia ser usado adonai ou kurios, mas não a referência é ao próprio Deus, e ainda diz que ele é o Pai da Eternidade – pergunto: Se Jesus foi criado (a primeira criação como os arianos e tjs afirmam) ele não poderia ser eterno e muito menos o Pai da Eternidade, mas Isaías deixa isso bem claro, e não apanas Isaías mas também o profeta Miqueias em seu livro capítulo 5 verso 2: “as suas saídas, são desde a eternidade”…

    Não existe em lugar algum no texto hebraico a vocalização do Nome de Deus ou Tetragrama para se ler IAVE. A forma mais antiga usada que se sabe e a usada pelos MASSORETAS é Yehwáh. Portanto sua afirmação referente a IAVE é mais uma declaração equivocada e repetida pelos que nunca examinaram corretamente a BHK, a BHS e a Bíblia Quinta.

    Quanto a Isaías 9:6 o texto não diz que Jesus é o “pai da eternidade”, o texto reza que ele seria chamado de “pai eterno”. Uma sutil diferença que ao meu ver é uma adulteração dos trinitários. O texto diz אֲבִי-עַד (´avi ad) e não אֲבִי-עוֹלָם (avi ´Olam) que seria “Pai da eternidade”. Portanto, a tradução mais correta e exata do texto hebraico é a que aparece na Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada. Além disso Jesus “seria chamado” assim. Ao se referir ao Criador e Deus ontológico não se diz que ele é chamado de algo que ele já possua. Além disso é “o próprio Jeová dos Exércitos” quem faria isso, diz Isaías 9:7. (artigo sobre isso)

    Leandro acrescentou:

    Disse o Senhor ao meu Senhor – em Hebraico IAVE e Adonai Elohim, sabemos que ambas palavras eram exclusivas para identificar o único deus verdadeiro, assim IAVE (Deus) estava falando com o Adonai Elohim (Deus) e não há diferenciação entre os dois

    Não existe a frase “Disse o Senhor ao meu Senhor” nas Escrituras Sagradas.
    Salmos 110:1-7

    “De Davi. Salmo.
    110 Jeová declarou ao meu Senhor:
    “Sente-se à minha direita,+
    Até que eu ponha os seus inimigos debaixo dos seus pés.”

    Leandro disso sobre Jesus:

    o Grande EU SOU de Êxodo 3, mas estão sendo referidas ao Messias…

    De onde tirou esta distorção ridícula de que o Texto de Exodo 3:13-15 fala do Messias? Ao meu ver, e esta é minha opinião, você é um irresponsável em seu “estudo”.

    Não existe a frase EU SOU em Ex. 3:13-15; De fato o verbo hebraico אֶהְיֶה (Eh-yéh) usado em Êxodo 3:14 significa “virei a ser”, “tornar-me-ei” e não ” eu sou”. (debate e artigos sobre este assunto)

    Temos ainda Apocalipse 1:5-8, onde Jesus diz: é Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso. Bem como o final de Apocalipse 22 verso 13: Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o último. Jesus é identificado como o TODO PODEROSO nessas passagens.

    Não é diferente a sua afirmação acima sobre o ALFA E O ÔMEGA. Não passa de uma distorção e enganação. (Artigo sobre este assunto)

    Seu post pode ser deletado visto que uma política básica deste blog é não fazer flooding ou postar diversos assuntos ou questões ao mesmo tema se desviando de modo velhaco e desonesto da proposta de assunto desta página.

    Curtir

  26. É só pararem com a mística pagã latina que envolve a palavra ADORAÇÃO e ensinar o conceito HEBRAICO PROFÉTICO da palavra ADORAÇÃO (a.vádh, ou hish.ta.hhawáh, ou sa.ghádh, ou shachah que em hebraico tradicional denotavam: ENCURVAR-SE, OU AJOELHAR-SE EM SINAL DE SUBMISSÃO, EM RESPEITO A SUPERIORIDADE HIERÁRQUICA DE ALGUÉM, PODENDO ESTA SUPERIORIDADE SE REFERIR AO CARGO PROFISSIONAL, QUE DENOTAVA PORTAMENTO DE PODER, OU ORDEM NATURAL DE SURGIMENTO (MAIS VELHOS). Também significavam: TRABALHAR, isto é, prestar serviços secular ou religioso). Foi usado o termo grego proskuneo com otradução de tais palavras.

