O que é “alma” ?

Na Biblia, a palavra “alma” provém da palavra hebraica “nephesh” e de sua equivalente em grego “psykhe“. Como podemos ver no diagrama seguir, tal palavra certamente não possui o aspecto imortal a qual as pessoas lhe atribuem. PARA UMA CONSIDERAÇÃO CABAL com citações de eruditos veja este artigo

Abreviações:

  • N = New   ( TNM se refere a Tradução do Novo Mundo)
  • S = Standard
  • A = American
  • L = Living
  • E = English
  • B = Bible
  • V = Version
  • T = Translation
  • W = World
  • C = Contemporary
  • To = Today
  • I = International
  • N/A= não aparece
Biblia Gen. 2:7 Gen. 9:5 Ezeq. 18:4 Mat. 10:28 Atos 3:23 1Cor. 15:45 1Pedro 3:20 Rev. 16:3
TNM ALMA ALMA ALMA ALMA ALMA ALMA ALMA ALMA
King James ALMA vida ALMA ALMA ALMA ALMA ALMA ALMA
L. B. Pessoa Omite ALMA ALMA alguém CORPO Pessoas Todacoisa
A.S.V. ALMA vida ALMA ALMA ALMA ALMA ALMA ALMA
R.S.V. ser vida ALMA ALMA ALMA ser Pessoa Coisa, algo
N.E.B. Criature vida ALMA ALMA alguém ser Pessoas Coisa, algo
N.L.T. Pessoa Pessoa Pessoa ALMA Omite Pessoa Gente Todo aquele
N.A.B. ser vida vida ALMA Todo aquele ser Pessoas Criatura
N.R.S.V ser vida Pessoa ALMA Todo aquele ser Pessoas coisa
To.E.V vida vida Pessoa ALMA alguém ser Gente Criatura
N.I.V. ser vida ALMA ALMA Alguém ser Gente coisa
N.King James V. ser vida ALMA ALMA ALMA ser ALMA Creatura
C.E.V. vida vida aqueles ALMA ninguém Pessoa Gente Coisa,algo
N.A.S.B. ser vida ALMA ALMA ALMA ALMA Pessoas Coisa,algo
Modern Language B. alma vida Pessoa ALMA ALMA ALMA ALMA Criatura
Young Criatura vida Pessoa ALMA ALMA Criatura ALMA ALMA
Deaf coisa vida Pessoa ALMA Pessoa Coisa,algo gente Thing
Darby ALMA vida ALMA ALMA ALMA ALMA ALMA ALMA
Jerusalem B ser vida homem ALMA homem ALMA Gente Criatura
Rotherham ALMA vida Pessoa ALMA ALMA ALMA ALMA ALMA
A.T. ser vida Pessoa ALMA alguém Criatura Gente coisa
Lamsa ser vida ALMA ALMA Pessoa ALMA ALMA ALMA
Webster B ALMA vida ALMA ALMA ALMA ALMA ALMA ALMA
Amplified B ser vida ALMA ALMA ALMA ser Gente Coisa,algo
Phillips N/A N/A N/A ALMA ALMA ALMA ALMA Coisa,algo
Douay ALMA vida ALMA ALMA ALMA ALMA ALMA ALMA
Beck ser alguém Aquele ALMA alguém ser Pessoas Algo,coisa
Concordant N/A N/A N/A ALMA ALMA ALMA ALMA ALMA
Emph Diag N/A N/A N/A vida ALMA ALMA Pessoas ALMA
B. Basic E. ALMA vida ALMA ALMA ALMA ALMA Pessoas Coisa,algo
Moffatt ser vida ALMA ALMA ALMA ser ALMA Coisa,algo
Weymouth N/A N/A N/A ALMA Todo aquele Animal Pessoas Criatura
Williams N/A N/A N/A ALMA Person Criatura gente Coisa,algo
Byington Pessoa vida ALMA ALMA ALMA ALMA ALMA vida
R.E.B. Criatura N/A Pessoa ALMA alguem Criatura gente Coisa,algo
Schonfield N/A N/A N/A ALMA N/A ALMA Pessoas Todo aquele
Wuest N/A N/A N/A ALMA ALMA ALMA ALMA Criatura

A Bíblia usa a palavra “alma”, sempre a usa com relação a uma pessoa, ou a um animal, algo que vive, que se move e que tem certa medida de inteligência. A palavra, quando usada com relação aos humanos, está associada com os desejos, as emoções, e as experiências do humano carnal. A Bíblia diz que a alma ‘necessita comer’, ‘peca’, pode “definhar-se”, pode ‘lutar por fôlego’. (Êxo. 12:16; Lev. 4:2; 26:16; Jer. 15:9) “A alma que pecar — ela é que morrerá”, Ezequiel 18:4, 20 nos diz. A alma humana não é imortal.

