Espiritismo – É mencionado nas Escrituras Sagradas ?

ChicoXavier

Muitos tem repetido que a palavra “espiritismo” ou ainda “médium espírita” não existia nos dias dos Escritores da Bíblia Sagrada. Será que tal afirmação resiste ao escrutínio ? Ainda outros alegam que foi Alan Kardec quem formulou a palavra médium. Não é isso o que dizem os léxicos ou dicionários de hebraico e grego ao darem a definição de alguns termos usados tanto no V.T como no N.T!

É interessante que em certo artigo on line escrito por um “apologista espírita” chamado Paulo da Silva Neto Sobrinho, onde este faz defesa ou “apologia” ao espiritismo, ele faz o seguinte comentário:

“Algo que é preciso esclarecer, para que o leitor fique bem informado, é que as palavras“Espiritismo”, “Espiritistas”, “Médiuns” e “Médium espírita”, que aparecem nas traduções “fiéis aos originais da Bíblia”, no lugar da palavra necromancia, sequer existiam naquela época. Isso só aconteceu por vergonhosa adulteração dos textos, porquanto esses termos são neologismos criados por Kardec”

Será que o Sr Paulo está informando ou desinformando? Cita ele algum erudito ou léxicos dos idiomas originais ou fala apenas como leigo que defende seu peixe? Acho interessante como tem gente tão otimista nas coisas que defendem, mas que sequer consultam um dicionário!

Vejamos a princípio o significado da palavra “espiritismo”.

“Espiritismo é a doutrina dos que crêem que podem ser evocados os espíritos dos mortos.[1 citando o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa] … é compreendido como uma doutrina de cunho filosófico-religioso …que acredita na possibilidade de comunicação com os espíritos através de médiuns.” Wikipedia

Observemos agora o exato significado da palavra “médium”.

” Médium é aquele que serve de elo entre o mundo em que vivem os espíritos (plano espiritual…) e o mundo terreno, assim este se abre para que o espírito se utilize dele”. Outra definição amplamente aceita é:

“Termo genérico daquele que comunica-se com o mundo dos espíritos, intermediário,instrumento de comunicação entre o mundo dos espíritos e do mundo fisico”.

INCENTIVAMOS A TODOS A EXAMINAREM ANTES O ARTIGO: SOMOS IMORTAIS? (Um artigo maravilhoso sobre a doutrina espírita)

Em Deuteronômio capítulo 18:10-12 lemos o seguinte na Tradução João Ferreira de Almeida revisada :

“Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador,[OU COMO VEMOS PELA DEFINIÇÃO ACIMA NO DICIONÁRIO, UM PRATICANTE DE ESPIRITISMO] nem mágico, nem quem consulte os mortos; Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante de ti.”

A Nova Versão Internacional verteu da seguinte maneira a mesma passagem:

“Não permitam que se ache alguém entre vocês que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhação, ou dedique-se à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria ou faça encantamentos; que seja médium ou espírita ou que consulte os mortos. O Senhor têm repugnância por quem pratica essas coisas, e é por causa dessas abominações que o Senhor, o seu Deus, vai expulsar aquelas nações da presença de vocês.”

A Tradução da Bíblia da  Sociedade Bíblica Britânica reza nesta passagem:

“Não se achará contigo quem faça passar seu filho ou sua filha pelo fogo, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro,nem encantador, nem o que consulte a espíritos [ PELA DEFINIÇÃO ACIMA DO DICIONÁRIO , UM PRATICANTE DE ESPIRITISMO] ou a um espírito familiar, nem aquele que consulte aos mortos. Porque abominável é a Jeová todo aquele que faz estas coisas, e por causa destas abominações Jeová teu Deus os está desapossando diante de ti.”

Versão Católica:

“Não se ache no meio de ti quem faça passar pelo fogo seu filho ou sua filha, nem quem se dê à adivinhação, à astrologia, aos agouros, ao feiticismo, à magia, ao espiritismo, à adivinhação ou â invocação dos mortos, porque o Senhor, teu Deus, abomina aqueles que se dão a essas práticas, e é por causa dessas abominações que o Senhor, teu Deus, expulsa diante de ti essas nações.”