    Digo isto, pois ADORAÇÃO em latim denota CULTO COM (E) ORAÇÃO, coisas que na visão latina, cabiam apenas as divindades e sendo assim, se uma pessoa passa a ser monoteísta, então, TAIS COISAS CABEM apenas a sua única divindade. Neste caso, de monoteísmo, até compreensão hebraica PROFÉTICA concorda. Entretanto, o conceito de ADORAÇÃO A DIVINDADES, isto é, de adoração a elohim, precisa de COMPREENSÃO do que é ELOHIM, isto é, o que significa ELOHIM para então entender a conclusão de ADORAÇÃO HEBRAICA PROFÉTICA.

    ELOHIM significa MAIS QUE UMA DIVINDADE. Nas nações, ao olhar israelita, se tratava de DIVINDADE (SER ESPIRITUAL) COM SEU REPRESENTANTE VISÍVEL (IMAGEM), E NÃO APENAS A DEIDADE REPRESENTADA (ÍDOLO). Ambos (deidade e ídolo) são um, sendo o ídolo o único meio visível de expressar a existência da deidade invisível. De modo que não tem como se adorar a deidade invisível, senão por meio do ídolo. Israelitas deviam jamais ter para si um ídolo, ou mais, feito por artífice e ainda que a maioria da população nacional de Israel não soubesse bem o porquê disso fazendo eles terem de ser diferente das outras nações, ainda assim os Santos Profetas sabiam que é porque O ETERNO tem SUA Própria Imagem, que hoje sabemos que é YESHUA, O MESSIAS.

    Ademais, NINGUÉM VIU O D’US SUPREMO. O Filho é que sempre O fez Revelado. Sendo assim a parte visível que alguns privilegiados puderam ver na era do primeiro Pacto, não era o próprio PAI SUPREMO YHWH, mas a parte visível, também chamada YHWH, pois era assim que Ela se apresentava, e que mais tarde se humanizou para vir estabelecer, lá em Israel, o Novo Pacto.

    De fato Ela mesmo disse: “Ninguém vem ao PAI senão vier a mim”.

    É impossível adorar O PAI SUPREMO do universo, senão for por meio do MESSIAS.

    Nisto vemos uma SANTÍSSIMA DUODADE.

    A pergunta é: Porque TRINDADE???

    Porque desde que O MESSIAS voltou para O PAI, foi enviado uma CHUVA DE ANJOS para a terra CONVERTIDOS EM TOCHAS DE FOGO EÓLICA DE NATUREZA CELESTE, E PORTANTO, ESPIRITUAL (Hebreus 1: 7, 13 e 14; Atos dos Apóstolos 2: 2 , 3, 4, 16, 17 e 18). Isto aconteceu PARA CADA UM OCUPAR O VAZIO CRIADO PELO O PECADO ADÂMICO NO CORPO HUMANO, VAZIO GERALMENTE OCUPADO POR ALGUM ESPÍRITO(S) DECAÍDO(S) (Mateus 12: 43 e 44). Ao que tudo indica, apenas um Anjo transformado passa habitar a vida daqueles que hão de herdar a salvação. Ele se ajunta a alma que somos em nosso corpo para adorar ao ALTÍSSIMO e ao MESSIAS, porém, como a palavra ADORAÇÃO denota RESPEITO HIERÁRQUICO e os Anjos são superiores aos homens, então eles são dignos de adoração também, mas não como sendo Eles o próprio ETERNO que é O PAI SUPREMO, mas como Representante do MESSIAS enviado pelo O MESSIAS e pelo O PAI SUPREMO.