“O homem veio a ser uma alma vivente”

Será que a “alma” é uma parte da pessoa que, na morte, se separa do corpo e continua vivendo? Segundo o Holman Illustrated Bible Dictionary (Dicionário Bíblico Ilustrado de Holman), “alma muitas vezes se refere à pessoa como um todo”. Por exemplo, Gênesis 2:7 diz: “Jeová Deus passou a formar o homem do pó do solo e a soprar nas suas narinas o fôlego de vida, e o homem veio a ser uma alma vivente.” O primeiro homem, Adão, era uma alma.

O entendimento de que a palavra “alma” pode se referir à pessoa como um todo é confirmado por outros textos bíblicos. Por exemplo, a Bíblia fala da alma como tendo capacidade de trabalhar. (Levítico 23:30) Menciona-se a alma como estando impaciente, irritada, sem sono, temerosa e deprimida. (Juízes 16:16; Jó 19:2; Salmo 119:28; Atos 2:43; 1 Tessalonicenses 5:14) Referindo-se à alma como pessoa, Romanos 13:1 diz: “Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores.” E em 1 Pedro 3:20 lemos: “Nos dias de Noé, . . . poucas pessoas, isto é, oito almas, foram levadas a salvo através da água.” Nada nesses textos indica que a alma seja algo imaterial que sobrevive à morte.

Que dizer dos animais e das plantas? São almas? Considere como a Bíblia relata a criação dos animais. Deus ordenou: “Produzam as águas um enxame de almas viventes.” No dia criativo seguinte, Deus disse: “Produza a terra almas viventes segundo as suas espécies, animal doméstico, e animal movente, e animal selvático da terra, segundo a sua espécie.” (Gênesis 1:20, 24) Portanto, todas as criaturas vivas — humanas ou animais — são almas. As Escrituras não se referem às plantas como almas.

A palavra “alma” é usada em ainda outro sentido. Jó 33:22 diz: “Sua alma se chega à cova e sua vida aos que infligem a morte.” Aqui, os termos “alma” e “vida” são usados como sinônimos, um reforçando, ou confirmando, o sentido do outro. Portanto, “alma” pode também se referir à vida que se usufrui como alma vivente, ou pessoa. Assim, as Escrituras falam dos inimigos de Moisés que procuravam tirar a vida dele como ‘homens que estavam à caça de sua alma’. (Êxodo 4:19) E a respeito de Jesus Cristo, a Bíblia diz: ‘O Filho do homem veio dar a sua alma [vida] como resgate em troca de muitos.’ — Mateus 20:28.

A definição da palavra “alma” na Bíblia é simples e coerente. Pode referir-se a um humano ou a um animal, ou à vida que uma criatura usufrui como alma vivente. Como veremos, esse entendimento se harmoniza com o que a Bíblia diz que acontece com a alma por ocasião da morte.

‘A alma que pecar morrerá’

A Bíblia diz: “A alma que pecar — ela é que morrerá.” (Ezequiel 18:4) O aflito profeta Elias “começou a pedir que a sua alma morresse”. (1 Reis 19:4) Igualmente, Jonas “pedia que sua alma morresse”. (Jonas 4:8) Sim, a alma morre quando a pessoa morre; a alma não é imortal. Visto que a pessoa é uma alma, dizer que alguém morreu é o mesmo que dizer que sua alma morreu.

Mas que dizer de textos bíblicos que falam de a alma ‘partir’ e ‘voltar’? Sobre o que aconteceu com Raquel quando ela deu à luz um filho, a Bíblia diz: “Enquanto a sua alma partia (porque estava morrendo), ela chamou-o pelo nome de Ben-Oni; mas o seu pai chamou-o de Benjamim.” (Gênesis 35:18) Referente à ressurreição do filho de uma viúva, 1 Reis 17:22 declara: “Jeová escutou . . . a voz de Elias, de modo que a alma do menino voltou para dentro dele e este reviveu.” Será que esses textos indicam que a alma é uma parte invisível e imaterial que pode sair de um corpo ou entrar nele?