Deuteronomio 18:11 Spanish: La Biblia de las Américas (©1997)
o encantador, o médium, o espiritista, ni quien consulte a los muertos.

Deuteronomio 18:11 Spanish: La Nueva Biblia de los Hispanos (©2005)
o encantador, o adivino, o espiritista, ni quien consulte a los muertos.

Observe a Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas consideradas por um numero cada vez maior de eruditos neutros como sendo a “mais exata das versões da palavra de Deus” :

Não se deve achar em ti alguém que faça seu filho ou sua filha passar pelo fogo, alguém que empregue adivinhação, algum praticante de magia ou quem procure presságios, ou um feiticeiro, 11 ou alguém que prenda outros com encantamento, ou alguém que vá consultar um médium espírita, ou um prognosticador profissional de eventos, ou alguém que consulte os mortos. 12 Pois, todo aquele que faz tais coisas é algo detestável para Jeová, e é por causa destas coisas detestáveis que Jeová, teu Deus, as expulsa de diante de ti.”GRIFO é nosso.

Muitas versões em Inglês verteram a palavra hebraica    אוֹב  como se referindo “aqueles que consultam espíritos familiares ”   exemplos : A Tradução de Darby; Webster; King James ; American Standard Version etc…

Observem adicionalmente como a NAS (New American Standard Version) traduziu esta passagem e veja se reconhece uma palavra alí!

“”There shall not be found among you anyone who makes his son or his daughter pass through the fire, one who uses divination, one who practices witchcraft, or one who interprets omens, or a sorcerer, 11 or one who casts a spell, or a medium , or a spiritist, or one who calls up the dead. “

Observou como os Eruditos verteram a palavra hebraica `OV ? Por médium! Ainda mais hoje em dia que o entendimento dos idiomas usados para a escrita da Bíblia está ficando cada vez mais claro devido a arqueologia e papirologia estudar os incontáveis achados. Somente no ano de 2010 foram encontrados mais de 50 Manuscritos na Albânia e recebidos com muito entusiasmo pela comunidade erudita. Muitos dos eruditos nem sequer religiosos devotos são. O que confere uma imparcialidade razoável no estudo destes manuscritos antigos.

Observe como a palavra hebraica é vertida na Concordância de Strong

 אוֹב:  `ov

Ob: uma garrafa (feita de pele de animal), um necromancer (necro= morto / mancer= adivinho)

Palavra Original: אוֹב
Transliteração: ob
Soletração fonética: (obe)
Definição curta: medium

Observe como a NAS verteu 1 Samuel 28:3:

“Now Samuel was dead, and all Israel had lamented him and buried him in Ramah, his own city. And Saul had removed from the land those who were mediums and spiritists. ” (SAUL REMOVEU DA TERRA AQUELES QUE ERAM MEDIUNS E ESPIRITUALISTAS)

FONTE: http://www.biblestudytools.com/bible/passage.aspx?q=1sa+28:3;1sa+28:7;1sa+28:9&t=nas

http://www.biblestudytools.com/nas/deuteronomy/18.html

http://bible.cc/leviticus/19-31.htm

http://www.angelfire.com/in/HisName/familiar.html#whatis

A palavra grega para “espiritismo” é far·ma·kí·a. O Vine’s Expository Dictionary of Old and New Testament Words (Dicionário Expositivo de Palavras do Velho e do Novo Testamento, de Vine; 1981, Vol. 4, pp. 51, 52) diz a respeito desta palavra: “(Ingl., farmácia, etc.) indicava principalmente o uso de medicamentos, drogas, encantamentos; daí, envenenamento; daí, feitiçaria, Gál. 5:20, V.R., ‘bruxaria’ (V.A., ‘feitiçaria’), mencionada como ‘uma das obras da carne’. Veja também Rev. [Apo.] 9:21; 18:23. Na Sept[uaginta], Êxo. 7:11, 22; 8:7, 18; Isa. 47:9, 12. Na feitiçaria, o uso de drogas, quer simples, quer potentes, era geralmente acompanhado de encantamentos e de invocações de poderes ocultos, sendo providos vários talismãs, amuletos, etc., professamente destinados a proteger o suplicante ou paciente da atenção e do poder dos demônios, mas, na realidade, para impressionar o suplicante com os misteriosos recursos e poderes do feiticeiro.”