    De modo que a doutrina SANTÍSSIMA TRINDADE nas igrejas está adulterada por Roma, já que a santíssima trindade que agora é crida, não respeita a posição hierárquica universal que deixa claro a superioridade do ETERNO sobre O MESSIAS e do MESSIAS sobre o universo (1ª Corintios 11: 3; João 14: 28; Hebreus 1: 6; Apocalipse 5: 11 ao 13).

    Curtir

  27. Eu me sinto um pouco aflito quando vejo pessoas virem aqui e por meio de suas palavras darem a entender que não há conhecimento TÉCNICO presente nos artigos .E pior sendo eles ELEMENTARES estudantes de hebraico quererem darem “lições” em alguém que tanto pelos seus instrutores como pelo próprio seu esforço mostra ter um conhecimento técnico e intuitivo da língua inigualável superior ao deles.Cheio de palavras falazes !!!!!!Sempre aparentando um enorme erudição !!!Incapazes de admitirem quando confrontados com a evidencia que não sabem não entendem !!!Nunca dizem “eu errei “!Tudo isso parece denunciar que há um vazio ético-moral muito grande dentro dessa gente!

    Curtir

  28. Leandro afirmou:

    ” Em todas as passagens onde a palavra PROSKINEO é usada em referimento a Jesus, a ação não é apenas de “reverência” mas de adoração (…) Em todas as passagens messiânicas no Antigo Testamento, o Messias/Cristo seria a própria personificação de Deus (…) Isaías o categoriza como Deus Forte e a palavra no Hebraico é (IAVE) e na septuaginta (Theos), poderia ser usado adonai ou kurios, mas não a referência é ao próprio Deus (…) O Salmo 110 temos alí uma conversa entre Deus e Deus por que lemos: Disse o Senhor ao meu Senhor – em Hebraico IAVE e Adonai Elohim, sabemos que ambas palavras eram exclusivas para identificar o único deus verdadeiro, assim IAVE (Deus) estava falando com o Adonai Elohim (Deus) e não há diferenciação entre os dois – ambos são títulos apenas do único Deus de Israel o Grande EU SOU de Êxodo 3, mas estão sendo referidas ao Messias… Temos ainda Apocalipse 1:5-8 (…) Eu não estou aqui para debater, mas apenas mostrar que o uso das palavras devem ser analisadas dentro dos seus contextos e os seus contextos com toda a escritura – a escritura se interpreta com a própria escritura”

    Rapaz só tem mentira aí, o cara não acerta uma!!

    Os magos, Herodes e os soldados romanos diziam prestarem proskyneo ao Rei de Israel, rei, e não Deus de Israel, de onde se tira que estavam falando da adoração de Deus?

    Quando Gênesis 3:15 diz que o descendente da mulher esmagaria a serpente, onde tu vê esta passagem dizendo que a semente messiânica é a própria pessoa de Deus?

    Ele disse que em Isaías 9:6, a palavra Deus Forte é traduzida do hebraico IAVE, todos sabemos que isto é falso, a palavra é El Gibor. No Salmo 110:1 ele diz que no hebraico o primeiro Senhor é traduzido de IAVE e o segundo Senhor é traduzido de ADONAY ELOHIM, mais falso qe nota de 3 reais, neste salmo, Davi chama o messias de “meu senhor”, em hebraico ADONI, nem Elohim e nem Adonay são usados aqui. O termo “EU SOU” também não é usado no hebraico da passagem de Êxodo e no final ele ainda tira a passagem de Apocalipse do contexto como fez com todas as outras passagens que tentou citar aqui, contradizendo a própria instrução que deu no final referente as hermenêuticas sustentadas pelo contexto de cada passagem, as deslocando de contexto para defender uma doutrina favorita (eisegese) e pior ainda mentindo por inventar palavras hebraicas que não existem dentro dos mesmos textos.

    Terrível, é difícil fazer um texto tão grande onde 90% das informações sejam falsas. Mas Leandro conseguiu.

    Curtir

Os comentários estão fechados.