Bem, lembre-se de que um dos sentidos da palavra “alma” é “vida”. Assim, a alma de Raquel estava partindo no sentido de que sua vida estava partindo, ou acabando. De fato, em vez de “sua alma partia”, algumas Bíblias dizem “ela estava morrendo” (Bíblia na Linguagem de Hoje) e “no seu último suspiro” (Tradução Ecumênica). De modo similar, no caso do filho da viúva, foi a vida que retornou ao menino. — 1 Reis 17:23.

O que é o homem

A Bíblia mostra claramente o que é o homem. Ele não tem uma alma; ele é uma alma. Por causa do que o homem é — sua natureza —, qualquer esperança de vida futura para os mortos depende de uma ressurreição. A Bíblia promete: “Não vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos túmulos memoriais ouvirão a sua voz [de Jesus] e sairão, os que fizeram boas coisas, para uma ressurreição de vida, os que praticaram coisas ruins, para uma ressurreição de julgamento.” (João 5:28, 29) Essa confiável promessa de uma ressurreição — não o ensino da imortalidade da alma — é a base de uma esperança real para os mortos.

Como é vital adquirir conhecimento exato sobre o que é a ressurreição e o que ela significa para a humanidade! É essencial também ter conhecimento sobre Deus e Cristo, pois, Jesus disse em oração: “Isto significa vida eterna, que absorvam conhecimento de ti, o único Deus verdadeiro, e daquele que enviaste, Jesus Cristo.” (João 17:3) As Testemunhas de Jeová na sua localidade terão prazer em ajudá-lo no estudo da Bíblia para que possa aumentar seu conhecimento sobre Deus, Seu Filho e Suas promessas. Para isso, nós o convidamos a contatar as Testemunhas de Jeová locais ou a escrever a este endereço.

Alguns tem indagado por que lemos em Mateus 10:28 a respeito dos que podem matar o corpo mas “não podem matar a alma” como evidência de que a alma é imortal.

Isolam o texto a fim de tentar confirmar o que já acreditam. Ignorando tudo o que é postado acima. Aproveito para afirmar que antes de postarem comentários aqui nesta página, procure sempre ser educado e demonstre respeito a fim de que seu comentário não seja ignorado nesta página.

Representa vida como criatura
Tanto néfes como psiqué são também usadas pára significar vida — não meramente como força ou princípio abstratos — mas vida como criatura, humana ou animal. Assim, quando Raquel dava à luz Benjamim, sua néfes (“alma,’ ou vida como criatura saiu dela e ela morreu. (Gên. 35:16-19) Ela cessou de ser criatura vivente. Similarmente, quando o profeta Elias realizou um milagre, a respeito do filho morto de uma viúva de Sarefá, a néfes (“alma” ou vida como criatura) do filho retornou à ele e ele “reviveu”, tornando-se de novo uma criatura viva. — 1 Reis 17:17-23.
Por estar a vida duma criatura tão inseparavelmente ligada ao sangue e depender dele (o sangue derramado representando a vida da pessoa ou criatura [Gên. 4:10; 2 Reis 9:26; Sal. 9:12; Isa. 26:21]), as Escrituras falam da néfes (“alma”) como estando “no sangue”. (Gên. 9:4; Lev. 17:11, 14; Deu. 12:23) Obviamente, não se quer dizer isso de forma literal, visto que as Escrituras também falam do “sangue das vossas almas” (Gên. 9:5; compare com Jeremias 2:34) e as muitas referências já consideradas não poderiam ser razoavelmente aplicadas unicamente ao sangue ou às suas qualidades que sustentam a vida.
Néfes (“alma”) não é usada com referência à criação da vida vegetal no terceiro “dia” criativo (Gên. 1:11-13) ou depois disso, visto que a vegetação não tem sangue.
Exemplos do uso do grego psiqué para significar ‘vida como criatura’ podem ser encontrados em Mateus 6:25, 10:39; 16:25, 26, Lucas 12:20, João 10:11, 15, 13:37, 38; 15:13; Atos 20:10. Visto que os servos de Deus têm a esperança duma ressurreição no caso de morrerem, têm a esperança de viverem novamente como “almas” ou criaturas viventes. Por esse motivo Jesus podia dizer que “todo aquele que perder a sua alma [sua vida como criatura] por causa de mim e das boas novas, salvá-la-á. Realmente, de que proveito é para um homem ganhar o mundo inteiro e pagar com a perda da sua alma? O que, realmente, daria o homem em troca de sua alma?” (Mar. 8:35-37) Similarmente, ele declarou: “Quem estiver afeiçoado à sua alma, destruí-la-á, mas quem odiar a sua alma neste mundo, protegê-la-á para a vida eterna.” (João 12:25) Estes textos, e outros semelhantes a eles, mostram o entendimento correto das palavras de Jesus em Mateus 10:28: “E não fiqueis temerosos dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma; antes, temei aquele que pode destruir na Geena tanto a alma como o corpo.” Ao passo que os homens podem matar o corpo, não podem matar a pessoa para sempre, visto que, uma vez que ela vive no propósito de Deus (compare com Lucas 20:37, 38), e Deus pode restaurar e restaurará tal pessoa fiel à vida como criatura, por meio duma ressurreição. Para os servos de Deus, a perda de sua “alma” ou vida como criatura é apenas temporária, e não permanente. — Compare com Revelação 12:11.