Como vimos os termos  “espiritismo” e “médium espírita” estão claramente presentes na gama de significado de antigas palavras em hebraico nas Escrituras Sagradas e com isso cai por terra a conclusão de que tais definições são “recentes” ou “inventadas por Alan Kardec”.

Até porque embora a palavra cigarro não apareça na Bíblia, ela fala dele de modo indireto quando nos alerta para que  “purifiquemo-nos de toda imundície da carne”  (2 Coríntios 7:1) Muito embora não possamos verter “imundície da carne” por cigarro” o hebraico e grego antigo usado na Bíblia permite que em português coloquemos a palavra MÉDIUM ou MÉDIUM ESPÍRITA como tradução aceitável da palavra hebraica  ÓV . 

A palavra grega pharmakia usada em Apocalipse 21:8 é usada em Miquéias 5:12  na versão Lxx para descrever os que praticavam artes mágicas ou “espiritismo”.

http://www.christianlibrary.org.au/cel/documents/cults/18.html#sdfootnote317sym

Observe a encyclopedia Judaica debaixo da palavra hebraica ´Ob

http://www.jewishencyclopedia.com/articles/14960-witchcraft

http://en.wikipedia.org/wiki/Witchcraft

Pergunte-se, se a palavra “espiritismo” e “médium espírita” de fato aparece no texto hebraico e grego (isto é tanto no V.T como no N.T) então, porque a maioria dos defensores do espiritismo tentam negar que estes termos eram sequer conhecidos nos tempos em que Moisés escreveu o V.T ?

Como vimos acima, várias traduções/tradutores de diferentes escolas teológicas e eruditos seculares formaram  comissões de tradução das Escrituras Sagradas e verteram de acordo com a gama de significado correto os termos usados nas línguas originais. (´Ov e farmakia)  Por que, então, esta crítica sempre repetida por alguns ? Observe o que  uma organização dedicada a pesquisa investigativa da palavra de Deus afirma : “

“Uma das características principais do espiritismo é a alegada comunicação com os mortos. Visto que os mortos “não estão cônscios de absolutamente nada”, a comunicação com tais mortos é realmente impossível. (Ec 9:5) A lei de Deus para Israel proibia que alguém indagasse dos mortos, e fazia da prática do espiritismo um crime capital. (Le 19:31; 20:6, 27; De 18:9-12; compare isso com Is 8:19.) E nas Escrituras Gregas Cristãs faz-se a declaração de que aqueles que praticam o espiritismo “não herdarão o reino de Deus”. (Gál 5:20, 21; Re 21:8) Por conseguinte, segue-se logicamente que qualquer alegada comunicação com os mortos, se não for mentira deliberada daquele que a alega, tem de ser duma fonte maligna, fonte esta que está em oposição a Jeová Deus”. FONTE : ARTIGO PUBLICADO PELA WATCHTOWER.

É evidente que, ao se afirmar que “na Bíblia e no tempo em que ela foi escrita não existia a palavra espiritismo ou mesmo a palavra médium espírita”,  é uma tentativa de :

1 º Acusar os tradutores da versão Tradução do Novo Mundo de “inventarem” tal palavra.

(tal acusação já posta por terra uma vez que os melhores léxicos bem como versões da Bíblia traduzidas por outras denominações ou escolas de pensamento religioso também verteram da mesma forma que a Tradução do Novo Mundo! )

2º Tentam dar a impressão de que a Bíblia é antiga (ou mais subliminarmente falando “antiquada” e “irrealista”)

Não vemos força alguma neste argumento, uma vez que os léxicos são claros em mostrar que Óv do hebraico bíblico evidentemente se refere a médiuns espíritas. Querem dar a impressão de que Kardec é recente e a prática do espiritismo é algo desconhecido nos tempos antigos. Que modo audacioso de tentar desbancar a Bíblia sem diretamente usar o ônus da prova!

Lamentamos que as pessoas, em alguns casos, se deixem levar por “achismos” e não pela investigação responsável. Como vimos a Bíblia não somente fala do espiritismo em suas variadas formas como também dos médiuns espíritas.

3º Sabem que a Bíblia fala sem rodeios contra a prática do espiritismo por isso fazem tal crítica no intuito de dissuadir aqueles que ainda não leram todos os versículos ou relatos onde Deus expressa clara rejeição ao espiritismo em suas variadas formas.

Já viu uma cena em que um ladrão está fugindo da polícia e tenta causar algum estrago no meio do caminho a fim de despistar a atenção e o foco neles? É exatamente isso que fazem os que afirmam que a Bíblia não fala nada sobre o espiritismo! Não querem que as pessoas vejam quão chateado Deus, o Autor das Escrituras Sagradas fica com aqueles que se enveredam neste caminho do oculto.

Isto está em plena harmonia com a artigo abaixo extraido de uma página dedicada a pesquisa deste assunto:

“Os mortos estão vivos em algum lugar?

A Bíblia explica a condição dos mortos de uma maneira simples e fácil de entender. Veja o que Eclesiastes 9:5 diz: “Os viventes estão cônscios de que morrerão; os mortos, porém, não estão cônscios de absolutamente nada.” Será que os mortos têm sentimentos? O versículo 6 responde: “Seu amor, e seu ódio, e seu ciúme já pereceram, e por tempo indefinido eles não têm mais parte em nada do que se tem de fazer debaixo do sol.” Note também que o versículo 10 do mesmo capítulo diz que “não há trabalho, nem planejamento, nem conhecimento, nem sabedoria no Seol, o lugar para onde vais”. A palavra hebraica “Seol” usada aqui significa “a sepultura comum da humanidade”. É interessante notar que a palavra grega “Hades”, equivalente a Seol, é usada nas Escrituras para se referir ao lugar onde Jesus esteve durante um tempo depois de sua morte. — Atos 2:31.

A alma continua viva após a morte?

Muitos aprenderam que a alma é algo sombrio, imaterial, que continua vivo após a morte. O que a Bíblia ensina é diferente. O primeiro livro da Bíblia, Gênesis, nos ajuda a entender o que é a alma. Gênesis 2:7 diz que na criação do primeiro homem, ele “veio a ser uma alma vivente”. O homem, na sua inteireza, é uma alma; os animais também são almas. (Gênesis 1:20-25) Portanto, é lógico que quando uma pessoa ou um animal morre, a alma morre. A Bíblia confirma isso. — Ezequiel 18:4.

No entanto, alguns talvez perguntem: ‘O que dizer dos muitos relatos de pessoas que dizem que entraram em contato com os mortos, ouviram suas vozes ou até mesmo os viram?’ Esses relatos são comuns em várias partes do mundo. Eles dão esperança a parentes e amigos enlutados, motivando muitos a procurar um médium espírita, que alega poder falar com os mortos.

Essas histórias são verdadeiras? Se forem, será que isso não contradiz as declarações baseadas na Bíblia já mencionadas? Cristo Jesus disse que a Palavra de Deus é a verdade. (João 17:17) A verdade não se contradiz. De fato, a Bíblia contém orientações claras sobre como devemos encarar as afirmações de que os mortos podem ajudar os vivos. A Bíblia nos fala sobre alguém que tentou obter a ajuda dos mortos. Uma análise cuidadosa desse relato nos revelará a verdade.

Um rei pede a ajuda dos mortos

O cenário era um campo de batalha no norte de Israel. O Rei Saul e suas forças militares estavam prestes a enfrentar o temível exército filisteu. Quando Saul viu o campo dos filisteus, “seu coração começou a tremer muito”. Nessa época de seu reinado, Saul havia abandonado a adoração verdadeira. Em resultado disso, seus clamores por ajuda ficavam sem resposta de Jeová. Onde Saul buscaria ajuda? O profeta de Deus, Samuel, tinha morrido. — 1 Samuel 28:35, 6.