Onde estão os mortos ?

 

Ou ainda este link:

O INFERNO É UM LUGAR DE TORMENTO CONSCIENTE ?

Qual o significado da parábola do Rico e o Lázaro ?

About these ads
Both comments and trackbacks are currently closed.

Comentários

  • DENESIO  On 30 de novembro de 2011 at 20:14

    ACHO QUE A ALMA NAO MORRE
    QUERO SABER DETALHE POR DETALHE OK
    APAZ

  • DENESIO  On 30 de novembro de 2011 at 20:15

    QUERO SABER SE A ALMA MORRE OU NAO

  • zairon  On 24 de março de 2012 at 1:01

    amigo gostei muito deste estudo,so´que vc poderia me provar em outras versões e não na tradução do novo mundo?
    porque fica mais fácil para outras pessoas entenderem,pois se eu mostrar só na tradução do novo mundo as pessoas de outras doutrina não aceita.

  • queruvim  On 24 de março de 2012 at 1:20

    Poderá usar os seguintes textos na versão João Ferreira de Almeida a fim de ajudar os realmente sinceros a entenderem o significado da palavra “alma” conforme usado nas Escrituras:

    Gen 2:7 ; Ezequiel 18:4 ; 1 Cor 15:45 Deut. 12:20
    Procure outras versões da Bíblia e raciocine com a pessoa a base delas.

  • Roberto Gomes  On 30 de outubro de 2012 at 20:57

    se não existe inferno para onde vão as pessoa(almas) não crista ou seja as pessoas más, e o que é o lago de fogo segundo a Bíblia.

  • ROSANGELA  On 13 de janeiro de 2013 at 23:14

    GOSTARIA DE SABER DE ONDE VOCES TIRARM ESTE NOME JEOVA
    POIS NO MUSEU ONLINE DA FRANÇA ONDE FORAM ENCONTRADAS
    AQUELES PERGAMINHOS DO MAR MORTO ELES NÃO DIZEM O NOME
    DO NOSSO PAI CELESTIAL , ELES COLOCARM O NOME
    GOSTARIA DE SABER ONDE POSSO ENCONTRAR NAS ESCRITURAS
    O NOME DE NOSSO PAI E DE NOSSO SALVADOR
    POIS FOI TÃO TRAZDUZIDOS QUE AGORA NINGUEM SABE MAS QUE NOME É POIS TRADUZIRAM UM NOME O QUE NÃO DEVERIA OS NOMES
    DEVERIAM CONTINUAR COMO NO ORIGINAL POIS NOME NÃO SE MUDA
    E PORQUE EM ISAIS DIZ VIREGEM CONCEBERA E DARA A LUZ A UM MENINO E SEU NOME SERA EMMANUEL E NINGUEM CHAMA POR ESTE NOME SE FOI O NOME QUE O PAI DEU A SEU FILHO .

    • queruvim  On 14 de janeiro de 2013 at 19:24

      Rosangela, os pergaminhos do mar morto não foram encontrados na França mas em Israel por dois beduínos enquanto apascentavam ovelhas. Desde então estão em Jerusalém no museu de Jerusalém. Nestes o Nome aparece SIM. A Sra está equivocada. O Nome de Deus aparece milhares de vezes no texto massorético da Bíblia hebraica. Por exemplo na BHS. Se defendermos que “nome devem ser como no original” então Maria a mãe de Cristo deve ser chamada “Mirian” e Moisés deverá ser chamado “Moshê” . Tenha em mente que os escritores do chamado N.T não preservaram a mesma grafia e pronúncia dos servos de Deus do chamado V.T ao escreverem os evangelhos. Erraram eles?