Saul procurou a ajuda de uma médium espírita em En-Dor. Ele implorou que ela fizesse ‘Samuel subir’ dos mortos. A médium fez surgir uma aparição. Esse “Samuel” disse a Saul que os filisteus venceriam a guerra e que ele e seus filhos morreriam na batalha. (1 Samuel 28:7-19) Será que foi realmente Samuel que retornou dos mortos?

Será que o profeta Samuel retornou dos mortos para falar com o Rei Saul?

Pense nisto. A Bíblia diz que na morte a pessoa “volta ao seu solo” e que “perecem deveras os seus pensamentos”. (Salmo 146:4) Tanto Saul como Samuel sabiam que Deus condenava o contato com médiuns. Anteriormente, Saul até mesmo havia tomado a liderança em livrar a nação das práticas espíritas. — Levítico 19:31.

Raciocine sobre o seguinte. Se o fiel profeta Samuel ainda estivesse vivo como espírito, será que ele violaria a lei de Deus e cooperaria com uma médium espírita a fim de se encontrar com Saul? Jeová havia se recusado a falar com Saul. Será que uma médium poderia forçar o Deus Todo-Poderoso a se comunicar com Saul por meio do falecido Samuel? Não. Com certeza, esse “Samuel” não tinha nada a ver com o fiel profeta de Deus. Era um espírito, um demônio perverso que fingiu ser Samuel.

Os demônios são anjos que se rebelaram contra a autoridade de Deus no início da história humana. (Gênesis 6:1-4; Judas 6) Esses demônios observam as pessoas enquanto elas estão vivas; conhecem o seu jeito de falar, sua aparência e sua maneira de agir. Estão ansiosos de promover a ideia de que aquilo que a Bíblia diz é mentira. Não é de admirar que as Escrituras nos aconselhem a não ter nenhum contato com essas forças espirituais. (Deuteronômio 18:10-12) Esses espíritos perversos ainda estão ativos hoje.

Agora entendemos por que muitos dizem ter “ouvido” ou “visto” pessoas queridas falecidas. Embora essas aparições às vezes pareçam amigáveis, os espíritos maus estão determinados a enganar as pessoas.# (Efésios 6:12) Além disso, pense no seguinte: Jeová é um Deus amoroso que se importa conosco. Se os mortos estivessem vivos em algum lugar e pudessem ajudar seus amigos e familiares, será que nosso amoroso Criador proibiria o contato com eles e diria que isso é “detestável”? É claro que não! (1 Pedro 5:7) Em vista disso, será que há alguma fonte confiável de ajuda?

Verdadeira ajuda para os vivos e os mortos

Considerando o que já vimos, podemos entender que os mortos são incapazes de ajudar os vivos. Além disso, os esforços para obter a ajuda dos mortos não são apenas inúteis; são extremamente perigosos, porque violam a lei de Deus e nos expõem à influência demoníaca.

A Bíblia nos direciona à melhor Fonte de ajuda — nosso Criador, Jeová. Ele pode nos livrar da própria morte. (Salmo 33:19, 20) Mesmo hoje em dia, ele está disposto a nos ajudar. Assim, ao contrário das esperanças falsas dadas pelos médiuns espíritas, Deus nos dá verdadeira esperança.

Tamba, mencionado no início deste artigo, aprendeu por experiência própria a diferença entre as falsas esperanças que os médiuns espíritas dão e a verdade que Jeová nos dá. Os médiuns afirmaram que se ele não fizesse um sacrifício aos seus antepassados falecidos, seria reprovado na prova escolar. Tamba havia começado a estudar a Bíblia com as Testemunhas de Jeová. Tinha aprendido sobre a verdadeira condição dos mortos e também sobre a fonte perversa dos que fingem ser os antepassados mortos. Apesar da grande pressão de sua mãe para receber a ajuda de um médium, Tamba se recusou a fazer isso, dizendo a ela: “Se eu for reprovado, vou me esforçar mais no ano que vem.”