      Ninguém chamava Jesus de “Emanuel”. Na verdade ele assumiu o papel de “Emanuel” visto que era representante de seu Pai. Erraram os apóstolos ao chamarem Cristo de “Jesus Cristo” ?

      A Obra Estudo Perspicaz das Escrituras diz sobre esta palavra:

      Esta identificação de Jesus Cristo como Emanuel não significava que fosse a encarnação de Deus, ‘Deus em carne’, como os proponentes do ensino da Trindade afirmam estar subentendido no significado de Emanuel, a saber: “Conosco Está Deus.” Entre os judeus era costume englobar a palavra “Deus”, e até “Jeová”, nos nomes hebraicos. Até mesmo hoje, Emanuel é o nome de muitos homens; nenhum dos quais é uma encarnação de Deus.

      Por exemplo, Isaías 9:6 disse a respeito deste: “Será chamado pelo nome de Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.” Todavia, nenhum destes nomes foram dados ao primogênito de Maria como nome pessoal, quer quando ele era bebê, quer depois de ter assumido seu ministério. Antes, todos eles eram nomes-títulos proféticos pelos quais o Messias seria identificado. Jesus viveu em conformidade com o significado desses nomes, em todos os respeitos, e este é o sentido em que foram dados profeticamente, para mostrar suas qualidades e os bons ofícios que prestaria a todos aqueles que o aceitassem como Messias. O mesmo se dá com seu título Emanuel. Ele viveu em conformidade com ele e cumpriu seu significado.

  • Karmo  On 15 de março de 2014 at 16:40

    Queruvim, acho muito interessante a reflexão por parte dos adeptos da crença na imortalidade da alma sobre o seguinte ponto:

    Antes de alguém mencionar que a alma existe fora do corpo, ou seja, que ela é imortal e viva conscientemente fora do organismo físico. Terá antes de responder qual é sua origem, ou seja, quando ela foi inserida no corpo humano.
    

    As Três teorias propostas são.
    1-Préexistência
    2-Criação
    3-Traducianismo ou transmissão
    .
    Devemos rejeitar a primeira pois não se ajusta a visão bíblica, uma vez que não existíamos antes de nascermos quais humanos, a Bíblia não suporta isso.
    A segunda opção implicaria em Deus criar no ato da fecundação, a alma para o corpo que está em formação.Porém, se tal alma fosse criada nesse momento, então ela seria perfeita pois Deus não cria nada imperfeito, e, se criasse tal alma nessa ocasião, logo seríamos perfeitos em parte, e isso está em conflito com as Escrituras que nos coloca como totalmente pecadores e imperfeitos. A alma humana é pecadora e imperfeita, assim, a teoria 2 está fora de cogitação.
    A terceira opção significaria que a alma é produto do DNA, o qual, encontrando os meios propícios, inicia um processo de replicação gerando células que se tornarão um organismo vivo onde então a alma será gerada pela virtualização das informações criadas e armazenadas no cérebro. Sim, a alma nesse conceito seria um produto ou resultado de processos físicos.
    Poderíamos comparar a alma a luz, a qual é resultado da infusão de energia ativa numa lâmpada, a energia entra em contato com o corpo (lâmpada), e assim, a luz aparece. A luz é produto da união de energia mais corpo, a alma ou vida consciente, é resultado de energia mais cérebro e corpo humano. Em conjunto geram a consciência.

    Para que a alma seja imortal e viva fora do corpo, ela não pode estar presa ao corpo, e se não está presa ao corpo, logo foi inserida nela, então, responsam os adeptos da imortalidade da alma. Quando ela foi inserida no corpo humano:

    Fonte : Read more: http://traducaodonovomundo.proboards.com/thread/8/expans-debate-rubens-jurandir-alma?page=1&scrollTo=11#ixzz2w3uOGFaS

    • Saga  On 16 de março de 2014 at 5:10

      A preexistência e a criação são até interessantes para religiões não bíblicas como o espiritismo, hinduísmo e outros, aqueles religiosos que neguem a criação do pó, a queda de Adão, o Resgate, Juízo Final e a Ressurreição dos Mortos.

      Não existe problema para tais religiões que a alma preexista ao corpo ou que a alma seja criada perfeita por um deus durante a fecundação. Ou mesmo que deuses criem almas imperfeitas.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 250 outros seguidores