Qual foi o resultado? Ele passou em primeiro lugar! Sua mãe ficou muito surpresa, perdeu a fé nos médiuns e nunca mais mencionou sacrifícios dessa natureza. Tamba aprendeu que Jeová nos diz para não ‘recorrermos a pessoas mortas a favor de pessoas vivas’. (Isaías 8:19) O estudo da Bíblia ajudou Tamba a desenvolver a confiança de que se ele amasse a lei de Deus, seria bem-sucedido. — Salmo 1:1-3.

No entanto, o que dizer de pessoas queridas que perdemos na morte? Existe alguma esperança para elas? Além de ajudar os vivos, Jeová promete ajudar os que estão na sepultura. Depois de dizer que os mortos não têm nenhum poder, veja o que o profeta Isaías anunciou no capítulo 26, versículo 19: “Os teus mortos viverão. . . . Acordai e gritai de júbilo, os que residis no pó!” A profecia diz ainda que “os impotentes na morte” voltarão a viver.

Imagine só! Os bilhões que estão dormindo, inativos, nas sepulturas viverão novamente! De fato, a Bíblia diz que Jeová deseja muito devolver a vida aos mortos. (Jó 14:14, 15) Será que essas promessas parecem boas demais para ser verdade? Jesus Cristo tinha tanta certeza de que essa esperança era verdadeira que descreveu os mortos como já estando vivos aos olhos de Jeová. — Lucas 20:37, 38.

Você também gostaria de ter essa esperança? Continue a obter conhecimento exato da Bíblia. Ao passo que você estuda, ficará convencido que Jeová pode ajudar os vivos e os mortos, e que suas promessas são “fiéis e verdadeiras”. — Revelação (Apocalipse) 21:4, 5.”

Both comments and trackbacks are currently closed.

Comentários

  • Ramon Barbosa Casais  On 17 de dezembro de 2011 at 20:46

    caro amigo, eu nunca vi um site e argumentos tão bons a respeito deste assunto, o que eu não entendo é que com todas estas passagens tão claras a respeito do assunto, os espiritas continuam a falar em reencarnação, contato com os mortos, e o pior é que eles afirmam ser cristãos. é como está escrito em segunda timóteo do 3 em diante, “tendo um forma de devoção piedosa porém nunca chegando ao conhecimento exato da verdade”.

    Curtir

  • ORIGINAIS  On 18 de março de 2012 at 2:32

    Sensacional, so não entende quem não quer, mas sabemos que satanás e seus demônios tentam de toda forma enganar, na biblia menciona-se que ele insiste em se transformar em um anjo de Luz.

    Curtir

  • ORIGINAIS  On 19 de outubro de 2012 at 12:27

    Ja fui Espirita começando por contatos através de coisas como tabuas quinja na realidade foi por uma tesoura dentro de um livro, depois fui passando para outras coisas como umbanda, mesa branca, Kardecismo, fiz tudo acreditando que era algo bom, mas hoje abomino todas estas coisas e procuro alertar a outros o grande erro que isso e, mas sei que muitos só acreditarão quando se derem de frente com uma situação que fara enxergar a verdade, a questão é, haverá tempo para isso?, só para finalizar digo uma coisa, as profecias estão quase todas cumpridas é o dia de Deus esta mais próximo do que muitos imaginam, busquem a verdade mesmo que acredite fielmente no que segue, questione a si mesmo sobre sua crença.

    Curtir

  • Eduardo Andrade  On 30 de dezembro de 2012 at 11:45

    O artigo falando sobre o espiritismo é muito bom e esclarecedor e mostra que realmente Deus desaprova essas práticas de espiritismo pois é um elo de ligação entre os seres humanos e os demônios,por isso devemos nos afastar totalmente do espiritismo.

    Curtir

  • ANTONIO MUNIZ  On 8 de janeiro de 2014 at 15:59

    Muito bom queruvim parabéns! bela refutação, dos fracos argumentos do espiritismo kardecista.

    Curtir

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 213 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: